Postagens

Mostrando postagens de junho 21, 2014

'A juventude do Afeganistão vai sucumbir ao soft power dos EUA'

Imagem
De volta do Afeganistão, o documentarista brasileiro Wolgrand Ribeiro fala sobre a situação da juventude afegã e a influência dos EUA sobre ela. Maurício Thuswohl Rio de Janeiro  – Prestes a completar 43 anos e há duas décadas radicado em Genebra, na Suíça, o jornalista e documentarista brasileiro Wolgrand Ribeiro tem larga experiência em regiões de conflito, forjada em coberturas e filmagens realizadas em locais como Bósnia, Palestina e Timor Leste, entre outros. De volta do Afeganistão, onde filmou o documentário Kaboul Song, uma tocante história sobre o retorno do cantor popular Ustad Arman a seu país de origem após 25 anos de exílio na Suíça, o brasileiro se diz impressionado com o abandono em que se encontram os afegãos e denuncia que, órfã de iniciativas culturais populares e influenciada pela rápida expansão das redes privadas de televisão no país, a juventude afegã já sucumbe ao soft power emanado da publicidade e dos americanizados programas de tevê.

"O mundo está cansado de Israel e suas insanidades"

Imagem
O jornalista israelense Gideon Levy notou, em artigo para o jornal  Haaretz,  nesta quinta-feira (26), o grau do isolamento de Israel. Além da somatória de “advertências” da Europa contra as colônias ilegais em territórios palestinos e os abusos da ocupação, o pretexto do rapto de três colonos judeus na Cisjordânia para a maior presença militar israelense, a detenção massiva de palestinos e a morte de cerca de 10 pessoas, estão expostos. Por Moara Crivelente, da Redação do  Vermelho Asia News Colônias israelenses Gush Etzion, bloco com 22 "comunidades" ou "municipalidades" e mais de 70 mil habitantes, entre Belém e Jerusalém, na Cisjordânia. As advertências europeias contra o investimento e o comércio com as colônias israelenses – às quais se somaram, nesta sexta (27), a Espanha e a Itália – ainda têm pouco de eficácia, uma vez que se resumem a isso, advertências. Enquanto isso, a rompante operação militar de Israel soma 566 detenções arbitrárias  e quase 10

Vaticano afasta do sacerdócio ex-embaixador papal por pedofilia

Imagem
JOÃO MANUEL ROCHA   27/06/2014 - 15:24   (actualizado às  17:55 ) Antigo núncio na República Dominicana foi condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé. Ficará numa situação semelhante à de prisão domiciliária, à espera do processo penal. O caso de Wesolowski será o primeiro de afastamento por abusos sexuais  GABRIEL BOUYS/AFP O Vaticano afastou do sacerdócio um arcebispo polaco, antigo embaixador papal, por pedofilia. É uma rara, se não mesmo inédita, medida contra um alto responsável da Igreja Católica por abusos sexuais. Jozef Wesolowski, 65 anos, antigo núncio na República Dominicana, função equivalente à de embaixador, foi condenado pela Congregação para a Doutrina da Fé à “perda do estado clerical”. Tinha sido chamado em Agosto do ano passado ao Vaticano, na sequência de denúncias de abuso sexual de rapazes feitas pela imprensa dominicana.

A Folha enxovalha o que lhe resta de história: Janio de Freitas

Imagem
Autor: Fernando Brito Eu entrei nesta profissão no tempo em que ela tinha algumas figuras míticas. Barbosa Lima Sobrinho, já nos seus 80 anos, foi recebido como um ícone num debate de estudantes calouros na UFRJ. Castelinho era venerado, não apenas pela qualidade da informação com pela delicadeza com que tratava da política e dos políticos em seu canto da página dois do Jornal do Brasil.

Por que o partido de Roberto Jefferson defeccionou?

