Postagens

Mostrando postagens de setembro 30, 2014

Ódio e vergonha: Nordeste vira alvo de preconceito na internet por expressiva votação em Dilma

Imagem
Mais uma vez, a internet foi palco de um infeliz e vergonhoso show de preconceito contra o eleitorado nordestino e nortista do nosso país. Assim como  aconteceu em 2010 (link is external) , entre anônimos e formadores de opinião, muitos usuários usaram seus perfis nas redes sociais para expressar sua indignação com o alto índice de votação obtido pela presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições, por meio de atitudes racistas e xenofóbicas. O colunista social do jornal mineiro  O Tempo (link is external) , Paulo Navarro, radicalizou nos comentários, chegando a sugerir,  em seu perfil no Facebook (link is external) , que fosse realizado um plebiscito para separar as regiões Norte e Nordeste do restante do país.Antes de fazer tal afirmação, ele não deve ter levado em conta que em seu estado, Minas Gerais, Dilma também obteve a maior parte dos votos.

O novo é não permitir a volta do que é velho e ruim

Imagem
Autor: Fernando Brito Feitas as análises convencionais, numéricas, do processo eleitoral, hora de pensar no sentido político do segundo turno das eleições. Porque ele, agora, com menor influência das máquinas, ganha um peso muito mais expressivo. O conservadorismo vão tentar dirigir a população para um duelo “petismo x antipetismo”.

Dilma critica relação de FHC entre voto no PT e pobreza: 'Os ricos nunca são culpados'

Imagem
Presidenta reitera linha de comparação com PSDB no segundo turno, diz que retórica de Aécio será superada pelo confronto com a realidade e considera que votos de Marina serão divididos Dilma considera que começo da campanha de rua deve ser pelo Nordeste, região que foi favorável ao PT por  Redação RBA São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, voltou a buscar a comparação de projetos com o PSDB no primeiro dia do segundo turno. Em entrevista coletiva no Palácio do Alvorada, em Brasília, ela começou falando sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), um dos principais programas de sua gestão.

Nenhum dos 15 vereadores de Curitiba se elegeu deputado. Vem aí pressão sobre Fruet na Câmara Municipal

Imagem
No blog do Esmael Gustavo Fruet deverá sofrer pressão “suprapartidária” na Câmara Municipal; as urnas reprovaram todos os 15 vereadores que tentaram uma cadeira ou na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa; derrota de aliados forçará pedetista fazer reforma ampla no secretariado sob pena de comprometer sua reeleição em 2016; três deputados estaduais estão de olho na cadeira do prefeito curitibano: Ratinho Junior, Tadeu Veneri e Requião Filho. A Câmara Municipal de Curitiba está em baixa. Nenhum dos 15 vereadores que tentaram a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa obteve êxito nas urnas. Agora, eles deverão buscar um culpado para seu fracasso. Ganha um doce se você responder que sobrará para o prefeito Gustavo Fruet (PDT). A Câmara Municipal de Curitiba possui 38 vereadores eleitos em 2012.

Pepe Escobar − China e Rússia podem alijar Washington da Eurásia

Imagem
O futuro de uma aliança Pequim-Moscou-Berlim 5/10/2014,  [*] Pepe Escobar ,  TomDispatch Can China and Russia Squeeze Washington Out of Eurasia? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Pequim, Moscou e Berlim por terra e por mar Um espectro ronda o “Novo Século Americano”, que envelhece rapidamente: a possibilidade de uma futura aliança estratégica Pequim-Moscou-Berlin, comercial e de negócios. Vamos chamá-la de PMB [ing.   BMB ,   Beijing - Moscow-Berlin ].

Produção de veículos supera 300 mil unidades em setembro

Imagem
Jornal GGN -  Pela primeira vez no ano, a produção nacional de carros, caminhões e ônibus superou 300 mil unidades no mês. Balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) mostra que a produção de veículos atingiu 300,8 mil unidades no mês de setembro, o que significa alta de 13,7% em comparação a agosto, quando 246,6 mil veículos saíram da linha de montagem.

Dilma em coletiva: "Diante da crise, o PSDB quebrou o país três vezes"

Imagem
Em coletiva hoje (6) no Palácio da Alvorada, Dilma iniciou sua fala dizendo que ontem os brasileiros votaram para manter o que foi conquistado e corrigir o que não está bem, sinalizando que é preciso avançar mais.

