Postagens

Mostrando postagens de julho 28, 2014

E não é que Alckmin pagou por propaganda no Facebook?

Imagem
Há 14 dias, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo solicitou ao Facebook informações sobre possíveis patrocínios à página de Geraldo Alckmin na rede social. A solicitação judicial se deu por causa de representação de Paulo Skaf(PMDB), que denunciava impulsionamento ilegal da página do candidato à reeleição.  Depois de uma considerável demora, o  Facebook finalmente informou (link is external)  à justiça que sim, posts foram patrocinados.  Após não cumprir a determinação do TSE, o Facebook foi obrigado pela Justiça Eleitoral a pagar multa diária  de R$ 10 mil, ampliada para R$ 100 mil diários. O Facebook então encaminhou um documento no qual identifica o tesoureiro do PSDB no Estado pelos pagamentos para impulsionar a imagem de Alckmin na rede social.

“Denúncia” de Veja, repercutida em 4 minutos e 42 segundos do Jornal Nacional, faz lembrar ofensiva midiática de 2006

Imagem
De volta ao passado: o objetivo então era levar ao segundo turno. Levaram por Luiz Carlos Azenha O “novo escândalo” da  Veja , sobre suposto vazamento de perguntas — que de qualquer forma seriam públicas — aos que foram ouvidos na CPI da Petrobras me parece uma manobra diversionista para mudar de assunto. Tirar o noticiário de Cláudio e Montezuma e trazer Dilma Rousseff mais uma vez para o domínio absoluto das manchetes. Quando eu era repórter da TV Globo, em 2005, antecedendo minha primeira cobertura de eleições presidenciais no Brasil — havia morado quase duas décadas nos Estados Unidos –, uma investigação que fizemos sobre caixa 2 em Goiás acabou em uma das CPIs que trabalhavam simultaneamente em Brasília. Vi com meus próprios olhos uma importante jornalista da Globo, de alta patente, que me ciceroneava em um ambiente desconhecido, visitando gabinetes de deputados e senadores para troca de informações. No do então deputado ACM Neto, que participaria do depoimento do hom

João Quartim de Moraes fala sobre a esquerda militar no Brasil

Imagem
Professor da Unicamp João Quartim de Moraes O historiador Augusto Buonicore* entrevistou o professor da Unicamp João Quartim de Moraes, que é autor, entre outros, do livro A Esquerda Militar no Brasil. Esta obra, publicada pela primeira vez em 1991, já nasceu clássica. A sua originalidade reside no fato de ela estar voltada para o estudo de uma corrente praticamente esquecida nos dias atuais: a esquerda militar, que teve significativa presença no interior das nossas Forças Armadas entre o final do século 19 e meados do século 20. Assim, Quartim de Moraes ajudou a romper o manto do silêncio que havia caído sobre a história dessa importante corrente e contribuiu para a superação de uma série de preconceitos em relação à atuação dos militares na vida política e social republicana.

O mito da inflação

Imagem
Quando confrontados com a realidade (os preços não estão descontrolados), os conservadores dizem que os índices são manipulados por  Paul Krugman   Sempre que aponto que a hiperinflação nos Estados Unidos prevista pelos suspeitos habituais nos últimos seis anos não se materializou, recebo uma série de comentários do tipo: sim, ocorreu, e simplesmente o governo mente sobre as estatísticas. Uma resposta: as medições independentes, como o Índice do Bilhão de Preços, não mostram resultados muito diferentes do dado oficial. Mas aí apontam o preço mais alto de qualquer coisa como evidência de que temos muita inflação.

Executivo da Mitsubishi: "a economia brasileira é promissora"

Imagem
Contradizendo a tão alardeada "queda na indústria brasileira",  anunciada pela imprensa nacional ,  o CEO da Mitsubishi resolveu mostrar que não há razões para o clima pessimista. Segundo Seiji Shiraki, chefe executivo da empresa na América Latina,  o Brasil é um dos principais mercados de investimento da marca japonesa (link is external) . "Estamos aqui há 60 anos e estamos interessados em crescer nos próximos 10, 20 anos", disse Shiraki. O executivo lembrou ainda que nos últimos 12 anos, enquanto governado pelo PT, o Brasil aumentou o seu  PIB (Produto Interno Bruto)  em uma média de 3% ao ano. "É um grande número. Para os próximos dez anos não será muito diferente. A economia brasileira é promissora", afirmou Shiraki. E o Ministro da Fazenda, Guido Mantega, concorda.  Com inflação em queda e variação positiva de 0,2%  no primeiro trimestre, o chefe da economia brasileira já havia afirmado que a tendência é que os resultados sejam ainda mais prom

