Postagens

Mostrando postagens de novembro 7, 2014

Najla Passos: OAB aposta em lei popular para reforma política

Imagem
Najla Passos Na Carta Maior Brasília - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, está convicto de que a reforma política é prioridade para o país. “A sociedade não vai admitir mais uma legislatura sem a reforma política”, justifica. E para que ela supere os impasses que vem acumulando ao longo dos anos, principalmente devido às divergências entre os partidos, ele defende uma fórmula nova, encapada não só pela OAB como também por mais de 100 entidades brasileiras que se uniram na “Coalisão pela Reforma Política”.

O despertar para as inquietações poéticas

Imagem
JONNE RORIZ/ESTADÃO CONTEÚDO Manoel de Barros As visões do poeta, aparentemente oníricas, logo se revelam reais Por Ana Elvira Luciano Gebara Na Carta Capital Educação Por ter nascido em 1916, Manoel de Barros pertence à geração de 45. No entanto, para além da cronologia, ele é também “mutilador da realidade e pesquisador de expressões e significados verbais”.  Presente no site da Fundação Manoel de Barros, essa característica explica boa parte da obra do poeta que, em seus versos, busca ampliar os instantes e os espaços da vida.  O tema principal de sua obra parece materializar o conselho de Tolstoi: “Se queres ser universal, começa por pintar a sua aldeia”. Nequinho, como era chamado na infância, trata de gente, de bicho, de árvores, de pedra e de palavras.

Universidade e violência contra as mulheres: vamos falar sério?

Imagem
As mulheres já são maioria nas universidades brasileiras. Combater o machismo no ambiente acadêmico, contudo, segue sendo um desafio. As notícias de violência contra as estudantes dentro das instituições de ensino têm se multiplicado. Por Virgínia Barros*, para o  Portal Vermelho UNE "O movimento estudantil se mantém na linha de frente do combate a qualquer tipo de opressão contra as mulheres" A USP, por exemplo, maior instituição pública do país, tem sido espaço de muitas denúncias. Em setembro deste ano, uma estudante da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) denunciou uma tentativa de estupro. Ela vinha recebendo bilhetinhos anônimos e foi abordada com violência no estacionamento por um homem que não conseguiu identificar. Ela só conseguiu escapar porque acionou a buzina do carro insistentemente.

Cardoso, o Lento, pede sindicância sobre “delegados do Aécio”

Imagem
19:33  Autor: Fernando Brito Com a velocidade, o vigor e a autoridade que lhe são peculiares (reparem que não quantifiquei cada um destes traços), o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, resolveu agir. 12 horas depois que o país tomou conhecimento de que os delegados federais da Operação Lava-Jato  participavam, no Facebook, de animadas e desbocadas tertúlias sobre a investigação que conduzem, atividade na qual, até em nota oficial, merecem o aplauso do douto Ministério Público da União, seção paranaense.

Ato contra a direita reúne mais de 10 mil em SP

Imagem
Por Miguel do Rosário A PM de SP estimou que havia mais de 10 mil pessoas na manifestação. Os manifestantes estimaram mais de 15 mil. Movimentos sociais convocaram ato contra a direita e contra elite. Grupo protesta contra ‘ataques da elite paulistana’. Do G1 São Paulo Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e de movimentos sociais bloquearam a Avenida Paulista em protesto contra a direita e a favor de reformas populares.

Inquérito da PF sobre vazamento ilegal para Veja já tem suspeitos

Imagem
Posted by  eduguim  on 13/11/14 • Categorized as  Reportagem A 48 horas do 2º turno da eleição presidencial deste ano, confirmou-se denúncia feita por este Blog no dia 26 de setembro: o perfil da revista Veja no Facebook divulgou dados sigilosos de investigação da operação Lava-Jato, da Polícia Federal, que negociou “delação premiada” com o doleiro Alberto Yousseff.

