Postagens

Mostrando postagens de novembro 15, 2014

Historiador revela detalhes sobre "irmão alemão" de Chico Buarque

Imagem
Em seu novo livro, o músico e autor brasileiro se refere ao irmão alemão descoberto em 2013. O historiador João Klug, que localizou o parente perdido de Chico, conta em entrevista à DW Brasil como foi a busca em Berlim. João Klug fazia pós-doutorado em Berlim ao ser contratado para a busca O compositor, poeta e romancista brasileiro Chico Buarque acaba de lançar seu novo livro,  O irmão alemão . Ele se inspira no meio-irmão, fruto do relacionamento de seu pai, Sérgio Buarque de Holanda, com uma alemã, durante sua passagem pelo país entre 1929 e 1930, como correspondente de  O Jornal .

Mino Carta: As mãos sujas

Imagem
Que Deus ouça a presidenta Dilma, mas o fenômeno é o de sempre por  Mino Carta Fernando Henrique, um pioneiro A dmitia um parlamentar do Partido Democrata-Cristão da Itália, envolvido na célebre Operação Mãos Limpas: “Os partidos são máquinas de caça-níqueis”. A frase será certamente muito apreciada por todos aqueles que enxergam nos políticos em geral outros tantos ladrões. Nem por isso vale em todas as circunstâncias, embora em parte não destoasse quando foi pronunciada e tampouco destoe no Brasil de hoje.

Uruguai: Próximo ao segundo turno, Vázquez tem dez pontos de vantagem

Imagem
O ex-presidente e candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez, lidera as intenções de voto para o segundo turno no Uruguai, que será realizado no domingo (30), como apontou a pesquisa divulgada na noite desta quinta-feira (20) pelo Grupo Radar. O ex-presidente aparece na sondagem com 52,2% das preferências, enquanto Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, possui 42,3% da preferência do eleitorado. A tendência é reforçada por outros dois levantamentos. EFE Lacalle e Tabaré se enfrentarão nas urnas no domingo (30). Candidato apoiado pelo presidente Pepe Mujica é favorito, como apontam três sondagens divulgadas recentemente no país. Outras duas pesquisas reforçam a tendência de vitória de Vázquez, que é apoiado pelo atual presidente, José Pepe Mujica. A sondagem divulgada pela Equipos Mori aponta que o candidato da Frente Ampla tem 51% das intenções de voto e Lacalle, 38%. Já a empresa Factum indica que o ex-presidente tem 52%, enquanto o candidato do Partido Nacional aparece com 37%

PSDB diz que governo pode pagar empresas. E cortar dos servidores e do Bolsa-Família?

Imagem
 Autor: Fernando Brito O PSDB soltou ontem  nota  protestando contra o fato de o Governo dizer que, sem a aprovação das mudanças na Lei Orçamentária, terá de cortar investimentos. Isso significa, claro, adiar o pagamento para as empreiteiras que fazem as obras  que correspondem a estes investimentos. Diz a nota do partido:

Mais de 17,1 milhões de negros superaram extrema pobreza no país

Imagem
O  Dia Nacional da Consciência Negra , comemorado nesta quinta-feira (20), reforça a importância da articulação de políticas públicas para a superação da extrema pobreza entre a população negra. Desde 2011, quando foi criado o  Plano Brasil Sem Miséria , mais de 17,1 milhões de negros superaram a miséria. As ações do governo federal contribuem para um resgate histórico, que melhora a renda das famílias e dá mais acesso à saúde e à educação. Foto: divulgação/MDS. Estudo desenvolvido pelo  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)  para avaliar a pobreza em uma visão multidimensional, a partir de trabalhos desenvolvidos por técnicos do  Banco Mundial , aponta forte redução entre a população de negros e indígenas, passando de 12,6% em 2002 para 1,7% em 2013.  “A vida dessas famílias, que por muito tempo foram excluídas da sociedade pela raça, pela baixa renda e pela falta de oportunidades, está se transformando para melhor” , observa a ministra Tereza Campell

A sinceridade de Ricardo Semler versus a hipocrisia de FHC

Imagem
por :   Paulo Nogueira Semler Um artigo do empresário tucano Ricardo Semler publicado hoje na Folha repercute intensamente nas redes sociais. Semler recrimina a “santa hipocrisia” com que tantos comentam o caso Petrobras. Para ele, o que ocorrendo agora é motivo de celebração – nomear e punir empresas e executivos que há décadas corrompem, impunemente, a política nacional.

