Postagens

Mostrando postagens de novembro 10, 2014

Aécio e as vertentes do coronelismo eletrônico

Imagem
O jornalista e doutorando em Comunicação da UFRJ, Luiz Felipe Ferreira Stevanim*, em artigo  sobre "coronelismo eletrônico", publicado em meio à última eleição presidencial, evidencia a relação da família do então candidato Aécio Neves (PSDB) com empresas de comunicação. Segue abaixo a íntegra do texto:  Aécio e as vertentes do coronelismo eletrônico Neto de um tradicional político, o candidato Aécio Neves possui ligações com três rádios, uma emissora de TV e um jornal. O fenômeno – que chamamos de “coronelismo eletrônico” – inclui o uso político dos meios de comunicações e uma rede de favores e apadrinhamento que busca perpetuar o poder de determinado grupo nas comunicações e na política. Aécio, que é senador, descumpre o que está disposto no artigo 54 da Constituição Federal, que proíbe que os parlamentares sejam proprietários, diretores ou controladores de empresas concessionárias de serviço público. O candidato é sócio da Rádio Arco-Íris (FM 99,1 MHz), sediada em

Procuradores da Lava Jato dizem que esquema começou no governo FHC

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A mídia vai tentar esconder isso, mas não será possível. Os procuradores que respondem pela Operação Lava Jato  afirmaram ontem , em coletivas de imprensa, que o esquema de cartel das empreiteiras em obras da Petrobrás teve início antes da chegada dos diretores Paulo Roberto Costa e Renato de Souza Duque.

Como Vargas enfrentou o monopólio dos meios de Comunicação

Imagem
Marcos Dantas, professor titular da Escola de Comunicação da UFRJ Os acontecimentos mediáticos na reta final das últimas eleições, muito especialmente a caluniosa edição da revista Veja, na quinta-feira, há dois dias do pleito, buscando envolver a candidata Dilma e o ex-presidente Lula em acusações para lá de suspeitas feitas por um renomado contraventor, tornou ainda mais urgente discutir o perfil escandalosamente partidário e particularmente antipetista que os meios de comunicação assumiram no Brasil.

Porque Aécio está histérico? 5 empreiteiras da Lavajato dividiram obras da Aéciolândia.

Imagem
Por:  Zé Augusto Nas últimas entrevistas de Aécio Neves (PSDB), ele aparece praticamente histérico tentando pautar desesperadamente a mídia na operação Lavajato para atacar o governo Dilma, uma forma de afastar os holofotes dos tucanos. Mas vai ser difícil. Como se não bastasse antecedentes tucanos na Operação Castelo de Areia, como se não bastasse a infiltração de corruptos na Petrobras vir do governo FHC, como se não bastasse o  inquérito que liga Youssef à Cemig , basta olhar o caso da construção do palácio de governo de Minas na gestão de Aécio quando foi governador.

Dilma: Preocupação com acesso a energia e educação foram diferenciais desta edição do G20.

Imagem
É essencial tratar da educação como sendo não apenas uma questão social, mas uma questão econômica fundamental”, disse Dilma. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. A presidenta Dilma Rousseff destacou, em entrevista coletiva neste domingo (16), em Brisbane na Austrália, que a definição da universalização do acesso à energia e à educação como instrumentos de promoção do desenvolvimento mundial foram principais avanços da  reunião de cúpula do G20 . “O diferencial desse G20 foi o fato de [haver] uma preocupação grande com os processos de universalização. No caso da energia e no caso fundamental da educação. E isso, do ponto de vista econômico, eu acredito também que é uma grande vantagem. Nós não podemos achar que economia não tem esse componente social” , destacou.

Não é porque a eleição acabou que Aécio está livre de explicações sobre coisas como o aeroporto e suas rádios

Imagem
por :   Paulo Nogueira Num debate O comportamento triunfal de Aécio na dupla derrota – perdeu o Brasil e Minas nas eleições – é uma aberração. O que Aécio deveria fazer – além de dar expediente no Senado, coisa para a qual recebe um bom salário do contribuinte – é explicar tudo que ficou malcontado em sua campanha. Primeiro, o aeroporto de Claudio. Não é porque a mídia o poupou, e as eleições passaram, que este caso está resolvido. Não está.

