Postagens

Mostrando postagens de agosto 30, 2014

Fernando Nogueira da Costa: Risco da Eleição da Marina Silva

Imagem
  Fernando Nogueira da Costa Analiso  o risco da eleição da Marina , como “salvadora da Pátria”, da seguinte forma: na área social : anuncia que manterá os programas sociais essenciais, porém, com o tempo seus economistas neoliberais cortarão gastos públicos, sufocando-os. na área política : anuncia que governará com todos, exceto o PMDB, porém, ela se aliará já no segundo turno com a dupla PSDB-DEM (o PPS desde já). na área econômica : dá carta-branca para o ultraliberal Eduardo Giannetti ser seu porta-voz econômico, não se vexando de anunciar que vai cortar gastos públicos, descapitalizar bancos públicos, suspender obras públicas em andamento como na infraestrutura, na energia hidrelétrica (Belo Monte – Santo Antônio – Jirau) e em extração de petróleo no pré-sal.

Generais “de pijama” de 64 tampam o nariz e “marinam”.

Imagem
Autor: Fernando Brito O Clube Militar, desde sempre um saudosista do golpe de 64 –  chegou a brigar com a Globo quando da sua patética autocrítica de apoio ao golpe que a nutriu  – lançou  um manifesto onde , cheio de senões e críticas, faz o essencial. Apontam Marina Silva como “um fio de esperança”, frágil mas providencial. -É um fio de esperança, mas parece que as pessoas a ele se agarram com fé, apostando no futuro para esquecer o presente. Claro que os nossos simpáticos velhinhos – sempre suspirando pelo tempo em que se adonaram do país e se prestaram ao papel de fazer muita gente mamar nas tetas nacionais- como, aliás, além da Globo, também os Setúbal do Itaú, que governam a campanha marinista – não trocaram o dólmã pelo xale profético,  ainda sentem cheiro de “bolivarianismo” e dos “sovietes petistas” na candidata. Mas tapam o nariz e vão fundo.

O “oscila para baixo” de Alckmin na Folha

Imagem
Cair? Como assim? Folha crava: Alckmin “oscila para baixo” Por Altamiro Borges, em seu blog A mídia paulista faz de tudo para blindar o governador Geraldo Alckmin (PSDB). Ela inclusive “tucana” as palavras e frases. Nesta terça-feira (2), o Ibope divulgou pesquisa que aponta uma queda de três pontos nas intenções de voto do atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes – de 50% para 47%. Os jornalões evitaram fazer alarde sobre a retração, que não mereceu manchetes ou comentários críticos dos “calunistas”. No caso da Folha, a cobertura foi cômica. O jornal cravou no título da notinha: “Alckmin oscila para baixo”. Ele não caiu, mas “oscilou para baixo”. Patético!
Imagem
Novorússia: independente, associada ou (con)federada? 1/9/2014,  [*] The Saker ,  The Vineyard of the Saker Novorussia: independent, associated or (con)federated? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Declaração, alerta e esclarecimento importante Começo por uma declaração, que peço que todos leiam com atenção e mantenham em mente: eu, pessoalmente, não defendo nenhuma posição relacionada ao   status   final da Novorússia. Cabe ao povo da Novorússia decidir e qualquer opção que eles definam, eu apoiarei. Além disso, nessa altura dos acontecimentos, não estou certo, nem pessoalmente, sobre que opção eu recomendaria, se tivesse de recomendar alguma coisa, simplesmente porque o diabo mora nos detalhes, não nas grandes palavras. O que me proponho a fazer aqui é examinar algumas questões relacionadas a essa questão, mas a análise não deve ser interpretada como endosso meu, pessoal, a qualquer soluçã