ANA: Só um dilúvio resolve falta de água de São Paulo

Imagem
Jornal GGN –  De acordo com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu, as obras anunciadas pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, não vão resolver o problema de falta de água no Estado. Ele afirmou, em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, que se as obras tivessem sido feitas no prazo, teriam reduzido o impacto da seca, mas que essa solução de agora só vai entrar em funcionamento em um ou dois anos “na melhor das hipóteses”. "A solução dessa situação é chover, e muito. Para chegar a essa situação [resolver a crise hídrica], até janeiro precisamos de um dilúvio".

Dilma pode escolher: ser Francisco ou Bergóglio?

Imagem
Editorial da Carta Maior Saul Leblon A incerteza que antecede as definições do segundo governo Dilma mantem o Brasil em suspenso à direita e à esquerda. Mercados financeiros giram feito barata tonta ao sabor dos mais desencontrados boatos. Vendidos suplicam por um boato baixista; comprados dão a vida por uma puxada nas cotações. Ganha-se na diferença diária entre um zunzum e outro. Especulações sobre o comando da economia oscilam entre o tudo e o nada, muito pelo contrário. Há lastro.

Pepe Escobar: “O pato manco caiu da caravana Rotas da Seda”

Imagem
11/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Rússia Today “ Lame duck out of the Silk Road caravan ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Governantes de países da APEC, em foto de família, Pequim, 10/11/2014: o primeiro- ministro da Austrália, Tony Abbott, atrás de Vladimir Putin da Rússia (esq.) e do presidente da China Xi Jinping (segundo, esq.) (foto: Reuters/Kevin Lamarque) Dificilmente se encontraria ilustração mais clara de para onde caminha o mundo multipolar, que o que se viu recentemente na reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico [orig.  Asia-Pacific Economic Cooperation (APEC) ], em Pequim.

Não só só os “delegados do Aécio”, são também os promotores

Imagem
Autor: Fernando Brito Saiu na  Folha , para espanto dos que ainda se recordam a palavra “decoro”. “Procuradores da República no Paraná manifestaram apoio a delegados da Polícia Federal ligados à operação Lava Jato que declararam apoio ao então candidato Aécio Neves (PSDB) à Presidência. Segundo reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, esses delegados manifestaram apoio ao tucano e atacaram o PT em redes sociais no período de campanha à Presidência da República. A reportagem aponta que eles compartilharam propaganda eleitoral de Aécio e notícias sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.”

Os delegados da Lava Jato agem como políticos e não como policiais

Imagem
por :   Paulo Nogueira Palmas, de pé, à jornalista Julia Duailibi, pelo  artigo  publicado no Estadão de hoje. Julia jogou luz onde há escuridão, uma das missões mais nobres do jornalismo – e menos seguidas, lamentavelmente, pelas grandes companhias jornalísticas brasileiras. As luzes iluminaram a completa, abjeta, despudorada falta de isenção dos delegados da Polícia Federal incumbidos da investigação do caso Petrobras. Julia teve acesso a mensagens que eles compartilharam durante a campanha – e a investigação — em grupos fechados na internet.

PSDB INSPIRA-SE NO TEA PARTY

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Com déficit de votos, tucanos copiam extrema direita norte-americana e querem austeridade que eleitor rejeitou Pouco a pouco, a oposição brasileira assume sua nova vocação política — o Tea Party norte-americano, movimento ultra reacionário, nascido para impedir o qualquer recuperação nas políticas públicas daquele país depois dos ataques ao Estado de Bem-Estar Social promovido a partir dos anos 1980, nos 12 anos de Reagan-Bush pai.

A polícia política do PSDB, este é o ensaio de ditadura que temos

Imagem
Autor: Fernando Brito Nos Estados Unidos, modelo de liberdade da direita brasileira, a esta hora, haveria um escândalo de dimensões incalculáveis. Imaginem o  The New York Times  publicando que delegados do FBI envolvidos numa investigação sobre corrupção envolvendo ex-servidores públicos e parlamentares tornaram-se ativistas, nas redes sociais, de um partido político e de um candidato à Presidência?

