Postagens

Mostrando postagens de agosto 15, 2014

Campo gigante de Sergipe é confirmado!

Imagem
Por  Miguel do Rosário , postado em agosto 21st, 2014  Ao final de setembro do ano passado, a Reuters veio  com uma notícia bombástica , assinada pelo experiente repórter Jeb Blount. Segundo fontes do setor, a Petrobrás teria descoberto um campo gigante em águas ultra-profundas de Sergipe. Coisa de 3 bilhões de barris. A estatal, reservada como sempre, jamais confirmou a notícia. Até hoje . Não falou em tamanho da reserva, mas confirmou que tem petróleo por lá, e pelo que conhecemos das áreas do pré-sal, deve ser muita coisa.

Balé da energia: Irã, Rússia e o “Oleogasodutostão”

Imagem
  [*] Pepe Escobar ,  RT − Russia Today , Moscou Energy ballet: Iran, Russia and “Pipelineistan” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Usina nuclear de Bushehr, sul do Irã (fornecida pela Rússia) Um fascinante balé nuclear/de-energia envolvendo Irã, Rússia, EUA e a União Europeia está a ponto de decidir grande parte do que acontecerá adiante, no novo grande jogo na Eurásia. Comecemos pelo que está acontecendo com o dossiê nuclear iraniano. Conselheiro para assuntos de lei do Ministério de Relações Exteriores do Irã, Jamshid Momtaz, foi forçado a esclarecer que o acordo provisório assinado pelo Irã e os países do P5+1 em novembro de 2013 não é – ainda – acordo internacional. No ponto em que estamos, a ravina que separa EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha e Alemanha de um lado, e o Irã do outro lado, permanece muito larga. Na essência a ravina que realmente conta é entre Washington e Teerã. E isso infelizmente s

EUA: adeus ao direito de protestar?

Imagem
POR  REDAÇÃO  DO BLOG OUTRAS PALAVRAS Revolta negra de Ferguson reprimida com violência inédita. Polícias recebem do Pentágono armamento de guerra. Elites globais querem abolir manifestações sociais? Por  Robert Bridge  | Tradução:  Inês Castilho Os violentos protestos que continuam a assolar Ferguson, Missouri, onde um adolescente negro desarmado foi morto a tiros por um policial branco, levaram às ruas equipamentos de uso militar, numa demonstração de força assustadora. Como os Estados Unidos chegaram a tanto?

As injustas razões para a redução da maioridade penal, por Caco Barcelos

Imagem
Enviado por Tambosi Nassif, acredito que não tenha sido postado aqui no blog, mas essa reportagem do Caco Barcellos no Profissão Repórter traz um excelente trabalho de pesquisa sobre as (injustas) motivações para redução da maioridade penal. Do G1 - Profissão Repórter Quem é o vilão da violência na cidade de SP: o adulto ou o adolescente? Profissão Repórter investiga questão durante dois meses. Boa parte dos que defendem a redução da maioridade penal não sabem a resposta.

Crise no programa de TV desespera tucanato

Imagem
Fernando Brito Análise de programas de propaganda eleitoral na televisão, há uns 15 anos, deixaram de ser feitas na base do “achismo”. Tudo é medido, com grupos de pesquisa qualitativa – onde as pessoas não sabem para quem estão comentando – ou até com alguns equipamentos que registram a reação do telespectador diretamente. Isso é mantido a sete chaves pelas equipes de propaganda, que procuram se orientar pelos resultados. Mas alguma coisa vaza, sobretudo quando é obvia. O efeito dos programas de Aécio, até agora, foi zero, ou abaixo de zero.

Como pode justo William Bonner chamar alguém de “robô”?

Imagem
Posted by  eduguim  - Do blog da Cidadania Se faltava prova da diferença com que o Jornal Nacional tratou os candidatos à Presidência da República ao longo das duas últimas semanas, mensagem que o “âncora” William Bonner postou no Twitter (vide imagem acima) em resposta à enxurrada de críticas que recebeu na internet por desrespeitar Dilma Rousseff (como pessoa), dirime a questão.