ONU considera ataque de Israel como "ultraje moral e ato criminoso"

Imagem
Jornal GGN –  Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, condenou veementemente o assassinato de pelo menos 10 civis palestinos hoje, dia 3, em meio a uma escalada “terrível” de violência na Faixa de Gaza desde o colapso de um breve cessar-fogo instituído em 1 de agosto. Os assassinatos ocorreram do lado de fora de uma escola das Nações Unidas em Rafh que é utilizada como abrigado para milhares de civis. “O ataque é mais uma flagrante violação do direito internacional humanitário, o que exige claramente a proteção por ambas as partes de civis palestinos, funcionários da ONU e instalações da ONU, entre outras instalações civis”, declarou Ban Ki-moon em um comunicado divulgado por seu porta-voz, em Nova York.

PSDB e mídia inauguram em 2014 nova estratégia eleitoral contra o PT

Imagem
Por Eduardo Guimarães Do Blog da Cidadania Os quatro grandes conglomerados de mídia que monopolizam a comunicação de massa no Brasil chegam à sétima disputa com o PT pela Presidência da República. Organizações Globo, Grupo Folha, Grupo Estado e Editora Abril vêm tomando partido em todas as eleições presidenciais ocorridas desde a redemocratização de fato do país, em 1989, quando, pela primeira vez em quarto de século, os brasileiros puderam escolher seu presidente. Das seis eleições presidenciais do pós-redemocratização (1989, 1994, 1998, 2002, 2006 e 2010), os grupos de mídia supracitados sempre atuaram contra o candidato do Partido dos Trabalhadores – Lula nas cinco primeiras eleições e Dilma Rousseff na última. Contra o petista da vez, apoiaram Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra.

“Recuso-me a ser cúmplice dessa agressão”: o protesto de um antropólogo judeu brasileiro

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Um texto do antropólogo judeu  Marcelo Gruman  viralizou na internet. Gruman fala de suas visitas a Israel na adolescência e de como, na sua opinião, a sacralização do genocídio judaico estaria abrindo espaço para a aniquilação do povo palestino.  Carioca, Gruman é administrador Cultural na Fundação Nacional de Artes e pesquisador na CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigação Social.

SEN-SA-CI-O-NAL ! O SAMBA DO AVIÃO !

Imagem
Você sabe qual …​ Sugestão do navegante Alex, do Viomundo:​ O SAMBA DO AVIÃO NA VERSÃO AÉCIO NEVES ​Se você sentir saudades da versão original:​

O fim do mundo pós-Guerra Fria e a ascensão dos BRICS

Imagem
Eduardo Febbro no Carta Maior      Paris  - Já não é um sonho. O longo túnel do colonialismo ocidental sobre os destinos do mundo vai ruindo com o avanço do século XXI. As falhas no sistema internacional de segurança,  a inoperância das Nações Unidas, a inaptidão e a parcialidade dos organismos de crédito internacionais, FMI e Banco Mundial, o papel destruidor das agências de classificação de risco, o imobilismo frente à crise ecológica e energética, a política dos Estados Unidos, país capaz de legalizar a tortura e a usura bancária internacional, a subserviência da União Europeia, o aprofundamento sem saída de conflitos espantosos como o entre Israel e Palestina, a desigualdade no comércio internacional e a aparição de novas potências esboçam um horizonte muito distinto daquele que se intuiu no início deste século. Estamos em outro mundo, um mundo intermediário: os antigos desenhos derivados da vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial e a reformulação que se seguiu ao fim

Veja inventa "quebra de sigilo" de perguntas que são públicas. Tudo para socorrer Aécio.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula Vamos supor que, por um milagre, a oposição da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, conseguisse vencer o rolo compressor da bancada do Aécio em Minas, e implantar a CPI do Aécioporto. Qualquer deputado que participasse da CPI, seja da situação ou da oposição, poderia ir à público e dizer quais perguntas iria fazer ao Aécio. Mesmo sem CPI, os deputados da oposição estadual aos tucanos de Minas e o povo nas redes sociais já fazem muitas perguntas publicamente, que Aécio Neves (PSDB) se recusa a responder. Por exemplo: 

Pepe Escobar: “Plutocracia ocidental atira-se à caça ao urso”

