Postagens

Mostrando postagens de julho 18, 2014

A esquerda e a direita segundo Ariano Suassuna

Imagem
Ariano Suassuna, reproduzido da página do MST Não concordo com a afirmação, hoje muito comum, de que não mais existem esquerda e direita. Acho até que quem diz isso normalmente é de direita. Talvez eu pense assim porque mantenho, ainda hoje, uma visão religiosa do mundo e do homem, visão que, muito moço, alguns mestres me ajudaram a encontrar. Entre eles, talvez os mais importantes tenham sido Dostoiévski e aquela grande mulher que foi santa Teresa de Ávila.

COMO EVITAR O GOLPE DAS PESQUISAS

Imagem
Contemple o copo cheio O  Conversa Afiada  reproduz artigo do professor  no novo e valioso site  Brasil Debate : O QUE OS NÚMEROS DAS PESQUISAS ELEITORAIS TAMBÉM REVELAM Ao contrário do que as manchetes da grande mídia afirmam, os números das intenções de voto, considerando as seis pesquisas feitas pelo Datafolha esse ano, é impressionantemente estático. Isso apesar do ataque sistemático sofrido pelo governo Dilma, acusado de má gestão, desmando e corrupção

Haddad ao El País: “Sou mais cobrado por um ano e meio do que o governo do estado por vinte”

Imagem
“Sou mais cobrado por um ano e meio do que o Governo do Estado por vinte”, provocou o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) em entrevista ao jornal  El País (link is external)  no último dia 22. Haddad se refere à pesquisa feita pelo Datafolha (link is external) , que mostra que a avaliação negativa de seu governo foi de 36% para 47%.  Segundo análise do  El País , parte dessa rejeição se deve à pouca "aceitação (do PT) no principal estado do país, visto como bastião da elite conservadora, refratária à imagem do sindicalismo de Lula", além disso, o jornal cita uma suposta crítica do próprio partido à maneira como o prefeito se comunica com a população. “Temos uma questão a resolver, que é como fazer o cidadão perceber [que a cidade está mudando]”, admite o prefeito.

Colapso do Governo agrava crise na Ucrânia

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   24/07/2014 - 17:22   (actualizado às  18:04 ) Coligação governamental desmorona-se com a saída dos partidos Udar e Svoboda. Primeiro-ministro apresenta demissão e afirma que foi cometido um "crime moral e político". Arseni Iatseniuk criticou os deputados por não aprovarem leis importantes  ALEX KUZMIN/REUTERS A pressão na Ucrânia para a escolha de um novo Parlamento e um novo Governo teve finalmente os seus efeitos sobre o executivo de transição, escolhido para liderar o país depois da queda do Presidente Viktor Ianukovich, em Fevereiro. A coligação desmoronou-se nesta quinta-feira e o primeiro-ministro, Arseni Iatseniuk, apresentou a demissão, em rota de colisão com o Presidente Petro Poroshenko. Esta sucessão de acontecimentos deverá levar à marcação de eleições antecipadas pelo actual Presidente, que recebeu com agrado o anúncio da saída da coligação dos partidos Udar (de centro-direita e pró-europeísta) e Svoboda (direita nacionalista).

Israel, o menino arrogante por conta do grande irmão

Imagem
Autor: Fernando Brito O Brasil sempre cultivou as melhores relações com Israel. Foi, aliás, um brasileiro que presidiu a criação de seu Estado, Oswaldo Aranha. Nunca partiu de nosso país um ato sequer de agressão diplomática contra o estado israelense e se algo o Brasil fez foi participar das decisões da Assembléia-Geral da ONU que, há mais de 30 anos e sem sucesso, pedem o reconhecimento dos direitos dos palestinos.

Falta de solução da crise palestina ameaça a paz mundial

Imagem
publicado em 24 de julho de 2014 às 20:56 O que está em jogo na Faixa de Gaza Em artigo exclusivo a Opera Mundi, Marco Aurélio Garcia defende condenação de ofensiva israelense por parte do governo brasileiro Marco Aurélio Garcia, no  Opera Mundi Esta nota estará seguramente desatualizada quando for publicada. Mais de setecentos palestinos – grande parte dos quais mulheres, crianças e anciãos – foram mortos nos bombardeios das Forças Armadas israelenses na Faixa de Gaza desde que, há duas semanas, iniciou-se uma nova etapa deste absurdo conflito que se arrasta há décadas. A invasão do território palestino provocou também mais de 30 mortos entre os soldados de Israel.

