Postagens

Mostrando postagens de novembro 8, 2014

Vladimir Putin: “Comércio rublo & yuan enfraquecerá influência do EUA-dólar”

Imagem
               POSTADO POR  CASTOR FILHO 12/11/2014, Discurso e entrevista de Vladimir Putin na 22ª Cúpula da APEC, Pequim – vídeo, 37’02” Putin: Trade in Rubles & Yuan Will Weaken Dollar’s Influence Traduzido da transcrição pelo pessoal da  Vila Vudu Presidente da Rússia VLADIMIR PUTIN:  Senhoras e senhores, A Reunião de Governantes dos países membros da Cooperação Econômica de Países do Pacífico Asiático [ing.   APEC ] é tradicionalmente considerada um dos fóruns mais representativos para discussão ampla de questões econômicas. Agrada-me muito a oportunidade de falar sobre tema de grande importância para nós – desenvolver a cooperação entre a Rússia e a região do Pacífico Asiático.

Sobre a alta resiliência do estado comunista chinês

Imagem
6/11/2014,  [*] Francesco Sisci ,  CapX “ Why China won’t fall apart ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Observação importante:  As notas de texto dos tradutores estão em   VERMELHO . Entreouvido na tenda do Xôxo, na Vila Vudu:  Este ensaio, portanto, não é importante pelo que diz-repete. Pareceu-nos interessante porque registra, com todas as letras, que   até um observador ocidental liberal, mas bem informado, já entendeu   que  o povo chinês NÃO TEM INTERESSE ALGUM em fazer a tal “revolução liberal” capitalista para mudança de regime na China . Entrada da Praça da Paz Celestial, China A resiliência  [1]  do estado chinês e do governo comunista chinês tem sido, por décadas, profundamente mal compreendida no Ocidente. Uma das primeiras e mais intrigantes instâncias dessa resiliência foi a guerra entre China e Índia, em 1962. Brij Mohan Kaul tentou explorar a fraqueza da China: no Tibete, que, em 1959 conhecera

A Petrobras é patrimônio do povo brasileiro e não instrumento de golpe

Imagem
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) divulgou nota nesta sexta-feira (14) após a Polícia Federal realizar operação que culminou na prisão do ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque e de mais 17 pessoas, de forma temporária e preventiva. Segundo a FUP essas denúncias de corrupção estão diretamente relacionadas com o intenso processo de terceirização em curso na estatal desde os anos 90 e agora exige apuração rigorosa dos fatos. Segue nota abaixo: Federação Única dos Petroleiros (FUP). Foto: Divulgação A prisão nesta sexta-feira (14), de mais um ex-diretor da Petrobras, acusado de corrupção em contratos de prestação de serviços firmados pela empresa, reforça as cobranças da FUP de que haja a mais rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar de todos os que forem responsabilizados pelos mal feitos. Esta tem sido a postura da FUP desde o início da divulgação destas denúncias. No entanto, apesar da gravidade dos fatos, a direção da Petrobras segue num silêncio profundo

Ligação direta entre Hisbolá e PCC é improvável, dizem especialistas

Imagem
Facção brasileira receberia armas em troca de proteção de detentos libaneses na Tríplice Fronteira. Suposta parceria investigada pela PF não teria fins terroristas, mas busca de favores na cena criminal local. Exército brasileiro faz o controle de passagem de veículos na Tríplice Fronteira, em Foz do Iguaçu, no Paraná DW Brasil A suposta ligação existente entre o grupo radical xiita libanês Hisbolá e a facção criminosa brasileira PCC (Primeiro Comando da Capital) é pouco provável, mas deve ser motivo de alerta, segundo especialistas ouvidos pela DW Brasil.

