Postagens

Mostrando postagens de dezembro 4, 2014

CUT e Marcha Mundial das Mulheres pedem cassação do deputado Jair Bolsonaro

Imagem
Entidades cobram medida do Congresso Nacional contra Jair Bolsonaro (PP-RJ), que disse que não estupraria a deputada Maria do Rosário 'por ela não merecer' A ex-ministra Maria do Rosário, novamente insultada por Bolsonaro: basta! por  Redação RBA São Paulo – A CUT e a Marcha Mundial das Mulheres manifestaram hoje (10), por meio de nota, "repúdio e indignação" ao discurso proferido na véspera pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), no Congresso Nacional, durante sessão que tratava dos direitos humanos.

TRE de SP rejeita contas de campanha de Alckmin

Imagem
As contas eleitorais prestadas por Geraldo Alckmin durante sua campanha à reeleição ao governo de São Paulo foram desaprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) paulista, nesta quarta-feira (10). A decisão foi por 5 votos a 1 e ainda poderá ser revista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso a defesa do governador entenda a necessidade de recurso. A assessoria de imprensa do TRE afirmou que a desaprovação foi devido à irregularidades na prestação de Alckmin, que omitiu doações recebidas ao longo da campanha. Na primeira parcial, ele deixou de informar a doação de R$ 900 mil e, na segunda, de mais de R$ 8 milhões.

O ESPAÇO E A SOBERANIA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Depois de dois fracassos em outubro – a explosão do cargueiro espacial Antares que se dirigia à Estação Espacial Internacional, durante a decolagem, e a queda do Spaceship Two, da Virgen Galactics, em voo de teste que deixou um morto - os EUA lançaram, com êxito, na última sexta-feira, a primeira versão de sua nova espaçonave Orion, que, segundo informado, poderia levar um dia uma tripulação humana a Marte.

A lista dos países EUA-torturadores, vergonha do mundo

Imagem
Aqui, a lista dos países que receberam [e torturaram] gente sequestrada e presa pela  CIA -EUA, entregues a eles para ser torturada. São os países que mantêm com a  CIA -EUA os infames programas de “entrega especial” [orig. “extraordinary rendition”], vergonha do mundo.

Agências de inteligência dos EUA “versus” Argentina

Imagem
Começou a temporada das provocações Cristina Fernández de Kirchner Falta menos de um ano para as eleições presidenciais na Argentina, marcadas para o dia 25 de outubro de 2015. Cristina Fernández de Kirchner já foi eleita duas vezes para o mais alto cargo da  República Argentina, em 2007 e 2011, e não pode concorrer novamente à presidência.

A maior ameaça contra a Rússia e contra Putin [e contra Dilma e...]

Imagem
The Saker O recente discurso de Putin à Assembleia Geral da Federação Russa foi constituído de duas partes: uma parte em que falou sobre a  política exterior da Rússia  e que foi fala indiscutivelmente histórica; e outra, na qual falou sobre economia interna. E essa segunda parte foi o triste desapontamento, para dizer o mínimo. De fato, devo dizer que foi aterrorizante. Não vou postar toda essa parte “econômica”; os interessados podem ler (em espanhol) no  blog redecastorphoto  ou (em inglês) na  página do Kremlin . Mas eis o meu resumo do que Putin disse:

O novo recorde de Sheherazade: usar boato de humorista para defender o amigo Bolsonaro

Imagem
por :   Kiko Nogueira Maria do Rosário fala sem pensar, segundo Sheherazade Desde que suas opiniões foram para a Sibéria do SBT, Rachel Sheherazade tem dado suas cacetadas na Jovem Pan. Se na TV de Silvio Santos ela já não tinha muito compromisso com os fatos, no rádio Rachel vem se revelando uma mistura ensandecida de Arnaldo Jabor, Didi Mocó e Mussolini.

