Postagens

Mostrando postagens de novembro 1, 2014

Israel, EUA, Coreia, Grécia e Ceuta: conheça cinco muros que ainda estão de pé

Imagem
Hadar Nalm/Flickr/CC Um quarto de século após queda do Muro de Berlim, episódio que simbolizou diminuição de fronteiras, barreiras físicas ainda existem em diversos continentes 07/11/2014 Felipe Amorim do Opera Mundi Há 25 anos, caía na Alemanha o  Muro de Berlim . Para muitos, o episódio sinalizava o início de uma nova era, de expansão da globalização e diminuição das fronteiras — simbólicas e reais. Um quarto de século após a queda deste ícone da Guerra Fria, ainda persiste, espalhada pelo mundo, uma série de fronteiras muradas construídas para separar povos. Abaixo, selecionamos cinco desses "muros contemporâneos":

Escândalo: os números do Bolsa PiG! Só FHC!

Imagem
A SECOM conseguiu aumentar em 64% a inserção numa midia decadente. Generoso e revoltado amigo navegante emprestou a publicação “A mídia publica no Brasil, 2014”, editado pelo Grupo de Mídia, Brasília. É um escândalo. Nem o FHC seria tão gentil com a tevê aberta (quem ?). (Como se sabe – leia em “ Presidenta costeia o alambrado  “ – a Globo fica com 80% da publicidade brasileira na tevê aberta, o que lhe dá o direito de, com o detrito sólido de maré baixa, tentar o Golpe no sábado antes da eleição no segundo turno.) Vamos aos números, porque eles, por si, contam a história de como os governos trabalhistas bancam o PiG.

José Steinsleger: Sobre a fúria direitista na América Latina

Imagem
Mario Vargas Llosa José Steinsleger, La Jornada A democracia com adjetivos percorre caminhos novos na América Latina. Nunca aconteceu algo igual. Vamos identificá-la: socialista, bolivariana, cidadã, plurinacional, populista, progressista… Interessa debater qual seria a mais avançada ou sublinhar que todas foram estabelecidas pelas urnas, impulsionando projetos de transformação social que deixam para trás épocas menos afortunadas? Imprevisível e complexa, a reacomodação das forças políticas e econômicas em escala global sugere a necessidade de apontar as conquistas alcançadas. Por conseguinte, vitórias eleitorais como as do Brasil, Bolívia e Uruguai mereceriam ponderações menos mesquinhas que seu aparente caráter pirríquio. Somam-se a processos similares que surgem no horizonte (Venezuela, Equador e Argentina), que poderiam entrar em uma etapa de estabilização após a crise econômica mundial.

Por que o governo não confronta as empresas que sonegam via paraísos fiscais?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Roberto Setúbal do Itaú Acabo de ler num  site sueco  em inglês. A ministra da Economia da Suécia, Magdalena Andersson, deseja novas leis tributárias depois que explodiram denúncias sobre como empresas locais estão usando o paraíso fiscal de Luxemburgo para evitar o pagamento de impostos. A Ikea é uma das corporações suecas que estão listadas.

Dilma Rousseff: “Eu não vendo o que eu não consigo entregar”

Imagem
Em entrevista a jornalistas ontem (6), a presidenta Dilma Rousseff voltou a se comprometer com a retomada do crescimento, o combate à inflação e ao desemprego. Nesse sentido, a presidenta garantiu olhar “com lupa” todos os problemas fiscais. Para ela, é necessário responsabilidade com a manutenção do bem estar do trabalhador. “O que nós vamos tentar é um processo de ajuste de todas as contas do governo, todas”, afirmou Dilma Rousseff. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. “O que eu estou dizendo é que esta visão de corte de gastos é similar àquela maluca [visão] de choque de gestão, tá? Que vende o que não consegue entregar. Eu não vendo o que eu não consigo entregar. O que nós vamos tentar é um processo de ajuste de todas as contas do governo, todas. Nós vamos revisitar cada uma, olhar” , enfatizou. Dilma disse que o governo já está trabalhando para fazer os ajustes necessários.  “Olha, nós temos que fazer um ajuste em várias coisas, não é só cortar gasto, sabe? Ao longo do govern