Dilma esvazia jogada política desastrada de Marta Suplicy

Imagem
Só um plano de mudar de partido explicaria o gesto da senadora de sair do ministério praticamente atirando. Ao atuar como bombeira, Dilma defendeu o governo de intrigas e, até Marta, de queimaduras Presidenta minimiza repercussão do gesto da senadora por  Helena Sthephanowitz na RBA O gesto da demissionária ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT-SP), de divulgar carta de demissão quando a presidenta Dilma Rousseff viajou para o encontro de países do G-20 na Austrália, foi calculado. Fato semelhante ocorreu com Marina Silva (PSB-AC), quando pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, também quando o ex-presidente estava fora de Brasília. A diferença é que Lula pensava em manter Marina à frente do ministério conciliando divergências.

A ineficiência do Judiciário prejudica a democracia

Imagem
A garantia de direitos dos cidadãos passa pela reorganização administrativa e pela revisão dos salários do Judiciário e pela adequação do papel do STF Ricardo Lewandowski, presidente do STF e do CNJ, durante encontro em Florianópolis: o Judiciário precisa de mudanças por   Pedro Estevam Serrano   na Carta Capital No que diz respeito à questão da eficiência da prestação de serviços à população pelo Poder Judiciário, as informações trazidas ao VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, em Florianópolis, são preocupantes. 

Irã rejeita falsidades dos EUA sobre questão nuclear

Imagem
O Irã voltou a negar, nesta quarta-feira (12), que tenha violado o acordo provisório assinado com seis potências mundiais em novembro de 2013 e anunciou que vai construir novos reatores atômicos em Bushehr, com a ajuda da Rússia.   Em declarações aos jornalistas, o porta-voz do ministério das Relações Exteriores do país, Marzieh Afkham, rejeitou as afirmações de funcionários da Secretaria de Estado dos Estados Unidos que colocam em dúvida a utilização das centrífugas existentes no país persa. Ele ressaltou que essas centrífugas são máquinas comuns autorizadas pela Organização de Energia Atômica do Irã (OEAI) e que começaram a funcionar antes do acordo nuclear provisório assinado em Genebra com o Grupo 5 + 1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas mais a Alemanha).

Alexandre Padilha e blogueiros analisam o transe político dos paulistas

Imagem
Posted by  eduguim  on 12/11/14 • Categorized as  entrevista Na última terça-feira, a revista Fórum promoveu a primeira entrevista coletiva do candidato do PT ao governo de São Paulo neste ano, Alexandre Padilha, após a eleição. A entrevista foi transmitida pelo site da revista via streaming. Participaram, além do petista, Renato Rovai (editor-chefe da Fórum e autor do Blog do Rovai), Eduardo Guimarães (Blog da Cidadania), Rodrigo Vianna (Escrevinhador), Altamiro Borges (Blog do Miro).

MAURO SANTAYANA: OS PILARES DA ESTUPIDEZ

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Está em curso, há anos, nas "redes sociais" insidiosa campanha de agressão à democracia e crescentes ataques às instituições. Quem cala, consente. Os governos do PT têm feito, em todo esse período, cara de paisagem. Nem mesmo quando diretamente insultados, ou caluniados, os dirigentes do partido tomaram qualquer providência contra quem os atacava, ou atacava as instituições, esquecendo-se de que, ao se omitirem, a primeira vítima foi a democracia. Nisso, sejamos francos, foram precedidos por todos os governos anteriores, que chegaram ao poder depois da redemocratização do país.

Lucro do BNDES cresce 51,4% e atinge R$ 7,4 bilhões em 9 meses

Imagem
O lucro do  Sistema Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social  (Sistema BNDES) atingiu R$ 7,399 bilhões nos primeiros nove meses de 2014, valor 51,4% superior ao obtido no mesmo período do ano passado, de R$ 4,886 bilhões, informou a instituição nesta terça-feira (11). O  resultado  é o segundo melhor da história do banco em nove meses (o primeiro foi R$ 7,866 bilhões, em 2011) e foi impulsionado pelo crescimento de 130,6% no resultado com participações societárias, que passou de R$ 1,849 bilhão, em 2013, para R$ 4,264 bilhões em igual período de 2014. Além disso, o resultado com intermediação financeira aumentou 26,6%, para R$ 9,303 bilhões. Inadimplência se mantém baixa A inadimplência permaneceu em 0,07% da carteira total, nível extremamente baixo, com destaque para a boa qualidade dos financiamentos do BNDES, com 99,8% dos créditos classificados entre os níveis de risco AA e C. Comparativamente, essa proporção é de 93,1% para o conjunto do Sistema Financeiro Naci

País dividido?