Marina abre o jogo e se afirma como candidata neoliberal

Imagem
Em sua primeira entrevista depois da oficialização de sua candidatura à Presidência da República, nesta quarta-feira (20), em substituição ao candidato Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (Rede Sustentabilidade) fez jus à empolgação do sistema financeiro e da direita neoliberal, mostrando a metamorfose de seu ideário político que se adapta aos interesses antinacionais. Agência Brasil Candidata do PSB-Rede-PPS prometeu "vantangens competitivas" ao agronegócio. Durante toda a entrevista, a candidata repetiu a cartilha de medidas estabelecidas pelos economistas do sistema financeiro, inclusive para o agronegócio. Marina, que antes fazia críticas ferrenhas ao modo de produção do setor, afirma agora que este será também um “polo da sua campanha”. Distante do combate ao latifúndio e seus laços com o capital estrangeiro, Marina revelou a sua real bandeira quando assume o compromisso com o setor de “avançar nas vantagens comparativas que temos, transformando-as em vantagens co

Folha coloca sob suspeita de fraude avião em que voava Campos. E indícios são fortes.

Imagem
Autor: Fernando Brito Passei algumas horas a levantar um assunto sobre o qual não publiquei nada ainda por tratar-se de algo que, sem certeza absoluta, a gente não fala nem na base do “talvez”. Foi a partir da coluna de Mônica Bergamo, na Folha, que dá o pontapé inicial num noticiário extremamente pesado. O da propriedade do avião que vitimou Eduardo Campos. Não vou fazer juízo de valor, apenas republicar o que a  Bergamo  divulgou, de manhã. Um grupo de empresários de Pernambuco deve divulgar uma nota ainda nesta quinta assumindo que estava comprando a aeronave em que o presidenciável Eduardo Campos viajava.

Gleisi: Beto Richa não cumpriu promessas.

Imagem
Beto Richa não cumpriu nem metade das promessas da campanha de 2010 No programa eleitoral e nas entrevistas, o governador Beto Richa (PSDB) tem afirmado que seu governo foi o que mais fez pelo Paraná. A realidade porém está bem distante do discurso. O jornal Gazeta do Povo mostra na edição desta quinta-feira (21), que Beto Richa fez só 46% daquilo que prometeu em 2010. “Um governador que não cumpriu nem metade do que prometeu deveria ter vergonha de ser candidato à reeleição. Como o povo do Paraná vai acreditar em alguém que não cumpre o que promete?”, comenta a candidata à governadora Gleisi Hoffmann (PT). Dos nove principais temas apresentados em 2010, um deles dispara na lista do que Beto não fez. Das 25 promessas para melhorar a Segurança, o atual governador não cumpriu 17. “O povo do Paraná é sério e trabalhador. Merece um governo ativo, com iniciativa, que lidere. Nosso estado merece e precisa de governantes comprometidos, que gostem de trabalhar”, afirma Gleisi.

A Lista de Scorsese

Imagem
  PÚBLICO 21/08/2014 - 18:55 Um jovem cineasta pediu ao realizador de O Touro Enraivecido que lhe recomendasse alguns filmes essenciais, e Scorsese respondeu-lhe com uma escolha de 39 filmes europeus e japoneses. Empenhado em aprofundar os seus conhecimentos da história do cinema, mas desejando fazê-lo com economia e critério, um jovem realizador, Colin Levy, achou que não perdia nada em pedir conselho a um mestre e escreveu a Martin Scorsese, pedindo-lhe uma lista dos filmes que deveria ver para alargar os seus horizontes cinematográficos. Para grande surpresa de Levy, um cineasta de vinte e tal anos, autor de três curtas-metragens e criador de efeitos especiais para alguns filmes alheios, Scorsese respondeu-lhe mesmo, enviando, através de uma assistente, uma lista de 39 filmes estrangeiros que presumivelmente considera essenciais

II Programa de Dilma, soco no estômago da mídia

Imagem
Por Miguel do Rosário O segundo programa de Dilma Rousseff traz informações sobre obras que até eu, blogueiro de política e economia, não sabia que existiam. Ou sobre as quais tinha pouca informação. Você sabia, por exemplo, que Belo Monte produzirá energia suficiente para abastecer a população da França? É a mesmo Belo Monte que contou sempre com a oposição de Marina Silva e de meia dúzia de atores alienados da Globo. Assista ao vídeo e se informe sobre o que está acontecendo no Brasil e foi escondido esse tempo todo pela mídia. Só uma coisa me deixa triste. O vídeo evidencia a profunda sabotagem da mídia ao governo federal. Os brasileiros não sabem o que está acontecendo em seu próprio país. Incluindo aí os empresários. É óbvio que essa desinformação terrível tem consequências negativas sobre a economia, porque o terrorismo midiático amendronta os empresários e os fazem postergar investimentos. Num eventual segundo mandato de Dilma Rousseff, a questão da mídia será,