Em Minas, “fantasmas” do PSDB são do presente

Imagem
Choque de gestão: Muito marketing de um governo para poucos por Luiz Carlos Azenha Como é que o senador Aécio Neves perdeu a eleição em Minas Gerais, que ele e aliados governaram pelos últimos doze anos, ao mesmo tempo em que teve 10 milhões de votos em São Paulo? Será que os mineiros conhecem melhor Aécio que os paulistas? Teria sido por conta da blindagem completa da mídia estadual? Fomos perguntar à presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte), Beatriz Cerqueira. Um resumo da entrevista imperdível, que você pode ouvir clicando no  SoundCloud :

Premiê tcheco: sem gás russo Ucrânia enfrenta catástrofe humanitária

Imagem
Se a Ucrânia não fizer um acordo com a Rússia sobre a retomada do fornecimento de gás, no inverno, o país enfrenta um enorme desastre humanitário, declarou o primeiro-ministro tcheco, Bohuslav Sobotka, em uma entrevista com a revista de Praga Tyden, publicada esta segunda-feira. Bohuslav Sobotka, primeiro-ministro tcheco "É necessário que a Rússia e Ucrânia concordem em retomar o fornecimento de gás, visto que, se isso não acontecer antes do inverno, o país enfrenta uma enorme catástrofe humanitária", declarou Sobotka. Em relação às causas da crise atual ucraniana, o primeiro-ministro tcheco observou que tem várias fontes. Em particular, o "puxão geopolítico da Ucrânia entre o Oriente e o Ocidente". "Durante muito tempo, a Rússia percebia a Ucrânia como sua esfera de influência, no final, investiu muito dinheiro no país, por exemplo, através do fornecimento de gás dopado".

Um segundo turno de disputa

Imagem
Por Emir Sader Pela quarta vez consecutiva o PT disputa o segundo turno com os tucanos. Foi assim com o Lula em 2002 e em 2006, com a Dilma em 2010 e volta a ser com ela em 2014. A diferença esta vez é que a reserva de votos está à direita, com a Marina, e não à esquerda, como em outras vezes (como a própria Marina, ainda com parte do eleitorado progressista em 2010).

A primeira baixaria da nova campanha foi a ‘homenagem’ de Aécio a Eduardo Campos

Imagem
por :   Paulo Nogueira O ‘homenageado’ e Aécio A primeira baixaria da campanha do segundo turno veio na forma de uma suposta homenagem. Aécio reverenciou, aspas, a memória de Eduardo Campos no discurso em que comemorou sua passagem para a fase final das eleições. Vamos chamar as coisas pelo nome certo. O que Aécio fez foi exploração de cadáver com objetivos eleitoreiros. O que ele deseja, muito mais que evocar o “amigo morto”, são os votos dos simpatizantes de Campos.

Freixo vai de Dilma; Luciana: Aécio não

Imagem
Por Miguel do Rosário Duas lideranças importantes do PSOL fizeram declarações favoráveis à reeleição de Dilma Rousseff. Marcelo Freixo, deputado estadual mais votado no Rio de Janeiro, afirmou, em entrevista a uma rádio, que votará em Dilma Rousseff. Luciana Genro, candidata do partido a presidente da república, asseverou que a “única certeza no momento é que não apoiarão Aécio Neves”. E que o partido estudará o apoio a Dilma Rousseff no segundo turno. Genro teve 1,6 milhão de votos nesta eleição, ou 1,55% do total. Seu apoio será importante num embate difícil e fortemente polarizado entre direita e esquerda. - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/10/06/freixo-vai-de-dilma-luciana-aecio-nunca/#sthash.rGQ85X7C.dpuf

Coxinhas xingam os nordestinos no Twitter por darem vitória maciça para Dilma.

Imagem
Autor: Fernando Brito Cada nordestino ou descendente de nordestino no Brasil deveria ver o mapa acima antes de decidir o seu voto. A mancha vermelho-escura, significa,  município por município , onde houve uma votação de mais de 50% para a Dilma Rousseff.

Marilena se diz estarrecida e propõe estudo de caso sobre reeleição de Alckmin

Imagem
Filósofa pede que acadêmicos se reúnam para tentar encontrar explicações para quarto mandato do governador em meio a racionamento, denúncias de corrupção e problemas de gestão Professora da USP considera que discurso do mérito individual e despolitização prejudicam São Paulo por  Redação RBA São Paulo – A filósofa Marilena Chauí propõe que acadêmicos somem esforços para tentar entender os motivos que levaram o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a conquistar um novo mandato nas eleições realizadas ontem (5). Em entrevista à  Rádio Brasil Atual , a professora da USP afirmou ter proposto ao presidente da Fundação Perseu Abramo, o economista Marcio Pochmann, que estude ao longo dos próximos quatro anos os processos que explicam que o PSDB possa chegar a mais de duas décadas de comando do Palácio dos Bandeirantes.

