Postagens

Mostrando postagens de novembro 25, 2014

O jogo limpo dos blogueiros “sujos” e o jogo sujo dos blogs “cheirosos”

Imagem
Autor: Fernando Brito Os colunistas da grande imprensa vivem atacando os blogs de esquerda, chamados de “sujos” por receberem anúncios do Governo Federal, mesmo quando – é o caso deste  Tijolaço  – não recebem um tostão de nenhum anunciante senão o Google, no qual é só se inscrever para receber, de acordo com a audiência, ou pelo menos de acordo com a audiência que o próprio Google diz que você tem.

EXCLUSIVO: MULHER QUE SUMIU COM PROCESSO DE SONEGAÇÃO DA GLOBO TROCOU ATÉ DE NOME

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho Cristina Esta é a terceira reportagem da série sobre o processo de sonegação fiscal da Globo. É parte de um projeto de crowdfunding do DCM.  As matérias anteriores estão  aqui . De onde veio isso, tem mais.  Quando o processo da Globo desapareceu no posto da Receita Federal em Ipanema, no dia 2 de janeiro de 2007, o Leão teve que se mexer.

União em torno da governabilidade e da luta por mudanças

Imagem
EDITORIAL DO VERMELHO É repleto de significado o primeiro pronunciamento político da presidenta Dilma Rousseff desde o discurso da vitória, na noite do histórico 26 de outubro. Em reunião da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), realizada na última sexta-feira (28) em Fortaleza (CE), a mandatária deu importantes recados aos adversários e aos partidos aliados. A presidenta demonstrou estar atenta à ofensiva da oposição neoliberal e conservadora e com aguda compreensão sobre o que está em jogo no país, apontando o golpismo dos perdedores, inconformados por estarem tanto tempo fora do poder, derrotados que foram em sucessivas eleições para as forças progressistas, democráticas, populares e patrióticas.

Flávio Aguiar: Destaques da agenda internacional em 2014

Imagem
O ano ainda não terminou, mas a entrada de dezembro já permite fazer um levantamento dos principais temas que ocuparam a agenda política e social na mídia. Flávio Aguiar - Carta Maior O ano ainda não terminou, mas a entrada de dezembro já permite fazer um levantamento dos principais temas que ocuparam a agenda política e social na mídia durante 2014: 1) Emergência do Estado Islâmico muda configuração política no Oriente Médio.  Na visão das potências ocidentais Bashar al-Assad deixa de ser o inimigo no. 1 na Síria, embora não se torne um aliado. Baixa o tom da tensão entre as potências do chamado “grupo dos seis” (EUA, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia e China) e o Irã. Embora não tenham chegado a um acordo sobre o programa nuclear deste país até o final do ano, o clima de confronto diretofoi substituído pelo de negociação. Um novo prazo (30 de junho de 2015) foi fixado poara chegarem a um acordo definitivo.

Governo Dilma: uma democracia em disputa

Imagem
Ademais de um governo em disputa, há, sobretudo, uma concepção de democracia em disputa no país. Não é um assunto de tertúlia acadêmica. por: Saul Leblon   Dizer que o segundo mandato da Presidenta Dilma será um governo em disputa é correto mas ainda insuficiente para caracterizá-lo. E, sobretudo, para antever   o que vem pela frente. O requisito da exatidão não é um preciosismo conceitual. Há consequências políticas em jogo. Um governo em disputa, dentro de uma ampla coalizão de interesses, assim foram todos os mandatos conquistados pelo campo progressista desde 2002.

O PT vai levar Aécio à Justiça ou se acovardar?

Imagem
Autor: Fernando Brito Aécio Neves, qualquer dia, vai acabar expulso pelo Lobão das minguantes manifestações anti-Dilma da Paulista. O derrotado nas eleições, ao que parece, perdeu todos os pudores democráticos. Sua afirmação, transcrita em  O Globo , de que perdeu “a eleição para uma organização criminosa que se instalou no seio de algumas empresas brasileiras patrocinadas por esse grupo político que aí está” passa de todos os limites do debate democrático e até da “dor de cotovelo” de quem perdeu, no voto, até em seus próprios supostos “domínios mineiros”.

