Postagens

Mostrando postagens de julho 23, 2014

Site colaborativo denuncia horários da falta de água em São Paulo

Imagem
E São Paulo continua penando com a falta d'água. O Ministério Público Federal de São Paulo (MPF-SP), embasado por relatório da Unicamp, recomendou à Sabesp (link is external)   que implemente um plano de racionamento de água imediatamente. A Sabesp já  aumentou a pressão ,  culpou a falta de chuva  e  contou com São Pedro , mas a vida dos paulistas continua muito complicada. Enquanto a situação se estende, a população  prejudicada pela falta de abastecimento do Sistema Cantareira  tem utilizado o site  faltouagua.com (link is external)  - criado por Diego Quinteiro, engenheiro da computação - como forma de se informar sobre a extensão da situação, apesar de o governo de São Paulo insistir que não há caos e nem política de racionamento, mesmo após cogitar  uma multa por excesso de consumo (link is external) .  O  site (link is external) , de layout interativo e conteúdo de fácil compreensão, instiga os usuários a criarem pontos no ~mapa da estiagem~ através da inserção

Aécio: “vão demitir muito no Santander”. Senador, eles já fizeram isso e não foi pela Dilma

Imagem
Autor: Fernando Brito O Senador Aécio Neves, com sua incrível incapacidade de ir além do furor udenista, vai aos jornais dizer que “vão ter que demitir muita gente” no Santander por conta da  especulação  descarada no mercado financeiro com as dança das pesquisas eleitorais. Senador, não se preocupe, não vai ter um demitido por isso, porque é o que a cúpula do banco pensa. No máximo, vão achar um para segurar o rojão e ajustam ele em outra instituição amiga. E olhe lá se sequer isso vão fazer. Porque as desculpas do Santander são mero jogo de cena.

Banco imperial

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Campanha do Santander contra Dilma demonstra pouco caso com regras da democracia    O senador Wellington Dias (PT-PI) acha que o Congresso precisa investigar o Santander depois que o banco foi flagrado em campanha contra o governo Dilma. Para o senador, que fez a vida profissional como funcionário da Caixa Econômica Federal, não custa lembrar:     “Um banco é uma concessão pública e não pode valer-se dessa situação para atuar numa eleição,” lembra Wellington.  A gravidade da questão reside aí.

Conceição: o fim do desenvolvimentismo e a democracia social

Imagem
Luis Nassif No apartamento em Cosme Velho (RJ), mestra Maria da Concei ção Tavares se isolou um pouco dos amigos, mas não do mundo e do Brasil. Com pouca mobilidade, não deixou de lado nem o cigarro, nem a leitura nem a visão de país. A mais importante economista da linha dita desenvolvimentista aderiu ao gradualismo. N ão se trata de acomodamento trazido pela idade, mas pela própria dinâmica do crescimento brasileiro que acabou definindo um novo modelo - o da democracia social - que ela considera irreversível.

Picaretagem? Empiricus dizia que ações da OGX ia dobrar, mas despencou. Agora diz que será o "fim do Brasil".

Imagem
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/ogx-pode-dobrar-valor-bolsa-diz-empiricus-522601/ Por:  Zé Augusto No Blog Os Amigos do Presidente Lula Uma tal de Empiricus espalhou um "relatório" imbecil e catastrofista sobre a economia brasileira chamado "Fim do Brasil". Retrata a eleição de Dilma como se fosse o "fim do mundo".  É da mesma linhagem dos que diziam no ano passado que hoje estaríamos em uma "tempestade perfeita" na economia, coisa que, nem de longe, aconteceu. É também da mesma linha dos que diziam em 2008 que o Brasil iria quebrar com a crise internacional igual nos tempos de FHC, e os que criaram o "lulômetro" nas eleições 2002, dizendo que quando Lula subia nas pesquisas, o dólar também subia.

Destruição da Líbia é alerta a Egito, Síria e Ucrânia

Imagem
28/7/204,  [*] Tony Cartalucci ,  New Eastern Outlook  (NEO) “ Libya’s Destruction a Warning to Egypt, Syria, & Ukraine ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Aeroporto Internacional de Trípoli em 14/7/2014 Em artigo de   RT −   “ Com 90% da força aérea destruída no aeroporto de Trípoli, Líbia pode precisar de ajuda internacional ”,  lê-se que: A Líbia está considerando um deslocamento de força internacional para restabelecer a segurança, agora que a violência recomeçou em Trípoli, e dúzias de foguetes destruíram quase toda a frota de aviação civil naquele aeroporto internacional. “ O governo analisa a possibilidade de solicitar que forças internacionais sejam enviadas para atuar em solo, restabelecer a segurança, e ajudar o governo a impor sua autoridade” – disse porta-voz do governo na Líbia, Ahmed Lamine, em declaração. A seguir vídeo de 14/7/2014, gravado em Trípoli:

A arte nada sutil da propaganda russofóbica

Imagem
28/7/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ The not so subtle art of russophobic propaganda ” Tradução enviada por  Sadeu Erado  – professor de sumô da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Estou com a assustadora impressão de que a plutocracia ocidental decidiu que, sim, haverá guerra contra a Rússia.   O que, se não isso, explicaria a coordenação PLANETÁRIA do tipo de propaganda “minuto-de-raiva” que se vê na imprensa-empresa em todo o planeta... No mesmo momento ? Comentário do Sadeu Erado:  NUNCA MAIS me falem de jornalismo necessário! É ouvir falar em jornalismo necessário, eu já começo a rir! KKKKKK Mas... tuuuudo copiadinho?! Assim, na cara dura?! Tudo copiadim?! Um prédio inteeeee eeiro, na Marginal, só prôs carinha-lá copiarem revista ruim que já tem pronta por aí?! Revista (não)Veja?! Eu? Nem morto! KKKK . A minha amada grana, os carinha da revista (não)Veja NUNCA verão! KKKKKK Vejam as capas abaixo

Tudo deu errado para Aécio e Dudu. A arrancada pós-Copa “foi pro saco”

Imagem
Autor: Fernando Brito A Alemanha fez a sua parte, com aquele “sacode” que levamos na semifinal. Mas, no resto, a estratégia da oposição de capitalizar a natural frustração com a derrota esportiva e, ao menos, reverter as perdas que tiveram com o fato de a Copa do Mundo, apesar das previsões catastróficas da mídia, ter sido um sucesso internacional, não funcionou. Aécio despencou de seu discurso moralista com o aeroporto de família em Cláudio. A seca do Alckmin, que tinha sumido da midia, voltou com força depois da ação do Ministério Público que manda racionar a água. Como advertiu, preocupada, a Folha, não apenas é  conversa de elevador  como já virou, hoje, assunto de matérias locais na Globo,  com o povão reclamando da falta de água .

O Paraná não cumpriu investimento mínimo na área de saúde

Imagem
Em 6 dos últimos 10 anos, Paraná descumpriu investimento em saúde O Paraná não cumpriu investimento mínimo na área de saúde durante os três primeiros anos da gestão Beto Richa (2011, 2012 e 2013), fato comprovado por dados do Tribunal de Contas do Estado. Aliás, nos últimos dez anos o governo estadual só conseguiu cumprir com a obrigação de repassar o índice mínimo de 12% de sua receita à saúde em quatro ocasiões (2006, 2008, 2009 e 2010). “É injustificável o Paraná não investir 12% de sua receita na saúde. Somos a 5ª economia do País, mas apenas o 23º Estado em investimento nesta área. Por isso é que temos dificuldades em ter leito hospitalar para atender a população, dificuldade de ter vagas na UTI, fila para medico especialista e fila para fazer exames”, disse Gleisi Hoffmann, candidata ao governo pela Coligação Paraná Olhando pra Frente.

Jandira Feghali: A hipocrisia e a falta de ética de Aécio Neves

Imagem
A descoberta recente da desapropriação de uma fazenda da família Neves, em Cláudio-MG, pelo governo de Minas, na gestão Aécio Neves, para a construção de um aeroporto, causa espécie pelos contornos do fato em si e desnuda a cultura do atraso das elites tradicionais na gestão da coisa pública, em nosso país: patrimonialismo medieval, corrupção e coronelismo, tão bem dissecados por Sérgio Buarque de Holanda ( Raízes do Brasil ) e Raimundo Faoro ( Os Donos do Poder ). Por Jandira Feghali* Charge cedida pelo Latuff publicada no jornal  Sul 21. Do ponto de vista jurídico, a desapropriação de uma propriedade ocorre quando assim o justifica o interesse público, momento em que o Estado assume a propriedade particular, mediante o pagamento de um preço justo e prévio. É uma intervenção excepcional do Estado, cujo interesse público deve estar bem delineado, a partir dos parâmetros orientados pelos princípios constitucionais da administração pública, dentre eles o da eficiência, impessoali

Combate à corrupção para quem tem menos de 25 anos

Imagem
Se você tem menos de 25 anos, talvez não saiba que nem sempre, no Brasil, qualquer caso de corrupção era minuciosamente investigado e que já tivemos  na Procuradoria Geral da República o cargo de engavetador geral. Brincadeiras à parte, assim ficou conhecido o procurador Geraldo Brindeiro, que chefiou a PGR nos 8 anos do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Veja também:  Crie seu avatar da Dilma! Para se ter uma ideia, na época a imprensa tentou entender os motivos de Brindeiro ter recebido o apelido. “Dos 626 inquéritos que passaram pela mesa do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, desde 1995 até hoje, apenas 9,5% resultaram em denúncia contra os suspeitos”, destacava matéria da revista Veja sobre o tamanho da gaveta.... e os nomes da gaveta. Observe, nesse quadro, que quatro deles estavam relacionados ao presidente.

Problema que atinge a Argentina é ameaça a todo o sistema financeiro, afirma presidenta

Imagem
Presidenta Dilma durante sessão plenária da 46ª Cúpula do Mercosul. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Durante reunião da 46ª Cúpula do Mercosul, a presidenta Dilma Rousseff reiterou a solidariedade brasileira com o desafio que a Argentina enfrenta no processo de reestruturação da dívida soberana do país. Nesta terça-feira (29), na Venezuela, ela lembrou que pretende levar o tema à próxima reunião do G20, na Austrália, da mesma forma que foi discutido na reunião com os membros do BRICS, em Brasília. “O problema que atinge hoje a Argentina é uma ameaça não só a um país irmão, atinge a todo o sistema financeiro internacional. Não podemos aceitar que a ação de alguns poucos especuladores coloquem em risco a estabilidade e o bem-estar de países inteiros. Precisamos de regras claras e de um sistema que permita foros imparciais, permita previsibilidade e, portanto, justiça no processo de reestruturação de dívidas soberanas”, comentou.

As revelações de Dilma na sabatina

Imagem
por :   Paulo Nogueira Dormindo de sapato E aos 46 minutos do segundo tempo, já no fim da prorrogação, veio o melhor momento da entrevista que Dilma concedeu a jornalistas da Folha, do UOL, da Jovem Pan e do SBT. Dilma revelou que traz dois hábitos dos dias em que fugia da polícia da ditadura. O primeiro é ter dinheiro em espécie à mão, para emergências. Como está posto em sua declaração de bens, ela tem cerca de 150 mil reais cash. O segundo é o estranho costume de dormir com sapatos. Quer dizer, estranho para quem não tem que se vestir com urgência para bater em retirada, situação vivida por Dilma na época dos militares.

A lista das crianças assassinadas pelas tropas israelenses em Gaza

Imagem
ter, 29/07/2014 - 14:51  - Atualizado em 29/07/2014 - 15:18 Enviado por alfeu Do  B’Tselem Israeli media is not listing the names of children killed in Gaza. These are their names: Nasmah Iyad al-Qasas , 10 | Amir Hamudah Hussein a-Najar , 2 | Saji Hasan Akram al-Halaq , 4 | Amneh Jihad Matar , 10 | Suha 'Abd Rabu Musleh , 2 | Asil al-Masri , 15 | Suliman Ahmad Abu Jame' , 14 | Ahmad 'Abd Rabu Musleh , 14 | Walaa Muhammad al-Kayed , 15 | Siraj Yaser Ahmad Abu Jame' , 4 | Ibrahim a-Sheikh 'Omar , 2 | Wasim Mustafa Salhiyah , 15 |

Krugman e o caso Santander: empresas têm os mesmos direitos das pessoas?

Imagem
Autor: Fernando Brito O caso da carta do Santander aos seus clientes “top do top” prevendo o fim do mundo se Dilma subisse nas pesquisas provocou muitas discussões, inclusive entre amigos jornalistas. Parecia que estava em jogo, ali, a “liberdade de expressão” e isso é uma distorção mental que é própria do conservadorismo, que vê o mundo formado essencialmente por empresas e subsidiariamente por pessoas.

Com maior tarifa do planeta, operadoras lideram ranking do Procon

Imagem
Apesar das reclamações, empresas contam com condescendência: dos 4,3 bilhões em multas aplicadas pela Agência Nacional de Telecomunicações desde 2000, apenas 550 milhões foram pagos por  Samantha Maia Passados 16 anos da privatização, o setor de telecomunicações, considerada a experiência mais bem-sucedida da rumorosa onda de vendas de empresas estatais dos anos 1990, é o mais caro do mundo em telefonia celular e o 62º em infraestrutura, acesso e uso dos serviços (abaixo de Azerbaijão, Cazaquistão e Macedônia), segundo a União Internacional de Telecomunicações, da ONU, e acumula recordes de reclamações no País. As telefonias fixa e móvel, a tevê por assinatura e a internet estão entre os dez serviços que mais recebem queixas dos brasileiros no Procon. Os principais problemas são cobranças indevidas, má qualidade da comunicação, dificuldades para instalação, alterações de contrato e falta de clareza na oferta. As operadoras contam com condescendência comprovada: dos 4,3 bilh

Mídia desaparece com o aeroporto presenteado à família de Aécio Neves

Imagem
Segue, a olhos nus, pode se dizer que de forma explícita e pública, a marcha de uma bem montada operação da mídia e da oposição, para sumir com o aeroporto dos Neves do noticiário e, assim, proteger o candidato do PSDB, da mídia e dos conservadores, ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB/MG). Basta observar a cobertura no final de semana sobre o aeroporto construído pelo então governador de Minas, Aécio (2003-2010), com dinheiro público do Estado, no município de Cláudio (MG). Reprodução Aécio teme o crescimento da rejeição ao tucano (em média, em 17%, de acordo com as últimas pesquisas) depois da divulgação do Aeroporto dos Neves. A IstoÉ desta semana, vejam só, uma revista semanal, só deu uma frase, a do próprio Aécio – “Está tudo explicado já”. Que aliás virou bordão dele. A Veja não sonegou a informação a seus leitores, deu uma matéria de quatro páginas, mas, o foco é mostrar o Aécio vítima. Pois é… Para a revista ele é uma vítima do PT, da campanha do partido contra o tuca

Disputa entre tio-avô e Aécio em Cláudio é “jogo de cena”; R$ 3,4 milhões e uso privado de pista por 31 anos

Imagem
Rogério Correia: “Precisou de uma campanha nacional e dos olhos nacionais para que o mineiro passasse a conhecer quem é o senador Aécio Neves” por  Conceição Lemes Quanto mais se investiga o aeroporto de Cláudio (MG), mais detritos aparecem. Em 2008, Aécio Neves, na época governador (PSDB), decidiu asfaltar a pista de pouso de avião da fazenda do seu tio Múcio Tolentino naquele município. Com aval da Justiça, desapropriou a área e estipulou em R$ 1 milhão a indenização a ser paga ao proprietário. O tio de Aécio não aceitou o montante oferecido pelo Estado e entrou na Justiça. Contratou um perito que calculou a indenização pela área em R$ 20.587.174, 50, valor acatado pela Justiça em primeira instância. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2015 prevê para o próximo ano exatamente o pagamento de R$ 20.587.174, 50 em indenização para Tolentino. Essa LDO foi enviada em maio à Assembleia Legislativa pelo governador Alberto Pinto Coelho (PP) e aprovada. O valor consta do

AUDIÊNCIA DO JN CHEGA AO VOLUME MORTO

Imagem
Queda de 11% em 6 meses … Esse Kamel … Um prodíjio ! (É assim mesmo, revisor). Na seção “Outro Canal” da Fel-lha (*) (a de mau hálito, porque a bílis apodreceu), sabe-se que a audiência do jornal nacional caiu 11% de janeiro a junho deste ano. 11% em seis meses. Se fosse uma empresa privada, tinha todo mundo rodado. Mas, como é uma para-estatal …

Lula na CUT: se quiserem ganhar, vão ter que trabalhar mais do que nós

Imagem
Na abertura da 14ª Plenária Anual da Central Única dos Trabalhadores, o ex-presidente Lula fez um discurso emocionado para a militância, os trabalhadores e o movimento sindical. Para uma plateia de mais de 700 pessoas, Lula falou da importância de manter a humildade, mas caminhar de cabeça erguida, e reassumiu o compromisso dele e de Dilma de continuar com o projeto de um país cada vez mais justo e igualitário. “Nós vamos chegar lá em cima da maneira mais digna possível, com o nosso suor e o nosso trabalho. A maior conquista que demos ao nosso povo foi o direito de andar de cabeça erguida”, afirmou Lula. O ex-presidente deixou claro que acredita na política do nosso país e no resultado das eleições. “Se eles quiserem ganhar de nós, vão ter que trabalhar mais do que nós. Eu não vou citar nomes, mas duvido que algumas pessoas sentem pra conversar com sem terra, central sindical, com os trabalhadores. O que está em jogo é decidir se nós queremos avançar ou retroceder”, disse.

Eleição presidencial não é uma futrica

Imagem
Autor: Fernando Brito Impressionante o nível da tal “sabatina” da Folha – o nome é uma confissão pretensiosa de como o jornal se considera capaz de “ensinar” os governantes – com a Presidenta Dilma Rousseff. Os assuntos, em geral, se limitaram a futricas, em relação às quais Dilma até se saiu bem, recusando as provocações. Mas não se discutiu, senão em rara menções, o papel de um presidente e de seu governo naquilo que o país mais precisa dele. Na construção de seu desenvolvimento econômico e sua afirmação nacional.

"Israel usa métodos nazistas", diz Leonardo Boff

Imagem
Leonardo Boff critica Barack Obama, diz que Israel utiliza métodos do nazismo e afirma que há apenas uma pessoa no mundo com autoridade para conduzir o processo de paz na região   Leonardo Boff: “Israel usa métodos do nazismo” (Edição: Pragmatismo Político ) O intelectual Leonardo Boff, um dos mais conhecidos teólogos do Brasil, concedeu uma importante entrevista ao portal sul 21 , em que aborda o massacre na Faixa de Gaza, que já deixou mais de mil mortos desde o seu início, há vinte dias. Segundo ele, embora tenha sido vítima do nazismo, Israel hoje adota os mesmos métodos. E Gaza, diz ele, é um imenso “campo de concentração”. Na entrevista, ele responsabiliza diretamente os Estados Unidos pelo conflito.

Evo Morales é aprovado por 79,7% dos bolivianos.

Imagem
Às vésperas de pleito eleitoral para reeleição, atual presidente da Bolívia conquista números expressivos Evo Morales é favorito à reeleição em novembro para presidência da Bolívia Do Opera Mundí A gestão do presidente da Bolívia, Evo Morales, é aprovada por 79,7% da população, apontou neste domingo (27/07) pesquisa realizada pelo jornal Página Sete . Às vésperas de pleito eleitoral para tentar reeleição, o atual mandatário boliviano tem números expressivos: 37,6% dos eleitores consideram a administração de Morales ótima e 42,1% bom, totalizando 79,7%.

Não será tão fácil para Marconi Perillo.

Imagem
O governador Marconi Perillo encara desta vez uma oposição mais organizada O governador Marconi Perillo por   Rodrigo Martins As sombrado pelas denúncias de envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira, o tucano Marconi Perillo, governador de Goiás, deve enfrentar a mais dura disputa eleitoral de sua trajetória. Em 1998 venceu sua primeira grande disputa e tornou-se, então, o mais jovem governador do País, com 35 anos. Não teve dificuldade para reeleger-se quatro anos depois, ainda no primeiro turno. Em 2006, conseguiu vaga no Senado e a vitória de um aliado político na corrida pelo Palácio das Esmeraldas. Retornaria ao governo goiano em 2010. O cenário atual é, porém, muito distinto. Além dos processos que enfrenta na Justiça após o aparelhamento do estado pela máfia dos jogos de azar, Perillo terá de superar a crescente rejeição do eleitorado e o desgaste de 16 anos do PSDB à frente do governo.

Pesquisas: Por que o tiro sai pela culatra

Imagem
Cautelosamente, os jornais brasileiros começam a interpretar o quadro mais amplo das pesquisas de intenção de voto, colocando em perspectiva alguns fatos que foram vinculados recentemente às escolhas do eleitorado. Por Luciano Martins Costa, no Observatório da Imprensa   Manifesta-se na imprensa uma necessidade de entender por que razão a vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre seus principais adversários se mantém praticamente incólume, contrariando as expectativas criadas pela maioria dos analistas a cada rodada de consultas. A pergunta por trás desse esforço é a seguinte: como é que ela continua na liderança, com grande potencial para vencer no primeiro turno, se quase tudo que se noticiou ao longo dos últimos meses deveria ter induzido a uma queda na sua aprovação?

Como funciona a PPP aérea de Aécio em Minas

Imagem
Por Ricardo Kotscho No Balaio do Kotscho Para entender o título: PPP é a sigla que designa em todo o país as Parcerias Público Privadas, investimentos conjuntos de governos e empresas em obras e serviços de interesse de toda a sociedade. Em Minas, o ex-governador Aécio Neves inovou durante seus oito anos de mandato, criando uma PPP muito particular. No caso dos agora famosos aeródromos reformados no interior do Estado, funciona assim: o poder público entra com a grana, e os donos de jatinhos, sem gastar um tostão, recebem o conforto de uma pista próxima à porteira das suas fazendas. É um programa que pode receber a sigla JAF (Meu Jatinho, Meu Aeroporto, Minha Fazenda).

Dilma na Sabatina Folha/UOL: confira na íntegra

Imagem
Dilma Rousseff recebeu hoje (28) no Palácio da Alvorada quatro jornalistas para a sabatina Folha/UOL/Jovem Pan. Kennedy Alencar, Josias de Souza, Ricardo Baltazar e José Maria Trindade. Durante aproximadamente uma hora, Rousseff abordou vários assuntos divididos em  dois blocos . Seguem os principais tópicos da conversa:

A conversa da CNI é a do Armínio: “os salários estão altos demais”

Imagem
Autor: Fernando Brito O Estadão anuncia que a Confederação Nacional das Indústrias apresenta aos candidatos uma nova fórmula de reajuste do salário mínimo . Fórmula, aliás, espertíssima. O aumento, que hoje considera a inflação e o avanço do PIB de dois anos antes, passaria a usar como indicador o PIB per capita, ou seja, a divisão do PIB pela população. Mas não dá no mesmo?

Propaganda para encobrir as atrocidades que Israel comete: Como Israel “noticia” os próprios crimes de guerra

Imagem
28/7/2014,  [*] Patrick Cockburn ,  Counterpunch “ The Secret Report That Helps Israelis Cover Atrocities: How Israel Spins War Crimes ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Entreouvido na viela Oco do Mundo na Vila Vudu : Os “jornalistas” e “analistas” da imprensa-empresa ocidental  −  especialmente os vira-latas do grupo GAFE (Globo, Abril, FSP, Estado) e congêneres  − seguem caninamente o “Dicionário de Linguagem Global do Projeto Israel 2009” do Dr. Luntz! E não sigam... Foto tirada dia 13/7/2014 pelo jornalista dinamarquês Allan Sorrensen,  na cidade israelita de Sderot – roubada aos palestinos − perto da fronteira de Gaza):  Um grupo de israelenses, reunidos para assistir ao bombardeio da faixa de Gaza como se estivessem assistindo a um jogo de futebol.  Umas cinquenta pessoas, em cima de uma colina, sentados em cadeiras de jardim e algumas comendo pipocas, comentam excitados os bombardeios, aplaudindo cada explosão. “É muito