Postagens

Mostrando postagens de novembro 14, 2014

O Senado procura Aécio Neves, o homem que propôs uma oposição “incansável”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele Um espectro não ronda a política brasileira: o espectro do comparecimento de Aécio Neves ao trabalho. O senador mineiro prometeu, terminada a eleição, fazer uma “oposição incansável, inquebrantável e intransigente” ao governo. Da tribuna, fez um discurso empolgado, com apartes ridículos de sicofantas como o colega Magno Malta. “Ainda que por uma pequena margem, o desejo da maioria dos brasileiros foi que nos mantivéssemos na oposição, e é isso que faremos. Vamos fiscalizar, cobrar, denunciar”, disse. “Nosso projeto para o Brasil continua mais vivo do que nunca”. Falou por 30 minutos para um plenário e galerias lotados.

Racismo no Brasil? Faça o teste do pescoço

Imagem
Por  Francisco Antero  e  Luh Souza TESTE DO PESCOÇO Existe racismo no Brasil?  Faça o Teste do Pescoço e descubra. 1. Andando pelas ruas, meta o pescoço dentro das joalherias e conte quantos negros (as) são balconistas. 2. Vá em quaisquer escolas particulares, sobretudo as mais caras, como Objetivo ou Dante Alighieri, espiche o pescoço para dentro das salas e conte quantos alunos negros  há. Aproveite e conte quantos professores são negros e quantos negros estão varrendo o chão.

Celso Furtado fala ao Brasil de hoje em seu último texto

Imagem
Celso Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 aos 84 anos. Uma semana antes, publicou um artigo em que trata de escolhas cruciais para o país. Celso Furtado Há 10 anos morria Celso Furtado, paraibano de Pombal, decano dos economistas brasileiros, referência de retidão e espírito público na luta por um desenvolvimento que sirva à construção de uma sociedade virtuosa e não ao enriquecimento predatório das suas elites. Furtado faleceu em 20 de novembro de 2004 aos 84 anos de idade. Uma semana antes, publicou um artigo no Jornal do Brasil em que trata de escolhas cruciais  na pavimentação desse objetivo; uma década depois, suas palavras falam à atualidade no debate político brasileiro.    PARA ONDE CAMINHAMOS? - CELSO FURTADO (*) 

Senadores Alencar, Serra, Anastasia, Caiado e Katia Abreu na lista dos que receberam doações de empresas da Lava Jato

Imagem
Atentem ao tratamento dispensado para o PSDB e DEM. Na capa do UOL (imagem, no topo), em letras pequenas, eles aparecem junto com PMDB, PP e PT. Depois, na parte interna, que é a que permanece para o leitor, PSDB e DEM somem; viram apenas oposição. E assim segue Folha/UOL seguem blindando  tucanos e demos

Desonestidade é com a Folha, mesmo…

Imagem
Autor: Fernando Brito O UOL, empresa do grupo Folha, dá a manchete: Doações de investigadas na Lava Jato priorizam DEM, PMDB, PP, PSDB e PT Mas na Folha, o título sofre uma metamorfose e fica assim: Doações de investigadas na Lava Jato priorizam PP, PMDB, PT e oposição Coisa de bandido, como se vê.

Alckmin tenta marola com falta d'água

Imagem
A falta d'água em São Paulo é o retrato mais árido, literalmente, da indigência política do estado governado pelos tucanos há duas décadas. Antonio Lassance Brasília  - Nesta quinta-feira (20), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal promove uma tentativa de mediação do conflito interfederativo entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo sobre a crise hídrica - popularmente conhecida como falta d'água mesmo.

Governador de Rondônia é levado à Polícia Federal para prestar depoimento

Imagem
Governador de Rondônia Confúcio Moura (PMDB) Da Agência Brasil -  Agência Brasil A Polícia Federal (PF) iniciou hoje (20) a Operação Plateias, que objetiva desarticular uma organização criminosa formada por lobistas e agentes públicos, acusados de desvio de dinheiro público e direcionamento de licitações no estado de Rondônia. O governador Confúcio Moura foi levado à sede da PF, em Porto Velho, para prestar depoimento.