“Ela está longe de representar o legado de Campos”, diz dirigente do PSB sobre Marina

Imagem
Carlos Siqueira disse que continuará no PSB O secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira, afirmou nesta quinta-feira (21) que não será coordenador da campanha de Marina Silva, função que ocupava com Eduardo Campos, ex-governador de Pernambuco morto em um acidente aéreo no dia 13. Siqueira afirmou que tomou a decisão “pela maneira grosseira como ela [Marina] me tratou”. Siqueira acusou Marina de ter sido “deselegante” com ele durante a reunião do partido na quarta-feira (20) em Brasília, que a confirmou como candidata à Presidência em uma chapa com o deputado Beto Albuquerque. “Eu disse que não aceitaria aquilo e afirmei: ‘A senhora está cortada das minhas relações pessoais.’” Sem contar detalhes da reunião, Siqueira, que é um militante histórico do PSB, completou: “Não estou e não estarei em hipótese alguma na campanha desta senhora.”

Dívida pública portuguesa atinge o valor mais elevado de sempre

Imagem
A dívida pública portuguesa atingiu em junho de 2014 o montante de 223.270 milhões de euros, o equivalente a 134% do PIB - Foto de Paulete Matos A dívida pública portuguesa voltou a subir para 134% do PIB, atingindo assim o valor mais elevado de sempre. Ao contrário do que a troika e o governo PSD/CDS-PP dizem a dívida pública continua a crescer, enquanto o desemprego aumenta, as reformas se reduzem e os serviços públicos estão a ser destruídos.

Preocupado com posto de 'queridinho' neoliberal, Aécio reúne a cúpula

Imagem
A reunião de emergência aconteceu nesta quarta-feira (20) para avaliar as entratégias de campanha do candidato Aécio Neves e os impactos da oficialização da candidatura da ex-senadora Marina Silva (PSB-Rede). Desempenho crescente de Dilma também é fator de preocupação tucana O ex-presidente FHC, o governador Geraldo Alckmin, o prefeito ACM Neto, o vice Aloysio Nunes, o ex-governador José Serra, além do presidente do DEM e coordenador de campanha, José Agripino, reuniram-se às pressas para avaliar a candidatura de Marina, que foi recebida com aplauso pela grande mídia, comemorada pelo sistema financeiro internacional e arrebatou o apoio de tucanos, também ligados ao sistema financeiro, como é o caso do ex-ministro de FHC, Mendonça de Barros. A preocupação de Aécio, que até então era a alternativa do campo neoliberal, é que possa ser deixado de lado pelos padrinhos do sistema financeiro, que estão eufóricos com o plano de governo de Marina.

Mantega anuncia medidas para estimular crédito imobiliário

Imagem
Segundo o ministro, o governo editará duas medidas provisórias, resoluções do Conselho Monetário Nacional e fará emendas a projetos de lei em tramitação no Congresso Mantega: "Medidas para aumentar a produtividade da economia e melhorar a competitividade do sistema financeiro" por  Wellton Máximo e Pedro Peduzzi, da Agência Brasil Brasília – O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou na tarde desta quarta-feira (20) medidas que facilitarão o crédito imobiliário e reduzirão a inadimplência. As ações envolvem a simplificação jurídica, a criação de títulos com isenção de Imposto de Renda e o fortalecimento de garantias. Pela manhã, o Banco Central anunciou várias medidas  que liberam mais recursos para os bancos emprestarem e, desse modo, estimular a economia. No total, serão liberados R$ 25 bilhões a partir da próxima segunda-feira (25).

