Postagens

Mostrando postagens de julho 26, 2014

Choveu pouco em São Paulo. Sim, mas o problema é maior e a Folha não quer ver

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha publica agora à noite um levantamento que, além dos erros aritméticos (  o gráfico diz que choveu 60% abaixo da média e é só fazer a conta para ver que a chuva foi 42,4% abaixo da média ) que  pode acrescentar dramaticidade, deixa de lado a questão mais importante. A de que o grave foi, claro que por causa da falta de chuvas, mas não só, a queda na vazão dos rios que abastecem o Sistema Cantareira. A vazão afluente média dos rios que o abastecem é, nos últimos 50 anos, de 46,3 metros cúbicos por segundo.

Orgânicos: Saiba onde encontrar e porque consumir.

Imagem
Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Alimentos naturais, cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem organismos geneticamente modificados (transgênicos) estão mais perto de você do que você imagina O Brasil é o maior produtor de agrotóxicos do mundo, representando ⅕ do consumo mundial. Eles estão presentes, irregularmente, em 30% dos nossos alimentos, e não estão apenas na salada, mas também nos grãos, frutas, carnes e até em alimentos industrializados.

5 obstáculos para construir um sistema tributário justo no Brasil

Imagem
Najla Passos Brasília - O sistema tributário de um país é o conjunto de impostos, taxas e contribuições através dos quais o Estado obtém recursos para cumprir suas funções, como a oferta de bens e serviços públicos de qualidade. Portanto, tanto pode ser instrumento para promover a distribuição de renda quanto para ampliar a acumulação capitalista de poucos. No Brasil, é consenso que o sistema tributário é injusto, qualquer que seja o parâmetro adotado para avaliá-lo. Estudo realizado por Maria Helena Zockum, em 2004, mostra que os mais pobres, com renda de até 2 salários mínimos, eram onerados em 48,8% com impostos, enquanto os mais ricos, com renda superior a 30 salários mínimos, em apenas 26,3%.

Alckmin não teve capacidade de cuidar da segurança publica, o que mais quer?

Imagem
Por Dandara Lima, no site da UJS: Carro chefe da administração tucana no estado de São Paulo, a segurança pública e os seus agentes estão em crise. Violência policial na periferia e nas manifestações de rua, altas taxas de mortalidade em operações policiais, falta de estrutura e planos de carreiras para as policias civil e militar, são um retrato dos investimentos em segurança pública do governador Geraldo Alckmin.

Classificação de risco do Brasil desmente “mercado”, oposição e mídia

Imagem
Posted by  eduguim   Do Blog da Cidadania Em um momento em que o mercado financeiro, a oposição ao governo Dilma Rousseff e a mídia espalham pessimismo com divulgação incessante de prognósticos catastróficos sobre a economia brasileira, a prova maior do exagero desse discurso essencialmente político-eleitoral reside no que, em investimento, é chamado de “classificação de crédito” (rating). Essa classificação, levada ao pé da letra pelo mercado financeiro internacional, é feita por meio de notas representadas por letras e sinais aritméticos a partir de avaliações concedidas pelas três principais agências de classificação de risco. Quais sejam, a Fitch Ratings, a Moody’s e a Standard & Poor’s. No quadro abaixo, o sistema de notas de cada uma das agências

Alckmin não admite, mas Idec constata racionamento de água em SP

Imagem
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) enviou uma carta aos órgãos gestores estaduais e ao governador Geraldo Alckmin com dados que evidenciam a prática de racionamento em São Paulo. “A campanha ‘Tô Sem Água’ recebeu uma média de 14 reclamações por dia, ou seja, está evidente que o racionamento está ocorrendo”, disse em comunicado a advogada do Idec, Claudia Almeida. A doméstica Maria Cristina Gomes, moradora do Parque Edu Chaves, também relata que as torneiras da sua residência ficam secas todas as noites há cerca de um mês. (Foto: Tatiana Santiago/G1) De acordo com o documento destinado à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e à Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), mais de 490 reclamações de corte no fornecimento de água foram registradas na campanha “Tô Sem Água”. Oficialmente, a Sabesp apenas admite a redução da pressão para controlar perdas de água. O que, segundo a companhia, não configura rac

Que saudades da Judith Brito!

