Postagens

Mostrando postagens de agosto 25, 2014

Dilma ainda pode ganhar?

Imagem
Por Miguel do Rosário Se conselho valesse grande coisa, muito vagabundo estaria rico. Mesmo assim, darei um aos amigos leitores e às queridas leitoras, que estão preocupados com a possibilidade de um novo Collor ganhar as eleições, interrompendo o processo de avanço sócio-econômico que estamos vivendo. É o mesmo conselho que Lula deu a Evo Morales, num dos momentos mais difíceis vividos pelo presidente da Bolívia, há alguns anos: “paciência, paciência, paciência”. Eu acrescentaria outra palavra: serenidade. Não acho que Marina Silva ganhe as eleições. O povo brasileiro, num segundo turno, não irá embarcar numa aventura que tem cheiro, cara e sabor de plano B da direita retrógrada para reassumir o poder. Mas quem pode prever o que virá?

Israel confisca terras palestinianas na “maior apropriação desde os anos 1980”

Imagem
PÚBLICO   31/08/2014 - 22:36 Grupo Peace Now acusa primeiro-ministro israelita de criar obstáculos a uma solução de dois estados. Pequeno colonato junto ao bloco de Etzion para que poderão servir os terrenos confiscados  RONEN ZVULUN/REUTERS Israel anunciou este domingo a apropriação de cerca de 400 hectares de terras junto de um bloco de colonatos judaicos perto de Belém, na Cisjordânia ocupada. O grupo Peace Now diz que se trata da maior apropriação desde os anos 1980 e que mostra que o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, não está interessado em “novos horizontes diplomáticos” como disse que estaria após a guerra em Gaza.

PSOL vai expulsar Heloísa Helena?

Imagem
Por Altamiro Borges Em 15 de agosto, o repórter Leonel Rocha postou no site da revista Época uma notinha apimentada intitulada: “PSDB quer ajudar Heloísa Helena em Alagoas”. Ele antecipava que “o tucano Teotônio Vilela Filho [governador do Estado que não concorre a reeleição] articula com aliados do PMDB e PSB o não lançamento de concorrentes ao Senado. O objetivo é fortalecer a candidatura da ex-senadora Heloísa Helena, pelo PSOL, na disputa com o ex-presidente e atual senador Fernando Collor. ‘Estamos em trabalho de parto para esta articulação’ disse Teotônio”. O que parecia ser uma intriga midiática, porém, não era. Tanto que o PSTU anunciou neste sábado (30) o abandono da campanha de Heloísa Helena.

Compromissos de Marina trarão recessão e desemprego

Imagem
O programa de governo da presidenciável Marina Silva, lançado sexta-feira, 29, soou como música aos ouvidos da oligarquia financeira que comanda a economia brasileira e anda meio ansiosa para derrotar a presidenta Dilma, mas desiludida com o desempenho do tucano Aécio. Por Umberto Martins* Marina Silva e Aécio Neves, candidatos com programas neoliberais A ex-senadora, que concorre pelo PSB (partido com o qual até agora não tinha nenhuma identidade), promete rigor na aplicação do tripé neoliberal que orienta a política econômica, configurada no superávit fiscal, câmbio flutuante e juros altos a pretexto de manter a inflação na meta. Ajuste fiscal A plataforma vem sendo comparada à famosa Carta aos Brasileiros de junho de 2002, na qual o ex-presidente Lula, em nome da governabilidade, se comprometeu a respeitar os contratos e manter os fundamentos da política conservadora adotada pelo tucano FHC por orientação do FMI. As condições hoje são outras e as consequências da radicalizaç

Luis Nassif: O fenômeno Marina visto do comitê de Aécio

Imagem
Luis Nassif Assim como no PT, no comitê nacional de Aécio Neves há o mesmo aturdimento em relação ao fenômeno Marina Silva. Todos querendo entender e, principalmente, tentando avaliar até onde irá o fenômeno Marina. Na disputa PT x PSDB, Minas Gerais cumpre papel central. Se o PSDB perde a disputa nacional e em Minas, no máximo restará São Paulo e Paraná para o partido. E o governador Geraldo Alckmin não é nem de longe o caudatário dos princípios do partido. Praticamente, desaparece o PSDB.