Fundador da Rede Sustentabilidade declara voto em Dilma

Imagem
O auditor fiscal da Receita Charles Alcântara participa da Rede Sustentabilidade desde as discussões iniciais que resultaram na sua criação. Também foi um dos seus coordenadores nacionais e trabalhou firme na coleta de assinaturas para viabilizar o registro eleitoral, o que acabou não acontecendo. Esta semana, porém, decidiu retirar seu apoio à candidatura de Marina Silva pelo PSB.  Fundador da Rede Sustentabilidade declara voto em Dilma Segundo ele, a adesão da presidenciável ao neoliberalismo não coaduna com os princípios da nova política que o levaram a apoiá-la. Em entrevista à  Carta Maior , ele declara que irá votar na presidenta Dilma Rousseff, candidata pelo PT à reeleição. “O governo da Dilma também cede ao receituário neoliberal. A diferença é que a Dilma não cede a isso porque acredita na receita, mas porque não há força suficiente na sociedade para enfrentar, para subverter este sistema. Isso é diferente de aderir a ele com a convicção de que é o melhor caminho, com

VÍDEO IMPRESSIONANTE: ELA É A METAMORFOSE AMBULANTE

Imagem
Desculpe, Raul. Contribuição do amigo navegante Enio: Clique aqui para ouvir  o “Funk da Bláblárina !”.

Sabesp marginaliza tratamento de esgoto e limpeza de rios

Imagem
Jornal GGN -  O colapso dos principais reservatórios que abastecem a Região Metropolitana de São Paulo colocou a gestão da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) em xeque. Em função da preocupação com a água, as discussões sobre os planos de tratamento de esgoto e despoluição de rios ficaram em segundo plano. Mas tão grave quanto a crise de desabastecimento são os fatores que contribuem para reduzir a qualidade dos mananciais.

O Brasil Real - de 2002 a 2013

Imagem
Enviado por  [*]  Luiz Alberto   de Vianna   Moniz Bandeira Gráficos:  redecastorphoto POSTADO POR  CASTOR FILHO   Orçamento da Saúde 1995 -2014 (clique na imagem para aumentar) Dívida Pública como porcentagem do PIB (clique na imagem para aumentar)

Neoliberais jogam culpa da inflação nas costas do povo

Imagem
Elegendo Marina com voto de protesto, vão pagar a conta O Banco Central independente e os 20 centavos Vivemos no Brasil uma disputa entre os que querem continuar expandindo salários reais, direitos sociais e bens públicos e os que consideram que a sobrecarga democrática gera irracionalidades econômicas. Os primeiros estavam nas ruas em junho de 2013, os segundos estão em gabinetes propondo isolar a política econômica da pressão das rua s por Pedro Paulo Zahluth Bastos, no Brasil Debate* O movimento neoliberal ganhou impulso nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha em meio à tendência de estagflação na década de 1970. Os intelectuais neoliberais alegavam que as irracionalidades econômicas da democracia estavam na raiz dos desequilíbrios econômicos. Não culpavam os predadores de rendas que seriam alvo da crítica às estratégias de industrialização dos países subdesenvolvidos, mas a sobrecarga democrática e de expectativas trazida pelo excesso de desenvolvimento.

A pajelança do Lula

Imagem
5 de setembro de 2014 | 22:23  Autor: Fernando Brito Com todas as dificuldades da transmissão precária, assisti a fala de Lula no encontro da militância do PT paulista. Não houve como deixar de vir à cabeça a “pajelança” organizada por Leonel Brizola, em 1986, quando estávamos apanhando mais do que boi ladrão na campanha de Darcy Ribeiro ao governo do Rio de Janeiro. Pajelança era uma referência ao Cacique Raoni e aos outros líderes indígenas que foram tentar salvar a vida do naturalista Augusto Ruschi, o grande naturalista. Campanha difícil, numa quadra em que estávamos sob o impacto do Plano Cruzado, que havia transformado Brizola, por sua sinceridade, numa espécie de Judas.

