Postagens

Mostrando postagens de dezembro 11, 2014

A mão que alimenta a mídia

Imagem
Por Luciano Martins Costa  A  Folha de S. Paulo  e o jornalista Fernando Rodrigues, do UOL, venceram a ação movida contra a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), e o jornal paulista publica na edição de quarta-feira (17/12) reportagem sobre a evolução dos gastos do governo federal e empresas estatais com publicidade

Fórum21: um novo espaço para o debate progressista

Imagem
Em debate do Fórum21, setores da sociedade civil discutiram como atuar diante da desestabilização orquestrada pelos cartéis financeiro e midiático. Dario Pignotti São Paulo - Transcorridos apenas 48 dias desde a reeleição da presidenta Dilma Rousseff, intelectuais, militantes de partidos de esquerda e movimentos sociais, sindicalistas e ativistas midiáticos participaram do encontro de lançamento do Fórum 21, em que se discutiu como atuar diante da desestabilização orquestrada pelos cartéis financeiro e midiático.

EXCLUSIVO: “Estamos, sim, diante de um caso escandaloso”, diz tributarista sobre sonegação da Globo

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho O advogado tributarista Machione: “Estamos, sim, diante de um caso escandaloso de sonegação” Esta é uma nova reportagem da série do DCM sobre o processo de sonegação da Globo na compra dos direitos da Copa de 2002. As matérias foram patrocinadas pelos leitores através de crowdfunding.  Leia aqui as demais reportagens. Nosso nosso projeto é uma investigação do caso da falta de água em São Paulo e o papel da Sabesp e do governo Alckmin.  Clique para participar.  No dia 2 de janeiro de 2007, quando o processo da TV Globo desapareceu dos escaninhos da Receita Federal, no Rio de Janeiro, a empresa devia ao Fisco mais de R$ 615 milhões, incluindo juros e multas, pela sonegação de impostos devidos pela aquisição dos direitos de transmissão da Copa do Mundo em 2002. Quase oito anos depois, ainda permanecem sem resposta duas perguntas essenciais: a Globo quitou o débito? Se quitou, quanto deixou nos cofres da Receita Federal?

O que Alckmin fala e o que faz com os menores da Fundação Casa

Imagem
O governador de São Paulo defende penas mais duras para adolescentes, mas a Fundação Casa, para maquiar a superlotação, solta a maioria dos menores com menos de um ano de internação por  Renan Truffi   Marcos Santos/ USP Imagens Para Ministério Público, superlotação tem sido critério usado pelo governo do Estado para soltar adolescentes em vez de priorizar atendimento socioeducativo Há menos de quatro meses, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi à Brasília pedir pessoalmente a aprovação de um projeto de lei que aumenta de três para oito anos o tempo máximo de pena para menores infratores no Brasil.

Dilma: Retomada das relações entre Estados Unidos e Cuba marca uma mudança na civilização

Imagem
A presidenta cumprimentou também o papa Francisco, a quem creditou como um dos fatores mais importantes para essa aproximação. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Dilma Rousseff cumprimentou os presidentes Raúl Castro, de Cuba, e Barack Obama, dos Estados Unidos, pela retomada nas relações entre os dois países, um momento que, exaltou a presidenta, marca uma mudança na civilização. A presidenta cumprimentou também o  papa Francisco , a quem creditou participação fundamental para essa reaproximação. As declarações foram feitas no discurso de encerramento da 47ª Cúpula do Mercosul.

Obama anuncia um 'novo capítulo' nas relações entre EUA e Cuba

Imagem
O histórico passo anunciado por Washington para normalizar relações com Cuba representa o primeiro movimento para deixar para trás meio século de tensões La Jornada Washington - O presidente americano Barack Obama anunciou nesta quarta-feira o início de um ''novo capítulo'' nas relações de Washington com Cuba e prometeu que examinará, junto do congresso, o fim do embargo à Cuba. Obama declarou que era tempo de acabar com um 'enfoque antiquado' sobre a ilha.     Curta Carta Maior no Facebook e receba nossas atualizações!      O mandatário ainda anunciou que o governo revisará a permanência de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo. Em um discurso à nação, ele anunciou que os dois países fizeram um acordo para iniciar vínculos econômicos e de viagens.