Imagem
Autor: Fernando Brito Vocês se lembram dela? Era a dirigente da Associação Nacional dos Jornais que,  pouco antes das eleições de 2010 , disse que cabia à imprensa fazer “de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”. D. Judith era uma moderada perto dos padrões atingidos hoje pelos grandes jornais do país. O estudo dos alunos de Jornalismo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, apelidado de  Manchetômetro  e divulgado hoje pelo meu parceiro  Miguel do Rosário , é estarrecedor, mesmo para quem sabe da notória hostilidade da grande mídia ao Governo Dilma.

Dilma e Lula: Encontro com prefeitos do Semi-Árido mineiro

Imagem
A presidenta Dilma Roussef e o ex-presidente, Lula estiveram há pouco, em Montes Claros, em um encontro com prefeitos do Semi-Árido mineiro e com os candidatos a governador  e vice-governador do estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel  (PT) e Toninho Andrade (PMDB), respectivamente, e também o candidato a Senador por Minas Gerais, Josué Alencar (PMDB). No encontro, Toninho Andrade ressaltou o grande volume de investimento no estado de Minas Gerais  por parte do Governo Federal. Toninho sublinhou ainda a   dívida pública  que o governo de Antonio Anastasia (PSDB) e  Alberto Pinto Coelho (PP) vai deixar. Tal dívida, provavelmente, estará entre os desafios que os próximos gestores do governo do estado terão que enfrentar. Pimentel perguntou aos prefeitos do Encontro se eles sabiam apontar uma obra do governo atual que mudou para melhor a vida dos mineiros. Ninguém soube dizer e o local do Encontro ficou um silêncio só.  Josué Alencar (PMDB), confessou que se inspirou em L

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 24 a 31/7/2014

Imagem
Perigos da estratégia sem coerência 30/7/2014,  [*]  Conflicts Forum , Conflicts Fórum Weekly Comment: The Risks of Strategic Incoherence Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Porque os EUA pagam o apoio de neonazistas na Ucrânia?  Há hoje crescimento real do risco estratégico. Se se consideram a guerra civil na Ucrânia; possíveis ramificações da recente derrubada do avião civil malaio; ou a decisão dos EUA de “punir” Putin por não ter obrigado militantes no Donbass a renderem-se a Poroshenko; ou, ainda, se se consideram o fenômeno do crescimento do Estado Islâmico do Iraque e Levante [ing.  ISIL ] e o desmembramento  de-facto  do Iraque; ou se se considera o modo como são conduzidas as negociações do Irã, estruturadas em torno da mais total superficialidade da noção de  “ breakout capacity ”   [1]  como régua-padrão; ou se se consideram os US$ 500 milhões extras que Washington gastará para armar “moderadamente” insurgente

STF adia votação de novo presidente e ignora ato de Barbosa

Imagem
O Supremo Tribunal Federal decidiu, nesta sexta-feira (1º/8), adiar a votação simbólica da eleição do ministro Ricardo Lewandowski para a presidência da corte. Os ministros entenderam que não seria conveniente fazer a votação sem a presença dos ministros Luís Roberto Barroso e Luiz Fux, que não compareceram à sessão.

Gleisi defende a aposentadoria das donas de casa

Imagem
* Por  Gleisi Hoffmann Tenho percorrido as regiões do estado e conversado bastante com as pessoas, lideranças políticas, organizações de mulheres e com a imprensa regional. Um tema tem sido recorrente nas entrevistas e nos encontros, especialmente no interior do estado: a garantia do direito de aposentadoria das donas de casa.

Papa Francisco diz os 10 segredos da felicidade

Imagem
Em entrevista publicada domingo na revista argentina Viva, o papa listou as suas 10 principais dicas para trazermos alegria às nossas vidas: 1. Viver e deixar viver. Todos deveríamos nos orientar por este princípio, disse o pontífice, acrescentando que há uma expressão semelhante em Roma que diz: “Siga em frente e deixe os outros fazerem o mesmo”. 2. Doar-se aos outros. As pessoas precisam se abrir e serem generosas com os demais, falou, pois se “nos fechamos em nós mesmos, corremos o risco de nos tornarmos egocêntricos. E água parada fica logo estragada”.

