Postagens

Mostrando postagens de julho 30, 2014

LULA A PADILHA: JOGA NO LIXO O GLOBOPE E A DATAFALHA

Imagem
Pesquisa no Brasil virou casa de apostas​ (e o jn proclama o resultado- PHA) Laura Freitas, no face do Caf O Presidente Lula e  o ex-ministro da Saúde e candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, estiveram na tarde desta terça-feira (5) na porta da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Enquanto Padilha se comprometeu a criar um Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Paulista, Lula criticou as últimas pesquisas realizadas para o Governo do Estado. “Eu acho que quando você vem aqui você v​ê​ que as pesquisas não significam absolutamente nada”, disse o Presidente.

Sindicalistas de 6 centrais anunciam apoio a Dilma

Imagem
Da Redação Carta Maior Sindicalistas das seis maiores centrais sindicais do Brasil – CUT, Força Sindical, UGT, CTB, NCST e CSB que, juntas representam mais de 6,5 milhões de trabalhadores/as sindicalizados/as – se reúnem com a presidenta Dilma Rousseff na próxima quinta-feira (7), às 18h00, em São Paulo, para declarar apoio à sua reeleição.

Policiais criam “dispositivo” contra falta de combustível em viaturas no PR

Imagem
Viaturas da PM são “equipadas” no Paraná com bicicletas, que seriam utilizadas em caso de falta de combustível; nos últimos meses, policiais e bombeiros foram flagrados empurrando veículos pelas ruas de várias cidades devido à falta de gasolina no tanque; governo de Beto Richa enfrenta dura crise financeira e de gestão; imagem do “dispositivo” inventado pelos policiais, que circula nas redes sociais, confirma ditado segundo qual o seguro já morreu de velho. Do blog do Esmael Circula nas redes sociais foto de viatura da Polícia Militar do Paraná “equipada” com uma bicicleta acoplada ao estepe. O “dispositivo” seria acionado pelos policiais em caso de falta de combustível no veículo, cena bastante comum no estado governado por Beto Richa (PSDB).

EUA aprofundam tensão com a Rússia, aceleram no pivô para a Ásia

Imagem
5/8/2014,  [*]    MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ US ratchets up Russia tension, eases up on Asia pivot ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Situação militar em Donetsk/Lugansk  (conforme a Junta-de Kiev) As tensões na Ucrânia ficarão mais agudas nas semanas vindouras. Kiev pressiona com operações militares no leste da Ucrânia, ao mesmo tempo em que diz que está aberta ao diálogo. A intenção é negociar de uma posição de força, depois de ganhar controle sobre as áreas controladas por forças rebeldes, especialmente Donetsk. O ministro de Defesa da Ucrânia, Vlaeriy Heletey,   já diz que sente a vitória . A comunidade internacional como um todo aceitará que seja prerrogativa soberana de Kiev esmagar as forças do separatismo político. Muitos países simplesmente adotarão métodos similares. Mas o que realmente dá força a Kiev é o apoio do ocidente.

O que deve permanecer oculto

Imagem
EDITORIAL Le Monde Diplomatic                                                                              Claudius por Silvio Caccia Bava É tão avassaladora a onda de análises que vão no mesmo sentido, que suas afirmações se convertem em realidade. Movem-se poderosos interesses econômicos que querem o Estado, os fundos públicos e as políticas públicas a seu serviço. E uma também poderosa máquina de comunicação põe-se em marcha utilizando TVs, jornais, revistas, para influenciar a opinião pública. É uma campanha integrada de comunicação. Surpreendentemente sincronizadas numa única estratégia, essas mídias têm uma agenda comum de ataques ao governo. A estes, somam-se os boatos na internet e até correspondências de grandes bancos a seus clientes mais qualificados, que se engajam na campanha eleitoral anunciando a crise econômica caso a atual presidente se reeleja.

O “corpo a corpo” de Eduardo e Marina no Rio. As pesquisas vão insistir com ele?