Jornal da Globo age como partido de oposição e fere dignidade das pessoas pobres

Imagem
Apresentador lê editorial em protesto à recusa da presidenta Dilma em participar do programa Com cara de poucos amigos, o apresentador William Waack leu as seis perguntas que faria à presidenta por  Helena Sthephanowitz Há estudos demonstrando que a TV Globo exerce um papel político muito semelhante ao de um partido de oposição ao governo petista. Um recente é o manchetômetro , estudo feito na Universidade do Estado do Rio de Janeiro que analisa notícias positivas e negativas sobre cada candidato, demonstrando um desequilíbrio brutal favorável aos presidenciáveis da oposição.

Qual vai ser o impacto das acusações de Costa nas eleições?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Costa Quanto as acusações do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa pesarão nas eleições? Preso por corrupção, Costa acusou um número incerto de políticos – as especulações variam entre 32 e mais de 60 — de receber propinas em obras da Petrobras nos tempos em que ele foi diretor do Abastecimento. Ele decidiu fazer a chamada “delação premiada”, para reduzir substancialmente uma pena que poderia chegar a 30 anos de prisão. Costa é uma amostra do preço das coligações pela governabilidade. Ele foi indicado para o cargo de diretor da Petrobras pelo PP, o partido de Maluf.

Governo de SP favorece empresas da Linha 6 do Metrô, entende Justiça

Imagem
Jornal GGN -  A Justiça de São Paulo constatou que o governo do estado estava infringindo a Lei, ao aceitar pagar pela desapropriação dos terrenos para a construção da Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo. A responsabilidade é da Concessionária Move São Paulo, que fará as obras e operará a linha até 2039, segundo contrato. A linha custará R$ 9,6 bilhões, e o o governo se mostrava apto a custear mais R$ 673,6 milhões com as desapropriações.   Em decisão da 9ª Vara de Fazenda Pública da capital, a juíza Maricy Maraldi afirmou que é "inadmissível" e uma "flagrante ofensa" à lei federal 8.987/95, que trata sobre as parcerias público privadas. Outra juíza da 6ª Vara da Fazenda Pública lembrou da lei estadual 7.835/92 que aborga as desapropriações: "A concessionária atua sob o regime privado, e visa apenas lucros", disse a juíza.

Ventola, o 3° homem do avião, desfila de helicóptero mas não paga à Receita. Nem IPVA paga

Imagem
 Autor: Fernando Brito Impressionante como os três homens – Apolo Santana Vieira, João Paulo Lyra Pessoa de Mello Filho e Eduardo Freire Leite Bezerra – responsáveis pela pseudo-operação de compra do avião que matou um candidato a Presidente da República através de laranjas e outros depósitos pessoais continuam, quase um mês depois, praticamente incógnitos diante do país. Apolo Santana Vieira, processado por contrabando e dono daquela e de outra aeronave (o  Learjet  PP-ASV) simplesmente “não existe”. Não se publicou uma mísera foto do cidadão nos jornais e na internet. Não foi  encontrado ou nem foi  procurado? Não há um repórter capaz de encontrar seu endereço, de casa ou do escritório?

CINCO RAZÕES PARA TANTAS RISADAS

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Num país onde os bons humoristas se aposentaram, mudaram de profissão ou foram desta para melhor, imagino que os banqueiros não devem lembrar-se de nenhum momento mais adequado par dar boas bargalhadas de felicidade como a campanha de 2014. Vejo cinco razões principais.

Enganos sobre a desigualdade

Imagem
      Análise / Paul Krugman                                     SPENCER PLATT/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP Americanos tem maior  probabilidade  de acreditar que vivem numa classe média, ainda que a renda seja distribuída de maneira pouco igualitária por  Paul Krugman  —  publicado  05/09/2014 Um novo estudo do instituto econômico IW da Alemanha compara as percepções da desigualdade entre vários países avançados. Uma grande conclusão é a de que os americanos têm maior probabilidade que os europeus de acreditar que vivem em uma sociedade de classe média, apesar de nos Estados Unidos a renda ser distribuída de maneira muito menos igualitária do que na Europa.