Folha emprestou carros para a ditadura

Imagem
Comissão da Verdade referenda estudo segundo a qual o apoio do jornal ao golpe não foi apenas financeiro e ideológico, mas também material Na  Carta Capital : CNV CHANCELA VERSÃO DE QUE A FOLHA EMPRESTOU CARROS PARA A DITADURA Em relatório, Comissão da Verdade referenda estudo segundo a qual o apoio do jornal ao golpe não foi apenas financeiro e ideológico, mas também material

Relatório da CNV busca verdade histórica durante período da ditadura

Imagem
Dois anos e sete meses depois de formalmente instalada, a Comissão Nacional da Verdade   entregou hoje o   relatório final   de seus trabalhos apontando a comprovação da ocorrência de violações de direitos humanos durante o período compreendido entre 1946 e 1988, mais notadamente durante a ditadura militar, que se estendeu entre 1964 e 1985. O trabalho se concentrou, especialmente, sobre quatro condutas, em razão de sua gravidade: tortura (inclusive violência sexual); morte (execução sumária, arbitrária ou extrajudicial e outras mortes imputadas ao Estado); desaparecimento forçado e ocultação de cadáver. Visita da Comissão Nacional da Verdade à Casa da Tortura, na Ilha da Flores, em São Gonçalo (RJ) em 21 de outubro de 2014. Foto: CNV. A Comissão da Verdade acrescentou ainda, a esse rol de prioridades, a prisão ou detenção ilegal e arbitrária, a despeito da não inclusão explícita dessa conduta no texto da lei, por considerá-la como grave violação de direitos humanos, seja

Flávio Aguiar: O caos sórdido da CIA e sua sórdida defesa

Imagem
Relatório do Senado norte-americano acusa agência de inteligência do país de instituir a tortura como método e provoca reações imediatas, muitas delas igualmente indignas KAOSEMLARED / REPRODUÇÃO Senado americano aponta abusos ultrajantes dos direitos humanos cometidos em nome da guerra ao terror por  Flávio Aguiar, para a Rede Brasil Atual   O relatório da Comissão de Inteligência do Senado norte-americano causa espanto e horror, tanto por seu conteúdo quanto por algumas das reações a ele. Divulgado na terça-feira (9), o documento acusa a CIA de práticas (horríveis) de tortura, de humilhação física e psicológica de prisioneiros, de mantê-los em privação de sono, e de fazer ameaças a seus familiares, além de manter cárceres secretos em todos os continentes, com exceção da Antártida. As descrições das torturas físicas são brutais, fazendo pouco do famoso “waterboarding” e até mesmo do nosso bravo pau-de-arara. Nas humilhações, destaca-se a privação do acesso a WCs, substí

Aceitar os fatos

Imagem
Mais cedo ou mais tarde a oposição vai acordar e descobrir a vitória de Dilma Rousseff                                                Geraldo Magela/ Agência Senado O ano de 2014 está terminando por   Marcos Coimbra Há fatos de todos os tipos, dos imperceptíveis àqueles impossíveis de ignorar. Também na política existem os irrelevantes e os acachapantes. O ano de 2014 está prestes a terminar e só não vê quem não quer o fato político mais acachapante do ano: Dilma Rousseff ganhou a eleição. Com a vitória, o PT garantiu a permanência no poder por mais um período, o que significa 16 anos seguidos no comando do País. Como o futuro a Deus pertence, mas suas mais prováveis configurações podem ser estimadas, é possível dizer que nunca um partido esteve tão perto de realizar o sonho acalentado por todos: completar 20 anos no poder. Não é um aniversário tão extraordinário, mas encanta as legendas.