Brasil esteve na vanguarda da abertura de Cuba

Imagem
De Poços 10, no twitter Como se sabe, foi um golaço construir o porto de Mariel, com financiamento do BNDES O Aécio Never vai pedir a recontagem dos votos que elegeram o Obama. E o Raúl Castro ! Vai ser obrigado a visitar o porto de Mariel, na companhia do Principe da Privataria, para contemplar a Flórida … Porque com Lula e Dilma o Brasil esteve na ofensiva – diplomatica e comercial – para incorporar Cuba ao sistema inter-americano.

O Bloqueio: A guerra contra Cuba

Imagem

Cuba Libre

Imagem
Gloria Estefan - Cuba Libre

Cuba e Estados Unidos retomam relações diplomáticas em decisão Histórica.

Imagem
O presidente cubano, Raúl Castro, se pronunciou nesta quarta-feira (17) em rede nacional para anunciar mudanças históricas nas relações diplomáticas entre a ilha caribenha e os Estados Unidos. Desde 1962, o governo norte-americano mantém um bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba. Ao mesmo tempo, Barack Obama declarou publicamente que irá começar “um novo capítulo na relação com Cuba”.  EFE Presidente barack Obama e Raúl Castro se cumprimentam durante cerimônia de despedida de Nelson Mandela. Segundo o chefe de Estado cubano, ele e Obama sustentaram uma “conversa telefônica do mais alto nível" na última terça-feira (16): "Concordamos com a retomada das relações diplomáticas, mas isso não significa que o principal foi resolvido, o bloqueio que causa tantos danos deve cessar", afirmou Raúl Castro. O cerco tornou-se um problema da atual administração estadunidense e acabou recebendo duras críticas por resultar no isolamento dos EUA. O bloqueio foi amplamen

CELSO DANIEL: STF CORRIGE ERRO HISTÓRICO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ao anular denuncias contra Sérgio Gomes da Silva, apontado como mandante da morte do prefeito de Santo André, Supremo lembra que é preciso respeitar direito de defesa A primeira turma do Supremo Tribunal Federal prestou um serviço inestimável a Justiça brasileira, ontem, ao anular as acusações contra Sérgio Gomes da Silva, o Sombra, apontado pelo Ministério Público como mandante do sequestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, de Santo André. Com a decisão, o país livrou-se de uma fábula política-policial que durou doze anos, quando a morte injusta e violenta de Celso Daniel serviu como um fantasma para criminalizar o Partido dos Trabalhadores — sem apoio num fiapo de prova.

CNI/Ibope: para 44% dos brasileiros o noticiário é desfavorável ao governo Dilma

Imagem
O povo acordou... O noticiário sobre a Operação Lava Jato, conduzida pela Polícia Federal para investigar a Petrobras, foi lembrado pela maior parte da população em pesquisa realizada pelo Ibope no início de dezembro. Disseram que acompanharam notícias relacionadas à Lava Jato 45% dos entrevistados. A operação foi citada diretamente por 31% dos entrevistados, seguida pela prisão de ex-diretores da Petrobras (19%). A prisão de diretores de empreiteiras foi lembrada por 6% dos entrevistados. Para 44% das pessoas ouvidas, as notícias são desfavoráveis para o governo da presidente Dilma Rousseff, esse porcentual era de 32% no levantamento anterior, realizado em setembro . A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios, tem margem de erro de dois pontos porcentuais nível de confiança de 95%. As entrevistas foram feitas entre os dias 5 e 8 de dezembro a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Especialista vê melhora na avaliação de Dilma como chance para mudar Petrobra

Se publicidade é desnecessária, a mídia recebe propina?

Imagem
Autor: Fernando Brito Publicidade é necessária para empresas e instituições? Se é – e é evidente que é – é um insumo de suas atividades e negócios. Se não é, então o dinheiro gasto com ela é propina para agradar veículos de comunicação. A Folha usa o velho e manjado truque de somar valores ao longo do tempo.

