Postagens

Mostrando postagens de agosto 18, 2014

O que levou Larissa a ficar com Roger?

Imagem
por :   Paulo Nogueira O casal O dinheiro compra até o amor verdadeiro. Entre tantas frases soberbas, esta é minha preferida de Nelson Rodrigues, o maior frasista brasileiro. Ela me veio automaticamente à mente quando refleti sobre uma questão que vem fascinando muitos brasileiros: como uma mulher bonita e brilhante como Larissa Sacco foi capaz de largar tudo para ficar com o médico Roger Abdelmassih. As pessoas ficam intrigadas porque pensam no Abdelmassih de hoje, envolto em denúncias de estupros em série que lhe dão a merecida reputação de monstro. Mas o Abdelmassih que Larissa conheceu, em 2008, era um superstar, uma espécie de Mick Jagger da fertilização.

Dilma com 70% de aprovação no Ceará

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A pesquisa é meio antiga. Foi realizada entre os dias 18 a 20 de julho. Mas o Ibope só liberou o relatório na última sexta-feira. Dilma está bem avaliadíssima no Ceará, como se vê na tabela abaixo.

A aposta de Haddad em São Paulo

Imagem
Luis Nassif Alvo de uma campanha de mídia implacável, até algum tempo atrás as apostas maiores eram de que os projetos do prefeito Fernando Haddad, de São Paulo, não amadureceriam antes do término do mandato. A persistência fez com que nas últimas semanas Haddad emplacasse os três pilares de uma provável revolução no futuro de São Paulo: a aprovação do Plano Diretor; a renegociação da dívida de São Paulo, prestes a ser aprovada no Senado; e o deslanche das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na cidade.

Resposta a um amigo que perguntou: “Onde estão o levante ucraniano e a contraofensiva da Novorússia?”

Imagem
23/8/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ Reply to a friend: where are the Ukrainian uprising and Novorussian counter-offensive? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Um amigo envia-me por   e-mail   a pergunta acima, e achei que o melhor seria responder em geral, num postado. Eis o que ele escreveu: Ando com uma coisa na cabeça já há algum tempo sobre a “guerra” na Ucrânia e Novorússia. Ocasionalmente, ouço boatos de que as Forças Armadas da Novorússia (FAN, ing., NAF) estariam “indo para a ofensiva a qualquer momento” (supostamente quando fosse atingido algum ponto demarcado de virada ou algum objetivo não divulgado). Mas muito me surpreende que até agora não tenha havido nem pequenas operações nem manobras na Ucrânia e, especificamente, em Kiev. Devo crer que as Forças Armadas da Novorússia sejam capazes de promover uma campanha secreta contra alvo conhecido, não? Incidentes planejados e/ou ataques-relâmpago,

O povo das repúblicas do leste da Ucrânia, entre milícias e oligarcas

Imagem
16/8/2014,  [*] Boris Kagarlitsky , de Moscou −  International Journal of Socialist Renewal , Austrália “ Boris Kagarlitsky: Eastern Ukraine people’s republics between militias and oligarchs ” Traduzido do russo para inglês por  Renfrey Clarke Traduzido para português pelo pessoal da  Vila Vudu                                       POSTADO POR  CASTOR FILHO Contexto:   Assim sendo, o que pode estar em preparação para a Ucrânia? Parece perfeitamente razoável que a Rússia deseje fim imediato do ataque militar contra os "separatistas" no leste da Ucrânia. E Washington não tem feito outra coisa além de ordenar que Kiev ataque sem descanso. Mas isso pode estar começando a mudar. Se acontecer, Rússia e Alemanha ganharão espaço para respirar e enfiar por aquele território uma trilha de paz, que Putin e Merkel podem estar refinando lá entre os dois. Até aqui, Washington não faz outra coisa além de minar qualquer tentativa nascente de diálogo intraucraniano

A emoção e o sonho

Imagem
Ao assumir o controle da campanha, Marina desfaz compromissos assumidos por Eduardo. Ao cabo, corre o risco de acordar sozinha Marina Silva, diante da comoção causada pela morte de Eduardo Campos, virou protagonista das eleições por  Mauricio Dias Durante cinco dias, entre a manhã da quarta-feira 13 e o domingo 17, uma parte da população brasileira acompanhou, impactada, a cobertura do acidente que vitimou Eduardo Campos. O fim trágico do ex-governador de Pernambuco e, então, candidato a presidente da República foi narrado com emoção pelos apresentadores e repórteres de rádio e televisão.