Alckmin gasta cerca de R$ 7 milhões em "fabricação" de chuva

Imagem
Má gestão tucana na Sabesp gerou crise em abastecimento As represas de São Paulo estão passando pela maior seca da história. A falta de chuva, somada ao descaso com a água e o tratamento de esgoto em 20 anos de administrações tucanas podem deixar milhares de paulistanos sem abastecimento nos próximos meses.

PF precisa investigar aeroporto feito por Aécio: 60kg de cocaína foram apreendidos ao lado.

Imagem

Alckmin não repassou verba federal para a Santa Casa, diz ministro da Saúde

Imagem
Por:  Helena Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O ministro da Saúde, Arthur Chioro,afirmou que o governador de São Paulo  Geraldo Alckmin (PSDB) deixou de transferir para Santa Casa de São Paulo R$ 74,7 milhões que haviam sido repassados pela pasta no período entre janeiro de 2013 e maio deste ano. "Há uma tentativa de partidarizar o problema. Talvez as afirmações do governador sejam uma maneira de transferir para o ministério a responsabilidade sobre a crise", disse.

Minas Gerais é um imenso Maranhão?

Imagem
Montagem R 7 Por Renato Rovai, em seu  blog : O Maranhão foi transformado nos últimos anos pela mídia no lugar mais corrupto do país, onde não há limite entre o público e o privado. Há muito de verdade nesta tese. Afinal, a oligarquia Sarney, que governa há 50 anos o estado, é símbolo do uso da máquina pública, do controle da mídia e dos órgãos de fiscalização. Até os prédios públicos mais importantes têm Sarney no nome. Mas o Maranhão não é uma ilha em meio a um Brasil republicano em que a esfera pública e privada são respeitadas. E talvez o melhor exemplo disso seja Minas Gerais.

A moral do Merval

Imagem
Autor: Fernando Brito O acadêmico Merval Pereira, em sua coluna de hoje, torna-se o terceiro “ex-ministro” do STF a dar parecer pela regularidade da desapropriação por Aécio Neves de um trecho da fazenda de seu tio Múcio Tolentino para a construção de uma pista de pouso a apenas seis quilômetros da fazenda a qual o presidenciável tucano chama de “meu Palácio de Versalhes”.

NEM ATAULFO MERVAL ABSOLVE O ARROCHO

Imagem
Merval tenta, mas diz que aeroporto é uma pedra no sapato O  Conversa Afiada  reproduz convincente e irrefutável defesa do Ataulfo Merval (*) do aeroporto  do Titio. O  Conversa Afiada  recomenda que Arrocho Neves demita o  Big Ben de Propriá e o Carlos Velloso  e contrate o Ataulfo de parecerista. Mas, segundo o próprio advogado de defesa, “na imaginação das pessoas fica que houve mutreta”. É o que se ouve na CBN que faz mutreta com notícia.

Talvez você seja um experimento de Popper. Talvez a Raquel de “Blade Runner”

Imagem
21/7/2014,  [*] Camille Helena Claudel  − Café História Publicado inicialmente no  Blog do Café História Texto enviado pela autora  Ilustrações: redecastorphoto e autora                        POSTADO POR  CASTOR FILHO Praça Tahrir, Egito e a Primavera Árabe (11/2/2013) Quando ocorreram as trágicas, (agora sabemos devido ao retrocesso e condenações à morte) jornadas da primavera árabe, fui tomada por um senso de déjà vu , confesso. Durante minha estada na Europa, tive a oportunidade de conviver com vários ucranianos e outros imigrantes, seja em instituições de ensino ou ajuda humanitária. Perguntados sobre a vida em seu país, reportavam-me uma realidade dura e as novidades no lado da União Europeia (UE) eram consideradas a certeza de uma vida melhor.  