Alunos mais pobres ampliam presença em universidades públicas

Imagem
Vitor Abdala -  Agência Brasil 17.12.2014 - 11h18 A participação dos 20% mais pobres da população brasileira na universidade pública aumentou quatro vezes entre 2004 e 2013, segundo a Síntese de Indicadores Sociais. De acordo com a pesquisa, esses alunos representavam 1,7% do total em 2004 e passaram a ser 7,2% em 2013.

Corte Europeia de Justiça ordena retirada do Hamas da lista de terroristas da UE

Imagem
Tribunal argumenta que classificação era baseada na imprensa e não em decisões de autoridades competentes. Grupo que controla Faixa de Gaza comemora "vitória do povo palestino e daqueles que lutam pela liberdade". A Corte Europeia de Justiça ordenou que a União Europeia (UE) retire o grupo radical palestino Hamas de sua lista de organizações terroristas. A decisão foi tomada por "motivos processuais", declarou o tribunal, nesta quarta-feira (17/12), em Luxemburgo.

Grupo Globo concentra um terço do total da publicidade das estatais

Imagem
No DCM  A Folha traz um quadro dos gastos das estatais federais com publicidade entre 2000 e 2013. O total, no período, chegou a 15,7 bilhões de reais. Os grandes grupos jornalísticos — que, paradoxalmente, foram aumentando ano a ano seus ataques ao governo desde que o PT chegou ao poder — concentram quase toda a verba. Sozinho, o grupo Globo, em suas diversas mídias, acumulou mais de 5 bilhões em propaganda das estatais, um terço do todo. Quase tudo, aí, foi para a TV Globo.

O deputado federal Osmar Serraglio é acusado de invasão de terras indígenas

Imagem
Do blog do Esmael Na semana passada (9/12), Comissão Especial da Demarcação de Terras Indígenas da Câmara foi alvo de protestos contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215, defendida por Serraglio e Leitão; medida imporia uma série de restrições aos direitos dos povos indígenas previstos na Constituição, o projeto transfere do governo federal para o Congresso a prerrogativa de aprovar a oficialização de Terras Indígenas, Unidades de Conservação e territórios quilombolas

Giant Panda Guerilla Dub Squad - Steady

Imagem

Bancada de Alckmin rompe acordo e frustra instalação de CPI da USP

Imagem
Deputados da base governista não compareceram à primeira reunião da comissão criada para investigar violência nas universidades paulistas. Tucano que chegou atrasado promete que amanhã estará presente Diogo critica adoção de manobras protelatórias sobre assunto que foi objeto de acordo de lideranças por  Eduardo Maretti, da RBA São Paulo – A audiência de instalação da CPI da USP, prevista para hoje (16) na agenda da Assembleia Legislativa de São Paulo, foi frustrada por falta de quórum. Os cinco membros da bancada do governo Geraldo Alckmin (PSDB) faltaram em bloco e não houve quórum. "Embora estivesse tudo combinado com todas as lideranças, que inclusive forneceram os nomes dos membros, os deputados não apareceram. Não recebemos nenhuma justificativa para essa ausência coletiva", protestou o deputado Adriano Diogo (PT), que propôs a comissão.

Chico Buarque de Hollanda - Vai passar

Imagem

Antonio Lassance: Já não se faz CPI como antigamente, e isso é um bom sinal

Imagem
A época das grandes CPIs que eram palco de espetáculos acabou. Isso pode ser a melhor coisa que poderia acontecera para o Poder Legislativo e para o País. A última "grande CPI" Antonio Lassance* CPIs, quando não provocam o fim do mundo, são objeto de frustração. A mídia, acostumada aos espetáculos que por um triz não redundam em agressões físicas, fica sem manchetes, sem cenas mirabolantes e sem as falas empolgantes que atraem a atenção do público.

