Postagens

Mostrando postagens de outubro 22, 2014

Luis Nassif: Os personagens do terceiro turno

Imagem
Luis Nassif Os próximos quatro anos terão três personagens principais: Dilma e o PT; Aécio e o PSDB; e os grupos de mídia. No discurso de celebração da vitória, Dilma Rousseff fez duas afirmações importantes. A primeira, a promessa de, no segundo governo, convocar a sociedade civil, associações, movimentos, para construírem juntos as políticas públicas. Mencionou expressamente a indústria. E mencionou expressamente a palavra união.

Troika continuará a colonizar Portugal por mais de duas décadas

Imagem
A troika aterrou hoje em Portugal “de armas e bagagens” para impor ao país um programa de austeridade permanente e garantir que o governo PSD/CDS-PP continuará a ser um bom discípulo. No caso da Comissão Europeia (CE), estas visitas semestrais prolongar-se-ão, pelo menos, até 2035. 28 de Outubro, 2014 - 17:11h Foto de Paulete Matos. No dia 17 de maio, a maioria de direita, o Fundo Monetário Europeu (FMI), a Comissão Europeia (CE) e o Banco Central Europeu (BCE) anunciaram, com pompa e circunstancia, o fim do período de vigência do Programa de Ajustamento acordado em 2011.

'Sem internet, Aécio teria vencido eleição', diz cientista político

Imagem
Para Sérgio Amadeu, PSDB adota 'estratégia do cinismo'. Ele considera inaceitável que a bandeira de combate à corrupção seja conduzida por 'forças da corrupção' por  Renato Brandão, especial para RBA Amadeu defende reforma política para se alcançar uma legislação mais democrática dos meios de comunicação São Paulo – Carro-chefe da editora Abril, a revista  Veja  lançada na última sexta-feira (24) divulgou como matéria de capa uma acusação de que a presidenta reeleita Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT, tinham conhecimento de um esquema de corrupção na Petrobras. Sem apresentar qualquer prova, o conteúdo da reportagem era baseado em suposto depoimento do doleiro Alberto Youssef à Polícia Federal, que foi desmentido por seu advogado logo após a publicação.

Globo descendo a ladeira: Às vésperas do fim, Globo Rural tem pior audiência e perde para o SBT

Imagem
na Paula Campos apresenta o Globo Rural; programa teve a pior audiência do ano RESUMO: Perto do fim, o Globo Rural diário teve a pior audiência do ano nesta segunda (27): 2,5 pontos na Grande SP. Superou o recorde negativo anterior, 2,6 em 6 de janeiro, e perdeu para o SBT (3,2). O telejornal rural será substituído por um novo programa jornalístico até o final do ano. No SBT, a estreia da novela mexicana Sortilégio cravou 5 pontos e derrotou o Programa da Tarde, da Record (4,5) Por  REDAÇÃO , em 28/10/2014 Noticías da TV

DEM morreu. ACM Neto marca o enterro!

Imagem
Por Altamiro Borges O senador Agripino Maia, presidente do DEM, levou uma surra no Rio Grande do Norte, mas continua rosnando valentia. Ele esbraveja que “não dará paz à presidenta Dilma”. É pura bravata. Sua legenda morreu nestas eleições e os demos rumam para o inferno – isto se o capeta permitir o ingresso. A única liderança que ainda sobrou neste partido moribundo, ACM Neto, prefeito de Salvador (BA), já anunciou que ele será extinto no próximo ano. Vale conferir o relato do jornalista Ilimar Franco, do insuspeito jornal O Globo, um dia antes do segundo turno:

Dilma fala em criminalização da homofobia em entrevista

Imagem
Temas LGBT são colocados em pauta no SBT, e presidenta fala também que não fará "regulação" da mídia, mas debaterá temas como o direito de resposta por Redação da Carta Capital Dilma conversa com o jornalista Ricardo Boechat, da Band A criminalização da homofobia e a união de casais homoafetivos apareceram pela primeira vez na série de entrevistas que a presidenta Dilma Rousseff tem dado para quatro emissoras de tevê aberta nesta segunda e terça.