Imagem
Autor: Fernando Brito Faz tempo que este blog  afirma que Eduardo Campos está “inflado” nas pesquisas eleitorais . Com Marina ou sem Marina, dificilmente terá 5%  dos votos. Hoje, o “corpo a corpo” de Eduardo e sua vice, na Cinelândia, foi, digamos, quase incorpóreo. A foto aí de cima foi objeto da seguinte nota no jornal  Extra : “O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) e sua vice, Marina Silva (Rede), fizeram um corpo a corpo inexpressivo na Cinelândia, na tarde desta terça-feira. Eram poucos os que se aproximavam para pedir foto ou cumprimentar os candidatos. Viraram motivo de piada: “Eu reúno mais gente nas minhas reuniões no comitê. Descontando repórteres, assessores e candidatos a deputado devem restar uns três eleitores”, brincou o vereador Renato Cinco, após postar foto do pequeno grupo em seu Facebook.” Eduardo Campos só existe na mídia porque um voto para ele vale tanto quanto um voto para Aécio Neves, porque a oposição não dis

Afrouxem os cintos que o “Aécioporto” sumiu

Imagem
Posted by  eduguim  on 05/08/14 • Categorized as  Análise Do Blog da Cidadania Não chegou a duas semanas inteiras a repercussão na grande mídia da  denúncia  da Folha de São Paulo contra um ente abstrato, “Minas” – o jornal, ao menos na manchete denunciante, não acusou uma pessoa física, mas um ente da Federação por ter construído um aeroporto nas terras da família do candidato do PSDB a presidente, Aécio Neves. Na edição de 20 de julho último, o diário paulista manchetou, na primeira página, que “Minas construiu aeroporto em fazenda de tio de Aécio”. A denúncia repercutiu muito pouco na grande mídia, com exceção do jornal que a divulgou, que publicou cerca de 50 textos sobre o tema – a maioria, cartas de leitores.

Sobre a seca no Sudeste: uma realidade assustadora

Imagem
Najar Tubino Porto Alegre (RS) – A situação é crítica, tanto para o Sistema Cantareira, que abastece a Grande São Paulo e a capital, e recebe água do rio Tietê e do Piracicaba, como também do rio Paraíba do Sul, com um sistema de quatro represas, que abastece o Vale do Paraíba (SP), a região metropolitana do Rio de Janeiro e parte de Minas. Juntos os dois sistemas abastecem quase 30 milhões de pessoas. No final de junho o Cantareira estava abaixo de 17% da sua capacidade, o Alto Tietê quase na mesma situação e as quatro represas que formam o sistema no Paraíba do Sul com 23%. Paraibunas, a maior delas estava com 18%. Agosto e setembro no Sudeste são meses críticos em termos de chuvas. Coincide ainda com o pico da seca no cerrado, o que acaba formando um bloqueio atmosférico no país. Ou seja, o que está difícil, vai piorar. Quanto mais calor, maior a evaporação.

Gaza: O massacre visto por dentro

Imagem
Dois médicos noruegueses em Gaza descrevem, atónitos, uma guerra que visa especialmente residências e hospitais e faz a população acreditar que já “não há nada a perder”. Por Gideon Levy e Alex Levac, no Haaretz. 5 de Agosto, 2014 Os números são escritos em tinta na palma da sua mão, como se fosse um aluno a anotar uma cábula para um exame: 1.035 mortos, 6.233 feridos, em duas horas na segunda-feira. A cada dia, ele apaga os números e atualiza-os. Esta semana, o professor Mads Gilbert deixou o Hospital de Shifa, na Faixa de Gaza, para passar umas breves férias na sua terra natal, Noruega, depois de duas semanas consecutivas a tratar as vítimas da guerra. O seu colega e compatriota, o professor Erik Fosse, deveria substituir Gilbert em Gaza, mas até meio da semana Israel ainda não tinha permitido que o fizesse. Fosse passou, também, a primeira semana da Margem Protetora em Shifa, e queria voltar.

As desculpas de Alckmin para a omissão no combate ao tráfico

Imagem
Patricia Faermann Jornal GGN -  Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição ao governo de São Paulo, disse nesta segunda-feira (04) que o problema das drogas no estado era responsabilidade de Dilma Rousseff. “O Brasil não produz crack e cocaína e virou o maior consumidor mundial. Aqui produzimos soja, milho, carne, etc. Se não produzimos, como é que entra?”, ironizou. Disse que a fragilidade da segurança em São Paulo estava relacionada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro que, segundo Alckmin, são de encargo do governo federal. “Precisa polícia de fronteira”, afirmou durante a sabatina do jornal O Estado de S. Paulo. Trata-se de uma desculpa recorrente.

Tucanistão: a província de São Paulo e seus longos tempos bicudos

Imagem
Autor: Fernando Brito Vladimir Safatle, filósofo e professor da USP, publica hoje na Folha de S. Paulo um texto daqueles do tipo “seria cômico se não fosse trágico”. Trata da longa dinastia tucana em São Paulo, ao qual chama de “Tucanistão”. O mais avançado dos Estados brasileiros é, curiosamente, aquele onde há mais tempo nada muda, senão o membro da confraria bicuda. E muda, aliás, muito pouco. Montoro, Covas, Serra, Alckmin. Safatle escreveu ontem, no máximo.

O mercado contra Dilma

Imagem
O sistema financeiro não economiza fichas para derrotar a candidata do PT por  Carlos Drummond Na Carta Capital As mudanças na Petrobras promovidas por Lula e Dilma estão na base da insatisfação O  ex-ministro Delfim Netto vale-se de uma comparação para explicar a democracia moderna. Ela seria resultado, diz ele, de um equilíbrio entre “as urnas e os mercados”. Um existe para corrigir o outro e formar um equilíbrio. Nas últimas duas eleições presidenciais, em 2006 e 2010, o deus “mercado” parecia resignado em aceitar o desejo soberano do voto. Embora nunca tenham gostado e provavelmente nunca venham a gostar do PT ou de qualquer outra alternativa à “esquerda”, os representantes do sistema financeiro atuaram de forma discreta naquelas disputas.

Dilma X Aécio: a diferença entre quem mudou a saúde no Brasil e quem pega carona no sucesso dos outros

Imagem
Ontem,  em visita à Unidade Básica e Saúde do Jardim Jaci , em  Guarulhos , uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) contempladas pelo Programa Mais Médicos , Dilma foi tomada nos braços do povo , aos gritos de “Dilma, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Foi uma  demonstração de gratidão  por um programa que, com pouco mais de um ano de implantação, já beneficiou 50 milhões de brasileiros. Foram contratados 14,4 mil profissionais para atender 3,7 mil municípios brasileiros e 34 distritos indígenas. Vale lembrar àqueles que alegam que “não faltavam médicos no Brasil”  dos mapas que mostram a diferença do atendimento depois que os médicos contratados pelo programa  aceitaram ocupar 75% das áreas de grande vulnerabilidade no atendimento médico do nosso país.

O Globo manipula informação contra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Rio

Imagem
9 A diretoria do sindicato é presidida pela jornalista Paula Mairán Sindicato dos Jornalistas do Rio: Lamentável manipulação da informação por Mário Augusto Jakobskind, no Fazendomedia O Rio de Janeiro vem sendo nos últimos dias palco de um infame esquema de  manipulação  da informação que envolve o jornal  O Globo , a ABI e um grupo de jornalistas capitaneados por um segmento sindical derrotado numa eleição. O alvo é a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ).

Uma manhã sem bombas em Gaza. Quase 400 crianças mortas

Imagem
Do Pagina /12 A população palestina começou a sair às ruas após a trégua que passou a imperar desde as 8h (2h, em Brasília), ao passo que chegaram à Faixa de Gaza os primeiros caminhões com abastecimento e ajuda humanitária internacional. A Unicef informou que quase 400 crianças morreram e 2500 ficaram feridas pelos bombardeios israelenses e alertou para o provável aparecimento de doenças mortais.

“ISIL” ataca no Iraque e Líbano

Imagem
... E o New York Times esconde a notícia 3/8/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Islamic State Attacks In Iraq And Lebanon ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Iraque e Síria - áreas atacadas O  ISIL  [(ing.) “Estado Islâmico no Iraque e Levante”, às vezes  ISIS  (ing.) “Estado Islâmico no Iraque e na Síria”] está em marcha. Nos últimos dias, já tomou várias cidades no Iraque e hoje atacou e tomou a cidade e a província de Sinjar. É região no noroeste do Iraque, no governorado de Nineveh; a província, próxima de Mosul, estava sob controle da guerrilha curda Peshmerga. Os curdos abandonaram seus postos, quando ficaram sem munição. Muitas vilas naquela área são habitadas por iazidis, de uma comunidade etnorreligiosa de curdos, que pratica uma religião muito antiga, assemelhada ao zoroastrismo.

O Brasil se acaba e o Itaú bomba? O Produto Interno do Banco é cada vez mais um “pibão”

Imagem
Autor: Fernando Brito O Itaú, que vive gritando e chiando contra o Governo Dilma,  divulgou hoje o seu lucro do trimestre de abril a junho . Uma bagatela de perto de R$ 5 bilhões, na conta líquida, descontadas todas as suas obrigações e até aumentando a provisão para perdas decorrentes de planos econômicos.