As melhores adaptações literárias para o cinema de 2014

Imagem
por :   Cinema Buteco BOA PARTE DA EQUIPE DO CINEMA DE BUTECO É FORMADA POR LEITORES VORAZES. Alguns até possuem pés gigantescos e peludos ou acreditam serem capazes de executar feitiços enquanto andam pelas ruas (ou ficam bêbados no Skype). Esse amor pela literatura reforça a nossa alegria a cada vez que uma adaptação é anunciada, especialmente quando se trata de um autor ou autora a que apreciamos muito. Longe de querer entrar na velha discussão “mas o livro é sempre melhor”, nós simplesmente selecionamos algumas das principais adaptações literárias que foram levadas para os cinemas em 2014. Qual a sua favorita? A Culpa é das Estrelas Baseado em: A Culpa é das Estrelas, de John Green John Green pode ser considerado como uma espécie de versão norte-americana do inglês Nick Hornby, mas com uma pegada bem direcionada para o público adolescente. Aliás, se tem uma coisa que Green entende é de como se comunicar com o povo mais novo.

A verdadeira Petrobras

Imagem
O aumento da oferta do petróleo tirado do pré-sal e da capacidade de refino testemunham a favor de uma empresa sólida Infelizmente hoje tudo conspira contra a boa execução do pré-sal por   Delfim Netto A qualidade da administração e do controle financeiro dos projetos de investimento da Petrobras colide brutalmente com a competência perseguida com sucesso desde a sua origem por seus quadros técnicos. De fato, ela é um exemplo das vantagens da integração empresa-universidade e da capacidade inovadora produzida por programas de pesquisas executados com determinação e seriedade.

Milton Nascimento - Saudades dos Aviões da Panair

Imagem

Ditadura: os empresários que não se curvaram ao horror

Imagem
Laura Capriglione: “homens de coragem que honraram a humanidade em um período de ossos, dentes e espinhas dorsais fraturadas.” O  Conversa Afiada  reproduz texto de Laura Capriglione, extraído de seu  blog : SAUDADES DOS AVIÕES DA PANAIR: OS EMPRESÁRIOS QUE NÃO TOPARAM PAGAR PAU PARA A DITADURA “O medo em minha vida nasceu muito depois descobri que minha arma é o que a memória guarda dos tempos da Panair Nada de triste existe que não se esqueça Alguém insiste e fala ao coração Tudo de triste existe e não se esquece Alguém insiste e fere o coração Nada de novo existe nesse planeta Que não se fale aqui na mesa de bar” (Milton Nascimento, “Saudade dos Aviões da Panair”)

Os cartéis e o discurso de Geraldo Alckmin

Imagem
Governador tucano parece desconhecer detalhes do cartel do Metrô em São Paulo ao apontar diferenças com o escândalo na Petrobras por  Fabio Serapião - na Carta Capital Para Alckmin, esquema de cartel em São Paulo "não tem nada comprovado". Na Petrobras, diz ele, trata-se de parte de uma “doença sistêmica” O governador de São Paulo, o tucano Geraldo Alckmin, reeleito com no primeiro turno com 57% dos votos válidos, deparou-se com alguns jornalistas ao chegar a um almoço em homenagem ao falecido Mário Covas no domingo 14. Conforme noticiou o portal de  O Estado de S. Paulo , indagado sobre a corrupção na Petrobras e na compra de trens do Metrô e CPTM, disse que os dois casos são "coisas diferentes". Segundo o tucano, em "São Paulo não tem nada, nada comprovado, há uma suspeita de cartel onde o governo é vítima". Na Petrobras, diz ele, trata-se de parte de uma “doença sistêmica”.

Deputado cita Marx para explicar sentimento golpista tucano

Imagem
“Foi Karl Marx, analista implacável, economista, filósofo, político, revolucionário, o autor da frase célebre que reproduzo sem a obrigação de ser literal: a história se repete; na primeira vez como tragédia, na segunda como farsa. Penso que a conjuntura brasileira dá novamente razão ao pensador alemão”, disse o deputado Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara nesta segunda-feira (15.  O deputado relembrou discurso de Tancredo Neves, em 1954, em que o orador procurava razões para o ódio a Vargas, o mesmo que existe hoje contra Lula e Dilma.  Ele fez uma comparação histórica para demonstrar as semelhanças do sentimento golpista que aflorou da conjuntura político-social da década de 1950, que culminou com o suicídio de Getúlio Vargas, e do mesmo sentimento que floresce no Brasil atual, para desgastar e desmerecer os governos de Lula e Dilma. Segundo ele, “há uma notória tentativa de reviver, é verdade que com atores quase grotescos, a conjuntura experimentada nos anos 1950, q

