Postagens

Mostrando postagens de agosto 2, 2014

INFLAÇÃO CAI PELO 4O. MÊS CONSECUTIVO. E AGORA?

Imagem
por  Paulo Moreira Leite

Candidato do PCdoB abre fogo contra tucano Álvaro Dias; assista

Imagem
08 AGO 2014  Do blog do Esmael O ÓTV, canal a cabo do grupo GRPCom, levou ao ar ontem à noite (7) entrevista com o candidato ao Senado Ricardo Gomyde (PCdoB), da coligação de Gleisi Hoffmann (PT), que disputa o governo do Paraná. Totalmente repaginado, Gomyde abandonou o estilo de sempre “paz e amor” ao abrir fogo contra o senador Álvaro Dias (PSDB). Segundo o comunista, o tucano está no Senado há 24 anos e, se eleito novamente, completará 32 anos na Casa. “É muito tempo”, criticou. Gomyde disse ainda que Álvaro já não representa os anseios de prefeitos, trabalhadores e empresários. “Foi bom para o PSDB, pouco bom para o Paraná”, analisou. “Vamos realinhar essa vago Senado com o estado do Paraná”, prometeu o candidato do PCdoB. A entrevista de Gomyde foi concedida aos jornalistas Cristina Graeml (ÓTV), Fernando Castro (Portal G1) e Paulo Galvez (Gazeta do Povo).

O CAMPO E OS BRICS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Moscou anunciou, ontem, como consequência da imposição, pela Europa e os Estados Unidos, de três grupos de sanções contra a Rússia, a proibição, a partir do dia 8 de julho de 2014, e pelo período inicial de um ano, da importação de alimentos oriundos da União Europeia e dos EUA. A medida, que abarca carne bovina, peixes, mariscos, frutas, legumes, verduras, carne de frango,  leite e derivados, atinge também as exportações da Austrália, do Canadá e da Noruega, e poderá ser estendida, como afirmou o Presidente Vladimir Putin, a "todos os países que decidiram impor sanções econômicas a entidades e/ou indivíduos russos, ou que se tenham associado a elas".

Por que a mídia não procura o primo de Aécio?

Imagem
Por :   Paulo Nogueira Os primos Pobre jornalismo. Pobre público. Pobre Brasil. Soubemos, pela Folha, que Aécio mandou construir um aeroporto num terreno que pertencia a seu tio, na cidade de Cláudio, em Minas. Soubemos também que, embora pretensamente público, o aeroporto ficava fechado. Segundo a Folha, a chave está, ou estava até a denúncia, nas mãos de um primo de Aécio, Tancredo Tolentino, o Quedo. Se a mídia tivesse qualquer interesse em aprofundar essa história, um passo básico seria mostrar quem é esse primo. E ouvi-lo. Em circunstâncias normais, isso seria mandatório no bom jornalismo.

Noam Chomsky: Pesadelo em Gaza

Imagem
Entre todos os horrores que se desenrolam na mais recente ofensiva israelita em Gaza, a meta de Israel é simples: um retorno à norma. E, para Gaza, a norma é uma existência miserável sob um cerco cruel e destrutivo que Israel administra, permitindo a mera sobrevivência e nada mais Foto Mohammed Saber/EPA, em Al Shejaeiya, bairro oriental da cidade de Gaza. Noam Chomsky Para a Cisjordânia, a norma é Israel prosseguir com a sua construção ilegal de colonatos e infraestruturas, para que possa anexar tudo o que possa ter de valor, enquanto entrega aos palestinianos os cantões inviáveis e os submete àrepressão e violência. Para Gaza, a norma é uma existência miserável sob um cerco cruel e destrutivo que Israel administra, permitindo a mera sobrevivência e nada mais. A mais recente violência israelita foi provocada pelo assassinato brutal de três meninos israelitas de um colonatoocupado na Cisjordânia. Um mês antes, dois meninos palestinianos foram mortos a tiros na cidade de