Bonner e Poeta expõem o desespero tautista da TV Globo, por Wilson Ferreira

Imagem
WILSON FERREIRA A verborragia estudada e simulada de William Bonner e Patrícia Poeta (perguntas quilométricas e fisionomias treinadas em longos anos de experiência olhando para “teleprompters” nos estúdios de TV) na suposta entrevista com a candidata Dilma Roussef não quis dizer apenas que a TV Globo “não gosta dela”. A dupla de apresentadores do Jornal Nacional involuntariamente expôs a dramática situação atual da emissora: o desespero “tautista” (tautologia + autismo) – ter que ao mesmo tempo assumir o papel de oposição política servindo de câmera de eco da pauta da grande mídia e institutos de pesquisa e ter que demonstrar histericamente que ela é imparcial para tentar recuperar uma audiência em queda pela perda de credibilidade e relevância.  A resposta da emissora para seu dilema existencial não poderia ser mais autista quando utiliza a técnica de dissociação psíquica na entrevista, velha tática do Manual Kubark de Interrogatório e Contra-inteligência” da CIA.

MARINA FALA DO QUE NÃO ENTENDE

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Marina Silva entrou na campanha batendo em Dilma Roussef. Em sua primeira entrevista depois que o PSB oficializou a candidatura, ela foi para cima da presidente: “É lamentável que tenhamos desde 2002 a ameaça de apagão. Eu digo lamentável porque nós temos há 12 anos a mesma pessoa à frente da política energética do nosso país, inicialmente como ministra (de Minas e Energia), depois como chefe da Casa Civil e agora como presidente da República”.

Empresa Multilaser, que tem contrato com o governo federal, pagou cartazes anti-PT na abertura da Copa

Imagem
Por:  Helena do blog Os Amigos do Presidente Lula Os cartazes apócrifos com ataques ao PT e ao governo federal distribuídos no jogo de abertura da Copa do Mundo, em São Paulo, no dia 12 de junho, foram pagos pela Multilaser, uma das maiores empresas brasileiras da área de informática, que tem contratos com diversas áreas da administração pública, entre elas os governos federal e de São Paulo. Na cerimónia de abertura, a presidente Dilma Rousseff foi xingada.

Associação dos Jornais e Friboi entram na campanha de Marina com anúncio em O Globo

Imagem
Autor: Fernando Brito Os assinantes de  O Globo  no Rio de Janeiro receberam hoje, em casa, a mais descarada propaganda de Marina Silva, “paga” pela Associação Nacional de Jornais. A mesma ANJ que na eleição de 2010 disse que era “a verdadeira oposição” a Lula. Que assina a peça em conjunto com a Friboi, aquela que diziam que era do “filho do Lula”, lembram-se? O anúncio é um imenso farisaísmo e foi visto por um leitor do blog, o Nikola, que me alertou. Miguel do Rosário recebeu um exemplar assim e escaneou para que todos vejam.

Reunião do alto comando tucano reforça clima de pânico na candidatura Aécio

Imagem
 Autor: Fernando Brito Como este blog antecipou ontem, o impacto causado pela entrada, em clima de comoção, de Marina Silva na disputa presidencial e o desastre no primeiro programa de televisão colocaram a candidatura Aécio Neves em clima de alerta vermelho – se é que o Rodrigo Constantino não vai dizer que alerta vermelho é conspiração comunista. Ontem à noite,  reuniram-se Aécio, Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso  para decidir o que fazer.

PF COLA TRENSALÃO NO CERRA

Imagem
Guerra campal na USP, Bláblá não quer vê-lo morto … Como diria o Galvão Bueno, depois que a Holanda empatou na Copa da África do Sul: a coisa já esteve melhor para a seleção brasileira, Padim. Segundo a Fel-lha (*) de S.P., “PF intima Serra a depor sobre o cartel de trens.” “Segundo executivo da Siemens, Serra sugeriu acordo para evitar ação contra a espanhola CAF quando governava (sic) São Paulo”. É o crime que se chama de “formação de cartel”. A reportagem de Flavio Ferreira e Mario Cesar Carvalho mostra que a audiência foi (convenientemente) marcada para depois da eleição. Ou seja, Cerra entrará na sede da PF depois de devidamente derrotado para Senador. (O único perigo, agora, diz o Vasco, é o Suplicy apoiar a Bláblárina … Nunca se sabe … A menos que a Fel-lha mate o Senador Tuma de novo …) A coisa já esteve melhor para o Padim Pade Cerra.

