Postagens

Mostrando postagens de junho 26, 2014

Os bilhões da Copa do Mundo: por que o pessoal do contra entendeu tudo errado

Imagem
por :   Kiko Nogueira O jornalista Nathaniel Parish Flannery, colaborador de várias publicações americanas em áreas como crime organizado, política, cultura e economia, escreveu um  bom artigo no site da Forbes  sobre a Copa do Mundo. “Quando a seleção do Brasil entrar em campo, o mundo devia também aproveitar o momento para reconhecer o sucesso das políticas públicas progressivas do país”, escreve Flannery. “O Brasil destinou menos que 2 bilhões de dólares para a construção dos estádios. Em contraste, entre 2010, ano do início da construção dos estádios, e o início de 2014 o governo investiu 360 bilhões de dólares em programas de saúde e educação”. Eis os principais trechos de sua análise:    

Dilma cresce 4 pontos no Datafolha

Imagem
por Miguel do Rosário Parece que a Copa está causando, sim, um efeito positivo na avaliação da presidente Dilma. Entretanto, o mais importante é que a ascenção de Dilma destrói a narrativa que a mídia tucana vinha tentando construir, de que haveria uma tendência irreversível de declínio da petista nas pesquisas. Ela está crescendo e pode crescer mais quando começar a propaganda de TV. Agora que os partidos já definiram os apoios federais, e que a presidenta garantiu um bom tempo na TV, ela volta a ganhar um favoritismo que o clima de pessimismo do período pré-copa havia interrompido. Pesquisa Datafolha mostra crescimento de Dilma e estabilidade de Aécio e Campos No Radar Político, do  Estadão .

Aldo: "Levar população de baixa renda aos estádios é desafio pós-Copa"

Imagem
Fazer com que os estádios construídos para a Copa do Mundo sejam acessíveis à população de baixa renda é um desafio para os próximos anos, disse nesta quarta-feira (2) o ministro do Esporte, Aldo Rebelo. O ministro chamou a Copa de maior evento do mundo e afirmou que é uma oportunidade para melhorar a gestão do futebol no país, que, segundo ele, "tem um desempenho abaixo do sofrível". Ele também disse que é preciso garantir que os estádios não se tornem espaços de exclusão. O Ministro dos Espostes, Aldo Rebelo "Isso seria contrariar a própria filosofia e natureza do futebol, que tem prestígio e é abraçado no Brasil e no mundo porque é uma projeção do imaginário da igualdade. É o único espaço do mundo em que o Irã pode ganhar dos Estados Unidos sem sofrer nenhuma retaliação ou ameaça, e onde Israel e Palestina desfrutam do mesmo status. Futebol é isso, e isso não pode ser mudado. Isso se garante também com a presença da população de baixa renda nos estádios",

Em SP, prefeito tucano declara voto em Dilma: A senhora sabe que sou do PSDB,mas meu coração e alma são vermelhos

Imagem
Prefeito tucano critica Alckmin e diz que vota em Dilma Dilma com prefeitos de região que receberá recursos do PAC: Gabriel Maranhão, do PSDB, afirmou em reunião a portas fechadas que Dilma fez mais pela cidade que Alckmin  Por:  Helena Do blog Os Amigos do Presidente Lula Em um evento de assinatura de repasse de recursos do PAC Mobilidade para diferentes cidades brasileiras, realizado a portas fechadas no Palácio do Planalto, a presidente Dilma  ouviu um prefeito tucano declarar seu voto nela. O prefeito de Rio Grande da Serra (SP), Gabriel Maranhão, disse que seu coração  e alma são vermelhos e que Dilma fez mais por sua cidade do que seu correligionário, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Sua cidade irá receber R$ 41 milhões para obras de infraestrutura.

O dogma da incompetência

Imagem
A Lei de Atendimento de Saúde a Preço Acessível (a reforma da saúde de Obama) tem sido acompanhada a cada passo por gritos de desastre iminente. Paul Krugman Você tem acompanhado as notícias sobre o Obamacare? A Lei de Atendimento de Saúde a Preço Acessível (a reforma da saúde de Obama) saiu da primeira página, mas as informações sobre como está se saindo continuam chegando – e quase todas as notícias são boas. De fato, a reforma da saúde prossegue bem desde março, quando ficou claro que as inscrições superariam as expectativas apesar dos problemas no site federal.