Fracking: uma violação dos direitos humanos

Imagem
O governo britânico está promovendo o fracking mesmo com seus impactos documentados sobre a saúde da população e sobre o meio ambiente. Richard Heasman, DeSmog Blog Um relatório honesto e direto encomendado pela Fundação Bianca Jagger de Direitos Humanos foi entregue essa semana para David Cameron e instou o governo a investigar o impacto do fracking nos direitos dos indivíduos.   O relatório cita as responsabilidades do governo britânico com os direitos humanos se o fracking explodir comercialmente ao redor do Reino Unido. Foi co-escrito pela Rede Global de Estudo dos Direitos Humanos e Meio Ambiente assim como os Conselheiros de Direitos Humanos e Meio Ambiente e o Consórcio dos Direitos Humanos na Universidade de Londres.

“Lula: Veja foi o melhor panfleto da campanha do Aécio”

Imagem
Trabalhador nao subia em palanque. Ser candidato, jamais !

Golpistas de Curitiba protagonizam novo fiasco em protesto anti-Dilma

Imagem
Cerca de cinquenta pessoas desfilaram ontem à tarde pelas ruas centrais de Curitiba pedindo o golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff. O protesto tinha menos gente que as passeatas Hare Krishna na tradicional feirinha do Largo da Ordem, aos domingos, no setor histórico da capital paranaense.

Vote na sua versão preferida de Garota de Ipanema

Imagem
No próximo dia 8, o Brasil lembra os 20 anos sem Tom Jobim. Na  Nacional FM Brasília 96.1 , a saudade não tem lugar. Durante o dia, das 8h às 18h, você vai poder conferir as belas músicas de Antonio Carlos Brasileiro Jobim. São mais de 200 composições com dezenas de intérpretes, gravações feitas desde a década de 60 e verdadeiras raridades.

As 750 obras de Youssef

Imagem

Roberto Bolaños, o homem que nos fez rir

Imagem
Humorista mexicano, também conhecido como Chespirito, foi um incansável produtor, ator, diretor e roteirista. Morto na sexta-feira, ele deixa uma marca indelével em várias gerações de latino-americanos. Nas redes sociais circula desde a noite de sexta-feira (28/11) uma ilustração que mostra todos os super-heróis do mundo assistindo ao funeral de Chapolin Colorado. A morte do humorista mexicano Roberto Gómez Bolaños, aos 85 anos de idade, não é apenas a perda de um ícone do humor latino-americano, mas também é o simbólico enterro de uma dezena de personagens que seguirão presentes na memória de milhões de pessoas em toda a América Latina.

Dois meses de ataques aéreos da “coalizão” dos EUA; e o ISIS/ISIL “não está mais fraco”

Imagem
Mais guerras à distância e mais e mais sanções resolvem tuuuuuudo! [Pano rápido] Walid al-Mouallem, MRE da Síria Apesar de todos os esforços da coalizão comandada pelos EUA, o Estado Islâmico continua a fortalecer-se. Essa a constrangedora mensagem que os propagandistas pró-EUA levaram pela cara, vinda de ninguém menos, em matéria de coturnos-em-solo, que o Ministro de Relações Exteriores da Síria, Walid al-Mouallem.  “Todas as indicações dizem que [o Estado Islâmico] hoje, depois de dois meses de ataques aéreos pela coalizão, não está mais fraco” –  repetiu Walid al-Mouallem, na comparação que fazia entre os esforços militares da “coalizão” e a  sugestão, encaminhada pelos russos, para que se reinicie o processo político entre Damasco e “a oposição síria construtiva”. Convenhamos: essa não é, com certeza,  mensagem que o ocidente quer que o mundo ouça ...

Prefeitura de SP isenta 3,1 milhões de famílias de pagamento do IPTU

Imagem
Da  Agência PT : A cidade de São Paulo, administrada por Fernando Haddad (PT), conseguiu uma vitória há muito esperada: a liberação do reajuste do Imposto Predial Territorial Urbano, o IPTU. Com a medida, a taxa passa a ser cobrada de forma escalonada, com valores mais altos por imóveis em áreas nobres, e menores para a periferia.