A comédia sino-americana de erros

Imagem
Entreouvido no frege da Maria Boa na Vila Vudu: “Artigo útil, só, para ver sionistas norte-americanos alinhando-se com a China”   :-D)) . 10/11/2014,  [*] Spengler ,  Asia Times Online “ The Sino-American comedy of errors ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Dos “Comentários” [aqui traduzidos]: John Rintala   –   Top Commenter ( Harvard   University ) “Os que comentam que Spengler representa a linha pró-Israel, e surpreendem-se agora ao vê-lo falar dos chineses com [alguma] simpatia, têm de compreender que   a China soube, muito cuidadosamente, neutralizar o   lobby   EUA-Israel, garantindo negócios lucrativos para os empresários israelenses; assim, preservou boas relações com Israel .   A China vai construir uma ferrovia de Eilat, no Mar Vermelho, até Ashdod, no Mediterrâneo.” Michael Ngan   –   Top Commenter   ( University  of  Victoria ) Muito obrigado, John Rintala, pelo esclarecimento. É a explicação mais plausível para a súbita conversão do “Spen

(a) ISIS/EI promove seu multinacionalismo sangrento e (b) Obama se rende: Assad comandará a transição na Síria

Imagem
17/11/2014,  [*]  Moon of Alabama “ IS Promotes Its Bloody Multinationality - Obama Says Assad Stays ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO (a) ISIS/EI promove seu multinacionalismo sangrento Estado Islâmico (ISIS/EI) atual, em preto Com bem planejada campanha de mídia, em três atos, o Estado Islâmico (EI) anunciou que se está convertendo em entidade multinacional presente em muitos países. E o presidente dos EUA afinal aceitou que o presidente da Síria deve, pelo menos durante a tal “transição”, permanecer onde está [ e de onde, por falar nisso, ninguém conseguiu tirá-lo, por mais que tantos tenham tentado  (NTs)].

Europa está à beira de uma grave crise política, econômica e financeira

Imagem
Para Thomas Piketty, autor de 'O Capital no Século XXI' a Europa está à beira do abismo de uma grave crise política, econômica e financeira. Daniel Fuentes Castro, EL DIARIO.es O economista autor do influente livro "O capital no século XXI" reflete sobre o auge da extrema direita em seu país. "França e Alemanha demonstraram ser egoisticamente míopes em relação à Espanha e à Itália ao renunciar a compartilhar seus tipos de interesse". "É preciso se acostumar a viver com um crescimento fraco". "A ideia segundo a qual é preciso insistir em secar os orçamentos com base em mais austeridade para curar o doente me parece completamente insensata". Thomas Piketty (Clichy, Francç, 1971), economista da Paris School of Economics, é especialista no estudo das desigualdades econômicas por uma perspectiva comparada. É autor de "O capital no século XXI", obra que vendeu mais de um milhão de exemplares em todo o mundo e que ao ter sid

Dilma escolhe Armando Monteiro para ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio

Imagem
Por:  Helena No blog Os Amigos do Presidente Lula O senador Armando Monteiro (PTB-PE) que  se reuniu nesta sexta-feira (21) com a presidente Dilma e o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, no Palácio da Alvorada em Brasília, é o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio O nome de Monteiro  foi escolhido para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por ser ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Polícia Federal chega no 'Doutor Freitas' e Aécio Neves desaparece

Imagem
Após depoimentos de executivos que fizeram acordos de delação premiada afirmando que existia um 'clube' de empreiteiras que fraudava licitações e pagava propinas, misteriosamente o tucano sumiu da imprensa De 11 sessões no Senado, Aécio só apareceu em cinco. Precisa aparecer para explicar o que sempre chamou de 'corrupção' por  Helena Sthephanowitz Nas últimas entrevistas, o senador Aécio Neves (PSDB), apareceu histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na Operação Lava Jato para atacar o governo Dilma e afastar os holofotes dos tucanos. Parece que vai  ser difícil agora.

Breno Altman: Até quando irá leniência do ministro da Justiça?

Imagem
A PF se reporta a José Eduardo Cardozo, a quem cabe garantir que os rombos na Petrobras sejam investigados dentro dos marcos legais. Breno Altman A equipe da Polícia Federal encarregada da Operação Lava Jato voltou a abusar de suas prerrogativas. Dessa vez ultrajou a honra de um homem inocente. Deixou vazar para a imprensa o nome de José Carlos Cosenza, atual diretor de Abastecimento da Petrobrás, como suposto beneficiário do esquema de corrupção sob investigação. Não havia qualquer prova material ou testemunhal que embasasse a denúncia. Nada justificava a informação caluniosa, salvo a avidez de amplificar os ataques contra a companhia petroleira e seus dirigentes. A imagem de Cosenza, em poucas horas, foi jogada na lata de lixo. Diversos meios de comunicação não tardaram a estampar manchetes sobre sua inevitável demissão. Multiplicaram-se murmúrios de que sairia de seu gabinete diretamente para a prisão. Mas era tudo mentira.

Como o ódio de Noblat por Toffoli virou amor

Imagem
Posted by  eduguim  on 21/11/14 • Categorized as  Reportagem A entrega da análise das contas de campanha da presidente Dilma Rousseff para o ministro do STF e do TSE Gilmar Mendes acaba de ganhar um novo – e interessante – capítulo. O blogueiro Ricardo Noblat entregou a estratégia da Globo para legitimar o golpe que se desenha contra a presidente no Tribunal encarregado de arbitrar processos eleitorais no Brasil Antes de comentá-lo, porém, façamos uma revisão dos fatos que desencadearam esse estarrecedor episódio no TSE, que pode terminar em golpe “branco”.

A CHANCE PERDIDA DE GILMAR NO PETROLÃO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Ao julgar decisão do TCU sobre regras de licitação na Petrobras, ministro perdeu oportunidade de dificultar atividade de executivos e empreiteiros acusados de manipular bilhões da empresa

Como ser tucano sem ser hipócrita: um texto para a história

Imagem
Autor: Fernando Brito O empresário Ricardo Semler, que ficou nacionalmente conhecido com seu  best-seller  “Virando a própria mesa – uma história de sucesso empresarial Made in Brazil”, escreve hoje, na Folha, o melhor texto que já li sobre o escândalo da Operação Lava-Jato. Semler esclarece logo que não é petista, mas tucano, filiado ao partido por nada mais que gente como Montoro, Covas, Serra e FHC. E que votou contra Dilma. Tem suas convicções neoliberais, certamente, mas não é um cínico.

O Senado procura Aécio Neves, o homem que propôs uma oposição “incansável”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele Um espectro não ronda a política brasileira: o espectro do comparecimento de Aécio Neves ao trabalho. O senador mineiro prometeu, terminada a eleição, fazer uma “oposição incansável, inquebrantável e intransigente” ao governo. Da tribuna, fez um discurso empolgado, com apartes ridículos de sicofantas como o colega Magno Malta. “Ainda que por uma pequena margem, o desejo da maioria dos brasileiros foi que nos mantivéssemos na oposição, e é isso que faremos. Vamos fiscalizar, cobrar, denunciar”, disse. “Nosso projeto para o Brasil continua mais vivo do que nunca”. Falou por 30 minutos para um plenário e galerias lotados.

Racismo no Brasil? Faça o teste do pescoço

Imagem
Por  Francisco Antero  e  Luh Souza TESTE DO PESCOÇO Existe racismo no Brasil?  Faça o Teste do Pescoço e descubra. 1. Andando pelas ruas, meta o pescoço dentro das joalherias e conte quantos negros (as) são balconistas. 2. Vá em quaisquer escolas particulares, sobretudo as mais caras, como Objetivo ou Dante Alighieri, espiche o pescoço para dentro das salas e conte quantos alunos negros  há. Aproveite e conte quantos professores são negros e quantos negros estão varrendo o chão.