Alejandro Nadal: 25 anos depois da queda do muro de Berlim

Imagem
A queda do muro de Berlim foi apresentada como a vitória do povo sobre a tirania. Mas por detrás desta cortina superficial, longe do olhar do público, desenrolava-se outra história. E, hoje a desigualdade e a crise são traços permanentes da economia capitalista mundial. Por Alejandro Nadal. 14 de Novembro, 2014 - 18:38h Alejandro Nadal As imagens de milhares de pessoas a demolir partes do muro de Berlim em novembro de 1989 foram apresentadas na imprensa internacional como a vitória do povo sobre a tirania. O desprestigio do regime da Alemanha oriental, com o seu sistema repressivo organizado em torno da temível  Stasi , contrastava com as virtudes do sistema de livre mercado. Ainda antes do colapso da União Soviética, em dezembro de 1991, o pensamento único impôs-se: capitalismo e mercado eram sinónimos de liberdade e democracia. As vozes de moderação foram caladas pelo consenso estridente que em todo mundo insistia nos enormes benefícios que viriam com a liberalização

Bachianas Brasileiras, No. 5

Imagem
Por Amanda Nunes

OS EUA E A EUROPA AGRADECEM - O CONGRESSO E A DESNACIONALIZAÇÃO DO MERCADO AERONÁUTICO BRASILEIRO.

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Acordo “costurado” ontem, no Senado, permitiu a aprovação, em comissão especial, de medida provisória que prevê subsídios à aviação regional, da forma como pretendia a Azul Linhas Aéreas.  Isso evitou que o projeto viesse a beneficiar indiretamente, fabricantes estrangeiros de grandes aviões, como a Boeing e a Airbus, e ajudou a indústria brasileira, por meio da Embraer, que, no entanto, adquire boa parte das peças de suas aeronaves no exterior.

Paulo Nogueira: A guerra fria da PF contra o PT

Imagem
por :   Paulo Nogueira Coincidências acontecem, mas … Mas a superoperação da Polícia Federal no caso Petrobras nesta manhã de sexta feira parece feita sob medida. O estardalhaço tende a desviar as atenções das denúncias – frescas  e de alta relevância — sobre o comportamento brutalmente partidário dos delegados encarregados das investigações.

O fim da operação Lava-Jato?

Imagem
Autor: Fernando Brito Tenho cá com os meus botões que a Operação Lava-Jato, hoje, começou a morrer. Morte talvez lenta, mas decretada pelos seus próprios agentes. Pois quando o juiz Sérgio Moro lançou uma tropa de policias federais contra dúzia e meia dos pesos mais pesados de um dos pesos mais pesados da economia brasileira – os mega-empresários da construção civil –  praticou um lance de ousadia que dificilmente poderá sustentar, mesmo com a disposição do governo de investigar a tudo e a todos.

Mujica rejeita oferta milionária e reafirma que seu Fusca não está à venda

Imagem
Líder uruguaio disse que ofenderia o grupo de amigos que o presenteou com o veículo se o vendesse por  EFE   publicado  14/11/2014 17:28 na RBA Montevidéu – O presidente do Uruguai, José Mujica, rejeitou hoje (14) a proposta de US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,6 milhões) feita por um xeque árabe por seu Fusca 1987 e garantiu que o veículo não está à venda. Durante discurso na emissora M24, Mujica confirmou a veracidade da oferta, feita durante a cúpula de países do G77+China, realizada em junho na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

O Hezbollah e a nova “teoria” militar de Israel

Imagem
3/11/2014,  [*] Yahya Dbouk ,  Al-Manar , Beirute  ‒  Líbano When Hezbollah Laughs at Israeli Officer’s “Theory” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO Soldados de Israel em mais uma invasão... na Palestina Em Telavive, quando as soluções acabam, começam os milagres. Foi o que aconteceu com o militar israelense de alta patente que descobriu uma estratégia necessária e suficiente para obrigar o Hezbollah a render-se, logo na próxima guerra.

Rússia poderá dispensar a rede SWIFT

Imagem
E utilizar outro sistema de comunicações/compensações internacionais interbancárias 12/11/2014,  [*] Yves Smith ,  Naked Capitalism Russia to Launch New Payments System to Circumvent SWIFT Network  [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO   Muitos observadores nos EUA mostraram-se descabidamente excitados sobre o que chamam, pejorativamente, de “esforços para quebrar a hegemonia do dólar”, como, dentre outros, o esforço conjunto dos chamados países BRICS para formar um banco de desenvolvimento.

