Postagens

Mostrando postagens de novembro 3, 2014

Janio de Freitas denuncia banda podre da PF

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Em sua coluna de hoje, Janio de Freitas, um dos últimos colunistas que mantém independência da opinião do veículo, denuncia que a PF participou de uma armação para prejudicar o PT, às vésperas da eleição. Trata-se do dinheiro encontrado com três passageiros, num táxi aéreo de Brasília. A operação teria sido combinada com a imprensa e a TV. Foram divulgadas fotos e se deu destaque ao fato de um dos passageiros ter trabalhado na campanha de Fernando Pimentel, candidato vencedor ao governo de Minas. Freitas pergunta: e aí? O que aconteceu? Havia alguma ilegalidade ou não?

POR QUE A DILMA QUASE PERDEU (E O QUE FAZER PARA NÃO CORRER MAIS ESSE RISCO)

Imagem
Não ter avançado no processo de democratização dos meios de comunicação quase levou à interrupção dos governos que mais promoveram a diminuição da desigualdade. Por  Emir Sader , no seu blog no portal  Carta Maior , de 09/11/2014 Uma simples comparação dos governos do PT com os do PSDB - e considerando que a Dilma se propôs a dar continuidade a esses governos e o Aécio a retomar o governo do FHC – levaria a uma vitória acachapante da Dilma no primeiro turno. No entanto, a vitória foi apertada e em alguns momentos da campanha parecia desenhar-se uma vitória da oposição.

Intervenção na sessão do Clube Valdai sobreOrdem Mundial: Ou novas regras ou vale-tudo

Imagem
Vladimir Putin  Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Intervenção na plenária final da 11ª sessão do Clube Valdai de Discussão Internacional “Não se trata de alguns simples negócios locais, ou de alguma partilha na esfera de influência, no espírito da diplomacia clássica; ou da total dominação global por alguma força. Entendo que precisamos de uma nova versão do que seja interdependência. Não há por que temê-la. Ao contrário, pode ser um bom instrumento para harmonizar posições” (Presidente Putin).

Estelionato eleitoral foi o que FHC fez em 1999

Imagem
Posted by  eduguim  on 09/11/14 • Categorized as  Reportagem Na semana passada, após anúncios de aumentos da taxa Selic e de 3% no preço da gasolina, lideranças do PSDB e os jornais de sempre qualificaram a medida como “estelionato eleitoral” que teria sido praticado pela presidente Dilma Rousseff porque, durante a campanha de sua reeleição, teria negado que o governo fosse aumentar juros e combustíveis.

Os dentes

Imagem
 Autor: Fernando Brito A colunista Monica Bergamo, da Folha, publica hoje as histórias dos brasileiros que teriam resolvido ir para Miami por causa da eleição de Dilma Rousseff. É um bom contraponto à matéria que publicada ontem com Marinalva Gomes Filha, a agricultora de Paulo Afonso, na Bahia, que  não quer sair de lá  e está feliz da vida porque ganhou uma dentadura e um cisterna para guardar água.

A entrevista de Pizzolato ao Estadão

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Reproduzo abaixo a entrevista de Henrique Pizzolato ao Estadão, publicada hoje. Observe que o Estadão põe um título que não tem nada a ver com o teor da entrevista, cujo ponto principal é a argumentação com que Pizzolato defende sua inocência. Nenhuma das auditorias realizadas pelo BB, lembra ele, detectou o desvio de um centavo do Fundo Visanet. A própria Visanet, uma empresa privada, não detectou o desvio. Tanto é que o BB e Visanet nunca entraram na justiça pedindo a devolução do dinheiro.

Luciana quer um fundo para a mídia alternativa

Imagem
Ela quer punir o Mainardi pelo “nordestino é bovino”​. Autora de Projeto de Lei que cria um fundo de desenvolvimento para mídia alternativa, a deputada federal Luciana Santos (PC do B – PE) propõe rediscutir como o Governo Federal aplica suas verbas de publicidade. Ela trata também da decisão da Presidenta Dilma de não enviar um Projeto de Lei ao Congresso, mas, re-re-discutir, pela enésima vez, a questão da Ley de Medios. ( Clique aqui para ler  “Dilma costeia o alambrado da Globo”,  aqui para ler  “o escândalo –  os números da Bolsa PiG” e  aqui para ler  “Dilma, já existe um Projeto para a Ley de Medios”.) Nesta sexta-feira (7), Luciana Santos conversou com Paulo Henrique Amorim.