Pepe Escobar: OTAN precisa desesperadamente de guerra

Imagem
8/8/2014,  [8] Pepe Escobar ,  Asia Times Online – Yhe Roving Eye “ NATO is desperate for war ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Relaxe! Essas bombas estão aqui para nos socorrer... Elas são da OTAN A Organização do Tratado do Atlântico Norte está desesperada; comicha de desejo de guerra no campo de combate ucraniano, quer-que-quer custe o que custar. Comecemos pelo Supremo do Pentágono, Chuck Hagel, secretário de Defesa dos EUA, que entrou em surto poético ao falar da “ameaça” do Urso Russo: Quando se veem aquelas tropas chegando, a sofisticação daquelas tropas, o treino daquelas tropas, o equipamento militar pesado acumulado ali, naquela fronteira... ah, claro que é real, é ameaça, é possibilidade – com certeza. É.

Ucrânia: um dos nazistas renuncia − E a Rússia já inverteu as sanções

Imagem
7/8/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: One Nazi Resigns - Russia Sanctions Start To Blow Back ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido na tendinha do Xibungo na Vila Vudu: Agora, só se o presidente Putin aceitar a integração da Grécia na Federação Russa... [pano rápido] Andriy Parubiy discursa em Maidan ao lado do retrato de Stepan Bandera, ucraniano que se tornou Coronel do Exército Nazista ocupante na IIa. Grande Guerra O homem mais violento e agressivo do governo ucraniano, secretário de Segurança Nacional e do Conselho de Defesa  Andriy Parubiy renunciou  hoje (7/8/2014): A imprensa informa que Parubiy decidiu renunciar depois de receber ordens [do presidente Petro Poroshenko] para declarar outro cessar-fogo na operação militar em Kiev, no sudeste do país, e ter-se recusado a obedecer.

CALMA, MIRIAM. SUA BIOGRAFIA JÁ ESTÁ ESCRITA

Imagem
Planalto não tem como identificar quem usou seu IP Na busca desesperada do 3o turno, a Globo News passou o dia inteiro com a “denúncia” de um factóide. Alguém entrou na biografia da Miriam leitão no Wikipédia para dizer que ela defendeu o imaculado banqueiro Daniel Dantas. Primeiro problema: como demonstra nota oficial abaixo, lamentavelmente, não há como identificar o autor da intervenção. Pode até ter sido um dos coleguinhas do Globo, já que há muitos que a tem em altissíma conta.

O ano em que o mundo começou a mudar

Imagem
Emir Sader Há um ano os EUA estavam prestes a atacar a Siria, capitulo prévio a um ataque ao Irã, cedendo às pressões de Israel. Era apenas um capítulo a mais do cenário instaurado desde o fim da guerra fria, com a predominância inquestionada dos EUA, que militarizara todos os conflitos, do Afeganistão à Líbia, ameaçando estender a lista para a Síria e o Irã.     Um ano depois, o quadro internacional mudou radicalmente. Saiu de pauta a possibilidade de bombardeio à Síria, foram iniciadas negociações de paz em relação à Síria e ao Irã, sob protesto isolados de Israel, da Arábia Saudita e do Kuwait. Negociações em que a Rússia é um participante central. Impotente para intervir, os EUA e a UE tiveram que aceitar, pelas vias de fato a decisão da Crimeia à Rússia e tampouco conseguem controlar a rebelião das outras regiões que querem seguir o mesmo caminho.