Plebiscito e constituinte são os únicos caminhos para a verdadeira nova política

Imagem
Enquanto alguns se apropriam do senso comum e sequestram as ideias das manifestações de junho para vender soluções mágicas, 400 organizações vão ao cerne do problema: o financiamento lucrativo de campanha Reforma do sistema político brasileiro foi proposta por Dilma após as manifestações populares de junho de 2013 por  Redação RBA   A questão é simples: "Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político?". A resposta é complexa: efetivada a opção correta, levará a uma alteração total do sistema de representação da sociedade, abrindo as portas para mudanças efetivas em direção ao aperfeiçoamento da democracia, ao fortalecimento das instituições e à realização de reformas que há tantas décadas são esperadas pela população.

Aécio pode “morrer” de overdose

Imagem
Por Altamiro Borges O PSDB fez de tudo para rachar a base de apoio do governo Dilma, sempre amparado pela mídia com suas futricas e intrigas. O objetivo explícito era o de garantir o segundo turno. Num primeiro momento, a sigla aplaudiu a “coragem” de Eduardo Campos, do PSB. Mas a candidatura “dissidente” não vingou e tudo parecia perdido. Com a morte do ex-governador de Pernambuco, porém, os tucanos voltaram a sonhar. Avaliaram que Marina Silva cumpriria o mesmo papel de 2010, viabilizando o segundo turno. Só que a dose midiática foi exagerada. A comoção do enterro inflou a ex-senadora, que atropelou Aécio Neves. Agora já há boatos de que o cambaleante tucano pode até desistir do seu sonho presidencial. A especulação bombástica foi postada na sexta-feira (29) no site “Pautando Minas”. Vale conferir a matéria:

Será que Marina também quer unir Malafaia e Jean Wyllis?

Imagem
por  Antônio David, especial para o Viomundo Tendo recuado diante da movimentação de um representante da velha política e do velho fanatismo – Silas Malafaia -, Marina Silva apelou na hora de justificar. Ela quer convencer os eleitores de que, na verdade, não houve recuo, mas apenas um mal-entendido, gerado exatamente – pasmem! – pela maneira de proceder da “nova política”. “Na parte LGBT, o texto que foi para redação foi a parte apresentada pelos movimentos sociais. Todos os movimentos sociais apresentaram propostas e se contemplou tanto quanto possível as propostas” – disse a ex-senadora. Marina quer fazer do limão uma limonada. Quer aproveitar a vexatória situação para tirar proveito e alimentar a (falsa) ideia de que, notem bem, sua candidatura é “aberta a propostas”. Afinal, seu partido não é bem um partido, mas uma “rede”. Na hora de compilar as propostas, a “rede” se confundiu. Deixou passar o que não deveria ter passado.

"O programa de governo de Marina me deixou preocupada", diz Dilma em coletiva

Imagem
"O programa da candidata Marina me deixou preocupada quanto à geração de empregos e quanto à indústria nacional", afirmou Dilma em coletiva às 18h deste domingo (31) no Palácio Alvorada. A presidenta se refere à bem sucedida política de incentivo às indústrias naval e automobilística. Nestes quatro anos,  a indústria naval foi resgatada e está entre a quarta e quinta maior do mundo. Junto disso,  veio a criação de empregos - e não só em quantidade mas em qualidade. Até julho foram criados 81 mil empregos e até ano que vem serão 100 mil, afirmou Dilma.

“Pivô” de Washington bate num muro de tijolos − “Derrota catastrófica” de Obama na Ucrânia

Imagem
29-31/8/2014,  [*] Mike Whitney ,  Counterpunch − Weekend Ediction Washington's "Pivot" hits a Brick Wall − Obama’s “Catastrophic Defeat” in Ukraine Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Barack Obama empurrou a Ucrânia para a beira de um colapso político, econômico e social. Agora quer culpar a Rússia pelo dano que causou. É absurdo. Moscou não é de modo algum responsável por a Ucrânia estar no rumo da anarquia. É Washington. Washington já fez o mesmo no Iraque, no Afeganistão, na Líbia e agora faz na Síria, sempre Washington. Quem queira o culpado, culpe Obama. Estamos no momento assistindo a um evento histórico e épico. O exército ucraniano regular e os batalhões punitivos estão sofrendo derrota catastrófica no sul de Donetsk (...). Ainda não se sabe com clareza como a Junta planeja evitar derrota total por aqui. (...) Ao desperdiçar as brigadas mais capazes, em termos de capacidades de combate, em operações sistemática

Investigação em Minas: Aécio, quem cita é o juiz, não o promotor, uai!