Imagem
Antonio Lassance Dirigentes do PTB atribuem a reviravolta de sua posição na disputa presidencial ao lado obscuro da política, ou seja, o financiamento privado de campanha. De todos os partidos aliados à reeleição de Dilma, até agora, a única defecção foi o PTB. Ao declarar apoio a Aécio Neves, o PTB provocou uma reviravolta surpreendente em sua posição, considerando-se que compõe o governo desde a presidência Lula. A decisão, já antecipada pelo presidente do Partido, Benito Gama, será referendada no próximo dia 27, na convenção nacional que o partido realizará em Salvador-BA.

O homem que teme o seu própio povo!

Imagem
Aécio desiste de assistir Brasil x Chile no Mineirão Aécio Neves, que diz não temer vaias por "sempre ter sido muito aplaudido", desistiu de acompanhar o jogo entre Brasil e Chile no estádio do Mineirão Aécio Neves desiste de acompanhar Brasil x Chile no Mineirão (Reprodução) Após de revelar desejo de assistir o jogo do Brasil x Chile no Mineirão, amanhã, o presidenciável tucano Aécio Neves voltou atrás.

Palestinos usam "Muro da Vergonha" como telão para ver jogos da Copa

Imagem
  Reprodução/Activestills.org   Clientes do "The Wall Steak House" assistem à partida da Copa do Mundo projetada no Muro da Cisjordânia Felipe Amorim | São Paulo - 27/06/2014 - 20h50   Restaurante na cidade de Belém projeta partidas do Mundial de futebol na barreira que simboliza a segregação na Cisjordânia e o conflito israelo-palestino Do alto de seus oito metros de comprimento, o muro simboliza a segregação. Ao separar os palestinos da cidade sagrada de Belém do resto da Cisjordânia, tornou-se um dos emblemas da ocupação israelense dos territórios árabes. Além de servir de tela para artistas como Banksy expressarem sua indignação e ativistas rabiscarem suas palavras de ordem, a população palestina encontrou outra maneira de se apropriar dessa barreira imposta por Israel há mais de dez anos: projetar nela as partidas da Copa do Mundo, evento esportivo que congrega 32 nações diferentes e cujo slogan oficial — “juntos num só ritmo” — é mais uma

Manuel José aponta o dedo a Cristiano Ronaldo

Imagem
SORAIA PIRES   27/06/2014 - 19:34 O treinador português afirmou que se o avançado da selecção não acreditava na equipa, também não acreditava nos seus companheiros. Cristiano Ronaldo foi criticado por Manuel José  DAVID GRAY/REUTERS “Cada vez que fala ou entra mosca ou sai asneira”. Foi desta forma que o treinador Manuel José, em declarações à TSF, descreveu Cristiano Ronaldo, relativamente aos comentários que teceu durante a (curta) estadia da selecção nacional no Mundial 2014. Manuel José criticou fortemente o facto do avançado da selecção ter afirmado, antes do jogo com a Alemanha na fase de grupos, que este iria ser o ano de Portugal e, quando percebeu que apenas um “milagre” salvaria a selecção, ter admitido que “nunca acreditou” na equipa portuguesa. “Nós temos que reflectir um bocadinho se quando ele está a falar, está a dizer a verdade ou está a inventar”, referiu o treinador. Manuel José ainda referiu que se Cristiano Ronaldo não acreditava na equipa, também nã

STF absolve jornalista após crítica a ex-sócio de Daniel Dantas

Imagem
O banqueiro Daniel Dantas Briga judicial começou depois que o site Teletime questionou isenção de Luiz Leonardo Cantidiano, ex-presidente da CVM, para investigar o Opportunity Fund, do banqueiro Daniel Dantas por Redação da Carta Capital O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu absolver, na quarta-feira, 25, o jornalista Rubens Glasberg, presidente da Converge Comunicações e responsável pelo site Teletime, na ação de danos morais movida pelo ex-presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Luiz Leonardo Cantidiano. Glasberg tinha sido condenado em outras instâncias, mas o STF acolheu  o argumento da defesa, baseado  no direito constitucional do jornalista de liberdade de expressão, e aceitou o recurso.