Leda Paulani: Mídia e mercado fazem “terrorismo econômico”

Imagem
Economista e professora Leda Paulani acredita que somente os investimentos públicos poderão alavancar o crescimento do país. Segundo ela, estão tentando criar um ambiente que é como se a economia estivesse à beira do precipício e que está muito longe de estar. Por Bruno Pavan, na Brasil de Fato Leda Paulani Eleita sobre o discurso das “ideias novas”, a presidenta Dilma Rousseff terá que contrariar fortes pressões para man­ter uma política econômica progressis­ta. É o que acredita a professora da Fa­culdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA – USP) Leda Paulani.

Lula e Dilma versus a revista Piauí

Imagem
por :   Paulo Nogueira A dupla Uma das obsessões da mídia é intrigar Lula e Dilma. Lula cansou de dizer, antes e durante a campanha presidencial, que ele era Dilma, Dilma e ainda Dilma. Não foi suficiente. Jornais e revistas continuaram a publicar artigos segundo os quais Lula estaria prestes a substituir Dilma na chapa do PT e aliados.

Dimitrie Cantemir: "El libro de la ciencia de la música"

Imagem
João Soares   compartilhou originalmente :   Maravilhoso e que pude assistir no Porto, dia 4 de Novembro de 2014, na Casa da Música. - Concierto de Jordi Savall

O “treinamento” no ocidente e a luta contra o Estado Islâmico

Imagem
4/11/2014,  [*]  Moon of Alabama “Western Training” And The Fight Against The Islamic State Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO As únicas entidades competentes e capazes que há hoje na região, para fazer frente ao Estado Islâmico são a Guarda Revolucionária do Irã e o Hezbollah libanês. E serão vãos quaisquer esforços para “treinar” qualquer nova força contra o Estado Islâmico que não inclua esses dois exércitos. (...) Se os EUA quiserem derrotar o Estado Islâmico, terão de “pegar muito leve” com seus outros “inimigos” e terão de deixar que Irã e Hezbollah conduzam e comandem o treinamento e a luta. Tropas do Hezbollah libanês “Treinar” tropas estrangeiras parece ser alguma espécie de fórmula mágica para vários problemas de política exterior. “Treinar” um novo exército iraquiano contra o Estado Islâmico é o mais recente sintoma dessa ânsia por milagres. Mas todo o “treinamento” que o ocidente oferece tem gerado

Direita em surto: Mamãe, tem um bolivariano embaixo da minha cama!

Imagem
1 Maldito bolivariano! A tendência de chamar desafetos de ‘bolivariano’ conta com a ignorância alheia. O termo precisa ser mais bem definido antes de ser berrado a plenos pulmões por Gilberto Maringoni, na CartaCapital  Pronto, inventaram um novo xingamento. Depois de comunista e terrorista de um lado e de coxinha de outro, epítetos que já entediavam a todos, a tendência do verão é chamar os desafetos de “bolivariano”. – O que quer dizer?

O frio na barriga podia ser evitado se houvesse Lei de Meios

Imagem
Um grave déficit de democracia do Brasil é o de diversidade de visões de mundo circulando pelos meios de comunicação. Sem superá-lo, seguiremos sujeitos às intervenções da mídia na decisão do eleitor Às vésperas da votação no segundo turno, Dilma rebateu conteúdo da Veja, mas governo precisará de mais do que discurso agora por  Lalo Leal A angústia que tomou conta dos eleitores de Dilma Rousseff ao final da tarde de domingo 26 de outubro poderia ter sido evitada. A margem tão estreita de votos obtida pela presidenta diante de um candidato fraco, dono de um currículo de realizações paupérrimo e com propostas voltadas para o retrocesso, só foi possível graças ao trabalho intenso desenvolvido pelos meios comunicação. Sem essa interferência, a disputa poderia ter sido decidida no primeiro turno.