Kátia Abreu sai em defesa de Gilmar Mendes

Imagem
Por Ricardo Kotscho Corria este sabadão pachorrento, sem maiores novidades, quando fui dar uma passeada por blogs e portais. Parei ao encontrar algo inacreditável publicado no blog do Paulo Henrique Amorim, que reproduziu um texto de Fernando Brito, por muitos anos assessor de imprensa de Leonel Brizola, e que hoje edita o "Tijolaço".

Muhammad Yunus: “A ideia de procurar emprego está errada. É orientar para outro tipo de escravatura”

Imagem
JOANA GORJÃO HENRIQUES   (Londres)   30/11/2014 - 12:42 O pai do microcrédito acredita que não devemos procurar mas sim criar o nosso próprio emprego. Em conversa com o PÚBLICO em Londres defende ainda que a eliminação da pobreza é o passo para acabar com a escravatura ROBERT GALBRAITH/REUTERS Oito anos depois de ter recebido o Nobel da Paz, Muhammad Yunus continua a ser uma estrela. Yunus é interpelado várias vezes depois do seu discurso na conferência anual Trust Women, organizada em Londres pela Thomson Reuters Foundation, a 18 e 19 de Novembro, e dedicada ao tema das mulheres e da escravatura. As conversas com curiosos são constantemente interrompidas, é-lhe pedido que tire selfies. Bem-disposto, vai aceitando, sorrindo.

Pochmann: Dilma terá de enfrentar privilégios para combater desigualdades

Imagem
Panorâmica da favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Foto: Chensiyuan/CC Trabalhadores vasculham o Lixão da Vila Estrutural (DF). Marcello Casal Jr./Abr “Nós somos um país em que a desigualdade é nossa marca” Para o economista e presidente da Fundação Perseu Abramo, Márcio Pochmann, o Brasil está mais preparado para lidar com a desigualdade, mas certamente, está longe de superá-la Simone Freire, de São Paulo (SP), no Brasil de Fato

Domingo espetacular Alegre sua noite com as peripécias praticadas pelos Bichos Curiosos

Imagem
Com Paulo Henrique Amorim

Luis Nassif: Como Murdoch tornou-se o inspirador da mídia brasileira

Imagem
Luis Nassif Foi simbólica a entrega do Prêmio Emmy por Rupert Murdoch a Roberto Irineu Marinho - representando as Organizações Globo. Em um período em que a Internet e as redes sociais jogaram os grupos de mídia globais no maior desafio da história, Murdoch tornou-se o modelo, o campeão branco a fornecer a fórmula da sobrevivência aos grupos de mídia de todo mundo, especialmente aos brasileiros. Em algum período escondido na memória, o jornalismo brasileiro inspirou-se na sofisticação do  New Journalism  de Tom Wolfe, Gay Talese e Norman Mailer; nas reportagens-verdade de Truman Capote; e até no jornalismo gonzo, do repórter vivendo os riscos relatados na reportagem.

O plano de resgate grego à luz das revelações de Geithner

Imagem
Ex-secretário do Tesouro dos EUA recorda como os líderes do Norte da Europa decidiram em 2010 castigar coletivamente a Grécia, sem ter a menor ideia da crise do euro que estava a ponto de engoli-los.  Protesto contra o memorando da troika na Grécia. Foto de Ierapetra2501 Por Yanis Varoufakis Foi Tim Geithner 1  que tornou pública a informação 2 , confirmando o que sempre soubemos: em fevereiro de 2010, sem ter a menor ideia da crise do euro que estava a ponto de engoli-los, os líderes do Norte da Europa decidiram esmagar a Grécia. Castigar coletivamente (mesmo contra a Convenção de Genebra) uma nação por ter falido dentro de uma Eurozona cuja arquitetura nunca levou em consideração a possibilidade de um Estado-membro poder chegar à insolvência.

Paulo Nogueira: O envelhecimento da Veja na metáfora musical de seu diretor

Imagem
por :   Paulo Nogueira A queda pode ser corajosa, pode ser digna, pode ser épica. Ou pode ser cômica e patética. A queda da Veja vai pelo segundo caminho. Um episódio é particularmente revelador do anedotário que cercará a transformação de uma grande revista, na Era do Papel, para uma revistinha nos tempos digitais. Considere.