Final de Surf AO VIVO no Havaí. VAI MEDINA! Billabong Pipe Masters 2014 Day 3 Português

Imagem

Bancadas do PCdoB e PT vão entrar com representação contra Bolsonaro

Imagem
As bancadas do PCdoB e PT anunciaram que vão entrar com representação contra o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) na mesa da Câmara por quebra de decoro depois que o parlamentar, em discurso na tribuna, nesta terça-feira (9), atacou a deputada Maria do Rosário (PT-RS) dizendo que “não estuprava você [Maria do Rosário] porque você não merece”. Agência Câmara Jandira Feghali é líder da bancada do PCdoB na Câmara. Para Jandira Feghali (PCdoB-RJ), líder da bancada na Câmara, nenhum deputado, mulher ou homem, pode admitir um comportamento desse tipo. Para ela, a Casa não pode aceitar que o deputado Jair Bolsonaro se utilize do microfone e do parlamento brasileiro para “ameaçar de estupro uma parlamentar”. “Não estamos diante de um problema entre governo e oposição. Aqui é um problema muito mais grave. Estamos vivendo um processo político onde não há mais limites, não há mais escrúpulos e não há mais referência do respeito à opinião, do respeito à tribuna, com o respeito às

DOCUMENTAÇÃO DA CAMPANHA DE DILMA É “A PRINCÍPIO, ADEQUADA.”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Examinando contas do PT, o Banco Central, a Receita Federal e o Tribunal de Contas da União chegaram uma conclusão idêntica: nada encontraram de irregular O mais relevante argumento  da batalha do TSE, que julgará as contas de campanha de Dilma Rousseff na noite de hoje, encontra-se em laudos de três instituições independentes, solicitados pelo Gilmar Mendes, dando sequência a um  esforço nunca visto para encontrar irregularidades nas contas de uma candidatura presidencial.

DW: Judiciário conservador emperra punição de responsáveis pela ditadura no Brasil

Imagem
Com relatório da CNV, próximo passo é reforma das instituições de segurança e aplicação da justiça. Segundo especialistas, Lei da Anistia não precisa de alterações: Brasil é que deve cumprir decisões internacionais. O principal desafio do Brasil após a entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade (CNV), nesta quarta-feira (10/12), é a reforma das instituições de segurança e o respeito a leis internacionais de direitos humanos.

DCM EXCLUSIVO: como a Globo conseguiu renovar a concessão apesar de dever ao Fisco

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho Esta é a nova matéria da série sobre o processo de sonegação da Globo. As demais podem ser lidas aqui. Para participar de nosso novo projeto de crowdfunding, sobre a falta de água em São Paulo  e a responsabilidade de Alckmin e da Sabesp, entre no Catarse. Em 2007, ano em que o processo de sonegação da Globo foi subtraído da Delegacia da Receita Federal em Ipanema, Rio de Janeiro, a emissora teve as cinco principais concessões do grupo vencidas – São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília e Distrito Federal.

Dilma se emociona ao receber relatório da Comissão da Verdade

Imagem
Presidenta chorou ao fazer referência aos brasileiros que perderam parentes e amigos vítimas da ditadura. Dilma recebe o relatório final da Comissão Nacional da Verdade. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (10) o relatório final da Comissão Nacional da Verdade. A chefe do Executivo recebeu o documento das mãos dos membros da CNV, após dois anos e sete meses de trabalho. Em seu discurso, Dilma se emocionou ao fazer referência aos brasileiros que perderam parentes e amigos vítimas da ditadura. A presidenta chegou a chorar e foi aplaudida de pé pelos presentes no evento:

Tucanato preparou “pacote de maldades” para Richa, o Aécio das Araucárias.

Imagem
Autor: Fernando Brito Amostra grátis, vinda do Paraná, sobre a versão tucana da “Responsabilidade Fiscal” que você viu ser fervorosamente defendida por Aécio Neves, Caiado e a tucanagem, chamando a Presidenta Dilma Rousseff de “criminosa” e “mentirosa”. Vá lendo a  Folha  e veja como falta um caquinho de espelho que seja na parede dos tucanos:

México: Ayotzinapa e a resposta de Enrique Peña Nieto

Imagem
O desgaste do governo acelera o processo de dissolução do Estado. A falta de contato do governo com o mundo real é evidente em todas as medidas anunciadas Alejandro Nadal - Sin Permiso Na Carta Maior O declínio do Império Romano começa depois da morte de Marco Aurélio e esteve marcada pelo predomínio do que os historiadores chamam de despotismo militar. Mas as forças armadas e a repressão não puderam deter a deterioração institucional, política e moral. A queda de Roma era inevitável. Como a justiça desapareceu da lista de prioridades do corpo político, o processo culminou com a dissolução – por mais que uma casta privilegiada pretendesse se apoiar na violência para dominar e subjugar.