Jornalistas e ‘marronzinhos’ na imprensa

Imagem
A semana que se encerra marcou uma mudança interessante na agenda da imprensa brasileira: reduziu-se o predomínio do tema corrupção, houve uma tentativa de emplacar na temática geral uma suposta tendência do governo petista para o estilo bolivariano de fazer política e, lentamente, equilibra-se o noticiário sobre economia. Por Luciano Martins Costa, para o Observatório da Imprensa Reprodução   O leitor e a leitora educados na arte de interpretar o discurso jornalístico se dão conta de que a mídia tradicional parece se dividir em dois blocos. Num deles, mais ruidoso e favorecido na composição das primeiras páginas, pontificam os pitbulls, a versão contemporânea dos “marronzinhos”, marionetes manipuladas pelo núcleo de opinião dos jornais para vocalizar a mensagem do dono. Para quem não se lembra ou não sabia, Marronzinho era o codinome de um jornalista de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, financiado por candidatos conservadores para atacar oponentes nas campanhas ele

É essa a “liberdade” que eles querem?

Imagem
Autor: Fernando Brito Nestes dias em que aparecem os imbecis que pedem a volta da ditadura -com o complacente beneplácito de quem acha que pedir a supressão dos direitos alheios é, também, democrático – é importantíssima a reportagem de Mariana Sanches, em  O Globo , sobre o livro  Infância Roubada , que conta a história das crianças presas e fichadas pelo crime de serem filhas de “subversivos”.

Álbum "The Endless River" é despedida musical do Pink Floyd

Imagem
Polêmico desde a capa, lançamento da banda evoca tempos passados. Disco foi composto a partir de material gravado há 20 anos por Nick Mason, David Gilmour e Rick Wright. Dissidente Roger Waters se distancia da obra. Capa de "The Endless River" Um jovem de camisa branca esvoaçante rema em direção ao crepúsculo – sobre as nuvens. Assim é a capa do novo álbum duplo da banda Pink Floyd,  The Endless River , que já deu motivos para as primeiras opiniões desfavoráveis. Horrorizados, fãs e críticos se perguntaram o que é que tinham posto no chá do artista gráfico, e onde teria ido parar o genial design dos discos antigos. Com uma capa kitsch assim, era grande a apreensão sobre o conteúdo acústico do lançamento.

Movimentos sociais se mobilizam pela democratização da mídia

Imagem
Movimentos sociais discutiram, nesta sexta-feira (7), os temas que devem ser levados para o Fórum Mundial de Mídia Livre na Tunísia, em março de 2015. Nesse sentido, a democratização dos meios de comunicação foi apresentada como uma pauta que precisa ser internacionalizada.  Reprodução   “Organizar mais coletivamente a nossa participação em um processo internacional, que tende a devolver ao Brasil a pressão pela democratização da mídia”, disse a jornalista e ativista da Ciranda Internacional da Comunicação Compartilhada, Rita Freire. O encontro de mídia livre ocorre junto com o Fórum Social Mundial. Até o fim do ano, os militantes da área de comunicação pretendem colocar em consulta pública um documento que será finalizado no fórum do próximo ano. Para isso, estão sendo feitas reuniões preparatórias como a de hoje. O grupo reúne-se novamente amanhã (8), quando haverá comunicação por videoconferência com ativistas da Tunísia e da Faixa de Gaza.

Assim se constrói o estado global de vigilância

Imagem
Realizadora de “Citizenfour”, o documentário sobre as denúncias de Edward Snowden, alerta: controle social e esvaziamento da democracia ampliaram-se, após revelações. Esperança é consciência. Tom Englehardt, do Tom Dispatch, entrevista Laura Poitras. “Snowden revelou a profundidade do que a NSA e os chamados Cinco Olhos [Five Eyes, países anglo-saxónicos aliados: EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia] estão a fazer: ... o enorme arrastão de vigilância onde tentam recolher o fluxo de todas as comunicações”, salienta Laura Poitras, realizadora de “Citizenfour” Temos aqui uma estatística da nova era de vigilância global. Quantos norte-americanos possuem a chamada  security clearance , que permite acesso aos dados sigilosos, das agências de espionagem, sobre pessoas e organizações? Resposta: 5,1 milhões – número que reflete o crescimento explosivo do Estado de segurança nacional no pós-11 de setembro. É algo equivalente à população da Noruega. E ainda assim é apenas 1,6%

As lições da prefeitura de SP contra a corrupção

Imagem
Luis Nassif Para desmascarar uma quadrilha que atuava há pelo menos uma década da prefeitura de São Paulo foi suficiente uma equipe de meia dúzia de pessoas e a vontade política do prefeito Fernando Haddad. Haddad trouxe de Brasilia o auditor Mário Spinelli, lotado na CGU (Controladoria Geral da União). Foi firmado um acordo com o governo federal que permitiu trazer cinco servidores da CGU e dois da Receita Federal.