Folha não quer que seca vire “assunto de elevador”. Por isso não mostra o poço?

Imagem
Autor: Fernando Brito A Folha de S. Paulo, hoje,  em editorial , alerta o Governador Geraldo Alckmin que a falta d’água, em São Paulo, corre o risco de virar “conversa de elevador” e, assim, influir na preciosa votação tucana na paulicéia. O temor do jornal é o de que “o tucano corre o risco de ver paulistas debatendo o voto no elevador”. De elevador, não sei se vira, mas de bar, já virou, como mostra reportagem do Estadão  sobre os bares da badalada Vila Madalena estarem servindo bebidas em copos plásticos pela impossibilidade de, sem água à noite, lavarem os de vidro.

Alemanha e EUA: distanciamento sem precedentes

Imagem
Dia 10 de julho, o governo alemão exigiu a imediata saída do país do chefe da missão da CIA-EUA em Berlim. Não é exigência absolutamente inusual, mesmo entre aliados ostensivos. Inusual é que a expulsão tenha sido anunciada publicamente com barulho máximo. O que explicará o que para alguns já é “um distanciamento sem precedentes” nas relações entre EUA e a República Federal Alemã Federal, sempre muito próximas desde 1945?   Em apenas um dia o assunto apareceu em dois espaços importantes: num editorial do  Los Angeles Times  e em reportagem da revista alemã  Der Spiegel . Os dois artigos são pessimistas quanto à possibilidade de o tal distanciamento poder ser ‘reparado’ rapidamente, se é que será possível alguma reparação.

Israel critica postura do governo brasileiro sobre conflito em Gaza

Imagem
Danilo Macedo - Repórter da Agência Brasil   Edição:  Talita Cavalcante Israel faz ofensiva por terra na Faixa de Gaza Atef Safadi/Agência Lusa/Direitos Reservados O governo de Israel criticou a postura do governo brasileiro de convocar o embaixador em Tel Aviv para consultas e a publicar duas notas, em uma semana, considerando inaceitável a escalada da violência entre Israel e Palestina. No texto divulgado ontem (24), o Brasil “condena energicamente o uso desproporcional da força” por Israel na Faixa de Gaza. Em comunicado à imprensa, o Ministério das Relações Exteriores de Israel, por meio do porta-voz, Yigal Palmor, manifestou “desapontamento” diante da convocação do embaixador brasileiro. “Israel manifesta o seu desapontamento com a decisão do governo do Brasil de retirar seu embaixador para consultas. Esta decisão não reflete o nível das relações entre os países e ignora o direito de Israel de se defender. Tais medidas não contribuem para promover a calma e a estabi

Luis Nassif: A farsa das denúncias de uma só testemunha

Imagem
Luis Nassif   Vamos combinar o seguinte: denúncia baseada em uma testemunha oral, sem o reforço de provas, é farsa, até prova em contrário. Repito: é farsa, até prova em contrário utilizada usualmente pela imprensa, redes sociais e agora entrando na seara do Judiciário. Quem pratica farsa é farsante. E o ônus de provar que não é farsante é de quem recorre a esse tipo de denúncia.   Analisem-se alguns casos recentes:

O despreparo de Aécio para lidar com as asperezas da vida

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ninguém disse que ia ser fácil Criança mimada, quando exposta às asperezas da vida, sofre em dobro. O mesmo vale para político mimado. Até há pouco tempo, Aécio viveu no mundo superprotegido de Minas Gerais. Jamais foi exposto pela mídia local, dependente dos anúncios do governo, a embaraços e a enfrentamentos. Isto o poupou de aborrecimentos, é certo. Mas o deixou absolutamente despreparado para lidar com outras coisas que não sejam tapinhas nas costas de repórteres.

PSDB COMEÇA A QUERER CERRA

Imagem
Chuva morro abaixo, fogo morro acima e traição em política … O  Conversa Afiada  reproduz mensagem do  Goiás Século 21 (@goiasseculo21)  no Twitter: 24/07/14 11:00 Diretório Municipal do PSDB de Alvorada do Norte (GO), por maioria esmagadora, defendeu a substituição de Aécio Neves por José Serra.

Nova estação eleitoral: candidatos e seus estilos

Imagem
Política Wanderley Guilherme dos Santos Os estilos da nova estação eleitoral estão sendo apresentados em pré-lançamento para apreciação do consumidor especializado – os eleitores. Ao contrário dos preços exorbitantes das marcas em evidência destinadas ao 1% endinheirado, a decisão eleitoral é baratíssima: atenção à propaganda, tempo de transporte à seção onde vota e o esforço de apertar alguns botões. E pensar que quando toda essa história começou só aquele 1% desfilava e escolhia ao mesmo tempo, pois o direito de voto custava uma fortuna. Provavelmente os que julgam que a democracia representativa é uma fraude descendem em linha direta, antes, como agora, do 1% privilegiado. Antes, porque eram os fraudadores, hoje porque, com o voto secreto universal e digitalizado, não podem mais sê-lo. Há razões, portanto, para a variedade de estilos em desfile.

Tancredoporto de Cláudio também foi irregular. Mas 160 vezes mais barato que o Aecioporto

Imagem
 Autor: Fernando Brito Quem sai aos seus não degenera, diz o ditado. Ficamos sabendo, pelo Estadão, que a pista de terra que antecedeu o aeroporto asfaltado feito com dinheiro público para levar Aécio Neves à sua fazenda, no Município de Cláudio também foi feita com dinheiro público. Mais precisamente com dinheiro que Tancredo Neves transferiu do governo de Minas para seu cunhado (e prefeito) Múcio Tolentino abrir a pista de terra que havia antes ali.

Sobre políticos que agem como imperadores

Imagem
O povo está cansado de políticos que agem como imperadores Fátima Oliveira,  em O TEMPO  fatimaoliveira@ig.com  @oliveirafatima_ Eu só vejo vantagens em eleições. Gosto da época do pleito desde criança. Cresci vendo a muvuca das eleições em minha casa, nos grotões do Maranhão, lá em Graça Aranha, onde papai foi vereador duas vezes. Já relatei como mamãe era terrível em dia de eleição! Relembrem:

"Tudo que é vivo morre", dizia Ariano, que viverá para sempre

Imagem
A cachorra morreu. Cumpriu sua sentença. Encontrou-se com o último mal irremediável. Aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a Terra. Aquele fato sem explicação que iguala tudo que é vivo, que só rebanho de condenados. Porque tudo que é vivo, morre. (Chicó, em O Auto da Compadecida)

Comissão da Verdade: "Morte de Malhães apavorou muita gente"

Imagem
O ex-coordenador e membro da Comissão Nacional da Verdade (CNV), José Carlos Dias, disse que a morte do coronel Paulo Malhães “apavorou muita gente”, entre os depoentes da comissão. Dias e outros membros se reuniram nesta quarta-feira (23) com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti. O professor Titular de Ciência Política, Paulo Sérgio Pinheiro, ministra, Ideli Salvatti, e o advogado criminalista, José Carlos Dias, se reúnem na Comissão Nacional da Verdade (CNV). Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil “A coincidência daquela morte foi estranha e serviu de estímulo para que muitos se recusassem a falar, a comparecer. É o medo. Isso é muito significativo. Mas conseguimos saber muitas coisas e, cruzando com documentos, vamos apresentar um relatório substancioso”, disse Dias, sobre o relatório final da comissão que será apresentado em 10 de dezembro. A CNV começou, na segunda-feira (21), um mutirão para ouvir depoimentos de 41 agentes da

COMO PENSA A ELITE BRASILEIRA

Imagem
“A elite brasileira comprou o livro de Piketty, O Capital no Século 21. Não gostou. Achou que era sobre dinheiro, mas o principal assunto é a desigualdade” O  Conversa Afiada  reproduz excelente artigo de Antonio Lassance, da  Carta Maior: COMO PENSA A ELITE BRASILEIRA A elite brasileira comprou o livro de Piketty, O Capital no Século 21. Não gostou. Achou que era sobre dinheiro, mas o principal assunto é a desigualdade. A elite brasileira é engraçada. Gosta de ser elite, de mostrar que é elite, de viver como elite, mas detesta ser chamada de elite, principalmente quando associada a alguma mazela social. Afinal, mazela social, para a elite, é coisa de pobre.

Aécio construiu aeroporto em outra cidade que tem fazenda: Montezuma

Imagem
Cidade tem 7.500 habitantes, apenas 27% das residências atendidas por rede de esgoto e muitas ruas não têm ainda um asfalto como o da pista do aeroporto, feito com recursos do munícipio por Helena Sthephanowitz Não foi só a cidade de Cláudio (MG), onde o senador Aécio Neves (PSDB) tem propriedade rural, que teve aeroporto construído com critérios que mais atendem a conveniência privada da oligarquia política dos Neves da Cunha do que ao interesse público. A cidade de Montezuma, no norte do estado, também teve sua pista de pouso asfaltada quando o tucano era governador. A Perfil Agropecuária, empresa herdada pelo senador tucano, apropriou-se de 950 hectares de terras no município, que o estado de Minas Gerais considerava públicas, por meio de um polêmico processo de usucapião.

Violação de direitos humanos era política de Estado dos militares, diz CNV

Imagem
LAMARCA Aline Leal - Repórter da Agência Brasil   Edição:  Luana Lourenço O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Pedro Dallari, disse hoje (23), que o depoimento do ex-delegado da Polícia Civil do Espirito Santo, Cláudio Guerra, tomado nesta tarde, mostrou mais uma vez aos integrantes da comissão que a violação de direitos humanos era uma política de Estado do governo militar. Cláudio Guerra foi investigador da Polícia Civil do Espírito Santo e o responsável por dar fim a cadáveres de vítimas torturadas e mortas na Casa da Morte de Petrópolis, local criado pelo regime militar para torturar e assassinar presos políticos. Ele já havia reconhecido dez vítimas que, na década de 1970, levou no porta malas de carros para serem incineradas na Usina de Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Vitória do Hamás reduz a cacos a posição de Netanyahu−EUA

Imagem
22/7/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Hamas Win Leaves Netanyahoo and U.S. Position In Shambles ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO Localização do aeroporto Ben Gurion O Hamás acaba de alcançar grande vitória. As empresas norte-americanas de aviação  Delta ,  USAir  e  United Airlines  suspenderam por tempo indeterminado os voos de e para Israel. Isso, depois que um foguete lançado de Gaza explodir perto do aeroporto Ben Gurion em Telavive. Depois que o MH-17 foi derrubado na Ucrânia, a sensibilidade a possíveis problemas em voos aumentou dramaticamente. Nenhuma empresa quer ser a próxima a perder uma aeronave por causa de um ou mais mísseis errantes pelo céu.

Micro e pequenas empresas já respondem por 27% do PIB

Imagem
Estudo divulgado hoje (23), realizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Sebrae, revela que, em dez anos, os valores de produção gerados por micro e pequenas empresas do Brasil saltaram de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões, crescimento de  316%. São cerca de 9 milhões de empresas que respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), em uma evolução constante. Para ter uma ideia, em 1985 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) calculava em 21% essa participação, passou para 23,2% em 2001 e, em 2011, atingiu  27%.

Aeroporto de Cláudio custou quase oito vezes mais que o padrão de obras iguais em Minas

Imagem
Autor: Fernando Brito Ao anunciar o “pacote” de obras do qual fazia parte o asfaltamento da pista do Aeroporto de Cláudio, o governo de Minas Gerais anunciou também a pavimentação de estradas no interior do estado, que tinham piso de cascalho, exatamente como o da pista que existia antes na fazenda de seu tio. Eram 295, 2 km de estradas, a um custo de R$ 96,6 milhões. Como está detalhadamente registrado aqui  na página do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais  (devidamente salva, para o caso de retirarem-na do ar).

Urariano Mota: Ariano Suassuna, nacionalista e popular

Imagem
Em sua coluna Prosa, Poesia e Política, o jornalista e escritor pernambucano, Urariano Mota, fala sobre a importância de Ariano Suassuna para o Brasil. Por Ramon de Castro, para a  Rádio Vermelho   Confira o depoimento de Urariano Mota abaixo e no final do texto o áudio na íntegra: Ariano Suassuna, pelo menos há mais de 30 anos, esteve sempre em pleno exercício da glória. Contrariando o adágio de que ninguém é profeta em sua terra, Suassuna é, foi querido em Pernambuco, na Paraíba, no Brasil e no mundo. Sem deixar Pernambuco. Sem deixar o bairro de Casa Forte, onde morava. Ainda a semana passada em Garanhuns, no Festival de Inverno da cidade do interior de Pernambuco, para ouvi-lo as filas dobravam esquinas, ou quarteirões, como se chamam em São Paulo.

M. Officer é acusada de se beneficiar de escravidão.

Imagem
        Por conta das longas jornadas prolongadas, um dos  oito costureiros resgatados costurando para a M. Officer  improvisou um assento mais macio colocando uma toalha como apoio. No chão, roupa com a etiqueta da grife. Foto: Daniel Santini Por Daniel Santini, no site  Repórter Brasil : O Ministério Público do Trabalho ajuizou Ação Civil Pública cobrando a responsabilização da M5, empresa detentora da marca M. Officer, pelo emprego sistemático de trabalho escravo em sua cadeia produtiva. Os procuradores Christiane Vieira Nogueira, Tatiana Leal Bivar Simonetti e Tiago Cavalcanti Muniz, que assinam a peça, pedem que a empresa seja condenada a pagar R$ 10 milhões, sendo R$ 7 milhões como danos morais coletivos por submeter pessoas a condições degradantes e jornadas exaustivas, e R$ 3 milhões pela prática do que classificam como dumping social, ou seja, a subtração constante de direitos trabalhistas como forma de se obter vantagens em relação a concorrentes. A ação pede que o v

Haddad e a autofagia brasileira com seus talentos

Imagem
Luis Nassif A campanha encetada contra o prefeito de S ão Paulo Fernando Haddad é a prova incontestável de como o país gosta de devorar seus principais ativos intelectuais. Haddad n ão é apenas prefeito de São Paulo, eleito pelo PT. Provavelmente é o melhor quadro público que o país produziu nas últimas décadas. Seu trabalho técnico e político à frente do MEC (Ministério da Educação) mostra uma visão de futuro e uma capacidade de formulação inédita na administração pública brasileira - federal ou de qualquer estado.

Ariano Suassuna: 'O problema fundamental, antes do educacional, é o da fome'

Imagem
                                                                                              Lello Santanna Em entrevista concedida em 2007, Ariano Suassuna fala de livros lidos e escritos, de professores marcantes e dos conflitos entre o Brasil real e o oficial Por Livia Perozim Às 9h30 da manhã, o calor já maltrata em Afogados da Ingazeira, sertão pernambucano. O lugar mais fresco e silencioso para conversar com o escritor Ariano Suassuna é na varanda do quarto onde ele está hospedado com sua mulher Zélia, primeira namorada, mãe de seus seis filhos e companheira fiel de suas viagens pelo Brasil. Está ali como secretário de Cultura de Pernambuco e vai apresentar, no início da noite, sua célebre  aula-espetáculo , que reúne dança e música armorial, uma confluência de arte erudita e popular. Ele e a sua trupe de bailarinos,  cantores e músicos moram no Recife e estão percorrendo todo o estado. De Afogados, seguirão para outras duas cidades sertanejas, Salgueiro e Belém do São

A carta dos soldados israelenses que se recusam a lutar em Gaza

Imagem
por :   Kiko Nogueira O serviço militar israelense é obrigatório para homens e mulheres. Movimentos de resistência são comuns. O primeiro caso conhecido é de 1954, quando um advogado, Amnon Zichoroni, pediu para ser dispensado por ser pacifista. Em 2004, cinco pessoas foram condenadas a um ano de prisão por não se alistarem. Em março, sessenta jovens entre 16 e 19 anos escreveram um manifesto destinado ao primeiro ministro Binyamin Netanyahu em que diziam  recusar o alistamento pois se opunham à ocupação dos territórios da Palestina. Agora, são 51 soldados que se levantaram contra as Forças de Defesa, alguns deles na reserva.