Postagens

Mostrando postagens de julho 9, 2014

Maior rede social da Rússia, VKontakte, cresce no Brasil – graças ao Google

Imagem
Por  Abner Santana   @teciber   Como o Orkut, do Google marcha para a guilhotina,  VKontakte  (VK) é acolhedor demais para os usuários da rede social, e está com os braços abertos. Orkut já foi a maior rede social no Brasil, até que o Facebook ultrapassou-o em janeiro 2012 Desde então, seu desligamento era iminente. Depois de operar por dez anos, o Google anunciou planos para acabar com o site há duas semanas. Mas o restante da base de usuários do Orkut não está em busca de refúgio no Google+, e nem estão se juntando ao Facebook pelo menos, é o que sugere VK em um anúncio de comemoração divulgado hoje.

Líderes do Brics querem reforma no Conselho de Segurança da ONU

Imagem
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Agência Brasil A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (15) que os integrantes do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) concordam que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) precisa de uma reformulação.

O suicídio político dos que apostaram contra a Copa

Imagem
Por Eduardo Guimarães No Blog da Cidadania Teve Copa e teve final da Copa, apesar dos grupos políticos (de esquerda e direita) que tentaram sabotar o evento e que, por resolverem simplesmente tratar a opinião pública como idiota, protagonizaram um dos maiores fiascos políticos da história recente. Um fiasco cujo preço será pago por eles nas próximas eleições. Ironicamente, dois extremos do espectro político se uniram, tacitamente, contra a realização do maior evento esportivo do planeta. Direita e ultraesquerda, cada uma a seu modo, tentaram sabotar aquele evento e se deram muito, muito, mas muito mal mesmo, como se verá adiante.

O Banco dos Brics não é o “FMI dos pobres”.

Imagem
Autor: Fernando Brito Há muito pouca informação sobre o papel que terá o banco criado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Os papéis, melhor dizendo. O primeiro deles é ser um banco de desenvolvimento, para financiar projetos de volume e maturação que passem dos limites dos bancos de desenvolvimento locais ou de outros países em desenvolvimento que a eles se apresentem como candidatos ao crédito. E fazê-lo de forma que beneficie os parques produtivos, tecnológicos e de prestação de serviços dos próprio Brics. E, até mesmo, a venda de matérias primas, em acordos que envolvam grãos, petróleo, minérios.

Para blindar Alckmin, mídia encobre greve nas universidades

Imagem
Alckmin não aceita negociar com as entidades sindicais e a greve já dura 40 dias por  Altamiro Borges,  em seu blog Os professores e servidores das universidades públicas de São Paulo estão em greve há 40 dias. Eles reivindicam aumento de salário e maiores investimentos no setor. O governador Geraldo Alckmin, porém, não aceita negociar com as entidades sindicais da categoria e ainda sinaliza que deseja privatizar as instituições de ensino.

Que lástima! Jogadores alemães jogam fora patrimônio da Copa

Imagem
Podem ter tomado muita coisa. Mas o que veio à tona é horrível. É sinal de que a taça não está em boas mãos. Caiu nas velhas mãos do racismo alemão. Flávio Aguiar Foi triste. Muito triste. A comemoração era legítima. O orgulho do povo também. A Alemanha conquistara a 4ª. Copa do Mundo. Com um desempenho de equipe brilhante. Poderia ter sido melhor, mas foi o melhor. Deu um baile no Brasil e teve uma vitória sofrida contra a Argentina na final. Ergueram a taça, levaram o caneco pra casa. Aí desandou. ( VEJA AQUI O VÍDEO )    500 mil pessoas estavam em Berlim, para a comemoração. Desde a manhã, as ruas estavam tomadas, sobretudo entre o aeroporto de Tegel e o Portão de Brandenburgo, onde haveria o evento oficial.

A Globo faz parte de um mundo que não existe mais.

Imagem
JN BOICOTA BRICS Telejornal (sic) abre com PCC O jn boicotou a  prestação de contas da Dilma e do Ministério  sobre o sucesso da Copa das Copas. Deu mais espaço ao Agripino, coordenador do Arrocho, e que, só agora, elogia o Bolsa Família. Para a Globo, a Urubóloga e o faustinho,  como demonstra Haroldo Lima , ainda não houve Copa.

