Postagens

Mostrando postagens de dezembro 9, 2014

Da corrupção ao fim do Estado Social

Imagem
Porque é o próprio regime democrático que é ameaçado com a situação arrastada pela corrupção, deve ser a democracia a defender-se energicamente desta praga, separando com a máxima clareza e transparência a política da finança, não deixando a esta a efetiva gestão da coisa pública. Os últimos acontecimentos políticos recolocaram na ordem do dia o discurso da corrupção enquanto fonte de todos os males da sociedade, brandido por individualidades e organizações nem sempre os mais impolutos. Este discurso populista, mesmo em cima de acontecimentos dramáticos para a democracia, é altamente redutor e serve para esconder por detrás de pretensas preocupações justicialistas, a realidade de que a corrupção está no cerne da própria essência do sistema capitalista e depende dele e dos seus valores para medrar e prosperar. Com a hegemonia do capitalismo financeiro, selvagem, descontrolado e desregulado, apareceram formas cada vez mais sofisticadas de corrupção capazes de estender os seus t

Marcha "anti-islamização" reúne 15 mil em Dresden

Imagem
Número de participantes é recorde. Merkel critica movimento contra suposta "islamização" da Alemanha e pede a participantes que não se deixem manipular. Ministro da Justiça afirma que marchas são vergonha para o país. Cerca de 15 mil pessoas participaram do protesto contra uma suposta "islamização" da Alemanha realizado na noite desta segunda-feira (15/12), em Dresden, segundo cálculos da polícia. Esta foi a nona e até agora maior manifestação do tipo ocorrida na cidade. Todas foram convocadas pelo movimento Pegida, uma sigla em alemão para "Europeus patriotas contra a islamização do Ocidente".

Matisyahu - Sunshine (NEW SONG)

Imagem

O ativista de ultradireita e desafeto de Lobão que está “pautando o PSDB”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Kim Kataguiri (reprodução do Facebook)   “Parabéns aos que foram às manifestações de hoje. Pressionaram o bunda-mole do José Serra e obrigaram-no a falar sobre o Foro de São Paulo. É assim mesmo, nós, que fazemos oposição de verdade, temos que pautar o PSDB, e não o contrário.”

Ataque a Petrobras na Bolsa tem nome: entreguem o pré-sal

Imagem
Autor: Fernando Brito O ataque especulativo que as ações da Petrobras estão sofrendo tem um significado muito claro. Não corresponde, em hipótese alguma aos “perigos” que os desvios de recursos produzidos por Paulo Roberto Costa e Cia possam ter produzido.

PGR denuncia Bolsonaro ao Supremo por incitação ao crime de estupro

Imagem
André Richter -  Agência Brasil 15.12.2014 - 21h46 A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou hoje (15) o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por incitação ao crime de estupro. No dia 9 deste mês, em discurso no plenário da Câmara, Bolsonaro disse que só não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merece”. No dia seguinte, o parlamentar refirmou a declaração em entrevista ao jornal Zero Hora.

Governo deveria reagir ao ataque dos privatistas recomprando ações da Petrobras

Imagem
A PETROBRÁS E O QUE HÁ POR TRÁS por Rubem Gonzalez, no Facebook, sugerido pelo Antonio Veronese O objetivo é claro: existe uma grande força — nem tão oculta assim — querendo destruir e reduzir a pó a Petrobras e para isso não mede esforços, nem gastos. É uma operação de guerra dia e noite, uma verdadeira blitzkrieg que já dura 60 dias de bombardeio diário, sistemático e ininterrupto. A explicação é simples demais, quase simplória e pena que o governo federal não queira enxergar o que está límpido e cristalino para qualquer um que seja menos leigo ver: a Petrobras detém as maiores reservas mundiais individuais de petróleo. São campos trilionários, reservas comprovadas e ainda por cima num país plenamente desenvolvido, sem brigas étnicas ou religiosas e com uma “democracia” funcionando, totalmente estruturado e o melhor de tudo: com um mídia totalmente venal e uma categoria política inteira no mesmo padrão moral. As seis irmãs, que eram sete quando Enrico Mattei ape

Como Hitler, em 1932: Ministro alemão Steinmeier convoca o “big business” alemão

Imagem
Frank-Walter Steinmeier, MRE da Alemanha No  discurso de abertura  de um  Fórum Econômico  (27-29/11/2014) organizado pelo  jornal  conservador  Süddeutsche Zeitung , o Ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, convocou empresários e lideranças do empresariado alemão a apoiar o avanço alemão na direção de converter-se em potência mundial.