Ajustiça reacionária de Gilmar Mendes em 5 atos

Imagem
Da Redação da Carta Maior 1) Com argumentos falaciosos, Gilmar Mendes pede vistas do processo sobre o fim do financiamento privado de campanha. Embora o julgamento tenha sido suspenso devido a um pedido de vistas do ministro Gilmar Mendes, seis outros já votaram pela procedência do pleito, reconhecendo que o financiamento privado de campanha desequilibra o sistema eleitoral brasileiro, enquanto apenas um foi contrário. Mendes pediu vistas do processo justamente após fazer as contas e ver que o resultado caminhava para este desfecho. Gilmar Mendes, sempre ele, travou a porta com o pé direito ao pedir vista do processo. E Fux adicionou a sua relatoria — impecável, como uma ponte de sobrevivência depois do mergulho no lamaçal da AP 470 — um prazo capaz de jogar a regra para 2018.

Skaf diz que vota em Temer. Então, ele vota Dilma! Só falta votar no Padilha

Imagem
Foi-se o tempo no Brasil em que os eleitores podiam votar no presidente e no vice separadamente. Mas parece que o candidato ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, esqueceu que isso não é mais permitido no Brasil desde 1988, quando essa possibilidade caiu com o artigo 77 da Constituição Federal (link is external) , no parágrafo 1º, instituindo o fim da eleição para o cargo de vice-presidente. Mas que confusão é essa? Calma que o  Muda Mais  explica. Na noite do último sábado (23/8), durante o debate promovido pela Band em São Paulo com os candidatos ao Governo do Estado, Laercio Benko (PHS) provocou Paulo Skaf a declarar seu voto para presidente, que respondeu: "votarei em Michel Temer". Um pouco de história. Até a eleição de 1960, todas as vezes em que ocorreram eleições diretas, o vice também era escolhido por voto direcionado para este cargo. João Goulart, que assumiu a presidência após a renúncia de Jânio Quadros e foi deposto pelo golpe de 1964, foi o últim

Dilma prefere mostrar resultados a se preocupar com adversários

Imagem
Cumprindo agenda eleitoral em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff disse neste domingo (24) que está mais preocupada com sua campanha do que com os adversários políticos e a mudança do quadro eleitoral após a entrada de Marina Silva na disputa. Segundo ela, a campanha dá oportunidade para uma prestação de contas do que foi feito em três anos e oito meses de seu governo. Ichiro Guerra A presidenta Dilma concedeu coletiva de imprensa na manhã deste domingo (24) “Quero mostrar as conquistas desse país, quero mostrar que o país mudou, que hoje a filha de um pedreiro pode virar doutora, que hoje você vê uma empregada doméstica viajando de avião para ir visitar seus parentes”, disse Dilma. Segundo ela, não existe mais barreira de renda no Brasil. Em entrevista coletiva no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência da República, ela também minimizou o impacto na Petrobras e na campanha das denúncias de irregularidades relacionadas a diretores e gestores da estatal. “O Bra

Getúlio, ame-o ou deixe-o

Imagem
Lira Neto, autor da biografia de Vargas diz que o maniqueísmo ronda a figura do presidente morto há 6 décadas Por Tory Oliveira Passados quase 60 anos, o fantasma de Getúlio Vargas continua rondando o País. Morto em 25 de agosto de 1954 após dar um tiro no peito, Getúlio saiu da vida para entrar para a história como uma das figuras mais polêmicas e contraditórias da política brasileira, capaz de inspirar paixões e ódios igualmente extremados Brasil afora. Prova de sua força é a crítica causada pelo lançamento da biografia  Getúlio , escrita pelo jornalista cearense Lira Neto e publicada pela Cia. das Letras. O escritor, que tanto na escola quanto na universidade teve contato com versões negativas do ex-presidente, tomou para si a missão de produzir uma biografia moderna, exaustiva e tão isenta quanto possível de Getúlio Vargas.

