Postagens

Mostrando postagens de julho 24, 2014

Restaurantes da Vila Madalena sem água: “Na Copa, teria sido o caos”

Imagem
Aviso diante do restaurante  Les Delices de Maya . Um dos donos disse que a Sabesp informou tratar-se de situação de emergência, mas que nos últimos dias, segundo ele, a água vem sendo racionada e hoje foi cortada de vez Fotos Michele Oliveira, que também colaborou na apuração por  Conceição Lemes Durante a Copa do Mundo, o Brasil inteiro ficou conhecendo a Vila Madalena, reduto boêmio da cidade de São Paulo. Paulistas e turistas de vários cantos do País e do mundo lotaram seus bares e restaurantes  para torcer, comemorar, chorar as mágoas… Porém, mal terminou a Copa para que esse bairro nobre da Zona Oeste da capital passasse a sofrer de um problema que há meses castiga a periferia da capital e a Região Metropolitana: a crise da água. Desde o final da tarde dessa terça-feira 29, bares e restaurantes da Vila estão com a torneira seca.

“Crianças mortas enquanto dormem, isto é uma vergonha universal”, diz a ONU

Imagem
MARIA JOÃO GUIMARÃES   30/07/2014 - 08:30   (actualizado às  19:19 ) Mais uma escola atingida no conflito leva responsáveis da ONU a forte condenação do Estado hebraico por “grave violação da lei internacional”. Ban Ki-moon pede “que sejam apuradas responsabilidades e que seja feita justiça” Um ataque a uma escola da ONU, uma explosão num mercado durante uma semi-trégua – o dia de quarta-feira estava a ser pesado para civis na Faixa de Gaza. Desde segunda-feira à noite, quando Israel anunciou um prolongamento da campanha militar em Gaza, que o território está a ser alvo de pesados bombardeamentos. Mas um ataque em particular levou a ONU a usar palavras especialmente duras para Israel. A madrugada começou com a chamada para as primeiras orações, e minutos depois uma explosão atingiu uma escola gerida pela ONU no campo de refugiados de Jabaliya.

Beto Richa é condenado pela 5ª vez

Imagem
Em menos de 15 dias, Beto Richa é condenado pela 5ª vez Nesta quarta-feira, tivemos duas importantes vitórias na Justiça Eleitoral, que confirmam o abuso do governador Beto Richa na utilização da máquina pública. Beto tem usado sites oficiais, como Copel e Sanepar, para divulgação de matérias que enaltecem o governo do estado, gerando desequilíbrio na disputa eleitoral.

Se todos fossem contra ser colônia, haveria colônias?

Imagem
Autor: Fernando Brito Por generosidade, tendemos a achar que é geral o desejo de que o Brasil seja um país desenvolvido, soberano e que o seu povo ascenda à uma condição social não apenas digna mas à altura do potencial deste país. Infelizmente, não é assim. O modelo brasileiro, dependente, financista, excludente não é ruim para todos. Basta lembrar quantas e quão perdulárias fortunas se fizeram – e se herdaram – aqui.

Aécio é barrado em jingle de Alckmin

Imagem
Por Altamiro Borges Aécio Neves, o cambaleante presidenciável do PSDB, já foi barrado por um bafômetro no Rio de Janeiro, aonde gosta de curtir o seu mandato de senador. Nos últimos dias, ele também foi barrado no aeroporto do titio na cidade de Cláudio, aonde descansava em sua fazenda. Mas o pior é ser barrado na propaganda eleitoral do seu “fiel amigo” Geraldo Alckmin. Segundo informa Fernando Rodrigues, em seu blog hospedado na Folha, o tucano simplesmente não aparece no jingle da campanha do governador. “A música tem 2 minutos e 20 segundos e define o paulista Alckmin como um ‘cara decente’ que ‘sabe fazer’, sem nenhuma referência ao tucano mineiro que tenta chegar ao Planalto”.