Imagem
Autor: Fernando Brito Hoje, na Folha, ao tentar desqualificar a investigação aberta pelo Ministério Público sobre suspeitas de irregularidades em um convênio celebrado pelo governo mineiro para a realização do programa Poupança Jovem, que – embora só atinja 1% dos municípios mineiros – foi apresentado como sua “grande realização” nos programas de TV, Aécio Neves  saiu-se com esta pérola : “Tem de perguntar para o promotor, que abriu a  investigação  e nem fomos citados em relação a isso ainda. Temos que tomar muito cuidado com essas notícias que vêm em véspera de eleição. Eu faria uma primeira pergunta: alguém que abriu uma investigação em 2009 não citou o Estado até hoje”, afirmou o candidato.

“Kinder Ovo” não, implora Richa

Imagem
Richa é autor da representação mais infantil e ridícula da história da Justiça Eleitoral do Paraná; juiz Leonardo Castanho Mendes indeferiu liminar pedida pelo tucano pedido para que a petista Gleisi Hoffmann se abstenha de chamá-lo de governador “Kinder Ovo”; governador do PSDB, quando inquirido, em quaisquer circunstâncias, se esquiva dizendo-se “surpreendido”; “Pode se dizer que a equiparação é de mau gosto, mas não ofende o candidato de forma alguma”, opinou o magistrado do TRE. O governador Beto Richa (PSDB), candidato à reeleição, não gostou de ser rotulado de “Kinder Ovo” pela senadora Gleisi Hoffmann (PT). O tucano vê bullying da adversária petista, mas não admite em público. Talvez para não passar “recibo” de que acusara do golpe, Richa entrou com uma representação considerada a mais infantil e ridícula da história do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (PSDB). O governador do PSDB acusou Gleisi de fazer “propaganda de marca comercial” ao chamá-lo de “Kinder Ov

“Um Plebiscito Popular demonstra que muitos milhões expressam sua vontade”

Imagem
Sindicato dos Qúimicos/SP Organizações sociais preparam consulta à população sobre reforma do sistema político Do Brasil de Fato Joana Tavares Belo Horizonte (MG) Entre 1 e 7 de setembro, urnas serão montadas em todo o país e as cédulas terão uma única pergunta: “Você é a favor da convocação de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?” Chamada de “plebiscito popular”, a consulta à população tem a intenção de pressionar o Congresso Nacional para convocar um plebiscito oficial, para que possa ser possível uma transformação nas regras do jogo da política e da democracia brasileira. Nesta entrevista, o advogado Ricardo Gebrim, da Consulta Popular, uma das 400 organizações que estão construindo a atividade, explica o que pode mudar com a realização de uma reforma do sistema político.

Plebiscito popular pela reforma do sistema político

Imagem
Por Emir Sader 1. Está convocado um plebiscito popular, entre os dias 1 e 7 de setembro, por uma Assembleia Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. 2. No atual sistema político, as empresas financiam mais de 90% dos recursos das campanhas eleitorais, os eleitos são controlados pelos interesses delas e não dos cidadãos que votaram. 3. Como resultado disso embora sejam apenas 3% da população, os empregadores tem 49% dos representantes na Câmara dos Deputados. Enquanto que os empregados, embora sejam 61% da população, tem apenas 19% dos representantes. Os brancos, sendo 48% da população, tem 92% dos representantes. Os pretos e pardos, sendo 51% da população, tem apenas 8% dos representantes. Os jovens (até 34 anos) são 58% da população, mas apenas 7% no Câmara de Deputados. Os não jovens, de mais do que 34 anos, sao 42% da sociedade, mas tem 93% dos deputados. As mulheres sao 51% da população, mas tem apenas 8% da representação na Câmara,

Gilson Caroni Filho: Jovens, vocês querem mesmo Marina?

Imagem
A simples leitura do programa de governo de Marina da Silva que, como todos sabem, foi escolhida pela "providência divina" e os acontecimentos recentes envolvendo as alterações no seu programa partidário permitem levar ao eleitorado jovem pontos fundamentais que revelam a natureza extremamente conservadora do eleitorado mais jovem. Por Gilson Caroni Filho*, para o  Vermelho Comecemos pelas questões macroeconômicas: 1) Marina pretende dar autonomia para o BC. O que significa isso? Entregar o banco para o mercado financeiro. Não por acaso conta com o apoio de banqueiros em sua campanha. 2) No documento, consta que políticas fiscais e monetárias serão instrumentos de controle de inflação de curto prazo. Como podemos ler este ponto? Arrocho salarial e aumento nas taxas de desemprego.

Gadelha: Marina vai decolar ou pousar?

