Postagens

Mostrando postagens de julho 2, 2014

Não é só o Cantareira. Sistema Alto Tietê entra em colapso até agosto

Imagem
Autor: Fernando Brito Salvo uma reportagem ou outra, pouco tem sido dito sobre o “segundo front da seca” que ameaça São Paulo. O Sistema Alto Tietê está secando cada vez mais rápido. O segundo maior complexo de reservatórios destinados ao abastecimento da Grande SP, que está servindo como “complemento” para áreas antes conectadas ao Sistema Cantareira, para reduzir a retirada de água na situação de emergência em que este se encontra, não está suportando nem o acréscimo inicial feito há meses e, muito menos, as novas sangrias feitas a partir do novo agravamento da crise. O Tietê representa metade da produção do Cantareira e leva 15 m³/s à estação de Taiaçupeba, .

“Onde foi parar o jogo bonito de vocês?”: o depoimento de um alemão fã do futebol brasileiro

Imagem
por :   Harold Von Kursk Ninguém sente prazer com a morte do jogo bonito do Brasil e sua aniquilação pela Alemanha. O esmagador placar de 7 a 1 representa uma virada triste no esporte ou pelo menos uma ruptura decisiva na nossa compreensão tradicional do equilíbrio de poder do jogo. Foi uma blitzkrieg no campo – três gols em cinco minutos, quatro gols em menos de 7 minutos – e, quando o adversário é o Brasil, e não a Polônia ou a Islândia, algumas questões sérias devem ser levantadas. É impossível conceber o peso de uma derrota com essas proporções históricas – a primeira de vocês em casa desde 1975. Aconteceu tão rápido que ninguém podia acreditar que estava acontecendo.

RELEMBRANDO: Anotações sobre uma farsa (II)

Imagem
Era preciso expor José Dirceu ainda mais - e também José Genoino - à execração pública. Concentrar neles toneladas de ressentimento sem fim. Eric Nepomuceno -  18/11/2013   Quando se postulava a uma vaga no Supremo Tribunal Federal, o então juiz Joaquim Barbosa procurou José Dirceu, ministro-chefe da Casa Civil do primeiro governo de Lula (2003-2007). Apresentou um pedido de rotina: apoio para que seu nome fosse levado ao presidente, a quem cabe indicar os membros da corte suprema. Dirceu recebeu o pedido, e comentou com o postulante: “Bom mesmo será o dia em que os que pretendem chegar ao Supremo obtenham sua indicação por seus próprios méritos, e não por indicações políticas como a que está me pedindo”.

Ibope perde monopólio... na Argentina!

Imagem
Por Altamiro Borges A presidenta Cristina Kirchner anunciou nesta semana a criação de um sistema de medição da audiência das emissoras de televisão na Argentina. O novo índice será feito por uma rede de 11 universidades públicas, batizada de Sifema (Sistema Federal de Medição de Audiência), e os novos dados devem começar a ser publicados já nos próximos 90 dias. Atualmente, apenas a empresa de origem brasileira Ibope – que o blogueiro Paulo Henrique Amorim batizou sarcasticamente de “Globope” –, mede a audiência das TVs na nação vizinha. A criação do Sifema acaba com o monopólio das pesquisas no setor, que sempre beneficiou a mídia monopolizada, e permite democratizar a distribuição da publicidade no país.

Foi só um jogo (?)

Imagem
O sétimo gol nem havia balançado as redes brasileiras quando começaram a chegar certas postagens nas redes sociais – e até comentários neste blog – comemorando a derrota acachapante do Brasil em campo. Era como se os gols fossem nossos. Um desses comentários dizia que, para cada gol na Seleção, Dilma estaria perdendo um ponto nas pesquisas. Outro, xingava a presidente e perguntava de que adiantou gastar tanto dinheiro para organizar a Copa – como se só ganhar em campo importasse, ao organizar evento desse porte. O fato é que, devido à dimensão da derrota para a Alemanha, não se abate sobre o país apenas o sentimento de tristeza que seria normal ante uma derrota esperável como por 2 a 1 ou 1 a 0. O que se abateu sobre o Brasil foi sentimento de vergonha.

Um tributo a David Luiz

Imagem
por :   Paulo Nogueira Faço aqui, em meio às ruínas dos 7 a 1, um elogio a David Luiz,  um dos  poucos jogadores que sobreviverão na seleção depois da pior derrota da história da seleção brasileira. Ele saiu de campo pedindo desculpas para a torcida. Estava chorando. Aos jornalistas, depois do jogo, falou em sua frustração por não poder proporcionar ao sofrido povo brasileiro alegria pelo menos no futebol. Mostrou, aí, uma virtude pouco alardeada: consciência social.

O Brasil não estava preparado para uma Alemanha tão perfeita

Imagem
MARCO VAZA   08/07/2014 - 22:58   (actualizado às  00:13 de 09/07/2014 ) Germânicos são os primeiros finalistas do Mundial, depois de trucidarem a equipa de Scolari com uma goleada histórica. Klose marcou e tornou-se no maior goleador de sempre do torneio. O Brasil tem muitos jogos memoráveis no seu historial. Houve alguns que deram títulos, mas havia um mais evocado que outros para recordar memórias traumáticas, o famoso Maracanazo, aquele em que o Uruguai roubou a Copa aos homens da casa, em 1950. Sessenta e quatro anos depois, o Brasil sofreu mais uma derrota dolorosa em casa, que, se se for pela mesma lógica, ficará para a história como Mineirazo. No Mineirão, em Belo Horizonte, a selecção da casa caiu do seu Mundial com estrondo face à Alemanha, que triunfou por impensáveis 7-1, um resultado feito antes da meia hora de jogo. Uma demonstração de absoluta e inequívoca superioridade germânica, uma prova de que a crença brasileira instigada por Scolari não dava para mai

Mineiraço: A vitória do trabalho duro em equipe contra a “esperteza”, o marketing e o individualismo

Imagem
publicado em 8 de julho de 2014 às 19:47 Mick Jagger, de fato, estava no Mineirão, mas aparentemente torceu pelo Brasil A torcida jogou junto, mas desistiu depois dos 4 a 0. Fotos de Luiz Carlos Azenha por  Conceição Lemes  Alemanha 7 x Brasil 1. Vexame absoluto. Foi a pior derrota do Brasil na história das Copas. Hora de reformular o futebol brasileiro. A função da verdade é aparecer. Hoje isso aconteceu. Sem maquiagem. No Brasil, quando os jovens talentos despontam, ainda meninos são vendidos para o exterior. São eles que integram a seleção brasileira. Jogadores que atuam fora do Brasil, em diferentes times, e que, de vez em quando, se reúnem para jogar juntos.

O politicamente correto e o “moderninho” nos derrotaram. Viva o Brasil da raça!

Imagem
Autor: Fernando Brito Ouso dizer que Neymar fez menos falta à Seleção Brasileira que o zagueiro Thiago Silva. Houve colapso completo na defesa brasileira, até então nosso ponto forte. O colapso se estendeu por todo o time. Salvou-se, apesar da falha no primeiro gol, David Luiz. O restante foi um “Ronaldinho de 98 em grupo”. Podem me chamar de conservador, mas percebia-se que os alemães eram diferentes, a começar da falta dos cabelos estilosos e das tatuagens profusas. Chama-se entender que o que nos faz  melhores não é a modernidade supérflua. Mas a capacidade de enfrentar revezes sem nos entregarmos. Perder faz parte do jogo, de qualquer jogo. Portar-se como um derrotado, não.

Precisamos falar sobre Felipão

Imagem
por :   Kiko Nogueira Quatro gols em seis minutos no primeiro tempo. Nem o mais delirante torcedor, bêbado de cerveja morna da Baviera, apostaria no massacre da Alemanha (segundo o New York Times, uma pesquisa apontou que só 16% dos alemães achavam que seu país venceria; 29% apostavam no Brasil). É o pior resultado da seleção brasileira na história. Passamos também a ser os únicos a perder dois mundiais em casa. Sim, a responsabilidade tem de ser distribuída. Sim, Neymar fez uma falta enorme. S im, a Alemanha jogou muito e mereceu. 

Felipão assume a culpa pela derrota da seleção

Imagem
Leandro Melito - Portal EBC Brasília - Em entrevista coletiva após a eliminação do Brasil da Copa do Mundo com a derrota por 7 x 1 contra a Alemanha, pior resultado da seleção brasileira na história do futebol, o técnico Luiz Felipe Scolari assumiu a responsabilidade pelo resultado negativo e pediu desculpas. "Esse resultado catastrófico pode ser dividido por todo o grupo porque meus jogadores querem isso, mas quem é o responsável quando a equipe se apresenta, quem é o colocado como técnico, quem faz a escolha tática sou eu. Como autoridade dessa equipe peço desculpas pelo resultado negativo e porque não conseguimos chegar na final".

DILMA: LEVANTA, SACODE A POEIRA E DÁ A VOLTA POR CIMA

Imagem
O  Conversa Afiada  reproduz do  twitter  da Presidenta Dilma Rousseff: Assim como todos os brasileiros, estou muito, muito triste com a derrota. Sinto imensamente por todos nós. torcedores, e pelos nossos  jogadores. Mas, não vamos nos deixar alquebrar Brasil, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”

FMI empurra Ucrânia para “suicídio voluntário”

Imagem
7/7/2014,  [*] Michael Hudson  (entrevistado), “Truthseeker”,  RT TV IMF pushes Ukraine to “voluntarily commit suicide” Entrevista traduzida pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Os alfarrábios pós-bolha assumem que chegamos ao “fim da história”, no que tenha a ver com grandes problemas. Mas ainda falta desmascarar e criticar o grande quadro: o modo pelo qual  Wall Street  financeirizou o domínio público para inaugurar uma economia neofeudal de pagar pedágio [orig. toll-booth ] aos rentistas, ao mesmo tempo em que privatizou o próprio governo que, nos EUA, passou a ser governado pelo Tesouro e pelo  Federal Reserve . A história em que ninguém toca é a história de como o [ vaidoso, presunçoso, “ético”, moralista, metido a besta ] capitalismo industrial [ liberal ] sucumbiu a um capitalismo financeiro insaciável e insustentável, o qual – perfeito neo “estágio final”! – é jogo de soma zero ( só um ganha e, esse, leva tudo )

Iraque: Irã leva EUA às cordas

Imagem
7/7/2014,  [*] M K Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Iran corners US in Iraq ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Hossein Amir-Abdollahian A diplomacia iraniana está trocando de marcha, no que tenha a ver com a situação no Iraque. O vice-ministro de Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian,  partiu em viagem   pelos Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã. Antes, no início da semana, o presidente Hassan Rouhani já conversara separadamente com o Emir do Qatar. Semana passada, Abdollahian esteve em Moscou,  viagem que ele já descreveu   como bem-sucedida, dado que forjou “uma posição comum e coordenada” entre os dois países com vistas a combater contra o terrorismo no Iraque e ajudar Bagdá a proteger a “unidade, independência e integridade territorial”.

O legado subjetivo da Copa

Imagem
O Mundial termina em alguns dias. Muito se diz sobre os legados econômicos e estruturais que a Copa poderá nos deixar, sejam eles positivos ou negativos. Rita de Cássia de Araújo Almeida Ao contrário do que muitos pensam a Copa não fez de nós melhores ou piores do que já éramos. Querem ver? Listem tudo o que foi considerado um sucesso nessa Copa ou todas as mazelas que se atribuiu a ela e me digam: aparece nessa lista alguma coisa diferente do que já fazia parte da realidade brasileira? A Copa é um acontecimento. Um acontecimento, por si só, não é capaz de nos transformar em algo para além de nós mesmos, no entanto, é capaz de evidenciar, destacar nossas peculiaridades. A vida segue sem saltos e a gente se acomoda, mas basta um acontecimento pra gente se re-conhecer e se aperfeiçoar (se soubermos aproveitar a oportunidade, é claro!).

Polícia do Rio estoura o mensalão da Fifa!

Imagem
por Miguel do Rosário Quem diria, hein, o Brasil estourou o mensalão da Fifa! E olha que a trambicagem com ingressos é só um dos fios do novelo. Quando descobrirem as maracutaias com as vendas de direito de tranmissão, a coisa vai ficar feia. Uma incrível ironia! O “padrão Fifa” sempre foi um engodo! O Brasil é infinitamente melhor que a Fifa! Saúde padrão Fifa? Educação padrão Fifa? Nada disso. Melhor continuarmos mesmo com nosso humilde e problemático padrão brasileiro. É um padrão que tentamos aprimorar ano a ano, com bom senso, energia e, sobretudo, com sentimento de responsabilidade.

Mineiraço!

Imagem
por Miguel do Rosário Mengão mete sete gols na seleção pentacampeã do mundo! Ops, não é Mengão, é Alemanha… A única vantagem nessa história é que termina a história de que o Brasil comprou a Copa. Em tempos de figurões ligados à FIFA presos pelas polícia civil e federal, era capaz de alguém acreditar nesse boato. Houve falhas técnicas, técnicas e despreparo psicológico da seleção.

Abaixo o complexo de vira lata!

Imagem
Há nações capazes de superar seus períodos de subordinação a potências estranhas. Mas há momentos de ruptura em que o viralatismo tem que ser vencido. Wanderley Guilherme dos Santos O complexo de vira lata existe e com freqüência se disfarça. Por exemplo, é crucial não confundir mudança com retirada, recuo. Avançar na política social é mudança, enfraquecer a Petrobrás, retirada; modernizar a infra-estrutura é mudança, reduzir os planos estatais de investimento, retirada; expandir os canais de participação política é mudança; frear os aumentos do salário mínimo, retirada. Tudo é movimento, mas há uma diferença de natureza entre o movimento para frente e o movimento para trás. A oposição vende gato por lebre ao insistir em mudanças abstratas sem esclarecer a direção delas. No essencial, são todas mudanças para trás, retiradas, recuos, viralatice diante dos desafios.

Das vitórias do Brasil neste mundial, a maior delas é o pontapé na bunda da Fifa

Imagem
por :   Kiko Nogueira Valcke e Blatter Se o Brasil saiu vitorioso nesta Copa do Mundo, a Fifa é uma derrotada, uma velha desmoralizada metida a dar lições. Há uma justiça poética nisso. Nos últimos anos, o secretário-geral Jerôme Valcke e o presidente Joseph Blatter se dedicaram a bater na organização do torneio de uma maneira calhorda e oportunista, sabendo que teriam ampla cobertura. Valcke chegou a dizer que os brasileiros precisavam de um “pontapé na bunda” e que os preparativos estavam em “estado crítico”.

7 A 1 ! TEM QUE MANDAR TODO MUNDO EMBORA !

Imagem
Felipão, Marín e Galvão tem que ir embora no vestiário O colapso da Seleção Brasileira diante da Alemanha – a Alemanha de sempre, que jogou sem adversário – deve permitir uma limpeza geral. Limpeza na CBF. Limpeza no Brasileirinho, o torneio nacional. Limpeza nos privilégios da Globo com relaçao ao ao Brasileirinho e à seleção. O Felipão, e o Marin da CBF, ao lado do Galvao – porque sao a mesma sopa ! – deveriam se inspirar no técnico Prandelli e o presidente da Federaçao, depois da derrota para o Uruguai. Pediram demissão no vestiário.

Fernando Henrique e a Copa: despeito e inveja puras…

Imagem
Autor: Fernando Brito Depois da mancada homérica em que a direita brasileira se meteu com sua campanha contra a Copa, com o único e exclusivo objetivo de tirar proveito eleitoral de um fracasso que enfraquecesse Dilma Roussef, vieram ontem  Fernando Henrique Cardoso  e seu pupilo Aécio Neves reclamar do “uso político” da Copa e do ( toc, toc, toc ) desempenho brasileiro na competição. Reduzido à condição de um zumbi político – pois neste campo está morto embora se creia muito vivo –  FHC vai conduzindo seu  enfant gaté  para o caminho de suas próprias frustrações e despeito.

Comitê da ONU pede que Chile revogue Lei da Anistia

Imagem
Legislação foi imposta pela ditadura de Pinochet durante negociação da transição para a democracia. Objetivo era evitar punição aos crimes de lesa humanidade praticados pelo regime (1973-1990) A lei de anistia foi imposta por Pinochet, comandante de um período de violações dos direitos humanos no Chile por EFE Genebra – O Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas solicitou ontem (7) ao Chile que revogue a lei de Anistia no país para se assegurar de que nenhum crime contra a humanidade fique impune e para que não haja espaço para a interpretação. O Chile apresentou hoje seu sexto relatório ordinário e se submeteu à apuração do Comitê de Direitos Humanos, que zela pelo respeito da Convenção Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, da qual é Estado Parte.

COPA DERRUBA GLOBO NO HORÁRIO NOBRE

Imagem
Domingo acaba o encaixe publicitário da Copa. Saiu na seção “Outro Canal”, de Keila Jimenez na Fel-lha (de mau hálito por causa do apodrecimento da bílis que a alimenta): - Até junho de 2014, a  Globo Overseas  perdeu 4% da audiência no horário nobre (que vai das 7h00 à meia noite), em São Paulo; - Teve 13,8 pontos, contra 14,3 no mesmo período do ano passado; - “… não há como negar que o principal ralo de escoamento de plateia é no horário nobre”, diz Jimenez. - Na faixa noturna – das 18h à meia noite, a audiência da Globo caiu 10%. 10% de queda no horário nobre-do-nobre ! Nessa faixa, os comerciais são mais caros do que no resto do dia. Não fosse a Globo uma empresa para-estatal, que vive, em boa parte, do  BV dos anunciantes estatais , uma queda de 10% de audiência no horário nobre-do-nobre faria rolar cabeças. A começar pela dos filhos do Roberto Marinho – eles não têm nome próprio, como se sabe.

A riqueza das dinastias

Imagem
As fortunas herdadas distorcem a economia política e contribuem para solapar a democracia por  Paul Krugman Várias pessoas me pediram para comentar a recente defesa da riqueza herdada feita por Greg Mankiw no New York Times. É um artigo estranho, estranhamente desconectado das preocupações reais sobre o capitalismo patrimonial. Mas deixem-me enfocar dois problemas-chave na análise de Mankiw, um puramente econômico, outro envolvendo a economia política. Ele afirma que o acúmulo de riqueza dinástica é bom para todo mundo, porque aumenta o estoque de capital e, portanto, se transfere aos poucos para os trabalhadores na forma de maiores salários. Este é um bom argumento?

Juca Kfouri sugere que brasileiro fique de olho em possível vingança da Fifa por causa de ação policial

Imagem
Raymond Whelan, diretor da Match, o braço da Fifa para venda de ingressos por Juca Kfouri,  em seu blog A prisão no Copacabana Palace de Raymond Whelan, diretor da Match, o braço da Fifa para venda de ingressos, é mais um dos gols que a polícia brasileira faz nesta velha prática da transnacional do futebol e um legado inestimável nesta Copa brasileira. Se já não bastassem todos os escândalos recentes que mancharam indelevelmente a imagem da Fifa, a implosão de seu esquema de câmbio negro — que, posso afirmar sem nenhuma dúvida, funciona, no mínimo, desde 1998, na França, com ramificações, inclusive, nos “terceirizados” da CBF, que funcionam da mesma maneira –, fere definitivamente a instituição.

Rússia perdoa 90% da dívida de Cuba com antiga União Soviética

Imagem
Jornal GGN -  Um acordo ratificado pela Rússia na semana passada permite que 90% da dívida que a capital cubana Havana mantém com a extinta União Soviética seja perdoada. Dessa forma, o País de Raúl Castro poupará cerca de US$ 35 bilhões. Além disso, a Russia assumiu o compromisso de injetar os outros 10% da dívida na economia cubana. Nos próximos dias, o primeiro-ministro russo Vladimir Putin fará uma visita de aproximação à ilha. Reportagem da Rede Brasil Atual traz mais detalhes. Rússia perdoa dívida de US$ 35 bilhões de Cuba com a ex-União Soviética A Duma, equivalente à Câmara dos Deputados brasileira no poder legislativo russo, ratificou na última sexta-feira um acordo assinado entre Rússia e Cuba que prevê a anulação de 90% da dívida de Havana com a extinta União Soviética, valor estimado em US$ 35,2 bilhões.

A solidão da Palestina

Imagem
A nova ofensiva brutal contra Gaza revela, uma vez mais, a solidão dos palestinos. Não podem contar com ninguém que detenha Israel. por Emir Sader “O mais difícil é ser a vítima das vítimas”, dizia Edward Said, para expressar uma das dimensões dos obstáculos que encontram os palestinos para lutar contra a ocupação israelense de seus territórios. A solidão atual dos palestinos demonstra como essa era apenas uma das tantas dificuldades que eles têm que enfrentar para sobreviver. O direito elementar, aprovado há décadas pela ONU, de ter um Estado Palestino, da mesma forma que existe o Estado de Israel, é bloqueado pelo voto dos EUA no Conselho de Segurança e a ONU não faz nada para contornar essa atitude norte-americana. A Palestina segue sendo dois territórios descontínuos – Cisjordânia e Gaza -, o primeiro esquartejado pelos muros, violado pelos assentamentos judeus e ocupado militarmente. Gaza, cercada e atacada a cada tanto, impunemente, como de novo agora. Não existe como

As chicanas do Dr. Joaquim

Imagem
Autor: Fernando Brito E depois de resolver sair às pressas do STF, com uma aposentadoria pra lá de precoce, o Dr. Joaquim Barbosa surpreende a todos com o pedido para ficar “uns diazinhos a mais” como ministro do Supremo Tribunal Federal… Exatamente até o dia seis de agosto.

O raiar da Novorossia

Imagem
6/7/2014,  [*]  Coronel W. Patrick Lang  −  The Twisted Genius (TTG) “ The Rise of Novorossiya – TTG ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Do blogueiro de “Moon of Alabama”: O blogueiro  The Twisted Genius (TTG)  [O Gênio Pervertido/Retorcido   [1] ], ex-Boina Verde do exército dos EUA, treinado para inventar e comandar insurgências locais pelo planeta e veterano da guerra do Vietnã, tem  opinião muito semelhante à minha , sobre a Ucrânia. Entreouvido na rampa do Bodum na Vila Vudu: Taí! TAÍ! Opinião do  MoA , concordando com o  TTG , ISSO é opinião que interessa, sô! Opiniões que NÃO INTERESSAM são as das maitesproenças, dos manholis, dos pondês, dos faustões, das tacanhedes, da Rádio Estadão [Pêqêmêpê! Já nem me lembrava, sô! Ouvi dia desses, por acaso... Ma ke baaaaita meeeeerda é a  Rádio Estadão ! 8-))]. Azul   - Crimeia/Sebastopol - Repúblicas da Federação da Rússia   Vermelho   - Províncias dispu