A volta da normalidade no STF

Imagem
Uma ausência percebida preencheu uma lacuna na última sessão do STF. Wadih Damous O Supremo Tribunal Federal, finalmente, volta à sua normalidade institucional. Sem mais arroubos autoritários; sem mais decisões monocráticas que, a despeito da interposição do respectivo recurso, não são levadas a plenário sem qualquer fundamento e subvertendo preferências legais (em outras palavras, restabelecendo o princípio da colegialidade); sem incidentes envolvendo a violação de prerrogativas de advogados nem acusações e ataques mútuos entre Ministros. Enfim, uma sessão normal de um órgão colegiado sério e respeitoso, tanto no trato entre seus membros, quanto na relação entre estes, os advogados e a sociedade em geral. A ausência percebida preencheu uma lacuna.

As 13 previsões mais catastróficas, e furadas, sobre a Copa no Brasil

Imagem
É hora de relembrar, com algumas boas gargalhadas, as previsões mais pessimistas e catastróficas feitas por cartomantes de plantão que previram o caos. Najla Passos A Copa do Mundo não resolveu e não irá resolver todos os problemas do país. Aliás, nem é esta a função de um evento esportivo privado. Mas que o mundial atrai turismo e investimentos externos, não há mais dúvidas. Como também não há nenhuma de que ele mexe com autoestima de um país incentivado durante séculos a cultivar um inapropriado “complexo de vira-latas”!  Por isso, agora que o sucesso do evento já é reconhecido em todo o mundo, que o país já provou que pode ser organizar uma bela copa e que os turistas e os investimentos estrangeiros continuam chegando, é hora de dar boas gargalhadas com previsões mais pessimistas  feitas pelas cartomantes de plantão que tanto torceram contra a realização do mundial.

O choro de perdedor não para com o megacampo da Petrobras

Imagem
Autor: Fernando Brito Sem ter o que dizer, a grande mídia hoje apela para uma suposta irregularidade na entrega à Petrobras do  ultramegacampo  de Búzios, que pode chegar, no total, ao dobro do petróleo de Libra. A história, agora, é a de que o Conselho de Administração da Empresa não se reuniu para aprovar o contrato com a União. É claro que não, porque o contrato só será assinado em dois meses e, sim, depois de aprovado pelo Conselho. O que houve esta semana foi a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética de resolução que autoriza a contratação da Petrobras, pela União, para explorar o campo, em determinadas condições.

EUA retiraram sangue de índios da Amazônia equatoriana sem permissão

Imagem
Uma companhia de petróleo e um instituto médico estadunidense teriam extraído, sem autorização, pelo menos 3.500 amostras de sangue de 600 indígenas equatorianos com características genéticas únicas, segundo uma investigação do governo equatoriano. Nesta sexta-feira (27), o Equador ratificou a acusação contra as entidades norte-americanas que também teriam vendido o DNA dos indígenas amazônicos a oito países. Reprodução A prática viola a Constituição equatoriana, que proíbe o "uso de material genético e a experiências científicas que atentem contra os direitos humanos", assim como disposições internacionais . Houve cerca de "3.500 procedimentos" de extração de sangue, disse René Ramírez, titular da secretaria (ministério) de Educação Superior e Ciência do Equador, ao canal estatal ECTV .

O DIREITO FUNDAMENTAL DE JOSÉ GENOINO

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Ao negar prisão domiciliar a Genoíno, Supremo usou valor correto em situação errada  A decisão do Supremo Tribunal Federal de negar a prisão domiciliar a José Genoíno merece uma nova reflexão.  Ao negar o pedido, o relator Luiz Roberto Barroso afirmou: “Sou solidario a ele. É um sujeito hipertenso, que está em condições adversas do cárcere. Mas ele não está em circunstancias mais graves ou menos piores do que os outros.”