O dia em que FHC rejeitou a Bolsa Família

Imagem
Luis Nassif A Bolsa Família é uma política de universalização da renda mínima com contrapartida de exigência de matricular as crianças na rede escolar. Ao longo dos anos, tornou-se a principal vitrine do governo Lula, garantiu sua imagem internacional e pelo menos 12 anos de governo ao PT. O consolo do PSDB é tentar atribuir a origem da política a FHC.

O “cria cuervos” do poder imperial é a raiz da barbárie

Imagem
 Autor: Fernando Brito Hoje,  O Globo  publica uma interessantíssima matéria sobre  como Israel apoiou e até financiou o crescimento de organizações como o grupo Mujama, que se ampliaria na formação do Hamas , não porque lhes partilhasse a fé islâmica, evidentemente. Mas para desestabilizar e enfraquecer Yasser Arafat e sua OLP. Não surpreeende a quem acompanha a história do Oriente Médio.

O bordão apavorante: o direito ao terror financeiro

Imagem
Saul Leblon Existem os economistas de banco e os jornalistas dos economistas de banco. Um não vive sem o outro. Como dentes de uma engrenagem azeitada, compõem um mutualismo estrutural. O mercado financeiro não teria o poder de emparedar o imaginário social entre o apocalipse e a rendição, se os seus interesses não fossem potencializados por esse moinho de notável sincronia. A máquina da chantagem vocaliza as condições subjacentes ao sequestro da política e da soberania pelo interesse rentista em nosso tempo. Não está em causa negociar , mas impor à sociedade os termos de uma rendição permanente se quiser subsistir. O terror financeiro ganhou pedagógica transparência eleitoral no episódio protagonizado pelo departamento econômico do maior banco estrangeiro aqui sediado.

POR QUE OS EUA PERDEM

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - O Brasil e os Estados Unidos, cada um por suas  razões, acabam de retirar seu pessoal diplomático de Trípoli, na esteira da desastrada intervenção dos EUA e da OTAN na Líbia, que teve como consequência a entrega de uma das mais desenvolvidas nações do continente africano a uma matilha de quadrilhas radicais islâmicas, após a derrubada e o assassinato de Muamar Kadafi, em 2011. Brasília está fechando sua embaixada para proteger seus funcionários. Os EUA, porque, assim como ocorreu no Iraque, foram taticamente derrotados e falharam em colocar no poder governos fantoches, apesar de terem destroçado política e socialmente esses países, deixando, como está acontecendo na Síria, como rastro de sua interferência, direta ou indireta, centenas de milhares de mortos e milhões de refugiados.      

Empreiteiras deram preços quase iguais na licitação do aeroporto "do Aécio" .

Imagem
Perdedoras da licitação doaram mais para as campanhas tucanas do que a vencedora. Entre os três concorrentes na licitação para a obra realizada na fazenda do tio de Aécio Neves, diferença entre maior e menor preço foi de 0,61%.  Leia mais aqui . Por:  Zé Augusto do Blog Os Amigos do Presidente Lula

Dúvidas atrozes

Imagem
Editorial Que tal passar por cima dos candidatos e votar diretamente nos marqueteiros? por  Mino Carta   Dúvidas costumam me assaltar, sou dado a muitas. Neste exato instante, sobrevém a seguinte:  sir  Winston Churchill tinha um marqueteiro? Meus botões gargalham. Peço explicações, receio me tenham como humorista. Aplacado o  ictus  de desmesurada diversão, pacatamente explicam ter-se permitido imaginar Duda Mendonça que se chega ao pé do ouvido de  sir  Winston e lhe sugere prometer sangue, suor e lágrimas ao povo em guerra. Quem riu agora fui eu.

Greenpeace Brasil ou como uma organização tenta explicar a falta d'água em SP

Imagem
O Greenpeace é uma organização global cuja missão é proteger o meio ambiente, promover a paz e inspirar mudanças de atitudes que garantam um futuro. Pelo menos é assim que a organização no Brasil se define. Mas uma ação em São Paulo deixou simpatizantes do movimento com uma pulga atras da orelha. Diz o Greenpeace que o possível racionamento de água no Estado é provocado por mudanças climáticas (seria interessante ouvir os meteorologistas analisarem essa questão) e não por má gestão na  Sabesp .