Luis Nassif: Para entender o noticiário sobre Ministério e Lava Jato

Imagem
Luis Nassif É blefe a atitude do Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, de pedir uma investigação para a Polícia Federal sobre o ativismo político dos delegados da Operação Lava Jato. O problema da Lava Jato não é o ativismo de delegados no Facebook, mas a suspeita de armação com a revista Veja na véspera da eleição. Se Cardozo estivesse falando sério, estaria cobrando a conclusão das investigações sobre o vazamento,

Lava Jato: saiba quem são os alvos da PF

Imagem
Na sétima fase da operação, a Polícia Federal prendeu outro ex-diretor da Petrobras e executivos de algumas das maiores empresas do País por Fabio Serapião, com José Antonio Lima —  publicado  14/11/2014 14:23 Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, em depoimento na CPI da Petrobras: ele é um dos delatores do esquema A sétima fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta sexta-feira 14 pela Polícia Federal, teve como foco a prisão de executivos e de pessoas ligadas a grandes empreiteiras que faziam negócios com a Petrobras. Como mostram documentos obtidos por CartaCapital , além de vários empresários, eram alvo também Renato de Souza Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, suspeito de usar o cargo para assinar contratos com as empreiteiras e repassar parte do dinheiro para um esquema que alimentaria partidos governistas, como PT, PMDB e PP, e Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, suposto operador do PMDB no esquema.

POLICIA FEDERAL: A VOLTA DA REPÚBLICA DO GALEÃO?

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Campanha anti-PT de delegados da Polícia Federal lembra desvios de IPM da Aeronáutica que emparedou Getúlio Vargas em 1954 Em reportagem publicada no Estado de S. Paulo, Julia Duailibi revela que delegados encarregados da investigação da Operação Lava Jato utilizaram-se de redes sociais para fazer campanha a favor de Aécio Neves e ofender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff.

EBC defende criação de operador único para emissoras públicas

Imagem
O presidente Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Nelson Breve, defendeu a criação de operador único para emissoras de públicas, durante a segunda etapa do Fórum Brasil de Comunicação Pública. “Se o acordo não for firmado logo, perderemos ainda mais espaço”, afirmou.  Agência Câmara Durante o evento da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação com Participação Popular (FrenteCom), Breve enumerou algumas demandas das emissoras públicas.   O operador único ou operador de rede para a rede de TV Pública Digital será a infraestrutura de transmissão dos sinais de diversas emissoras do campo público, nacionais e locais, que deverão fazer parte do sistema. O operador único está previsto no decreto que instituiu o Sistema Brasileiro de TV Digital, mas ainda não foi criado. Com o operador único seria possível às emissoras públicas reduzirem os custos operacionais por meio do compartilhamento da infraestrutura de transmissão. Esse é o primeiro passo para criar

Polícia Federal realiza buscas em sedes de empreiteiras; executivos são presos

Imagem
No DCM Em nova fase da Operação Lava Jato, que investiga esquema de lavagem e desvios de dinheiro, a Polícia Federal realiza nesta sexta-feira (14) buscas em grandes empreiteiras e cumpre 27 mandados de prisão contra executivos e outros investigados. A operação realizou mandados de busca e apreensão e prisões de executivos e empresários nas sedes das empresas Camargo e Corrêa, OAS, Odebrechet, UTC, Queiroz Galvão,Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia e Iesa.

Najla Passos: OAB aposta em lei popular para reforma política

Imagem
Najla Passos Na Carta Maior Brasília - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, está convicto de que a reforma política é prioridade para o país. “A sociedade não vai admitir mais uma legislatura sem a reforma política”, justifica. E para que ela supere os impasses que vem acumulando ao longo dos anos, principalmente devido às divergências entre os partidos, ele defende uma fórmula nova, encapada não só pela OAB como também por mais de 100 entidades brasileiras que se uniram na “Coalisão pela Reforma Política”.

O despertar para as inquietações poéticas

Imagem
JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO Manoel de Barros As visões do poeta, aparentemente oníricas, logo se revelam reais Por Ana Elvira Luciano Gebara Na Carta Capital Educação Por ter nascido em 1916, Manoel de Barros pertence à geração de 45. No entanto, para além da cronologia, ele é também “mutilador da realidade e pesquisador de expressões e significados verbais”.  Presente no site da Fundação Manoel de Barros, essa característica explica boa parte da obra do poeta que, em seus versos, busca ampliar os instantes e os espaços da vida.  O tema principal de sua obra parece materializar o conselho de Tolstoi: “Se queres ser universal, começa por pintar a sua aldeia”. Nequinho, como era chamado na infância, trata de gente, de bicho, de árvores, de pedra e de palavras.