Com a crise, São Paulo ganha uma corrida insana pela água dos poços artesianos

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo P ublicado na  BBC Brasil. Para participar de nosso projeto de crowdfunding para investigar o papel da Sabesp e de Alckmin na crise hídrica,  entre no Catarse.    Com a crise da água, São Paulo chegou, literalmente, ao fundo do poço. Ou melhor, dos poços. A avidez por encontrar fontes hídricas alternativas tem multiplicado a perfuração de poços artesianos – a maioria deles, clandestinos, segundo especialistas.

Mesmo com quiproquó, “tratoraço” na Assembleia garante “pacotaço da mavaldeza” de Richa

Imagem
Blog Do Esmael O k-suco ferveu na tarde desta terça-feira (9) na Assembleia Legislativa do Paraná. A mando de Beto Richa (PSDB), por 34 votos a 15, os deputados governistas votaram pela transformação do plenário em comissão geral — tratoraço — para acelerar a aprovação do “pacotaço da mavaldeza” tucana. A sessão foi bastante tumultuada e teve que ser suspensa pelo presidente da Casa, deputado Valdir Rossoni (PSDB), por 15 minutos até que a temperatura baixasse.

O juiz, o prefeito tucano e o doleiro de sempre

Imagem
Veja defende Sergio Moro. Única esperança da mídia tucana é o golpe judicial, que pode vir do Paraná, onde o PSDB controla todas as instâncias. Por Miguel do Rosário Antes, um aviso. Longe de mim acusar o juiz Sergio Moro de qualquer coisa. Não sou louco nem leviano. Imagino que ele deva ser um magistrado sério e honesto. Assim como sua esposa também deve ser uma advogada proba e íntegra. Só que fica cada vez mais difícil acreditar em sua imparcialidade. Depois de descobrir que sua esposa é advogada do PSDB e da Shell, agora ficamos sabendo que o próprio Sergio Moro, ainda estagiário, também trabalhou para o partido.

TIM fica abaixo de parâmetros de qualidade de banda larga em 18 estados em setembro

Imagem
RIO DE JANEIRO  (Reuters) - A TIM Participações ficou abaixo do patamar mínimo de qualidade na banda larga móvel em 18 estados analisados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em setembro, enquanto a Oi ficou abaixo em treze estados, informou a agência nesta terça-feira.

EUA querem mudar o poder na Rússia, diz ministério russo

Imagem
O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, informou, nesta terça-feira (9), que a meta das sanções dos EUA contra o seu país é a criação de condições econômicas e sociais para impor uma mudança de poder. RIA Novosti/Vladimir Pesnya Serguei Lavrov, chanceler da Rússia O vice-ministro acrescentou que Moscou analisa com calma a situação com Washington, embora reconheça que para os dois países superarem a atual situação vai levar muitos anos. Ryabkov disse que “o resfriamento das relações bilaterais e o atual estado de tensão entre o Kremlin e a Casa Branca começou muito antes do conflito na Ucrânia e não foi por causa da Rússia". Recentemente, o chanceler Sergei Lavrov advertiu que o Ocidente tem a intenção de destruir a economia russa e provocar uma mudança de regime.

Xi (e Mao Zedong) e o fim de Zhou Yongkang (e post-scriptum)

Imagem
Zhou Yongkang (E) e Xi Jinping Com a expulsão do Partido Comunista, semana passada, de Zhou Yongkang – ex-czar da segurança e membro do Comitê Governante (o mais alto corpo político chinês), o grande líder Xi Jinping pôs fim, formal e oficialmente, a uma era. A remoção de Zhou, que implica que em breve ele será julgado em tribunal público, só teve, na história da China, um precedente: a prisão da famosa Gangue dos Quatro, em 1976, e respectivo julgamento em 1980.