Mino Carta: A paz esteja convosco

Imagem
Não é hora de divergências, o momento exige perfeita afinação entre Dilma e Lula. E, por favor, nada de Meirelles por  Mino Carta   Assim tudo andou da melhor maneira na campanha eleitoral, até a reeleição Pergunto aos meus inquietos botões que acham de Henrique Meirelles. Resposta imediata: “Meirelles é codinome de Fraga, Arminio Fraga”. Inquietos e irônicos. Difícil, isto é certo, perceber uma diferença substancial entre o pensamento de um e de outro. De sorte que, se Henrique Meirelles for o próximo ministro da Fazenda, não deixará de se portar exatamente como faria Arminio Fraga, o qual, pasmem, ocuparia a mesma pasta se Aécio vencesse as eleições.

Pepe Escobar: Rota de Seda da China, à glória

Imagem
14/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia  Times Online  ‒   The Roving Eye “ China’s silky road to glory ” Traduzido pelo pessal da  Vila Vudu                             POSTADO POR  CASTOR FILHO   Como se ainda restassem dúvidas sobre a estupidez ilimitada da imprensa-empresa ocidental, a dita ‘'mídia'’ ocidental presente na reunião de cúpula da Cooperação Econômica do Pacífico Asiático [ Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) ], em Pequim, decidiu que a suposta “cantada” que o presidente da Rússia, Vladimir Putin teria “aplicado” à esposa do presidente Xi Jinping da China foi o “destaque” da reunião. No “evento”, cujas   imagens (vídeo acima)  foram censuradas na imprensa chinesa, o presidente Putin ofereceu seu xale a esposa de Xi, para protegê-la do frio que fazia na sala de reuniões. Depois disso, inventarão o quê?   Affair  homoafetivo entre Putin e Xi?

O que muda um país é a política, não a polícia

Imagem
Autor: Fernando Brito A Presidenta da República só terá razão quando diz, como fez ontem na Austrália,  “que o escândalo da Petrobras mudará para sempre a relação entre a sociedade brasileira, o Estado brasileiro e a empresa privada” se  servir para não apenas imputar as responsabilidades a servidores públicos e empresários envolvidos em falcatruas, mas para mudar as estruturas políticas necessária e convenientemente corrompidas da política brasileira.

Lula iniciou semana alertando sindicatos sobre 'vacina' contra golpe

Imagem
Em semana tensa, ex-presidente se reuniu com sindicalistas, pediu mais atenção do governo aos movimentos, e alertou contra o ambiente de golpe. “Não vai ter moleza. Eles vão vir para cima” Lula: estamos vendo um trabalho da direita e da imprensa no sentido de conduzir a sociedade a negara política por  Redação RBA A tensa semana política no Brasil terminou com manifestações golpistas. Algumas disfarçadas, como uma entrevista do senador Aécio Neves (PSDB) a uma rádio na quinta-feira (13), em São Paulo. O candidato derrotado na urnas disse que o segundo mandato da presidenta já começa com “sabor de final de festa” e que se existisse um equivalente eleitoral ao Procon, ela teria que “devolver o mandato” conquistado no dia 26 de outubro.

Tentam intimidar Dilma para que ela pare investigações de corrupção

Imagem
Posted by  eduguim  on 16/11/14 • Categorized as  Opinião A direita midiática vem desferindo seguidas bofetadas no rosto de cada um dos 200 milhões de brasileiros de todas as classes sociais e regiões do país que têm consciência de um fato inegável: os governos do PT instauraram uma política republicana de combate total à corrupção que não poupa nem o partido do governo e seus aliados. Só sendo muito canalha para manter esse discurso revoltante que tenta convencer os brasileiros de que, até 2012, nenhum político foi condenado à prisão pelo STF porque todos sempre foram santos, ou de que não havia corrupção na Petrobrás ou em qualquer outra parte antes de o PT chegar ao poder.

Ouça o que Dilma falou sobre a Lava Jato

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Editei o áudio da entrevista de Dilma na Austrália, para deixar apenas as partes em que ela fala sobre as prisões de empreiteiros que faziam negócios com a Petrobrás, e comenta as manifestações golpistas que ocorreram ontem. A presidenta demonstrou bastante maturidade ao analisar ambos os fatos.