Sarkozy denuncia “a instrumentalização política da justiça”

Imagem
MARIA JOÃO GUIMARÃES  e  JOANA AMADO   02/07/2014 - 18:44 Ex-Presidente foi constituído arguido por suspeita de corrupção e de tráfico de influências. "Estou profundamente chocado", disse Sarkozy, sobre a sua detenção  JACQUES DEMARTHON/AFP Depois de ter sido detido na terça-feira e interrogado durante cerca de 15 horas, o ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy foi constituído arguido por suspeita de corrupção e de tráfico de influências. Ao fim do dia de quarta-feira, Sarkozy quebrou o silêncio para clamar inocência e denunciar “a instrumentalização política da justiça”.

O que mostra o vídeo de desculpas a Dilma

Imagem
por :   Paulo Nogueira Viralizou na internet um  vídeo  com desculpas a Dilma pelas vaias na estreia do Brasil na Copa. A locução é do ator José de Abreu. É um vídeo partidário, e isso significa que os petistas estão amando e os antipetistas detestando. No YouTube, no momento em que escrevo este texto, havia um empate técnico entre as pessoas que aprovavam e reprovavam o vídeo.

Neymar dribla o “mi-mi-mi” e sugere que imprensa “procure psicólogo” também

Imagem
Autor: Fernando Brito Fiquei bem mais tranquilo com o jogo de sexta entre Brasil e Colômbia. Pedreira, como têm sido pedreira todos os jogos, exceto, talvez, o da própria Colômbia frente ao Uruguai. No resto das partidas todo mundo sofreu,  se descabelou e até chorou, também. Aliás, empatamos com os argentinos até em bola na trave no finalzinho. E, francamente, o que tinha de dúvidas sobre a seleção brasileira ter um líder se desfez hoje.

Haddad aposta na democracia contra o caos

Imagem
Durante quase toda sua história, São Paulo foi tratada como um piquete de engorda do lucro imobiliário. A urbanização caótica que a define é expressão disso. por: Saul Leblon   Durante quase toda a sua história, São Paulo foi  tratada como um piquete de engorda do lucro imobiliário. A urbanização caótica que a define é a pura expressão daquilo que os mercados são capazes de produzir, deixados ao próprio arbítrio. Não por acaso, a maior crise do capitalismo desde 1929 teve seu epicentro na lambança entre o capital financeiro e o capital imobiliário.

Dilma Rousseff colheu o que não semeou

Imagem
A presidenta colheu precisamente os resultados do que não semeou: não promoveu a emergência de um sistema democrático de informação. Wanderley Guilherme dos Santos Aproveitando a vaia pornofônica que singularizou a participação dos reacionários e distraídos na abertura da Copa das Copas, a oposição saiu-se com o comentário de que a presidenta Dilma Roussef colheu o que semeou. Pensou que estava abafando. Não estava. Para além da falta de compostura e civilidade, a oposição errava outra vez no diagnóstico. A presidenta colheu precisamente os resultados do que não semeou: não promoveu a emergência de um sistema de informação democratizado. 

Petrobras defende contrato para exploração de excedente no pré-sal

Imagem
Em conversa com jornalistas e blogueiros, no Rio de Janeiro, a presidente da Petrobras, Graça Foster, rechaçou críticas veiculadas na grande mídia. Maurício Thuswohl Rio de Janeiro  – A presidente da Petrobras, Graça Foster, defendeu o contrato firmado entre a empresa e governo federal para a produção direta do petróleo excedente nas áreas do pré-sal incluídas na cessão onerosa feita pela União em 2010. Em conversa com jornalistas e blogueiros realizada na terça-feira (1) na sede da empresa no Rio de Janeiro, Graça rechaçou as críticas surgidas na grande mídia e disse que “o contrato é indiscutível do ponto de vista econômico e dará resultado para a União e para a Petrobras”. Firmado sob o regime de partilha, o acordo com o governo prevê a exploração de quatro blocos na Bacia de Santos (Búzios, Florim, Nordeste de Tupi e Entorno de Iara) e pode render, segundo estimativas da empresa, 14 bilhões de barris de petróleo.

Dilma: País que quer se desenvolver tem de apostar na qualificação do trabalho

Imagem
Dilma entrega diploma a formanda do Pronatec em Vitória. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta  Dilma Rousseff  ratificou a formação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego ( Pronatec ) como estratégica para o Brasil se tornar uma nação desenvolvida. Na formatura de alunos em Vitória (ES), nesta quarta-feira (2), ela afirmou que a abertura de oportunidades para formandos tem por objetivo continuar este ciclo de crescimento econômico no país. “O que acontece com país que quer se desenvolver? Tem de apostar na qualificação do trabalho. Estamos melhorando o emprego, a qualidade do trabalho, melhorando salário na base, ali naquilo que sabe que vai durar, e vai durar para sempre. Para o trabalhador, um trabalho mais qualificado aumento do salário, da renda dele e da família. Por isso, também damos importância a quantidade diferenciada que nós temos de cursos”, analisou.

Espanhois ‘querem’ Mujica como presidente

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Publicado na  bbc As comparações entre os dois inundaram a Espanha O presidente do Uruguai, José Mujica, se transformou em uma espécie de estrela entre os usuários espanhóis do Twitter. O elogio a políticos no Twitter é algo raro, mas houve na Espanha uma repentina avalanche de mais de 100 mil tweets comparando Mujica, de forma favorável, ao primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, acompanhadas da hashtag #UnPresidenteDiferente (“Um Presidente Diferente”, em tradução livre). Mujica já foi chamado por veículos internacionais de imprensa de “o presidente mais pobre do mundo”.

Como uma mentira se espalha na rede: Lula nunca falou sobre a eliminação do Japão da Copa do Mundo

Imagem
-Postado no Blog do Instituto Lula-01/06/2014 - http://www.institutolula.org Imagem de notícia falsa em página da Internet

Luis nassif: A técnica do "embromation" para desistir de serviços de telefonia

Luis Nassif Um pequeno roteiro para quem quiser desistir dos serviços da Net – valendo para outros serviços de telecomunicações. Depois de anos mantendo a Net em três endereços, desisti, fundamentalmente pelo mau atendimento e pela velocidade da banda larga – muito inferior aos 10% mínimos do que eu comprava. Para formalizar a desistência, é necessário ligar para o atendimento. A secretária liga, passa todos os dados.

Até onde os russos podem recuar?

Imagem
1/7/2014,  The Saker,   The Vineyard of the Saker “ How far can Russians retreats? (In memory of Anatolii Klian) ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                          POSTADO POR  CASTOR FILHO   Em memória de  Anatolii Klian : Со   святыми   упокой ,  Анатолий , и   вечная   память ! Que descanse em paz entre os santos, Anatoly. Eterna lembrança. Балобан Saker The Saker Situação atual: pacote misturado O noticiário que sai da Novorossia é pacote misturado de razões para manter a esperança e razões para desesperar completamente. A chamada “iniciativa de paz” de Poroshenko ou é mistificação obscena ou, na melhor das hipóteses, é piada bem sem graça: os  Ukies  continuam a bombardear civis e os atiradores continuam a atirar contra civis todos os dias, e um Kiev aconteceu um grande comício, não para exigir real cessar fogo, oh não, mas para exigir que as hostilidades recomecem com força total!

BELO MONTE E A SÍNDROME DO ATRASO

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - A ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica, está analisando pedido do Consórcio Norte Energia, responsável pela construção da Usina de Belo Monte, para adiar a entrada, por mais um ano, em operação da usina, que fica no Rio Xingu, no Pará. Belo Monte não é uma obra qualquer. Em potência instalada, será a terceira usina hidroelétrica do mundo, depois da chinesa Três Gargantas, e da binacional, brasileiro e paraguaia, Itaipu.

O que falta à Petrobras não é petróleo nem gestão. É entender o povo como a sua energia

Imagem
Autor: Fernando Brito Ontem, atendendo ao gentil convite de sua diretoria, passei o dia na Petrobras, começando pela solenidade de comemoração dos 500 mil barris diários produzidos no pré-sal brasileiro até, já à noitinha, uma conversa da presidenta Graça Foster com alguns blogueiros. Com os dias, à medida em que tocar em pontos concretos da exploração petroleira, vou abordando os dados e as visões da empresa mostrados ontem. Prefiro, agora, uma reflexão.

Inflação está sob controle e ficará dentro da meta deste ano, afirma presidente do BC

Imagem
Quedas recentes nos índices devem se refletir nos preços ao consumidor e, mantidas as condições monetárias atuais, inflação tende convergi para meta de longo prazo A inflação está sob controle e encerrará o exercício de 2014 respeitando os limites estabelecidos no âmbito do regime de metas, garante o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. “A inflação mensal ao consumidor se encontra em patamar baixo e deve permanecer bem comportada nos próximos meses”, disse ele, em entrevista à Conexão Real, órgão de comunicação interna do Banco Central.

O STF e a Prisão Domiciliar: a constitucionalização do erro?

Imagem
A prisão domiciliar deve ser decretada não só para condenados que cumprem pena em regime aberto, mas para todos os que estejam em situação grave de saúde. Por (*) Alana Abílio Diniz Vila-Nova  Enquanto toda a audiência nacional permanecia focada na “Copa das Copas”, os juristas aguardavam os debates no “Julgamento dos Julgamentos”. Os penalistas, particularmente, ansiavam pelo voto do Ministro Luís Roberto Barroso, novo relator da Ação Penal 470, quanto à conversão da prisão do ex-deputado federal José Genuíno para o regime domiciliar. Diferentemente do que aconteceu em campo na quarta-feira, 25, com as esperadas vitórias de França e Argentina, no plenário, fomos – negativamente – surpreendidos. O novo relator, que – quando exercia a advocacia – defendia, veemente, a prisão domiciliar monitorada para crimes não violentos, mudou de opinião...Até aí, nenhum impedimento. Obviamente, todos podemos mudar. O problema está nas argumentações utilizadas para tanto.

Ele vai deixar saudade?

Imagem
Por    Helena  No Blog Os Amigos do Presidente Lula Membros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram o comando da Corte sobre a presidência do ministro Joaquim Barbosa, que nesta terça-feira, 1º, preside sua última sessão. Gilmar Mendes destacou o "temperamento" do colega e Luís Roberto Barroso afirmou que Barbosa "quebrou o padrão da Justiça". Temperamento. 

Fátima Oliveira: Meu sonho era ver os Sarneys saindo pelo voto e não à francesa

Imagem
A vida felliniana e felliniesca de Sarney et caterva… Fátima Oliveira,  em O TEMPO fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_ Volto ao repisado tema: o clã Sarney, cujo patriarca, aos 84 anos, sentindo o cheiro da derrota nas eleições de 2014, no Amapá e no Maranhão, se viu obrigado a não disputar mais um mandato de senador pelo Amapá e anunciou seu “amarelar” estribado em desculpas esfarrapadas: cuidar da mulher doente. Imaginei Sarney de pijama fazendo um chazinho para dona Marly Macieira Sarney. Até fiquei enternecida porque se nós, maranhenses, devemos algo ao clã é à dona Marly, que, da profundeza do silêncio de toda a sua vida (namorou Sarney desde 1947, e casaram-se em 12.7.1952), conseguiu algo que nós, que há anos bradamos “Xô, Sarney”, jamais conseguimos!

Stick Figure - Shelter

Imagem

FHC alfineta Lula e Dilma em celebração aos 20 anos do Real

Imagem
por :   Paulo Nogueira Por ocasião das comemorações dos 20 anos do Plano Real, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou em sua página no Facebook um áudio em que celebra a data e alfineta o ex-presidente Lula, que chamou de “descrente”, e a presidente Dilma, a quem acusou estar com “dificuldades em manter estabilização da moeda”. Em 1º de julho de 1994, o real começou a circular no país. A mudança era parte do Plano Real, lançado meses antes para tentar controlar a inflação. Considerado bem-sucedido, o plano freou a inflação, após quase dez anos de tentativas.

Haroldo Ferreira é confirmado como vice de Gleisi Hoffmann

Imagem
PT Paraná O pedetista Haroldo Ferreira é o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Gleisi Hoffmann (PT). A decisão, tomada há pouco em Curitiba pela Executiva Estadual do PDT, confirma a reedição da aliança entre os dois partidos, que em 2012 culminou com a eleição de Gustavo Fruet (PDT) como prefeito de Curitiba. Assim, a coligação de Gleisi Hoffmann contará com o apoio de cinco partidos: PT, PDT, PCdoB, PTN e PRB. Ricardo Gomyde, do PCdoB, é o candidato a senador. A candidata ao governo destaca que a coligação reúne partidos que estão em sintonia com as propostas de recuperação do desenvolvimento do Paraná. “A primeira mensagem é de agradecimento aos partidos que estão acreditando no nosso projeto. Tenho certeza que será uma parceria de sucesso. Ao longo da campanha, nosso desafio será apresentar as propostas mais consistentes para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e a infraestrutura do estado”, afirma Gleisi.

Israel divide-se sobre como vingar morte de três adolescentes

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   01/07/2014 - 17:59 Ataque contra Gaza, base do poder do Hamas, arrisca desencadear uma nova guerra. Os três jovens foram sepultados nesta terça-feira. Os pais de Naftali Fraenkel no seu funeral  BAZ RATNER/REUTERS É certo que haverá vingança, mas com Israel ainda em choque pela descoberta, 18 dias depois do seu desaparecimento, dos corpos dos três adolescentes raptados na Cisjordânia, o Governo israelita divide-se ainda sobre a força do golpe que pretende desferir contra o Hamas, responsabilizado pelo sequestro. A comoção nacional pede mão forte, mas militares e analistas avisam para os riscos de uma guerra que ninguém deseja.

Vantagem extraordinária

Imagem
O emprego elevado é um diferencial, mas é preciso crer que os leilões da infraestrutura vão puxar os investimentos por  Delfim Netto   Desde o início da presente década a economia brasileira mantém o mercado de trabalho funcionando num nível bastante próximo do pleno emprego, o que representa um diferencial importante em relação à grande maioria dos países razoavelmente civilizados que apenas conseguiram recuperar ínfima parcela dos 50 milhões de empregos detonados a partir de 2008/2009 pela grande recessão, equivalente a menos de 20% dos postos de trabalho que a crise financeira suprimiu – de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT – nos países da Comunidade Europeia, do Norte da África e nos Estados Unidos.

Aneel obriga Eletropaulo a devolver R$ 626 milhões

Imagem
Agência Brasil A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou hoje (1º) um recurso apresentado pela distribuidora AES Eletropaulo e manteve a decisão que obriga a distribuidora a devolver R$ 626 milhões aos consumidores. Segundo a agência, entre 2002 e 2011, a empresa considerou em seus processos tarifários a existência de 246 mil metros de cabos em sua base de ativos, que foram considerados inexistentes pela Aneel. A devolução ocorrerá nos próximos quatro processos tarifários (reajustes ou revisões) da distribuidora, e o ressarcimento dos valores poderá fazer com que os próximos reajustes da tarifa de energia da empresa sejam menores. A distribuidora atende a cerca de 6,5 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.

35 dirigentes da Força Sindical visitam Lula, em apoio a Dilma

Imagem
"Apoiamos o atual projeto, que permitiu uma ascensão social sem precedentes no Brasil e é o projeto mais ligado às pautas dos trabalhadores”, disse o secretário geral da central, João Carlos Juruna Gonçalves.  Por José Carlos Ruy   Os dirigentes da Força Sindical são unânimes em dizer que aquela é uma central “plural”, indicando que nela convivem diferentes pontos de vista políticos, traduzidos, na campanha eleitoral deste ano, em apoio a candidatos diferentes. O presidente licenciado da central, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força”, que também é presidente do partido Solidariedade (formado em 2013 a partir de uma dissidência do PDT, que predomina na central) já declarou apoio ao tucano Aécio Neves (PSDB); outra ala da central, liderada por Nair Goulart, presidenta da Força Sindical da Bahia, apoia Eduardo Campos (PSB).   

“Com o PSDB, São Paulo vai na contramão do Brasil”, diz Nivaldo

Imagem
Histórico militante do PCdoB, inserido no movimento sindical e no movimento negro, funcionário de carreira da Sabesp, Nivaldo Santana será candidato ao cargo de vice-governador de São Paulo, ao lado do petista Alexandre Padilha. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (30), quando oficialmente encerrou o prazo para as convenções eleitorais de 2014. Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para a  Rádio Vermelho Mariana Serafini Nivaldo Santana e Alexandre Padilha acreditam na força dos trabalhadores para levar a disputa paulista ao 2º turno. Em conversa com o Vermelho , Nivaldo falou sobre sua trajetória política e fez uma breve avaliação do atual quadro político do estado de São Paulo. Ele acredita que o governo do PSDB – no poder há mais de 20 anos – fez com que São Paulo ficasse para trás nos avanços sociais e conquistas populares que o Brasil obteve nos últimos 12 anos com os governos progressistas de Lula e Dilma. “O governo do PSDB não está sintonizado, está na

PCdoB emplaca vice de Padilha em SP

Imagem
por Miguel do Rosário O efeito “Maluf” não deu certo com Padilha. Lula tentou repetir a fórmula que usou com Haddad, mas não se deu bem dessa vez. O candidato do PT passou pelo constrangimento de aparecer em foto ao lado de Maluf, colheu o prejuízo político inerente ao fato, e não conseguiu nenhum lucro. Experimentou a ressaca sem ter bebido. O PP fechou com Skaf, do PMDB, e não pediu sequer uma foto de Maluf com o candidato. Ou seja, de Padilha sofreu com a “ressaca Maluf” tem sequer ter bebido, o candidato do PMDB poderá abusar da bebida e não terá nenhuma ressaca.