Diretório Nacional do PT reafirma resolução de combate à corrupção

Imagem
"Mostramos atitudes já tomadas em contraste com o silêncio sepulcral dos tucanos", destacou presidente da legenda, Rui Falcão por  Redação da RBA São Paulo – O Diretório Nacional do PT, reunido em Fortaleza, no Ceará, aprovou ontem (29) resolução que firma a posição do partido no combate à corrupção. No documento, o PT mostra-se favorável ao prosseguimento da investigação de denúncias de corrupção na Petrobras, dentro dos marcos legais e sem partidarismo.

Dilma critica atuação de "golpistas" em encontro do PT

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff criticou, na sexta-feira (28), em reunião do Diretório Nacional do PT em Fortaleza (CE), a atuação da oposição após o término das eleições presenciais. “Eles não nos perdoam por estarem tanto tempo fora do poder”, disse. Reprodução Dilma afirmou que o golpismo ainda está presente no Brasil Dilma relembrou que os “golpistas” sempre existiram no Brasil. No entanto, para ela, é preciso encará-los com “serenidade” e não se deixar cair em provocações. “Vamos lutar com tranquilidade e serenidade. Nós não podemos cair em nenhuma provocação. Nós não podemos esquecer uma coisa que o povo nos confiou: um mandato de quatro anos. E nós vamos exercê-lo tentando, buscando, lutando e fazendo o melhor governo possível”, afirmou a presidenta.

Eleito para o Senado, Mujica promete combater a corrupção

Imagem
Em uma década de governos da Frente Ampla, a economia uruguaia cresceu em média 5% ao ano, o desemprego caiu, e o índice de pobreza foi reduzido de 39% para 11%. Quem ajudou a colocar o pequeno país no mapa foi o atual presidente José Pepe Mujica, cujo sucessor será eleito neste domingo (30). Ainda presidente do Uruguai, Pepe Mujica foi eleito para o Senado. Desde que assumiu a Presidência, em 2010, Mujica – de 79 anos – fez fama por ser diferente. Vive na mesma chácara e dirige o mesmo fusca velho. Um xeque árabe quis comprar o carro por um US$ 1 milhão, mas ele se recusou a vendê-lo. Doa 90% de seu salário presidencial para projetos sociais. No seu governo, três medidas polêmicas foram aprovadas: aborto, casamento entre pessoas do mesmo sexo e livre produção e venda de maconha. Em entrevista à Agência Brasil, José Pepe Mujica disse que – depois de entregar a Presidência a seu sucessor, em março – vai pôr em prática muitos planos. Já começou a construir uma escola de ofícios a

Thomas Piketty: "Não discutir impostos sobre riqueza no Brasil é loucura"

Imagem
O economista francês defende o aumento dos tributos sobre heranças e fortunas no País e afirma que a fatia de riqueza dos 10% mais ricos está sendo subestimada por   Miguel Martins   No Brasil, a simples menção a um aumento nos impostos é garantia de turbulência para o governo. No caso do tributo sobre grandes fortunas, previsto na Constituição Federal e jamais aplicado, o tema só foi lembrado nas eleições deste ano por partidos de esquerda como PSOL e PSTU. Durante a campanha, Dilma Rousseff nem ousou pisar no terreno espinhoso. Nos países desenvolvidos, cujas fortunas chegam a superar em seis vezes a renda nacional, a criação de taxas para limitar os ganhos de capital já começou. Em 2012, a França aprovou uma alíquota de 75% sobre as maiores riquezas do país.

Ontem Ohio, hoje Missouri

Imagem
O incidente de Ferguson teve um papel catalisador para o crescimento das manifestações e tornou-se símbolo da violência contra negros nos Estados Unidos. Tomaz Paoliello* Em junho de 1970 foi lançada nos Estados Unidos a faixa Ohio, de Crosby, Stills, Nash & Young. O grupo entrou em estúdio para gravar a música de Neil Young escrita menos de um mês antes. A pressa era justificada, a canção havia sido concebida como reação ao horror do assassinato de quatro jovens estudantes da Universidade de Kent pelas forças da Guarda Nacional de Ohio, no dia 4 de maio. As cenas de soldados armados com baionetas marchando contra estudantes desarmados, e as imagens dos corpos mortos estendidos no campus se tornaram inspiração para o compositor e símbolos dos movimentos contra a Guerra do Vietnã. 