Encontro debate propostas para construção de frente da esquerda

Imagem
Duas semanas depois da vitória da presidenta Dilma Rousseff nas urnas, a primeira reunião do Instituto Casa Grande, tradicional ponto de encontros políticos das esquerdas, no Rio de Janeiro, acolheu diversas lideranças de partidos que se uniram no segundo turno da campanha da reeleição. O encontro ocorreu na noite da última quinta-feira (5) no Rio de Janeiro. Por Léa Maria Aarão Reis* Foto: Kadu Machado Palestraram, o ex-deputado federal, Vivaldo Barbosa, um dos fundadores do PDT; o ex-senador Saturnino Braga, presidente do Instituto; deputado federal Alexandre Molon, do PT; Daniel Iliescu, do PCdoB (ex-oresidente da UNE) e João Pedro Stédile, coordenador do MST, Movimento dos Sem Terra, representando movimentos populares. Com o tema "A conjuntura à luz do resultado eleitoral" foi mostrada, basicamente, a necessidade imediata da construção de uma Frente de esquerda neste “momento muito radicalizado,” como diz Vivaldo Barbosa, depois de “o povo brasileiro ter resistido

Mino Carta: Bolivariano, eu?

Imagem
Editorial O besteirol anda solto a serviço do mofado elitismo golpista e exibe o atraso cultural do País por  Mino Carta O Brasil não precisa de um Chávez, mas Bolívar é um herói autêntico que faz falta à nossa história Pergunto aos meus botões, tomado pela dúvida: “Serei eu um bolivariano?” Em silêncio, me encaram entre atônitos e perplexos. Insisto: “Seria por leviandade, inconsciência, irresponsabilidade, ou por convicta adesão ideológica?” Respondem em coro, alto e bom som: bo-li-va-ria-no. Três vezes seguidas. Ao cabo, gargalham.

Médicos que pediram “castração química” de petistas atacam de novo

Imagem
Posted by  eduguim  on 06/11/14 • Categorized as  denúncia Após o lançamento do programa Mais Médicos e a consequente chegada de médicos cubanos ao Brasil, a classe médica brasileira vem promovendo um show de horrores. Há menos de um mês, o portal IG fez uma denúncia estarrecedora: “ Grupo com quase 100 mil que se dizem médicos ou estudantes de medicina defende ‘castrações químicas’ a eleitores do PT ” A denúncia do IG espalhou-se como fogo e por certo fez ver a boa parte dos formadores de opinião o movimento nazista que se aglutinou em torno da candidatura Aécio Neves. Para entendimento dos fatos que serão narrados mais adiante, vale rever trecho daquela matéria.

‘Mensalão’: Globo deve explicar contrato confidencial a corte italiana

Imagem
Fragmento de Nota Fiscal de Serviços expedida pela Rede  Globo  à DNA Propaganda, do publicitário Marcos Valério O envolvimento da Rede  Globo  de Televisão no escândalo que originou a Ação Penal (AP) 470 e terminou na prisão do ex-ministro José Dirceu e do deputado José Genoino, entre outros réus no julgamento que ficou conhecido como ‘mensalão’ mereceu um capítulo à parte no dossiê que o ex-diretor do Banco do Brasil (BB) Henrique Pizzolato levou com ele para a Itália. Pizzolato aguarda uma nova oportunidade de provar sua inocência, na Justiça daquele país.

Inflação oficial cai 0,42% em outubro

Imagem
Os preços dos alimentos não subiram no mês de outubro levando a queda do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, que ficou em 0,42% em outubro deste ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7). agência Brasil A taxa é inferior às de setembro deste ano e de outubro do ano passado, que haviam sido 0,57% em ambos os períodos. A taxa é inferior às de setembro deste ano e de outubro do ano passado, que haviam sido 0,57% em ambos os períodos. O IPCA acumula taxa de 5,05% no ano. No acumulado de 12 meses, a inflação é 6,59%, pouco acima do teto da meta de inflação do governo federal, que é 6,5%. A expectativa dos economistas para a inflação deste ano está em 6,45% e para 2015, em 6,32%, segundo o último boletim Focus, do Banco Central. “Quando a gente olha as regiões, a maioria delas apresentou redução. Foi mais ou menos generalizada quando consideramos as regiõe

PT QUER GOVERNO “PARA CHAMAR DE SEU”

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Em conversa com Lula, senadores do PT lembram música de Erasmo Carlos para combater Henrique Meirelles e dizer que Ministro da Fazenda deve ter identidade com Partido

O Bolsa Imprensa e a mídia do dinheiro fácil

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem, logo após a entrevista da Presidenta Dilma Rousseff, postei aqui minha sugestão que o tão desejado corte nas despesas públicas comece pela mídia. Hoje, tenho a ótima companhia de Paulo Nogueira, do Diário do Centro do Mundo que aprofunda e quantifica o que chama de “Bolsa Imprensa” que os governos brasileiros sempre concederam ao baronato de uma mídia decadente – em qualidade e controle da comunicação – neste país.

