Postagens

Mostrando postagens de dezembro 10, 2014

Os limites atuais da distribuição de renda e riqueza no Brasil

Imagem
Os 0,9% mais ricos do País detêm entre 59,90% e 68,49% da riqueza, sendo as principais fontes de acumulação de riqueza os fluxos de renda e heranças. Róber Iturriet Avila (*) (*) Publicado originalmente no portal Brasil Debate .       A iniquidade na distribuição pessoal da renda é mensurada de distintas maneiras, levando-se em conta mais de um parâmetro. Os dados comumente difundidos dizem respeito ao fluxo mensal de rendimentos e a repartição da propriedade. No Brasil, os dados de distribuição de renda são difundidos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Recentemente, a PNAD de 2013 foi divulgada retratando um avanço modesto em relação a 2012.

PT e mais seis partidos lançam Chinaglia candidato à presidência da Câmara

Imagem
Iolando Lourenço -  Agência Brasil 16.12.2014 - 21h24 | Atualizado em 16.12.2014 - 21h28 Atual primeiro vice, Arlindo Chinaglia será lançado candidato a presidente da Câmara amanhã Elza  Fiúza/Agência Brasil O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), atual primeiro vice-presidente da Câmara, será lançado amanhã (17), às 9h30m, candidato à presidência da Câmara para o biênio 2015/2016. Além do PT, outros seis partidos apoiam Chinaglia, entre eles PDT, PCdoB e Pros.

"Comércio rublo & yuan enfraquecerá influência do EUA-dólar": Vladimir Putin, na 22ª Cúpula da APEC

Imagem
Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Data de publicação do artigo original: 10/11/2014 Presidente da Rússia VLADIMIR PUTIN: Senhoras e senhores, A Reunião de Governantes dos países membros da Cooperação Econômica de Países do Pacífico Asiático [ing.  APEC ] é tradicionalmente considerada um dos fóruns mais representativos para discussão ampla de questões econômicas. Agrada-me muito a oportunidade de falar sobre tema de grande importância para nós – desenvolver a cooperação entre a Rússia e a região do Pacífico Asiático. O século 21 já foi chamado de “o século do Pacífico”. Como parte da região do Pacífico-Asiático, a Rússia deve fazer uso das vantagens competitivas oferecidas por esse centro econômico, tecnológico e de inovação que está em rápido crescimento.

“A Petrobras precisa ser preservada: além de estratégica, é vítima”

Imagem
Petrobras Para Fernando Siqueira, vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, o que preocupa é que, sendo a corrupção um câncer em metástase, generalizada, a Petrobras é que está na berlinda, não como vítima que é, mas como foco principal da corrupção

Nonagenário acusado de crimes em Auschwitz irá a julgamento

Imagem
Tribunal Regional de Lüneburg, na Alemanha, confirma julgamento de réu de 93 anos. Ele trabalhou como voluntário no campo de concentração durante dois meses em 1944 e sabia das execuções nas câmaras de gás. O Tribunal Regional de Lüneburg declarou nesta terça-feira (16/12) que sua revisão do caso contra o réu Oskar G., de 93 anos, expôs provas suficientes para que ele seja levado a julgamento. A data para início do processo ainda não foi anunciada.

Merval derruba Graça Foster e O Globo assume que pretende enfraquecer Petrobras no pré-sal

Imagem
Da Redação do Viomundo Merval Pereira derrubou, hoje, a presidente da Petrobrás, Graça Foster. Ela “perdeu as condições políticas” para continuar, seja lá o que isso signifique. Graça tem ligações estreitas com a presidente Dilma Rousseff.