Pepe Escobar: Acordo nuclear com Irã entra na zona de perigo

Imagem
(Da esq. p/ a Dir) John Kerry, Philip Hammond, Sergei Lavrov, Javad Zarif, Frank-Walter Steinmeier, Laurent Fabius, Catherine Ashton e Wang Yi. Viena 24/11/1014). No final, um acordo nuclear com o Irã foi abortado em Viena? É bom sinal? Ou melhor todos começarmos a rezar – e correr à procura de abrigo? Os atores – o Irã e os P5+1 (os cinco membros permanentes do CS-ONU mais a Alemanha) – não só perderam o prazo final marcado para 24 de novembro de 2014; agora apareceram com dois novos prazos: um, dia 1º de março de 2015, para definir um etéreo “acordo de contexto” [orig.  “framework agreement” ]; e o segundo, em teoria, dia 1º de julho de 2015, para assinar o acordo final.

Obama: só placebo, na violência contra as liberdades civis

Imagem
O policial Wilson atirou várias vezes contra Brown, inclusive um tiro mortal na testa, porque se sentiu “ameaçado” por um negro jovem desarmado. Nas palavras do próprio Wilson:  “O único modo que encontro para descrever é... como um demônio, de tão furioso que  aquilo  parecia!” , referindo-se a Brown. Reencontrado com os tempos da escravidão, Wilson, como tantos dos seus apoiadores racistas, veem os negros como “coisas”. Por isso disse “ aquilo ”, falando de um homem. Michael Brown desarmado e assassinado... Pelo estado policial dos EUA!  Barack Obama operou como placebo na situação de erosão continuada das liberdades civis nos EUA. O governo que chegou a ser antecipado como o “mais transparente” da história dos EUA, acabou sendo o mais opaco, com Obama processando número maior de funcionários públicos por violação da Lei Antiespionagem de 1917, que todos os seus antecessores somados. Os que estão sendo processados são pressupostos “criminosos” por terem informado jor

Governo Federal patrocina impeachment da Presidenta

Imagem
Pior só o Bolsa PiG … De Bento Bravo, no face Do Conversa Afiada De amigo navegante:​ Patrocinado pelo Governo Federal, Gilmar Mendes teve a “enorme alegria de anunciar a reedição”, por sua escolinha IDP, ​de ​“autêntica obra-prima”​,​ “O Impeachment – (Aspectos da Responsabilidade Política do(a) Presidente(a) da República)”​.​ “​A​ clássica obra será novamente colocada à disposição da comunidade jurídico-política”. Ao anunciar o feito, foi ovacionado pelos presentes e se emocionou. Eis o trecho do discurso de Gilmar Mendes, em apologia ao Impeachment:

A marcha das tiazinhas: o DCM no ato contra Dilma na Paulista

Imagem
por :   Mauro Donato Na página do Facebook do Revoltados Online (!) que convocava para a manifestação de sábado estava escrito que na primeira edição haviam comparecido 10 mil pessoas! Que na segunda foram 50 mil!! E que neste sábado (29) seriam 500 mil!!!

Manifestações golpistas terminam como começaram: tristes, violentas e patéticas

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário O que dizer de manifestações em que são entoados coros como “viva a PM!” E isso num país que possivelmente registra o recorde mundial de homicídios cometidos por suas polícias militares. Na última manifestação da direita golpista, realizado neste domingo, na Paulista, um outro grito ecoou: “somos coxinhas”.

Esquema de empreiteiras começou na ditadura: Filha de vítima confirma

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O texto abaixo, contando a história da filha de um diplomata, confirma o que Fabiano Santos dissera em  entrevista para a TV Mega . A cultura de corrupção no Brasil, em especial na relação do setor de construção civil com os governos, consolidou-se na ditadura. E está sendo combatida pelo sistema democrático. Antes, não havia denúncia. Quem denunciava, morria.