Mais Médicos: 83% aprovam, comprovando que programa não é "paliativo"

Imagem
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde mostra que 83% dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão satisfeitos com o atendimento prestado pelos médicos que integram o programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em resposta as críticas, o ministro da Saúde afirmou: “O Mais Médicos não é um programa paliativo e muito menos tem prazo de validade”, disse Arthur Chioro. Arthur Chioro. Foto: Erasmo Salomão - Ministério da Saúde O governo federal atendeu ao pedido de todas as prefeituras que solicitaram médicos, e em um ano foram enviados 14.462 profissionais de Saúde para 3.785 municípios e para os 34 distritos indígenas do país. Durante balanço de um ano do programa, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, ressaltou que os brasileiros atendidos pelo programa estão satisfeitos e atestam que a qualidade do atendimento melhorou muito com a chegada dos profissionais estrangeiros Mais recursos

Lá vem outra “emenda” no programa de Marina. Agora, o latifúndio “é de Deus”

Imagem
Autor: Fernando Brito Excelente a matéria do  repórter Roldão Arruda, do  Estadão , sobre as águas profundas da passagem de Marina Silva pela Expointer, ontem, no Rio Grande do Sul. Agora, segundo ele, é a definição de índice de produtividade dos latifúndios, para fins de desapropriação de terras ociosas que passou a ficar “pendente de revisão” no programa marinista. Marina anunciou -junto do outros pontos “já falecidos”, como a união homoafetiva – que iria revisar estes índices, que datam dos anos 70, quando a tecnologia agrícola engatinhava.

O que está por trás de Marina: candidatura e programa de governo

Imagem
A candidatura de Marina Silva representa a proposta de uma nova versão do neoliberalismo em nosso país, com aparência de “politicamente correto”, popular e ecológico, que não apenas retoma a sua ofensiva sobre nossa economia, relações internacionais e legislação trabalhista, mas pretende se desdobrar ao plano político e social, propondo a construção de uma cultura popular neoliberal. Por Carlos Eduardo Martins* Plano político e social, propondo a construção de uma cultura popular neoliberal. Este projeto de neoliberalismo reformulado se descola parcialmente das oligarquias tradicionais, profundamente desmoralizadas desde a crise do consenso de Washington na América Latina - o que no Brasil se manifesta pelo alto nível de rejeição do PSDB e do DEM - para assumir nova aparência com a janela de oportunidade aberta pelos protestos de junho de 2013, que manifestaram descontentamento com a exclusão e limites de classe da política brasileira, em parte debitados à extrema moderação e c

Por que Marina tergiversa tanto? Porque está na Bíblia

Imagem
por :   Kiko Nogueira A Bíblia já foi usada para justificar tudo ou quase tudo. A escravidão, o genocídio, o preconceito, o racismo, o antissemitismo, a caça às bruxas, a pena de morte, a perseguição — e também, claro, o oposto disso.

BLÁBLÁ ACOBERTA TORTURADORES. NÃO ACOBERTAVA …

Imagem
Ela é um pra frente e três pra trás ´De Nilton Xavier, no face do C Af Da  Fel-lha  (*): EM NOVO RECUO, MARINA AGORA DEFENDE ANISTIA A TORTURADORES DA DITADURA POR BERNARDO MELLO FRANCO Antes era assim Mais uma para a lista dos vaivéns de Marina. A candidata, que agora se diz contra a revisão da Lei da Anistia, pensava o contrário antes de disputar a Presidência. Ela defendia a punição de militares acusados de torturar na ditadura. Agora é assado Em 2008, Marina escreveu em artigo na Folha: “A tortura é crime hediondo, não é ato político nem contingência histórica. Não lhe cabe o manto da Lei da Anistia”. Ontem, em sabatina no portal G1, declarou que é contra rever a lei.