Imagem
[*] Adriano Benayon  − 10.11.2014 Texto enviado pelo autor Ilustrações catadas na internet pela  redecastorphoto POSTADO POR  CASTOR FILHO País dividido... 1  − Só insensatos duvidam que a união faz a força. Quanto mais dividido um país, mais fraco ele fica. Por isso, os impérios, sempre usaram a estratégia de dividir os povos a conquistar. 2.   “Divide et impera” foi o lema da Roma Antiga, durante os setecentos anos em que dominou o mundo, e de outros, antes dela. Tem sido seguido, com semelhante perfídia e brutalidade, pelo império britânico e por seu sucessor e associado, o Império Anglo-americano-sionista, nestes 350 anos.

Dilma diz que não tem pressa para fazer reforma ministerial

Imagem
Yara Aquino -  Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que não fará imediatamente a reforma ministerial para montar a equipe de seu segundo mandato. Segundo ela, não há um prazo para que as mudanças comecem. Dilma também comentou a decisão da ministra Marta Suplicy de entregar a carta de demissão quando a presidenta deixou o Brasil em viagem oficial. Ela disse que conversou com Marta antes de viajar e conhecia o teor da carta.

PHA: Jaques Wagner para Ministro da Política

Imagem
Wagner pode ser para a Dilma o que Dilma foi para o Lula. O PT não tem um político com o currículo de Jaques Wagner: derrotou o carlismo baiano três vezes no primeiro turno. Com exceção de Lula – e dos que estão em liberdade – o PT não tem uma cabeça política como a de Wagner. Política é o campo dele. (A “indicação” para a Petrobras é um fogo amigo de origem conhecida …) Wagner poderia trabalhar com a ajuda de Miguel Rossetto, que, durante a campanha, ganhou a confiança de Dilma e se mostrou eficaz.

Ascensão da classe C causou uma revolução social

Imagem
Fatia com 108 milhões de brasileiros gasta mais de 1,17 trilhão de reais e movimenta 58% do crédito por Roberto Rockmann na Carta Capital Em dez anos, o total de cidades com IDH muito baixo passou de 41% para 0,6% N o fim de 2011, Priscila de Oliveira deu o primeiro passo para alcançar seu maior sonho. Com o dinheiro acumulado em dez anos de trabalho como vendedora de uma loja de joias no bairro do Brás, em São Paulo, ela deu entrada em um apartamento em Ferraz de Vasconcelos, na região metropolitana, onde seus pais se casaram.

Gilmar Mendes diz que STF tem autonomia para julgar parlamentares

Imagem
Andre Richter -  Agência Brasil O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse hoje (11) que o Tribunal tem competência para mudar seu Regimento Interno e julgar parlamentares nas duas turmas da Corte. Mendes é o relator da ação na qual a Câmara dos Deputados contesta a mudança regimental que retirou do plenário do Supremo a com petência para julgar deputados, senadores e demais autoridades com foro privilegiado.

O PSDB vai abrigar extrema-direita ou vamos ter um Partido Só Dos Bolsonaro?

Imagem
Autor: Fernando Brito Com o apoio institucional da  Rede Veja de Difamação  e da família Bolsonaro, convoca-se a segunda edição da Marcha do Lobão para o dia 15. Desta vez, com o cuidado de não permitir as “manifestações espontâneas” pedindo ditadura militar e o deputado eleito Eduardo Bolsonaro deve ir sem a pistola na cinta. Mas, nas palavras do próprio Lobão, insistindo em  declarar que não aceitam o resultado das eleições, como aliás fez o PSDB ao pedir, sem nenhum elemento concreto, a auditoria do processo de votação.