Imagem
Autor: Fernando Brito Já disse diversas vezes aqui que gosto e, em geral, concordo com as análises de pesquisa feitas pelo publicitário – e marqueteiro eleitoral – Hayle  Gadelha. Gosto porque, apesar de sempre ter tido lado político, Gadelha é sempre muito frio e objetivo ao fazer este trabalho, o que só em parte consigo. Trouxe, por isso, a avaliação que ele faz,  em seu blog , da ascensão de  Marina Silva- de novo: creio que não é tanta como lhe dão algumas pesquisas, mas certamente foi muito grande.

Assistiremos ao triunfo da demagogia, da antipolítica e do discurso vazio?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário É triste que o debate político se reduza, frequentemente, a parâmetros mesquinhos, do tipo: quem é mais simpático, quem aplicará a melhor pegadinha em outro num debate na TV, quem dirá a frase de efeito mais contundente. Nestas eleições, estamos diante de um dilema grave. De um lado, um discurso vazio, ancorado no sentimento de antipolítica cultivado há décadas por nossos meios de comunicação. Os erros políticos do governo, ao não prestar atenção a esse problema, foram denunciados sistematicamente por inúmeros movimentos sociais; em particular, naturalmente, por aqueles que lutam por uma comunicação mais democrática em nosso país. 

Presidente do sindicato dos bancários de SP diz que Itaú é o banco que mais demite

Imagem
Posted by  eduguim -do blog da Cidadania A estreita relação da candidata Marina Silva com o banco Itaú tem chamado até mais atenção do que suas polêmicas propostas, como a de interromper a exploração do pré-sal ou reduzir drasticamente o papel do Estado na economia. Vale, pois, saber mais sobre o comportamento desse banco. Para se ter ideia do papel do Itaú na campanha de Marina Silva, no dia 26 de agosto a equipe dela participou de reunião com um grupo de investidores brasileiros e estrangeiros e o evento foi bancado pelo Itau BBA, braço de investimentos do banco Itaú.

Campos e a delação premiada de Paulo Roberto Costa

Imagem
Luis Nassif Há tempos corre a versão de que a delação premiada de Paulo Roberto Costa - o ex-diretor da Petrobras - acertaria em cheio Eduardo Campos.  Se a candidatura de Marina Silva não tivesse decolado, provavelmente se respeitaria a memória de Campos. Mesmo assim, será necessário um enorme esforço de versões para comprometer Marina com o episódio. Há inúmeras críticas contra ela, nenhuma consistente contra sua honestidade. Da coluna de Ilmar Franco  A campanha de Aécio Neves acredita que fatos novos podem recolocar o tucano no jogo. A delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e a história dos aviões que serviam a Eduardo Campos podem levar a nova reviravolta. A crença é que teriam potencial para desestabilizar a presidente Dilma e Marina Silva. A palavra de ordem é resistir, porque a eleição não será amanhã, nem a campanha, um mar de rosas.

Ucrânia : pôr a política no posto de comando

Imagem
29/8/2014,  [*]  Jacques Sapir , Russeurope  (fr., ing., esp., ru.) “ Ukraine: mettre la politique au poste de commande ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu                         POSTADO POR  CASTOR FILHO Bandeira rebelde do Donbass  É mais que hora de a política reassumir seus espaços na crise ucraniana. Mas isso implica, em primeiro lutar, que se conclua rapidamente um cessar-fogo entre os governos de Kiev e os insurgentes. Todas as energias deveriam estar empenhadas nessa direção. Mas não é o que se vê; a histeria anti-Rússia está ativada em todos os veículos de toda a imprensa-empresa. É preciso lembrar aqui vários pontos que parecem estar sendo sistematicamente esquecidos nos comentários que se leem/ouvem sobre a situação na Ucrânia.

A ganância é o pecado favorito do diabo: Marina e suas palestras

Imagem
por :   Paulo Nogueira Marina Marina parece Pepe Mujica, pela aparente simplicidade e despojamento, mas não é. Isso fica claro com a revelação hoje, pela Folha, de que ela ganhou 1,6 milhão de reais com palestras apenas nos três últimos anos. Alguém imagina Mujica fazendo isso? Não há nada de ilegal nisso. Mas as palestras milionárias como as de Marina ficam a um passo do limite da indecência. Ganhar 30 000, 40 000, 50 000 numa hora para palestras pagas por empresas interessadas em agradar o palestrante?