Celso Furtado fala ao Brasil de hoje em seu último texto

Imagem
Celso Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 aos 84 anos. Uma semana antes, publicou um artigo em que trata de escolhas cruciais para o país. Celso Furtado Há 10 anos morria Celso Furtado, paraibano de Pombal, decano dos economistas brasileiros, referência de retidão e espírito público na luta por um desenvolvimento que sirva à construção de uma sociedade virtuosa e não ao enriquecimento predatório das suas elites. Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 aos 84 anos de idade. Uma semana antes, publicou um artigo no Jornal do Brasil em que trata de escolhas cruciais  na pavimentação desse objetivo; uma década depois, suas palavras falam à atualidade no debate político brasileiro.    PARA ONDE CAMINHAMOS? - CELSO FURTADO (*) 

Senadores Alencar, Serra, Anastasia, Caiado e Katia Abreu na lista dos que receberam doações de empresas da Lava Jato

Imagem
Atentem ao tratamento dispensado para o PSDB e DEM. Na capa do UOL (imagem, no topo), em letras pequenas, eles aparecem junto com PMDB, PP e PT. Depois, na parte interna, que é a que permanece para o leitor, PSDB e DEM somem; viram apenas oposição. E assim segue Folha/UOL seguem blindando  tucanos e demos

Desonestidade é com a Folha, mesmo…

Imagem
Autor: Fernando Brito O UOL, empresa do grupo Folha, dá a manchete: Doações de investigadas na Lava Jato priorizam DEM, PMDB, PP, PSDB e PT Mas na Folha, o título sofre uma metamorfose e fica assim: Doações de investigadas na Lava Jato priorizam PP, PMDB, PT e oposição Coisa de bandido, como se vê.

Alckmin tenta marola com falta d'água

Imagem
A falta d'água em São Paulo é o retrato mais árido, literalmente, da indigência política do estado governado pelos tucanos há duas décadas. Antonio Lassance Brasília  - Nesta quinta-feira (20), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal promove uma tentativa de mediação do conflito interfederativo entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo sobre a crise hídrica - popularmente conhecida como falta d'água mesmo.

Governador de Rondônia é levado à Polícia Federal para prestar depoimento

Imagem
Governador de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) Da Agência Brasil -  Agência Brasil A Polícia Federal (PF) iniciou hoje (20) a Operação Plateias, que objetiva desarticular uma organização criminosa formada por lobistas e agentes públicos, acusados de desvio de dinheiro público e direcionamento de licitações no estado de Rondônia. O governador Confúcio Moura foi levado à sede da PF, em Porto Velho, para prestar depoimento.

Globo e advogado de Youssef combinam narrativa

Imagem
Por Miguel do Rosário Dias atrás, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  confirmou que  houve golpe eleitoral contra Dilma Rousseff, perpetrado através do advogado de Alberto Youssef, o doutor Antonio Figueiredo Basto. Janot lembrou que Basto era ligado intimamente aos tucanos. Como era o golpe?

Na loteria dos nomes de ministro, a imprensa não viu a definição da economia

Imagem
Autor: Fernando Brito O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, já foi nomeado e demitido hoje da Fazenda pelos jornais. Henrique Meirelles já foi “indicado” por Lula, “recusado” por Dilma e, na última que li, nomeado para a presidência do Banco Central. Nélson Barbosa também ia ser, mas deixou de ser e será, se não derem certo outros convites. Alexandre Tombini ia ser Ministro, porque Dilma o levou à Austrália e Joaquim Levy, o último a entrar no páreo, pode ser, quem sabe?

Alguma coisa está muito errada na procura pelo ministro da Fazenda

Imagem
por :   Paulo Nogueira Trabuco, do Bradesco Alguma coisa está muito errada num país quando é ‘preciso’ indicar alguém do mercado financeiro para o Ministério da Fazenda. Foi o que disse, num artigo para a Folha, com sabedoria ferina, o ex-ministro Delfim Netto. Agora: e quando o candidato preferencial do governo ao cargo é presidente de um banco que, poucos dias atrás, estava no centro de uma acusação fundamentada de evasão fiscal via paraíso fiscal? Sei que o PT adotou o pragmatismo como razão de vida, mas há momentos em que nem o pragmatismo explica o inexplicável.

Saul Leblon : O que Trabuco pensa sobre o Brasil?

Imagem
O que Luiz Carlos Trabuco disse em Genebra destoa da água para o vinho dos clamores emitidos pela república rentista, aferrada a circularidade do lucro. Saul Leblon (*) Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos brasileiros - cogitado como futuro ministro da Fazenda do segundo governo Dilma - viajasse 8.940 kms para fora do país, um estirão aéreo de  11 hs  até Genebra, na Suíça, para encontrar um jornalista, o competente Assis Moreira, correspondente do Valor Econômico, disposto a ouvir e reportar  uma visão  da economia  ausente na pauta  do Brasil aos cacos,  que predomina nas páginas  do seu próprio jornal.