Globo e advogado de Youssef combinam narrativa

Imagem
Por Miguel do Rosário Dias atrás, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot,  confirmou que  houve golpe eleitoral contra Dilma Rousseff, perpetrado através do advogado de Alberto Youssef, o doutor Antonio Figueiredo Basto. Janot lembrou que Basto era ligado intimamente aos tucanos. Como era o golpe?

Na loteria dos nomes de ministro, a imprensa não viu a definição da economia

Imagem
Autor: Fernando Brito O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, já foi nomeado e demitido hoje da Fazenda pelos jornais. Henrique Meirelles já foi “indicado” por Lula, “recusado” por Dilma e, na última que li, nomeado para a presidência do Banco Central. Nélson Barbosa também ia ser, mas deixou de ser e será, se não derem certo outros convites. Alexandre Tombini ia ser Ministro, porque Dilma o levou à Austrália e Joaquim Levy, o último a entrar no páreo, pode ser, quem sabe?

Alguma coisa está muito errada na procura pelo ministro da Fazenda

Imagem
por :   Paulo Nogueira Trabuco, do Bradesco Alguma coisa está muito errada num país quando é ‘preciso’ indicar alguém do mercado financeiro para o Ministério da Fazenda. Foi o que disse, num artigo para a Folha, com sabedoria ferina, o ex-ministro Delfim Netto. Agora: e quando o candidato preferencial do governo ao cargo é presidente de um banco que, poucos dias atrás, estava no centro de uma acusação fundamentada de evasão fiscal via paraíso fiscal? Sei que o PT adotou o pragmatismo como razão de vida, mas há momentos em que nem o pragmatismo explica o inexplicável.

Saul Leblon : O que Trabuco pensa sobre o Brasil?

Imagem
O que Luiz Carlos Trabuco disse em Genebra destoa da água para o vinho dos clamores emitidos pela república rentista, aferrada a circularidade do lucro. Saul Leblon (*) Foi preciso que o presidente de um dos maiores bancos brasileiros - cogitado como futuro ministro da Fazenda do segundo governo Dilma - viajasse 8.940 kms para fora do país, um estirão aéreo de  11 hs  até Genebra, na Suíça, para encontrar um jornalista, o competente Assis Moreira, correspondente do Valor Econômico, disposto a ouvir e reportar  uma visão  da economia  ausente na pauta  do Brasil aos cacos,  que predomina nas páginas  do seu próprio jornal.

Dilma: “A educação é hoje a prioridade número 1 do nosso modelo de crescimento com inclusão social”

Imagem
“A educação é o duplo caminho para a manutenção da redução da desigualdade e para a entrada no mundo do conhecimento, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação”, afirmou a presidenta. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Durante abertura da  Conferência Nacional da Educação (Conae2014) , nesta quinta-feira (20), a presidenta  Dilma Rousseff  avaliou que os resultados da conferência podem servir de base para a regulamentação do Plano Nacional de Educação (PNE), além de debater a construção da base nacional comum curricular  prevista no Plano e na Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional .

William Polk: Colhidos sempre na armadilha dos seus repetidos erros (Os EUA não aprendem com a história)

Imagem
[*]  Conflicts Forum , Comentário Semanal 14/11/2014 (publicado dia 18/11/2014) Caught Endlessly in your patterns of repeat mistakes (No, do not learn from history) Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                  POSTADO POR  CASTOR FILHO Kennedy e assessores na crise dos mísseis de Cuba William Polk , veterano comentarista da política exterior dos EUA, que foi um dos três membros da Equipe de Gerenciamento de Crise, durante o impasse entre o presidente Kennedy dos EUA e Khrushchev, da Rússia, na chamada Crise dos Mísseis em Cuba, alerta agora que os EUA estamos andando diretamente no rumo de outro daqueles momentos de extremo perigo (pode-se dizer apocalípticos), em que as tensões crescem descontroladamente –   na direção de guerra real .