Tem gente questionando o Deutsche Bank, e não é a Dilma

Imagem
Do Muda Mais Tem gente que adora pegar uma carona no sucesso da presidenta (link is external)  pra alavancar os próprios perfis. Hoje foi a vez de Romeu Tuma Jr., que aproveitou a  polêmica envolvendo o banco Santander  para  recuperar uma notícia do Estadão do mês de maio (link is external)  falando sobre o relatório do Deutsche Bank que “alerta” os investidores para o risco da reeleição de Dilma. Nós já falamos aqui  sobre como alguns analistas econômicos têm usado as oscilações comuns ao mercado financeiro para  criar um cenário de terror eleitoral , baseados apenas em especulação. Eles prevêem o futuro, usando termos como “estagflação” e “vitória apertada”. Nessa linha, o economista Hongtao Jiang volta atrás na decisão tomada pelo próprio banco apenas 3 meses antes e rebaixa os títulos internacionais do Brasil prevendo um “otimismo exagerado” do mercado.

Aécio se complica ao confessar que usou aeroporto. Inclui helicóptero no meio. Seria dos Perrella?

Imagem
Por:  Zé Augusto do blog Os Amigos do Presidente Lula Depois de passar uma semana se recusando a responder e fugindo de uma pergunta bem simples: "Usou ou não usou o aeroporto?", o senador tucano Aécio Neves (PSDB) resolver confessar: Usou! Seu partido  elaborou uma nota  sob o pomposo título “Voos ocasionais para a pista de Claudio/MG; Aspectos da legalidade”, onde admite que Aécio usou o aeroporto construído quando ele era governador no terreno que era do seu tio-avô. O problema é que o uso foi clandestino, porque o aeroporto não está autorizado ainda por falta do governo tucano de Minas providenciar documento junto ao Comando da Aeronáutica. 

Idec lista evidências de racionamento de água em SP e cobra Alckmin, Arsesp e Sabesp

Imagem
Sistema Cantareira abastece 45% da região metropolitana da capital Vagner Campos/A2 FOTOGRAFIA Pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor traz relato de falta diária de água e queda na qualidade; Ministério Público deu prazo de dez dias para que governo do estado se posicione por Redação Carta Capital O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) enviou na última terça-feira uma carta à  Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), ao  governador do estado de São Paulo Geraldo Alckmin e à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)  com dados de campanha realizada desde 26 de junho que revelam regiões da cidade de São Paulo que têm sofrido com falta de água.

“Cessar−fogo” pode ser armadilha contra palestinos

Imagem
30/7/2014,  [*]  Moon of Alabama Gaza: Market Attack A “Ceasefire” Trap? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Jaroslaw Wojtasinski -  Polônia Hoje: Em reunião do   gabinete de segurança , Israel decidiu fazer um cessar-fogo humanitário entre 15h e 19h [hora local]. “A janela humanitária não se aplica a áreas nas quais os soldados do exército de Israel estão atualmente operando” – diz o documento do exército. – “Residentes não devem retornar a áreas das quais já tenham sido evacuados”. Para o Hamás, a coisa foi golpe publicitário e “cessar-fogo” do tipo “Não atiraremos, exceto quando atirarmos”.

Crime (Israel) e Castigo (Rússia)

Imagem
30/7/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Crime (Israel) and punishment (Russia) ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO O horrível, dos Dois Minutos de Ódio, não era que se fosse obrigado a agir como todos os outros, mas que era impossível negar-se a participar. Um frenesi odioso de medo e vingancismo, um desejo de matar, torturar, esmagar cabeças com uma marreta parecia percorrer todo o grupo como uma corrente elétrica, convertendo cada um, mesmo contra a própria vontade, em lunático que berra ameaças e faz caretas horrendas. (George Orwell,  1984 ). "Os 5 Fabulosos" Quer dizer então que Obama, Merkel, Cameron, Hollande e o premiê italiano Matteo Renzi – “Os 5 Fabulosos” – reuniram-se lá numa videoconferência para darem-se mutuamente coragem e “aumentar a pressão”, e “exigir” um cessar-fogo em Gaza. Horas depois, Benjamin "Bibi" Netanyahu de Israel distribuiu sua resposta, em palavr

Novo documentário: “Helicoca – O Helicóptero de 50 milhões de reais”

Imagem
por :   Kiko Nogueira Joaquim de Carvalho   Você conhece a história. Em novembro de 2013, 445 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos numa fazenda de Afonso Cláudio, no Espírito Santo. A droga fora transportada num helicóptero da família Perrella, de Minas Gerais. Em menos dois meses, Zezé e Gustavo Perrella — pai e filho amigos e aliados de Aécio Neves — foram isentados de responsabilidade sobre o crime, segundo um delegado da Polícia Federal bastante apressado. Em seis, todas as pessoas autuadas em flagrante foram inocentadas.

