Postagens

Mostrando postagens de junho 23, 2014

A disputa mídia x política e o poder libertador do voto

Imagem
Luis Nassif Historicamente políticos e jornais sempre disputaram quem era mais autorizado a falar pela opinião pública.  É essa competição que explica os conflitos reiterados entre ambos. Ambos têm interesses próprios – legítimos ou ilegítimos – e lutam com garras e dentes para preservá-los. Ambos dependem de financiadores privados; ambos disputam recursos públicos. Mas existem diferenças.

Pesquisa comprova hegemonia da elite nos estádios. Entendeu agora, Gilberto?

Imagem
por Miguel do Rosário O Fernando escreveu um  belo texto no Tijolaço , analisando a comprovação, agora estatística, que o público nos estádios da Copa pertencem a uma elite. Confirmou-se estatisticamente uma coisa que a gente sabia, por ver na TV. E também por razões financeiras óbvias, relativas ao preço dos ingressos.

Depois de 12 anos, O Globo publica dados sobre avanços dos governos Lula e Dilma

Imagem
Fonte: Ministério da Fazenda Num esforço para desqualificar Lula, jornal revela aos leitores 13 números que a imprensa tenta esconder     O jornal carioca publicou, sábado (28), reportagem que reproduz afirmações do ex-presidente Lula, feitas em palestra para dirigentes das Câmaras de Comércio dos países europeus (Eurocâmaras), na última terça-feira.  O texto tenta desqualificar parte dos dados que Lula apresentou sobre o desenvolvimento econômico e social do país nos últimos anos.

Iraque começou a receber aviões russos para combater jihadistas

Imagem
JOÃO MANUEL ROCHA   29/06/2014 - 18:15 Aparelhos deverão ser pilotados por antigos pilotos de Saddam Hussein. ISIS anunciou o restabelecimento de califado. Irão disponível para maior envolvimento. Ofensiva para recuperar Tikrit repelida. Chegada de aviões russos a Badgad  REUTERS O Iraque recebeu uma primeira entrega de jactos de combate russos Sukhoi ,Su-25, que vão ajudar as suas forças militares a responderem à ofensiva jihadista das últimas semanas. Os aviões começarão a ser usados dentro de “três ou quatro dias”. O anúncio da chegada de aparelhos coincide com uma tentativa das forças governamentais para recuperarem o controlo de Tikrit, 160 Km a Norte de Bagdad. Aconteceu também no dia em que os combatentes do Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS) anunciaram, numa gravação difundida na Internet, que restabeleciam o califado e que o seu chefe, Abou Bakr Al-Baghdadi, é "o líder de todos os crentes".

PT-PR abre debate para aprovar alianças e candidatos a vice e senado.

Imagem
PT Paraná | Fotos: Edson Rimonatto / PT-PR A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná se reuniu na tarde deste domingo, 29, em Curitiba, para debater propostas de coligação e definição de nomes de candidatos a vice e senado na chapa da senadora Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná.

Teoria da “Copa comprada” roubou uma grande vitória do Brasil contra o Chile

Imagem
Do Blog Da Cidadania Por Eduardo Guimarães Após o jogo de abertura da Copa de 2014, entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho último, uma teoria vira-latas, falsa como uma cédula de 3 reais, espalhou-se pelo país e, em certa medida, até pelo mundo: o governo Dilma Rousseff teria “comprado” a competição. Devido à forte crença da direita midiática de que o resultado da Copa influirá na eleição presidencial, a Seleção vem sofrendo sabotagens “jornalísticas” diariamente. Nenhuma seleção está sendo tão maltratada quanto a nossa, na imprensa.

As duas caras de Aécio, recuos para inglês ver

Imagem
Aécio com Armínio Fraga (à sua direita) e João Dória Jr., do “Cansei”. Alguma dúvida sobre a sua real cara? por Antonio de Souza, especial para o Viomundo O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República, é um camaleão em busca de votos. Sem convicções realmente democráticas, ele apela apenas ao “marketing político”. Nos últimos meses, foi possível flagrarmos alguns exemplos desse comportamento. O mais escrachado foi em decorrência dos xingamentos à presidenta Dilma pelos VIPs do camarote do Itaú na abertura da Copa do Mundo, no Itaquerão, em São Paulo.