Reunião em praça pública, no centro de SP, discutiu as novas formas de participação social e popular

Imagem
Na TVT - A TV dos Trabalhadores Reunião em praça pública, no centro de SP, discutiu as novas formas de participação social e popular

Os 10 melhores momentos da direita brasileira em 2014

Imagem
Remessas de dinheiro para a União Soviética, falta de liberdade de expressão, “Raio privatizador” e, claro, Lobão: confira nossa lista Por Redação - Portal Fórum Foi uma tarefa difícil. Não pela escassez de material, mas por ter que eleger apenas dez momentos em que um setor indignado da população demonstrou todo seu conhecimento histórico (como reclamar do Brasil enviando dinheiro para a União Soviética em pleno século 21) ou toda sua coerência (como gritar a plenos pulmões, no Largo da Batata, em São Paulo, que não tinha liberdade de expressão). Confira abaixo nossa seleção:

Kimie & Irie Love - "ROOTED"

Imagem

SOJA - Not Done Yet

Imagem

Provas da operação Satiagraha são ilegais, decide STF

Imagem
Segunda Turma considerou ilegítima a apreensão de evidências no prédio do banco Opportunity por Redação da Carta Capital Preso durante a Satiagraha, Daniel Dantas virou símbolo da operação da Polícia Federal Em plena discussão sobre a operação Lava Jato, uma outra, de 2004, acaba de passar por um revés. A operação Satiagraha, que em 2008 prendeu Daniel Dantas, além de banqueiros e investidores, teve suas provas consideradas ilegais na terça-feira 16 pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Provas contra Daniel Dantas não valem, decide STF. Estavam no andar errado…

Imagem
Autor: Fernando Brito O juiz Sérgio Moro, diz o UOL, começou investigando um “posto de combustível, Lava Jato “evoluiu” e apura fraudes bilionárias”. Agora, o STF anula as provas obtidas nas operações Satiagraha e Chacal sobre Daniel Dantas e o banco Oppurtunity porque elas estavam nos “dados de um disco rígido (de um computador) da instituição financeira” em um andar diferente do 28° 28º andar de um edifício no Rio de Janeiro”.

“Governação económica da Comissão Europeia: rasgue-se, que é lixo tóxico!”

Imagem
Marisa Matias afirmou que o programa de governação económica é lixo, rasgou a proposta da comissão europeia (CE) e aconselhou o comissário a fazer o mesmo. A eurodeputada do Bloco salientou que os resultados da governação económica da CE são “a destruição económica e social da União Europeia”. Marisa Matias rasgou a proposta da CE e apelou: “Senhor comissário faça uma coisa muito simples rasgue, rasgue, é lixo, comece do zero, por favor!” No ESQUERDA-NET   Marisa Matias interveio nesta terça-feira no plenário do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sobre o programa de governação económica da Comissão Europeia (CE).

O Capitalismo sem riscos do Itaú.

Imagem
De olho em Basileia III, Itaú Unibanco amplia conservadorismo no crédito SÃO PAULO (Reuters) - A perspectiva de exigências de alocação de capital mais pesadas dentro da agenda de Basileia III fará o Itaú Unibanco se concentrar ainda mais em linhas de crédito de menor risco nos próximos anos, ao mesmo tempo em que busca maiores receitas com serviços, disse o principal executivo do grupo nesta terça-feira. "Nosso pensamento hoje é crescer o banco no crédito com muito cuidado; não vamos crescer as carteiras loucamente", disse o presidente-executivo do grupo, Roberto Setubal, durante apresentação a analistas da Apimec.

Cúpula do Mercosul começa na Argentina com reunião de chanceleres

Imagem
Os chanceleres dos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) se reúnem nesta terça-feira (16) na Argentina para os preparativos prévios à Cúpula do bloco regional que se inicia amanhã. Os ministros de Relações Exteriores examinarão o rascunho de Declaração Final que deverá ser aprovada amanhã quarta-feira pelas chefas e chefes de Estado da Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, os atuais membros plenos. A Bolívia está em vias de se incorporar. Reprodução Mercado Comum do Sul (Mercosul) O encontro ministerial terá lugar na Escola do Centenário, uma das sedes da edição 47 das cúpulas desse órgão regional que tem como países associados Chile, Colômbia, Equador, Peru e Suriname. Segundo a programação, o encontro de Chanceleres será na parte da manhã, e se somarão os ministros de Economia dos Estados membros, mais s Bolívia e as diferentes delegações.