Putin: "revoluções coloridas" são uma lição para a Rússia

Imagem
As "revoluções coloridas" acontecidas em vários países são uma lição e uma advertência para a Federação Russa, cujas autoridades vão fazer tudo o possível para evitar algo parecido, disse o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Vladímir Pútin, presidente da Federação Russa "No mundo de hoje, o extremismo é usado como uma ferramenta da geopolítica e para uma nova partilha de esferas de influência. Vemos quão trágicas são as consequências de uma série de chamadas revoluções coloridas, quão enormes são as comoções sofridas pelos povos dos países que passaram por experiências irresponsáveis realizadas por meio de interferências encobertas e, às vezes, grosseiras, ou como dizem, arrombando as portas com pé de cabra, em suas vidas. Para nós é uma lição e uma advertência, e vamos fazer tudo para garantir que isso nunca aconteça na Rússia", especificou Putin, falando esta quinta-feira (20) numa reunião do Conselho de Segurança da Rússia. O chefe de Estado russo obse

Governo cria grupo de trabalho para mapear crimes de ódio na internet

Imagem
Paula Laboissière -  Agência Brasil Monitorar e mapear crimes contra os direitos humanos em redes sociais será a tarefa do grupo de trabalho lançado hoje (20) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. O objetivo, segundo a pasta, é receber e analisar denúncias sobre páginas da internet que promovem o ódio e fazem apologia à violência e à discriminação.

Financiamento de empresas a campanhas pode constranger até o TCU

Imagem
Ministros do tribunal de contas que já tiveram campanhas eleitorais custeadas por empresas encrencadas no próprio tribunal enfrentam situações conflitantes com os fundamentos republicanos Em 2004, quando era deputado, Nardes, presidente do TCU, respondeu à AP 363 no STF. Motivo: financiamento de campanha por  Helena Sthephanowitz O Tribunal de Contas da União (TCU), apesar do nome, não faz parte do Poder Judiciário, e sim do Legislativo. De seus nove ministros conselheiros, seis são indicados pelo Congresso Nacional em votação no plenário e sempre são escolhidos parlamentares ou ex-parlamentares, em processo de hábil articulação política para arregimentar votos da maioria dos colegas ou ex-colegas.

Nassif: O cavalo de Toffoli do terceiro turno

Imagem
Luis Nassif Nas próximas semanas, o jogo político-jurídico será mais importante que os cenários econômicos, para se avaliar 2015. Nos últimos dois dias, Dilma Rousseff colocou em marcha duas estratégias tardias para amenizar a fogueira criada pela Operação Lava Jato.   Uma delas é a criação de uma diretoria de compliance para a Petrobras, incumbida de aplicar as regras de mercado em todas as instâncias da companhia.   Outra, foi a reativação da Câmara de Gestão, criada no início do governo Dilma para reunir empresários que a assessorassem na modernização da gestão pública - e  abandonada posteriormente.

O Conversa Afiada apoia a preferência por Trabuco

Imagem
Trabuco é Sociólogo. Não foi por isso que subiu na vida Lázaro Brandão (E), o chefe, e Trabuco, inauguram agência na favela de Heliópolis, SP De Claudia Safatle, no  PiG cheiroso: O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi convidado pela presidente Dilma Rousseff para ser o ministro da Fazenda do segundo mandato, em substituição a Guido Mantega. Na terça feira Dilma teve um encontro, em Brasília, com Lázaro Brandão, presidente do Conselho de Administração do segundo maior banco privado do país, que é quem tem o poder de afastar obstáculos à continuidade da carreira de Trabuco no banco caso ele aceite o convite e decida, depois, retomar o seu posto. Alexandre Tombini também foi convidado a permanecer na presidência do Banco Central, no segundo mandato de Dilma Rousseff, com uma clara missão: levar a inflação para a meta de 4,5% até 2016.

A operação Lava Jato e os suspeitos não usuais

Imagem
Como farão a grande mídia e a oposição para lidar com a enxurrada de suspeitos não usuais que pode surgir das investigações da Operação Lava Jato? Fabio de Sá e Silva (*) Ao longo do processo eleitoral, grande imprensa e oposição encontraram na Operação Lava Jato o que parecia ser um instrumento perfeito para a crítica ao governo e à então candidata à reeleição, Dilma Rousseff. Na ocasião, o script da operação batia com o que ambas, ao longo dos últimos anos, buscaram vender para a população como a ontologia da corrupção. “Políticos” da base aliada haviam se apropriado de setores do Estado, utilizando-se desta condição para auferir recursos para os seus partidos. Varram-se do mapa, pois, tais “políticos”, e a corrupção estará liquidada.