Compartilhar a cama é o maior fator de risco para morte infantil

Imagem
AFP Compartilhar a cama é o maior fator de risco de morte súbita infantil, particularmente entre bebês muito pequenos, afirmaram  cientistas  americanos nesta segunda-feira. De acordo com artigo publicado no jornal "Pediatrics", 69% dos bebês falecidos subitamente compartilhavam o local onde dormiam com outra pessoa quando faleceram. As descobertas se basearam em dados oficiais referentes a 8.207 mortes de crianças relacionadas com o sono em 24 estados americanos entre 2004 e 2012.

Sobre o artigo em que Mino Carta declara apoio a Dilma

Imagem
por :   Paulo Nogueira Nada a objetar Causou um certo alarido dias atrás, na comunidade jornalística, um texto de Mino Carta em que ele declarava apoio a Dilma. Com sua habitual elegância estilística, Mino ponderou que fatalmente as duas candidaturas oposicionistas mais fortes atrairão o que existe de mais reacionário no país. Mino falou, especificamente, dos barões da imprensa. Mas é claro que a lista dos interessados em que o relógio volte, e com ele antigos privilégios e velhas mamatas, vai muito além.

Gleisi: Curitiba está pronta para sediar jogos de futebol na Olimpíada 2016

Imagem
Imprensa Gleisi Os bons resultados alcançados como uma das cidades-sede da Copa do Mundo do Brasil credenciam Curitiba a sediar jogos de futebol na Olimpíada de 2016. Este é o entendimento da senadora Gleisi Hoffmann, candidata ao governo do Estado pela coligação Paraná Olhando pra Frente, que aposta que a iniciativa tem potencial para atrair ainda mais turistas para o Paraná, movimentando a economia com geração de empregos e renda. "Vou conversar com o prefeito Gustavo Fruet para levarmos alguns jogos de futebol da Olimpíada para Curitiba. Com Estado e prefeitura em colaboração, podemos ter um desempenho ainda melhor do que na Copa, que já foi bom", disse a senadora.

Agora não vai ter “fair-play”

Imagem
Autor: Fernando Brito Se você achava que o jogo sucessório já vinha sendo marcado por caneladas e entradas duras, prepare-se. Não haverá fair-play A campanha eleitoral terá o tom da arquibancada VIP do Itaquerão. E a tendência, não importa o que queira Dilma Rousseff, será a de uma agressividade antigoverno que vai beirar a histeria. A posição da Presidenta da República, numa campanha com este “baixo nível” é muito difícil.

A fonte de poder do latifúndio da informação

Imagem
Para avançar em seu processo de mudanças, rumo a uma democracia madura, o país requer uma 'reforma agrária' no sistema de mídia. As empresas resistem, mas há profissionais dispostos por lalo leal Em aula recente, na Escola de Governo de São Paulo, ilustrei o tema da padronização das informações oferecidas pela mídia com manchetes idênticas estampadas pelos três jornalões brasileiros (Globo, Estadão e Folha). O tema era a fala do ex-presidente Lula no Encontro Nacional de Blogueiros. De um discurso de mais de uma hora, com análises da conjuntura, aqueles e outros veículos, como Correio Braziliense, O Dia, Exame e o portal G1, resolveram destacar, de forma truncada, uma referência do ex-presidente à forma do torcedor chegar aos estádios de futebol.

Israel: prossegue o GENOCÍDIO, por etapas, no gueto de Gaza

Imagem
13/7/2014,  [*] Ilan Pappé ,  The Electronic Intifada “ Israel’s incremental genocide in the Gaza ghetto ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Gaza, a visão do NAZISSIONISMO GENOCIDA Em  artigo de setembro de 2006  para  The Electronic Intifada ,   defini a política israelense para a Faixa de Gaza como genocídio por etapas. O assalto contra Gaza que Israel comete hoje indica, desgraçadamente, que essa política não mudou. A expressão ajuda a ver que a ação bárbara dos israelenses – em 2006, como hoje – faz-se por passos, em contexto histórico mais amplo. É preciso insistir sempre sobre esse contexto, porque a máquina de propaganda israelense só faz repetir e repetir uma mesma narrativa, como se as políticas israelenses acontecessem fora de qualquer contexto; e converte o pretexto que encontrem para cada nova onda de destruição, em alguma espécie de principal ‘justificativa’ para ondas de assassinato in

Barbárie em Gaza: A condenação já é universal

Imagem
Página 12 O Conselho de Segurança das Nações Unidas, líderes de países árabes e organizações que pedem a paz no Oriente Médio condenaram a violência do exército israelense em Gaza e ressaltaram as conseqüências que a operação militar tem sobre a vida de civis inocentes. “O Conselho de Segurança expressa sua séria preocupação pela crise de Gaza e a proteção e o bem-estar dos civis de ambos os lados”, assinalou o órgão máximo de decisões das Nações Unidas em uma breve declaração lida pelo seu atual presidente, o embaixador ruandês Eugene Richard Gasana.

Pepe Escobar: “Assistam ao Califa desmoronante”

Imagem
8/7/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Watch this caliph rip ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO "O Califa": Dr. Ibrahim al-Badri de Samarra;  ou  Abu Bakr al-Baghdadi; ou ainda  Abu Dua, Ibrahim bin Awad bin Ibrahim Al-Badri Al-Radawi Al-Husseini Al-Samarra'i Quer dizer então que “O Califa”, agora, é  superstar  global! Desde que o Dr. Ibrahim al-Badri de Samarra, clérigo sunita menor que está incorporando um califa neomedieval de nome Abu Bakr al-Baghdadi, apareceu no púlpito de pedra de uma mesquita em Mosul, no início do Ramadã, a vida do “astro” é perfeita roda-vida. Lá estava, fazendo o comercial de negociata transnacional – dos subúrbios de Aleppo a Mosul (e anúncio de mais terras a serem tomadas). Ele dirigiu e montou seu próprio vídeo – dele, só dele, cantoria monótona, monocórdica, e vestindo uniforme de gala dos Homens de Preto.  Acabou com a oposição

Só os turistas vêem o sucesso da Copa?

Imagem
 Autor: Fernando Brito

Chomsky: Barbárie em Gaza

Imagem
O bloqueio, os ataques selvagens, tudo isso vai continuar enquanto for apoiado por Washington e tolerado pela Europa - para nossa vergonha infinita. Noam Chomsky Às três da madrugada (horário de Gaza), de 9 de julho, durante o último exercício de selvageria de Israel, recebi um telefonema de um jovem jornalista palestino em Gaza. Ao fundo, podia ouvir o lamurio do seu filho pequeno, entre sons de explosões de jatos, atirando sobre casas e sobre qualquer civil que se mova. Ele acabava de ver um amigo, num carro claramente identificado como "imprensa", voar pelos ares. E ouvia gritos ao lado da sua casa, após uma explosão — mas não podia sair, ou seria um alvo provável.   É um bairro calmo, sem alvos militares – exceto palestinos, que são presas fáceis para a máquina militar de alta tecnologia de Israel, abastecida pelos Estados Unidos.   Ele contou que 70% das ambulâncias tinham sido destruídas e, até àquele momento, mais de 70 pessoas [o número subiu para 120 na s

Papa quer encontrar "soluções" para o celibato na Igreja

Imagem
PÚBLICO   Francisco reconhece que este é uma questão problema que, mesmo não sendo urgente nem grave, a Igreja deve discutir. O Papa Francisco na oração do Angelus deste domingo  FILIPPO MONTEFORTE/AFP O Papa Francisco reconheceu, numa conversa com o fundador do jornal italiano  La Reppublica , que a Igreja deve ponderar o celibato obrigatório dos padres, uma questão que não considera urgente mas para a qual quer encontrar “soluções”. Foi já a terminar o seu terceiro encontro com Eugenio Scalfari, fundador do jornal e ateu convicto, que Francisco falou sobre um dos temas que, de forma regular, desponta no debate entre católicos, sem que o Vaticano alguma vez tenha aceitado abrir uma discussão.

Brics: um ensaio de Bretton Woods no Ceará?

Imagem
A expectativa é de que se oficialize nesse encontro, em Fortaleza, a criação de um fundo de reservas contingente, com valor inicial de US$ 100 bilhões. Da Redação da Carta Maior O economista Paulo Nogueira Batista Jr, diretor executivo do Brasil e de mais dez países no FMI, costuma dizer que se tudo der certo na Cúpula de líderes dos Brics, que se reúne nesta terça-feira, em Fortaleza, a capital cearense passará à história como um ensaio de Bretton Woods do século XXI. A expectativa é de que se oficialize nesse encontro a criação de um fundo de reservas contingente, com valor  inicial de US$ 100 bilhões (US$ 41 bilhões da China; Brasil, Rússia e Índia, com US$ 18 bilhões cada; e a África do Sul, com US$ 5 bilhões). Trata-se de uma subscrição virtual, uma espécie de pacto de ajuda mútua. 

Vídeo que acusa Dilma de racismo na Copa foi editado; corta o aperto de mão do jogador negro da Alemanha

da  página de O Lado Sujo do Futebol no Facebook  Abaixo, o vídeo original, sem cortes Abaixo, o vídeo criminosamente editado

Mais Médicos: O novo documentário do DCM

Imagem
Postado em   14 jul 2014 por :   Alice Riff Minas Gerais recebeu 1235 profissionais do Mais Médicos para trabalhar em atenção básica, distribuídos em 78 municípios. O Governo Federal conseguiu enviar todos os profissionais solicitados pelas prefeituras do estado. Com eles, 4,2 milhões de mineiros serão beneficiados. O DCM foi a três cidades da região metropolitana de Belo Horizonte — Juatuba, Timóteo e Ribeirão das Neves — para ver de perto o desenvolvimento programa.

Documentário “Crianças pobres nos EUA” – é isso o que querem copiar?

Imagem
Por Eduardo Guimarães É ano eleitoral no Brasil. Desse modo, os brasileiros têm menos de 3 meses para tomar uma decisão que afetará suas vidas por muito tempo. Muitos de nós, inclusive, poderão não viver mais tempo do que durarem os efeitos que tal decisão eleitoral irá gerar, pois o mandato de um presidente gera efeitos para bem além dos seus quatro anos de duração. Refletir sobre a escolha do próximo presidente da República e dos parlamentares do Congresso Nacional, porém, é o que menos querem os grupos que pregam voto nulo ou em branco ou que estimulam que essa escolha seja feita com base em sentimentos pouco racionais como raiva ou desprezo.

Cesar Maia e mais 34 têm a candidatura impugnada no Rio

Imagem
Terra A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro impugnou o registro da candidatura do vereador do Rio Cesar Maia (DEM) ao Senado. O ex-prefeito da capital carioca e mais 34 candidatos tiveram a candidatura contestada com base na Lei da Ficha Limpa. 

Você sabe qual é o verdadeiro programa da direita para o Brasil?

Imagem
O verdadeiro programa da direita por Silvio Caccia Bava, sugerido pelo Rodrigo Carvalho É um exercício de juntar as partes e buscar compreender esse discurso, que agora se torna raivoso, de uma direita que está presente no espaço público e nos estádios de futebol e já disputa as eleições, com as armas que tem. Vale tudo para tirar o PT do governo. Seu maior poder é o controle da mídia. É por meio dela que a direita disputa a opinião pública e impõe sua visão de mundo. A internet muda um pouco esse estado de coisas, permitindo a expressão da pluralidade e o questionamento da realidade. Mas ela não tem o poder da TV. Mais de 95% dos domicílios brasileiros têm televisão. E seus moradores, todos os dias, passam horas assistindo a uma variedade de programas, aliás, não tão variados assim.

O cassino do 1% é o navio das tormentas

Imagem
Os capitães da economia capitalista global parecem não sabem de algo importante: o navio leva a tormenta em suas entranhas. Alejandro Nadal Durante as vinte e quatro horas de todos os dias do ano, o impressionante comboio dos fundos de investimento cruza os mares financeiros do mundo procurando oportunidades para seus investimentos. Mas, em todos os portos, existem problemas e as recompensas não são muito atraentes.

A nota de Blatter para Copa é porque pegaram os cambistas “padrão Fifa”?

Imagem
Autor: Fernando Brito Joseph Blatter deu “nota 9,25″ para a Copa no Brasil. Acho que  aplicou  um “desconto” por causa da revelação de que um grande amigo da cúpula da entidade tinha um esquema de cambismo de ingressos de cortesia. Porque, no resto, a organização da Copa superou todas as expectativas. Os aeroportos registraram um movimento de 16 milhões de passageiros na Copa, média de 516 mil por dia.

Beto Richa desrespeita a lei eleitoral já no inicio da campanha.

Imagem
Do  Imprensa Gleisi A Justiça Eleitoral condenou o candidato à reeleição, governador Beto Richa, e seu partido (PSDB) ao pagamento de multa de R$ 5 mil cada, por propaganda antecipada durante a convenção partidária realizada no último dia 29. De acordo com a legislação eleitoral, a campanha só está autorizada 90 dias antes da eleição – neste ano, a partir do dia 5 de julho. A decisão da Justiça Eleitoral atende o pedido da coligação Paraná Olhando Pra Frente, que tem a senadora Gleisi Hoffmann (PT) como candidata ao governo do Estado. “Outdoor fixado em frente ao local da convenção (Paraná Clube) exibia o nome e o número do candidato, além de já antecipar a identidade visual da campanha. Já na largada, isso provoca desequilíbrio na disputa”, explica o coordenador jurídico da campanha Gleisi Hoffmann, Luiz Fernando Pereira.

Agenda internacional para a semana de 13 a 20 de julho de 2014

Imagem
Continua o ataque de Israel em Gaza. O bombardeio aéreo e naval causou até a 2ª. feira pela manhã 166 vítimas fatais sendo que de 15 a 30 são crianças. Flávio Aguiar Israel e Faixa de Gaza Continua o ataque de Israel em Gaza. O bombardeio aéreo e naval causou até a 2ª. feira pela manhã 166 vítimas fatais sendo que de 15 a 30 são crianças, de acordo com diferentes fontes, e 19 mulheres. O Hamas continua o lançamento de foguetes, tentando atingir até a capital Tel Aviv. A desproporção de forças é enorme, e Israel ameaça uma invasão terrestre a qualuer momento.

DIlMA, FELIPÃO E OS ELOGIOS DE AÉCIO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Se Dilma falou em "padrão-Felipão", Aécio definiu o técnico como "leal", "transparente", elogiando postura de quem coloca "Brasil em primeiro lugar" A oposição entrou na campanha presidencial com uma questão intrigante: será possível arrancar alguns votinhos de Dilma Rousseff procurando associar a presidenta ao desempenho da Seleção na Copa?

O candidato oculto

Imagem
Há um candidato oculto trabalhando em tempo integral pela derrota progressista em outubro. Tarso Genro identificou-o como a Internacional do Capital Financeiro por: Saul Leblon   Terminada a Copa do Mundo a presença recorrente do  noticiário negativo  sobre a economia brasileira  volta  a dominar as manchetes e escaladas da emissão conservadora. O país , de fato, tem problemas estruturais a debater. A engrenagem econômica se ressente de mortífera sobrevalorização cambial. Ela inibe exportações e transfere demanda para o exterior.

A volta de George Orwell e a Guerra do “Grande Irmão”

Imagem
Sobre Israel, Ucrânia e Verdade 11/7/2014,  [*] John Pilger  –  Blog de John Pilger “ The return of George Orwell and Big Brother’s war on Palestine, Ukraine and the truth ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   É. Você tem a comprovação empírica do fracasso neoliberal. Mas são eles que persistem e dão as cartas no xadrez global. Vivemos um colapso do neoliberalismo, mas sob o tacão dos neoliberais: a pasmaceira política [e futebolística, é claro!] no Brasil, é reflexo desse paradoxo.  [11/6/2014, redecastorphoto,  Maria da Conceição Tavares: “Resistir para avançar. O resto é arrocho” ]  A imprensa-empresa em ação! Outra noite, assisti a  1984 , de George Orwell, apresentada num teatro em Londres. O grito de alerta de Orwell, embora em montagem divulgada como “adaptação contemporânea”, apareceu-me como peça de época: remota, nada ameaçadora, quase tranquilizadora. Foi como se Edward Snowden nada tivesse revelado; como se o “

Justiça mandar suspender recebimento de denúncia contra o propinão tucano

Imagem
Por:  Helena No Blog Os Amigos do Presidente Lula O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça, suspendeu liminarmente a tramitação de um mandado de segurança do Tribunal de Justiça de São Paulo que garantia o recebimento de denúncia e abertura de ação penal contra 12 executivos de quatro multinacionais, acusados por cartel no setor metroferroviário. A medida atende a pedido de habeas corpus de um dos alvos da investigação. As informações são do Estadão

O Brasil, que bom, não é selvagem como suas elites.

Imagem
Autor: Fernando Brito Li, hoje, na crônica de Antonio Prata, na  Folha , a mais sintética conclusão sobre o pós-Copa: “(…)o que percebi em meio à muvuca e me salvou da depressão foi que, hoje, o Brasil é melhor do que a sua seleção”. Fiquei pensando sobre isso. Até o mês passado, tínhamos um país caótico, no qual só se salvava a seleção de Felipão, unanimemente reconhecida como “o melhor que tínhamos” e dirigida pelo melhor organizador de grupos de nosso futebol.