Governo inclui clínicas universitárias de odontologia no SUS

Imagem
Medida de incluir clínicas universitárias odontológicas no SUS ampliará para mais de 40 mil procedimentos odontolócios por mês. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil Foi anunciado nesta terça-feira (5) o GraduaCEO, ação que permitirá maior integração entre estudantes de odontologia e o  SUS . A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação , possibilitará a universitários de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas acompanharem o trabalho das Equipes de Saúde Bucal desde o início do curso e realizarem procedimentos odontológicos nas etapas finais da graduação, com orientação dos professores. A expectativa é de ampliação do acesso da população a atendimentos odontológicos e formação profissional mais próxima da realidade e da saúde pública brasileira, qualificando a assistência.

Alívio, finalmente! VÁ DE RETRO!!!

Imagem
Márcio Chaer: As motivações não tão secretas da aposentadoria de Barbosa ter, 05/08/2014 - 14:41 Do Conjur As motivações não tão secretas da aposentadoria de Joaquim Barbosa Em uma noite calorenta de Brasília em maio de 2005, um jornalista pôs-se a dar conselhos a Joaquim Barbosa, então ministro do Supremo Tribunal Federal. Nos seus dois primeiros anos na corte, Joca, como o chamam os mais próximos, mostrava-se perdido nas funções. Ele ouviu que precisava encontrar seu espaço no tribunal. Mostrar a que veio.

As mentiras de Israel: sem olhos em Gaza

Imagem
3/8/2014,  [*] Jonathan Cook  (de Nazaré),  Counterpunch “ Israel’s Deceptions: Eyeless in Gaz a ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   Soldado  Hadar Goldin - capturado em combate Um incidente no fim de semana – a noticiada captura, pelo Hamás, de um soldado israelense na 6ª-feira (1/8/2014), servindo-se de um dos túneis – serviu para ilustrar de modo notável as camadas de mentiras que Israel tem conseguido lançar sobre os fatos do ataque contra Gaza. No domingo, com o exército dando sinais de que iniciaria retirada limitada, Israel declarou que Hadar Goldin estava morto, possivelmente soterrado num dos túneis que teria desabado sob bombardeio naquela área. A família do soldado disse que o exército o abandonara.

O “Sr. Caneta” e o factóide da CPI

Imagem
Autor: Fernando Brito A Veja, faz tempo, flerta com o banditismo. Carlinhos Cachoeira, roubo de fitas de vídeo e, agora, o “Sr. Caneta”, algum picareta que se presta a integrar uma reunião e gravar, sorrateiramente, um vídeo divulgado como comprometedor. Qualquer um sabia, na essência, que perguntas seriam feitas aos depoentes da CPI da Petrobras. Alias, os primeiros a produzi-las eram os “pauteiros” dos jornais, que elaboraram dúzias de perguntas para os repórteres que cobriam o caso, certamente não propriamente versados no preço de refinarias de petróleo nos EUA.

Agenda internacional da semana de 3 a 10 de agosto de 2014

Imagem
Flávio Aguiar, de Berlim Gaza A semana continuará a ser dominada pelos acontecimentos em Gaza. Israel anuncia que sua missão está “quase completa”. Resta saber qual é a missão. Supostamente, a de destruir ou prejudicar o máximo possível as instalações subterrâneas do Hamas em Gaza, além de matar o máximo de militantes do braço armado da organização. Mas ao lado destes, não se pode deixar de considerar o objetivo – implícito ou explícito – de arrasar a infraestrutura civil de Gaza. Além dos milhares de civis mortos – em grande número, mulheres e crianças -, o bombardeio de três escolas/refúgios da ONU, a destruição de um terço dos hospitais da Faixa e de 29 ambulâncias, e o estrangulamento do processo de paz. As informações (na mídia do Ocidente) sobre o estado interno de Israel são igualmente horripilantes: perseguição/hostilização a quem se oponha à guerra, até com ameaças de perda de emprego, ameaças de agressão física, coisas, enfim, que no pass

Vida Simples

Imagem
Posted on  04/08/2014  by  Fernando Nogueira da Costa A história da  vida simples , na sociedade consumista norte-americana, passou pelas comunas hippies dos anos 1960, seguidas pela ascensão do movimento anticonsumista ecologicamente consciente dos anos 1970, cujo objetivo era “ obter o máximo de bem-estar com o mínimo de consumo ”. A  filosofia da “simplicidade voluntária”  promovia o  consumo consciencioso  em vez do  consumo conspícuo  e uma  vida exteriormente simples, internamente rica . Mas será que nós do século XXI podemos  viver uma vida boa sem tirar a carteira do bolso  a todo instante?