Universidade e violência contra as mulheres: vamos falar sério?

Imagem
As mulheres já são maioria nas universidades brasileiras. Combater o machismo no ambiente acadêmico, contudo, segue sendo um desafio. As notícias de violência contra as estudantes dentro das instituições de ensino têm se multiplicado. Por Virgínia Barros*, para o  Portal Vermelho UNE "O movimento estudantil se mantém na linha de frente do combate a qualquer tipo de opressão contra as mulheres" A USP, por exemplo, maior instituição pública do país, tem sido espaço de muitas denúncias. Em setembro deste ano, uma estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) denunciou uma tentativa de estupro. Ela vinha recebendo bilhetinhos anônimos e foi abordada com violência no estacionamento por um homem que não conseguiu identificar. Ela só conseguiu escapar porque acionou a buzina do carro insistentemente.

Cardoso, o Lento, pede sindicância sobre “delegados do Aécio”

Imagem
19:33  Autor: Fernando Brito Com a velocidade, o vigor e a autoridade que lhe são peculiares (reparem que não quantifiquei cada um destes traços), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resolveu agir. 12 horas depois que o país tomou conhecimento de que os delegados federais da Operação Lava-Jato  participavam, no Facebook, de animadas e desbocadas tertúlias sobre a investigação que conduzem, atividade na qual, até em nota oficial, merecem o aplauso do douto Ministério Público da União, seção paranaense.

Ato contra a direita reúne mais de 10 mil em SP

Imagem
Por Miguel do Rosário A PM de SP estimou que havia mais de 10 mil pessoas na manifestação. Os manifestantes estimaram mais de 15 mil. Movimentos sociais convocaram ato contra a direita e contra elite. Grupo protesta contra ‘ataques da elite paulistana’. Do G1 São Paulo Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e de movimentos sociais bloquearam a Avenida Paulista em protesto contra a direita e a favor de reformas populares.

Inquérito da PF sobre vazamento ilegal para Veja já tem suspeitos

Imagem
Posted by  eduguim  on 13/11/14 • Categorized as  Reportagem A 48 horas do 2º turno da eleição presidencial deste ano, confirmou-se denúncia feita por este Blog no dia 26 de setembro: o perfil da revista Veja no Facebook divulgou dados sigilosos de investigação da operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que negociou “delação premiada” com o doleiro Alberto Yousseff.

ANA: Só um dilúvio resolve falta de água de São Paulo

Imagem
Jornal GGN –  De acordo com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, as obras anunciadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não vão resolver o problema de falta de água no Estado. Ele afirmou, em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, que se as obras tivessem sido feitas no prazo, teriam reduzido o impacto da seca, mas que essa solução de agora só vai entrar em funcionamento em um ou dois anos “na melhor das hipóteses”. "A solução dessa situação é chover, e muito. Para chegar a essa situação [resolver a crise hídrica], até janeiro precisamos de um dilúvio".

Dilma pode escolher: ser Francisco ou Bergóglio?

Imagem
Editorial da Carta Maior Saul Leblon A incerteza que antecede as definições do segundo governo Dilma mantem o Brasil em suspenso à direita e à esquerda. Mercados financeiros giram feito barata tonta ao sabor dos mais desencontrados boatos. Vendidos suplicam por um boato baixista; comprados dão a vida por uma puxada nas cotações. Ganha-se na diferença diária entre um zunzum e outro. Especulações sobre o comando da economia oscilam entre o tudo e o nada, muito pelo contrário. Há lastro.

Pepe Escobar: “O pato manco caiu da caravana Rotas da Seda”

Imagem
11/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Rússia Today “ Lame duck out of the Silk Road caravan ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Governantes de países da APEC, em foto de família, Pequim, 10/11/2014: o primeiro- ministro da Austrália, Tony Abbott, atrás de Vladimir Putin da Rússia (esq.) e do presidente da China Xi Jinping (segundo, esq.) (foto: Reuters/Kevin Lamarque) Dificilmente se encontraria ilustração mais clara de para onde caminha o mundo multipolar, que o que se viu recentemente na reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico [orig.  Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) ], em Pequim.