Discurso elitista de FHC menospreza quem vota em Dilma

Imagem
O elitismo e o preconceito que vemos se espalhar pelas redes sociais e pela imprensa se reflete no discurso do tucano FHC. Nesta segunda, o ex-presidente desmereceu os eleitores de Dilma: “Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou em entrevista ao UOL. Na absurda entrevista de Fernando Henrique ainda encontramos frases aterrorizantes como a afirmação de que há “uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados”. A visão elitista do apoiador de Aécio talvez explique o porquê de tão pouco ter sido feito para quem mais precisa nos oito anos em que ele esteve no governo. FHC deixou a presidência sem ter criado UMA ÚNICA escola técnica –  porque  condicionou sua criação à manutenção das escolas pelos estados e municípios –, com o  Brasil em destaque no  Mapa da Fome , sem assistência médica  nas regiões menos ricas, com alta taxa de  desemprego , e sem luz (link is external)  para todos!

DILMA NA CAMPANHA MAIS DURA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite "Obrigado por entender a importância da vitória de hoje," disse a presidente, ao ser cumprimentada pela vantagem de 8 pontos no primeiro turno O PT caminhou para as urnas com um horizonte otimista sobre o desempennho de Dilma Rousseff. Uma parcela do partido até imaginava que a candidata poderia vencer em primeiro turno. Saiu da apuração diante do pior resultado desde que Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao Planalto, em 2003.

E agora, senhoras e senhores... A “Guerra ao Ebola” de Obama!

Imagem
5/10/2014,  [*] F. William Engdahl ,  New Eastern Outlook And Now, Ladies an’ Gentlemen: Obama’s “War on Ebola”… Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                         POSTADO POR  CASTOR FILHO Para presidente Prêmio Nobel, Barack Obama parece destinado a entrar para os livros de história como o presidente que comandou a mais agressiva sequência de guerras jamais feitas por qualquer governo dos EUA. Nem George Bush e Dick Cheney sequer se aproximam de Obama. EBOLA e OBAMA Primeiro, antes até de a tinta do diploma do Prêmio Nobel ter secado, Obama anunciou seu “ surge ” [avançada] no Afeganistão; e jogou lá, naquela parte já destruída do mundo, mais 30 mil soldados dos EUA. Depois, foi a guerra de Obama contra Gaddafi da Líbia, seguida, em rápida sequência, da guerra de Obama para tentar derrubar o presidente Bashar al Assad da Síria. Depois, veio a guerra de Obama “ pela democracia na Ucrânia ”, também conhecida como tentativa de Obama de provocar

Avanço da direita em SP ameaça Nordeste e América do Sul

Imagem
Posted by  eduguim  on 06/10/14 • Categorized as  Análise É inquestionável: São Paulo liderou avanço sem precedentes da direita brasileira nas eleições de domingo. Apesar de as eleições de governadores terem trazido boas notícias para o PT, é evidente que o fortalecimento surpreendente de Aécio Neves na reta final faz a eleição presidencial entrar no segundo turno muito mais indefinida do que fora possível prever.

A velha política e sua força

Imagem
Autor: Fernando Brito Esperei bastante até escrever, porque não quis fazer isso sob o impacto das decepções, que costumam nos cegar e enraivecer. E é por isso que convido o leitor a ler com a mesma cautela e tranquilidade. A vitória de Dilma Rousseff com  oito pontos de vantagem sobre Aécio Neves é, sem dúvida, um resultado muito abaixo do que se esperava. Daí  a se tratar de um indicador do resultado do segundo turno, vai uma distância imensa.

Há uma pedra no meio da língua de Aécio

Imagem
  Por Saul Leblon-Carta Maior Aécio Neves festejou a virada sobre Marina Silva, cujo encolhimento franqueou ao tucano a vaga de adversário de Dilma Rousseff no 2º turno da eleição presidencial deste ano. A virada sobre a candidata do PSB, de fato expressiva (pesquisas de véspera davam a Aécio 21% das intenções de voto e ele chegou a 33,5%), precisa ser qualificada para não ser subestimada, nem mistificada. Aécio cresceu menos por seus méritos, mais pela polaridade estabelecida entre Marina e Dilma, que praticamente monopolizaram o primeiro turno. Se o embate entre as duas deixou a candidatura tucana no limbo por um período, contribuiu também para preservá-la de um escrutínio mais duro de propostas e dissecação histórica.

Como foi o ataque de robôs de Aécio durante debate na Record

Imagem
Aécio utilizou ‘robôs’ para influenciar discussões nas redes, afirma estudo Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo Notícias – sex, 3 de out de 2014, sugerido por Lúcia Rodrigues Estudo aponta que a campanha de Aécio Neves (PSDB) utilizou “robôs” para influenciar a opinião de usuários nas redes sociais durante o debate do último domingo (28), realizado pela TV Record. O levantamento foi feito pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, a pedido da Folha de S. Paulo.

Noam Chomsky | Fatos em campo

Imagem
2/10/2014,  [*] Noam Chomsky ,  Truthout “ Noam Chomsky | Facts on the Ground ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Gaza, após Israel "aparar a grama" (foto de 17/8/2014) Dia 26 de agosto de 2014, Israel e a Autoridade Palestina aceitaram um acordo de cessar-fogo, depois de 50 dias de ataque de Israel contra Gaza que deixaram 2.100 palestinos mortos e imensas paisagens de total destruição. O acordo determina o fim da ação militar de Israel e do Hamás e um alívio no cerco que Israel impõe à Faixa de Gaza e a estrangula já há vários anos.

No dia da democracia, Aécio Neves continua usando robôs no Twitter #Dilma13PraVencer

Imagem
Mais uma vez, o candidato tucano Aécio Neves mostrou que  adota práticas enganosas  para aparentar ter destaque na internet. Hoje, no dia em que o povo brasileiro vai às urnas para decidir, de forma democrática, o rumo que o nosso país irá tomar nos próximos quatro anos, o peessedebista voltou a utilizar contas fantasmas no Twitter para alcançar o Trending Topics (lista dos 10 assuntos mais comentados nas redes). A Equipe  Muda Mais  detectou que o candidato usou, no mínimo, 63 robôs para divulgar 8 tuítes da conta oficial de Aécio Neves, retuitando (republicando) as mensagens do perfil. Os 8 tuítes de Aécio foram retuitados pelos robôs mais de 180 vezes cada.

MG: PIMENTEL LEVA. MINEIRO NÃO VOTA EM AECIOPORTO

Imagem
Pimentel 52,84 vs 42,01 Turista da Veiga, com 97% das urnas apuradas. Aeciporto vai para o segundo turno sem um pulmão: Minas Gerais. Fernando Pimentel (PT) venceu no primeiro turno o Turista da Veiga (PSDB) em Minas Gerais. O petista conquistou 52,84% dos votos até o momento – com 97 % das urnas apuradas – na terra de Arrocho Neves, que viu seu candidato ter apenas 42,01%.

O WATERLOO DE AÉCIO NEVES

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Sem nunca ter sido Napoleão, candidato do PSDB enfrenta derrota estratégica em MinasP O mais importante resultado, nos 27 estados brasileiros, é sem dúvida a vitória de Fernando Pimentel em Minas Gerais. Sua vitória em primeiro turno, confirmada em todas as pesquisas de boca-de-urna, muito acima da margem de erro, representa um golpe duríssimo na campanha presidencial de Aécio Neves.

PADILHA FOI ROUBADO PELOS INSTITUTOS DE PESQUISA?

Imagem
Candidato do PT a governador de São Paulo aparece com 20% na pesquisa de boca de urna do Ibope; ao longo da campanha, instituto atribuía a ele menos de 5% de intenções; dessa forma, Alexandre Padilha ficava fora da programação da Rede Globo, tratado como nanico; no sábado 4, porém, apareceu com 11% e, agora, praticamente dobra percentual; Ibope vai, ao menos, pedir desculpas pela disparidade?

TCU em rota de colisão com o Planalto

Imagem
O Tribunal de Contas da União aumenta as críticas ao governo federal, que reclama do viés político da instituição                                     Arte: CartaCapital Um ativismo nunca dantes visto por   André Barrocal   Ignorância”, “faniquito”, “posições simplistas e preconceituosas”, “maneira incivil, indelicada e desrespeitosa”, “estupefação”, “repúdio”. Não surpreende tal vocabulário ser usado numa conversa sobre futebol em mesa de bar ou em uma discussão no Facebook sobre política. Estranho é vê-lo em um tiroteio entre autoridades. Pois o governo e o Tribunal de Contas da União acabam de trocar tais gentilezas por causa de um relatório sobre assistência social. A desavença escancarou uma exasperação acumulada do Palácio do Planalto com o TCU e serve para compreender certa tensão interna na Corte.