Lava Jato: o crime é cartel. A Economia privada é um cartel!

Imagem
Empresas privadas usurparam o orgulho do povo brasileiro ! “… é que se tratou de um caso clássico em que o “principal”, ou seja, os acionistas, foi miseravelmente traído por seus “agentes” (alguns administradores), o que ocorre com alguma frequencia no setor privado”. Delfim Netto, em “A verdadeira Petrobras”, na Carta Capital dessa semana.  É preciso esperar, toda semana, as  reportagens  de Fabio Serapião na Carta Capital para entender o que, de fato, resulta da Operação Lava Jato. 

PF indicia 33, mas Alckmin diz que nada é comprovado no trensalão

Imagem
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que o caso de corrupção do metro, o chamado trensalão, é “diferente” da Operação Lava Jato da Petrobras. Alckmin disse que o caso da Petrobras não tem semelhança com as investigações do trensalão. Apesar das investigações apontarem que o esquema de corrupção dos trens em São Paulo funcionava desde 1998, Alckmin disse que os casos de corrupção na Petrobras fazem parte de uma “doença sistêmica” e que o caso em São Paulo tratava-se apensas de uma questão pontual. Alckmin fez questão de dizer que o caso da Petrobras não tem semelhança com as investigações do trensalão. “São Paulo não tem nada, nada comprovado, há uma suspeita de cartel onde o governo é vítima”, tentou minimizar o governador aos jornalistas durante evento em homenagem ao ex-governador Mario Covas (PSDB). PF indiciou 33 em São Paulo

O rei fraco faz fraca a forte gente…

Imagem
Autor: Fernando Brito Há total pressão para que Dilma Rousseff demita Graça Foster da presidência da Petrobras imediatamente. A acusação? “Ela sabia”. Algum negócio escuso, alguma suspeita de que tenha participado de algum negócio irregular? Não.

Saul Leblon: Matar, picar e salgar a Petrobras

Imagem
Não se mira a lisura na gestão pública. Fosse isso o clamor da faxina viria associado à defesa da reforma política e do pré-sal. O alvo é outro. por: Saul Leblon   A emoção da Presidenta Dilma na cerimônia de entrega do Relatório da Comissão da Verdade, nesta 4ª feira, condensa camadas de angústia de quem conheceu de perto o horror de ser mastigada por forças incontroláveis.   O chão tinto de sangue do banheiro onde foi jogada após as sessões de tortura ficou impregnado na memória da jovem ativista de 19 anos.   Presa em 1970, ela foi manuseada por quase três anos na máquina de sadismo que matou 434 pessoas no Brasil, perseguiu milhares de outras, submeteu a sociedade a um regime de arrocho, terror, censura e medo.   As lágrimas incontidas desta 4ª feira, miravam o passado dos que foram supliciados como ela; o eterno presente dos familiares dos desaparecidos, ‘que sofrem como se eles morressem de novo, e sempre, a cada dia’; mas também, é muito provável, carregavam a angústia

Propina a oficiais da FAB e a governador tucano constrange golpistas?

Imagem
Episódio didático para aquele pequeno grupo de extremistas que sai com faixas pedindo "intervenção militar" como se fosse antídoto para a corrupção Antídoto contra a corrupção não é volta do regime militar. É reforma política, a transparência e o fim da impunidade por  Helena Sthephanowitz Os poucos extremistas barulhentos que carregam faixas na Avenida Paulista pedindo "intervenção militar", "contra a corrupção", entraram em uma sinuca de bico com a notícia de que dois  oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) teriam recebido suborno da empresa  de manutenção aérea Dallas Airmotive, com sede nos Estados Unidos.