Para os que querem deixar o Brasil

Imagem
Leonardo Boff   É espantoso ler nos jornais e mensagens nas redes sociais e mesmo em inteiros youtubes a quantidade de pessoas, geralmente das classes altas ou os ditos “famosos” que lhes custa digerir a vitória eleitoral da reeleita Dilma Rousseff do PT. Externam ódio e raiva, usando palavras tiradas da escatologia (não da teológica que trata dos fins últimos do ser humano e do universo) e da baixa pornografia para insultar o povo brasileiro, especialmente, os nordestinos.

Rússia-China-Brasil unindo forças para evitar o dólar-EUA

Imagem
3/11/2014,  Jim Rodgers ,  Elite NWO Agenda  (vídeo, 3’24”) JIM ROGERS - RUSSIA / CHINA / BRAZIL Joining Forces to Avoid U.S. DOLLAR Diálogo transcrito e traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                             POSTADO POR  CASTOR FILHO Âncora (0’19”): (...) E o que o Brasil espera, ou está buscando, no que tenha a ver com a Rússia? Jim Rodgers:  O que o Brasil quer da Rússia, e a Rússia quer o mesmo, é formar alguma espécie de sistema para concorrer com o Banco Mundial, e com o FMI e com o dólar norte-americano. O Brasil gostaria de dominar o hemisfério ocidental. Pensam nisso há muitos séculos, que deveriam... Âncora: (0’36”) O que lhe parece que acontecerá no curto prazo?

Porque Eduardo Cunha precisa da “anistia” da mídia

Imagem
Autor: Fernando Brito A imagem aí de cima, do twitter do recém-expurgado Xico Sá, que antes de cronista foi repórter de política da Folha, é só um dos inúmeros testemunhos sobre a  carreira de Eduardo Cunha, o homem que promete “colocar na gaveta” qualquer projeto de regulação econômica da mídia. Sá sabe de quem está falando.

FHC é de doer

Imagem
FHC mais uma vez lançou a palavra de ordem dos tucanos para o combate ao governo Dilma Rousseff. Análise/Maurício Dias O ex-presidente é bem pior do que Aécio Neves no seu desvario antidemocrático por  Mauricio Dias Aécio Neves voltou à cena com o espírito de quem perdeu o governo, mas ganhou a eleição. Esse é um mote que alenta o sofrimento dos derrotados. No entanto, tentou salvar as aparências ao repudiar formalmente a truculência de setores da oposição manifestada nas redes sociais e em pequenos agrupamentos de rua. “Essas manifestações têm o nosso repúdio mais radical e veemente”, afirmou.

IBGE explica mal-estar de Sul e Sudeste contra o Nordeste

Imagem
Posted by  eduguim  on 08/11/14 • Categorized as  Análise Se dependesse das regiões Sul e Sudeste do país, o presidente da República para o quadriênio 2015 – 2018 seria Aécio Neves. O Brasil estaria se preparando para inaugurar mais uma República banqueira como tantas outras que o fizeram chegar ao limiar do século XXI como o quarto país mais desigual do mundo, perdendo só para países africanos miseráveis.

Cunha promete gaveta para regulação da mídia e garante sua anistia

Imagem
Autor: Fernando Brito Há uma única afirmação peremptória na  entrevista do gavião Eduardo Cunha a Kennedy Alencar , no SBT e reproduzida em seu blog. É a garantia que não colocará sequer em votação qualquer projeto de regulação econômica da mídia. “Jamais. Regulação de mídia, jamais. Eu colocaria na gaveta”

Produção industrial cresce apesar de queda nacional

Imagem
A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de agosto para setembro deste ano, apesar da queda da produção nacional de 0,2% no período. Segundo a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional, divulgada nesta sexta-feira, a maior alta foi observada no Rio Grande do Sul (3,5%). Operário trabalhando na unidade baiana da montadora estadunidense Ford Outros estados que tiveram avanço na produção na passagem de agosto para setembro foram Santa Catarina (2,9%), Minas Gerais (1,8%), Goiás (1,2%), Pará (0,8%), Amazonas (0,5%), Bahia (0,3%) e Espírito Santo (0,1%). Por outro lado, seis estados tiveram recuo, com destaque para o Rio de Janeiro (-5,6%), estado que já tinha apresentado redução da produtividade em agosto. Também tiveram redução Pernambuco (-2,2%), São Paulo (-0,7%), Paraná (-0,5%), Ceará (-0,4%) e Região Nordeste (-0,2%).