“Alckmin está matando o Cantareira para se eleger”, diz Padilha

Imagem
“O governo do Estado está sendo responsável por um dano ambiental muito grave. Alckmin está matando o Sistema Cantareira para se eleger. Está usando o volume morto, enquanto o racionamento para população é vivo”. A declaração do candidato da coligação “Para Mudar de Verdade” (PT/PCdoB/PR), Alexandre Padilha, foi dada durante sabatina realizada nesta quinta-feira (7) pelo jornal  O Estado de São Paulo . Ex-ministro Alexandre Padilha durante sabatina no jornal O Estado de S.Paulo. Foto: Paulo Pinto/Analítica Padilha cobrou transparência do governo Alckmin no racionamento de água em São Paulo. “Existe racionamento em Campinas desde dezembro, o volume de água que abastece Guarulhos foi reduzido em fevereiro, falta água em vários bairros de São Paulo durante à noite. Criou-se em São Paulo o vento encanado noturno. O governo do Estado não fez as obras que deveria ter feito há 10 anos e deveria agora assumir o racionamento que já está acontecendo. Eu vou tirar do papel as obras que já

"Não fui eleita para arrochar salários”, diz Dilma em ato das Centrais

Imagem
Em ato que lotou o ginásio da Portuguesa nesta quinta-feira (7), em São Paulo, a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição, recebeu o apoio de lideranças das seis principais centrais sindicais do país. O apoio foi acompanhado por uma pauta de reivindicações, que inclui a redução da jornada e o fim do fator previdenciário. Dayane Santos, do  Portal Vermelho   Ricardo Stuckert/Instituto Lula Lideranças sindicais lotaram o ginásio da Portuguesa em São Paulo. Ao coro de “olê, olê, olá, Dilma, Dilma”, a presidenta reafirmou o compromisso de manter a política de valorização do salário mínimo, gerar empregos e garantir mais direitos. “Tenho orgulho de ter modificado a CLT para ampliar direitos. Não fui e nem serei eleita para arrochar salários, desempregar e tirar direitos. Tenho lado. E o meu é ao lado dos trabalhadores”, enfatizou a candidata. Dilma destacou que as eleições representam a escolha de dois projetos para o Brasil. “Eu represento um projeto, que nós todos ajudamos

O triunfo da banalidade

Imagem
Reflexões sobre o Israel de Netanyahu e a mídia nativa, inspiradas por Hannah Arendt e Janio de Freitas por  Mino Carta   Hannah Arendt, a grande filósofa judeo-alemã, escreveu um admirável ensaio a respeito da banalidade do mal. Regressava de Israel, onde acompanhara o julgamento de Adolf Eichmann na qualidade de enviada da revista  New Yorker . Descobriu, e com contundente precisão esclareceu, que o criminoso nazista não passava de um ser cinzento e medíocre, funcionário de zelo extremado incapaz de perceber a maldade absoluta da sua tarefa: entregar à insana fúria hitlerista milhões de judeus.

STF vai julgar furto de um par de chinelos

Imagem
Do Instituto Avante Brasil   Plenário do STF vai julgar subtração de um par de chinelos   LUIZ FLÁVIO GOMES, jurista e diretor-presidente do Instituto Avante Brasil.   A subtração de um par de chinelos (de R$ 16 reais) vai monopolizar, em breve, a atenção dos onze ministros do STF, que têm milhares de questões de constitucionalidade pendentes. Decidirão qual é o custo (penal) para o pé descalço que subtrai um par de chinelos para subir de grau (na escala social) e se converter em um pé de chinelo.

Sanções desgastam a influência dos EUA no mundo inteiro

Imagem
6/8/2014,  [*]  Moon of Alabama “ U.S. Sanctions Erode Its Foreign Influence ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO Flynt Leverett e Hillary Mann Leverett Há alguns dias os Leveretts analisaram os efeitos de sanções financeiras dos EUA e vários outros modos pelos quais os EUA irritam grandes países. Para aqueles professores, o caminho atual da política exterior dos EUA consumirá a hegemonia do dólar norte-americano e levará à destruição do “privilégio extraordinário” (de Gaulle) de que os EUA gozaram com a competência para imprimir a moeda de reserva do planeta. O desgaste político do dólar será sentido nos mercados de  commodities  e especialmente nos negócios de energia o que, por sua vez, gerará efeitos nas relações internacionais [ Cresce o Petro yuan  (e a lenta erosão da hegemonia do dólar norte-americano )   redecastorphoto, traduzido]:

Dilma recebe apoio de seis centrais sindicais

Imagem
Por:  Helena Do blog Os Amigos do Presidente Lula Aécio Neves (PSDB-MG), acusou o programa Mais Médicos de ter prazo de validade e prometeu que se eleito vai acabar com o programa criado por Dilma. Em discurso no evento em que recebeu o apoio formal de seis centrais sindicais, a presidenta Dilma e candidata à reeleição disse que o programa vai durar enquanto o Brasil precisar deles. "Para ter saúde é preciso ter médicos. Não há cabimento dizer que o programa tem prazo de validade."

“Querem ser putas do Tio Sam? Pois paguem!”

Imagem
7/8/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ You wanna be Uncle Sam's bitch?  Pay the price! ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                            POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Caros amigos, Fiz uma pausa na minha vida no espaço “de carne e osso”, para comentar a  grande novidade do dia : ● – A Rússia está proibindo, por 12 meses, todas as importações de carne de boi, de porco, frutas e legumes, carne de frango, pescado, queijos e laticínios em geral, da União Europeia, dos EUA, da Austrália, do Canadá e do Reino da Noruega, para a Rússia. ● − A Rússia também fechou o espaço aéreo para linhas europeias e norte-americanas que sobrevoem [seu] espaço aéreo para o leste da Ásia, a saber, a Região do Pacífico Asiático, e está considerando mudar os pontos chamados de entrada e saída do espaço aéreo russo, para voos europeus, agendados e  charter .

Aécio, o primo, o aeroporto e o desembargador que recebia propina para liberar traficantes

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho Aécio e o primo Tancredo, o Quedo Em 2010, o jornalista Bruno Procópio, que se define também poeta e cronista, publicou em seu blog Prosa com Cultura um texto em que revela: a família Tolentino Neves, “famosa pelo legado político de homens como ex-presidente da República Tancredo de Almeida Neves e o governador mineiro Aécio Neves, também fez sua história no universo da cachaça.” Bruno, o Dindi, jovem de pele morena, barba rala, cavanhaque de poucos e longos fios, conta que seu Múcio Tolentino, irmão de Risoleta Neves, mulher de Tancredo, começou a produzir em 1960 a cachaça Mathuzalem 960.

Pesquisa do “é a economia, estúpido” é pior derrota para os tucanos

Imagem
 Autor: Fernando Brito Que Ibope, que nada. O índice que a oposição mais temia acaba de ser divulgado pelo IBGE. A inflação, em julho, zerou: 0,01%. Menos, até, que os 0,03% de junho passado. Com isso a inflação voltou à banda de variação prevista pelo BC e ficou em 6,5%.

Dívida estudantil cresce e sufoca os universitários dos Estados Unidos

Imagem
Mais de 40 milhões de norte-americanos devem 1,2 biliões (1.200.000.000.000) de dólares em empréstimos estudantis, o que representa mais do dobro que se devia em 2007. Por Julia Hotz. Leah Hughes sonha ser uma organizadora comunitária nos Estados Unidos. Para esta estudante do Scripps College, no Estado da Califórnia, falta pouco para obter um duplo diploma em Relações Internacionais e Belas Artes. “Como primeira geração na minha família que cursa universidade, a minha experiência numa instituição privada, especializada nos campos de estudo que me interessam, foi a mais transformadora da minha vida. Isso levou-me a dedicar a vida ao serviço público e deu-me a oportunidade de ajudar outros com o conhecimento adquirido”, afirmou à IPS.