DILMA E O SANTANDER

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Diz a sabedoria popular que frango que acompanha pato acaba morrendo afogado. Sempre estranhamos, ao longo dos últimos governos, a excessiva atenção reservada, pela classe política brasileira, para o que existe de pior no empresariado ibérico, em especial o oriundo da Espanha a partir dos anos 90. Criou-se em nosso país, com a entrada de  Madrid no Euro, a ilusão de que a Espanha, que passou a maior parte do século XX mergulhada em uma ditadura medieval e agrária, tivesse sido – pela simples troca da peseta por uma moeda mais valorizada - subitamente alçada ao desenvolvimento.

STF vai decidir sobre prisão em regime aberto para Genoino

Imagem
André Richter - Repórter da Agência Brasil  Edição:  Nádia Franco José Genoino  Valter Campanato/Agência Brasil A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal descontou hoje (30) 34 dias da pena do ex-deputado José Genoino, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, em virtude de cursos de introdução à informática e de direito constitucional, feitos dentro do Presídio da Papuda, no Distrito Federal. Com a decisão, Genoino já tem direito a cumprir pena em regime aberto desde o dia 20 deste mês. No entanto, a autorização será do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela execução das penas dos condenados. A data prevista para a concessão do benefício é 24 de agosto, quando ele completa um sexto da pena de quatro anos e oito meses de prisão no regime semiaberto, requisito para a mudança para o aberto. À Justiça do Distrito Federal, os advogados de Genoino alegaram que o cumprimento da pena no atual regime expirou devido a

O jornalismo busca-pé

Imagem
Se é possível definir as características da mídia tradicional do Brasil neste período pós-Copa do Mundo, pode-se dizer que o jornalismo se tornou errático, como um desses rojões de festa junina chamados de busca-pé. Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa Jornais impressos Se o observador atento empilhar as primeiras páginas dos principais diários de circulação nacional e analisar as manchetes e os títulos das reportagens principais, vai concluir que a nossa imprensa anda desorientada. Trata-se, porém, de uma interpretação equivocada: os jornais apenas parecem não ter um rumo, mas há por trás de cada decisão editorial uma lógica e um objetivo claro. Infelizmente, para os editores, os fatos de cada dia não pedem licença para acontecer. A sensação de inconstância que pode ser produzida pela leitura dos jornais nasce da determinação dos editores de buscar uma finalidade específica em todos os tipos de evento.

Inflação em queda é pior pesadelo dos tucanos

Imagem
Autor: Fernando Brito Não é só com o aeroporto que a cúpula da campanha de Aécio Neves está preocupada. A continuidade da tendência de queda dos índices de inflação, apesar do terrorismo diário dos jornais (a capa de O Globo, hoje, é um primor), vai eriçando as penas do tucanato.

Sem acesso a vôos, moradores de Cláudio benzem automóveis e adotam o mesmo silêncio da mídia local sobre escândalo

Imagem
O cadeado de 14 milhões de reais Mineiros têm medo de falar sobre aeroporto de Aécio Pista teria sido construída para atender senador tucano e sua família Por Lúcia Rodrigues, de Cláudio, especial para o Viomundo Um aeroporto trancado com cadeado e pessoas com medo de comentar o assunto. Este foi o cenário que encontrei neste final de semana em Cláudio, município mineiro onde o senador e candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), transformou uma pista de terra em aeroporto, por cerca de R$ 14 milhões, quando ainda era governador do Estado. A obra chama a atenção por vários motivos. Além de ter sido construída com recursos públicos no terreno que pertencia a seu tio-avô Múcio Guimarães Tolentino, ex-prefeito de Cláudio, a região concentra terras de outros familiares do tucano. O próprio Aécio tem uma casa em uma das fazendas da família, localizada a aproximadamente seis quilômetros de distância da pista.