Dilma: “A educação é hoje a prioridade número 1 do nosso modelo de crescimento com inclusão social”

Imagem
“A educação é o duplo caminho para a manutenção da redução da desigualdade e para a entrada no mundo do conhecimento, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação”, afirmou a presidenta. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Durante abertura da  Conferência Nacional da Educação (Conae2014) , nesta quinta-feira (20), a presidenta  Dilma Rousseff  avaliou que os resultados da conferência podem servir de base para a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE), além de debater a construção da base nacional comum curricular  prevista no Plano e na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional .

William Polk: Colhidos sempre na armadilha dos seus repetidos erros (Os EUA não aprendem com a história)

Imagem
[*]  Conflicts Forum , Comentário Semanal 14/11/2014 (publicado dia 18/11/2014) Caught Endlessly in your patterns of repeat mistakes (No, do not learn from history) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                  POSTADO POR  CASTOR FILHO Kennedy e assessores na crise dos mísseis de Cuba William Polk , veterano comentarista da política exterior dos EUA, que foi um dos três membros da Equipe de Gerenciamento de Crise, durante o impasse entre o presidente Kennedy dos EUA e Khrushchev, da Rússia, na chamada Crise dos Mísseis em Cuba, alerta agora que os EUA estamos andando diretamente no rumo de outro daqueles momentos de extremo perigo (pode-se dizer apocalípticos), em que as tensões crescem descontroladamente –   na direção de guerra real .

Putin: "revoluções coloridas" são uma lição para a Rússia

Imagem
As "revoluções coloridas" acontecidas em vários países são uma lição e uma advertência para a Federação Russa, cujas autoridades vão fazer tudo o possível para evitar algo parecido, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Vladímir Pútin, presidente da Federação Russa "No mundo de hoje, o extremismo é usado como uma ferramenta da geopolítica e para uma nova partilha de esferas de influência. Vemos quão trágicas são as consequências de uma série de chamadas revoluções coloridas, quão enormes são as comoções sofridas pelos povos dos países que passaram por experiências irresponsáveis realizadas por meio de interferências encobertas e, às vezes, grosseiras, ou como dizem, arrombando as portas com pé de cabra, em suas vidas. Para nós é uma lição e uma advertência, e vamos fazer tudo para garantir que isso nunca aconteça na Rússia", especificou Putin, falando esta quinta-feira (20) numa reunião do Conselho de Segurança da Rússia. O chefe de Estado russo obse

Governo cria grupo de trabalho para mapear crimes de ódio na internet

Imagem
Paula Laboissière -  Agência Brasil Monitorar e mapear crimes contra os direitos humanos em redes sociais será a tarefa do grupo de trabalho lançado hoje (20) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo, segundo a pasta, é receber e analisar denúncias sobre páginas da internet que promovem o ódio e fazem apologia à violência e à discriminação.

Financiamento de empresas a campanhas pode constranger até o TCU

Imagem
Ministros do tribunal de contas que já tiveram campanhas eleitorais custeadas por empresas encrencadas no próprio tribunal enfrentam situações conflitantes com os fundamentos republicanos Em 2004, quando era deputado, Nardes, presidente do TCU, respondeu à AP 363 no STF. Motivo: financiamento de campanha por  Helena Sthephanowitz O Tribunal de Contas da União (TCU), apesar do nome, não faz parte do Poder Judiciário, e sim do Legislativo. De seus nove ministros conselheiros, seis são indicados pelo Congresso Nacional em votação no plenário e sempre são escolhidos parlamentares ou ex-parlamentares, em processo de hábil articulação política para arregimentar votos da maioria dos colegas ou ex-colegas.

Nassif: O cavalo de Toffoli do terceiro turno

Imagem
Luis Nassif Nas próximas semanas, o jogo político-jurídico será mais importante que os cenários econômicos, para se avaliar 2015. Nos últimos dois dias, Dilma Rousseff colocou em marcha duas estratégias tardias para amenizar a fogueira criada pela Operação Lava Jato.   Uma delas é a criação de uma diretoria de compliance para a Petrobras, incumbida de aplicar as regras de mercado em todas as instâncias da companhia.   Outra, foi a reativação da Câmara de Gestão, criada no início do governo Dilma para reunir empresários que a assessorassem na modernização da gestão pública - e  abandonada posteriormente.