CIRO MOSTRA COMO SE DESCONSTRÓI UM NEOLIBELÊS

Imagem
Cortar onde, meu filho ? Sugestão do amigo navegante Sergio Figueiredo com debate de Ciro Gomes com uma das estrelas (cadentes) do neolibelismo pigal (*). É de dar dó. (*) Em nenhuma democracia séria do mundo, jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político – o  PiG , Partido da Imprensa Golpista. Corversa Afiada

Jornalismo de “nota oficial” da Globo tenta limpar a barra de Aécio, cada vez mais Collor

Imagem
Autor: Fernando Brito A “reportagem” do  Jornal Nacional  de hoje onde Aécio Neves admite o uso do aeroporto de Cláudio deveria ser copiada e distribuída nas escolas de jornalismo. Porque é uma aula de como não deve (ou deveria) ser o jornalismo. O texto é uma colagem de notas oficiais e declarações em clima de campanha do candidato tucano. Não há uma gota sequer de reportagem ou investigação. Vale o que foi escrito e o que foi dito pelo candidato.

Arruda promete "botar cubanos para correr" e diz que Ficha Limpa é "leizinha"

Imagem
Arruda referiu-se à Ficha Limpa como "leizinha" e disse que, se eleito, botará "os médicos cubanos pra correr", em alusão ao programa Mais Médicos José Roberto Arruda, protagonista do mensalão do DEM (divulgação) O primeiro debate entre os candidatos ao governo do Distrito Federal, nesta quarta-feira (30/7), foi apimentado por polêmicas protagonizadas por José Roberto Arruda (PR), que atacou o atual governador Agnelo Queiroz (PT) e foi atacado com críticas relativas à Ficha Limpa. Sentados lado a lado, atual e ex-governador trocaram críticas e Agnelo acabou deixando a bancada antes do término do debate, depois que Arruda recebeu direito de resposta durante as considerações finais. Sentaram-se à bancada, a partir da esquerda, Agnelo, Arruda, Toninho do Psol (PSOL), Rollemberg (PSB) e Luiz Pitiman (PSDB). Apenas a candidata Perci Marrara (PCO) não compareceu.

Discurso do Aiatolá Sayed Ali Khamenei, Guia Supremo da República Islâmica do Irã: SOBRE GAZA

Imagem
Aiatolá Ali Khamenei - SOBRE GAZA 29/7/2014,  Solenidade de Aïd-el-Fitr  − Fim do Ramadã (excerto sobre Gaza) Íntegra do discurso em inglês em:  “ Supreme Leader's Sermons at Eid ul-Fitr Prayers ” Transcrição, tradução e legendas para francês por  Sayed Hasan Traduzido para português pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Em nome de Deus, o Clemente, o Misericordioso.

Serra relaxa e... kkk..., até quando?

Imagem
O tiroteio entre Aécio e Serra desde a eleição de 2010 qui, 31/07/2014 - 17:20  - Atualizado em 31/07/2014 - 17:20 Jornal GGN -  Saul Leblon, em texto publicado na Carta Maior no último dia 29, resgatou o histórico de troca de farpas entre Aécio Neves e José Serra desde as eleições de 2010. Depois da derrota do ex-governador paulista nas urnas, contra Dilma Rousseff (PT), uma verdadeira guerra fria foi decretada no nicho tucano.  Serra perdeu as chances de ser presidente da República naquele ano com forte contribuição de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país e terra administrada por Aécio entre 2003 e 2010. De lá para cá, a medição de forças entre os corregilionários é pública e notória.

Caso AéreoÉcio: Dono do jato ganhou estatal.

