Postagens

Mostrando postagens de julho 1, 2014

O raiar da Novorossia

Imagem
6/7/2014,  [*]  Coronel W. Patrick Lang  −  The Twisted Genius (TTG) “ The Rise of Novorossiya – TTG ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Do blogueiro de “Moon of Alabama”: O blogueiro  The Twisted Genius (TTG)  [O Gênio Pervertido/Retorcido   [1] ], ex-Boina Verde do exército dos EUA, treinado para inventar e comandar insurgências locais pelo planeta e veterano da guerra do Vietnã, tem  opinião muito semelhante à minha , sobre a Ucrânia. Entreouvido na rampa do Bodum na Vila Vudu: Taí! TAÍ! Opinião do  MoA , concordando com o  TTG , ISSO é opinião que interessa, sô! Opiniões que NÃO INTERESSAM são as das maitesproenças, dos manholis, dos pondês, dos faustões, das tacanhedes, da Rádio Estadão [Pêqêmêpê! Já nem me lembrava, sô! Ouvi dia desses, por acaso... Ma ke baaaaita meeeeerda é a  Rádio Estadão ! 8-))]. Azul   - Crimeia/Sebastopol - Repúblicas da Federação da Rússia   Vermelho   - Províncias dispu

O elogio da solidão

Imagem
por :   Paulo Nogueira Nighthawks, de Hopper O homem sábio basta a si mesmo. É um pensamento ao qual constantemente se agarram diversas escolas de filosofia ocidentais. A solidão é um caminho para sabedoria. E no entanto vivemos num mundo em que a introspeção parece uma praga da qual todos fugimos. A solidão como que embaraça e envergonha. Tente se lembrar de uma campanha publicitária baseada em alguém só. Ou de um filme americano em que o personagem na solidão não seja um atormentado.

Vem aí a marca dos 3 milhões de barris diários de petróleo e gás. ANP confirma 2,72 mi em maio

Imagem
Autor: Fernando Brito A produção total de petróleo e gás natural  brasileira, em maio atingiu 2,72 milhões de barris de óleo equivalente  por dia, segundo o  Boletim da Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), divulgado hoje. Foram 2,19 milhões de barris diários de petróleo e 84,5 milhões de metros cúbicos de gás natural. O volume é superior ao recorde  de janeiro de 2012, quando a produção de petróleo e gás natural totalizou 2,68 milhões de barris de óleo equivalente diários.

Uma joelhada bem dirigida

Imagem
Flávio Aguiar     No futebol, há mais teias que aranhas no sótão. Estas em geral estão na sala principal, querendo influenciar resultados. Ou nos socavões das máfias das apostas. Até na luta livre, a coluna é uma área protegida. Quem bate nela perde pontos, senão a luta. Isto significa que, por mais desculpas que dê (aliás, na verdade, ele não deu nenhuma, só disse que estava “defendendo sua camiseta, seu país”) a joelhada de Zuñiga em Neymar foi bem dirigida. Ele bateu onde tinha que bater. E ainda forçou a cabeça de Neymar para baixo, o que expõe e força mais as vértebras da região lombar.

Milícia nos EUA mobiliza "patriotas armados" para vigiar fronteira com México

Imagem
Diante da quantidade de crianças imigrantes detidas, grupo diz querer "proteger propriedade privada" e ameaça: "Volte ou você será morto"  Opera Mundi Diante da crise humanitária provocada pelo aumento do número de crianças sozinhas ou de famílias inteiras que tentam imigrar da América Central para os Estados Unidos, um grupo de norte-americanos identificado como “patriotas” fez um chamado para as pessoas irem à fronteira com o México no Texas para integrar uma milícia civil chamada “Proteja nossa fronteira – setor Loredo”.

Como Zuckerberg trata usuários do Facebook como ratos de laboratório

Imagem
Fica a dúvida: o Facebook poderia influenciar opiniões político-ideológicas, por exemplo? Sem pedir autorização prévia, a rede social manipulou secretamente as emoções de 700 mil usuários para ver o poder de contágio de mensagens positivas ou negativas por  Renan Truffi   Sem qualquer aviso ou pedido de permissão, o Facebook, maior rede social ativa hoje, decidiu manipular o conteúdo visto por cerca de 700 mil usuários durante uma semana. Em uma espécie de experiência científica, a empresa expôs as pessoas selecionadas a diferentes mensagens e analisou suas reações. Os perfis testados não foram divulgados, mas o vazamento do estudo gerou duras críticas. A maior preocupação é: pode uma empresa influenciar as emoções da sociedade e manipulá-las impunemente?

Novas regras para serviços de telecomunicações entram em vigor amanhã

Imagem
Pedro Peduzzi -  Agência Brasil A partir de amanhã (8), será mais fácil cancelar serviços de telefonia fixa e móvel, internet e TVs por assinatura. O cancelamento poderá ser feito por telefone, terminais ou internet, sem necessidade de falar com atendentes. O bloqueio das contas será automático, com prazo máximo de dois dias para conclusão, podendo ser feito por meio de ligação telefônica, pela internet ou pelos terminais.

Começa a campanha. Para vencer a eleição e para muito mais que isso

Imagem
Autor: Fernando Brito Começou ontem a campanha eleitoral. Formalmente, porque ela já teve suas escaramuças desde o início do ano passado e, certamente, ainda está muito longe de ter suas batalhas finais. Em maio,  há exatos dois meses , este modesto (mas já rodado) blogueiro  dizia que Dilma tinha atravessado o período mais decisivo de sua campanha a reeleição, uma espécie de Rubicão, em condições relativamente boas para outubro, porque enfraqueceram os sinais de que a disparada inflacionária do início do ano estava sendo contida. E que a Copa seria bem sucedida, dissolvendo o clima de pessimismo doentio que a mídia havia conseguido injetar em boa parte do país.

O Anti-Nelson Rodrigues: Arnaldo Jabor e sua luta para que o brasileiro se sinta um derrotado

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ele O Anti-Nelson Rodrigues é uma das últimas peças de Nelson Rodrigues. O nome extravagante tem um motivo óbvio: o final é feliz. Um beijo cinematográfico sela a história: os dois protagonistas estarão juntos para sempre, como num conto de fadas. Isto é o anti-Nelson Rodrigues: suas peças jamais terminaram bem. Fora do terreno da dramaturgia, temos hoje no Brasil o anti-Nelson Rodrigues. Paradoxalmente, é alguém que se considera um discípulo apaixonado de Nelson Rodrigues e o cita obsessivamente. É Arnaldo Jabor.

Deixe de ser cara-de-pau, Aécio Neves! Quem fez “uso político” da Copa?!

Imagem
Do Blog da Cidadania Por Eduardo Guimarães Você jamais será eleito presidente da República, Aécio Neves. Sabe por que? Porque se acha mais esperto do que a esperteza e, por isso, trata os brasileiros como idiotas. Você despreza a inteligência de um país inteiro. E é isso o que irá derrotá-lo Repercutiu com força a sua acusação infame – e covardemente velada – à presidente Dilma Rousseff, de que ela estaria tentando fazer “uso político” da Copa. O jornal  Valor Econômico , por exemplo, relata que “No primeiro dia de campanha eleitoral, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, acusou o governo de usar politicamente a Copa do Mundo (…)”. Ora, respeite o povo brasileiro. Respeite seu mandato de senador.

Teoria da conspiração: Gigantes de material esportivo disputando o título da Copa?

Imagem
Do Viomundo   da página de O Lado Sujo do Futebol, no Facebook Surge uma teoria da conspiração para a Copa do Mundo do Brasil, nos moldes da final do mundial da França, em 1998. Mais uma vez, as multinacionais de material esportivo estão no centro da polêmica. A seleção colombiana é patrocinada pela Adidas, assim como seu lateral-direito Camilo Zúñiga. Alemanha, que não vence a Copa desde 1990, e Argentina, que não ganha desde 1986, também são Adidas.

Lula, o 9 de julho e a contrarrevolução

Imagem
De fato, o que houve em 32 foi uma rebelião oligárquica contra a industrialização e o avanço das conquistas trabalhistas promovidas por Getúlio Vargas Beto Almeida É reconhecida a criatividade de Lula de fazer caracterizações políticas que alargam o imaginário popular para a compreensão política, além de promover importantes quebras de paradigmas na  ardilosa conceituação conservadora sobre eventos históricos, quando estes são falsificados de modo grosseiro, invertendo seu real sentido histórico. Lula surpreende positivamente ao declarar que o que o houve em 32, quando a oligarquia paulista se lançou em armas  contra a Getúlio Vargas, foi uma contrarrevolução, nada a ver com uma revolução como querem os conservadores.

Justiça italiana avança no julgamento da Operação Condor

Imagem
A justiça italiana aceitou todas as partes envolvidas na fase preliminar do processo, que investiga a morte e desaparecimento de 23 italianos no Uruguai, Chile, Peru e Bolívia no contexto na Operação Condor, montadas pelas ditaduras desses países com participação efetiva do Brasil entre as décadas de 70 e 80.

Correio da Manhã e ama de “Cristianinho” condenados por devassa da vida privada

Imagem
CATARINA GOMES   07/07/2014 - 07:10 Jornal defende que está em causa “interesse público" porque existe "uma curiosidade das pessoas em geral sobre aspectos da vida do futebolista". A 4 de Julho de 2010 Ronaldo anunciou no Facebook que tinha sido pai de um filho, "com custódia exclusiva"  REUTERS O  Correio da Manhã  foi condenado por crime de devassa da vida privada agravada, por causa de uma notícia sobre a mãe do filho do futebolista Cristiano Ronaldo. A fonte de informação do artigo, uma antiga ama da criança, foi condenada pelo mesmo crime, refere a sentença dos Juízos Criminais de Lisboa, conhecida na passada sexta-feira. O jornal vai recorrer da decisão. Em causa está a notícia  Ama revela segredos do clã Aveiro , publicada a 6 de Agosto de 2011 na revista  Vidas  deste jornal, em que é ouvida Maria Manuela Rodrigues, que tomou conta do filho de Cristiano Ronaldo durante 10 meses. A ama dá pormenores sobre a forma como o filho do jogador de
Imagem
Choque de gestão' tucana em MG é desmentido por reportagem da Folha de S.Paulo Candidatos à presidência, Aécio Neves e Eduardo Campos tem criticado diariamente 'os gastos da presidenta Dilma' sem notar que cometem novas incoerências por Helena Sthephanowitz Matéria publicada nessa segunda (7) no jornal Folha de S.Paulo , mostra que os gastos dos estados natais dos candidatos à Presidência da República Aécio Neves (PSDB-MG) e Eduardo Campos (PSB-PE) se equiparam aos gastos do governo federal – um dos alvos preferidos das críticas da dupla de oposicionistas à gestão de Dilma Rousseff.

Adeus Eduard Chevardnadze, o perfeito idealista do fim da Guerra Fria

Imagem
JORGE ALMEIDA FERNANDES   07/07/2014 - 20:21 Eduard Chevardnadze (1920-2004) tem um lugar especial na história diplomática da segunda metade do século XX Chevardnadze viveu três vidas políticas  DAVID MDZINARISHVILI/REUTERS Morreu nesta segunda-feira em Tbilissi Eduard Chevardnadze, o último ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS e ex-Presidente da Geórgia. Tinha 86 anos, repartidos por três vidas. A primeira foi a do  apparatchik  soviético. Aderiu aos 20 anos ao Partido Comunista da Geórgia e tornou-se seu secretário-geral aos 44. A derradeira vida, após a dissolução da URSS, é a de um inglório Presidente da Geórgia.

Termina o “volume útil” do Cantareira. E a morte do “volume morto” está próxima

Imagem
Autor: Fernando Brito Em meados de junho, o professor Antônio Carlos Zuffo, da Unicamp, afirmou que o “volume útil” do Sistema Cantareira – a água não dependente do bombeamento –  se esgotaria entre os dias 7 e 8 deste mês . Não vai terminar hoje, dia 7. Termina nas primeiras horas de amanhã, dia 8. Ontem a gente publicou que entraram 125 milhões de litros no sistema e saíram 2 bilhões, anteontem.

Lula cuidará pessoalmente de regulamentação da mídia em próximo governo

Imagem
Miguel do Rosário Matéria publicada no Valor de hoje informa que Lula “será protagonista político no 2º mandato” de Dilma Rousseff. O ex-presidente irá liderar o debate, segundo a reportagem, sobre assuntos que Dilma “eventualmente não queira tomar parte”. Eu diria que Lula assumirá as missões politicamente mais espinhosas, resguardando a presidenta. A primeira proposta citada pelo jornal é o projeto para “regulamentação dos meios de comunicação eletrônicos, que são concessões públicas, defendida por aliados como o presidente do PT, Rui Falcão, e o ex-ministro Franklin Martins.” Nos últimos meses, o debate sobre a regulamentação da mídia tem sido mencionado cotidianamente na grande imprensa. Isso é um ponto positivo. O lado negativo é que persiste a campanha de desinformação sobre o significado deste debate.

Agenda internacional para a semana de 6 a 13 de julho

Imagem
Flávio Aguiar, de Berlim Ucrânia Presidente Poroshenko da Ucrânia assume ofensiva militar com retomada de Slavyansk, bastião dos rebeldes. Estes abandonaram a cidade e rumaram para Donetsk que, com Luhansk, passa a ser a principal cidade controlada pelos separatistas. Rússia e União Europeia seguem pressionando por uma retomada de negociações. Uma das dificuldades é que possíveis representantes dos rebeldes temem ser presos se forem a Kiev. Analistas dizem que o novo sucesso do Exército ucraniano se deve a adesão de voluntários (entre os quais pode haver neonazis), e a seu reequipamento através de doações privadas e à ajuda de 23 milhões de dólares dos EUA. Iraque e ISIS No Iraque, califa Abu Bakr al-Baghdadi, do ISIS,  gravou video desafiando Bagdá, os EUA e a Al-Qaïda. A autenticidade do vídeo, gravado numa mesquita em Mosul, principal cidade em poder dos membros do grupo ISIS,ainda está para ser comprovada, mas até agora nada indica que seja trucado. Abu Bakr, que sucedeu A

Legado da Copa: fatos e falácias (Parte 3)

Imagem
Além das falácias sobre os gastos com arenas da Copa, sobre o que já tratamos aqui, matéria de revistas e jornais dizem que não haverá legados duradouros. José Augusto Valente (*) O chamado “Legado da Copa 2014” é constituído por investimentos necessários ao desenvolvimento regional e urbano do país e que acabaram sendo antecipados e priorizados nas 12 sedes pela oportunidade de realizar uma Copa do Mundo no Brasil. Esses investimentos foram compartilhados pelo governo federal e pelos governos locais. Principais legados da Copa 2014, cujos investimentos chegaram a um montante de R$ 28 bilhões:

A máquina de dar joelhadas na espinha do Brasil

Imagem
As linhas gerais do Programa de Governo de Dilma incluem goleadas históricas, mas se omitem diante de uma questão chave, que pode por a perder um jogo decisivo. por: Saul Leblon   As linhas gerais do Programa de Governo da candidatura Dilma Roussef, entregues à Justiça Eleitoral, no último sábado, ocupam 10 mil palavras. Compõem, mais que  tudo, um painel  informativo  dos avanços e conquistas registrados nas diferentes áreas do país durante os 12 anos em que a sociedade escolheu ser dirigida por  três  governos sucessivos de centro esquerda. O período e o feito, inéditos na história, estão ali descritos em pinceladas  recheadas de números expressivos. O conjunto retrata uma goleada histórica, raramente ou nunca exposta na mídia conservadora na forma de um acervo completo e detalhado.

O Irã prepara-se para derrotar o ISIL/ISIS/DAASH

Imagem
5/7/2014,  [*] M K Bhadrakumar ,  Diario Info , Portugal “ Iran preparing to vanquish ISIL ” Repassado pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   O Irã não tem assistido passivamente às sucessivas ofensivas, nomeadamente na Síria e no Iraque, que o tomam claramente como alvo ulterior. E vem empreendendo iniciativas no plano diplomático que não apenas reforçam a sua posição como começam a abrir brechas entre as próprias monarquias reacionárias que, juntamente com Israel, têm assumido o papel de peões do imperialismo no Médio-Oriente. Parlamento Iraniano (Majlis) Após quase uma semana de expectativa, Teerã modificou a abordagem e a retórica relativamente à crise no Iraque e na Síria. As insinuações e as sombrias indicações indiretas das declarações iranianas até agora feitas deram lugar à crítica aberta do apoio da Arábia Saudita ao Estado Islâmico do Iraque e do Levante [ ISIL , no acrônimo inglês].

“A gente via três, quatro gerações trabalhando na mesma família como empregada doméstica. Agora não tem mais isso. Minhas filhas estão na universidade”

Imagem
“Há dez anos, uma empregada, um pedreiro ou um marceneiro que chegasse a um lugar e dissesse que tinha filho na faculdade era motivo de chacota. Riam deles”. A afirmação de Analice Oliveira Souza reflete a realidade vivida por milhares de brasileiros e brasileiras em um passado não tão distante assim. Hoje, com o apoio de programas de acesso à educação e fortalecimento da economia, a doméstica de 46 anos que não concluiu o ensino fundamental pode se orgulhar de ter duas de suas filhas na universidade e um filho trabalhando em uma das maiores empresas do mundo, a Petrobras.

Ucrânia: Importante Recapitulação e Atualização

Imagem
5-6/7/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Facebook “ IMPORTANT UKRAINE RECAP/UPDATE ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Junta de Kiev bombardeia civis no Donbass Putin está jogando jogo muito longo. É sujo, implica o sacrifício de MUITA gente, especialmente no norte do Donbass; mas   realpolitik   é isso. Moscou sabe muito bem que Washington tem gente sua infiltrada em Kiev para matar “terroristas” (na verdade são só CIVIS), no Leste e Sul da Ucrânia. No longo prazo, o objetivo dos EUA é impedir/repelir dois fatos-chaves: 1.        os fantoches/vassalos da OTAN ainda dependem do gás da Gazprom (situação que não pode continuar). 2.       a Eurásia está-se tornando cada vez mais interdependente (dependente da própria região, e menos dependente do “ocidente”), situação que tampouco pode continuar.

Quer dizer que o “padrão Fifa” é o do Fofana trambiqueiro e dos cartolas corruptos?

Imagem
 Autor: Fernando Brito Nesta vergonhosa história  do “cambismo oficial” dos ingressos de cortesia da Fifa está uma boa lição para a sabujice da mídia brasileira. Então era aqui a “corrupção desenfreada”  nas obras da Copa, enquanto, nas barbas da mídia, corria solto, há quatro Copas, um esquema fraudulento de comercialização da montanha de ingressos distribuídos pela Fifa a seus dirigentes, amigos, a empresários e – como se vê agora  -  para cambistas  ganharem – e é claro que não sozinhos – centenas de milhares- talvez milhões – de dólares?

Reino Unido admite espionar cidadãos na internet

Imagem
Diretor do Escritório de Segurança e Contraterrorismo defende que os britânicos não deveriam ficar muito preocupados em ter suas comunicações interceptadas                                                             Torsten Silz / DDP / AFP Usuário usa o Google em feira de tecnologia. Governo britânico mantém a espionagem por  Felipe Marra Mendonça   A Privacy International, ONG britânica que luta pelo direito à privacidade no Reino Unido, abriu em maio uma reclamação formal junto ao Tribunal de Poderes Investigativos (IPT). A ONG queria que o tribunal, que investiga a conduta de órgãos públicos no país, averiguasse se uma das agências de espionagem britânicas, o GCHQ, estava violando a Convenção Europeia de Direitos Humanos, que garante o direito à privacidade e liberdade de expressão. A reclamação veio depois das revelações feitas por Edward Snowden.

RELEMBRANDO: E eles ainda dizem que não sabiam de nada

Imagem
Documentos do tribunal de contas e do ministro público revelam que há cinco anos os tucanos paulistas foram alertados sobre as irregularidades no metrô e trens de São Paulo Alan Rodrigues, Pedro Marcondes de Moura e Sérgio Pardellas E AGORA? Alckmin (à esq.) e Serra foram avisados sobre o propinoduto Desde a eclosão do escândalo de pagamento de propina e superfaturamento nos contratos da área de transporte sobre trilhos que atravessou os governos de Mário Covas, José Serra e Geraldo Alckmin, os tucanos paulistas têm assumido o comportamento de outra ave, o avestruz. Reza a crença popular que, ao menor sinal de perigo, o avestruz enterra a cabeça no chão para não enxergar a realidade. Não foi outra a atitude do tucanato paulista nos últimos dias. Como se estivessem alheios aos acontecimentos, líderes do PSDB paulista alegaram que nada sabiam, nada viram – e muito menos participaram. Documentos agora revelados por ISTOÉ, porém, provam que desde 2008 tanto o Ministério Público