Xuxa e Globo descendo a ladeira: Globo dispensa Xuxa e não renova contrato após quase 30 anos

Imagem
                                                                                                    ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO Xuxa Meneghel no Criança Esperança deste ano, em sua última aparição na Globo Por  DANIEL CASTRO Após quase 30 anos de casa, Maria da Graça Xuxa Meneghel não será funcionária da Globo em 2015. A emissora decidiu não renovar contrato com a apresentadora, que fica livre, assim, para negociar com a Record. No começo de 2014, a Comunicação da Globo informou que Xuxa havia acertado com a emissora por três anos, mas o contrato previa que esse vínculo tinha de ser renovado a cada 12 meses. O primeiro período de 12 meses vence na virada do ano. E não haverá renovação. Xuxa está definitivamente fora da Globo.

Sobe número de dinamarqueses que deixam o país para lutar pelo Estado Islâmico

Imagem
Giselle Garcia -  Agência Brasil 15.12.2014 - 08h10 | Atualizado em 15.12.2014 - 08h37 O relatório mais recente do Serviço Dinamarquês de Segurança e Inteligência (PET, da sigla em dinamarquês) diz que o número de cidadãos que deixou o país para lutar pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque aumentou, e que, embora limitado, o risco de um ataque terrorista no país existe. A agência elevou o tom adotado neste relatório, em relação aos anteriores. Afirmou que “a ameaça do terrorismo contra a Dinamarca é séria” e que o risco de um ataque terrorista evoluiu de “muito limitado” para “limitado”. O relatório aumenta de 100 para 110 a estimativa de dinamarqueses que deixaram o país para se juntar às fileiras extremistas, mas a agência acredita que o número é muito maior. O relatório também estima que pelo menos 16 deles morreram em campo de batalha.

Um empresário, um administrador e um oficial da reserva da Marinha são a nova face dos protestos contra o governo e o PT

Imagem
Do  Estadão : Um empresário, um administrador e um oficial da reserva da Marinha são a nova face dos protestos contra o governo e o PT. Rogerio Chequer Empresário de 46 anos ‘Não somos a favor, agora, de impeachment’ “Deixe muito claro que nós somos totalmente contra a intervenção militar”, pediu Rogerio Chequer, empresário de 46 anos, ao Estado. Ele é um dos criadores do Movimento Vem Pra Rua, que lidera parte dos protestos anti-Dilma Rousseff que foram às ruas nos últimos meses. Segundo Chequer, o grupo não defende o impeachment da presidente. Mas afirma que a opinião sobre o tema ainda “pode mudar”.

O triunfo da estupidez: o ‘manifesto’ de Serra sobre o Foro de São Paulo

Imagem
por :   Paulo Nogueira Rei Serra I Estamos salvos. Serra nos salvou. O Foro de São Paulo não vai mais comer nossas criancinhas e nos pendurar, pelas tripas, no alto dos postes do Brasil. O ato heroico de Serra passou despercebido pela grande mídia, o que não chega a ser novidade, mas foi captado numa câmara por seguidores de Olavo de Carvalho e imortalizado no YouTube.

Serra aparece em planilha de doações de empreiteira envolvida na Lava Jato; Folha esconde o nome do senador tucano

Imagem

5 milhões de paulistanos passarão virada do ano sem água

Imagem
A não ser que 1- tenhamos chuvas absolutamente históricas ou 2- os técnicos da Sabesp apresentem uma solução mágica (indisponível até o presente momento), quase 5 milhões de pessoas passarão a virada de ano sem água na região metropolitana de São Paulo em pouco mais de 20 dias. Por Sergio Reis, especial para o  Blog do Nassif* Foto Montagem Crise hídrica afeta milhares em todo o estado de São Paulo  Como nem a primeira, nem a segunda possibilidade parecem factíveis, soa a cada instante mais provável a conjectura apresentada acima, hipótese que apresentei, pela primeira vez, em um texto publicado aqui no blog ainda em 18 de Julho - Um diagnóstico sobre a dramática situação do Sistema Alto Tietê – há praticamente 5 meses, portanto.

Jornal manipula manchetes, mas desmascara Clube Militar

Imagem
Posted by  eduguim  on 14/12/14 • Categorized as  Análise Fazer jornalismo influente, no Brasil, tornou obrigatória a eficiência na composição de manchetes que – pela “eloquência” – induzam o leitor a, não raro, formar opinião sem ter lido nada além do título da matéria, seja opinativa ou noticiosa. Isso é contingência de uma era em que a quantidade de informação disponível excede a disponibilidade de tempo do leitor.

Ativistas somos nós, nossa força e nossa voz

Imagem
Os ativistas somos nós, cada um e todos aqueles que nos escutam e falam com nossas vozes. É isso que se espera do 'Fórum21: Ideias para o Avanço Social'. Antonio Lassance* O  Fórum21: Ideias para o Avanço Social , iniciativa puxada pela Carta Maior, reúne um conjunto de pessoas que podemos e devemos chamar pelo nome apropriado de ativistas. Ativistas são pessoas capazes de unir capacidade de reflexão, debate, formulação e mobilização. São não apenas pessoas que falam, mas que escutam. Seguem, tanto quanto são seguidos.

O avião vermelho de Erico Verissimo

Imagem
O órfão endiabrado que protagoniza 'As Aventuras do Avião Vermelho' saiu da imaginação do profícuo escritor gaúcho por   Orlando Margarido  - Na Carta Capital É provável que a animação infantil  As Aventuras do Avião Vermelho   soe ingênua e anacrônica. O filme não tem o apelo de um formato 3D nem o aparato virtual que encanta as crianças de hoje. E é nisso que está seu maior trunfo e sua graça. O desenho de Frederico Pinto, em cartaz, parte da adaptação de um livro de reconhecido autor adulto, o gaúcho Erico Verissimo, profícuo também na literatura da faixa etária.

DW: Solidariedade foi fundamental para exilados brasileiros na Alemanha

Imagem
Exilados no país europeu durante a ditadura militar, brasileiros criaram rede de apoio e de denúncias sobre a repressão. Além de reavivar memórias, relatório da CNV cobra responsabilidades, defendem. Depoimento de Clemens Schrage em um jornal alemão: "Eu tinha que dar choques elétricos em mim mesmo" 12 de maio de 1974, bairro Steglitz, em Berlim Ocidental. Na sala de parto, Britta von Lutzöw, funcionária da Anistia Internacional, segura a mão da brasileira Maria América Ungaretti, ex-exilada no Chile. "A Britta ficou muito comovida e chorava. Foi aí que ela resolveu ter um filho. Era um domingo, Dia das Mães."

Leilani Wolfgramm "Herbivore"

Imagem

PSDB e Serra tomam um banho de Lava Jato

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Está cada vez mais difícil para o PSDB fingir que não tem nada a ver com o escândalo das empreiteiras. Governando o estado mais rico do país há mais de 20 anos, onde estão sediadas a maioria das empreiteiras investigadas na operação Lava Jato, os tucanos construíram relações políticas nada republicanas com estas empresas.

Tucano é cassado. Cadê a mídia?

Imagem
Por que a chamada grande imprensa, sempre tão 'neutra e imparcial', prefere encobrir escândalos envolvendo vários caciques tucanos? Altamiro Borges No domingo passado (7), o empresário Omar Najar (PMDB) venceu as eleições para a prefeitura de Americana, município com 226 mil habitantes no interior de São Paulo. A mídia chapa-branca, servil ao governador Geraldo Alckmin, deu pouca atenção para o pleito fora de época. O motivo é simples: o prefeito Diego De Nadai, do PSDB, foi cassado por graves denúncias de corrupção. Na sua seletividade, a chamada grande imprensa, sempre tão “neutra e imparcial”, prefere encobrir escândalos envolvendo caciques tucanos. As manchetes são garrafais apenas para os políticos de esquerda. Desta forma, a mídia hegemônica estimula na sociedade o ódio doentio, quase fascista, ao PT e ao chamado “lulopetismo”.