O tribunal de exceção e suas consequências

Imagem
Wanderley Guilherme dos Santos Na Carta Maior O embargo sobre importações de discursos de ódio foi suspenso por ministros do Supremo Tribunal Federal no processamento da Ação Penal 470. Se não forem suspeitamente destruídos, os vídeos das sessões têm registrado ao vivo o que não foi transcrito nos assépticos e desidratados votos por escrito. Nem todos os membros do STF aderiram à liberalidade em favor do mal, mas a instituição ficará marcada pelo período de amnésia do bom senso judicativo e em que prevaleceram a face congestionada e o salivar da exaltação enraivecida. Rituais de degradação, expressamente vedada em tribunais de estado de direito, sucederam-se diariamente, especialmente em relação aos réus ligados ao Partido dos Trabalhadores – Delúbio Soares, José Genuíno e José Dirceu, este acusado de chefiar uma quadrilha depois reconhecida pelo mesmo Tribunal como inexistente. O empresário Marcus Valério, entre os acusados não políticos, foi retorica

Padilha propõe monitorar ação policial para acabar com abusos

Imagem
Cíntia Alves Jornal GGN -  O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, candidato do PT ao governo de São Paulo, propôs que a policia do Estado seja equipada com câmeras de vídeo para que as atividades sejam monitoradas. Atacando a política de segurança do governador  e adversário Geraldo Alckmin (PSDB), Padilha disse que vai adotar medidas opostas ao tucano, que “convive com o PCC e foi leniente, durante 15 anos, com a corrupção no Metrô de São Paulo”. “Não vamos empurrar nada para debaixo do tapete”, disparou.

Genoino livre!

Imagem
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luís Roberto Barroso acatou pedido da defesa do ex-presidente do PT José Genoino e determinou, nesta quinta-feira (7), que ele deixe o presídio da Papuda e cumpra, em casa, o resto de sua pena de 4 anos e 8 meses por corrupção no processo do mensalão. A Vara de Execuções Penais (VEP), que administra pedidos judiciais relativos ao dia a dia dos presos, já havia informado que, devido ao fato de Genoino ter estudado na prisão, ele poderia migrar do regime semiaberto a partir do dia 20 de julho. Na quarta (6), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, havia enviado parecer ao STF  concordando com a liberação  antecipada de Genoino. A migração de regime acontece após o preso cumprir um sexto de sua pena. Além disso, caso o detento trabalhe, estude ou leia livros, ele consegue abater dias de sua condenação, o que permite uma progressão mais rápida. Apesar da decisão, ainda não há data certa para que Genoino deixe o presídio. Ha

Clubes quebrados e Globo bilionária: que casamento é este que arruína o futebol brasileiro?

Imagem
por :   Paulo Nogueira O futebol está caído, como Romarinho E então ficamos sabendo que também no futebol as audiências da Globo despencam. É o que informa uma coluna no UOL especializada em tevê. O jogo Corinthians e Coritiba, domingo passado, deu 13 pontos. Alguns anos atrás, o Corinthians rendia mais de 20. Não chega a ser surpresa. Toda a grade da Globo vem caindo ano após ano: novelas, telejornais, séries etc. Os Ibopes são um fragmento do que foram. Novelas, em finais, chegaram a ter 100% de audiência nos anos dourados. Hoje, giram na casa dos 20 ou 30 pontos.

Produção de petróleo no Brasil bate recorde histórico. É a Petrobras “em crise”!

Imagem
Autor: Fernando Brito O boletim da Agência Nacional de Petróleo registra hoje que o mês de junho foi o que maior produção de petróleo já se registrou em nossa história. Foram 2.246 barris diários, em média. Que, somados aos 86,6  milhões de m³/ gás natural,convertido para barris equivalentes de óleo, o total produzido foi de 2,79 milhões de barris por dia. É um aumento de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano passado. 90,4% deste óleo e gás vem de poços operados pela Petrobras: 2.552 mil barris de óleo equivalente diários.