Brasileiro está mais otimista com economia, diz Datafolha

Imagem
Os eleitores estão mais otimistas em relação ao desemprego e a inflação, segundo pesquisa feita pelo Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo. O Índice Datafolha de Confiança (IDC) chegou a 125 pontos, 16 pontos acima da última pesquisa em julho. O IDC leva em conta vários indicadores macroeconômicos. Sobre a inflação, 52% acreditavam em um aumento dos preços na pesquisa feita há duas semanas. O resultado dessa vez foi de 48%. Além disso, 16% disseram esperar que a inflação melhore nos próximos meses, ante 8% do levantamento de julho. Em relação ao desemprego, apenas 36% dizem que acreditam em uma piora; em julho eram 42%. Sobre a segurança no trabalho, 69% disseram não ver risco de demissão. Sobre a situação econômica, o otimismo aumentou de 25% para 35%. Saiba Mais:  exame

"O mundo em crise e o Brasil firme": Otto #fechadocomDilma

Imagem
O cantor pernambucano Otto demonstrou mais uma vez o seu apoio à candidatura da presidenta Dilma Rousseff. "Esse domingo é pra entrar na luta. É pra reagir pois sabemos quanto este país melhorou, quanto esse país avançou. O mundo em crise e o Brasil firme! DILMA DE NOVO" dizia a mensagem postada em sua página pessoal no Facebook, (link is external)  acompanhada de uma foto sua segurando um cartaz onde está escrito "Viva Dilma". Essa não foi a primeira vez que o artista manifestou sua visão sobre o desempenho de Rousseff na presidência. Em maio, ele já havia declarado para a Revista Cult que ao andar pelo Brasil, percebeu que as pessoas nunca estiveram em uma situação melhor. "Mas tem pessoas que não aguentam ver o pobre garantir mais coisa”, disse o cantor . Participante ativo do  Movimento Humanos Direitos (link is external) , ONG que defende os direitos humanos no país, Otto ainda destacou os avanços sociais proporcionados pelo Governo Federa

O FRACASSO DE MARINA NO DESMATAMENTO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Dados comparativos questionam discurso de candidata no terreno ambiental Confesso que não gostei quando Marina Silva insinuou que o Brasil não precisa de “gerentes” mas “estrategistas.” É óbvio que ela queria se colocar na posição de “estrategista”, supostamente mais elevada e relevante, colocando Dilma Rousseff na condição de “gerente.” Achei esnobismo. Falta de humildade. O motivo você pode ver na comparação que mostra os números consolidados do desmatamento no Brasil. Olha o desempenho da “estrategista.”

Janio de Freitas: Marina se iguala a Aécio para dar um tiro do coração da Petrobras

Imagem
Autor: Fernando Brito O tiro que, há 60 anos, Getúlio Vargas deu no próprio coração para salvar as riquezas nacionais parece pronto a ser disparado, agora contra elas. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma,  disse Vargas, ao explicar as razões de seu gesto. O ódio à ideia de que o Brasil venha a ser independente ressurge, agora que mal começa a jorrar o tesouro de petróleo da camada do pré-sal. Pelas mãos dos inimigos de sempre da soberania e do progresso nacional mas, também, mal disfarçado numa  capa primária de “ecologia” hipócrita, que encapuza os verdadeiros motivos: hoje como sempre ter o apoio político de um sistema de comunicação antinacional.

Aécio Neves, o incrível candidato que encolheu, tenta salvar a lavoura em Minas

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele Se havia alguma dúvida de que Aécio Neves está num nocaute técnico e de que isso são favas contadas no partido, ela foi dissipada com a mudança de endereço de um personagem fundamental em sua campanha e sua trajetória política. Sua irmã Andréa, conselheira, braço direito, chefe da comunicação, coordenadora, mudou-se para Minas Gerais para evitar um desastre na candidatura de Pimenta da Veiga. De acordo com uma pesquisa do DataTempo, ele tem 21% das intenções de voto contra 34% do petista Fernando Pimentel. O PSDB manda no estado desde 2003. Aécio governou MG por oito anos e elegeu seu sucessor, Anastasia.

BOMBA 2: Tudo sugere ação da CIA e assassinato de candidato à presidência, no Brasil

Imagem
30/8/2014,  [*] Wayne Madsen ,  Strategic Culture All factors point to CIA aerially assassinating Brazilian presidential candidate Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Marina Silva e Eduardo Campos A queda do avião que matou o candidato à presidência do Brasil, Eduardo Campos, que estava em segundo, na disputa eleitoral, atrás só da atual presidenta, abalou fortemente as chances de reeleição de Dilma Rousseff. Sucessora de Campos na corrida presidencial, ex-líder do Partido Verde,   Marina Silva – “homem” de George Soros , está agora com alguma chance de vir a derrotar Rousseff, no caso de a eleição chegar a um segundo turno. O fim do governo de Rousseff sinalizaria vitória para as atividades clandestinas do governo Obama para eliminar de cena vários governos progressistas em toda a América Latina.