A Cultura de joelhos

Imagem
As instituições vinculadas ao Ministério da Cultura vivem uma crise de identidade com as emendas impositivas, que podem ser legais, mas são imorais. Marcelo Gruman Emendas feitas ao Orçamento Geral da União, denominado de Lei Orçamentária Anual (LOA) – enviada pelo Executivo ao Congresso anualmente –, são propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram durante seu mandato, tanto junto aos estados e municípios quanto a instituições. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens (rubricas) do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo.   

É o sistema econômico que deve mudar, não o clima

Imagem
A saída para a crise ecológica surgirá da organização dos povos: a luta por um mundo sem devastação deve ligar-se à luta por uma sociedade sem exploração Esquerda.net A crise climática iminente com que hoje somos confrontados é uma grave ameaça à preservação da vida no planeta. Muitos trabalhos acadêmicos e políticos confirmaram a fragilidade da vida na terra ante a mudança de temperatura. Basta uns poucos graus para que seja causada - e já está a ser causada - uma catástrofe climática com consequências incalculáveis. O derretimento do gelo, a contaminação da atmosfera, a subida dos níveis de água do mar, a desertificação e a intensidade crescente dos fenômenos meteorológicos são todos a prova disso.

Nassif: Como foi chocado o ovo da serpente na PF

Imagem
Luis Nassif Um veterano repórter investigativo que esteve semana passada em Curitiba, relatou-me trechos de conversas com delegados federais. Um deles, sua fonte antiga, mencionou os esforços que estão sendo feitos para encontrar elementos na Lava Jatos que permitam acusar Dilma Rousseff de improbidade administrativa.

Grandes farmacêuticas: capitalismo mafioso fora de controlo

Imagem
Quem acredita nos valores que a indústria farmacêutica diz gastar na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos provavelmente também acredita que a Terra é plana.  Por Ralph Nader, CounterPunch Duas notícias recentes sobre a voraz indústria farmacêutica deveriam despertar o indolente Congresso dos EUA para iniciar investigações sobre os preços de medicamentos imprescindíveis para manter pacientes vivos ("paga-ou-morre") que são demasiado comuns.

Famílias com até dois salários mínimos arcam com 48,9% do total de impostos arrecadados no Brasil.

Imagem
Para os donos da grana, céu de brigadeiro Reforma tributária: afinal, quem paga a conta? por Paulo Gil Introíni, na Teoria & Debate A continuidade do processo político-econômico de redução das desigualdades e injustiças sociais depende da reforma tributária. O caráter regressivo do sistema tributário brasileiro dificulta o fortalecimento do mercado interno de consumo popular e desestimula o investimento, a variável por excelência para um crescimento autônomo e sustentável

Para 'desmamar' oligarquias, Levy funciona melhor fazendo o mesmo que Mantega faria

Imagem
Mídia tradicional insufla reação inicial das bases populares que apoiam Dilma, insinuando que ela faria um governo parecido com o prometido por Aécio na área econômica. Mas esta visão é falsa por  Helena Sthephanowitz Mercado 'se acalma' com anúncio de novo ministro, mas política econômica segue sendo a do governo Dilma É curioso como política às vezes é feita com sinais trocados. Se fosse para adotar "medidas amargas" contra o trabalhador, um nome para o ministério da Fazenda mais ligado ao petismo enfrentaria menos resistência popular para implementá-las. Se for para adotar medidas que contrariem alguns interesses empresariais e do mercado financeiro, como "desmamar" das tetas do Estado setores que recebem incentivos e já não dão oretorno socioeconômico esperado, enquanto preservam-se conquistas sociais, nada melhor do que um ministro da Fazenda com fama e perfil de técnico austero e ortodoxo.

PT: muito além do divã

Imagem
Miúda reflexão a respeito da decadência dos nossos partidos. Serão mesmo partidos? por  Mauricio Dias  - Na Carta Capital Às vésperas de iniciar o 13º ano instalado no Palácio do Planalto, o PT cai numa fossa de aparente fundo existencial Às vésperas de comemorar a posse de Dilma e iniciar o 13º ano instalado no Palácio do Planalto, o Partido dos Trabalhadores, tomado pelos problemas políticos, caiu numa fossa de aparente fundo existencial. Profissionais especializados foram contratados para descobrir as razões pelas quais parte considerável da população foi tomada por um sentimento de ódio ao partido. Talvez não seja uma pergunta cuja resposta dependa só de Freud.