Veja esquece terror com a Copa e agora faz terror com a inflação

Imagem
publicado em 27 de junho de 2014 às 18:32 Da Redação do Viomundo Terror e dinamite nos supermercados: “O plano que matou a hiperinflação, estabilizou a economia e fez do Brasil um país sério corre o risco de explodir”, diz a  Veja , ao celebrar os 20 anos do feito de Itamar Franco atribuído aos tucanos. Abaixo, capas da revista sobre a Copa, montagem de um leitor que prefere não se identificar:

Dos 32 países da Copa, Brasil foi quem mais reduziu mortalidade infantil, diz estudo

Imagem
No DCM Entre os 32 países participantes da Copa do Mundo, o Brasil foi o que apresentou queda mais significativa dos índices de mortalidade entre crianças de até 5 anos. Preparado pela Parceria para a Saúde Materna, de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH), entidade que tem entre seus coordenadores a Organização Mundial de Saúde, o ranking usou como ponto de partida outra Copa, a de 1990, com sede na Itália. No período, o Brasil reduziu em 77% as taxas de mortes de menores de 5 anos. No ano em que a Itália recebeu a Copa, a taxa brasileira era de 62 mortes por mil nascidos vivos. Atualmente, é de 14 por mil nascidos vivos. O segundo melhor desempenho é de Portugal, que apresentou uma redução de 76% nas taxas. O índice atual de mortalidade é de 4 casos por mil nascidos vivos.

Dilma vai mostrar o PAC na TV. E Aécio, mostrará o que? Os prédios do Governo de MG?

Imagem
Autor: Fernando Brito O vídeo divulgado como parte do balanço do balanço semestral de andamento do PAC 2 – que está reproduzido ao final do post – dá uma “avant-premiére” do conjunto de obras, terminadas ou em conclusão, que Dilma Rousseff terá para mostrar em seu programa eleitoral. É um show de imagens para editor de TV nenhum botar defeito. Com segmentação por tema e região, mais o reflexo na vida cotidiana e na economia, dá mais matérias do que espaço haverá para mostrar. Já seu adversário…

NOVELA DA GLOBO PERDE 25 ‘ITAQUERÕES’ DE AUDIÊNCIA

Imagem
A coisa já esteve melhor para a Plim-Plim Da  Folha  (*): NOVELA DAS 21H DA GLOBO, ‘EM FAMÍLIA’ PERDE 25 ‘ITAQUERÕES’ DE PÚBLICO (…) VAMOS AOS FATOS Para usar um exemplo “popular”, fizemos a comparação das novelas das 21h com o estádio do Corinthians absolutamente lotado até a boca. Com essa comparação é possível afirmar que a novela “Em Família”, talvez a última de Manoel Carlos, não só está registrando a pior média de todos os tempos em sua faixa como também teve uma das maiores fugas de público que se tem notícia nos últimos dez anos. Na Grande São Paulo, principal mercado publicitário do país, ela perdeu 6 pontos de média na comparação com sua antecessora, “Amor à Vida”. Isso representa 390 mil domicílios que saíram da Globo para outros lugares. ISSO EQUIVALE…

PAC 2 conclui 95,5% das obras e executa R$ 871,4 bi

Imagem
O  Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2)  atingiu execução de R$ 871,4 bilhões até abril de 2014, o que representa 84,6% do orçamento previsto para o período 2011-2014. Os dados são apresentados nesta sexta-feira (27), pelo  Ministério do Planejamento , em Brasília, e fazem parte do 10º Balanço do programa. O PAC 2 completa três anos e quatro meses cumprindo realização da infraestrutura que eleva competitividade do país, gerar empregos, resgatar papel do Estado como indutor do desenvolvimento, incentivar investimentos públicos e privados e reduzir as desigualdades regionais do Brasil. As ações concluídas atingiram 95,5% do total previsto até o final de 2014, com R$ 675,8 bilhões em obras nos seis eixos do programa –  Transportes ,  Energia ,  Cidade Melhor ,  Comunidade Cidadã ,  Água e Luz para Todos  e  Minha Casa Minha Vida .