Quem é o rapper britânico que virou jihadista e é suspeito de ter decapitado o jornalista americano

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Publicado no  Independent. Um ex-rapper lutando com o Estado Islâmico na Síria é um dos jihadistas britânicos sob investigação após a decapitação de James Foley. Abdel-Majed Abdel Bary, 24, era conhecido como L Jinny ou Lyricist Jinn em Londres, onde tinha uma ascendente carreira musical. Apareceu em vídeos e teve seus singles tocados na BBC Radio em 2012.

Marina: a nova direita e a restauração conservadora no Brasil

Imagem
Por Emir Sader A direita brasileira parece aprender do seu passado e se dar conta de que de um labirinto se sai por cima, embaralhando de novo as cartas do jogo. Quando fracassou seu projeto com Fernando Collor, se atribuiu a Roberto Marinho à afirmação de que ele seria o ultimo candidato da direita que eles conseguiriam eleger. Foram buscar alguém no outro campo – FHC – para retomar, por outras vias o mesmo caminho Demorou um tanto até que a direita se desse conta de que a polarização entre seus governos neoliberais e os governos do PT era uma via de derrota. Depois de três reveses, quando se configurava um quarto, apareceu a possibilidade de sair do labirinto em que se havia metido, com uma candidatura de risco, mas com maiores possibilidades de vitória – a de Marina.

Avião e aeroporto geram “caos aéreo” a Marina e Aécio

Imagem
Posted by  eduguim  - do blog da Cidadania Não deixa de ser irônico que se possa usar uma metáfora “aérea” para descrever o enrosco em que os dois principais candidatos de oposição a presidente da República se meteram. Um enrosco que pode lhes custar a derrota para Dilma Rousseff. A ironia, por óbvio, reside em que o setor aeroportuário foi, durante anos, um dos principais cavalos-de-batalha da oposição a Lula e a Dilma. Devido à forte inclusão social nos governos petistas, a “nova classe média” chegou a aeroportos pensados exclusivamente para a elite e causou superlotação que a mídia apelidou de “caos aéreo”.

Vargas suicidado

Imagem
Antonio Lassance Em 24 de agosto de 1954, um tiro disparado contra o peito do presidente Getúlio Vargas tiraria sua vida e incendiaria o país. Vargas havia se suicidado. Sua Carta Testamento lançava sobre os adversários a culpa pelo lance fatídico e de espetacular dramaticidade. "Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida" - dizia a Carta. A mensagem foi lida em voz alta no Palácio do Catete e, depois, em todos os cantos do país. Publicada nos jornais e narrada pelo rádio, martelava a cabeça dos brasileiros com a acusação de que um crime havia sido cometido. Vargas se colocava como vítima de um crime contra o País.

“A estrutura do nosso futebol é reacionária, corrupta e corruptora”

Imagem
"A CBF, que deveria ser uma entidade a serviço dos clubes, virou uma entidade a serviço de si mesma. As federações, que deviam ser meios, viraram fins. E os clubes acabam se submetendo a isso de maneira subserviente"   por Bruno Porpetta, do Rio de Janeiro (RJ) Juca Kfouri é uma referência de jornalismo esportivo comprometido com os fatos e o crescimento do esporte no Brasil. Tal postura, por si só, o fez romper com os círculos de poder dos dirigentes. Nesta entrevista, ele analisa a situação do futebol brasileiro e o futuro após a votação da Lei de Responsabilidade Fiscal no esporte. Brasil de Fato  –  Às vésperas da votação do Proforte na Câmara, a presidenta Dilma se reuniu com o Bom Senso numa semana e na outra com os clubes. O que está em jogo?

Um getulista

Imagem
Autor: Fernando Brito Até boa parte da minha minha juventude, só conheci um getulista. Meu avô, o pintor de paredes José Nogueira, que sabia o suficiente para escrever o nome e para me ensinar lições de respeito e decência. Talvez os getulistas fossem tão poucos, na minha visão de menino e rapazote porque eu não os podia ver no seu silêncio. Afinal, eu nascera quatro anos de sua morte e não posso recordar dela, ao contrário do dobrar de muitos sinos da morte de João XXIII ou do espanto de todos com o assassinato de Kennedy, que meio século não me apagaram.