Aécio na CNI: privatização, pessimismo, medidas impopulares e muito mais

Imagem
Após  pousar na CNI , para participar do  Diálogo da Indústria com candidatos à Presidência da República (link is external) , Aécio Neves falou sobre economia, política externa, educação, gestão e pessismismo.  Aécio ressaltou "os resultados pífios da economia brasileira". Pois bem, como estamos aqui para desmentir os boatos e divulgar as informações corretas, vamos relembrar ao candidato que a  situação econômica  do Brasil está  bem longe da estagnação. Importante relembrar que só o  Brasil enfrentou a crise  gerando renda e emprego. Como o ex-presidente Lula já frisou, "somos hoje a 7ª economia do mundo, com um PIB que passou de US$ 550 bilhões em 2002 para mais de US$ 2 trilhões e 200 bilhões em 2013". Sem contar que, dos países que compõem as vinte economias mais ricas do mundo (G20), o Brasil foi um dos nove a registrar uma taxa de crescimento acima de 2%.

Gaza: Não há bomba “não intencional”

Imagem
29/7/2014,  [*] Nadia Abu El-Haj ,  London Review of Books, “Blog “ Nothing Unintentional ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Crianças palestinas assassinadas por Israel Já são mais de mil mortos palestinos, com mais de 5 mil feridos. Mais de 70% das baixas são civis, mais de 200, crianças. Famílias inteiras foram dizimadas. Meninos que jogavam bola numa praia foram mortos por barcos de guerra de Israel. Mais de 2 mil residências foram danificadas ou destruídas. Segundo um porta-voz do exército de Israel, 120 bombas de uma tonelada foram lançadas só contra os arredores de Shaja’yya. Mesmo assim, porque morreram três civis israelenses e 40 soldados, os israelenses e seus aliados nos EUA insistem em descrever a carnificina como guerra de autodefesa.

A semana inaugural da nova Guerra Fria

Imagem
29/7/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ The week that ushered in new Cold War ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Barack Obama anuncia sanções à Rússia (29/7/2014) Se historiadores futuros quiserem ver quando aconteceu de a era do pós-guerra fria converter-se em neo-Guerra Fria, bem farão se examinarem de perto a semana em curso. O governo Barack Obama está em astral triunfalista na sequência de alguns sucessos: afinal, conseguiu pôr ordem entre os principais aliados dos EUA na Europa – Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália – todos numa mesma estratégia concertada pra isolar a Rússia da Europa e impor sanções fortes contra a Rússia.

Aécio admite uso “legal” do aecioporto. E se complica ainda mais nas mentiras

Imagem
Autor: Fernando Brito Segundo o  Estadão , a assessoria de Aécio Neves admite que o candidato usou o aeroporto de Cláudio “de forma legal”, invocando uma resolução da Anac que permite pouso de decolagem de helicópteros, de maneira eventual, em áreas ainda não-homologadas. A emenda, como quase sempre, fica pior que o soneto. A norma RBHA 91, em seu item 327, dá, de fato, essa autorização, desde que o proprietário do local (o Governo de Minas Gerais) tenha autorizado expressamente e O Serviço de Aviação Civil tenha autorizado também, previamente.

Aeroportos e colisões tucanas

Imagem
" NA SÉRIE DE ESCARAMUÇAS QUE MARCA O JOGO PESADO ENTRE AÉCIO E SERRA, A REPORTAGEM DA FOLHA SOBRE O AEROPORTO EM CLÁUDIO PODE TER SIDO UM PONTO FORA DA CURVA.  SAUL LEBLON ,  CARTA MAIOR HÁ EXATAMENTE QUATRO ANOS, EM 29 DE JULHO DE 2010, O JORNAL ‘O GLOBO’ NOTICIAVA A EVIDÊNCIA DE UM  RACHA PROFUNDO NAS FILEIRAS TUCANAS, A MINAR A CAMPANHA  DO ENTÃO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA PELO PSDB, JOSÉ SERRA.