Imagem
1/8/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Western plutocracy goes bear hunting ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Começou a caça ao urso... O  status quo  pós-Guerra Fria na Europa Ocidental está morto. Para a plutocracia ocidental, aquele 0,00001% do topo, os reais Patrões do Universo, a Rússia é a meta final; tesouro imenso de recursos naturais, florestas, água limpa, minérios, petróleo e gás. Mais do que suficiente para levar ao êxtase qualquer jogo de guerra orwelliano/ Panopticon  NSA - CIA . Como meter as garras e lucrar de tão formidável butim? Entra em cena a OTAN-Globocop. Nem bem acabaram de terem seus traseiros coletivos chutados por um bando de guerrilheiros de montanha armados com Kalashnikovs, os exércitos da Organização do Tratado Atlântico Norte já lá se vão, pivoteando-se rápido – o mesmo velho jogo Mackinder para Brzezinski – para a Rússia.

Não Aécio, o Paraná não é discriminado pelo governo federal

Imagem
Tem candidato meio confuso por ai,  de novo . O tucano Aécio Neves  afirmou (link is external)  que: "A discriminação que existe contra o Paraná vai acabar no 1º dia do nosso governo". Ele proferiu a frase para fazer referência a repasses do governo federal ao estado. Só faltou Aécio pesquisar e ver que os repasses do governo federal têm sido feitos. A gente mostra: Os  números são grandes , em sete anos do Programa de Aceleração do Crescimento, os investimentos chegam a quase R$ 47 bilhões no estado. E não é só isso, foram investidos R$ 4,2 bilhões para melhorar as condições de mobilidade urbana em apenas cinco municípios do estado. Mais R$ 3,4 bilhões que foram destinados para expandir os serviços de água e esgoto e R$ 1,2 bi para obras de drenagem. O programa Minha Casa Minha Vida, fez com que 165 mil famílias paranaenses adquirissem casa própria e outras 71 mil moradias já estão contratadas. Foram doados 1.000 kits completos, com retroescavadeira, motonivelad

O esforço da Veja para varrer o aecioporto para debaixo do tapete

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Que a Veja se tornou um fenômeno antes psiquiátrico do que propriamente midiático, disso já sabíamos. No entanto, ela se supera a cada dia. Do psiquiátrico ela tem migrado para o escatológico. O novo “escândalo” fabricado por ela revela o desespero de varrer o aecioporto para debaixo do tapete. Do que se trata o escândalo?

Crise profunda! Brasil bate EUA em cirurgia plástica

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Não se deve esnobar a notícia abaixo com uma postura blasé, de que cirurgia plástica é uma superficialidade. Não é. Em 2013, 1,49 milhão de brasileiros, quase 90% mulheres, fizeram cirurgias plásticas. Mulheres fazem cirurgias plásticas para ficarem mais bonitas, e aumentarem a sua auto-estima. Afora as corretas críticas a possíveis exageros, e a eventual influência autoritária da moda e da mídia na criação de estereótipos, a busca pela beleza reflete, antes de tudo, uma aspiração por felicidade, e isso deve sempre ser respeitado.

Entrevista de Lula à Gazeta Norte Mineira

Imagem
- Presidente, o Brasil vive a expectativa de uma inflação alta e com desemprego a vista, como o senhor entende que a equipe econômica deve agir para conter a onda de pessimismo?

Multidão recebe Dilma em MG na estreia da campanha de rua

Imagem
Milhares de mineiros foram à Praça Pio XII, em Montes Claros, MG, nesta sexta-feira (1º) para participar do primeiro grande evento de rua da campanha de sua conterrânea Dilma à reeleição. A presidenta estava acompanhada do ex-presidente Lula, do vice Michel Temer e de candidatos a deputado federal e estadual. Divulgação Dilma caiu nos braços do povo em MG, na noite desta sexta-feira (1º). Dilma e Lula discursaram para uma multidão que se aglomerou na Praça da Catedral e foram muito aplaudidos quando falaram das experiências em comum durante os quase 12 anos de governo. Dilma falou sobre as realizações de seu governo, e a vantagem trazida pela experiência das conquistas alcançadas pelo Brasil em sua gestão. "Quem foi lá e resolveu o primeiro problema, tem condição de resolver o segundo. O que meu governo e o do presidente Lula mostraram é que é possível mudar o Brasil. E nós fizemos".