Requião vai à Justiça contra a privatização de Richa na Sanepar

Imagem
Blog do Esmael O senador Roberto Requião (PMDB) está ajuizando uma  Ação Popular  para impedir que o governador Beto Richa (PSDB) ofereça ações da Sanepar como garantia de obrigações contratuais em Parcerias Público-Privadas. Segundo o senador, que pede liminar para sustar a manobra, trata-se de uma iniciativa ilegal e se configura, na prática, a privatização da estatal. Ao mesmo tempo, Requião encaminha uma  representação ao Ministério Público denunciando a inconstitucionalidade da iniciativa do governador tucano.

Dilma, a regulação dos oligopólios de mídia e as meninas do Jô

Imagem
Luis Nassif Atualizado com o vídeo de Jô e suas "meninas" Ontem Dilma Rousseff comprovou que sua melhor performance é nas entrevistas coletivas e/ou conversas informais. Sobressai, ai, a prosa inteligente, espirituosa e os raciocínios claros - em contraposição aos debates, onde a tensão por vezes atrapalha a explanação das ideias. Dois aspectos da coletiva de ontem.

Presidente Putin sobre a Ordem Mundial: “Ou novas regras ou vale-tudo”

Imagem
24/10/2014,  Vladimir Putin , intervenção/entrevista na 11ª sessão do Clube Valdai de Discussão Internacional Plenária final, Sochi − Rússia − vídeo: duração=2h 38’ 33” Traduzido da transcrição em inglês pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO “Não se trata de alguns simples negócios locais, ou de alguma partilha na esfera de influência, no espírito da diplomacia clássica; ou da total dominação global por alguma força. Entendo que precisamos de uma nova versão do que seja  interdependência . Não há por que temê-la. Ao contrário, pode ser um bom instrumento para harmonizar posições” (Presidente Putin). PRESIDENTE DA RÚSSIA VLADIMIR PUTIN : Colegas, senhoras e senhores, amigos, é um prazer recebê-los nessa 11ª reunião do Clube Valdai de Discussão Internacional.

Pepe Escobar: “O Admirável Mundo Novo de Obama-Pato-Manco”

Imagem
7/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Lame-duck Obama's brave new world ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO O Pato Manco Nem bem saído da mais recente surra eleitoral na votação para o Congresso, que lhe aplicou a minoria que se dá o trabalho de votar nos EUA, o ex-mais poderoso líder do mundo, presidente Barack Obama dos EUA, estrelará nesse final de semana um  thriller , quando aparecer na mesma sala com o presidente da China Xi Jinping, com Shinzo Abe do Japão e – apertem os cintos! – com Vladimir Putin da Rússia.

Internet e movimentos sociais foram decisivos na reeleição de Dilma

Imagem
Para o escritor e jornalista Fernando Morais, colunista da TVT, os movimentos sociais e a internet seguraram a onda de manchetes falsas contra a reeleição de Dilma Rousseff (PT).   0

Alckmin dirá a verdade sobre a falta d’água quando tomar o líquido marrom que a Sabesp está servindo?

Imagem
por :   Kiko Nogueira Dilma Pena, presidente da Sabesp, e o chefe Geraldo Alckmin deu uma entrevista a Míriam Leitão no Palácio dos Bandeirantes. Nem sombra, como se esperava, da assertividade de Míriam diante de Dilma Rousseff. Ao falar da crise hídrica e da ajuda pedida ao governo federal, Alckmin fez um solo tranquilo, longo, sobre suas “boas parcerias”. Negou o racionamento, teceu loas ao “bônus” para quem faz economia. O abastecimento está uma maravilha.

O ovo da serpente chocou

Imagem
Autor: Fernando Brito Alertado pelo site da revista   Eleven Culture , fiquei sabendo, depois de escrever sobre os  grupos de extrema direita ,  que a cantora Céu e a banda Bixiga 70 foram agredidos por estes imbecis durante apresentações em São Paulo. No caso de Céu, as agressões ficaram no verbal, porque ela manifesta, inclusive em seu Facebook, sua opção de voto por Dilma, se é possível chamar vaias e palavrões de “verbais”.