O novo ‘arco de instabilidade’ europeu

Imagem
Autor:  Pepe Escobar A Fundação Friedrich Ebert, do Partido social-democrata alemã, e o Conselho Europeu de Relações Exteriores, um  think-tank  , acabam de chegar mais ou menos à mesma conclusão. Se o perigoso impasse entre a União Europeia (UE) e a Rússia por causa da Ucrânia não for resolvido, a UE enfrentará, mais tardar até 2030, ameaçadora acumulação de tensão militar no leste europeu; uma nova corrida armamentista, com a OTAN como protagonista; e uma “ zona de instabilidade ” semipermanente do Báltico aos Bálcãs e o Mar Negro. O que esses dois  think-tanks  não reconhecem – nem jamais reconhecerão – é que esse novo “ arco de instabilidade ” do Báltico ao Mar Negro – como eu e vários analistas independentes temos repetido – é exatamente o que o  Império do Caos   e a OTAN, seu braço armado, estão construindo para impedir qualquer integração mais firme na Eurásia.

Os EUA sabem onde podem levar a Rússia?

Imagem
Autor: Fernando Brito Nenhum preço cai 40% em menos de três meses sem um intervenção política coordenada de interesses muito poderosos. Subir, até pode, com um desastre, a eclosão de um conflito, mas não cair, ainda mais se é uma minoria que o produz em  grande quantidade. E é exatamente isso que está acontecendo com o preço do petróleo, que desabou de 100 dólares o barril para menos de 60, proporção idêntica à queda do gás natural.

” O GOVERNO DEVE SATISFAÇÃO A QUEM O ELEGEU”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Para o professor Wanderley Guilherme, "é obvio que estratégia do governo não está dando certo. É questionada por antigos apoiadores sem conquistar simpatias de adversários tradicionais" Logo na primeira linha de um artigo publicado na edição de Carta Capital que está nas bancas, o professor Wanderley Guilherme dos Santos faz uma análise dura da situação do governo Dilma Rousseff. “O governo só não cai por falta de colo hospitaleiro,” escreve. Em seguida, Wanderley afirma que “escasseiam robustas lideranças democráticas capazes de desmantelar, por simples presença, arranjos contra a legalidade.”

Polícia fecha o cerco ao ninho tucano, mas imprensa finge que não vê

Imagem
Desvios em obras de transportes sobre trilhos em SP não têm a mesma atenção da mídia: tática desgastada contra governo por  Helena Sthephanowitz, para a RBA O jornal Folha de S.Paulo denuncia que planilhas apreendidas pela Polícia Federal na sede da empreiteira Queiroz Galvão, na capital paulista, mostram que a empresa vincula valores recebidos por obras públicas a doações eleitorais para partidos e candidatos de oposição ao governo federal.

Democracia da mídia e participação social pautam abertura do Fórum21

Imagem
A intenção do Fórum21 é um debate aberto envolvendo dirigentes políticos, intelectuais e líderes de entidades da sociedade civil. Eduardo Maretti - Rede Brasil Atual São Paulo – A discussão sobre democratização das comunicações no Brasil e sobre participação social nas decisões políticas do país, no contexto pós-eleitoral, marcou o início dos debates de instalação oficial do Fórum21: Ideias para o Avanço Social, na tarde de segunda-feira (15), em São Paulo.   Curta Carta Maior no Facebook e receba nossas atualizações!   As duas mesas iniciais da tarde do seminário foram "Democratizar os meios de Comunicação" e "Participação Social e Democracia". O secretário de Cultura da prefeitura de São Paulo, Juca Ferreira, chamou a atenção para a importância de se desenvolver, a partir da reeleição de Dilma, uma "reconstrução programática da transformação da sociedade", por meio do diálogo com movimentos sociais e da juventude.

Ditadura pediu aposentadoria de Vinicius de Moraes do Itamaraty por embriaguez

Imagem
Leandro Melito - Portal EBC 16.12.2014 - 16h11 | Atualizado em 16.12.2014 - 16h36 Vinicius de Moraes trabalhando como diplomata (Reprodução/TV Brasil) Brasília - A Comissão de Investigação Sumária, criada em 1969 pelo governo militar, pediu a aposentadoria do poeta, compositor e então diplomata Vinicius de Moraes por motivo de "embriaguez". Ele exercia a função de primeiro secretário no Itamaraty. O nome do célebre artista brasileiro aparece no relatório daquela comissão, após a edição do Ato Institucional nº 5 (AI-5), momento mais duro do regime. A comissão de investigação, que era presidida por Antônio Câmara Canto, recomendou a aposentadoria compulsória de diplomatas por conta de suas "condutas pessoais".  Em razão de seus méritos, a comissão recomendou que ele fosse transferido para o Ministério da Educação, mas a medida encontrou "obstáculos" e o poeta foi obrigado a encerrar a carreira como diplomata iniciada em 1943.

