Postagens

Mostrando postagens de junho 28, 2014

MEIN FUHRER, BOTARAM FOGO NA GLOBO E NA VEJA

Imagem
Chama o Bonner, Jabor, o Waack ! O  Conversa Afiada  atende a sugestão do amigo navegante Francisco Araújo Costa, no  Facebook do C Af :

Sermos o que somos nos levou à vitória

Imagem
Autor: Fernando Brito Escrevo no intervalo do jogo do Brasil. Sem nenhum medo, senão do acaso, de uma derrota brasileira. Porque hoje, finalmente, fomos absolutamente  brasileiros, como a leitura labial do desabafo de Thiago Silva após o primeiro gol nos mostrou. Quem perdeu hoje não foi a Colômbia, porque a Colômbia não sabia o que fazer diante daqueles onze que iam na bola – eterno Nélson Rodrigues! – como num prato de comida.

O mercado ganha se o Brasil perde. E se o Brasil ganha, o mercado…

Imagem
Autor: Fernando Brito Com a dica do professor de economia Cássio Moreira, reproduzo o insuspeito  artigo da colunista Raquel Landim , da Folha, hoje. É o que a gente tinha dito aqui quando falou que  a “turma da bufunfa” seca a seleção brasileira para lucrar  com a frustração dos brasileiros. Ou como “torce” por pesquisas que empurrem Dilma para baixo. É o outro lado de um terrorismo que, na falta de crises na organização da Copa, torce até por desastres que entristeçam e tirem o brilho da festa.

Porque escolhemos Dilma Rousseff

Imagem
Queiram ou não, Aécio Neves e Eduardo Campos serão tragados pelo apoio da mídia nativa e da chamada elite. Ou seja, da reação por  Mino Carta   Começa oficialmente a campanha eleitoral e  CartaCapital define desde já a sua preferência em relação às candidaturas à Presidência da República: escolhemos a presidenta Dilma Rousseff para a reeleição. Este é o momento certo para as definições, ainda mais porque falta chão a ser percorrido e o comprometimento imediato evita equívocos. Em contrapartida, estamos preparados para o costumeiro desempenho da mídia nativa, a alegar isenção e equidistância enquanto confirma o automatismo da escolha de sempre contra qualquer risco de mudança. Qual seria, antes de mais nada, o começo da obra de demolição da casa-grande e da senzala.

OEA decide apoiar Argentina em negociação pelos "fundos abutres"

Imagem
A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou na noite desta quinta-feira (3), após reunião em Washington, uma declaração de respaldo à posição da Argentina no caso da reestruturação da sua dívida. Segundo o texto aprovado, “é essencial para a estabilidade e previsibilidade da arquitetura financeira internacional garantir que os acordos alcançados sejam respeitados”. Reprodução Os “fundos abutres” são um capital de risco que consiste na compra de títulos da dívida de um Estado em situação econômica difícil (normalmente a 20% ou 30% de seu valor nominal). O documento não foi apoiado pelo Canadá e Estados Unidos. No caso dos EUA, foi incluída uma nota em que o país afirma “não poder dar apoio” e que o tema continua nas mãos de seu sistema judicial. As delegações do Brasil e do Uruguai haviam preparado um projeto de declaração em favor da Argentina antes da reunião. O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, afirmou na abertura do encontro que a ação dos chamados fundos

Cebrapaz emite nota contra "os crimes do regime sionista Israel"

Imagem
Na contínua escalada da violência pelo regime israelense contra os palestinos, na Cisjordânia, na Faixa de Gaza e em Jerusalém Oriental, territórios ocupados ou bloqueados por Israel, o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) divulgou uma nota, nesta sexta-feira (4), denunciando os crimes de um "governo extremista" e convocando aos que apoiam a luta dos povos pela autodeterminação a prestar sua solidariedade aos palestinos. Leia a nota a seguir.   Maan Funeral, em Hebron, de Mohammed Dudin, menino palestino de 15 anos morto pelo ferimento na cabeça, causado pelo disparo de um soldado israelense na noite de 19 de junho. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz) vem a público para denunciar mais uma vez os crimes do regime sionista de Israel contra os palestinos. Desde o desaparecimento de três jovens colonos israelenses, residentes ilegalmente em terras palestinas, Israel segue uma política de punição cole

Os grupos de mídia não estão à altura do país

Imagem
Luis Nassif A Copa do Mundo desnudou um dos maiores e mais relevantes problemas do país: o déficit de informação. Talvez tenha sido o maior desastre jornalístico da história, mais do que o episódio das Cartas de Bernardes, o Plano Cohen ou a manipulação inicial sobre o movimento da diretas. Isso porque revelou métodos anti-jornalísticos não apenas para o público mais politizado e bem informado, mas em cima de um tema nacional  – o futebol. E no momento em que as redes sociais já haviam acabado com a exclusividade que a mídia detinha na disseminação de notícias.

Síria: Sinal de mudança?

Imagem
1/7/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Syria: A Slight Breeze of Change ” Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Leslie H. Gelb, presidente emérito do Conselho de Relações Exteriores dos EUA, em  coluna assinada no  New York Times , escreveu hoje : Leslie Gelb A grande ameaça contra interesses dos EUA na região é o  ISIS , não o presidente Assad.  Para enfrentar seu inimigo real, o presidente Obama tem de convocar  outros igualmente ameaçados : o Irã, a Rússia, xiitas e curdos do Iraque, Jordânia e Turquia – e, sobretudo,  o líder político que comanda as melhores forças armadas da região ,  o presidente Assad.  Parte do acordo tem de prever que o regime sírio e  os rebeldes parem [sublinhado dos tradutores; negritos MofA]  de combater uns contra os outros .   [1]

Politicagem mórbida: viaduto de BH era da ‘obra da Copa’.E a viga do monotrilho que matou 1 em SP, não?

Imagem
Autor: Fernando Brito Jornalismo não briga com fatos. Mas também não noticia seletivamente fatos. Há menos de um mês, caiu uma viga da obra do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô paulista, próxima ao Aeroporto de Congonhas, e matou uma pessoa. O monotrilho, que fará a ligação entre o aeroporto de Congonhas e a rede de trens metropolitanos da capital paulista, era,  como está noticiado em uma velha matéria do UOL , ” a única obra de responsabilidade do governo do Estado de São Paulo que consta na Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo”.

Nossos adversários mentem a nosso respeito, afirma Dilma

Imagem
A Presidenta e o ex-prsidente Lula responderam às críticas da oposição durante evento do PT no Parana 3/07/2014 - 23h52 / Por Agência PT Dilma: “proponho que falemos a verdade sobre eles “. Em plenária do PT realizada nesta quinta-feira (3), em Curitiba (PR), a presidenta Dilma Rousseff elevou o tom do discurso e acusou seus adversários de mentirem sobre as gestões do PT no País. “Mentem sistematicamente a nosso respeito. Proponho que nós falemos a verdade sobre eles”, convidou Dilma ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da senadora Gleisi Hoffmann, candidata do PT ao governo do Paraná. Sem citar nomes, ela lembrou que durante a administração do PSDB o povo assistiu ao governo produzir recessão, desemprego, menos renda e a entrega do patrimônio do País.

LULA JOGA A CORRUPÇÃO NO COLO DO FHC !

Imagem
23 milhões de brasileiros não testemunharam o fracasso tucano. O PiG (*) cheiroso, o Valor –  que a Dilma não lê, como não assiste à Globo  – publicou parcialmente trecho muito importante do discurso do Lula – cada vez melhores ! – no  lançamento da candidatura da Gleisi Hofmann  ao Governo do Paraná. FHC ‘desmantelou instrumentos de combate à corrupção’, diz Lula  Mais do que dizer que o Farol de Alexandria “desmantelou” os mecanismos de combate à corrupção, Lula deu uma aula ao PT sobre como conduzir a campanha e como responder ao PSDB e seus trombones pigais. Os discursos do Lula se tornaram “como vencer a eleição – I , II,  III, IV” etc etc. Neste caso, ele tinha desafiado o inerte  ministro zé da Justiça  a produzir argumentos e responder à acusação de que o PT é o “mais corrupto” !

Quando os EUA mentem

Imagem
A versão de incapacidade de formar um Estado viável, em razão de divergências religiosas, oculta a continua e longa intervenção ocidental no Mundo Árabe. Francisco Carlos Teixeira A imprensa ocidental, e por vício habitual de cópia, a mídia brasileira, resolveu assumir uma narrativa da atual e crítica situação do Oriente Média em termos de oposição intra-islâmica, colocando frente à frente a oposição entre as diversas concepções do Islã, em especial entre sunitas e xiitas. Em face do radicalismo das duas interpretações da mensagem do Profeta Mohammed o Islã estaria, definitivamente, dividido e a formação de unidades estatais viáveis seriam impossíveis.  De fato, ambas as vertentes se enfrentam, desde a morte do Califa Ali – primo e genro do Profeto -  aqueles que defendiam a manutenção indicativa do “Califado” nas mãos dos ricos comerciantes do clã coraixita e os demais, que defendiam a linha sucessória na família do Profeta – com os descendestes de sua filha Fátima casada com

Ziggi Recado Mary [3:28] Ziggi Recado

Imagem

A força da internet nas eleições

Imagem
Mesmo a mídia tradicional já percebeu que não dá para barrar este avanço e passa a investir mais nestas ferramentas. Altamiro Borges Três pesquisas recentes confirmam que a internet, com seus sites, blogs e redes sociais, deverá jogar um papel decisivo nas eleições deste ano. O Instituto Reuters de Estudo do Jornalismo, ligado à Universidade de Oxford (Inglaterra), publicou no início de junho o seu terceiro relatório anual sobre notícias digitais (“Digital News Report-2014”). Feito a partir de entrevistas com 18 mil pessoas em dez países (EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Finlândia, Espanha, Dinamarca, Itália, Japão e Brasil), ele revela que o nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking mundial no uso dos meios digitais. Segundo a pesquisa, 87% dos brasileiros conectados à internet têm interesse por notícias de cunho jornalístico.

As vidas paralelas de Dirceu e Barbosa

Imagem
por :   Paulo Nogueira JB Superstar Dois homens que frequentaram nos últimos anos as primeiras páginas iniciaram, nesta semana, uma nova etapa em sua vida. As fotos falam sozinhas. É um Joaquim Barbosa reluzente, com ares de estrela de Hollywood, que você vê se despedindo do STF. Jornalistas se apressaram em tirar selfies ao lado de JB. Seu futuro é previsível. Fora a pensão vitalícia de quase 30 mil reais, a possibilidade de fazer palestras em série com cachês milionários. Quanto tempo vai demorar até que JB se torne colunista do Globo ou da Folha, comentarista da CBN e da Globonews – todas aquelas coisas, enfim, que alavancam você para a vida de palestrante?

Neymar critica busca irresponsável de escândalo pela mídia

Imagem
Do Portal Imprensa Neymar chama jornalista de irresponsável por matéria ligando seu pai à máfia dos ingressos   Vanessa Gonçalves e Lucas Carvalho*   Na tarde desta quinta-feira (3/7), o atacante da seleção brasileira Neymar Jr. usou sua conta no Instagram para criticar uma reportagem da Folha de S.Paulo, que cita seu pai e empresário, Neymar da Silva, como um dos integrantes da máfia da venda de ingressos da Copa do Mundo. "Jornalista mal informado e irresponsável .... Até quando vai ? Chega né .. Mostra seu potencial e vende jornal de outra forma ou melhor , falando verdades!", disse o jogador.   Crédito:Reprodução Neymar diz que jornalista foi irresponsável em citar seu pai no esquema de venda de ingressos

Pepe Mujica, uma história de amor

Imagem
by  Victor Farinelli  on  3 de julho de 2014  •  8 Comments Primavera de 1973. Ela não se chamava Ana, mas era assim que todos a conheciam. Ana, a guerrilheira, detida em uma prisão militar feminina, construída especialmente para mulheres tupamaras, em algum lugar desconhecido no interior do Uruguai, com uma carta na mão, que era de Emiliano, ou Ulpiano, ou seja lá qual fosse o seu verdadeiro nome. Em junho daquele ano, o fim do MLN-T (Movimento de Liberação Nacional, também conhecido como Tupamaros), foi um dos episódios que marcou o início da ditadura uruguaia, e levou centenas de jovens revolucionários à prisão, quinze deles como reféns de guerra. Ulpiano era um deles. Se os tupamaros ainda livres voltassem a atuar, ele seria fuzilado.

Porque São Paulo vai passar a ter menos água

Imagem
Autor: Fernando Brito No início da semana, o  Tijolaço antecipou  que a situação do Cantareira, esquecida pela imprensa, estava se tornando mais dramática. Está, aliás. No dia 17 de maio, logo após o início do bombeamento pela “gambiarra” instalada por Geraldo Alckmin no Cantareira, havia – sempre de forma estimada, porque não há precisão total neste cálculo-   259,78 bilhões de litros de água no sistema . Hoje , há 197,71 bilhões de litros  , usando a mesma estimativa de volume  a ser bombeado.

Desmorona conto do vigário na Bolsa com pesquisas eleitorais. Veja deu uma mãozinha aos vigaristas.

Imagem
Por Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula 3 de julho de 2014 30 de março de 2014  (repare na capa à direita e na  nossa nota avisando do conto do vigário ) Aquela estória (com "e" mesmo) de que a Bolsa de Valores subia quando pesquisas eleitorais desfavoráveis a Dilma eram publicadas nunca me convenceu. Qualquer um que já viu o be-a-bá de como funcionam as mesas de operações financeiras dos bancos de investimentos jamais cairia nesta lorota.

A tristeza popular e o desastre nacional

Imagem
Fundador de um movimento que já sobreviveu 40 anos, a trajetória de Perón fez com que o 1º de julho de 1974 fosse uma data de imensa dor popular. Martín Granovsky   O que aconteceu antes do 1º de julho de 1974 não foi nenhuma maravilha, mas o que veio depois foi uma tragédia. A morte de Juan Domingo Perón marcou o início de uma contagem regressiva que terminaria em 24 de março de 1976, com o golpe militar mais cruel da história argentina.

Ironia suprema: após tanta sabotagem, “Copa das Copas” pode reeleger Dilma

Imagem
Do Blog da Cidadania- Por Eduardo Guimarães Pergunto a você, estimadíssimo leitor: o que mais os grupos político-midiáticos de direita e esquerda que apostaram na Copa de 2014 como meio de desgastar Dilma poderiam ter feito para atingir tal objetivo? Eu diria que fizeram de tudo e mais um pouco. Pela esquerda, protestos violentos contra a Copa infernizaram as grandes cidades, feriram centenas de pessoas, provocaram prejuízos econômicos imensos, rebaixaram a autoestima dos brasileiros até o rés do chão, tudo com base na mentira hedionda de que os investimentos no evento teriam roubado dinheiro da Saúde e da Educação.

AS CHUTEIRAS E AS LÁGRIMAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - A imprensa internacional tem dado destaque a rumores de que a seleção brasileira está preocupada com o estado emocional de seus jogadores, depois do sufoco vivido no jogo com o Chile. As notícias dão conta de que Luís Felipe Scolari teria se reunido com psicólogos para discutir o assunto. Também temos sido chamados de “chorões” lá fora, e os comentários dos internautas estrangeiros não tem sido, certamente, de elogio, para com a virilidade dos nossos jogadores. Os espanhóis, por terem tomado a surra que tomaram do Brasil no final da Copa das Confederações, e terem sido vaiados - junto com Diego Costa - e “toureados” à base de “olés”, por nossa torcida, em sua curta passagem pelo Brasil, são os mais agressivos.  

Por que as Forças Armadas de hoje defendem a ditadura?

Imagem
Ao negar a tortura, nossa oficialidade permanece ligada ao seu pior passado e se revela despreparada para o papel que lhes reserva a democracia. Por Roberto Amaral por  Roberto Amaral Antonio Cruz / Agência Brasil Celso Amorim ao lado dos comandantes das Forças Armadas em maio. O Ministério da Defesa, comandado por ele, aceitou os relatórios apresentados pelos chefes de Aeronáutica, Exército e Marinha Os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, respondendo a pedido de informações da Comissão Nacional da Verdade, declararam, em três relatórios, autônomos mas aparentemente escritos pelo mesmo redator, que não houve desvio de finalidade no uso de instalações militares durante a ditadura. Uma de duas: ou a declaração, pronunciamento oficial atendendo a pedido oficial de informações, é simplesmente cínica (portanto institucionalmente inaceitável), ou, pior ainda, é a aterradora confissão de que as torturas e os assassinatos não são considerados ‘desvio de final

Dirceu vira a página e deixa para trás uma das maiores injustiças que já lhe foram impostas

Imagem
José Dirceu estreou nesta quinta-feira (3) em seu trabalho na biblioteca do escritório de advocacia José Gerado Grossi, em Brasília. Blog do Zé Com um dia de trabalho normal, no qual dedicou-se mais a tomar conhecimento das tarefas que desempenhará nos próximos meses em suas novas atividades, o ex-ministro José Dirceu estreou hoje em seu trabalho na biblioteca do escritório de advocacia José Gerado Grossi, em Brasília. Virou a página, deixou para trás uma dos períodos em que sofreu uma das maiores injustiças que já lhe foram infringidas na vida, os quase oito meses em que ficou trancado em regime fechado, ilegalmente, no cumprimento de uma sentença que lhe foi aplicada, desde a primeira hora, para ser cumprida no regime aberto que começou hoje.

Gilmar Mendes autoriza Demóstenes a reassumir cargo de promotor

Imagem
O ex-senador pelo DEM, Demóstenes Torres, foi cassado, em 2012, em função do seu envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira. Najla Passos Brasília  - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, autorizou, nesta quinta (3), em decisão liminar, que o ex-senador reassuma seu cargo de procurador de justiça do Estado de Goiás. Eleito pelo DEM em 2010, Torres foi afastado do cargo por decisão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em outubro de 2012, após ter seu mandato como senador cassado em função do seu envolvimento com a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, preso por exploração de jogos ilegais e corrupção.

Gilmar Mendes, um Ministro acima da lei e do decoro

Imagem
Luis Nassif No dia em que caiu a casa de Demóstenes Torres, com a denúncia sobre suas ligações com Carlinhos Cachoeira, o Ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal) estava em seu apartamento, consolando o amigo. São relações antigas, pessoais. Gilmar ignorou todas essas relações e não se declarou impedido para conceder uma liminar reintegrando Demóstenes ao Ministério Público de Goiás.

É possível contratar três milhões de moradias, afirma Dilma sobre Minha Casa, Minha Vida 3

Imagem
Presidenta Dilma durante entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida a mais de 5 mil famílias. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Ao mesmo tempo em que entregou 5.460 unidades habitacionais do  Minha Casa, Minha Vida , nesta quinta-feira (3), no Paranoá (DF), a presidenta  Dilma Rousseff  considerou possível a contratação de três milhões de moradias na próxima fase do programa. Ela estabeleceu a meta como comprometimento com a continuidade do programa, além de articular empresariado para demanda da terceira etapa. “Nosso objetivo é deixar claro que é possível contratar agora três milhões de moradias. Porque aquilo que está dando certo deve ter continuidade. As famílias de menor renda precisam continuar recebendo subsídio quase integral, tal como fizemos até agora. E nós precisamos sinalizar para os empresários se prepararem com terrenos, discutir com prefeitos para que isso ocorra a partir de 2015”, salientou.

Israel envia tanques à fronteira de Gaza e ataca na Cisjordânia

Imagem
A violência de Israel contra a Palestina ocupada continua se intensificando. Nesta quinta-feira (3), o governo israelense mobilizou tropas e tanques na fronteira com a Faixa de Gaza, alvo de repetidos ataques aéreos, e também pela Cisjordânia, onde as incursões militares, detenções arbitrárias, demolição de residências e os confrontos com os palestinos são relatados e o número de mortes continua crescendo, enquanto o mundo equaciona uma reação. Por Moara Crivelente, da Redação do  Vermelho AFP Força Aérea de Israel lança dezenas de bombardeios diários contra a Faixa de Gaza. Na foto, cratera é causada pelos ataques na Cidade de Gaza, nesta quinta (3). Manifestações em diferentes cidades de Israel que exigem “vingança” contra os palestinos pelas mortes de três colonos israelenses na Cisjordânia – incitação que já resultou na morte do jovem palestino Mohammed Abu Khdeir, de 16 anos – foram novamente noticiadas pelo jornal israelense  Haaretz , nesta quinta. Leia também: Outro jov

Membro da equipe de Aécio quer que faculdade pública seja paga

Imagem
publicado em 3 de julho de 2014 às 11:06 Pessôa propõe taxar os cursos de graduação como o pedágio urbano Membro da equipe de Aécio Neves defende a privatização da universidade pública por  Marcelo Hailer,  na revista Fórum Em  artigo publicado   na edição deste domingo (29) do jornal  Folha de São Paulo , o colunista Samuel Pessôa defende a taxação dos cursos de graduação e, para tanto, faz uma comparação com o pedágio urbano, argumentando que “o pedágio urbano justifica-se por que um bem econômico público, as vias públicas, torna-se um bem econômico privado quando se congestiona. A natureza econômica das vias públicas altera-se de acordo com a intensidade do seu uso”.

FOTO DE DIRCEU VALE MIL PALAVRAS !

Imagem
Dirceu sabe quem combater: não é como Barbosa, um homem oco A raiva santa ! Uma foto de Dirceu na portaria do prédio onde começou a trabalhar conta tudo. Ele tem as cicatrizes do sofrimento. Em tem também o olhar do desafio, da resposta, do combate. Um mês de alimentação normal, um pouco de sol, e esse aspecto frágil vai embora. Sobrevive o político militante, que tem uma causa: a dos pobres e oprimidos. Joaquim Barbosa o atingiu, o enfraqueceu, mas vai embora em opróbrio. Como herói dos que fizeram dele um instrumento político. Queriam quebrar o PT e encarcerar o Lula. Perderam nos dois rounds. Barbosa tornou-se dispensável. Barbosa é um  homem oco, vazio. Os adversários de Dirceu tem nome, sobrenome e endereço. Não são como os de Barbosa, que ele não teve coragem de denunciar, na saída melancólica. Dirceu tem dentro dele uma raiva santa: o acerto de contas. Como um condenado injustamente. José Dirceu ganhou. Ele passa esse fim de semana em casa, com a filha de três anos, o