Nova decisão judicial acirra debate sobre aplicabilidade da delação premiada

Imagem
‘Quem não colaborou, teve prisão preventiva decretada’, acusou advogado Alberto Toron, ao reclamar da decisão do juiz Sérgio Moro de liberar seis dos executivos presos e manter detidos outros seis por  Hylda Cavalcanti, da RBA Brasília – A decisão do juiz federal Sérgio Fernando Moro, na noite de ontem (18), de decretar a soltura de seis dos executivos presos na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal – que investiga casos de corrupção na Petrobras – e de transformar a prisão provisória em prisão preventiva de outros seis, provocou, mais uma vez, um questionamento sobre o uso do instrumento da delação premiada no Brasil. Vista com bons olhos para ajudar a apurar os casos de corrupção, a delação tem tido sua aplicabilidade contestada entre advogados e juristas, pela forma como estão sendo realizados os procedimentos no caso da Lava Jato.

OS CÃES DE ALFENAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - A Câmara Municipal de Alfenas, em Minas Gerais, aprovou lei que prevê o desconto de impostos municipais, como o IPTU, para pessoas que se dispuserem a adotar cães. E por que não fazer o mesmo - de preferência - com quem adotar uma criança ou idoso em situação de abandono ?  Muitos dirão que a culpa da miséria, no Brasil, é dos pobres, que fazem filhos demais. 

Protógenes afirma que o sistema favorece a impunidade no Brasil

Em entrevista aos jornalistas Domingos Fraga e Raphael Hakime, da Record, o deputado Protógenes Queiroz apontou as dificuldades para se punir no País e falou sobre as ações da Polícia Federal.   0 comentários

Paulo Francis não morreu: um fantasma nas redações

Imagem
Em 1997, no governo FHC, Paulo Francis afirmou, em comentário no programa Manhattan Connection, que havia um esquema de roubalheira na Petrobras. Luciano Martins Costa (*)   Publicado originalmente no  Observatório da Imprensa .   Os jornais do final de semana registram o que pode vir a ser o ponto de inflexão das relações viciadas entre a política e os interesses privados no Brasil. A prisão de 24 altos executivos, entre os quais quatro presidentes de grandes empresas e um diretor da Petrobras, coloca nas mãos da Justiça o material necessário para aprofundar as investigações sobre a corrupção e passar a limpo o sistema de financiamento de campanhas eleitorais.

As estratégias de Nelson Barbosa para a economia

Imagem
Luis Nassif Em palestra no 10 o  Encontro CEO Insights, em Campinas, o economista Nelson Barbosa – cotado para o Ministério da Fazenda ou do Planejamento – expôs seu pensamento a respeito das estratégias econômicas para superar a crise. Barbosa acredita em uma rápida reversão da economia, a partir de ajustes gradativos que devolvem a previsibilidade ao cenário econômico de médio prazo.

Dia da Consciência Negra é feriado em mais de mil cidades

Imagem
O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira (20), data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Confira as cidades que comemoram o feriado. Ciro Amado Estátua Zumbi dos Palmares - Pelourinho A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. A lista completa de 1.044 cidades brasileiras onde dia 20 de novembro é feriado oficial, com a respectiva lei que regulamenta a data, pode ser conferida em levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2014: Acre: no Acre, o 20 de novembro não é feriado oficial em nenhum município. Alagoas: de acordo

Acusação a diretor da Petrobras foi “erro”, diz delegado que chamou Lula de “anta”

Imagem
Autor: Fernando Brito José Carlos Cosenza,  atual diretor de Abastecimento da Petrobras, colocado por Graça Foster no lugar do larápio Paulo Roberto Costa foi acusado  de fazer negócios com Alberto Youssef e as empretieiras por “um erro material”. admitiu hoje a Polícia Federal,  através de nota assinada pelo delegado Márcio Adriano Anselmo . Anselmo é aquele que, no Facebook,  chamava de “anta” o ex-presidente Lula .