Dilma: “Um país pacífico não pode ser confundido com um país indefeso”

Imagem
Dilma cumprimentou oficiais no almoço de confraternização. A presidenta Dilma Rousseff fez balanço sobre ações e investimentos do governo na área de Defesa durante almoço de confraternização das Forças Armadas nesta terça-feira (16). Ela agradeceu a dedicação dos militares nos serviços prestado ao país em 2014, como na Operação Ágata 8, na Copa do Mundo e nas eleições. E enalteceu ações pontuais que beneficiaram a população no seu dia a dia.

México: Grito de guerra, uma canção para Ayotzinapa

Imagem
Grito de guerra, uma canção composta por Michelle Solano, é um tributo coletivo de músicos e cantores mexicanos para os 43 alunos seqüestrados em Iguala, dia 26 de setembro. A canção está disponível no iTunes, Spotify e outras plataformas. Todos os lucros vão para as famílias. https://twitter.com/grito_guerramx Ativa legendas em português Letra y música: Michelle Solano, La Serenísima

Castelo de Areia, a operação das operações

Imagem
Como a Lava Jato se conecta à Castelo de Areia, investigação da PF engavetada, mas ainda viva no gabinete do ministro Luis Roberto Barroso por  Fabio Serapião  - na Carta Capital A quebra do sigilo de Alberto Youssef mostra que o Consórcio Sehab, contratado para a reurbanização da Favela Parque Real, em Paraisópolis, realizou vários depósitos na conta de uma de suas empresas de fachada Após reunir as provas necessárias da existência de um cartel de empreiteiras a atuar na Petrobras, a força-tarefa envolvida nas investigações da Operação Lava Jato pretende agora seguir o caminho do dinheiro desviado nas licitações para, em seguida, mapear os destinatários da propina distribuída em troca do superfaturamento de obras públicas.

Como transformar problemas no “fim do mundo”. Ou comando em submissão

Imagem
Autor: Fernando Brito Não há – e tudo parece demonstrar que não poderia haver – qualquer acusação de desonestidade contra a presidente da Petrobras, cuja cabeça está sendo exigida pelo mídia-mercado, com a ajuda da direita mais histérica. Não se lhe aponta, também, nenhuma incompetência técnico-gerencial na condução da companhia, cujos problemas nem seus mais ferrenhos inimigos colocaram além dos fatos de ter de conduzir um imenso programa de investimentos de longa maturação e de ter de suportar algo que já não existe: um descompasso entre os preços externos do petróleo e os cobrados internamente por seus derivados.

Saul Leblon: O Brasil diante de suas provas cruciais

Imagem
É preciso entender o significado do que dizia Furtado: uma nação justa e soberana só nasce se enfrentar as suas provas cruciais. É a hora. por: Saul Leblon   Celso Furtado dizia que um país não se transforma em nação soberana e justa para o seu povo se não enfrentar as provas cruciais da sua história. Aquelas que funcionam como um clarão no discernimento coletivo. Seja na vitória, ou na derrota, iluminam o horizonte que terá que ser percorrido se a sociedade quiser construir um  futuro compatível com a plena cidadania. Celso Furtado considerava que o Brasil ainda não havia encarado de frente as suas provas cruciais. É possível que os acontecimentos em curso o fizessem mudar de opinião se ainda fosse vivo para acompanha-los.