Antigetulismo, anticomunismo e antipetismo

Imagem
Por Aloysio Castelo de Carvalho Do Observatório da Imprensa Repetiu-se, nas eleições de 2014, uma forma de atuação jornalística essencialmente política. Formou-se no campo da imprensa o que denomino de associação editorial com fins políticos. Os jornais  O Globo ,  Folha de S.Paulo ,  O Estado de S.Paulo  e a revista  Veja , apenas para citar alguns representantes da imprensa do Rio de Janeiro e de São Paulo, compartilharam a mesma linha editorial. Assumiram a oposição ao governo do PT com a abordagem de que o principal problema do país encontra-se na corrupção praticada no Estado, ilustrada pelo caso Petrobras.

O ódio que jorrou da carta de demissão de Marta Suplicy

Imagem
por :   Paulo Nogueira Deselegante Só muito ódio pode explicar a carta de demissão de Marta Suplicy. Cartas de demissão devem ser breves: o de Marta é um tratado em que ela faz um deselegante autoelogio e ainda mais deselegantes críticas à condução da economia pela ex-chefa. Marta Suplicy não foi o único integrante do ministério de Dilma a falar mais do que devia.

CHOPIN - Romantic Piano Concerto No1 Op 11

Imagem
Por  marcos Aquino

BNDES cresce 18,7% em setembro com lucro de R$ 1,9 bilhão

Imagem
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) registrou lucro líquido de R$ 1,9 bilhão no terceiro trimestre. Esse montante é 18,7% superior ao apurado em igual período do ano passado. O lucro de 2014 no acumulado até setembro é o segundo maior da história No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o banco estatal que apresentou lucro líquido de R$ 7,4 bilhões, sendo 51,4% superior ao mesmo período do ano passado. A inadimplência permaneceu em 0,07% da carteira total, enquanto que a rentabilidade sobre o patrimônio líquido médio do sistema BNDES alcançou 11,82%, também superior ao índice do ano passado que foi de 10,15%. E o índice de Basileia - exigência mínima de capital exigido aos bancos como precaução contra o risco de crédito - foi de 17,5%, frente aos 11% exigidos pelo Banco Central.

Lula à CUT: “é política na cabeça”

Imagem
Autor: Fernando Brito “Está faltando política em nossa ação sindical. O economicismo só não é suficiente”. A frase, que abre  a cobertura da própria CUT sobre a presença de Lula na manhã de hoje na reunião da Executiva Nacional da Central , em São Paulo – que a grande impresna não cobriu, embora noticie até chá com bolinhos de Fernando Henrique Cardoso – é ao mesmo tempo um apelo e uma (auto)crítica ao comportamento dos petistas da entidade (e não só eles) como serviria como uma luva para os que estão no governo.  “O movimento sindical tem de sair do chão de fábrica, do chão das lojas, do chão dos locais de trabalho, pois o limite de representatividade passa do chão”, disse. Como poderia dizer:

Petrobras bate novo record ao aumentar produção

Imagem
Foram 2 milhões 795 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em outubro O  Conversa Afiada  reproduz informação da Petrobras: PETROBRAS ATINGE SUA MAIOR PRODUÇÃO MENSAL HISTÓRICA DE PETRÓLEO NO BRASIL Companhia também atinge novos recordes históricos como operadora de petróleo e gás no país, além de recordes diário e mensal de produção na camada pré-sal A produção consolidada de petróleo e gás da Petrobras, no Brasil e no exterior, alcançou 2 milhões 795 mil barris de óleo equivalente por dia (boed) em outubro. Esse volume foi 0,5% superior ao registrado em setembro, que foi de 2 milhões 781 mil boed.

Folha de S.Paulo: 2 editoriais, uma só ideologia

Imagem
Kléber Chagas Cerqueira (*) na Carta Maior Dois editoriais da Folha de São Paulo, separados por apenas cinco dias (5 e 9/11/2014), revelam com toda crueza – secamente, poderíamos provocar – qual é o lado da Folha. O editorial de 9/11, “Indigência política” é duríssimo. Fala de “um dado chocante: pela primeira vez, desde 2003, (...) a miséria aumentou no país. Apenas 3,7%, mas aumentou”.

BRENO ALTMAN: CARNICEIROS DA DIREITA SÃO AMEAÇA REAL?