Em julho, 97,6% das manchetes sobre a economia brasileira foram negativas

Imagem
Falta d’água na Vila Madalena: foi Alckmin quem “fez” (Foto  Michele Oliveira ) ESCOLHAS EDITORIAIS O “manchetômetro” e a imprensa partidária Por Luciano Martins Costa em 01/08/2014 na edição 809 Do Observatório da Imprensa A Folha de S. Paulo acaba de descobrir que o racionamento de água que ocorre em São Paulo é racionamento mesmo, e não efeito colateral de obras de manutenção da rede. Essa constatação faz a manchete do jornal nesta sexta-feira (1/8): “Ação de SP na crise da água equivale a racionamento”. No texto que se segue, o leitor fica sabendo que o racionamento que sofre na prática há um mês também é racionamento na teoria. O diário paulista só percebeu que o racionamento de fato é também um racionamento em termos técnicos quando  alguns bares da Vila Madalena , região da boemia frequentada por jornalistas, tiveram que fechar por falta de água.

Aécio quer criar tudo o que Lula e Dilma já criaram

Imagem
Hoje, em caminhada por Curitiba, o candidato Aécio Neves  falou de algumas "propostas" de seu governo (link is external)  para os programas sociais.  Como sempre , as propostas de Aécio ficam restritas às “reformas” que ele pretende fazer, caso eleito,  nos programas já criados e implantados pelos governos Lula e Dilma. Ao lado de Beto Richa, seu colega de partido, Aécio disse que vai criar o Mãe Brasileira, inspirado no Mãe Paranaense, segundo ele. O programa de saúde a gestantes e recém nascidos já existe, senador, chama  Rede Cegonha , e foi criado em 2011 pela presidenta Dilma. O Rede Cegonha apresenta uma maior disponibilidade de atendimento no pré-natal, garantia de realização de todos os exames necessários, profissionais de saúde mais preparados para acolher a gestante e a criança e atendê-las com segurança e o cuidado. Com isso, o objetivo é humanizar a atenção à saúde das mulheres e de seus filhos.

Mais questionamentos sobre o aecioporto

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A história do aecioporto ainda possui inúmeros pontos obscuros. Alguns diretamente ligados ao aeroporto, outros vinculados indiretamente. Os vínculos indiretos, que oferecem interesse jornalístico se houvesse imprensa comercial séria no país, são: 1) descoberta de trabalho escravo na empresa de familiares de Aécio, na mesma fazenda em Cláudio cujo terreno foi desapropriado por R$ 1 milhão pelo governo Aécio.

Sem Barbosa, trabalhos no STF ganham novo ritmo

Imagem
Enviado por Sorano JB não julgava nem deixava ninguém julgar do STF Plenário julga 127 processos na sessão desta sexta-feira (1º) Na primeira sessão do segundo semestre de 2014, realizada nesta sexta-feira (1º) sob a presidência interina do ministro Ricardo Lewandowski, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou 127 recursos, entre agravos regimentais e embargos de declaração – processos que estavam obstruindo a pauta da Corte. A sessão durou pouco menos de uma hora e julgou 47 listas de processos de relatoria de sete ministros, tendo sido classificada como uma sessão “dinâmica” pelo ministro Marco Aurélio.

As chances do Hamás

Imagem
1/8/2014,  [*] Nathan Thrall ,  LRB , vol. 36, n. 16. 21/8/2014, p. 10 “ Hamas’s Chances ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Judaismo condena o terrorismo sionista de Israel A guerra em curso em Gaza não foi guerra que Israel ou o Hamás tenham buscado. Mas os dois lados sabiam com certeza absoluta que um novo confronto viria. O cessar-fogo de 21/11/2012, que pôs fim a oito dias de fogo, foguetes de Gaza contra Israel e bombardeio aéreo de Israel contra Gaza, jamais foi implementado. Aquele acordo estipulava que todas as facções palestinas em Gaza suspenderiam as hostilidades contra Israel e que Israel suspenderia todos os ataques contra Gaza por terra, mar e ar – inclusive o “alvejamento de indivíduos” (assassinatos, quase sempre por mísseis disparados de  drones manobrados à distância) – e que o cerco de Gaza acabaria, dado que Israel aceitou, por aquele acordo de 2012, “abrir as passagens e facilitar o desloca

Dilma com 51% em Sergipe. Campos não saiu de Pernambuco

Imagem
Autor: Miguel do Rosário É um eleitorado pequeno, o de Sergipe, mas a pesquisa serve como termômetro do Nordeste. Segundo o Vox Populi, Dilma tem 51% das intenções de voto em Sergipe, contra 14% e 8% de Eduardo Campos. A pesquisa foi  divulgada na TV Atalaia , de Sergipe. Ou seja, Aécio e Campos somam apenas 22% em Sergipe, contra 51% da presidente.