“Todo grupo de mídia com influência há muitos anos não presta informação honesta”, diz Assange

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Assange Publicado no  Unisinos.   Há 30 meses, Julian Assange, paladino da luta por uma informação livre, mora em Londres, refugiado na Embaixada do Equador. Este país latino-americano teve a coragem de conceder-lhe asilo diplomático quando o fundador do WikiLeaks se encontrava perseguido e acossado pelo Governo dos Estados Unidos e vários de seus aliados (o Reino Unido e a Suécia). O único crime de Julian Assange é ter dito a verdade e ter trazido a público, via WikiLeaks, entre outras revelações, as sinistras realidades ocultas das guerras do Iraque e do Afeganistão, e as maracutaias e intrigas da diplomacia americana.

O crime que compensa…

Imagem
Autor: Fernando Brito Edificante narrativa para a moralização do país feita hoje em  O Globo , sobre o destino de Paulo Roberto Costa, o grande operador da corrupção na Petrobras: ” o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa deverá ser condenado a, no máximo, 20 anos de prisão pelo conjunto dos crimes que vão de lavagem de dinheiro da administração pública, peculato, formação de organização criminosa a obstrução de investigação. ( Mas ) Costa não ficará na cadeia: cumprirá no máximo dois anos da pena que lhe for imposta em regime semiaberto, não será processado por todos os fatos novos que vier a denunciar e, se mantiver o compromisso de colaborar com a justiça e não cometer crime relativos ao escândalo poderá pedir a extinção da pena.

Francischini vai perseguir Dilma?

Imagem
Anunciado , como novo secretário de Segurança Pública do Paraná, no governo do tucano Beto Richa,  o deputado federal oposicionista Fernando Francischini (SDD) promete usar sua nova função para ajudar a Justiça paranaense a continuar tocando os processos decorrentes da Operação Lava Jato.

Nada será como antes, amanhã...

Imagem
Nesse quadro de instabilidade, não há espaço para vacilos esquerdistas e voluntaristas, considerando uma correlação de forças desfavorável. Carlos Ocké (*) Apesar do aumento da taxa de juros, Dilma não capitulou, tampouco está paralisada.  Joaquim Levy não será o Czar da economia e além da aplicação de medidas econômicas anticíclicas, como injetar R$ 30 bilhões no BNDES e reduzir os encargos financeiros da dívida dos estados e dos municípios, uma das suas primeiras iniciativas foi sentar com as centrais sindicais para definir uma pauta de negociação entre o governo e os trabalhadores.

Xuxa, Jô e o fim das lealdades televisivas

Imagem
Luis Nassif Ao lado de Arnaldo Jabor, Jô Soares foi a primeira celebridade televisiva a explorar o sentimento de preconceito da classe média alta contra a democracia social que avançava. Narro isso em minha série "O caso de Veja", de 2008.

Adriano Benayon: O Brasil e a Petrobrás

Imagem
1.   O Brasil vive batalha decisiva de sua História: a da sobrevivência da Petrobrás como empresa nacional. E isso com qualquer resultado, pois a eventual derrota poderá ser o marco, a partir do qual o povo brasileiro resolva partir para o basta e reverter o lastimável processo dos últimos 60 anos em que praticamente só acumula derrotas do ponto de vista estrutural.

Impedir que Bolsonaro use recesso parlamentar para fugir à cassação

Imagem
Posted by  eduguim  on 16/12/14 • Categorized as  Manifesto Na medida em que passam os dias, apesar de a indignação com o último abuso do deputado pelo PP fluminense Jair Bolsonaro vir aumentando, seus congêneres ideológicos já apostam no recesso parlamentar, a partir do próximo dia 22, para que entre em campo a boa e velha amnésia brasileira.

Dilma para Kátia Abreu: "Nossa parceria está apenas começando"

Imagem
Presidenta elogiou senadora durante sua posse na CNA, mas não fez menção à composição do novo ministério por Redação da Carta Capital A senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) foi reempossada nesta segunda-feira 15 como presidente da CNA. Sua nomeação como ministra da Agricultura, no entanto, não aconteceu "Minha presença nesta cerimônia é uma forma de homenagear uma mulher que se distinguiu na direção da CNA, que representa os protagonistas em um Brasil bem-sucedido no agronegócio", afirmou a presidenta Dilma Rousseff nesta segunda-feira 15, na cerimônia  de posse da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) como presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), pelo terceiro mandato consecutivo.