Quem ganhou e quem perdeu na eleição presidencial

Imagem
TÃO IMPORTANTE QUANTO DIZER QUEM GANHOU E QUEM PERDEU É DIZER QUEM SAIU GANHANDO E QUEM SAIU PERDENDO. NEM SEMPRE ESTAS COISAS COINCIDE Flávio Aguiar Tão importante quanto dizer quem ganhou e quem perdeu é dizer quem saiu ganhando e quem saiu perdendo. Nem sempre estas coisas coincidem, como se verá. Dilma Rousseff – ganhou e saiu ganhando. O sucesso de sua candidatura dependeu muito de seu estoicismo (ao enfrentar os insultos no Itaquerão), da sua firmeza (ao responder de modo duro às acusações de Aécio nos debates), de sua capacidade de se comprometer com a manutenção (salário, empregos) e com a mudança (eventual correção no caso Petrobrás) de rumos. Provou e comprovou que tem luz própria e estofo de estadista.

Por onde ela passa, não nasce a grama

Imagem
Autor: Fernando Brito Leio no Estadão que Marina Silva  já se prepara para deixar o PSB  e retornar à formação de sua Rede. O PSB, por sua vez, prepara-se para se fundir ao PPS de Roberto Freire, pernambucano corrido pelos eleitores para São Paulo, onde a Prefeitura paulistana, com José Serra, o acolheu nos conselhos da Empresa Municipal de Urbanização (Emurb) e da SPTurismo e o ajudou a voltar à Câmara, para onde agora não se reelegeu.

Derrotados, rentistas lançam plano B: ministro da Fazenda independente

Imagem
Passados apenas dois dias do resultado de uma eleição de acirrada disputa, em que os representantes da oligarquia financeira saíram derrotados, agora o cassino da especulação tenta criar um terceiro turno das eleições, para emplacar um ministro da Fazenda que atenda os seus interesses. Da redação do  Portal Vermelho , Dayane Santos Agência Brasil A presidenta Dilma já deixou claro que não vai se render à chantagem A economia foi um dos principais temas dessa campanha, tanto no primeiro como no segundo turno das eleições. Os adversários de Dilma disputaram quem apresentaria o plano de governo que mais atenderia aos desejos do mercado. Marina Silva (PSB) propôs a independência do Banco Central e o mercado aplaudiu. Aécio Neves (PSDB) não perdeu tempo e, além da garantia de “medidas impopulares”, tratou logo de dizer que o seu governo já tinha um ministro da Fazenda: Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e homem credenciado pelos especuladores como George So

Placar final de manchetes negativas: Dilma 702 X Aécio 56

Imagem
Ao longo da campanha, falamos algumas vezes sobre o  Manchetômetro (link is external) . A ferramenta criada pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) veio para explicitar  o quanto a mídia é parcial no Brasil:  ao longo da corrida eleitoral,  Dilma Rousseff foi criticada 12,5 vezes mais que Aécio Neves  - foram 702 manchetes negativas para a nossa presidenta reeleita, enquanto Aécio registrou apenas 56. Na última semana antes da votação do segundo turno, quando a imprensa tentou a todo custo desestabilizar a candidatura de Dilma, publicando acusações mentirosas  e mostrando nenhum compromisso com a verdade e com a democracia, foram em média três notícias negativas diárias para Dilma e menos de uma para Aécio.

Merval, tome um chazinho…

Imagem
Autor: Fernando Brito Merval Pereira, por favor, tome um chazinho. Passiflorina, camomila, jasmim…  Já nem sugiro um daqueles que o pessoal hippie tomava para ficar mais “paz e amor”… Não fica bem a um acadêmico, quase um lorde, como você ter estes destemperos, que o levaram até a ganhar uns trancos de seus colegas de bancada na Globonews, no dia da apuração dos votos… Modere-se, Merval, para não cair no ridículo…

Só depois das eleições, Estadão conta que irmão da Dilma é tão simples que seu carro é um fusca.

Imagem
Por:  Zé Augusto do blog Os Amigos do Presidente Lula Até domingo não interessava desmentir Aécio. Depois que passou as eleições o jornal Estadão resolveu desengavetar uma reportagem sobre Igor Rousseff, irmão da presidenta Dilma adepto da vida simples como Pepe Mujica, acusado de forma mentirosa por Aécio Neves em um debate de ter sido funcionário fantasma na prefeitura de BH.