Emir Sader: Para que servem os partidos de esquerda?

Imagem
por Emir Sader  Ao longo da década de 1990 a esquerda resistiu como pôde aos avanços do neoliberalismo. Parecia que estávamos frente a uma onda irresistível, até que alguns governos latino-americanos reagiram e começaram a construir alternativas a esse modelo   Duas correntes conviviam na resistência ao neoliberalismo: uma, que defendia a autonomia dos movimentos sociais, a rejeição à política, aos partidos e ao Estado. Outra, que propunha a necessidade de resgate da política, dos partidos e do Estado para conquistar hegemonia e construir alternativas ao neoliberalismo.  Triunfou esta segunda corrente, dado que a superação do neoliberalismo requer a construção de um bloco de forças hegemônico e a construção prática de novas políticas de caráter público, que requerem redirecionar o Estado, superando a centralidade do mercado, promovida pelo neoliberalismo. Trata-se de resgatar o Estado e a política e não de abandoná-los, o que faz o jogo do neoliberalismo.

EUA: 30 mil vão às ruas de Nova York contra o racismo

Imagem
Outros protestos ocorreram em Washington, Boston, Oakland e outras cidades, pedindo mudanças profundas que permitam aos afro-descendentes viver sem medo da polícia. 14 de Dezembro, 2014 - 16:40h ESQUERDA-NET Cerca de 30 mil pessoas manifestaram-se neste sábado em Nova York contra a violência policial nas comunidades afro-americanas dos Estados Unidos. O protesto realizou-se sob o lema "Millions March NYC" e percorreu o centro de Manhattan até à sede da polícia. Foi organizada, através das redes sociais, por duas jovens negras e com o apoio de várias organizações civis, e uniu-se a protestos semelhantes em Washington, Boston, Oakland e outras cidades.

Common Kings Alcoholic

Imagem

Luis Nassif: É hora de enfrentar a questão Petrobras

Imagem
Luis Nassif Uma pessoa são as experiências que acumulou ao longo da sua vida. O inferno de Dilma Rousseff é uma síntese dessas experiências incompletas. A mais intensa experiência de política Dilma Rousseff foi na luta armada, na qual a cabeça do dirigente se formava assim: 1. Por segurança, dividir o todo em células, prejudicando a visão de conjunto. Cada célula tinha sua batalha diária, sem noção maior sobre o situação atual da luta.

Entre estupradores, sociólogos e pseudo-intelectuais

Imagem
Ainda este ano, fiz uma avaliação do que seria a próxima composição do Congresso Nacional, eleito o mais conservador desde 1964, no texto " O Congresso, o Planalto, o ódio e junho de 2013 " publicado no Portal  Vermelho . Antes mesmo de sua posse, o novo Congresso já mostra sua cara: cada vez mais ódio, preconceito e machismo. Por Igor Augusto*, especial para o  Vermelho Charge Ribs Entre estupradores, sociólogos e pseudo-intelectuais "Não saia não, Maria do Rosário, fica aí. Fica aí, Maria do Rosário, fica. Há poucos dias, 'tu' me chamou de estuprador no Salão Verde, e eu falei que não ia estuprar você porque você não merece. Fica aqui pra ouvir!". Dar nojo de ler, não? Fico imaginando a deputada Maria do Rosário ouvindo essas palavras do fascista, ou neo-nazista Jair Bolsonaro, na última terça, dia 9. O episódio foi mais uma das atuações circenses do ''deputado'', que além de um agressor confesso, é uma das viúvas da Ditadura Milita