Palestinos continuam massacrados e o direito internacional, também

Imagem
Os termos para descrever o corrente massacre dos palestinos em Gaza estão gastos. Em declaração ao Conselho de Segurança das Nações Unidas nesta semana, o enviado da ONU Robert Serry apontou o número “assustador” de civis mortos pelos ataques israelenses e a destruição “sem precedentes” do território sitiado há quase oito anos. Mesmo assim, o fim de mais um cessar-fogo e o impasse das negociações no Egito são racionalizados enquanto peças de um jogo. Por Moara Crivelente*, para o  Vermelho AFP Israel tentou assassinar (através dos seus alegados "ataques seletivos") Mohammed Deif, líder das Brigadas Ezedin Al-Qassam, ligadas ao Hamas, nesta quarta (20). Ao invés disso, matou sua esposa e o bebê de sete meses, em um prédio de seis andar Enquanto cada vez mais movimentos e grupos políticos por todo o mundo tomam posições de condenação contra a operação que o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa Moshe Ya’alon lançaram contra a Faixa de Gaz

Luciana Genro: Marina é a segunda via do PSDB

Imagem
Consagrada Marina Silva como substituta de Eduardo Campos, é hora de dizer algumas verdades e levantar alguns questionamentos por Luciana Genro —  publicado  20/08/2014 21:46,  última modificação  20/08/2014 21:53 Na Carta Capital Marina Silva vem sendo apontada como aquela que poderia capturar a insatisfação com a velha política, manifestada por milhões que saíram às ruas em junho de 2013. É preciso, entretanto, ir além da simbologia criada em torno de Marina para avaliar o que ela realmente representa. Avaliar cuidadosamente os elementos programáticos, seus aliados, seu modelo de gestão e seu projeto de país. Assim podemos tecer um primeiro diagnóstico da essência da  candidatura de Marina . Apesar do discurso em torno de uma “nova política”, a própria candidata nos fornece elementos para demonstrar que ela não representa nada de novo.

Agronegócio: a farsa do admirável mundo novo prometido

Imagem
Najar Tubino Porto Alegre (RS) – No início de agosto os plantadores de soja e milho no Mato Grosso estavam revoltados com o prejuízo que a lagarta do cartucho promoveu na safrinha. Uma saca do milho transgênico da Monsanto custa R$450,00, enquanto a do convencional custa R$250,00, dizia um plantador de Campo Verde, ao lado de Primavera do Leste. “- Fiz quatro aplicações no milho convencional da área de refúgio e três no milho transgênico.”

COMUNIDADE, O ESPAÇO É SEU

Imagem
Com o objetivo de falar com e para a comunidade, os movimentos populares dos anos 1970 e 1980 pressionaram os governos para garantir um sistema de comunicação democrático e que chegasse àqueles que não tinham voz. Foi assim que nasceu a comunicação comunitária em vários países. Por Érika Cecconi, para a série especial do Barão de Itararé*  A comunicação comunitária nasceu de uma luta dos movimentos populares, que exigiam a criação de espaços no rádio e na televisão para falar com e para a comunidade. Esta demanda surgiu, principalmente, pela falta de pluralidade e diversidade existentes na radiodifusão comercial. No Brasil, a lei que instituiu a radiodifusão comunitária é de 1998. Contudo, ela já nasceu com características restritivas, limitando o seu alcance e, consequentemente, o seu potencial para democratizar a comunicação.

Publicitário William Bonner, nosso Lou Dobbs, mostra que é bom de marketing

Imagem
publicado em 20 de agosto de 2014 às 17:46 por Luiz Carlos Azenha Por um tempo Carlos Nascimento alimentou a ideia de que se tornaria âncora do  Jornal Nacional . Na minha primeira passagem pela emissora, nos anos 80, acompanhei de perto a trajetória dele. Boa presença no vídeo, boa voz e, acima de tudo, experiência na rua. É conversando com as pessoas, no dia-a-dia, que nascem os bons entrevistadores. O mesmo aconteceu com Ana Paula Padrão, com quem só tive contato muito mais tarde, na TV Record. Foi correspondente, interagiu com entrevistados mundo afora.