A mídia não quer que o governo mexa no ‘Bolsa Imprensa’

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dilma na entrevista de ontem aos jornais “O PT  busca golpear as receitas publicitárias dos veículos de informação – o que poderia redundar, no futuro, no controle de conteúdo pelo governo.” Está na Veja, e raras vezes ficou tão clara a dependência financeira e mental que as grandes corporações jornalísticas têm do dinheiro público expresso em publicidade federal.

Tribal Seeds - Libertad ft. Dready

Imagem

Dilma elogia O Cafezinho

Imagem
Por  Miguel do Rosário , postado em novembro 6th, 2014 | 101 comentários Os blogueiros e a presidenta. Eu estou de camisa rosa com listras negras.   Os blogueiros têm esperança de que Dilma, neste segundo mandato, enfrentará com mais coragem temas importantes para aprimorar a democracia no Brasil, sobretudo no campo da comunicação. O atual sistema de informação vigente no país não é democrático e não dá conta da nossa diversidade política e cultural. Os canais de TV e os jornais, exercendo um assombroso monopólio ideológico, criaram um exército de zumbis, que de vez em quando saem de seus túmulos e vão às ruas pedir “intervenção militar”.

A timidez cobra seu preço na gasolina

Imagem
Autor: Fernando Brito Um reajuste de 3% da gasolina nas refinarias é, em matéria de impacto sobre os preços, igual a nada. As variações de preço entre os postos por razões comerciais são imensamente superiores a isso. E muito. Aqui, no Rio, no  levantamento semanal da ANP , por exemplo, dois postos de mesma bandeira (Ipiranga) tinham preços, por litro de R$ 2,85 e R$ 3,50. Diferença de 22,8%, portanto.

Tempos interessantes

Imagem
Assombrada por quatro perigos, a missão da nova Comissão Europeia pode ser mais difícil do que a anterior por  Antonio Luiz M. C. Costa   Barroso, Junker, Cameron e Merkel: a missão da nova Comissão Europeia pode ser mais difícil que a anterior Depois de dois mandatos conturbados, uma década praticamente perdida para a UE, o presidente da Comissão Europeia José Manuel Durão Barroso passa o cargo ao luxemburguês Jean-Claude Juncker em 1º de novembro. Criticado por falta de liderança e submissão ao Conselho Europeu de chefes de governo (leia-se Angela Merkel, que impôs Juncker para sucedê-lo), defendeu-se dizendo que são dos governos e não da Comissão os poderes para movimentar bilhões de euros e que “a Alemanha, gostemos ou não, tem um plano: o problema da UE é que outros não têm”.

Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda - Hyldon

Imagem
lena du mota Para recordar

“Os médicos cubanos examinam, põem a mão na gente; os outros às vezes nem olham no nosso rosto”

Imagem
publicado em 6 de novembro de 2014 às 21:04 O secretário Luiz Carlos Bolzan e o médico cubano Antonio Betancourt fazem realmente a diferença  por  Conceição Lemes Novo Hamburgo, capital nacional do Calçado, fica a 40 km de Porto Alegre (RS). Até o ano passado, como a maioria das cidades brasileiras, esse município gaúcho tinha falta de médicos. Não era por escassez de recursos, mas por falta de profissionais para contratar.  Eram 160 para cuidar de 240 mil habitantes. Cobriam apenas 28% da população.