Presidenta Dilma comemora aniversário em Porto Alegre

Imagem
A presidente Dilma Rousseff está na capital gaúcha desde a noite de sexta-feira (12), sem compromissos oficiais. Ela foi à cidade passar seu aniversário junto com a família. A presidenta completa 67 anos neste domingo (14). A presidenta passa o fim de semana na companhia da filha, Paula, do neto, Gabriel, e do ex-marido, Carlos Araújo.  De acordo com sua assessoria, ela não tem agenda de trabalho na capital gaúcha e passa o fim de semana na companhia da filha, Paula, do neto, Gabriel, e do ex-marido, Carlos Araújo. Durante a manhã deste sábado (13), houve movimentação do staff da Presidência e da polícia local em frente ao prédio onde Dilma tem um apartamento, na zona sul de Porto Alegre, mas a manhã tranquila nas proximidades da residência, localizada no bairro Vila Assunção. Dilma não fez nenhuma aparição pública nem falou com a imprensa. A previsão é que a Presidenta Dilma retorna a Brasília ainda neste domingo, mas não tem horário fixado. O próximo compromisso oficial dela

Sloths revenge (acoustic) - Dirty Heads - Lyrics

Imagem

Um depoimento sobre Graça Foster que a imprensa não vai publicar

Imagem
por :   Paulo Nogueira Renata não será ouvida por nenhum jornal Você se informa melhor nas redes sociais no que na grande mídia em muitos assuntos. Este é um fato da Era Digital. Tente achar na Folha, na Globo ou onde for um perfil que ajude você a conhecer melhor a personagem que está no centro dos holofotes: Graça Foster, presidente da Petrobras. Nada.

E o jatinho fantasma, esqueceram dele?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Publico trecho da  coluna de hoje  de Janio de Freitas: “E uma falsa curiosidade. A Secretaria de Aviação Civil, a Polícia Federal e a Aeronáutica, pelo que foi noticiado ao completar-se o quarto mês da morte de Eduardo Campos, ainda não sabem quem “era o responsável” pelo avião. A enrolação sugere ilegalidade. Antes da mal alegada venda, para mal identificados compradores, o avião tinha proprietário registrado. E esse proprietário, se vendeu o avião, sabe quem e como pagou. O fato de Eduardo Campos estar morto não justifica que o esclarecimento seja dispensado. Ou evitado. Inclusive porque há envolvidos vivos. Lava Jato aí também.” Sem mais comentários.

Pepe Escobar: O novo “arco de instabilidade” europeu

Imagem
Conselho Europeu de Relações Exteriores (foto: Chris Hondros) O  think-tank  Friedrich Ebert Stiftung de Berlim e o Conselho Europeu de Relações Exteriores e acabam de chegar mais ou menos à mesma conclusão. Se o perigoso impasse entre a União Europeia (UE) e a Rússia por causa da Ucrânia não for resolvido, a UE enfrentará, mais tardar até 2030, ameaçadora acumulação de tensão militar no leste europeu; uma nova corrida armamentista, com a OTAN como protagonista; e uma “ zona de instabilidade ” semipermanente do Báltico aos Bálcãs e o Mar Negro.

Fortunate Youth - Love Won't Leave Me Alone

Imagem

Ucrânia: Bandeira dos EUA tremula, orgulhosa, sobre o prédio da SBU em Kiev

Imagem
SBU é a sigla dos serviços de segurança da Ucrânia  The Saker Bem, todos nós sabíamos que o último andar do prédio do SBU (Serviço de Segurança Ucraniano) em Kiev foi totalmente ocupado por agentes da CIA dos EUA e que apenas NÃO ucranianos tem acesso ãquele pavimento. Mas isto é ainda melhor. Os EUA decidiram arvorar a sua bandeira na entrada principal do edifício ao lado da bandeira ucraniana. Veja você mesmo:

Brasil: “Lutar, construir Reforma Agrária Popular!”

Imagem
Vídeo oficial do 6° Congresso  Nacional do MST Entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2014, aconteceu o 6° Congresso Nacional do MST, em Brasília. O vídeo a seguir foi  elaborado  pelo MST e enviado à  redecastorphoto  por  Jacob Blinder  e o pessoal da  Vila Vudu : Na ocasião, mais de 15 mil Sem Terra, oriundos de 23 estados do Brasil mais o Distrito Federal (além de 1000 crianças Sem Terrinha e a presença de 200 convidados internacionais dos cinco continentes do mundo), se reuniram para participar de um dos momentos mais importantes do MST, quando se consolida a linha política para o período seguinte.