GLOBO DESABA DEPOIS DA COPA

Imagem
Anunciantes começam a rever a tabela de preços. A seção “Outro Canal” da Fel-lha (*), a cargo de Vitor Moreno, revela neste sábado (2) que a audiência da Globo Overseas  caiu 14% de 1º a 13 de julho, no pós-Copa. À noite, no horário nobre (das 18h à meia-noite), quando a onça bebe água, a queda foi de 12%. As que não exibiram a Copa foram as que mais se beneficiaram: Record e SBT cresceram. A Band desabou com a matriz.

BNDES e banco japonês assinam acordo que beneficia pequenas e médias empresas

Imagem
O  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)  e o  Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC)  assinaram nesta sexta-feira (1º), Memorando de Entendimento direcionado a pequenas e médias empresas. A assinatura ocorreu  durante a visita oficial do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao Brasil . O memorando tem por objetivo identificar potenciais projetos de investimentos de pequenas e médias empresas (PMEs) japonesas no Brasil, realizados diretamente ou em parceria com empresas locais, que sejam de interesse dos dois países. Se viabilizados, estes investimentos podem abrir caminho para a ampliação das relações econômicas bilaterais. Entre as áreas com potencial para as parcerias estão tecnologia e inovação, nas quais o Japão possui alto grau de desenvolvimento. Com vigência de três anos, o acordo também prevê intercâmbio de informações sobre potenciais projetos de interesse mútuo e que sejam organizados, nos dois países, seminários e reuniões para

Chamando o cardeal de mentiroso, Merval?

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem, quando Merval Pereira partiu para um exploração torpe para colocar os católicos contra o Governo Federal, alegando que o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro teria recebido ameaças do Ministério da Cultura de que se retiraria a estátua do Cristo Redentor da Mitra carioca, este blog   disse que a prova de que isso não tinha acontecido era o fato de que D. Orani Tempesta não ter reagido, o que jamais deixaria de acontecer, pelo seu caráter pessoal e por sua condição de chefe da Igreja que não se acovardaria diante disto.

Ibope coloca candidatura de Aécio na UTI: déficit de 3,5 milhões de votos em Minas.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula Nas contas dos tucanos, o senador Aécio Neves (PSDB) precisa arrancar uma diferença a seu favor de 5 milhões de votos em Minas Gerais para compensar a vantagem que projetam para Dilma na região Nordeste, de forma a conseguir ir ao segundo turno. Sabe quanto a última pesquisa Ibope em Minas está dando para ele? Apenas 1,5 milhão de votos na frente. 

Aécio e o Rio: um caso de amor não correspondido

Imagem
por :   Paulo Nogueira Aécio casou com Letícia no Rio Ao ver os números do Ibope em alguns estados, me ocorreu o seguinte: parece haver, no Rio, um caso de amor não correspondido. Me refiro a Aécio. Segundo o Ibope, no Rio ele tem 15% das intenções de voto contra 35% de Dilma. Poucos políticos, na história moderna nacional, e talvez mesmo antiga, demonstraram tanto amor quanto Aécio pelo Rio. É possível que Aécio tenha mais horas passadas no Rio do que em sua terra natal, Minas.

Fazenda do aeroporto de Cláudio (MG) foi flagrada com trabalho escravo

Imagem
Local onde o grupo de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego encontrou uma das frentes de trabalho de cortadores reduzidos a condições análogas às de escravo. Ao lado, o famoso aeroporto no município de Cláudio (MG) Leonardo Sakamoto   A construção de um aeroporto em Cláudio (MG) não é o único estorvo envolvendo a propriedade rural da família do senador Aécio Neves, candidato à Presidência. Em outubro de 2009, uma inspeção de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego, com a presença do Ministério Público do Trabalho e da Polícia Federal, encontrou 80 trabalhadores que cortavam cana para uma destilaria da região, sob responsabilidade da família Tolentino (a mesma da avó materna de Aécio), trabalhando em regime análogo ao da escravidão. Destes, 39 estavam na fazenda Santa Izabel, pertencente a mesma família e localizada, hoje, ao lado da área desapropriada para o aeroporto.