Dilma diz que o que deve ser condenado ‘são pessoas’ e não a Petrobras

Imagem
A presidente Dilma Rousseff falou pela primeira vez sobre a nova etapa da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal na sexta-feira (14) e que culminou até agora na prisão de 23 pessoas, entre presidentes de empreiteitas e Renato Duque, ex-diretor da Petrobras. A investigação apura um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e provocou desvio de recursos da estatal. Durante coletiva em Brisbane, na Austrália, onde participa do encontro do G20, a presidente destacou a importância da investigação. “Não se pode pegar a Petrobras e condenar a empresa. O que nós temos de condenar são pessoas. Pessoas dos dois lados, os corruptos e os corruptores. Eu acredito que a questão da Petrobras é uma questão simbólica para o Brasil. Acho que é a primeira investigação efetiva sobre corrupção no Brasil que envolve seguimentos privados e públicos”, afirmou.

Fifa enfrenta crise interna após veredicto sobre Copa na Rússia e Catar

Imagem
Em vez da esperada calma após anos de acusações de corrupção contra Catar e Rússia na escolha como sedes da Copa do Mundo, disputas dentro do comitê de ética da Fifa podem comprometer ainda mais a imagem da federação. Presidente da Fifa entre representantes do Catar e Rússia na escolha das sedes dos Mundiais de 2018 e 2022 Após o comitê de ética da Fifa ter inocentado Rússia e Catar da acusação de corrupção no controverso processo de escolha das sedes dos Mundiais de Futebol de 2018 e 2022, a federação enfrenta agora críticas do mundo do futebol.

Empreiteiras da Lava-Jato atuaram no cartel do Metrô de SP

Imagem
Posted by  eduguim  on 15/11/14 • Categorized as  Reportagem O delegado Igor Romário de Paula, da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado,  estreou na tevê na  edição do Jornal Nacional de sexta-feira 14 , falando sobre as prisões de executivos de empreiteiras denunciadas pelo doleiro Alberto Yousseff no âmbito do acordo de delação premiada da Operação Lava-Jato, da Polícia Federal.

Ucrânia: As altas esperanças de Kiev nos Republicanos darão em nada

Imagem
14/11/2014,  Dmitry MININ ,  Strategic Culture “ Kiev’s High Hopes in the Republicans Will Be Dashed ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                           POSTADO POR  CASTOR FILHO O senador John McCain (no círculo) discursa entre o senador democrata do estado de Connecticut, Chris Murphy (E), e um dos golpistas, Oleh Tyahnybok (D), num comício pró EUA-União Europeia na Praça Maidan em Kiev - 15/12/2013. A vitória dos Republicanos nas eleições de meio de mandato nos EUA – os quais controlam hoje as duas casas do Congresso – incendiou esperanças em Kiev. A ideia geral foi que, então, afinal, começariam a chegar os gordos pacotes de ajuda que “a América” prometeu-lhes durante os protestos na Praça Maidan, mas que ainda não apareceram, o que ajudaria a tirar o regime de Kiev no buraco que cavou para ele mesmo.

Pânico no Petrodólar? China assina swap de moeda com Qatar e Canadá

Imagem
10/11/2014,  [*]  Tyler Durden ,  Zero Hedge “ Petrodollar Panic? China Signs Currency Swap Deal With Qatar & Canada ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                             POSTADO POR  CASTOR FILHO   Desdolarização Prossegue a marcha da des-dolarização global.   Há bem poucos dias, a   China assinou acordos monetários diretos com o Canadá, que assim se torna a primeira praça   off-shore   do renmimbi chinês na América do Norte,   acordos os quais,   como sugerem analistas da CBC,   “ podem dobrar e até triplicar o volume do comércio entre Canadá e China ” , o que terá impacto na demanda por dólares. Mas essa não é a maior notícia da semana sobre a precariedade do petrodólar.