Felipão na contramão da história do futebol brasileiro

Imagem
Felipão parece até o Joel Santana no Botafogo de Loco Abreu: sem meio-campo, fazendo ligação direta com os postes Fred, Jô e Hulk. Raul Milliet Filho O senhor Felipão vai na contramão da história do futebol brasileiro quando monta um esquema tático sem meio-campo fazendo ligação direta da defesa com o ataque e os postes Fred, Jô e Hulk. Parece até o Joel Santana no Botafogo com o Loco Abreu. Só dava mesmo para ser campeão carioca pois o adversário era o Flamengo, freguês de caderno. Agora numa Copa, tenha a santa paciência.  Não custa lembrar a Copa de 70. Durante muito tempo, vários setores da imprensa esportiva, depois do retumbante fracasso de 1966, incluindo técnicos de expressão, defendiam que a posição do comando do ataque fosse ocupada por um jogador forte, viril, “um tanque”. Tipo Fred e Jô.

“A grande imprensa age como partido político”, diz Fernando Morais

Imagem
Fernando Morais é um dos jornalistas mais engajados politicamente no Brasil. Nascido em 1948, na cidade mineira de Mariana, fez carreira em São Paulo atuando nas redações do Jornal da Tarde, da Veja, da Folha de S. Paulo e da TV Cultura. Nessa entrevista, ele confirma que não vai mais escrever biografias. Reprodução Fernando Morais defende o governo Dilma e acusa a grande imprensa de agir como um partido político “Dá muito trabalho e pouco dinheiro. Assim que terminar o livro que estou escrevendo sobre o ex-presidente Lula, penduro as chuteiras”, assegura. Fernando fala ainda sobre vários temas: política, governo Dilma, regulação da mídia, marco civil da Internet, espionagem americana e utopias. Você acha que Dilma fez um bom ou mal governo? Fernando Morais - Fez, sim, um ótimo governo. Tenho objeções pontuais com relação à descontinuidade de políticas importantes implantadas por Lula, como a política externa e a democratização da aplicação dos recursos de publicidade das empre

Saiu o artigo mais estúpido sobre a Copa e o futebol — e não é de quem você está pensando

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ela Saiu o  artigo mais estúpido sobre a Copa do Mundo  e o futebol — e olha que a concorrência é duríssima. Para chegar ao primeiro posto, a celebridade americana de extrema direita Ann Coulter — advogada, colunista, escritora, apresentadora de TV, loira, alta, uma espécie de Sheherazade alfabetizada –, caprichou na caricatura, na ignorância e na tentativa inútil de fazer graça. O artigo é tão absurdo que você se pergunta se não foi produzido no Coxinheitor, o gerador de textos que junta clichês direitosos.

Os esquecidos

Imagem
Idosos, pessoas doentes ou com deficiências cognitivas esperam para ser encontradas por suas famílias. Que nem sempre estão à procura por Marcelo Santos  Na Rede Brasil Atual “Não sei se ela ainda está me procurando e nem o que faria se a encontrasse hoje. Gostaria apenas de manter contato”, lamenta o gráfico aposentado Claudio Gaspar, de 62 anos, ao referir-se à filha Alexsandra, de 42, que não vê há mais de uma década. Seu sorriso largo, voz tranquila e gestos elegantes não deixam transparecer nenhum sinal de amargura pelo passado ou solavancos da vida. “Eu me sinto bem aqui.”

Volume útil do Sistema Cantareira pode chegar a zero antes do fim da Copa

Imagem
Sistema Cantareira se aproxima do colapso. Para evitar desabastecimento, consórcio faz apelo por 'solidariedade' Relatório indica que, se as chuvas não vierem, depois de 8 de julho os reservatórios que compõem o Cantareira passarão a receber apenas o chamado volume morto, que só resistirá a outros 100 dias por Redação da RBA  São Paulo – Estudo apresentado na quinta-feira (26) pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) indica que o volume útil do Sistema Cantareira – que abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, inclusive a capital, além da região de Campinas e Piracicaba, chegará a zero entre os dias 7 e 8 de julho, ainda antes do final da Copa do Mundo.

A elite nos estádios entende quem os construiu?

Imagem
Autor: Fernando Brito A enquete realizada pela Folha, ontem, e  publicada na edição de hoje do jornal , faz um retrato do que significa o tal “padrão Fifa”. Ou do que tem sido o mundo. Tudo é ótimo, fantástico, maravilhoso, sensacional. Para poucos.