O inacreditável Ministro Cardozo e a fala de Janot

Imagem
Luis Nassif No evento sobre corrupção, o Procurador Geral da República Rodrigo Janot avança além das chinelas e sugere a demissão de toda a diretoria da Petrobras.   Termina a fala, caminha em direção à sua cadeira e é cumprimentado pelo Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. MInistro da Justiça, representante máximo do governo no evento, Cardozo não demonstra nem coragem nem discernimento para entender as inconveniências de Janot e responder.

Dilma: Onde estão os tucanos envolvidos em casos de corrupção?

Imagem
  Presidenta Dilma, no seu perfil no Facebook Onde estão todos os envolvidos em casos de corrupção pelo PSDB? A lista de escândalos é extensa: Pasta Rosa, Caso Sivam, Mensalão Tucano, Trensalão… Mas o tempo de colocar a corrupção debaixo do tapete passou. Sem interferência na Polícia Federal, no Ministério Público e na Justiça, nunca se combateu tanto a corrupção como no governo Dilma. E o povo, que está de olho, já percebeu a diferença. Pesquisa recente do Datafolha indica: 46% dos entrevistados reconhecem Dilma como a que mais combateu os malfeitos, contra apenas 4% que citaram FHC. O mesmo sobre quem mais puniu: 40% contra 3%.

Lava Jato chega em Aécio e em contas suspeitas de campanha tucana

Imagem
Já há indícios de que o PSDB pode ter cometido os erros de que acusa o PT. Veremos a quanto irá a disposição do partido e da velha mídia para frear a marcha natural da democracia brasileira Empresa que tem como único cliente o PSDB: nome da firma que consta do endereço fornecido é outro por  Helena Sthephanowitz, para a RBA Uma pequena nota publicada hoje (9), na  Folha de S.Paulo , indica que a Operação Lava Jato está encostando no candidato derrotado Aécio Neves (PSDB). Agentes da Polícia Federal responsáveis pelas investigações apreenderam no escritório da empresa UTC Participações, em São Paulo, anotações que mostram o interesse de algumas empreiteiras no andamento da CPI da Petrobras no Congresso.

Cinco páginas para cinco indiciamentos, delegada? Que proeza, hein?

Imagem
Autor: Fernando Brito Publica a  Folha  que a delegada da  Erika Mialik Marena, da Polícia Federal, indiciou Aldemário Pinheiro, presidente da OAS,Agenor Franklin Magalhães Medeiros, 66, direto Área Internacional da OAS, e mais  José Ricardo Nogueira Breghirolli, Pedro Morollo Junior, Alexandre Portela Barbosa e Mateus Coutinho Sá Oliveira, todos dirigentes da  empreiteira.

Documento apreendido na Camargo Corrêa traz nova planilha com nomes de políticos

Imagem
Da  época : Em 2009, a empreiteira Camargo Corrêa foi alvo da operação Castelo de Areia, que apurava suspeitas de corrupção e pagamento de propina a políticos para a obtenção de contratos com o governo. Na casa de um diretor da empresa, a PF apreendeu uma planilha cheia de siglas, nomes e números. Na ocasião, muitos atribuíram àquela planilha o caráter de prova definitiva de como o caixa dois da Camargo era gerido, interpretavam siglas e nomes como se fossem políticos a quem se destinava propina. Isso nunca foi comprovado, e a Castelo de Areia não durou muito. O Superior Tribunal de Justiça suspendeu a investigação em 2010 e anulou todas as provas, entre elas a tal planilha. A Procuradoria-Geral da República recorreu ao Supremo Tribunal Federal, mas o STF ainda não se manifestou.