Diretor da Petrobrás acusado injustamente serve de lição a linchadores

Imagem
Posted by  eduguim  on 19/11/14 • Categorized as  Opinião do blog A sanha acusatória e condenatória que embriagou há dita “grande imprensa” acaba de ser posta a nu pela revelação de que o atual diretor de Abastecimento da Petrobrás, José Carlos Cosenza, foi acusado injustamente de receber propina de empreiteiras. Na segunda-feira,  Folha de São Paulo ,  Estadão , o aparato acusatório da  Editora Abril , o  Jornal Nacional  e todo o resto da grande mídia se esbaldaram com a notícia de que Cosenza estaria envolvido no escândalo porque, até aqui, todos os funcionários da Petrobrás que foram acusados trabalharam na empresa antes da gestão da presidente Graça Foster.

Recife, cidade roubada: Nem tudo o que é “novo” é novo, ou bom

Imagem
Sugerido pela Bia Bru, no Facebook No Viomundo

No “trote” violento da Medicina, lições de Freud e Foucault

Imagem
Humilhações na calourada expõem formação que vê o outro como objeto de gozo. E papel do Médico associa-se ao controle e esvaziamento da vida POR  CHRISTIANA OLIVEIRA Após uma onda de ódio e preconceito, ligado às eleições, nos deparamos com denúncias aterrorizantes, que seguem a linha da intolerância e demarcam o que sempre existiu – e que foi mantido no silêncio por anos, como algo inexistente. Na última terça-feira, 11/11, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma audiência sobre as denúncias feitas contra os universitários da Faculdade de Medicina da USP. Rompido o lacre da impunidade, tornaram-se públicos segredos sórdidos: assédios, estupros, preconceito e humilhação são as marcas principais. A universidade, que sempre soube das acusações, não se deu o trabalho de investigá-las, justificando a importância de “não manchar a imagem da instituição”¹.

Senado dos EUA bloqueia reforma do programa de espionagem da NSA

Imagem
Maioria republicana na câmara alta do Legislativo americano impediu análise de projeto de lei destinado a limitar poderes da agência de americana e acabar com coleta de dados telefônicos de cidadãos do país. Líder republicano Mitch McConnell luta pela manutenção das leis antiterrorismo O Senado dos EUA bloqueou nesta terça-feira (19/11) a análise de um projeto de lei destinado a limitar os poderes da Agência de Segurança Nacional (NSA). A rejeição é um duro golpe para a reforma do programa de vigilância americano, apoiada pela Casa Branca. O assim chamado Freedom Act representa um importante esforço para reformar a NSA, após as revelações do ex-colaborador do serviço de espionagem americano, Edward Snowden, em 2013, sobre a monitoração das comunicações de milhões de americanos.

Deutsche Bank diz que Petrobras é petroleira que mais vai crescer no mundo e recomenda compra de seus papeis

Imagem
No DCM Um relatório do Deutsche Bank agitou o mercado nesta quarta-feira (19) impulsionando as ações da Petrobras. O relatório, escrito pelo analista Alexander Burgansky, do Deutsche Bank, não considera a possibilidade de efeitos das investigações nos resultados financeiros da empresa. A recomendação do banco está calcada em uma perspectiva de forte produção. “Embora acreditemos que a meta de produção para 2020 de 4,2 milhões de barris de óleo por dia não será atingida, ainda estimamos uma taxa de crescimento anual de 10% na produção total de hidrocarboneto, o que tornará a Petrobras a produtora mundial de petróleo que mais cresce em todo o mundo”, disse o relatório. Além da recomendação, o banco projeta um preço-alvo para o papel de R$ 18,50, o que representa um potencial de valorização de 48,59% em relação ao fechamento da última terça-feira (18) das ações preferenciais. Saiba Mais:  infomoney

Camargo Corrêa, ditadura, Petrobras e outros partidos

Imagem
Governos da ditadura, do PMDB e PSDB têm muitas obras com a Camargo Corrêa, que possui uma histórica tradição de se envolver em polêmicas de corrupção. Caco Schmitt (*) Na Carta Maior Se a gente prestar bem atenção ao noticiário da grande imprensa sobre o "escândalo" da Petrobras, a Sétima etapa da Operação Lava Jato, parece que o Grupo Camargo Corrêa é novato em matéria de corrupção. Ele e todas empreiteiras envolvidas. E parece também que na Petrobras está o único caso de denúncia de corrupção envolvendo serviço público, na história do Brasil. Então, vamos recuar no tempo pra refrescar a memória.