Jihadistas promovem-se e desafiam Obama com decapitação de jornalista

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   20/08/2014 - 21:15   (actualizado às  00:09 de 21/08/2014 ) Carrasco de James Foley será um britânico responsável pelo cárcere dos reféns estrangeiros. Presidente americano afirma que Estado Islâmico é um "cancro" que deve ser extraído. As atrocidades cometidas pelos jihadistas chocam o mundo mas atraem "os elementos radicalizados da sociedade”  REUTERS A execução de James Foley é a última de uma inqualificável lista de atrocidades cometidas pelo Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque. Mas o impacto do vídeo divulgado terça-feira não se esgota aqui: ao juntar no mesmo plano um americano prestes a ser morto em retaliação pelos ataques aéreos ordenados por Barack Obama e um carrasco que, pelo sotaque, aparenta ser britânico, os jihadistas lançam um desafio aos ocidentais, numa estratégia que visa, num mesmo golpe, espalhar o terror e cativar novos radicais para a sua luta.

GRAÇA: GLOBO MENTE !

Imagem
Qual novidade ? O  Conversa Afiada  reproduz nota da Petrobras: Nota à imprensa Esclarecimento A Petrobras refuta veementemente a informação de que a presidente Graça Foster tenha feito qualquer movimentação patrimonial com o intuito de burlar a decisão do TCU tomada no dia 23 de julho de 2014 que declarou a indisponibilidade de bens de gestores e ex-gestores da companhia. Vale ressaltar que, na referida  decisão do TCU, a presidente Graça Foster não estava incluída dentre as pessoas nominadas no Acórdão como potenciais responsáveis por supostos danos ao patrimônio da companhia, os quais ainda serão apurados no âmbito de Tomada de Contas Especial, no mesmo Tribunal.

Wanderley: À espera de pesquisas menos debochadas

Imagem
Por Miguel do Rosário O professor Wanderley comenta a observação de Marina Silva, de que não entrou no avião por “providência divina” e diz que aguarda “pesquisas menos debochadas” para avaliar o impacto imediato na distribuição das intenções de voto. * TEOLOGIA, NECROFILIA E SUSTENTABILIDADE Por Wanderley Guilherme dos Santos, cientista político. Artigo publicado no site  Manchetômetro . Em 16 de agosto, a então candidata a vice-presidente Marina Silva declarou ao jornal Estado de São Paulo que não estava no jatinho em que morreu Eduardo Campos, segundo a reportagem, “por providência divina”. Foi sua primeira declaração sobre o acidente, repetida, com variantes, em todas as suas declarações posteriores.

Aécio se perdeu e já não sabe o que fazer. Marina esnoba alianças e aposta na mídia

Imagem
Autor: Fernando Brito O primeiro dia depois da estréia do horário eleitoral é, frequentemente, preservado pelos candidatos para o ajuste de suas mensagens ao eleitor. As agendas, portanto, se concentram próximo ao local das gravações e o tempo é preservado para que se façam os ajustes finos do discurso que atinge milhões de eleitores. Dilma manterá, essencialmente, o tom do programa de ontem. Falará um pouco mais que no programa de abertura. Se Marina ocupará o espaço do PSB, é uma incógnita. Mas a duração da reunião que a entronizou no lugar de candidata – seis horas – mostra que não foram fáceis os acertos internos.

Kiev isola população ucraniana dos fatos e da realidade

Imagem
Na Ucrânia decorre uma limpeza do espaço informativo. Depois da proibição das transmissões dos canais televisivos russos em território ucraniano, Kiev começa se dedicando aos sites na Internet e às páginas das redes sociais. Num país europeu moderno, que se afirma ser democrático e civilizado, a liberdade de informação está em causa e aqueles cuja opinião não coincide com a ideologia oficial do regime estão sendo perseguidos. Por Natália Kovalenko, na Voz da Rússia Intervenção pública da direita em uma das praças de Kíev Na Ucrânia começaram as perseguições aos que colaboram na difusão no território do país de programas televisivos russos. Ainda em março deste ano, Kiev proibiu a retransmissão de uma série de canais televisivos russos, mais tarde essa lista foi alargada – no total até hoje foram proibidos 14 das principais televisões. Mas muitos ucranianos que não desejam saber as notícias apenas das fontes controladas por Kiev preferem pagar para ver os programas dos canais ru