Imagem
Do Blog O Cafézinho  Por Miguel do Rosário Aécio Neves publicou hoje, em sua  página no Face  um artigo sobre a recente polêmica envolvendo o aecioporto no município de Cláudio. No texto, Aécio admite dois erros: O erro 1 é fofinho : “No caso de Cláudio, cometi o erro de ver a obra com os olhos da comunidade local e não da forma como a sociedade a veria à distância.” Erro 2 : “Depois de concluída essa obra, demandada pela comunidade empresarial local, pousei lá umas poucas vezes, quando já não era mais governador do Estado. Viajei em aeronaves de familiares, no caso a da família do empresário Gilberto Faria, com quem minha mãe foi casada por 25 anos.”

Agricultura familiar: uma revolução silenciosa no campo

Imagem
A REVOLUÇÃO SILENCIOSA NA ÁREA RURAL BRASILEIRA É CONSEQUÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DOS TRABALHADORES RURAIS QUE ASSUMIRAM A REFORMA AGRÁRIA NA PRÁTICA. Por   Najar Tubino Porto Alegre (RS)  – Esta é uma história que tenta retratar algumas mudanças ocorridas na zona rural brasileira nos últimos anos e que, certamente, não estão nas estatísticas. Uma das fontes consultadas é o trabalho divulgado em dezembro de 2013 pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do governo Federal, realizado pelo IPEA, IBGE e analisado pelos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O trabalho é sobre Agroindústria Rural no Brasil. O IBGE registra, com base no censo de 2006, que 16,7% dos estabelecimentos rurais do país praticaram algum tipo de transformação da matéria-prima produzida. A agricultura familiar no país envolve 4,3 milhões de estabelecimentos rurais, com mais de 12 milhões de pessoas trabalhando, representa 38%

Dilma na CNI dá show de sabedoria e vence Aécio e Eduardo Campos por nocaute.

Imagem
Por:  Zé Augusto A explanação de Dilma na CNI (Confederação Nacional da Indústria) foi melhor do que a encomenda. Em um setor tradicionalmente alinhado com os demotucanos, Dilma mirou o futuro, ligado às ações do presente, e deu uma aula de estratégia econômica para o desenvolvimento. Mostrou ser muito mais capaz de conduzir bem o Brasil do que seus adversários, até para a própria sobrevivência e prosperidade das empresas.

PSDB insiste no erro, acusa Dilma de publicidade institucional irregular e volta a perder

Imagem
Já  falamos por aqui  que a pressa é inimiga da perfeição e quem se precipita em atacar sem antes checar as informações acaba metendo os pés pelas mãos. Após a coligação de Aécio Neves se precipitar e errar ao acusar publicidade institucional no período eleitoral, agora o PSDB entrou com representação eleitoral contra a Presidenta Dilma, dessa vez com a alegação de que ela usou discurso eleitoral durante a entrega das  5460 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida , no início do mês de julho.  Mas o PSDB perdeu novamente e o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga, reconheceu a legalidade da conduta da presidenta e julgou improcedente a representação ajuizada pelo partido. "Constatei não se tratar de um ato típico de campanha, mas apenas da efetiva entrega das moradias", afirmou o ministro. E aí, PSDB? Vai insistir no erro e continuar procurando ~ agulha no palheiro~?

EUA procuram por "criados de luxo"

Imagem
O mordomo cantando/ Jack Vettriano , 1992 Por Lynn Stuart Parramore, no site Opera Mundi: Nos Estados Unidos, muitas pessoas ainda acham que empregados domésticos são algo pertencente a uma era distante, uma época menos igualitária e democrática do que a nossa, como a Grã-Bretanha da série sobre a aristocracia inglesa Downton Abbey. Mas à medida que entramos em uma segunda “Era Dourada”, o relógio parece estar voltando atrás, e os super-ricos estão cada vez mais dependendo de criados para cuidar de sua alimentação e das roupas, e também para se sentirem confortáveis. A “recuperação” econômica quase não produz empregos suficientes, mas o setor dos empregados domésticos certamente está crescendo.

Em desespero, PIG* e Oposição à candidatura Gleisi perdem a primeira, no Paraná.