Redução da desigualdade no Brasil está no caminho certo, diz representante da ONU

Imagem
O Brasil vem conduzindo bem seu projeto para a redução das disparidades sociais, defende o representante no país do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jorge Chediek, em entrevista à DW Brasil. Jorge Chediek Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2000 a 2010 o Brasil diminuiu a desigualdade entre as regiões metropolitanas, principalmente entre o Norte e o Sul. A diferença entre São Paulo, com o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), e Manaus, na pior colocação, era de 22,1% em 2000. Dez anos depois, este porcentual caiu pela metade, chegando a 10,3%.

Modernização das forças submarinas chinesas assusta EUA

Imagem
A intenção da China de equipar seus submarinos nucleares com mísseis balísticos de longo alcance representa uma ameaça à segurança dos EUA. Por Nina Antakolskaya*, na Voz da Rússia Submarinos chineses Isso é referido no relatório anual da Comissão de Supervisão de Segurança e Economia EUA-China do Congresso dos EUA. A ameaça é bastante real, se bem que algo exagerada, consideram os peritos russos. Os generais estadunidenses exageram abertamente a ameaça chinesa para fazerem suas próprias jogadas. Normalmente a isso se seguem orçamentos militares adicionais. Entretanto, a afirmação do relatório que a presença de submarinos chineses da classe Jin nas águas a ocidente do Havaí torna vulnerável o território de todos os 50 estados, provavelmente corresponde à realidade. 

Bolsonaro afronta Código Penal e ordenamento jurídico brasileiro

Imagem
Ao propor a prática de crimes tipificados no Código Penal e no arcabouço legal brasileiro, Bolsonaro coloca-se fora da lei. Não é mera quebra de decoro. Marco Aurélio Weissheimer O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) não é, definitivamente, um simples caso de quebra sistemática de decoro parlamentar. Esse decoro é a menor das vítimas do nada ilustre parlamentar. Ao dizer, da tribuna do parlamento, que não estupraria a deputada Maria do Rosário (PT-RS) porque ela “não merecia”, e ao defender o crime da tortura, Bolsonaro afronta o Direito e a lei brasileira. A fala do deputado, nesta terça-feira (9) foi a seguinte:

Billabong Pipe Masters 2014: Final de Surf AO VIVO no Havaí. VAI MEDINA!

Imagem

A Guerra (Portugal)

Imagem
Nesta guerra, como em todas as guerras, a vida não é fundamento nem fonte de legitimidade. É uma variável dependente da “vontade dos mercados”. Hugo Ferreira  - no ESQUERDA-NET Nesta guerra o exército não ocupou as ruas. As bombas não chegaram a explodir. As munições não receberam ordens de nenhum gatilho. Os prédios e as casas estavam em ruínas não pela impetuosidade dos tanques, mas pelo abandono forçado dos seus habitantes. O chefe de estado não falou na TV em horário nobre declarando guerra ao inimigo nem explicou as razões da resistência coletiva para mobilizar a sua gente. Não temeu ser capturado pelas forças invasoras e, por isso, não fugiu do país numa tentativa desesperada de manter a soberania nacional. Recebeu, pelo contrário, com vénia e honras de estado os invasores. Vestiu o melhor fato, requisitou o melhor vinho nacional e serviu caninamente a hierarquia militar do inimigo. Entregou os destinos da sua gente à vontade dos ocupantes e não pestanejou quando lhe disse

São Paulo: Organizações da sociedade civil promovem debate em prol da participação popular

Imagem
'Mobilização pela Democracia Direta' ocorre hoje (9), na Câmara Municipal, e defende a regulamentação de lei que garante a convocação de plebiscitos e consultas populares sobre grandes temas da cidade Evento acontece hoje (9), às 18h30, na Sala Sérgio Vieira de Melo, na Câmara Municipal de São Paulo O Grupo de Trabalho (GT) Democracia Participativa da Rede Nossa São Paulo e outras organizações da sociedade civil promovem hoje, na Câmara Municipal, o evento 'Mobilização pela Democracia Direta: convocação de consultas populares na cidade de São Paulo'. O debate tem o intuito de estimular a regulamentação do artigo 10 da Lei Orgânica do Município  (LOM) que prevê a possibilidade de convocação de plebiscito para obras de grande impacto na cidade.