O “Zen” das frutas e legumes poloneses

Imagem
4/8/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Zen of Poland’s fruits and veggies ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Rússia suspende importação de legumes, verduras e frutas da Polônia a partir de 4/8/2014 Para mandar um recado, ignore o gângster-chefe e chute primeiro o guarda-costas – eis um velho moribundo método da guerra fria, que a Rússia pode estar ressuscitando, ao notificar a Polônia de que está suspendendo a importação de frutas e legumes daquele país, medida que entra em vigor hoje, ao mesmo tempo em que medidas similares estão sendo consideradas contra os países da União Europeia em conjunto.   [1] A Rússia diz que foram violadas as condições sanitárias, mas, se,  como suspeita a  Voice of America ,   Moscou está apenas chutando deliberadamente um dos guarda-costas dos EUA, os norte-americanos não poderão fingir que não perceberam ou não entenderam o recado. A decisão de Moscou equivale a ch

Cenário mundial prejudica crescimento da América Latina em 2014

Imagem
As economias da América Latina e do Caribe terão um crescimento médio de 2,2% em 2014. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) apresentou nesta segunda-feira (4) o “Estudo Econômico da América Latina e do Caribe 2014”, atualizando suas estimativas para os países da região.  Reprodução O relatório foi divulgado em Santiago (Chile) por Alicia Bárcena (foto), secretária-executiva da Cepal, Segundo o relatório, divulgado em Santiago (Chile) por Alicia Bárcena, secretária-executiva da Cepal, o organismo prevê heterogeneidade no crescimento dos países da América Latina e Caribe, por conta da diferença na evolução dos principais sócios comerciais tanto regionais, quanto mundiais. Fatores específicos das economias nacionais também influem nesta disparidade. A fraca demanda externa, a baixa demanda interna, a falta de investimento e o espaço limitado para a implementação de políticas que promovam sua reativação são as principais causas apontadas pelo estudo para ju

Previsões do mercado e armações para lucrar

Imagem
As análises eleitorais do setor financeiro são hoje pouco mais que exercícios do wishful thinking, quando não armações para lucrar Mercado Financeiro por   Marcos Coimbra Uma das peculiaridades do momento atual é a intensa e despropositada divulgação das especulações do mercado financeiro a respeito da eleição presidencial. Quase todo dia, a mídia oposicionista faz circular prognósticos eleitorais de bancos e consultorias. E trata-os como se merecessem crédito especial. Talvez considere que nessas empresas existam especialistas notáveis da vida política brasileira, cujas opiniões e pontos de vista precisariam ser conhecidos por todos.

Fantástico 'municipaliza' crise da água em São Paulo e poupa Alckmin

Imagem
DESINFORMAÇÃO Reportagem do programa enfatiza dramas familiares em cidades do interior sem, no entanto, esclarecer a origem dos problemas de abastecimento no estado Represa do sistema Cantareira, em julho. Globo tenta tirar de Alckmin responsabilidades por crise de água em SP por  Helena Sthephanowitz Uma reportagem que foi ao ar na edição deste domingo (3) do  Fantástico,  da TV Globo, teve como “gancho” a notícia de que o Ministério Público Federal de São Paulo recomendou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a decretação imediata do racionamento na região metropolitana da capital. Mas desenvolveu-se com um talento impressionante para a manipulação política favorável ao governador e a seu partido.

Quanto mais Aécio fala no aeroporto, menos explica

Imagem
por :   Paulo Nogueira Aécio no G1 O momento mais engraçado da sabatina de Aécio no G1 veio da imagem de um internauta escolhido para fazer uma pergunta. A pergunta foi gravada num vídeo. Sem a menor cerimônia, como se estivesse numa roda na praia, o internauta fez sua pergunta sem camisa. O descamisado queria saber se os impostos para games iriam diminuir. Não que os entrevistadores devessem estar de paletó e gravata. Eu mesmo sempre me vesti casualmente. Mas sem camisa? Pausa para rir.