O braço direito de Marina Silva é símbolo do que há de mais velho na política

Imagem
por :   Kiko Nogueira Hoje: Feldman e Marina Se com Eduardo Campos a “nova política” de Marina Silva já era pouco sustentável, em sua carreira solo fica cada vez mais evidente que isso é uma miragem, especialmente com toda as velhas raposas que a cercam e que nos últimos dias se transformaram em seu núcleo duro. Um dos pivôs — provavelmente o mais importante — do rompimento com o secretário geral do PSB, Carlos Siqueira, é Walter Feldman. Siqueira e Marina bateram boca na quarta-feira, quando sua candidatura foi oficializada. Marina quis fazer mudanças na campanha e “trazer o Walter” para a coordenação.

Corporações “verdes”: Cada árvore da Amazônia um título no mercado

Imagem
lustração sugerida pelo Franco Atirador, nos comentários O capitalismo industrial é, por sua própria natureza, destrutivo de todas as formas de vida na Terra. Isso vale mais ainda quando ele vem casado ao capitalismo financeiro. Toda forma de vida no planeta está a caminho de ser transformada em mercadoria — inclusive as pessoas, consideradas ‘capital humano’ no palavreado do século 21. Cory Morningstar, no Counterpunch por Luiz Carlos Azenha Considerem um dia, no futuro, quando cada uma das árvores da floresta amazônica estiver catalogada, receber um código de barras e representar um título no mercado financeiro. Um título que renda comissões e taxas de administração para quem cuidar das transações envolvendo a papelada. Tais títulos serão transacionados em uma bolsa de valores. É pouco provável que esta bolsa fique sediada em Xapuri, no Acre. Seria mais viável em Londres ou Nova York. Afinal, além de expertise no mercado financeiro, é lá fora que vivem ou são representados

Padilha venceu debate na Band por W.O.

Imagem
Por:  Zé Augusto Como Geraldo Alckmin (PSDB) não compareceu ao debate entre candidatos a governadores de São Paulo, Padilha venceu por WO (quando o outro time não entra em campo). Alckmin parece ter ficado tão nervoso e com tanto medo de enfrentar perguntas sobre o propinão tucano nos trens, e sobre o racionamento de água para pagar dividendos a acionistas da Sabesp, que teve uma súbita cag..., quer dizer, diarréia. Se trancou no banheiro e foi parar no hospital, segundo sua assessoria diz.

Entrevista com Sergei Glaziev − Para compreender a Ucrânia em 15 minutos

Imagem
23/8/2014,  [*] Mike Whitney  (transcrição e comentários),   Information Clearing House “ The Sergei Glaziev Interview − Understanding Ukraine in 15 Minutes ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Quem queira compreender o que se passa na Ucrânia,  não pode deixar de assistir ao vídeo (com legendas em inglês), 15 minutos, em que Sergei Glaziev,  [1]  conselheiro e amigo de Putin, explica como mudanças estruturais na economia global e uma deriva em direção à Ásia precipitaram uma desesperada tentativa, por políticos norte-americanos, para manter-se no controle do mundo, instigando uma guerra na Europa. Concordem ou não com o analista e a análise, os leitores verão/ouvirão analista brilhante, erudito e apaixonado em suas crenças. Só por isso já valeria assistir à entrevista de Glaziev.  Fiz eu mesmo uma transcrição do vídeo, e peço desculpas por algum erro não intencional no texto. Também introduzi, eu mesmo, a “itemização” e os neg

O que significa a decisão dos russos, de introduzir o comboio humanitário em território da Novorússia

Imagem
22/8/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ The significance of the Russian decision to move the humanitarian convoy into Novorussia ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Parece que os russos cansaram-se de esperar. Sugiro que todos leiam atentamente a “ Declaração sobre Entrega de Ajuda Humanitária no Sul da Ucrânia ” , do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, que postei hoje cedo. É documento interessante, porque, além de explicar a decisão russa de pôr a caminho o comboio, é também defesa potencial, para efeitos legais, de ato que a Rússia jamais empreendera antes: violar abertamente a soberania da Ucrânia. Explico-me.