A torcida brasileira (nos estádios) é ridícula. A seleção precisa se acostumar

Imagem
Postado por  José Antonio Lima   em 29/06/2014 Torcedores no Mineirão, no jogo diante do Chile. Jogadores pediram apoio do começo ao fim (Foto: Danilo Borges/ Portal da Copa) Mineirão, oitavas de final da Copa do Mundo, Brasil x Chile. No início da prorrogação, Hulk consegue um escanteio. Olha para a torcida brasileira, bate no braço como quem diz que tem sangue naquelas veias, pede vibração. Alguns respondem, mas muitos talvez não estivessem nem vendo o lance. Esse é um dos dramas da seleção brasileira no mundial que disputa em casa. Não há vaias, o que é bom, mas não há apoio firme, o que é péssimo. Será assim enquanto o Brasil estiver na disputa do título, e os jogadores precisam se acostumar com isso.

MINEIRAZO FOI A COVARDIA DA ELITE BRANCA

Imagem
Depois do Gol do Chile, o Brasil jogou no O Estádio Nacional Julio Martínez Prádanos, de Santiago Com a  ajuda do amigo navegante  , o  Conversa Afiada  já tinha demonstrado que “faltam geraldinos nos estádios em que joga a seleção”. Depois que o Chile empatou, numa jogada boba, que não demonstra nenhum talento ou genialidade do Chile ou seu super-técnico argentino –  clique aqui para ler  “o Brasil jogou melhor” – , a elite branca do Mineirão se calou e acovardou. O time brasileiro jogou em Santiago, até os pênaltis, quando, só entao, a elite branca voltou a berrar mais alto que a os chilenos no estádio. Até os pênaltis o barulho era só dos chilenos. Não é preciso recorrer à Datalha deste domingo.

COMPARAÇÕES DEFLACIONADAS

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Em 20 anos de Real inflação subiu mais no governo FHC do que nos governos Lula e no primeiro mandato de Dilma   Estamos assistindo aos primeiros sinais de que o 20 o   aniversário do Plano Real deverá ser comemorado em grande estilo. Não é para menos. No caminho da sexta eleição presidencial desde que o Real foi anunciado, o plano é uma bandeira prioritária da oposição para reivindicar a chance de retornar ao Planalto, após três derrotas consecutivas. 

EUA querem incendiar a “mudança de regime” na Síria

Imagem
28/6/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ US to rev up regime change in Syria ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Vladimir Putin Comentário na rede  Xinhua  chinesa, em meados de abril, que previa que as diferenças entre EUA e Rússia em torno da Ucrânia não se resolveriam “em pouco tempo” está-se revelando  muito acertado e presciente .   A declaração do presidente Vladimir Putin na 2ª-feira (23/6/2014), em que acolhe com simpatia o cessar-fogo anunciado por Kiev, pode e deve ser visto como inteligente  tentativa para “desescalar” a crise ,   mas Washington absolutamente se recusa a ver as coisas por esse prisma.

Uma Nova Recessão e um Novo Mundo Livre da Arrogância dos EUA?

Imagem
  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ A New Recession and a New World Devoid of Washington’s Arrogance? ” Traduzido por    mberublue . Variação do PIB dos EUA (primeiro quadrimestre de 2011 até o primeiro  quadrimestre de 2014). Notar que no  primeiro quadrimestre de 2014 a  previsão era de crescimento de 1,6%, mas o resultado foi queda de 2,9%. Finalmente, foi liberado hoje (25/06/2014) um número final para o real Produto Interno Bruto dos Estados Unidos no primeiro trimestre de 2014. O número não é o de um crescimento de 2,6% previsto pelos economistas sabe-nada (orig.:  know-nothing )  em janeiro deste ano. O número é um  declínio  do Produto Interno Bruto dos Estados Unidos para -2,9%.

Quem vai indenizar as vítimas do terrorismo da mídia em relação à Copa?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Janio de Freitas, que pertence à esquálida cota de pensamento independente da Folha, nota em seu artigo deste domingo um contraste. Uma pesquisa mundial do Gallup coloca os brasileiros como um povo essencialmente feliz e otimista. Na imprensa, e em pesquisas dos grandes institutos nacionais, o retrato é o oposto. Somos derrotados, miseráveis, atormentados. Janio brinca no final dizendo se sentir cansado demais para explicar, ou tentar explicar, tamanha disparidade.

Serra, o maior trunfo do PT

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário Serra parece uma daquelas figuras sobre as quais a gente fala: se não existisse, a gente tinha que inventar. Depois de explodir a aliança do PSD com o PSDB paulista, aliança esta que deixaria Alckmin numa situação altamente confortável, Serra desiste de disputar uma vaga ao senado e vai tentar a eleição para deputado federal.