Guilherme Boulos: “A elite brasileira é atrasadíssima e semeia o ódio”

Imagem
Líder do MTST lidera ato contra a direita reacionária, mas indica que o movimento vai cobrar pautas progressistas de Dilma por  Renan Truffi   Carta Capital Guilherme Boulos durante a concentração da manifestação "contra a direita, por direitos", no vão do Masp, na avenida Paulista, em 13 de novembro À frente do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos tem se firmado como uma nova liderança social no País. Nesta quinta-feira 13, Boulos foi responsável por uma passeata que reuniu pelo menos 10 mil pessoas, segundo a PM, na região central de São Paulo, durante três horas e sob forte chuva. A manifestação tinha o objetivo de “enfrentar a direita atrasada” e, ao mesmo tempo, deixar um recado para o governo da presidenta Dilma Rousseff (PT): se a próxima gestão petista não for voltada para reformas populares, como prometido nas urnas, o MTST não vai sair das ruas. “É preocupante que os primeiros sinais da presidenta [Dilma] não tenham sido esses

ERA SÓ O QUE FALTAVA: GILMAR JULGARÁ CONTAS DO PT

Imagem
por  Paulo Moreira Leite No mesmo dia em que ocorrem prisões de executivos acusados de envolvimento no escândalo da Petrobras, Gilmar Mendes foi designado para examinar as contas da campanha de Dilma

Por que os delegados da Lava Jato devem sim ser investigados

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dilma usou várias vezes – mais do que deveria, é certo – o adjetivo “estarrecedor” nos debates com Aécio no segundo turno. Imagino que seja por isso que uma nota do PSDB sobre os delegados da PF na operação Lava Jato tenha, logo no começo, exatamente essa expressão: “É estarrecedor”. Mas o que é “estarrecedor” para o PSDB?

Encontro no G20: Dilma X FHC

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A imagem vale mais que mil palavras. Enquanto Dilma, no G20, fortalece laços com os Brics, ajudando o mundo com a criação de forças multilaterais com peso político e econômico para fazer frente à hegemonia de EUA e Europa, os adversários da presidenta, os tucanos, tentavam fazer do Brasil o quintal dos americanos.

Não pode ficar pedra sobre pedra

Imagem
​E vamos ver quem põe mais gente na rua !​ Como cidadã brasileira, que trocou seu FGTS por ações da Petrobras, e votou no Lula e na Dilma, e vai votar no Lula ainda duas vezes, exijo que a investigação sobre as empreiteiras  e suas conexões com a política vá às ultimas consequências. Já sei que na Vara do Juiz Moro vaza tudo. Já sei que a PF de quem o Paulo Henrique chama de  ZÉ  da Justiça tem  DELEGADOS QUE FAZEM CAMPANHA ELEITORAL  para o Aécio e vazam tudo para o que ele chama de PiG.

Executivos presos na Lava Jato entram com habeas corpus na Justiça Federal

Imagem
André Richter -  Agência Brasil Pelo menos nove executivos ligados a empreiteiras que tiveram prisão decretada na sétima fase da Opereção Lava jato, da Polícia Federal, entraram hoje (15) com pedidos de  habeas corpus  no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), segunda instância da Justiça Federal. Três deles ainda não foram presos, mas entraram com o pedido de revogaçao da prisão. Os  pedidos devem ser analisados neste fim de semana, no plantão judiciário. Deflagrada ontem (14), por determinação do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal, em Curitiba, a nova fase da operaçao prendeu 20 acusados, entre eles o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Vladimir Putin: “Comércio rublo & yuan enfraquecerá influência do EUA-dólar”

Imagem
               POSTADO POR  CASTOR FILHO 12/11/2014, Discurso e entrevista de Vladimir Putin na 22ª Cúpula da APEC, Pequim – vídeo, 37’02” Putin: Trade in Rubles & Yuan Will Weaken Dollar’s Influence Traduzido da transcrição pelo pessoal da  Vila Vudu Presidente da Rússia VLADIMIR PUTIN:  Senhoras e senhores, A Reunião de Governantes dos países membros da Cooperação Econômica de Países do Pacífico Asiático [ing.   APEC ] é tradicionalmente considerada um dos fóruns mais representativos para discussão ampla de questões econômicas. Agrada-me muito a oportunidade de falar sobre tema de grande importância para nós – desenvolver a cooperação entre a Rússia e a região do Pacífico Asiático.