Chico Buarque - Querido Diário

Imagem

Os limites atuais da distribuição de renda e riqueza no Brasil

Imagem
Os 0,9% mais ricos do País detêm entre 59,90% e 68,49% da riqueza, sendo as principais fontes de acumulação de riqueza os fluxos de renda e heranças. Róber Iturriet Avila (*) (*) Publicado originalmente no portal Brasil Debate .       A iniquidade na distribuição pessoal da renda é mensurada de distintas maneiras, levando-se em conta mais de um parâmetro. Os dados comumente difundidos dizem respeito ao fluxo mensal de rendimentos e a repartição da propriedade. No Brasil, os dados de distribuição de renda são difundidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Recentemente, a PNAD de 2013 foi divulgada retratando um avanço modesto em relação a 2012.

PT e mais seis partidos lançam Chinaglia candidato à presidência da Câmara

Imagem
Iolando Lourenço -  Agência Brasil 16.12.2014 - 21h24 | Atualizado em 16.12.2014 - 21h28 Atual primeiro vice, Arlindo Chinaglia será lançado candidato a presidente da Câmara amanhã Elza  Fiúza/Agência Brasil O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual primeiro vice-presidente da Câmara, será lançado amanhã (17), às 9h30m, candidato à presidência da Câmara para o biênio 2015/2016. Além do PT, outros seis partidos apoiam Chinaglia, entre eles PDT, PCdoB e Pros.

"Comércio rublo & yuan enfraquecerá influência do EUA-dólar": Vladimir Putin, na 22ª Cúpula da APEC

Imagem
Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Data de publicação do artigo original: 10/11/2014 Presidente da Rússia VLADIMIR PUTIN: Senhoras e senhores, A Reunião de Governantes dos países membros da Cooperação Econômica de Países do Pacífico Asiático [ing.  APEC ] é tradicionalmente considerada um dos fóruns mais representativos para discussão ampla de questões econômicas. Agrada-me muito a oportunidade de falar sobre tema de grande importância para nós – desenvolver a cooperação entre a Rússia e a região do Pacífico Asiático. O século 21 já foi chamado de “o século do Pacífico”. Como parte da região do Pacífico-Asiático, a Rússia deve fazer uso das vantagens competitivas oferecidas por esse centro econômico, tecnológico e de inovação que está em rápido crescimento.

“A Petrobras precisa ser preservada: além de estratégica, é vítima”

Imagem
Petrobras Para Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, o que preocupa é que, sendo a corrupção um câncer em metástase, generalizada, a Petrobras é que está na berlinda, não como vítima que é, mas como foco principal da corrupção

Nonagenário acusado de crimes em Auschwitz irá a julgamento

Imagem
Tribunal Regional de Lüneburg, na Alemanha, confirma julgamento de réu de 93 anos. Ele trabalhou como voluntário no campo de concentração durante dois meses em 1944 e sabia das execuções nas câmaras de gás. O Tribunal Regional de Lüneburg declarou nesta terça-feira (16/12) que sua revisão do caso contra o réu Oskar G., de 93 anos, expôs provas suficientes para que ele seja levado a julgamento. A data para início do processo ainda não foi anunciada.

Merval derruba Graça Foster e O Globo assume que pretende enfraquecer Petrobras no pré-sal

Imagem
Da Redação do Viomundo Merval Pereira derrubou, hoje, a presidente da Petrobrás, Graça Foster. Ela “perdeu as condições políticas” para continuar, seja lá o que isso signifique. Graça tem ligações estreitas com a presidente Dilma Rousseff.