Depois de indicar o voto em Marina Silva o Clube Militar defende democracia: 'A maioria decidiu'

Imagem
Instituição pede respeito à decisão democrática das urnas em nota, que completa: "Não interessa que não seja a nossa opção. É a regra" por Redação da Carta Capital Entidade defende a manutenção do sistema democrático e que povo cobre Presidenta Clube Militar, tradicional instituição fundada no século 19, divulgou uma nota em que afirma valorizar a decisão democrática das urnas nas eleições deste domingo 26. "A  maioria decidiu. Não interessa que não seja a nossa opção. É a regra", traz o texto. "Perder nunca é um fato facilmente aceitável, mas faz parte do jogo e da vida."

Paulo Freire e a história de um manuscrito

Imagem
Pablo Gentili Foi há 46 anos, quando no Sul começava, como agora, a primavera. Paulo Freire estava exilado no Chile, onde havia chegado depois do golpe militar que daria origem, no Brasil, a uma das mais longas ditaduras latino-americanas. Era um dia como tantos outros em Santiago. Paulo Freire havia convidado seus amigos Jacques Chonchol e María Edy para conversar e compartilhar seu prato predileto: “ galinha a cabidela ”, uma especialidade de origem portuguesa e muito popular no Nordeste brasileiro, que sua companheira Elza preparava magistralmente. Freire havia conhecido Chonchol quando chegou ao Chile e ele lhe ofereceu trabalho no Instituto de Desenvolvimento Agropecuário (INDAP), do qual era vice-presidente. Freire desenvolveria ali parte de sua experiência de educação popular com setores camponeses. Ficaram grandes amigos.

Justiça italiana nega extradição de Henrique Pizzolato, que deve ser solto

Imagem
 Henrique Pizzolato GRACILIANO ROCHA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM BOLONHA (ITÁLIA) 28/10/2014 14h52 - Atualizado às 15h50 A Corte de Apelação de Bolonha negou nesta terça-feira (28) o pedido de extradição do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. Ele foi condenado a 12 anos e 7 meses de prisão por corrupção, peculato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão. O julgamento começou por volta das 10h30 (8h30 de Brasília). Ao final de quatro horas, os três juízes se retiraram da sala de audiência para deliberar durante duas horas. De acordo com o advogado de Pizzolato, Alessandro Sivelli, o ex-diretor do BB deve ser solto nas próximas horas. "A liberação de Pizzolato depende da expedição do alvará, que deve sair entre hoje à noite e amanhã de manhã", afirmou.

Pepe Escobar: Kobani, a charada

Imagem
Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu As valentes mulheres de Kobani – onde os curdos sírios combatem desesperadamente contra  ISIS / ISIL / Daesh  – estão a um passo de serem traídas pela “comunidade internacional”. Essas mulheres combatentes, além de dar combate aos bandidos do Califa, também lutam contra as agendas traiçoeiras de EUA, Turquia e da administração do Curdistão Iraquiano. Afinal, qual é o verdadeiro negócio em Kobani?

Israel e “O respeito decente às opiniões da humanidade”*

Imagem
Uri Avnery أوري أفنيري אורי אבנרי Traduzido por    Coletivo de tradutores Vila Vudu Se o Parlamento britânico tivesse aprovado resolução a favor de ocupação israelense na Cisjordânia, a reação da imprensa israelense teria sido a seguinte: “Em atmosfera de grande entusiasmo, o Parlamento britânico aprovou por imensa maioria (274 votos a favor, meros 12 contra) uma moção pró-Israel... Mais da metade dos assentos estavam ocupados, quórum maior que o usual. Os inimigos de Israel esconderam-se e não se atreveram a votar contra.” Infelizmente, o Parlamento britânico aprovou essa semana uma resolução pró-palestinos, e a reação da imprensa israelense foi quase unanimemente a seguinte:

Janio de Freitas: Tese da divisão do Brasil em dois serve aos que buscam terceiro turno

Imagem
Conta de dividir A soma dos votos em Dilma e Aécio leva a 105,5 milhões; logo, o que está dividido são os votos, não o país por  Janio de Freitas,  na Folha de S. Paulo Entre as incontáveis confusões propaladas a respeito da eleição presidencial, já se tornou lugar-comum a afirmação de que o Brasil dividiu-se ao meio. Afirmação que vem de antes da votação, induzida pelas pesquisas, e dada como definitiva e comprovada pela proximidade dos 51,64% de votos em Dilma e 48,36% em Aécio, ou 54,5 milhões para ela e 51 milhões para ele. Mas o tal país dividido em dois não existe. Ao menos no Brasil. A soma dos votos em Dilma e Aécio leva a 105,5 milhões de eleitores, equivalentes à metade da população, também em número redondo, de 200 milhões. Logo, o que está dividido ao meio, ou quase, são os votos, não o país. No qual os 51 milhões de Aécio correspondem a 1/4 da população. O mesmo se dando com Dilma. E, portanto, nenhum deles dividindo o país em dois. Cada um é apenas metade da m

Comissão entrega relatório de jornalistas perseguidos na ditadura

Imagem
O presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão, entrega, nesta terça-feira (28), relatório à Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas de Santa Catarina. Reprodução O presidente da Comissão da Anistia, Paulo Abrão O documento traça o perfil de jornalistas perseguidos, exilados e presos durante o regime militar, e faz um mapeamento das circunstâncias das perseguições e os nomes de agentes do Estado que participaram das violações. O relatório conta a história dos jornalistas Lauro Pimentel, Sérgio da Costa Ramos e Paulo Ramos Derengovski, cujos depoimentos fazem parte do acervo de mais de 74 mil requerimentos de anistia política da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça.

NOVIDADES SOBRE O SEGUNDO GOVERNO DILMA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Surgem nomes fortes para Ministério, o PT recupera a identidade e Lula pode ajudar a manter a ordem num partido que terá de escolher um candidato para 2018 Nascido a partir de uma vitória por 3,2% dos votos, o segundo governo Dilma não terá um grama a menos de legitimidade do que qualquer outro. Mas seu perfil retrata uma vitória que, sempre ao alcance da mão ao longo da campanha, foi conseguida por caminhos ásperos e curvas inesperadas, processo que irá se refletir em suas prioridades de governo e na formação da equipe de ministros e auxiliares mais próximos.

Globo desce a ladeira: 'Globo nunca me deu importância', diz Beatriz Segall, 88, desempregada

Imagem
                                                                                     JOÃO MIGUEL JÚNIOR/TV GLOBO Beatriz Segall em cena da série Lara com Z, exibida pela Globo em 2011; atriz está fora da TV desde 2012 Por  DANIEL CASTRO , em 28/10/2014 · Atualizado às 06h32 Intérprete da maior vilã da telenovela brasileira, Beatriz Segall, 88 anos, está desempregada. Mais para passar o tempo do que para ganhar um dinheiro, a eterna Odete Roitman está dando aulas particulares de interpretação em São Paulo. Fora da TV desde 2012, quando fez uma participação em Lado a Lado, Beatriz reclama dos atores e das novelas atuais ("fraquinhas", segundo ela) e lamenta nunca ter feito parte do primeiro escalão do elenco da Globo. "Nunca fui contratada [pela Globo]. Sempre trabalhei por obra", diz. Por quê? "Eles nunca me ofereceram e eu não procurei. A Globo nunca me deu importância", responde uma Beatriz contundente e econômica.

Nós perdemos, mas exigimos ganhar, entende?

Imagem
Autor: Fernando Brito Curiosíssima a arrogância do mercado hoje, na  Folha , exigindo uma guinada na política econômica do Governo com a reeleição de Dilma Rousseff. A democracia, para eles, funciona assim: não importa quem o eleja, o Governo do país deve obedecer-nos. Pois, senhores, tirem o cavalinho da chuva.

Vazou: às 19:30 de domingo, Aécio recebeu telefonema que dizia que ele já era o novo presidente

Imagem
Viralizou a informação de que por volta das 19:30 de domingo o apartamento de Andreia Neves em Belo Horizonte estava em festa. Segundo o que emergiu, naquela hora Aécio recebeu um telefonema em que alguém lhe dizia que já estava com mais da metade dos votos válidos e já poderia ser considerado Presidente da República.

Fabio Barbosa tem que responder por tudo que a Veja tem feito

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ele sabia Quando Fabio Barbosa foi contratado para ser presidente executivo da Abril, ele tinha a fama de ser um dos executivos mais arejados e mais modernos do Brasil. Era particularmente aplaudido pelas suas palavras e ações, à frente dos bancos que comandara, no terreno da sustentabilidade. Pela imagem de executivo diferenciado, ele foi convidado a ser membro do Conselho de Administração da Petrobras não na gestão do PSDB – mas na do PT.

Os 90 anos da Coluna Prestes Entrevista de Anita Leocádia Prestes

Imagem
Candido Portinari ,  Coluna Prestes  -  Pintura a óleo/tela, 46 x 55cm, Paris  1950 A professora e historiadora Anita Leocádia Prestes, filha dos revolucionários Luiz Carlos Prestes e Olga Benario, recebeu em sua casa, no Rio de Janeiro, a reportagem de  A Verdade  para uma entrevista sobre os 90 anos da Coluna Prestes, um dos movimentos políticos mais importantes da história brasileira no século 20.

As chaves da alegria e do alívio na América Latina

Imagem
Martín Granovsky A vitória de Dilma Rousseff no segundo turno, o triunfo da Frente Ampla e, se forem confirmadas as pesquisas de boca de urna, a derrota do referendo da proposta desumana de reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos têm um mesmo significado: quando as construções são coletivas e geram candidatos, as alternativas nacionais, populares, democráticas e reformistas continuam mobilizando as maiorias da América do Sul. É um sinal de profunda legitimidade política que, no caso do Brasil, pode ser interpretada com base nos pontos-chave que seguem.

A primeira entrevista de Dilma

Imagem
27 de outubro de 2014 | 22:33  Autor: Fernando Brito Muito melhor do que a dada ao Jornal Nacional, a entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal de Record, hoje, é reveladora do espírito da Presidenta. Ela vai ouvir, esperando passar a histeria de uma direita que sentiu na boca o gosto da vitória e se retorce de ódio. E também de passar a ação dos espertalhões que manipularam o mercado acionário nos últimos 60 dias.

Globo descendo a ladeira: Geração Brasil tenta ser moderna, mas consegue apenas ser chata

Imagem
Continue lendo no Noticias TV Lázaro Ramos, Murilo Benício, Cláudia Abreu e Isabelle Drummond em cena de Geração Brasil Por  RAPHAEL SCIRE , em 27/10/2014 · Atualizado às 17h53 Quando estreou, em maio deste ano, Geração Brasil trouxe a promessa de resgatar para o horário das sete a sua principal característica, o humor, perdido com Além do Horizonte, a confusa trama que a antecedeu. De fato, a novela apresentou dois personagens muito divertidos. Mas, ao tentar também trazer um pouco da cultura tecnológica para a tela,  encontrou o seu ponto mais fraco: ao buscar ser moderna, com linguagem jovem, pecou por ser chata demais. http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/opiniao/geracao-brasil-tenta-ser-moderna-mas-consegue-apenas-ser-chata-5315

Unicef critica governo português pelo impacto negativo da austeridade na vida das crianças

Imagem
A diretora do Comité Português para a Unicef, Madalena Marçal Grilo, defendeu esta segunda-feira que o Estado devia olhar para os impactos que as medidas de austeridade estão a ter nas crianças e corrigir o que está mal. ESQUERDA.NET Para a coordenadora do estudo, Karin Wall, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, o relatório “mostra que a vida das crianças foi profundamente afetada”. Foto de Paulete Matos Madalena Marçal Grilo, no fim da apresentação do relatório “As crianças e a crise em Portugal – Vozes de crianças, políticas públicas e indicadores sociais, 2013”, alertou que o Estado de ter “em atenção os impactos que [os cortes orçamentais e medidas de austeridade] vão ter nos mais vulneráveis”.

Caso Youssef indispõe Folha e Globo

Imagem
Diretor da Globo, Ali Kamel afirma que emissora não conseguiu confirmar denúncias de "Veja" e classifica reportagem da "Folha" como "distorcida" por Redação da Carta Capital Alberto Youssef é objeto de investigação desde 2003, junto com Enivaldo Quadrado e o deputado José Janene A reportagem publicada pela revista  Veja  na quinta-feira 23, na qual constava a acusação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta reeleita Dilma Rousseff (PT) sabiam do esquema de corrupção na Petrobras, provocou uma indisposição entre a  Folha de S.Paulo  e a TV Globo.

Chuva não livrará São Paulo do desastre anunciado

Imagem
Autor: Fernando Brito As previsões meteorológicas – hoje muito precisas –  indicam que, a partir do final de semana, São Paulo terá chuvas fortes. Pode chover, num dia, quase o mesmo que choveu durante todo o mês de outubro e o volume total deve passar de 100 milímetros de precipitação. Infelizmente, porém, isso não trará praticamente nenhuma elevação do nível dos reservatórios assolados pela seca. Subirão, no máximo, décimos de um ponto percentual.

Memes engraçados tomam conta das redes sociais no fim da eleição presidencial

Imagem
A política é espaço para debates de ideias e pontos de vistas, este debate pode ser feito de diversas formas, uma delas com o humor! O facebook tem um papel fundamental na nova forma de comunicação rápida e irreverente, dentre as postagens aparecem vários memes engraçados que contextualizam o "sentimento" da rede. Vamos verificar alguns do memes vídeos e imagens que apareceram depois das eleições presidenciais e nos divertir um pouco? Afinal, nada melhor que política com humor e alegria!  

A esperança venceu o ódio

Imagem
Por Antonio Lassance, no site  Carta Maior : A presidenta Dilma Rousseff foi reeleita com mais de 51% dos votos, dados por mais de 54 milhões de eleitores. A vitória revela a força de seu governo e do legado das duas presidências de Lula. Dilma mostrou que é dura na queda. Sofreu uma sequência de ataques que estão entre os mais violentos e virulentos de que se tem notícia na história do País. Um dos mais infames foi a tentativa de gol de mão perpetrado pela Veja, aquela que já está se tornando mais conhecida como "a revista da Marginal Pinheiros".

Reeleição de Dilma coloca PT frente a bifurcação histórica

Imagem
Centrais e movimentos começam a cobrar compromissos firmados na campanha e prometem pressão sobre Congresso de cunho conservador. Deputados e analistas defendem ousadia e governo à esquerda Processo de conciliação iniciado por Lula e mantido por Dilma terminou, avaliam movimentos e analistas por  Redação RBA São Paulo – A reeleição de Dilma Rousseff coloca o PT frente a uma bifurcação histórica: governar por quatro anos com apoio popular e pressão permanente sobre o Congresso ou buscar um novo pacto de conciliação nacional que permita um mandato ao centro, sem enfrentamentos com setores tradicionais da política brasileira.

Washington traça novas linhas divisórias para manter domínio mundial

Imagem
As tentativas dos EUA de formar coalizões “contra” e não “por” alguém vem criando um desequilíbrio em escala mundial, assinalou o presidente russo, Vladimir Putin, numa sessão final do Clube de Discussões Internacional Valdai. No seu entender, o desejo dos EUA de dividir o mundo se deve a uma forte aspiração de atingir o domínio mundial. Em resultado disso, o conceito de “soberania nacional” se tornou, para a maioria de Estados, um valor relativo. Por Tatiana Tabunova, na Voz da Rússia Reuters   Em vez de regularização de conflitos, temos assistido à sua escalada, em vez de Estados estáveis e seguros – um crescente descalabro e caos, em vez de democracia – o predomínio de ideias nacionalistas e radicais. Após o colapso da URSS, os EUA se declararam um único líder mundial sem se importar de se interrogarem até que ponto este novo paradigma teria sido justo e racional, salientou Putin, intervindo perante peritos internacionais:

Pesquisador Thomas Conti explica o mapa do Brasil que viralizou nas redes sociais

Imagem
publicado em 27 de outubro de 2014 às 19:27 27/10/2014 às 17h44 (Atualizado em 27/10/2014 às 18h29) Após onda separatista, mapa de pesquisador viraliza ao indicar que País não está dividido entre PT e PSDB Gráfico feito por mestrando em história econômica considera proporção de votos nos Estados por Alvaro Magalhães, do R7 O Brasil não é um País dividido entre Estados petistas e Estados tucanos, mas um território em que eleitores de ambos os partidos convivem em todas as regiões. É isso que mostra o mapa do desempenho eleitoral de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB) feito por Thomas Conti, 24 anos, pesquisador de história econômica pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Pobres coitados, ricos de ódio

Imagem
Autor: Fernando Brito Será que alguma hora, certas pessoas vão se dar conta ao papel ridículo a que estão sendo levadas? Será que é possível que uma pessoa que vive numa das mais belas paisagens do mundo, num bairro onde não falta nada – nem mesmo segurança, porque dentro das precariedades do Brasil e do Rio de Janeiro, ela ali é das melhores – que tem escolas, empregadas, babás para seus filhos, que vive num padrão semelhante aos das melhores cidades dos EUA ou a Europa, se digam oprimidas, reprimidas, perseguidas?

Dilma: PiG escondeu crise da água em SP

Imagem
“Não houve informação correta para a população de São Paulo” A Presidenta Dilma Rousseff concede entrevista ao Jornal da Record. Emissora faz ao vivo primeira entrevista exclusiva depois da eleição: Acompanhe as declarações: Eleição é sempre recado de mudança. As pessoas, mesmo com posições diferentes, defendem mudanças. A democracia une pessoas apesar de suas posições. Agora é a hora de nos unirmos para garantir o futuro do Brasil. O recado das urnas é esse.

Aécio e Serra: o abraço de Judas

Luis Nassif Assim que Marina Silva subiu, antes que o galo cantasse três vezes, José Serra traiu Aécio Neves. Liberou seu aliado Roberto Freire para apoiar Marina e deixou que evoluíssem rumores de que seria Ministro da Presidente que não foi. No final da campanha, Serra cumpriu o mesmo ritual que adotou em qualquer solenidade do partido da qual não seja protagonista principal: ficar como papagaio de pirata do dono da noite, seja nas inaugurações de Geraldo Alckmin seja, como ontem, na companhia de Aécio.

O ódio à democracia

Imagem
O antidemocratismo manifestado em ano eleitoral não é resultado de um sistema ainda imaturo, mas de um processo que se consolida e começa a incomodar por  Matheus Pichonelli                                                                                    Vitor Teixeira/ facebook.com/vitortegom O antidemocratismo manifestado em ano eleitoral não é resultado de um sistema ainda imaturo, mas de um processo que se consolida e começa a incomodar "Nordestino não sabe votar". "Pobres merecem o que têm". "Abaixo o Bolsa Esmola". "Vão pra Cuba". "Muda para Miami". "Os empregados deveriam ser proibidos de participar". "Paulista é uma raça egoísta". "Deveríamos nos separar do resto do país". N ão, não é por acaso que as manifestações de ojeriza à política, ao contraditório e ao voto das populações mais pobres tenham se intensificado ao longo desta eleição, a sétima desde a reabertura democrática. A demo

OAB defende mobilização popular para aprovar reforma política

Imagem
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que acompanhou o resultado das eleições no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, em seguida, o discurso da presidenta reeleita Dilma Rousseff, em que ela defendeu a reforma política, acredita que é necessária pressão da opinião pública para que a reforma política venha a ocorrer.  O Presidente da OAB (1o à dir) acompanhou a apuração junto com os presidentes dos tribunais federais. Ao parabenizar a presidente da República, Dilma Roussef, por sua reeleição, o Presidente da OAB disse que a grande vitoriosa do pleito foi a jovem democracia brasileira, com a sétima eleição seguida para presidente da República. “O estado democrático de direito é uma planta a ser regada permanentemente. O mais importante é o respeito às regras e postulados constitucionais”, destacou o presidente.