Lula se reúne com a bancada de senadores e traça estratégias para 2015

Imagem
A bancada de senadores do PT se reuniu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira (6) em um hotel, na capital paulista, para fazer um balanço político das eleições, avaliar o novo cenário do Congresso Nacional e traçar estratégias para o futuro. Ricardo Stuckert/Instituto Lula Participaram do encontro 12 dos 13 senadores do PT, além dos recém-eleitos Fátima Bezerra (RN) e Paulo Rocha (PA) O líder da bancada do partido, senador Humberto Costa, destacou em entrevista coletiva ao final do encontro que a reunião foi uma solicitação da bancada atual e dos eleitos para o próximo mandato do Senado. Segundo Costa, a bancada avaliou que o resultado das urnas abre boas perspectivas para o segundo mandato da presidenta Dilma. “Tivemos uma grande vitória quando derrotamos não somente o candidato Aécio Neves, mas também todos os candidatos do primeiro turno que o apoiaram. Derrotamos uma grande articulação de setores da mídia que tentaram influenciar o processo eleitor

Tribal Seeds- Did Wrong (New Single 2012)

Imagem

Adriano, o helicóptero dos Perrellas e o fiasco do combate ao tráfico de drogas

Imagem
por :   Kiko Nogueira Adriano O modo como a Justiça tratou o caso Adriano e o caso Helicoca é um símbolo retumbante do fiasco de um suposto combate às drogas no Brasil. O Ministério Público pediu o indiciamento do velho Imperador por tráfico e associação ao tráfico. O promotor Alexandre Murilo Graça não requereu a prisão, mas solicitou que seu passaporte fosse recolhido para evitar fuga, já que se tratava de “pessoa com elevados recursos financeiros”.

Dilma vai cortar gastos. Comece pela mídia, presidenta!

Imagem
Autor: Fernando Brito O pais permanece na ignorância do que disse a Presidenta Dilma Rousseff em sua entrevista “coletiva” aos jornalões, hoje à tarde. Claro que não foi transmitida como foi feito com aqueles “sujos” blogueiros. Dela, só sabemos o pequeno resumo, bem combinado, que  O Globo, a Folha e o Estadão colocaram em seus sites . E, claro, neles a presidenta só fala o que soou agradável.

Mendelssohn - "Venezianisches Gondellied" - Schreier

Imagem
marcos Aquino Aqui está o original por Thomas Moore: Quando através da Piazzetta A Noite respira seu ar fresco, Então, querida Ninetta, Eu virei para o chá lá. Sob a tua máscara envolta, Eu vou saber chá longe, Quem ama sabe, embora nublado, sua própria estrela da noite.

Mauro Santayana: A UE E O BRASIL

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Mesmo estando - ao menos, na aparência - em plena negociação de um acordo de livre comércio com o Mercosul, a União Européia não consegue esconder sua verdadeira natureza.   As autoridades da organização acabam de entrar com um processo contra o nosso país na Organização Mundial do Comércio - comandada pelo brasileiro Roberto Azevedo - pedindo que se abra um “painel” contra os incentivos dados, pelo Brasil, à indústria automobilística.

Lewandowski diz que indicação de Dilma ao STF é dever constitucional

Imagem
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, rebateu nesta quinta-feira (6) as declarações de Gilmar Mendes, que disse que a corte ficaria a “cumprir e chancelar” as vontades do Executivo, diante da possibilidade de 10 dos 11 ministros serem indicados pelo governo Dilma Rousseff. Carlos Humberto/ SCO/ STF (25/06/2014) Lewandowski rebateu as declarações de Gilmar Mendes e enfatizou que a "Constituição faculta ao presidente da República indicar os membros do STF" Lewandowski destacou que a forma de escolha dos ministros é prevista na Constituição, portanto, os presidentes que os indicam estão exercendo um dever constitucional. “Se o povo brasileiro escolheu determinado partido para que ficasse no poder durante esse tempo, e a Constituição faculta ao presidente da República indicar os membros do STF, enfim, é uma possibilidade de que a Constituição abre ao presidente. Então, é isso, cumprimento da Constituição. Se é bom, se é ruim, isso foi uma es

Folha demite Eliane Cantanhêde

Imagem
Eliane Cantanhêde no DCM A colunista Eliane Cantanhêde anunciou no Twitter que foi demitida pela folha. Presumivelmente o corte se deu por razões econômicas e não ideológicas. No período em que foi colunista Cantanhêde se notabilizou por críticas constantes ao PT.