Pepe Escobar: Os EUA estão jogando roleta russa?

Imagem
Vivemos tempos sombrios. Estive trocando e-mails sérios com algumas das minhas fontes profundas – o pessoal que realmente sabe, mas não tem de exibir sabedorias. Estão todos profundamente preocupados. Aí vai o que me escreveu um deles, nova-iorquino. É análise semelhante à que já fizeram, publicamente, dentre outros, os professores Stephen Cohen, Noam Chomsky e Paul Craig Roberts. Escreverei em breve sobre isso. Por Pepe Escobar* Reprodução Base militar dos Estados Unidos no Cazaquistão O ataque de propaganda contra Putin, que o “declarou” igual a Hitler, é ataque de tal violência, tão grave, que é preciso considerar que, doravante, os russos já não acreditem em nada, absolutamente nada, que os EUA lhes digam ou prometam. Não consigo acreditar que nós mesmos nos tenhamos posto em tal situação, só para proteger ladrões ucranianos, dos quais Putin saberia livrar-se e livrar a Ucrânia, pode-se dizer, sem dificuldade; e, na sequência, cometemos a estupidez arrogante de pôr, na pres

Entrevista do Presidente Vladimir Putin, em Vladivostok (13/11/2014)

Imagem
13/11/2014, entrevistador: Hubert Seipel, da rede alemã ARD Interview to German TV channel ARD   (video:  31’   33” ) Traduzido da transcrição do Kremlin pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Hoje há combates no leste da Ucrânia. O governo central ucraniano enviou para lá forças armadas e eles usam, até, mísseis balísticos. Alguém está criticando esse modo de agir? Não. Nem uma palavra. O que significa esse silêncio? Significa, como nós o interpretamos, que alguém deseja que as autoridades centrais ucranianas aniquilem completamente tudo que encontrarem no sudeste do país, todos os seus inimigos políticos e todos os adversários. Se é o que vocês querem, não é o que a Rússia quer. E nós de modo algum permitiremos que aconteça. (Presidente Vladimir Putin)   HUBERT SEIPEL (retraduzido do russo): Boa-tarde, Sr. Presidente. O senhor é o único presidente da Rússia a ter discursado no Parlamento ( Bundestag ) alemão. Acont

Paulo Henrique Amorim: Não é bem assim, Nassif. Toffoli não errou!

Imagem
E quem disse que o TSE vai aceitar o que vier da relatoria? São origens diferentes ... O   Conversa Afiada   reproduziu   artigo   de Luis Nassif  sobre um possível conflito do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Dias Toffoli, e o Governo, que teria resultado na “escolha” de Gilmar Mendes para relatar as contas do PT na campanha presidencial. Não é bem assim, Nassif.

Venezuela investe na mídia alternativa

Imagem
O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta semana que o governo venezuelano deverá investir 3,6 bilhões de bolívares (cerca de R$ 1,32 bilhão) no sistema público de comunicação com o intento de ampliar a liberdade de expressão e a pluralidade informativa. Por Altamiro Borges*, em seu blog AVN Nicolás Maduro. A verba prevista para o próximo ano contemplará 14 canais de tevê, uma rede global por satélite (a Telesur), quatro jornais diários e dezenas de rádios públicas. O projeto também prevê transferir parte dos recursos diretamente para mais de 500 emissoras comunitárias de rádio e televisão. O anúncio já provocou a ira dos barões da mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra. O jornal espanhol  El País , ferrenho inimigo do governo venezuelano, postou matéria afirmando que o projeto visa fortalecer a “revolução bolivariana” e debilitar a “liberdade de imprensa” – um velho clichê usado para defender a liberdade dos monopólios midiáticos. A “reporcagem” só não informa que a m