Perda de credibilidade e de negócios: Globo é a grande derrotada da Copa

Imagem
Era para ser uma janela de oportunidades para as empresas de mídia, mas a visão estreita e o partidarismo que assumiram se voltaram contra elas mesmas Prejuízo à própria imagem: JN tenta atribuir à imprensa estrangeira pessimismo contra a Copa no Brasil por Helena Sthephanowitz A Copa do Mundo de Futebol no Brasil deveria ter sido vista como uma oportunidade rara para as empresas de mídia fazerem bons negócios. Poderiam aproveitar a visibilidade e o interesse no Brasil pelo evento esportivo de maior popularidade do planeta para vender ao mundo reportagens, documentários sobre cada região no entorno das cidades-sede e ampliar os canais de exportação para produtos jornalísticos e obras audiovisuais. Mas estas empresas, quase todas "filhotes da ditadura", perderam esta oportunidade histórica por visão pequena, provinciana, e pelo vício de tratar seu próprio negócio como se fosse um partido político, daqueles obrigados a contestar qualquer ação de um governo o qual quer

Globo é denunciada no Ministério Público por crime de exploração sexual

Imagem
por Miguel do Rosário Os blogs O cafezinho e  Megacidadania  registraram denúncia no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, contra a Globo, por crime de exploração sexual . Clique aqui  para você também fazer uma denúncia. O crime é particularmente grave porque a Globo quis tirar proveito financeiro, de forma espúria, de um evento internacional, em que o Estado brasileiro mobilizou uma imensa estrutura pública para atrair estrangeiros de todo planeta. Está claro que a Globo cometeu um crime gravíssimo. O governo faz campanhas caríssimas para combater o tráfico internacional de mulheres, uma das maiores barbaridades do nosso século, e a Globo inicia uma campanha obscura, sinistra, para que jovens do Rio mandem um email com fotos de seus corpos para conhecer “gringos”?

O jornalismo abutre

Imagem
Em editorial contra a Argentina, Globo passa recibo de um estreitamento ideológico que consolida sua desqualificação como mediador do debate que o país precisa. por: Saul Leblon   Um editorial estampado no jornal O Globo desta semana ( 22/06) esclarece  a aparentemente inexplicável lógica  das pressões e interesses que ameaçam arrastar  a Argentina ao martírio  de um novo default. Com o título ‘Debacle argentina é lição para o Brasil’, o  texto elucida  a dimensão política do torniquete  que pretende extrair de uma nação  fragilizada um valor  impagável e  indevido. Há 12 anos,  93% dos credores  argentinos aceitaram uma moratória decretada pelo então presidente Nestor Kirchner (1950/2010). A renegociação resultou em um desconto da ordem de 70% sobre  uma dívida ao redor de  US$ 130  bilhões,  herdada do ciclo ditatorial e do naufrágio neoliberal conduzido por Menen  & Cavalo, nos anos 90.

Das pérolas que escapamos (porque a Copa deu certo)

Imagem
Já tinham seu estoque de frases prontas sobre o caos, todas ao estilo 'Não disse', 'Bem que eu falei'. Mas deu certo e escapamos dessas imbecilidades. por Emir Sader Já tinham seu estoque de frases prontas, todas ao estilo “Não disse”, “Bem que eu falei”, “Eu sabia que ia dar nisso”, “Se tivessem me escutado”. Frases de tia gorda, como dizem na Argentina.  Mas deu certo, e desse benefício também gozamos: escapamos dessas imbecilidades. Não custa fazer a lista do que teriam sido as declarações dos vira-latas. Listo algumas, vocês completam. “Com um governo assim, só poderia ter dado totalmente errada a Copa do Mundo.”