Gonzaguinha: e vamos a luta

Imagem

O milagre da Copa

Imagem
por :   Kiko Nogueira Sobre o Autor Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

AS DUAS CARAS DE AÉCIO

Imagem
“Aécio é um camaleão em busca de votos” O  Conversa Afiada  reproduz, a partir do  Viomundo , artigo de Antônio de Souza: ANTÔNIO DE SOUZA: AS DUAS CARAS DE AÉCIO, RECUOS PARA INGLÊS VER O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência da República, é um camaleão em busca de votos. Sem convicções realmente democráticas, ele apela apenas ao “marketing político”. Nos últimos meses, foi possível flagrarmos alguns exemplos desse comportamento.

6 pontos sobre a Primeira Guerra Mundial

Imagem
Ao fim do conflito quatro impérios tinham desaparecido: o Alemão, o Austro-Húngaro, o Russo e o Otomano. O mapa do mundo sofreu enormes modificações. Flávio Aguiar 1. No dia 28 de junho de 1914, 100 anos atrás, o auto-proclamado nacionalista iugoslavo, muitas vezes descrito como um anarquista, Gavrillo Princip, de 19 anos, assassinou em Sarajevo o Arquiduque Franz Ferdinand da Áustria e sua esposa Sophie, Duquesa de Hohenberg. O Arquiduque, sobrinho do Imperador Franz Joseph I (primo irmão de D. Pedro II), era o herdeiro do trono em Viena. Princip atirou duas vezes contra o Arquiduque, que era seu alvo. A primeira bala atingiu-o no pescoço. A segunda-bala atingiu o abdomen da Duquesa, que se interpusera entre o Arquiduque e o assassino, tentando protegê-lo. Ambos morreram poucos momentos depois. Naquele dia, durante o desfile que o casal fazia em Sarajevo, já houvera uma tentativa de matá-los através de uma bomba que, com um dispositivo de retardo, demorou a explodir a ating

Um bom exemplo de Portugal para a democratização da comunicação no Brasil

Imagem
Por Theófilo Rodrigues Sei que há léguas a nos separar Tanto mar, tanto mar Sei, também, quanto é preciso, pá Navegar, navegar (Chico Buarque) No ano em que celebramos os 40 anos da Revolução dos Cravos em Portugal um tema parece ter passado em branco nas comemorações aqui no Brasil. Poucos são os que sabem que a Constituição da República Portuguesa que entrou em vigor em 25 de abril de 1976 trouxe grandes avanços para a democratização das comunicações naquele país. Conquistas que permanecem até os dias de hoje do lado de lá, mas que do lado de cá do oceano não foram reproduzidas.

O que aconteceu com os roqueiros dos anos 80? Leoni, o único que não virou reaça, fala ao DCM

Imagem
por :   Pedro Zambarda de Araujo Leoni (esq.) com sua antiga banda nos anos 80 O carioca Carlos Leoni Rodrigues Siqueira Júnior, conhecido somente como Leoni, tem uma carreira dedicada ao pop rock. Fundou e foi baixista e compositor do Kid Abelha entre 1981 e 1986, período em que a banda tornou-se um fenômeno, colecionando discos de ouro. É autor de todos os principais hits (“Seu Espião”, “Como Eu Quero”, “Pintura Íntima”, “Fixação”, entre outras). Saiu depois de um desentendimento interno. Fundou a banda Heróis da Resistência e, desde 1993, está em carreira solo. Tem parcerias com Cazuza (“Exagerado”), Herbert Vianna, Léo Jaime, Roberto Frejat, entre outros.

20 anos, vítima da máquina de assassinar reputações de Veja

Imagem
do CromossomoX Maria Clara Bubna – Sobre o Silêncio ou Manifesto pela Voz Maria Clara Bubna, 20 anos, é estudante do 1° período de Direito na UERJ e integra o Coletivo de Mulheres da sua Universidade. Ela era – até ele pedir exoneração – aluna do Professor Bernardo Santoro, autor de uma postagem de conteúdo debochado e pra lá de machista  feita, publicamente, em seu facebook, e repudiado, recentemente, e com toda a razão, pelo Coletivos de Mulheres da UFRJ, outra Universidade na qual Bernardo leciona.

QUEM JÁ PERDEU A COPA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Fantasmas do anti-Copa eram tão grotescos que a maioria dos brasileiros encara encontro com a realidade com alegria O Brasil não ficou melhor nem pior com o Mundial.   Mas, acima de tudo, a Copa de 2014 está sendo, para os brasileiros, uma experiência cultural confortadora.  Não vamos ser completamente ingênuos. A partir da versão que era preciso aguardar desastres inevitáveis e inúmeras provas de incompetência durante o Mundial, o Imagine na Copa e o Anti-Copa só tentavam nos convencer de que um grande fracasso se aproximava. Deu errado.