Sobre a alta resiliência do estado comunista chinês

Imagem
6/11/2014,  [*] Francesco Sisci ,  CapX “ Why China won’t fall apart ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Observação importante:  As notas de texto dos tradutores estão em   VERMELHO . Entreouvido na tenda do Xôxo, na Vila Vudu:  Este ensaio, portanto, não é importante pelo que diz-repete. Pareceu-nos interessante porque registra, com todas as letras, que   até um observador ocidental liberal, mas bem informado, já entendeu   que  o povo chinês NÃO TEM INTERESSE ALGUM em fazer a tal “revolução liberal” capitalista para mudança de regime na China . Entrada da Praça da Paz Celestial, China A resiliência  [1]  do estado chinês e do governo comunista chinês tem sido, por décadas, profundamente mal compreendida no Ocidente. Uma das primeiras e mais intrigantes instâncias dessa resiliência foi a guerra entre China e Índia, em 1962. Brij Mohan Kaul tentou explorar a fraqueza da China: no Tibete, que, em 1959 conhecera

A Petrobras é patrimônio do povo brasileiro e não instrumento de golpe

Imagem
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nota nesta sexta-feira (14) após a Polícia Federal realizar operação que culminou na prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e de mais 17 pessoas, de forma temporária e preventiva. Segundo a FUP essas denúncias de corrupção estão diretamente relacionadas com o intenso processo de terceirização em curso na estatal desde os anos 90 e agora exige apuração rigorosa dos fatos. Segue nota abaixo: Federação Única dos Petroleiros (FUP). Foto: Divulgação A prisão nesta sexta-feira (14), de mais um ex-diretor da Petrobras, acusado de corrupção em contratos de prestação de serviços firmados pela empresa, reforça as cobranças da FUP de que haja a mais rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar de todos os que forem responsabilizados pelos mal feitos. Esta tem sido a postura da FUP desde o início da divulgação destas denúncias. No entanto, apesar da gravidade dos fatos, a direção da Petrobras segue num silêncio profundo

Ligação direta entre Hisbolá e PCC é improvável, dizem especialistas

Imagem
Facção brasileira receberia armas em troca de proteção de detentos libaneses na Tríplice Fronteira. Suposta parceria investigada pela PF não teria fins terroristas, mas busca de favores na cena criminal local. Exército brasileiro faz o controle de passagem de veículos na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, no Paraná DW Brasil A suposta ligação existente entre o grupo radical xiita libanês Hisbolá e a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) é pouco provável, mas deve ser motivo de alerta, segundo especialistas ouvidos pela DW Brasil.

Alejandro Nadal: 25 anos depois da queda do muro de Berlim

Imagem
A queda do muro de Berlim foi apresentada como a vitória do povo sobre a tirania. Mas por detrás desta cortina superficial, longe do olhar do público, desenrolava-se outra história. E, hoje a desigualdade e a crise são traços permanentes da economia capitalista mundial. Por Alejandro Nadal. 14 de Novembro, 2014 - 18:38h Alejandro Nadal As imagens de milhares de pessoas a demolir partes do muro de Berlim em novembro de 1989 foram apresentadas na imprensa internacional como a vitória do povo sobre a tirania. O desprestigio do regime da Alemanha oriental, com o seu sistema repressivo organizado em torno da temível  Stasi , contrastava com as virtudes do sistema de livre mercado. Ainda antes do colapso da União Soviética, em dezembro de 1991, o pensamento único impôs-se: capitalismo e mercado eram sinónimos de liberdade e democracia. As vozes de moderação foram caladas pelo consenso estridente que em todo mundo insistia nos enormes benefícios que viriam com a liberalização

Bachianas Brasileiras, No. 5

Imagem
Por Amanda Nunes

OS EUA E A EUROPA AGRADECEM - O CONGRESSO E A DESNACIONALIZAÇÃO DO MERCADO AERONÁUTICO BRASILEIRO.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Acordo “costurado” ontem, no Senado, permitiu a aprovação, em comissão especial, de medida provisória que prevê subsídios à aviação regional, da forma como pretendia a Azul Linhas Aéreas.  Isso evitou que o projeto viesse a beneficiar indiretamente, fabricantes estrangeiros de grandes aviões, como a Boeing e a Airbus, e ajudou a indústria brasileira, por meio da Embraer, que, no entanto, adquire boa parte das peças de suas aeronaves no exterior.

Paulo Nogueira: A guerra fria da PF contra o PT

Imagem
por :   Paulo Nogueira Coincidências acontecem, mas … Mas a superoperação da Polícia Federal no caso Petrobras nesta manhã de sexta feira parece feita sob medida. O estardalhaço tende a desviar as atenções das denúncias – frescas  e de alta relevância — sobre o comportamento brutalmente partidário dos delegados encarregados das investigações.