Site colaborativo denuncia horários da falta de água em São Paulo

Imagem
E São Paulo continua penando com a falta d'água. O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), embasado por relatório da Unicamp, recomendou à Sabesp (link is external)   que implemente um plano de racionamento de água imediatamente. A Sabesp já  aumentou a pressão ,  culpou a falta de chuva  e  contou com São Pedro , mas a vida dos paulistas continua muito complicada. Enquanto a situação se estende, a população  prejudicada pela falta de abastecimento do Sistema Cantareira  tem utilizado o site  faltouagua.com (link is external)  - criado por Diego Quinteiro, engenheiro da computação - como forma de se informar sobre a extensão da situação, apesar de o governo de São Paulo insistir que não há caos e nem política de racionamento, mesmo após cogitar  uma multa por excesso de consumo (link is external) .  O  site (link is external) , de layout interativo e conteúdo de fácil compreensão, instiga os usuários a criarem pontos no ~mapa da estiagem~ através da inserção

Aécio: “vão demitir muito no Santander”. Senador, eles já fizeram isso e não foi pela Dilma

Imagem
Autor: Fernando Brito O Senador Aécio Neves, com sua incrível incapacidade de ir além do furor udenista, vai aos jornais dizer que “vão ter que demitir muita gente” no Santander por conta da  especulação  descarada no mercado financeiro com as dança das pesquisas eleitorais. Senador, não se preocupe, não vai ter um demitido por isso, porque é o que a cúpula do banco pensa. No máximo, vão achar um para segurar o rojão e ajustam ele em outra instituição amiga. E olhe lá se sequer isso vão fazer. Porque as desculpas do Santander são mero jogo de cena.

Banco imperial

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Campanha do Santander contra Dilma demonstra pouco caso com regras da democracia    O senador Wellington Dias (PT-PI) acha que o Congresso precisa investigar o Santander depois que o banco foi flagrado em campanha contra o governo Dilma. Para o senador, que fez a vida profissional como funcionário da Caixa Econômica Federal, não custa lembrar:     “Um banco é uma concessão pública e não pode valer-se dessa situação para atuar numa eleição,” lembra Wellington.  A gravidade da questão reside aí.

Conceição: o fim do desenvolvimentismo e a democracia social

Imagem
Luis Nassif No apartamento em Cosme Velho (RJ), mestra Maria da Concei ção Tavares se isolou um pouco dos amigos, mas não do mundo e do Brasil. Com pouca mobilidade, não deixou de lado nem o cigarro, nem a leitura nem a visão de país. A mais importante economista da linha dita desenvolvimentista aderiu ao gradualismo. N ão se trata de acomodamento trazido pela idade, mas pela própria dinâmica do crescimento brasileiro que acabou definindo um novo modelo - o da democracia social - que ela considera irreversível.

Picaretagem? Empiricus dizia que ações da OGX ia dobrar, mas despencou. Agora diz que será o "fim do Brasil".

Imagem
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/ogx-pode-dobrar-valor-bolsa-diz-empiricus-522601/ Por:  Zé Augusto No Blog Os Amigos do Presidente Lula Uma tal de Empiricus espalhou um "relatório" imbecil e catastrofista sobre a economia brasileira chamado "Fim do Brasil". Retrata a eleição de Dilma como se fosse o "fim do mundo".  É da mesma linhagem dos que diziam no ano passado que hoje estaríamos em uma "tempestade perfeita" na economia, coisa que, nem de longe, aconteceu. É também da mesma linha dos que diziam em 2008 que o Brasil iria quebrar com a crise internacional igual nos tempos de FHC, e os que criaram o "lulômetro" nas eleições 2002, dizendo que quando Lula subia nas pesquisas, o dólar também subia.

Destruição da Líbia é alerta a Egito, Síria e Ucrânia

Imagem
28/7/204,  [*] Tony Cartalucci ,  New Eastern Outlook  (NEO) “ Libya’s Destruction a Warning to Egypt, Syria, & Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Aeroporto Internacional de Trípoli em 14/7/2014 Em artigo de   RT −   “ Com 90% da força aérea destruída no aeroporto de Trípoli, Líbia pode precisar de ajuda internacional ”,  lê-se que: A Líbia está considerando um deslocamento de força internacional para restabelecer a segurança, agora que a violência recomeçou em Trípoli, e dúzias de foguetes destruíram quase toda a frota de aviação civil naquele aeroporto internacional. “ O governo analisa a possibilidade de solicitar que forças internacionais sejam enviadas para atuar em solo, restabelecer a segurança, e ajudar o governo a impor sua autoridade” – disse porta-voz do governo na Líbia, Ahmed Lamine, em declaração. A seguir vídeo de 14/7/2014, gravado em Trípoli: