Postagens

Mostrando postagens de julho 19, 2014

SANTANDER SE DESMENTE. ELE SÓ GANHA $ AQUI

Imagem
O terrorismo econômico não é exclusividade dele Como se sabe, o banco Santander só ganha dinheiro aqui. É tão espanhol quanto a Telefônica, que também só ganha dinheiro aqui. Vamos ver se ele faz como aquele que mandou o Alexandre Schwartzman embora porque esculhambou a Petrobras. Esses ” economistas de bancos ” fazem muito sucesso na Globo. Veja a pirueta do Santander :

Seis razões para defender Fernando Haddad

Imagem
 Por Erminia Maricato Considerando o histórico da cidade de São Paulo, não ter uma “raposa guardando o galinheiro” já significa uma grande vantagem. É claro que a defesa de Fernando Haddad não pode se esgotar no mal que o prefeito deixa de fazer como os assaltos costumeiros que essa cidade tem vivido ao longo de sua vida, com exceção de alguns períodos. No entanto, esse argumento não é pouco importante para iniciar estas linhas. Vamos começar lembrando as forças que intensificaram seu comando sobre as cidades brasileiras nos últimos anos. Dificilmente, no reino do analfabetismo urbanístico (e tantos outros analfabetismos que caracterizam a dominação da informação na sociedade brasileira), os moradores de São Paulo se dão conta da articulação de interesses daqueles que a transformam em um grande negócio. A tragédia urbana que vivemos cada dia não é fruto do acaso. O exemplo que salta aos olhos são as obras viárias que mais desorganizam do que organizam a mobilidade na m

Como a gestão municipal é barrada pelos interesses partidários

Imagem
Patricia Faermann Jornal GGN -  O Plano Diretor está agora em fase de sanção do prefeito Fernando Haddad. Mas o percurso que tomou no  processo de tramitação na Câmara Municipal  mostra que nem todos os projetos de interesse social ou para a gestão da cidade têm essa intenção predominante. O embate entre a autonomia do Executivo e os entraves da oposição Legislativa para não permiti-la, em favor da disputa político-partidária, incide sobre o crescimento da cidade. Seguindo a mesma linha foi o percurso da aprovação para o reajuste do IPTU.

“O genocídio não é uma opção”: a filósofa judia que se tornou a inimiga número 1 de Israel

Imagem
por :   Kiko Nogueira Judith Butler já foi chamada de praticamente tudo — idiota útil, sapatona desesperada por atenção, apoiadora do terrorismo. Mas a ofensa clássica é “self hating jew” (judia que se odeia). Americana de origem judaica, ex-professora de Retórica e Literatura Comparada na Universidade de Berkeley, na Califórnia, autora de vários livros,  feminista, antisionista, ela é inimiga pública da direita israelense por sua crítica da política de Israel no Oriente Médio e por ser vista como uma traidora.

Complexo de vira-latas, Eduardo Campos? Não pode!

Imagem
Do Muda Mais Candidato do Partido Socialista Brasileiro abaixa a cabeça, diz sim senhor e aplaude o Financial Times, um jornal econômico britânico que insiste em tentar dar pitacos na economia brasileira. E isso nos causa estranheza, afinal um candidato à presidência da República deveria sim pensar que o povo brasileiro está de cabeça erguida e assim quer continuar. Pensar o país, os caminhos e projetos de futuro ao invés de embarcar na onda estrangeira de ironias. 

Barry Lando: Nos Estados Unidos, seriam 27 mil crianças mortas

Imagem
publicado em 25 de julho de 2014 às 11:20 Imagine a revolta por conta de 27.000 crianças mortas… Se os mortos de Gaza fossem norte-americanos Barry Lando ,   no Counterpunch As mortes em Gaza, à primeira vista, podem não ser tão horríveis para os norte-americanos – a não ser que você transporte o mesmo nível de morte e desordem para os Estados Unidos, que tem uma população 176 vezes maior que a de Gaza. Por exemplo, até o momento, 571 palestinos foram mortos, incluindo entre eles 154 crianças. Número total de feridos: 3.550, dos quais 1.125 crianças.

Petrobras bate recorde e conclui poço no pré-sal em 92 dias

Imagem
Informações publicadas no portal  Agência Petrobras  informam que a estatal bateu mais um recorde e perfurou e completou o poço 8-LL-38D-RJS, na área de Lula/Iracema Sul (RJ), no pré-sal, em 92 dias. Inicialmente estavam programados 121 dias para se concluir essa operação. Com o ganho de 29 dias, a companhia teve uma economia de US$ 25 milhões.  Foto: Agência Petrobras   A Petrobras informou se tratar de um poço injetor que tem por objetivo ajudar na recuperação do petróleo através da injeção de gás no reservatório e, assim, otimizar a produção. O poço entrará em operação no final deste ano com potencial de injeção superior a 2 milhões de metros cúbicos de gás por dia, interligado ao sistema de compressão da Unidade de Produção Cidade de Mangaratiba, em profundidade d´água de 2.214 metros. A profundidade do poço do nível do mar até o reservatório é de 5.450 metros. Tecnologia brasileira

Os corintianos que perderam o metrô por causa de uma novela

Imagem
por :   Kiko Nogueira Eles viram o gol, mas perderam o trem Pobre torcedor brasileiro. Pobre corintiano. Num campeonato do jeito que é, ainda mais triste na ressaca do pós-Copa, ter de sair 10 minutos antes do final da partida para poder ir para casa é dureza. Na quarta passada, muitos não viram o terceiro gol do Corinthians, de Renato Augusto, na vitória de 3 a 0 sobre o Bahia. A partida começou às 22h por causa da novela. O último metrô sai um pouco depois da meia-noite. Quem foi embora antes soube pelo rádio do pênalti, ou ouviu ao longe os gritos no estádio (o que é mais desesperador). Quem esperou teve de se virar. Os que estavam de carro foram para a cama à 1 da manhã.

É a mídia, Dilma, é a mídia

Imagem
Uma politica de comunicações desastrosa por parte do governo é responsável por esse clima que coloca em risco a continuidade do projeto democrático e popular. Por Emir Sader Qualquer comparação minimamente objetiva dos governos tucanos e petistas – dos candidatos que representam a um e a outro - permitiriam prever uma vitória eleitoral ainda mais fácil do governo neste ano. Ninguem duvida dos resultados dessa comparação, ainda mais que o candidato tucano reivindica a mesma equipe econômica de FHC e seu gurú econômico repete os mesmos dogmas que levaram os tucanos a nunca mais ganharem eleição nacional no Brasil depois que essa equipe governou o pais. Enquanto a candidata do governo representa a continuidade do projeto que transformou positivamente o Brasil desde 2003 e seu aprofundamento.

Roubos no estado de SP crescem quase 30% no primeiro semestre

Imagem
Elaine Patricia Cruz - Repórter da Agência Brasil  Entre janeiro e junho deste ano, o número de roubos no estado de São Paulo cresceu 29,48% em comparação ao mesmo período de 2013, passando de 124.158 casos para 160.763 este ano. Em junho, o número de roubos também cresceu em todo o estado. Segundo a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo, foram registrados 25.614 casos de roubos, alta de 14,7% em relação a junho de 2013, quando ocorreram 22.329. Apesar do crescimento, a secretaria diz que esta foi a primeira vez no ano que o aumento nas ocorrências de roubos ficou abaixo dos 15%.

O silêncio oportunista

Imagem
Por que, para a paz mundial, a derrubada do avião malaio é muito menos ameaçadora do que a invasão de Gaza por   Mino Carta   Não pergunto aos meus botões em que mundo vivemos, temo a resposta. A crise mundial dispensa maiores apresentações. Moral e intelectual antes que econômica, embora esta confirme aquelas precedentes. Por que a humanidade rendeu-se à religião do deus mercado? Por que aceitou passivamente as leis de uma fé que aproveita a poucos e infelicita os demais?

O SUS é ruim? Pois saiba que é bem melhor do que parece

Imagem
Por Eduardo Guimarães Do Blog da Cidadania Meu genro Isac chegou às portas do hospital da Escola Paulista de Medicina, em São Paulo, nas primeiras horas da manhã da última terça-feira (23). A fila dobrava o quarteirão e ele mal se aguentava em pé. Havia dois dias que passara a sentir formigamentos nos membros superiores e inferiores, dificuldade para movê-los e até para respirar, além de fraqueza extrema. Por ser jovem (34 anos) e estar em excelente forma física – até por conta de ser fisioterapeuta e de já ter sido professor de academias de ginástica –, nunca se incomodou em pagar um plano de saúde para si, preferindo pagar para a esposa e para a filha nascida recentemente. Assim, nada mais lhe restava além de hospitais financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Cúpula do Mercosul discutirá conflito na Faixa de Gaza

Imagem
A ofensiva das forças de Israel na Faixa de Gaza será um dos temas em discussão pelos líderes dos cinco países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul), na 46ª Cúpula do bloco, na próxima terça-feira (29), em Caracas. Segundo o vice-secretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Antonio Simões, no Fórum de Concertação Política, voltarão a ser discutidos todos os temas internacionais que estão aí. Reprodução A ofensiva das forças de Israel na Faixa de Gaza será um dos temas em discussão pelos líderes dos cinco países que compõem o Mercado Comum do Sul (Mercosul), na 46ª Cúpula do bloco. Simões evitou comentar as declarações do governo de Israel, que criticou a postura do governo brasileiro, que convocou seu embaixador naquele país consultas e emitiu duas notas, em uma semana, considerando inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina.

Santander pediu desculpas. E o mea culpa da mídia, quando virá?

Imagem
O banco Santander pediu, hoje (25), desculpas a seus clientes após ter enviado um  comunicado em que vinculava a subida de Dilma nas pesquisas eleitorais a um cenário catastrófico na economia. O texto sem embasamento técnico foi criticado  e o banco acabou por divulgar uma nota afirmando que o comunicado enviado “não reflete, de forma alguma, o posicionamento da instituição” e em um  mea culpa  afirma ter “convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento", pedindo desculpas a seus correntistas.

Riqueza sem limite dos agentes de jogadores falirá clubes

Imagem
Dunga e Gilmar atuaram como agentes de fotos. Foto: Renato Ribeiro/CBF Lei Pelé: o neoliberalismo no futebol O neoliberalismo chegou ao futebol através da chamada Lei Pelé. Que pregava a profissionalização do futebol, contra o que chamava de ditadura dos clubes. por Emir Sader,  em seu blog , sugestão de Erenato Brandão Republico este artigo escrito há alguns anos e publicado originalmente na  Carta Maior , porque o considero – infelizmente, 7 e mais vezes infelizmente – absolutamente atual. Espero que não tenha que publicá-lo 7 vezes mais, não tenha que publicá-lo nunca mais.

A “crise de sinceridade” do Santander: o que são os cidadãos diante de um banco?

Imagem
Autor: Fernando Brito O Banco Santander desautorizou as previsões catastróficas feitas em um comunicado a seus clientes “top” – segundo o próprio banco, 0,18% dos correntistas – e disse que “ e reitera sua convicção de que a economia brasileira seguirá sua bem-sucedida trajetória de desenvolvimento.” Mentira deslavada.

A trajetória de uma declaração distorcida

Imagem
Lula não disse para jovens pararem de reclamar na internet 25/07/2014 14:55 |  O Instituto Lula divulgou, no dia 21 de julho, um dos oito vídeos da série em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva dialoga com a juventude. Na mensagem, ele fala sobre a importância de o jovem ter esperança e ajudar a construir o país que deseja. Duas horas após a divulgação, o portal Estadão trazia a manchete "Em vídeo, Lula sugere que jovens parem de reclamar". O veículo escolheu uma declaração recortada e fora de contexto para um título que em nenhum momento é justificado pelas aspas que estão reproduzidas no corpo do texto. 

O TCU, a Petrobras e o homem de 8 metros

Imagem
por :   Paulo Nogueira Não sai do noticiário Parece que não temos muita sorte com tribunais de contas. O TCE de São Paulo é aquele em que figura, há décadas, um homem que sabidamente tem conta secreta na Suíça, Robson Marinho, pupilo de Covas. Não apenas secreta, aliás. Bloqueada também pelos suíços, sob evidências acachapantes de que o dinheiro da conta é fruto de propinas derivadas do metrô de São Paulo. Cabe a Robson Marinho e companheiros do TCE de São Paulo zelar, aspas, para lisura dos gastos do governo estadual.

O “príncipe” das Gerais decreta “fim do assunto”: caso do aecioporto está esclarecido. Está?

Imagem
 Autor: Fernando Brito Hoje, ao visitar, no Rio,  o Afroreggae – que é dirigido por um integrante de sua campanha – Aécio Neves decretou que  a questão do aeroporto construído em Cláudio,  em terras desapropriadas de seu tio e junto à sua fazenda “já foi mais do que esclarecida”. Modestamente, tomo a liberdade de lembrar que, como não estamos no estado em que ele governou como uma sesmaria, não é ele quem decide isso.

DISPARATE ISRAELENSE

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Ao dizer que Brasil é "anão diplomático" porta-voz de Israel esconde papel brasileiro na fundação de seu Estado A reação de um porta-voz da chancelaria do governo de Benjamin Netanyaou à notas de repúdio do governo brasileiro diante do massacre de Gaza reflete uma reação insolente, pela diplomacia, e absurda, do ponto de vista histórico.  Definir o Brasil – e qualquer outro país – como “anão diplomático” é um gesto mal educado em qualquer caso mas puro delírio nas relações entre Israel e Brasil.

A “correspondente” do New York Times, de Gaza: “Jornalismo” de inventar “contextos”

Imagem
24/7/2014,  [*] As’ad AbuKhalil ,  The Angry Arab “ Providing context in the Times: Anne Barnard from Gaza ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Já vi essa rotina antes. Quando os fatos em campo falam contra Israel e sua imagem no mundo, os sionistas entram em pânico e põem-se a pressionar os principais jornais nos EUA. Foi o que fizeram em 1982 e fazem sempre em todos os novos eventos das guerras e massacres israelenses. Acabam sempre arrancando promessas dos editores, de que publicarão mais ‘contextos’ e matérias ‘de contextualização’, para esvaziar de qualquer conteúdo algum noticiário sobre a realidade dos crimes de guerra e massacres israelenses. Há dois dias, Anne Barnard, correspondente do   NY Times   em Gaza, só publica as tais matérias ‘'de contexto'’.

Santander faz críticas à Dilma em extrato para clientes vip

Imagem
  Jornal GGN  - O Banco Santander enviou neste mês de julho aos seus clientes de alta renda um texto afirmando que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff "deve piorar a economia brasileira". A análise foi impressa na última página do extrato dos clientes na categoria “Select”, com renda mensal superior a R$ 10 mil - e considerados os chamados "premium". Ainda de acordo com o "comunicado" da instituição bancária, caso Dilma melhorar nas pesquisas de intenção de voto, os juros e o dólar vão subir e a Bolsa, cair.

Israel bombardeia REPETIDAMENTE centros lotados de desabrigados

Imagem
24/7/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Israel Again And Again Shells Refugee Centers ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Famílias fogem do GENOCÍDIO em Gaza (24/7/2014) The Onion  [A Cebola] nasceu para ser jornal satírico. Ainda ontem, a manchete era: Israel: “Palestinos tiveram tempo de sobra para mudar-se para outros locais a serem bombardeados posteriormente” : Dar aos civis palestinos a chance de proteger-se na casa de parentes ou amigos que só seriam bombardeadas posteriormente, às vezes mais de 48 horas depois, é gesto que merece elogios, não condenação. De fato, essa foi das iniciativas mais bem-sucedidas da atual guerra”. Ya’alon acrescentou que, dado que havia muitos pontos a serem bombardeados nos quais os palestinos poderiam abrigar-se, Israel não se responsabilizava pela segurança e integridade física dos que optassem por permanecer em casa. A sátira de ontem é a notícia de hoje.

Os melhores trechos da entrevista que o líder do Hamas concedeu à BBC

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Meshaal O líder do Hamas, Khaled Meshaal, concedeu uma entrevista exclusiva à BBC no Catar, onde vive. Trechos: BBC: Por quanto tempo o senhor está preparado para ver esse conflito continuar? Khaled Meshaal: O sofrimento e a catástrofe humanitária são a essência do Estado de Israel. Nós somos as vítimas. Espero que esse confronto acabe o mais rápido possível. Essa é uma guerra que Netanyahu (Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel) lançou contra Gaza sem qualquer justificativa. Ele usou o argumento dos assentamentos na Cisjordânia e está se vingando de nós. Ele quis se vingar de Gaza e agradar seus oponentes políticos usando para isso o sangue palestino. BBC: Por quanto tempo o senhor está preparado para ver esse conflito continuar mesmo depois de uma trégua?

O discurso udenista de Aécio fica nu na praça

Imagem
Autor: Fernando Brito A nova matéria da  Folha  sobre as trampolinagens com dinheiro público do candidato tucano - embora seja incompleta porque  este blog já mostrou aqui que o Governo de Minas prevê, no Orçamento, a possibilidade de  pagar mais R$ 3,5 milhões ao tio de Aécio pelo terreno do aeroporto  – tem mais significado pelo que representa politicamente do que pela denúncia, em si. Está claro que o jornal está publicando “aos poucos”  cada detalhe sórdido de um dos negócios do baronato Neves que, na internet, já estão bem mais expostos.

DE CEGOS E DE ANÕES

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Se não me engano, creio que foi em uma aldeia da Galícia que escutei, na década de 70, de camponês de baixíssima estatura, a história do cego e do anão que foram lançados, por um rei, dentro de um labirinto escuro e pejado de monstros. Apavorado, o cego, que não podia avançar sem a ajuda do outro, prometia-lhe sorte e fortuna, caso ficasse com ele, e, desesperado, começou a cantar árias para distraí-lo. O anão, ao ver que o barulho feito pelo cego iria atrair inevitavelmente as criaturas, e que o cego, ao cantar cada vez mais alto, se negava a ouvi-lo, escalou, com ajuda das mãos pequenas e das fortes pernas, uma parede, e, caminhando por cima dos muros, chegou, com a ajuda da luz da Lua, ao limite do labirinto, de onde saltou para  densa floresta, enquanto o cego, ao sentir que ele havia partido, o amaldiçoava em altos brados, sendo, por isso, rapidamente localizado e devorado pelos monstros que espreitavam do escuro. Ao fina

Contra o terrorismo econômico: informação

Imagem
A melhor arma contra o terrorismo econômico que o Brasil vive desde 2002 é a informação. Pensando nisso, o Instituto Alvorada elaborou uma série de gráficos para mostrar que a  realidade da economia brasileira  está bem distante daquela estampada e propagada pelos veículos de comunicação. “ Quem acompanha o noticiário é bombardeado continuamente com informações e opiniões que pareceriam apontar o iminente colapso da economia brasileira (link is external) .”, pondera na abertura do estudo, para depois elencar dados reais da inflação, condições de emprego e renda, dívida líquida e bruta do setor público, dívida interna e investimentos.

Escalada na “crise ucraniana” orquestrada: Washington quer guerra

Imagem
24/7/2014,  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy Washington Is Escalating the Orchestrated Ukrainian “Crisis” to War Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO Lucro                             Mortes EUA: Guerra, um caso de amor! Apesar da conclusão da inteligência dos EUA de que não há provas do envolvimento da Rússia na destruição do avião da  Malaysia Airlines  e de todos que estavam a bordo, Washington está escalando a crise e empurrando-a diretamente na direção da guerra. 22 senadores dos EUA apresentaram ao 113º Congresso, 2ª Sessão, um projeto de lei, “S.2277”, “[para] Impedir novas agressões russas contra a Ucrânia e outros estados soberanos na Europa e Eurásia e outros objetivos”. O  projeto de lei  está hoje em análise na Comissão de Relações Exteriores.