Hong Kong: A alternativa “radicalizar ou encolher-se”

Imagem
4/10/2014,  [*]  Moon of Alabama Hong Kong: The "Radicalize Or Fold" Alternative Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                         POSTADO POR  CASTOR FILHO   Polícia anti-tumulto defende com bombas de efeito moral tentativa de invasão de prédios públicos Os protestos em Hong Kong,   instigados por grupos grupos financiados pelos EUA , estavam à beira de terminar por esvaziamento negociado. Os protestos de Hong Kong esvaziaram-se depois de   uma proposta de conversações

Abrir os olhos para as realidades sírias

Imagem
3/10/2014,  [*] Robert Parry ,  Consortium News “ Eyes Finally Open to Syrian Realities ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                       POSTADO POR  CASTOR FILHO   O ataque químico organizado pelo "ocidente" e realizado pelos "rebeldes" na Síria assassinou mais de 1000 pessoas entre adultos e crianças

NENHUM VOTO É DE BRINCADEIRA

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Duvide de quem diz que no primeiro turno se vota com o coração e no segundo a com a razão Apareceu uma nova conversa que pode ter um papel decisivo no dia de hoje, quando 140 milhões de brasileiros saem de casa para votar no primeiro turno da eleição presidencial. Consiste em dizer que hoje você vota naquilo que acredita de verdade e no segundo turno escolhe o menos pior.

A urna eletrônica brasileira é um caso para o Procon

Imagem
por :   Jura Passos Você faria depósitos num caixa eletrônico que não fornecesse recibos? Pois é exatamente isso que você faz ao votar no Brasil. O pior resultado possível numa eleição brasileira é o empate. Por que não há como desempatar. As urnas eletrônicas não emitem recibo. Isso só é possível no Brasil, e por um motivo muito simples. A justiça eleitoral concentra poderes demais.

O dia em que Marina Silva levou a mortadela ao bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro

Imagem
Enquanto Marina faz a “pequena nova política”, a educadora Neca Setubal aguarda sua vez de fazer a “nova Política”. Com P maiúsculo por Luiz Carlos Azenha Marina Silva acabou na Tijuca, o bairro de classe média branca do Rio de Janeiro. A locutora da campanha, que usava um megafone para animar o público, colaborou com o quadro. Repetia o velho bordão, “é a campanha do tostão contra o milhão”. Conclamava quem assistia à passagem da candidata a “varrer a corrupção” do Brasil. Dois slogans surrados, ambos de Jânio Quadros, o ex-presidente que renunciou para voltar “nos braços do povo” e acabou afogando as mágoas num destilado.

Petrobras completa 61 anos batendo recordes de produção de petróleo

Imagem
Por:  Helena Do blog Os Amigos do Presidente Lula Avaliada em US$ 15 bilhões em 2002, a Petrobras chegou em 2014 ao valor estimado em US$ 96,3 bilhões, crescimento de 640% ao longo dos governos Lula e Dilma. Em 12 anos, a empresa se tornou um dos maiores orgulhos do povo brasileiro e deu um salto de produção, deixando o engessamento que vivenciou na década de 1990.

DILMA SOBE E AÉCIO VAI ATRÁS DE BODE EXPIATÓRIO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Para petistas, risco de sofrer uma derrota dupla -- em Minas e na eleição federal -- leva PSDB a elevar tensão na campanha Quanto faltam 48 horas para uma eleição que teve altos e baixos mas, de seu ponto de vista, entrou na reta final em céu de brigadeiro, a campanha de Dilma Rousseff tem duas preocupações no caminho das urnas.

Padilha aposta em militância e crescimento de Dilma para chegar a segundo turno

Imagem
Candidato do PT ao governo de São Paulo fecha campanha com caminhada ao lado de Lula em São Bernardo e projeta disputa com Geraldo Alckmin depois de domingo Lula e Padilha durante ato ontem, em São Paulo: série de eventos para tentar levar ex-ministro a segundo turno por  Redação RBA São Paulo – O candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, afirmou hoje (4) que aposta em chegar ao segundo turno com base em dois fatores. “O casamento do voto de Dilma-Padilha e a força da militância. Quem coloca esse povo todo para caminhar num sábado de manhã? Só nós. É essa militância forte que vai nos garantir no segundo turno”, afirmou, antes de caminhada no ABC paulista.