Imagem
por  Breno Altman Ontem à noite, o comitê central do movimento pelo impeachment da presidente Dilma se reuniu através de teleconferência, com livre acesso ao público. Mais de cinco mil pessoas acompanharam, durante duas horas, o estranho debate. A mesa era chefiada por um músico encantado em ser líder de massas e abençoada por um astrólogo que se arrisca como filósofo.

Obama segue o Brasil e toma partido pela neutralidade da iternet

Imagem
O presidente norte-americano quer travar as intenções dos gigantes da distribuição de conteúdos de criar uma internet a duas velocidades. E propõe que a banda larga passe a ser classificada como um serviço essencial, à semelhança da eletricidade, água ou telefones. Nos últimos meses têm subido de tom as manifestações em defesa da neutralidade da net nos Estados Unidos. Numa declaração publicada  esta segunda-feira, Barack Obama responde ao debate em curso nos EUA sobre a neutralidade na rede, numa altura em que gigantes da distribuição de conteúdos como a Netflix pretendem assegurar junto dos operadores de internet o acesso mais rápido aos filmes e séries que vende por assinatura online.

Alemanha: maior economia da Europa está perto da recessão

Imagem
A Alemanha, a mais forte economia da Europa, encontra-se a um passo da recessão devido ao fraco desenvolvimento econômico dos seus parceiros comerciais fundamentais; os grandes jogadores políticos e financeiros estão preocupados à espera da publicação dos índices do PIB no terceiro trimestre de 2014, escreve a CNBC. AFP Chanceler alemã Angela Merkel. Semelhantes prognósticos foram confirmados também por Juergen Fitschen, presidente da Associação de Bancos da Alemanha, numa entrevista à CNBC. “Não nos podemos isolar de fatores que conduziram ao atual estado das coisas. (...) Observa-se um crescimento lento em alguns países vizinhos, bem como a falta de procura de financiamento de projetos de infraestrutura na própria Alemanha”, alertou Juergen Fitschen. No segundo trimestre de 2014, a economia da Alemanha sentiu uma redução de 0,2% em comparação com os primeiros três meses do ano e os analistas não excluem que, num futuro próximo, as coisas ficarão ainda piores. Se a economia se

Stick Figure - Hard Drugs

Imagem

Congresso Nacional, retrato desfocado da sociedade brasileira

Imagem
Com poucos jovens, negros e mulheres – e nenhum índio –, Legislativo brasileiro não reflete composição da sociedade brasileira O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), referência da bancada ruralista, agora eleito senador por  Vitor Nuzzi do Brasil de Fato  Congresso que saiu das urnas em 5 de outubro – e será empossado em 1º de fevereiro – terá, como já se demonstrou, perfil mais conservador que o atual. Uma das bancadas que cresceram, e se mostra organizada, é a dos ruralistas, com 153 deputados. A sindical caiu de 90 para 51, enquanto a empresarial tem quatro vezes mais (217). Mas o desequilíbrio não está apenas na correlação de forças.

Brasil Carinhoso retira 8,1 milhões de crianças e adolescentes da extrema pobreza

Imagem
A beneficiária Beatriz dos Santos Nascimento com os filhos. Foto: Ana Nascimento/MDS Em dois anos e meio, 2,8 milhões de crianças de até seis anos de idade foram retiradas da extrema pobreza pelo aumento da transferência de renda para suas famílias por meio da Ação Brasil Carinhoso. A ação, parte do  Plano Brasil Sem Miséria , teve papel estratégico no combate à miséria no país, por enfrentar o problema na primeira infância, onde a concentração da pobreza extrema era maior. Crianças até seis anos representavam 10% da população, mas concentravam 17,4% do total de indigentes, o maior percentual entre as faixas etárias. Em maio de 2012, quando foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff, o Brasil Carinhoso garantiu que toda família com pelo menos uma criança de zero a seis anos passasse a receber uma renda mensal mínima de R$ 70 por pessoa da família. Esse valor equivalia, na época, à linha da extrema pobreza. O valor foi reajustado em 2014 para R$ 77.