Reunião em praça pública, no centro de SP, discutiu as novas formas de participação social e popular

Imagem
Na TVT - A TV dos Trabalhadores Reunião em praça pública, no centro de SP, discutiu as novas formas de participação social e popular

Os 10 melhores momentos da direita brasileira em 2014

Imagem
Remessas de dinheiro para a União Soviética, falta de liberdade de expressão, “Raio privatizador” e, claro, Lobão: confira nossa lista Por Redação - Portal Fórum Foi uma tarefa difícil. Não pela escassez de material, mas por ter que eleger apenas dez momentos em que um setor indignado da população demonstrou todo seu conhecimento histórico (como reclamar do Brasil enviando dinheiro para a União Soviética em pleno século 21) ou toda sua coerência (como gritar a plenos pulmões, no Largo da Batata, em São Paulo, que não tinha liberdade de expressão). Confira abaixo nossa seleção:

Kimie & Irie Love - "ROOTED"

Imagem

SOJA - Not Done Yet

Imagem

Provas da operação Satiagraha são ilegais, decide STF

Imagem
Segunda Turma considerou ilegítima a apreensão de evidências no prédio do banco Opportunity por Redação da Carta Capital Preso durante a Satiagraha, Daniel Dantas virou símbolo da operação da Polícia Federal Em plena discussão sobre a operação Lava Jato, uma outra, de 2004, acaba de passar por um revés. A operação Satiagraha, que em 2008 prendeu Daniel Dantas, além de banqueiros e investidores, teve suas provas consideradas ilegais na terça-feira 16 pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Provas contra Daniel Dantas não valem, decide STF. Estavam no andar errado…

Imagem
Autor: Fernando Brito O juiz Sérgio Moro, diz o UOL, começou investigando um “posto de combustível, Lava Jato “evoluiu” e apura fraudes bilionárias”. Agora, o STF anula as provas obtidas nas operações Satiagraha e Chacal sobre Daniel Dantas e o banco Oppurtunity porque elas estavam nos “dados de um disco rígido (de um computador) da instituição financeira” em um andar diferente do 28° 28º andar de um edifício no Rio de Janeiro”.

“Governação económica da Comissão Europeia: rasgue-se, que é lixo tóxico!”

Imagem
Marisa Matias afirmou que o programa de governação económica é lixo, rasgou a proposta da comissão europeia (CE) e aconselhou o comissário a fazer o mesmo. A eurodeputada do Bloco salientou que os resultados da governação económica da CE são “a destruição económica e social da União Europeia”. Marisa Matias rasgou a proposta da CE e apelou: “Senhor comissário faça uma coisa muito simples rasgue, rasgue, é lixo, comece do zero, por favor!” No ESQUERDA-NET   Marisa Matias interveio nesta terça-feira no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre o programa de governação económica da Comissão Europeia (CE).

O Capitalismo sem riscos do Itaú.

Imagem
De olho em Basileia III, Itaú Unibanco amplia conservadorismo no crédito SÃO PAULO (Reuters) - A perspectiva de exigências de alocação de capital mais pesadas dentro da agenda de Basileia III fará o Itaú Unibanco se concentrar ainda mais em linhas de crédito de menor risco nos próximos anos, ao mesmo tempo em que busca maiores receitas com serviços, disse o principal executivo do grupo nesta terça-feira. "Nosso pensamento hoje é crescer o banco no crédito com muito cuidado; não vamos crescer as carteiras loucamente", disse o presidente-executivo do grupo, Roberto Setubal, durante apresentação a analistas da Apimec.

Cúpula do Mercosul começa na Argentina com reunião de chanceleres

Imagem
Os chanceleres dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) se reúnem nesta terça-feira (16) na Argentina para os preparativos prévios à Cúpula do bloco regional que se inicia amanhã. Os ministros de Relações Exteriores examinarão o rascunho de Declaração Final que deverá ser aprovada amanhã quarta-feira pelas chefas e chefes de Estado da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, os atuais membros plenos. A Bolívia está em vias de se incorporar. Reprodução Mercado Comum do Sul (Mercosul) O encontro ministerial terá lugar na Escola do Centenário, uma das sedes da edição 47 das cúpulas desse órgão regional que tem como países associados Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname. Segundo a programação, o encontro de Chanceleres será na parte da manhã, e se somarão os ministros de Economia dos Estados membros, mais s Bolívia e as diferentes delegações.