Lula, Brizola e a elite que engole sapo, por Veríssimo

Imagem
Autor: Fernando Brito Ler Ler Luís Fernando Veríssimo é sempre muito bom. Durante os anos do “pensamento único” neoliberal, quando ousar dissentir das verdades privatistas era quase ser condenado à fogueira, foi um dos poucos que teve coragem – e condições – de resistir, ainda no velho  Jornal do Brasil .

Dilma avisa ao PiG: monopólio da Globo, não!

Imagem
Ela não vai fazer um projeto mas vai pra cima! E nós também! Na  Fel-lha : REGULAÇÃO DA MÍDIA PASSA POR MONOPÓLIOS, DIZ PRESIDENTE BRASÍLIA, DF – O governo federal quer discutir a regulação econômica da mídia a partir do segundo semestre do ano que vem, mas não irá apresentar um projeto pronto para enviar ao Congresso. Segundo a presidente Dilma Rousseff, apesar da pressão do PT neste sentido, o ideal é que haja “uma ampla discussão” com a sociedade. Para ela, deve haver consultas públicas, inclusive por meio da internet, e reuniões setoriais com os grupos interessados.

David Byrne cria mote para novo disco de Tiê

Imagem
Ex-líder do Talking Heads enviou o embrião de 'All Around You' para a cantora, que também trabalhou com Adriano Cintra (ex-Cansei de Ser Sexy e Madrid) por Tárik de Souza -  na Carta Capital A jornada cativante de Ethan Hawke e Ellar Coltrane Integrante da nova geração musical paulistana pautada pela disparidade estética, Tiê altera fatores de seu pop deslavadamente confessional no terceiro álbum-solo. Projetada a partir do aconchego de voz, violão, teclados e raros aditivos acústicos de  Sweet Jardim  (2009) e o pulso da bateria e percussão incorporados ao seguinte, A Coruja e o Coração  (2011), ela adiciona a Esmeraldas  alguma opulência.

Mais pressão sobre a economia chinesa em desaceleração

Imagem
EUA saem do Quantitative Easing, QE  [1] 30/10/2014,  Xinhua , China “ U.S. QE exit to put further pressure on China’s slowing economy ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Entreouvido no brechó da Vila Vudu:  A gente aki axa que a presidenta Dilma está avaliando essas e outras importantes mudanças pelas quais está passando o contexto mundial, antes de decidir quem será o novo Ministro da Fazenda. ISSO nos parece muito mais importante, como informação, do que a infindável IMBECILOGIA dita “jornalística”, de “Lula gosta mais de Trombini” e “Dilma não gosta de Meirelles”  −  que é o que repetem sem parar, à guisa de “informação”, os PATÉTICOS jornalistas autoproclamados “especialistas em economia” operantes no Brasil-2014. Observação do tradutor de plantão:  É possível que haja erros de tradução nos termos “de especialidade” e de jargão “de bolsa”. Essa tradução é distribuída como está, só como uma espécie de “pista”, de dica, para mel

Pepe Escobar: Agora, é guerra total contra os BRICS

Imagem
4/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Rússia Today “ It’s now total war against the BRICS ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO BRICS - Reunião de Fortaleza - 15/7/2014  Apertem os cintos, a guerra de informação já desencadeada contra a Rússia deve expandir-se para Brasil, Índia e China. Brasil, Rússia, Índia e China, como o mundo inteiro sabe, são os quatro principais países do grupo BRICS de potências emergentes, que também inclui a África do Sul e em futuro próximo incorporará também outras nações do Sul Global. Os BRICS perturbam imensamente Washington – e sua  Think-Tank -elândia – porque são a corporificação do impulso concertado do Sul Global rumo a um mundo multipolar.

Robert Fisk: Como os islamistas do ISIS/ISIL recebem essas armas norte-americanas?

Imagem
4/11/2014,  [*] Robert Fisk ,  The Independent How did Islamists receive American weapons? See the evidence from guided missile that exploded near Syrian front line Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu   POSTADO POR  CASTOR FILHO   Restos de bombas fabricadas nos EUA atiradas pelo ISIS/ISIL contra o Exército da Síria As forças especiais da Síria distribuem-se ao longo de uma série de colinas aqui bem ao nordeste de  Lataquia , uma das linhas de combate mais perigosas do país, sob fogo diário de mísseis de forças rebeldes agora reforçadas pelo apoio do  ISIS .