Imagem
Justiça rejeita impugnação da candidatura de Gleisi e abre processo criminal contra Ogier Buchi   Gleisi, Beto Richa e Ogier Buchi *PIG: Partido da Imprensa Golpista. A Corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (31), o pedido de impugnação da candidatura de Gleisi Hoffmann (PT) ao governo do Paraná. Gleisi Hoffmann é a primeira candidata ao governo do Paraná a ter deferido seu registro de candidatura. O pedido de impugnação foi feito pelo candidato Ogier Buchi (PRP), que alegava que a indicação do vice de Gleisi, Haroldo Ferreira (PDT), ocorreu fora do prazo estabelecido pela legislação eleitoral.

Marco das organizações civis é imprescindível para execução das políticas públicas, afirma Dilma

Imagem
Foto: Roberto Stuckert Filho/PR. “Essa sanção representa um grande avanço para democracia no Brasil”, afirmou Dilma em cerimônia do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Lei que  regula funcionamento das Ongs  no Brasil favorecerá a democracia com regras mais claras e transparentes, ajudando também na execução das políticas públicas. Esta foi a avaliação da presidenta Dilma Rousseff, em cerimônia de sanção do  PL 7.168/2014, apenso ao PL nº 3.877/2004  do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, nesta quinta-feira (31). Dilma também afirmou que o instrumento valoriza e reconhece trabalho das Organizações Não Governamentais. “(…) vai evitar erros de alguns, porque muitas vezes erros de uns poucos contaminam o trabalho de milhares. E vai permitir também um reconhecimento, por parte do Estado, da relevância, da importância dessas organizações na vida de milhões de brasileiros” , analisou.

No Brasil da direita, a culpa é da vítima

Imagem
Autor: Fernando Brito Aécio Neves diz que o Aeroporto de Cláudio só é usado por ele porque a ANAC não o homologou, mesmo que isso tenha ocorrido por falta de documentos e porque a pista fica sob o controle de sua família. Reinaldo Azevedo escreve que o racionamento de água em São Paulo vai  ocorrer por causa de Alexandre Padilha e do Ministério Público Federal, embora quem o diga necessário sejam os especialistas da Unicamp. O Santander lucra aqui R$ 1,2 bilhão (líquidos, já sem os impostos que quase não pagam) em seis meses, quase 30% do que ganha em todo o mundo, mas se acha no direito de dizer que o Brasil vai de mal a pior.

Mais Médicos já atendeu 50 milhões de brasileiros

Imagem
Quem vive nas periferias das grandes cidades ou municípios do interior do Brasil sabe da dificuldade de se ter médicos para o atendimento emergencial ou ambulatorial. Ou seja, não há médicos onde se precisa. Por isso, o programa Mais Médicos do governo Dilma é reconhecido pela população. Blog da Dilma Dilma e o então ministro da Saúde, Padilha, com o médico cubano Juan Delgado Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma e pelo então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Mais Médicos contratou 14.462 médicos, a maioria estrangeiros, que foram deslocados para os locais onde a abertura de vagas não atraiu médicos brasileiros. Resultado: o programa atendeu 50 milhões de brasileiros. Em fevereiro deste ano conseguiu atender completamente a demanda das cidades com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e muito baixo e das regiões mais vulneráveis, como o Semiárido, o Vale do Jequitinhonha/Mucuri, em Minas Gerais, o Médio Alto Uruguai, no Rio Grande do Sul, e o Vale do Ribe

Palestina − A lógica da violência israelense

Imagem
30/7/2014,  [*] Greg Shupak ,  Jacobin Magazine blog . “ The Logic of Israeli Violence ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Blindados de Israel invadem Gaza A violência dos israelenses não é “sem sentido”: ela segue uma lógica colonial. Entende-se que, para muitos, as ações de Israel na Faixa de Gaza sejam massacre e carnificina como tais. É   interpretação plausível para a matança  de 1.284 palestinos, pelo menos 75% dos quais são civis, e ferir outros 7.100. Ver Israel como dedicado a derramamento gratuito de sangue parece até mais razoável, como conclusão, à  luz do massacr e   de 63 pessoas em  Shujaiya depois  de “uso extensivo de fogo de artilharia em dúzias de áreas populosas em toda a Faixa de Gaza” que deixou cadáveres “espalhados pelas ruas”, ou o  bombardeio de abrigos da ONU abertos para acolher os que fugiam da violência. É conclusão também tentadora, baseada em  relados de Khuza’a ,   área no i