Darwin versus Criacionismo

Imagem
Por Miguel do Rosário Ontem, um coordenador de comunicação da campanha de Marina Silva, Edson Barbosa,  publicou um artigo  na Folha  que deveria provocar calafrios de terror e indignação em todos os brasileiros com um mínimo de esclarecimento científico. Barbosa respondia  a um artigo , publicado no dia anterior, de Rogério Cezar de Cerqueira Leite, famoso físico brasileiro, que termina com uma declaração de anti-voto: “espero que Marina não ganhe esta eleição.” O marinista rebate: “Marina acredita que o ser humano é uma criação de Deus; o professor Rogério Cezar e outros, idênticos a ele, acreditam que os seres vivos vieram de uma ameba, de uma gosma, da seleção natural (…)” Como é que é?

Operação de “compra” de jatinho foi negócio “por fora”. Não aconteceu e não podia acontecer

Imagem
Autor: Fernando Brito Qualquer colega jornalista pode verificar, no site da Anac, quais são os documentos necessários para que uma empresa transfira  o registro de uma aeronave. O que é o caso da alegação do PSB de que os usineiros da AF Andrade, de Ribeirão Preto, fizeram aos misteriosos empresários pernambucanos Apolo Vieira Santana e João Paulo Lyra Pessoa de Mello Filho, a venda do Cessna matrícula PR-AFA, que servia à campanha de Eduardo Campos e Marina Silva. Não há, salvo engano, nenhum processo relativo a esta aeronave em curso na Anac, o que pode ser verificado no sistema eletrônico de acompanhamento de pedidos ao órgão.

O negócio de Israel “vidas em troca de terra” é roubo. Puro e simples

Imagem
4/9/2014,  [*] Robert Fisk ,  The Independent , UK “ Israel’s “land for lives” is theft. Pure and simple ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido na tendinha do Pirumole: “Então Israel não é um país... É uma enorme quadrilha!” Quanto Israel roubou de terras da Palestina (clique na imagem para aumentar) Visão de mundo? Israel rouba terras, os palestinos são roubados. Não há outra coisa para ver. E assim mais uma fatia da terra palestina escorregou pelo ralo. Mais uns mil acres de terra palestina roubada pelo governo de Israel – porque...   “apropriação” é roubo, não é?   – e o mundo já apareceu com as desculpas de sempre. Os norte-americanos acharam o roubo “contraproducente” para a paz, o que é reação bastante amena, se se considera o que os EUA diriam/fariam se o México roubasse  1.000 acres  de terra do Texas e resolvesse construir casas ali para imigrantes mexicanos ilegais nos EUA.

Pepe Escobar − OTAN ataca!

Imagem
4/9/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye NATO attacks! Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO SEGURANÇA!  OTAN reunida! Cardiff cercada! Primeira coisa a fazer: matar todos os mitos. A Organização do Tratado do Atlântico Norte é, só, o Conselho de Segurança do Império do Caos. Não passa disso. Ninguém precisa ser um neo-Foucault viciado nas práticas Orwell/Panopticon para admirar o hiper democrático  “ anel de aço ”  que cercou estradas, parques e até muralhas de castelos para “proteger” dúzias de ministros e chefes de estado da OTAN, 10 mil tipos “de apoio” e 2 mil jornalistas do mundo real, em  Newport , Gales – e entorno.

OTAN é organização anti-paz

Imagem
4/9/2014,  [*] Seumas Milne ,  The Guardian , UK “ Far from keeping the peace, Nato is a threat to it ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Celtic Manor Resort − Reunião da OTAN/2014 (vista do campo de golfe) Para os senhores-da-guerra ocidentais, é   ótima hora para estar em Gales . Uma aliança militar que lutou durante anos tentando explicar por que ainda existe, conseguiu, afinal, uma agenda para essa reunião de Newport. A OTAN pode nem ser o centro dos planos de Barack Obama e David Cameron para escalar a intervenção no Oriente Médio e varrer “para a inexistência” o chamado Estado Islâmico. Mas, depois de 13 anos de ocupação sangrenta do Afeganistão e de uma intervenção calamitosa na Líbia, a aliança ocidental afinal encontrou um inimigo que, pelo menos, parece adequado ao muito caro que custa a aliança. Hoje, em “rolezinho” pela ex-república soviética da Estônia, o presidente dos EUA declarou que   a