Fortunate Youth - Sweet Sensi

Imagem

Da corrupção ao fim do Estado Social

Imagem
Porque é o próprio regime democrático que é ameaçado com a situação arrastada pela corrupção, deve ser a democracia a defender-se energicamente desta praga, separando com a máxima clareza e transparência a política da finança, não deixando a esta a efetiva gestão da coisa pública. Os últimos acontecimentos políticos recolocaram na ordem do dia o discurso da corrupção enquanto fonte de todos os males da sociedade, brandido por individualidades e organizações nem sempre os mais impolutos. Este discurso populista, mesmo em cima de acontecimentos dramáticos para a democracia, é altamente redutor e serve para esconder por detrás de pretensas preocupações justicialistas, a realidade de que a corrupção está no cerne da própria essência do sistema capitalista e depende dele e dos seus valores para medrar e prosperar. Com a hegemonia do capitalismo financeiro, selvagem, descontrolado e desregulado, apareceram formas cada vez mais sofisticadas de corrupção capazes de estender os seus t

Marcha "anti-islamização" reúne 15 mil em Dresden

Imagem
Número de participantes é recorde. Merkel critica movimento contra suposta "islamização" da Alemanha e pede a participantes que não se deixem manipular. Ministro da Justiça afirma que marchas são vergonha para o país. Cerca de 15 mil pessoas participaram do protesto contra uma suposta "islamização" da Alemanha realizado na noite desta segunda-feira (15/12), em Dresden, segundo cálculos da polícia. Esta foi a nona e até agora maior manifestação do tipo ocorrida na cidade. Todas foram convocadas pelo movimento Pegida, uma sigla em alemão para "Europeus patriotas contra a islamização do Ocidente".

Matisyahu - Sunshine (NEW SONG)

Imagem

O ativista de ultradireita e desafeto de Lobão que está “pautando o PSDB”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Kim Kataguiri (reprodução do Facebook)   “Parabéns aos que foram às manifestações de hoje. Pressionaram o bunda-mole do José Serra e obrigaram-no a falar sobre o Foro de São Paulo. É assim mesmo, nós, que fazemos oposição de verdade, temos que pautar o PSDB, e não o contrário.”

Ataque a Petrobras na Bolsa tem nome: entreguem o pré-sal

Imagem
Autor: Fernando Brito O ataque especulativo que as ações da Petrobras estão sofrendo tem um significado muito claro. Não corresponde, em hipótese alguma aos “perigos” que os desvios de recursos produzidos por Paulo Roberto Costa e Cia possam ter produzido.

PGR denuncia Bolsonaro ao Supremo por incitação ao crime de estupro

Imagem
André Richter -  Agência Brasil 15.12.2014 - 21h46 A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou hoje (15) o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime de estupro. No dia 9 deste mês, em discurso no plenário da Câmara, Bolsonaro disse que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merece”. No dia seguinte, o parlamentar refirmou a declaração em entrevista ao jornal Zero Hora.

Governo deveria reagir ao ataque dos privatistas recomprando ações da Petrobras

Imagem
A PETROBRÁS E O QUE HÁ POR TRÁS por Rubem Gonzalez, no Facebook, sugerido pelo Antonio Veronese O objetivo é claro: existe uma grande força — nem tão oculta assim — querendo destruir e reduzir a pó a Petrobras e para isso não mede esforços, nem gastos. É uma operação de guerra dia e noite, uma verdadeira blitzkrieg que já dura 60 dias de bombardeio diário, sistemático e ininterrupto. A explicação é simples demais, quase simplória e pena que o governo federal não queira enxergar o que está límpido e cristalino para qualquer um que seja menos leigo ver: a Petrobras detém as maiores reservas mundiais individuais de petróleo. São campos trilionários, reservas comprovadas e ainda por cima num país plenamente desenvolvido, sem brigas étnicas ou religiosas e com uma “democracia” funcionando, totalmente estruturado e o melhor de tudo: com um mídia totalmente venal e uma categoria política inteira no mesmo padrão moral. As seis irmãs, que eram sete quando Enrico Mattei ape