Pobres e invisíveis, no coração do Império

Imagem
Os EUA superaram o apartheid aberto e elegeram Obama presidente – mas Ferguson expõe drama dos bairros negros, em tempos de desemprego e decadência. Por Eugene Robinson. Desta vez, o fogo vem da invisibilidade. A nossa sociedade espera que a polícia mantenha longe dos nossos olhos e mentes os afro-descendentes desempregados e com pouca educação formal. Quando, de repente, sobem ao palco, iluminado pelos flashes e pela centelha dos cocktails  molotov, simulamos surpresa.

Energia elétrica: O Globo não fez direito o dever de casa da apuração jornalística

Imagem
Foi só a Dilma  aparecer em seu programa de TV  falando de tudo que ela e Lula fizeram para garantir que não houvesse apagão no país, que parte da imprensa já ficou em polvorosa querendo desconstruir. Mas o Muda Mais  está aqui pra  divulgar a verdade . Um mecanismo que o Jornal O Globo chama de  “checagem” (link is external) aponta que a afirmação do programa da presidenta de que “antes era impossível transmitir a energia que sobrava numa região para socorrer outra que estivesse em dificuldade” é falsa. O Globo afirma, também, que o  Sistema Integrado Nacional  (SIN) existe desde 1998, criação de Fernando Henrique. Uma  outra matéria publicada pelo próprio jornal (link is external)  relembra o  grande apagão de 2001  promovido por FHC, o mentor do partido de Aécio Neves. A matéria começa falando que a grave crise energética de 2001 “foi o resultado da combinação da falta de investimentos na geração e na transmissão de energia elétrica com uma estiagem prolongada”. Falando

Dilma, a mulher de coração valente

Imagem
Dilma Coração Valente: Um exemplo de vitória na luta pela democracia O video Dilma Coração Valente: um exemplo de vitória na luta pela democracia, da campanha de Dilma, que tem sido exibido na TV e já circula na internet, lembra que, quando muitos recuaram, Dilma Rousseff avançou. Hoje presidenta da República, na sua juventude já batalhava pelo nosso país. Mesmo quando outro se calaram. Dilma foi à luta para garantir a nossa democracia e liberdade. É por não ter desistido, por jamais ter baixado a cabeça, por jamais ter se calado, ontem e hoje, que podemos dizer que ela é, sem dúvidas, mulher de coração valente. É a nossa coração valente.

A grande falácia da geração de saldo de vagas

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Agora, todos os meses, sempre que o Ministério do Trabalho divulga os números de geração de emprego, os jornais mancheteiam o apocalipse: geração de emprego é a pior em 15 anos! É uma falácia, um caso de burrice coletiva, que assola até o governo federal. Espero que, ao longo da campanha eleitoral, alguém tome uma providência para estancar essa verdadeira fraude. Vamos lá. Segundo o IBGE, as regiões metropolitanas de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre, monitoradas de perto pelo governo, possuíam uma população economicamente ativa estimada em 24,1 milhões de pessoas  em abril deste ano .

Campos estendeu incentivo fiscal à empresa dos aviões, que está sendo executada pela União

Imagem
Autor: Fernando Brito A  Folha  mostra hoje, com a reportagem “ PF vai investigar se avião foi comprado com uso de caixa dois “, o quanto é explosiva para a campanha do PSB a questão da propriedade da aeronave que matou o candidato Eduardo Campos, há 10 dias, em Santos. Não foi à toa que outro “especialista aeronáutico”, Aécio Neves,  partiu para cima do tema , apavorado com a erosão eleitoral que Marina Silva está lhe causando.

DILMA AO ESTADÃO: PROVA, ESTADÃO, PROVA !

Imagem
A Fel-lha mente, o Globo mente, o Estadão … "Até você empenhar, fiscalizar e pagar, tem um período, (pagamento) não é automático. Tem um delay" (Foto: Muda Mais) Em coletiva na manhã deste domingo (24), a Presidenta Dilma Rousseff rebateu  reportagem do jornal O Estado de S. Paulo ,  que afirma que o Governo Federal, segundo empresários, atrasa pagamentos de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Vocês têm de mostrar e provar que tem atraso. Porque tem hora que as afirmações nossas não chegam ao leitor”, disse a jornalistas no Palácio da Alvorada. “Nós afirmamos: não há esse atraso. O que existe é o seguinte: até você empenhar, fiscalizar e pagar, tem um período, (pagamento) não é automático. Você não sai pagando. Tem um delay”, prosseguiu.