Não só só os “delegados do Aécio”, são também os promotores

Imagem
Autor: Fernando Brito Saiu na  Folha , para espanto dos que ainda se recordam a palavra “decoro”. “Procuradores da República no Paraná manifestaram apoio a delegados da Polícia Federal ligados à operação Lava Jato que declararam apoio ao então candidato Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, esses delegados manifestaram apoio ao tucano e atacaram o PT em redes sociais no período de campanha à Presidência da República. A reportagem aponta que eles compartilharam propaganda eleitoral de Aécio e notícias sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.”

Os delegados da Lava Jato agem como políticos e não como policiais

Imagem
por :   Paulo Nogueira Palmas, de pé, à jornalista Julia Duailibi, pelo  artigo  publicado no Estadão de hoje. Julia jogou luz onde há escuridão, uma das missões mais nobres do jornalismo – e menos seguidas, lamentavelmente, pelas grandes companhias jornalísticas brasileiras. As luzes iluminaram a completa, abjeta, despudorada falta de isenção dos delegados da Polícia Federal incumbidos da investigação do caso Petrobras. Julia teve acesso a mensagens que eles compartilharam durante a campanha – e a investigação — em grupos fechados na internet.

PSDB INSPIRA-SE NO TEA PARTY

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Com déficit de votos, tucanos copiam extrema direita norte-americana e querem austeridade que eleitor rejeitou Pouco a pouco, a oposição brasileira assume sua nova vocação política — o Tea Party norte-americano, movimento ultra reacionário, nascido para impedir o qualquer recuperação nas políticas públicas daquele país depois dos ataques ao Estado de Bem-Estar Social promovido a partir dos anos 1980, nos 12 anos de Reagan-Bush pai.

A polícia política do PSDB, este é o ensaio de ditadura que temos

Imagem
Autor: Fernando Brito Nos Estados Unidos, modelo de liberdade da direita brasileira, a esta hora, haveria um escândalo de dimensões incalculáveis. Imaginem o  The New York Times  publicando que delegados do FBI envolvidos numa investigação sobre corrupção envolvendo ex-servidores públicos e parlamentares tornaram-se ativistas, nas redes sociais, de um partido político e de um candidato à Presidência?

Dilma esvazia jogada política desastrada de Marta Suplicy

Imagem
Só um plano de mudar de partido explicaria o gesto da senadora de sair do ministério praticamente atirando. Ao atuar como bombeira, Dilma defendeu o governo de intrigas e, até Marta, de queimaduras Presidenta minimiza repercussão do gesto da senadora por  Helena Sthephanowitz na RBA O gesto da demissionária ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP), de divulgar carta de demissão quando a presidenta Dilma Rousseff viajou para o encontro de países do G-20 na Austrália, foi calculado. Fato semelhante ocorreu com Marina Silva (PSB-AC), quando pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, também quando o ex-presidente estava fora de Brasília. A diferença é que Lula pensava em manter Marina à frente do ministério conciliando divergências.

A ineficiência do Judiciário prejudica a democracia

Imagem
A garantia de direitos dos cidadãos passa pela reorganização administrativa e pela revisão dos salários do Judiciário e pela adequação do papel do STF Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, durante encontro em Florianópolis: o Judiciário precisa de mudanças por   Pedro Estevam Serrano   na Carta Capital No que diz respeito à questão da eficiência da prestação de serviços à população pelo Poder Judiciário, as informações trazidas ao VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis, são preocupantes. 

Irã rejeita falsidades dos EUA sobre questão nuclear

Imagem
O Irã voltou a negar, nesta quarta-feira (12), que tenha violado o acordo provisório assinado com seis potências mundiais em novembro de 2013 e anunciou que vai construir novos reatores atômicos em Bushehr, com a ajuda da Rússia.   Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, Marzieh Afkham, rejeitou as afirmações de funcionários da Secretaria de Estado dos Estados Unidos que colocam em dúvida a utilização das centrífugas existentes no país persa. Ele ressaltou que essas centrífugas são máquinas comuns autorizadas pela Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) e que começaram a funcionar antes do acordo nuclear provisório assinado em Genebra com o Grupo 5 + 1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha).