Postagens

Mostrando postagens de junho 25, 2014

Ele vai deixar saudade?

Imagem
Por    Helena  No Blog Os Amigos do Presidente Lula Membros do Supremo Tribunal Federal (STF) avaliaram o comando da Corte sobre a presidência do ministro Joaquim Barbosa, que nesta terça-feira, 1º, preside sua última sessão. Gilmar Mendes destacou o "temperamento" do colega e Luís Roberto Barroso afirmou que Barbosa "quebrou o padrão da Justiça". Temperamento. 

Fátima Oliveira: Meu sonho era ver os Sarneys saindo pelo voto e não à francesa

Imagem
A vida felliniana e felliniesca de Sarney et caterva… Fátima Oliveira,  em O TEMPO fatimaoliveira@ig.com @oliveirafatima_ Volto ao repisado tema: o clã Sarney, cujo patriarca, aos 84 anos, sentindo o cheiro da derrota nas eleições de 2014, no Amapá e no Maranhão, se viu obrigado a não disputar mais um mandato de senador pelo Amapá e anunciou seu “amarelar” estribado em desculpas esfarrapadas: cuidar da mulher doente. Imaginei Sarney de pijama fazendo um chazinho para dona Marly Macieira Sarney. Até fiquei enternecida porque se nós, maranhenses, devemos algo ao clã é à dona Marly, que, da profundeza do silêncio de toda a sua vida (namorou Sarney desde 1947, e casaram-se em 12.7.1952), conseguiu algo que nós, que há anos bradamos “Xô, Sarney”, jamais conseguimos!

Stick Figure - Shelter

Imagem

FHC alfineta Lula e Dilma em celebração aos 20 anos do Real

Imagem
por :   Paulo Nogueira Por ocasião das comemorações dos 20 anos do Plano Real, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso divulgou em sua página no Facebook um áudio em que celebra a data e alfineta o ex-presidente Lula, que chamou de “descrente”, e a presidente Dilma, a quem acusou estar com “dificuldades em manter estabilização da moeda”. Em 1º de julho de 1994, o real começou a circular no país. A mudança era parte do Plano Real, lançado meses antes para tentar controlar a inflação. Considerado bem-sucedido, o plano freou a inflação, após quase dez anos de tentativas.

Haroldo Ferreira é confirmado como vice de Gleisi Hoffmann

Imagem
PT Paraná O pedetista Haroldo Ferreira é o candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Gleisi Hoffmann (PT). A decisão, tomada há pouco em Curitiba pela Executiva Estadual do PDT, confirma a reedição da aliança entre os dois partidos, que em 2012 culminou com a eleição de Gustavo Fruet (PDT) como prefeito de Curitiba. Assim, a coligação de Gleisi Hoffmann contará com o apoio de cinco partidos: PT, PDT, PCdoB, PTN e PRB. Ricardo Gomyde, do PCdoB, é o candidato a senador. A candidata ao governo destaca que a coligação reúne partidos que estão em sintonia com as propostas de recuperação do desenvolvimento do Paraná. “A primeira mensagem é de agradecimento aos partidos que estão acreditando no nosso projeto. Tenho certeza que será uma parceria de sucesso. Ao longo da campanha, nosso desafio será apresentar as propostas mais consistentes para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses e a infraestrutura do estado”, afirma Gleisi.

Israel divide-se sobre como vingar morte de três adolescentes

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   01/07/2014 - 17:59 Ataque contra Gaza, base do poder do Hamas, arrisca desencadear uma nova guerra. Os três jovens foram sepultados nesta terça-feira. Os pais de Naftali Fraenkel no seu funeral  BAZ RATNER/REUTERS É certo que haverá vingança, mas com Israel ainda em choque pela descoberta, 18 dias depois do seu desaparecimento, dos corpos dos três adolescentes raptados na Cisjordânia, o Governo israelita divide-se ainda sobre a força do golpe que pretende desferir contra o Hamas, responsabilizado pelo sequestro. A comoção nacional pede mão forte, mas militares e analistas avisam para os riscos de uma guerra que ninguém deseja.

Vantagem extraordinária

Imagem
O emprego elevado é um diferencial, mas é preciso crer que os leilões da infraestrutura vão puxar os investimentos por  Delfim Netto   Desde o início da presente década a economia brasileira mantém o mercado de trabalho funcionando num nível bastante próximo do pleno emprego, o que representa um diferencial importante em relação à grande maioria dos países razoavelmente civilizados que apenas conseguiram recuperar ínfima parcela dos 50 milhões de empregos detonados a partir de 2008/2009 pela grande recessão, equivalente a menos de 20% dos postos de trabalho que a crise financeira suprimiu – de acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho, OIT – nos países da Comunidade Europeia, do Norte da África e nos Estados Unidos.

Aneel obriga Eletropaulo a devolver R$ 626 milhões

Imagem
Agência Brasil A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) negou hoje (1º) um recurso apresentado pela distribuidora AES Eletropaulo e manteve a decisão que obriga a distribuidora a devolver R$ 626 milhões aos consumidores. Segundo a agência, entre 2002 e 2011, a empresa considerou em seus processos tarifários a existência de 246 mil metros de cabos em sua base de ativos, que foram considerados inexistentes pela Aneel. A devolução ocorrerá nos próximos quatro processos tarifários (reajustes ou revisões) da distribuidora, e o ressarcimento dos valores poderá fazer com que os próximos reajustes da tarifa de energia da empresa sejam menores. A distribuidora atende a cerca de 6,5 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo.

35 dirigentes da Força Sindical visitam Lula, em apoio a Dilma

Imagem
"Apoiamos o atual projeto, que permitiu uma ascensão social sem precedentes no Brasil e é o projeto mais ligado às pautas dos trabalhadores”, disse o secretário geral da central, João Carlos Juruna Gonçalves.  Por José Carlos Ruy   Os dirigentes da Força Sindical são unânimes em dizer que aquela é uma central “plural”, indicando que nela convivem diferentes pontos de vista políticos, traduzidos, na campanha eleitoral deste ano, em apoio a candidatos diferentes. O presidente licenciado da central, deputado federal Paulo Pereira da Silva, o “Paulinho da Força”, que também é presidente do partido Solidariedade (formado em 2013 a partir de uma dissidência do PDT, que predomina na central) já declarou apoio ao tucano Aécio Neves (PSDB); outra ala da central, liderada por Nair Goulart, presidenta da Força Sindical da Bahia, apoia Eduardo Campos (PSB).   

“Com o PSDB, São Paulo vai na contramão do Brasil”, diz Nivaldo

Imagem
Histórico militante do PCdoB, inserido no movimento sindical e no movimento negro, funcionário de carreira da Sabesp, Nivaldo Santana será candidato ao cargo de vice-governador de São Paulo, ao lado do petista Alexandre Padilha. O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (30), quando oficialmente encerrou o prazo para as convenções eleitorais de 2014. Por Mariana Serafini e Ramon de Castro, para a  Rádio Vermelho Mariana Serafini Nivaldo Santana e Alexandre Padilha acreditam na força dos trabalhadores para levar a disputa paulista ao 2º turno. Em conversa com o Vermelho , Nivaldo falou sobre sua trajetória política e fez uma breve avaliação do atual quadro político do estado de São Paulo. Ele acredita que o governo do PSDB – no poder há mais de 20 anos – fez com que São Paulo ficasse para trás nos avanços sociais e conquistas populares que o Brasil obteve nos últimos 12 anos com os governos progressistas de Lula e Dilma. “O governo do PSDB não está sintonizado, está na

PCdoB emplaca vice de Padilha em SP

Imagem
por Miguel do Rosário O efeito “Maluf” não deu certo com Padilha. Lula tentou repetir a fórmula que usou com Haddad, mas não se deu bem dessa vez. O candidato do PT passou pelo constrangimento de aparecer em foto ao lado de Maluf, colheu o prejuízo político inerente ao fato, e não conseguiu nenhum lucro. Experimentou a ressaca sem ter bebido. O PP fechou com Skaf, do PMDB, e não pediu sequer uma foto de Maluf com o candidato. Ou seja, de Padilha sofreu com a “ressaca Maluf” tem sequer ter bebido, o candidato do PMDB poderá abusar da bebida e não terá nenhuma ressaca.

José de Abreu regrava vídeo memorável: Desculpe-nos, Dilma!

Imagem
publicado em 1 de julho de 2014 às 22:16 O vídeo imperdível ganhou locução de José de Abreu! \o/ do blog Muda Mais Então… lembra daquele  vídeo  que tá correndo pelo Facebook, que reclama do complexo de viralatas do brasileiro e da incômoda aposta que a imprensa inteira fez no fracasso da Copa? Pois é… o ator José de Abreu regravou o texto (ou refez a locução, se você assim preferir). O vídeo ficou ainda mais arrepiante.

O Facebook ensaia a manipulação de mentes

Imagem
POR  ROBERT BOOTH Sem consentimento dos usuários, rede testa meios de torná-los “felizes” ou “coléricos” e desencadeia onda de temor sobre controle social e político Por  Robert Booth,  no  The Guardian   | Tradução:  Gabriela Leite Ele já sabe se você está solteiro ou em um relacionamento; a primeira escola onde estudou;  se ama ou odeia Justin Bieber. Mas agora o Facebook, a maior  rede social  do mundo, está enfrentando uma tempestade de protestos ao se revelar que descobriu como fazer usuários se sentirem mais tristes ou felizes, com apenas alguns toques no teclado.

Primeiros cinco jatos russos chegam ao Iraque

Imagem
29/6/2014,  Xinhuanet , Pequim “ First batch of 5 Russian jet fighters arrive in Iraq ” Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido no Bar do Guegué na Vila Vudu : na redecastorphoto  em  “ IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 30/6/2014, Mindfriedo ” , entre outras,    lê-se a seguinte notícia: ● − 30/6/2014: O contra-almirante John Kirby do Pentágono declarou que os jatos americanos não estão demorando para serem entregues; e que os primeiros dois jatos que ainda não foram entregues terão fraco impacto em solo. (Pelo visto, os oficiais russos têm os SU-25 em muito mais alta conta, que os militares dos EUA, os seus F-16.) O pessoal aqui na Vila não entendeu nada. Agora, a notícia que aí vai, de   Xinhuanet , China, explica TUDO. RESUMO : 1.        Iraque comprou jatos de combate russos para apoiar as forças de segurança na luta contra militantes sunitas. 2.       Os recém chegados

A "plutocracia paulista" no PSDB

Imagem
De O Globo Modelo paulista das escolhas do PSDB dificulta alianças, dizem especialistas Escolha do tucano Aloysio Nunes na chapa de Aécio Neves evidencia dificuldade de diálogo do partido fora do eixo Sul-Sudeste na visão de analistas políticos RENATO ONOFRE O senador Aloysio Nunes Ferreira foi oficializado nesta segunda-feira como candidato à vice-presidência na chapa de Aécio Neves -  Ailton de Freitas / Agência O Globo SÃO PAULO - Com o anúncio de que o senador tucano Aloysio Nunes será o vice na chapa do mineiro Aécio Neves à presidência, o PSDB colocou fim especulações políticas sobre o nome e revelou, mais uma vez, a dificuldade do partido em formar alianças eleitorais desde o fim do antigo PFL. Analistas políticos ouvidos pelo GLOBO apontam o modelo "oligárquico" e extremamente paulista da escolha do rumo do partido - e dos presidenciáveis - nos últimos 20 anos isolou a legenda fora do estado como o principal motivo das dificuldades na escolha do

Em sua despedida do Supremo, Barbosa diz que seu sucessor tem de ser um “estadista”

Imagem
“Saio absolutamente tranquilo, com a alma leve, com aquilo que é fundamental para mim, o cumprimento do dever. É exatamente aquilo que eu disse hoje na sessão: é importante que o brasileiro se conscientize da importância, da fundamentalidade, da centralidade da obrigação de todos cumprirem as normas, cumprirem a lei, cumprirem a Constituição. Esse é o norte principal da minha atuação. Pouca condescendência com desvios, com essa inclinação natural a contornar os ditames da lei, da Constituição”.

Sobre os 20 anos do Plano Real

Imagem
por :   Paulo Nogueira Vamos ouvir falar muito dos 20 anos do Plano Real, mas por motivos muito mais políticos e eleitoreiros do que por razões cívicas e históricas. Isso ficou claro na capa desta semana da Veja. Uma bomba relógio sugeria que a estabilidade econômica – o principal feito do Plano Real – está prestes a explodir por culpa sabemos bem de quem, na visão da Veja.

Joaquim Barbosa deixa o STF à francesa

Imagem
Voto vencido no apoio a pleito do PSDB, Barbosa deixa o STF à francesa Ele encerrou a carreira de forma discreta e atípica, mas manteve suspense quanto a apoiar ou não um candidato nas eleições de outubro deste ano. Najla Passos Brasília  - Na última sessão que presidiu no Supremo Tribunal Federal (STF) antes de oficializar seu pedido de aposentadoria, nesta terça (1), o polêmico ministro Joaquim Barbosa foi voto vencido no julgamento do pedido de liminar do PSDB que visava garantir aos torcedores o direito de realizar qualquer tipo de protesto nos estádios durante a Copa do Mundo, inclusive o de veicular mensagens racistas, machistas ou homofóbicas.

Ressaca: pré-sal despeja meio milhão de barris na goela conservadora

Imagem
No momento em que a Petrobrás alcança meio milhão de barris de petróleo extraídos do pré-sal, ouve-se um silencio sepulcral das goelas conservadoras. por: Saul Leblon   No momento em que a Petrobrás alcança meio milhão de barris de petróleo extraídos do pré-sal, ouve-se um silencio sepulcral das goelas conservadoras ( leia a reportagem de Maurício Thuswohl; nesta pág ) As mesmas que amargam a ressaca  da Copa das Copas. As mesmas que, há menos de uma semana, trovejavam  contra a cessão de novos  campos à estatal, com mais de 15 bilhões de barris, decidida pela Presidenta  Dilma. O desconforto é enorme.

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 30/6/2014, Mindfriedo

Imagem
Mindfriedo,  The Saker  −  The Vineyard of the Saker “ 30th June IRAQ SITREP by Mindriedo ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker ● −  29/6/2014: No 1º dia do Ramadan, o  DAASH  declarou-se, com o território que controla, um Estado Islâmico. Mudou de nome, para  Daulat Islamia ,  DI [ár.], que significa “governo/estado islâmico” e correspondentes acrônimos: EI [port.] e  IS  [ing.]. O novo califa, “sucessor” de Muhammad ( sawa ) e “comandante dos fieis” ( Amerul Momineen )” do Estado Islâmico é Abu Bakr al-Baghdadi. O EI convocou todos os combatentes dentro de suas “fronteiras” a jurar fidelidade ao seu califa. NB: O título  Ameerul Momineen  (Comandante dos Fiéis) é título que os sunitas usaram para todos os seus califas ou sultões. Os  xiitas  só usam esse título para  Ali Ibn Abi Talib ; nem os demais imãs recebem esse título. Outros notáveis que se autonomearam  Amerul Momineen  em tempo

O RECADO ALEMÃO

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - Encaradas, por alguns setores, apenas como uma espécie de “chilique” da Presidente Dilma, as reações do governo brasileiro às ações de espionagem levadas a cabo pela NSA,     dos Estados Unidos, têm sido até brandas quando comparadas às de outras nações. Ontem, a Alemanha mandou duro recado a Washington, com a suspensão de vultoso contrato com a norte-americana Verizon. “Há indicações de que a Verizon é legalmente obrigada as fornecer informações à NSA, e essa é uma das razões pelas quais a cooperação com a Verizon não continuará. - afirmou Tobias Plate, porta-voz do Ministério do Interior do governo alemão.

Governo da Ucrânia retoma operação militar e Rússia rechaça ingerência

Imagem
O governo ucraniano decidiu relançar a operação militar contra o leste, nesta terça-feira (1º), após um breve período de cessar-fogo. A retomada foi anunciada já com bombardeios aéreos e terrestres, enquanto o presidente Petro Poroshenko afirmava: “Atacaremos e libertaremos a nossa terra”. A Chancelaria russa instou Kiev a reconsiderar a decisão e exigiu que os governos que apoiam a violência deixem de usar a crise ucraniana para seus "jogos geopolíticos". Reuters / Yannis Behrakis Helicópteros disparam contra forças contrárias ao governo de Kiev no aeroporto de Donetsk, no leste da Ucrânia. “A partir desta manhã, a fase ativa da operação antiterrorista foi retomada. Nossas forças estão conduzindo ataques”, anunciou Aleksandr Turchinov, presidente do Parlamento, citado pela emissora Russia Today. A vizinha Rússia pediu que o governo ucraniano, em Kiev, suspendesse os ataques militares contra as cidades do leste e anunciasse um novo cessar-fogo que fosse real, e não um

A LEI DO ABUTRE

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Hoje em Dia) - Habituados a uma longa historia de lutas e revindicações, os argentinos tem se mobilizado, maciçamente, contra novo inimigo. Não se trata da Nigéria contra quem o time de Messi joga esta semana em Porto Alegre. Pela televisão, pode-se ver que, ao lado de cartazes de professores e outras categorias em greve, os muros e tapumes de Buenos Aires estão cobertos de grandes cartazes, nos quais urubus aparecem associadas ao dólar e a bandeira dos Estados Unidos. A opinião publica argentina responde à decisão, tomada pelo juiz Thomaz Griesa, de Nova Iorque, de dar ganho de causa aos fundos “abutre” que detém bônus de divida antiga do país, para que recebam alem do valor que foi pago á maioria dos credores que aceitaram renegociar e dar descontos, no passado, em troca de receber parte dessa divida.  

Dilma: Inauguramos um arco rodoviário que pode ser chamado de caminho do futuro

Imagem
Presidenta Dilma posa para foto com trabalhadores do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Na abertura ao tráfego do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, trecho que vai do entroncamento da BR-040 até Itaguaí , nesta terça-feira (1), a presidenta  Dilma Rousseff  classificou a obra rodoviária como um caminho para o futuro. Para ela, o empreendimento abre oportunidades para a instalação de mais empresas, trazendo desenvolvimento econômico e social para a região em Duque de Caxias (RJ).

Teixeira, botox, Galvão & cia: a punição suave do assessor da CBF que socou um jogador do Chile

Imagem
por :   Kiko Nogueira Paiva e Ricardo Teixeira Entre todos os problemas de que a seleção brasileira não precisava, um deles era seu assessor de imprensa. Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, deu um soco no atacante Pinilla no meio tempo do jogo com o Chile. Um soco. A agressão foi registrada em vídeo. Paiva foi suspenso por apenas uma partida (contra a Colômbia). “Ele recebeu um tipo de cartão vermelho no intervalo. Não posso mais fazer comentários enquanto há um processo em curso”, declarou o porta voz da Fifa Delia Fischer.

JANIO: BARBOSA É PRODUTO DO PIG

Imagem
A Bláblá também achava que tinha 20 milhões de votos cativos… O  Conversa Afiada  reproduz trecho de artigo de Janio de Freitas na Fel-lha (*) : Seu (de Barbosa) último e relevante desempenho suscitou, porém, fora do tribunal, admirações exacerbadas e os diferentes opostos disso, além, entre aquelas e estes, de não pouco estarrecimento. As múltiplas imagens públicas de Joaquim Barbosa, por mais que se devam ao próprio, são obra direta da função de projetá-las que o Supremo deu à TV, ao abrir à indiscrição das câmeras e microfones o que até então era tratado com o temeroso recato da imprensa ante a alta magistratura. Joaquim Barbosa tornou-se, via TV, o que a linguagem modernosa chama de fenômeno midiático. E, em tal condição, protagonista político.

Serra será candidato ao Senado, decide PSDB

Imagem
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, firmou na madrugada desta terça-feira 1º o acordo. José Aníbal será o suplente Tucanos decidem pelo nome de José Serra para a candidatura ao Senado por Redação da Carta Capital Duas vezes candidato a presidente da República, José Serra será o candidato do PSDB ao Senado por São Paulo. A decisão, e a confirmação de José Aníbal como primeiro suplente, foi anunciada pelo partido na madrugada desta terça-feira 1º. A notícia surgiu na  conta oficial do PSDB-SP no Twitter  e foi confirmada pelo deputado federal tucano  Silvio Torres  (SP) e pelo presidente da Juventude do PSDB de São Paulo,  Paulo Mathias , na mesma rede social.

Legado da Copa: fatos e falácias (parte 2)

Imagem
A realização da Copa neste momento em que todos desejam que o PIB cresça mais do que está permitindo a crise mundial, é fundamental para o país. José Augusto Valente (*) Em relação ao chamado “Legado da Copa”, o que a grande imprensa tem veiculado sobre o assunto tem mais falácias do que fatos comprováveis. É o que estou tentando demonstrar numa série de artigos. ( Clique aqui e leia a parte 1 ) Falácia 2 – Dinheiro utilizado na construção dos estádios poderia ser destinado para a saúde e educação Eu acredito, assim como os críticos à realização da Copa no Brasil, que os governos federal, estadual e municipal têm que investir, com alta prioridade, em saúde e educação, entre outras políticas sociais. O Brasil precisa e merece isso. Ao contrário deles, entretanto, defendo que o governo tem que investir, também, no desenvolvimento do país. Para isso há várias formas, entre elas o financiamento pelo BNDES, com seus juros subsidiados e eventuais parcerias,  a empreendimentos com

Uma nova Guerra Fria e os EUA se vingam MENTINDO... Novamente!

Imagem
29/6/ 2014,  [*] Paul C Roberts  −  Institute for Political Economy “ Cold War Renewed With A Vengeance While Washington Again Lies ” Traduzido por    Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO Discurso de Churchill (5/3/1946) "A Cortina de Ferro" (em inglês) Para o complexo industrial-militar e de segurança dos Estados Unidos, a Guerra Fria foi por décadas uma fonte de muito dinheiro, desde 5/3/1946, quando do discurso de Churchill em Fulton, Missouri, ao estabelecer a “Cortina de Ferro”, até o final dos anos 80, quando Reagan e Gorbachev decretaram o fim da Guerra Fria. Durante esta, os estadunidenses ouviram falar  ad nauseam  sobre as “Nações Cativas”. As nações cativas seriam os Estados Bálticos e o bloco soviético, normalmente chamado, de forma resumida, de “Europa Oriental”.

Arruda e Jaqueline Roriz, do mensalão do DEM, declaram apoio e se unem a Aécio.

Imagem
Arruda, Jaqueline Roriz, Luiz Estevão, trensalão, mensalão do DEM e mensalão tucano ... esse passado de volta é a "mudança" de Aécio. Por Zé Augusto  Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Foto de Arquivo - Arruda e Aécio tem uma longa história de afinidade política e compadrio. O ex-governador José Roberto Arruda (PR-DF), do mensalão do DEM, graças à lerdeza do ex-Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, em denunciar, e do sistema Judiciário em julgar, oficialmente ainda tem a ficha limpa e é candidato ao governo do Distrito Federal.

O AMOR PELA SELEÇÃO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Choro dos craques vem do abismo entre os craques e o país, aberto pelo anti-Copa e pelo VTNC. É preciso fechá-lo   A conversa do dia é o choro dos meninos da seleção. Nossa seleção chora de medo, um pavor profundo, um abismo, um buraco escuro na terra. Felipão, o verdadeiro, perdeu a energia e ficou desorientado. O capitão Tiago Silva sentiu medo de cobrar pênalti. Não conseguia nem olhar o chute dos outros. Chorou tanto que ninguém entendeu.