Jornal Nacional culpa estrangeiros por “boatos” pessimistas sobre a Copa

Imagem
Autor: Fernando Brito Um grande amigo me pergunta: - Viu o Jornal Nacional? - Eu não,  estava com um pouco de azia, não quis piorar. -  Que nada, você ia era desopilar o fígado de tanto dar risada… - Por que? - Porque eles fizeram  uma longa matéria desmoralizando os que ficavam dizendo que nada ia dar certo na Copa , ué!

Ucrânia: Briefings em sequência de Igor Strelkov − 25/6/2014

Imagem
25/6/2014,  The Saker  –  The Vineyard of the Saker “ Combined Igor Strelkov's Briefings, June 25, 2014 ” Traduzido do russo/inglês por  Gleb Bazov  e inglês/português por  Vila Vudu                         POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker 24/6/2014:   Em Semyonovka, o exército da Ucrânia   mais uma vez usou cargas incendiárias de fósforo branco. 25/6/2014, Entrevista com Igor Strelkov Anunciamos aqui as condições segundo as quais, em minha opinião, estamos preparados para oferecer [à força armada ucraniana], e em cujos termos consideraremos aceitar um cessar-fogo, seguido de negociações sobre algum tipo de trégua.

A verdade sobre o aumento da Copel

Imagem
Preocupada com as inverdades sobre o aumento da energia que estão sendo divulgadas pelo governador do Paraná, em nome da verdade e da transparência, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) vem a público solicitar a atenção dos paranaenses para os seguintes pontos: 1) a responsabilidade pelo reajuste de 35,5% na conta de luz é do governador Beto Richa.

Arnaldo Jabor vai se retratar?

Imagem
Semanas antes do início do mundial, comentarista da Globo prometeu, em rede nacional, que haveria caos e vexame internacional no que chamou de "Copa do Medo". Ele irá se retratar? Arnaldo Jabor prometeu “caos” na Copa 2014 (Reprodução) Jornalismo Wando “O mais claro sinal de que vivemos uma mutação histórica é esta Copa do Medo. Há o suspense de saber se haverá um vexame internacional que já nos ameaça. Será péssimo para tudo, para economia, transações políticas, se ficar visível com clareza sinistra nossa incompetência endêmica, secular. Nunca pensei em ver isso. O amor pelo futebol parecia-me indestrutível” “A Copa vai revelar ao mundo nossa incompetência”

Quem está por trás da ONG ‘Repórteres Sem Fronteiras’

Imagem
por :   Mauro Donato Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira. Essa é a escalação da seleção feita por Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, com a qual ele não gostaria de jogar. Em recente artigo, Cantalice afirmou que esse time não faz outra coisa a não ser propagar o ódio.

Monsanto, a semente do diabo

Imagem
A Monsanto não poupa recursos para acabar com as sementes camponesas: trata-se de monopolizar a essência dos alimentos. Esther Vivas “A semente do diabo”, foi assim que o popular apresentador do canal norte-americano HBO Bill Maher batizou a multinacional Monsanto, num dos seus programas e em referência ao debate sobre os Organismos Geneticamente Modificados.  Por quê? Trata-se de uma afirmação exagerada? O que esconde esta grande empresa da indústria das sementes?  A Monsanto é uma das maiores empresas do mundo e a número um em sementes transgênicas, 90% das culturas modificadas geneticamente no mundo contam com os seus traços biotecnológicos. Um poder total e absoluto. Além disso, a Monsanto está à frente da comercialização de sementes, e controla 26% do mercado. Atrás, vem a DuPont-Pioneer, com 18%, e a Syngenta, com 9%. Só estas três empresas dominam mais de metade, 53%, das sementes que se compram e vendem à escala mundial. As dez maiores, controlam 75% do mercado, s