LULA DENUNCIA SACANAGEM DA GLOBO

Imagem
Dilma: eles quebraram o Brasil três vezes. Nós pagamos o FMI "Eu já fui vítima de todas as sacanagens". (Foto: Muda Mais) Em evento organizado pelas seis maiores Centrais sindicais do Brasil – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB -, o Presidente Lula denunciou, sem citá-la,  o que chamou de “sacanagem” da Rede Globo na cobertura das campanhas dos principais candidatos à Presidência. “O principal jornal deste país decidiu que só vai transmitir os candidatos acima de 6%”, afirmou. “Eles querem fazer os adversários crescerem” “Aqui em São Paulo, fizeram o contrário para tirar o Padilha da televisão. Aqui, eles só vão colocar os candidatos acima dos 10% de intenção de votos.”

Universalização do Supersimples é um salto histórico, diz presidenta Dilma

Imagem
“…nós sancionamos o projeto com a incorporação de todas as categorias ao Simples”, enfatizou a presidenta Dilma durante a cerimônia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. Foi sancionada hoje a Lei complementar 147/2014 (PLC 60/14) que atualiza a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.  A medida beneficiará micro e pequenos empresários  com a diminuição da burocracia, diminuição dos impostos e ampliação do leque de profissões que podem ser incluídas no regime tributário conhecido como Supersimples. Na cerimônia de sanção da Lei, a presidenta Dilma Rousseff avaliou que a universalização é um marco para os empreendedores brasileiros. Estima-se que 450 mil empresas serão beneficiadas.

Argentina denuncia EUA em Haia por violação de soberania em caso dos "fundos abutres"

Imagem
País sul-americano sustenta que são ilegais as decisões dos tribunais norte-americanos no episódio dos fundos especulativos que detêm os títulos da dívida. A Argentina apresentou nesta quinta-feira (07/08) uma denúncia contra os Estados Unidos na Tribunal de Justiça Internacional de Haia, na Holanda. O governo argumenta que as decisões judiciais adotadas por tribunais norte-americanos no caso das ações dos fundos especulativos (os chamados "fundos abutre") violam a sua soberania nacional. O documento apresentado no tribunal internacional alega que a Argentina sofreu uma "violação das suas imunidades soberanas" e da "obrigação internacional de não aplicar ou estimular medidas de caráter económico e político para forçar a vontade soberana de outro Estado".

Gleisi anuncia o PAC Paraná em reunião do Fórum Futuro 10

Imagem
A candidata à governadora pela coligação Paraná Olhando Pra Frente, Gleisi Hoffmann, anunciou na manhã desta quinta-feira (7) na sabatina organizada pelo Fórum Permanente Futuro 10 Paraná, que irá criar o PAC Paraná (Programa de Aceleração de Crescimento), um conjunto de ações articuladas pelo governo do Estado com foco em infraestrutura, educação, saúde e segurança. Gleisi afirmou que o governo deve planejar o crescimento do Estado a longo prazo, mas também definir prioridades.

Cresce o PETROYUAN (e a lenta erosão da hegemonia do dólar norte-americano)

Imagem
4/8/2014,  [*] Flynt Leverett e Hillary Mann Leverett , World Financial Review “ The Rise of the Petroyuan and the Slow Erosion of Dollar Hegemony ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                                                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido no Beco da Xaxará na Vila Vudu:  Uma coisa é certa: as eleições no Brasil têm importância CRUCIAL em todo esse processo que aí se comenta. A prova de que as eleições no Brasil têm importância crucial nesse processo que aí se comenta é que absolutamente NINGUÉM FALA desse processo na imprensa-empresa “especializada” (só rindo!) de Economia & Finanças, no Brasil. Por 70 anos, um dos pilares mais criticamente determinantes do poder norte-americano tem sido a posição do dólar como mais importante moeda do mundo. Nos últimos 40 anos, um dos pilares do primado do dólar tem sido o papel dominante das notas verdes nos mercados internacionais de energia. Hoje, a China está alava