Postagens

Mostrando postagens de junho 20, 2014

A verdade sobre o aumento da Copel

Imagem
Preocupada com as inverdades sobre o aumento da energia que estão sendo divulgadas pelo governador do Paraná, em nome da verdade e da transparência, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) vem a público solicitar a atenção dos paranaenses para os seguintes pontos: 1) a responsabilidade pelo reajuste de 35,5% na conta de luz é do governador Beto Richa.

Arnaldo Jabor vai se retratar?

Imagem
Semanas antes do início do mundial, comentarista da Globo prometeu, em rede nacional, que haveria caos e vexame internacional no que chamou de "Copa do Medo". Ele irá se retratar? Arnaldo Jabor prometeu “caos” na Copa 2014 (Reprodução) Jornalismo Wando “O mais claro sinal de que vivemos uma mutação histórica é esta Copa do Medo. Há o suspense de saber se haverá um vexame internacional que já nos ameaça. Será péssimo para tudo, para economia, transações políticas, se ficar visível com clareza sinistra nossa incompetência endêmica, secular. Nunca pensei em ver isso. O amor pelo futebol parecia-me indestrutível” “A Copa vai revelar ao mundo nossa incompetência”

Quem está por trás da ONG ‘Repórteres Sem Fronteiras’

Imagem
por :   Mauro Donato Reinaldo Azevedo, Arnaldo Jabor, Demétrio Magnoli, Guilherme Fiúza, Augusto Nunes, Diogo Mainardi, Lobão, Danilo Gentili e Marcelo Madureira. Essa é a escalação da seleção feita por Alberto Cantalice, vice-presidente do PT, com a qual ele não gostaria de jogar. Em recente artigo, Cantalice afirmou que esse time não faz outra coisa a não ser propagar o ódio.

Monsanto, a semente do diabo

Imagem
A Monsanto não poupa recursos para acabar com as sementes camponesas: trata-se de monopolizar a essência dos alimentos. Esther Vivas “A semente do diabo”, foi assim que o popular apresentador do canal norte-americano HBO Bill Maher batizou a multinacional Monsanto, num dos seus programas e em referência ao debate sobre os Organismos Geneticamente Modificados.  Por quê? Trata-se de uma afirmação exagerada? O que esconde esta grande empresa da indústria das sementes?  A Monsanto é uma das maiores empresas do mundo e a número um em sementes transgênicas, 90% das culturas modificadas geneticamente no mundo contam com os seus traços biotecnológicos. Um poder total e absoluto. Além disso, a Monsanto está à frente da comercialização de sementes, e controla 26% do mercado. Atrás, vem a DuPont-Pioneer, com 18%, e a Syngenta, com 9%. Só estas três empresas dominam mais de metade, 53%, das sementes que se compram e vendem à escala mundial. As dez maiores, controlam 75% do mercado, s

A democratização da mídia, a mãe de todas as reformas

Imagem
A maior disputa política na sociedade brasileira se dá no processo de formação da opinião pública. A mídia privada atua como o principal partido de oposição. por Emir Sader A maior disputa política na sociedade brasileira se dá no processo de formação da opinião pública. Atualmente se dá entre o governo e a mídia privada – assumida como partido político da oposição. O Brasil retomou a democracia política no final da ditadura e passa por um processo de profunda democratização social desde o começo do governo Lula. Mas esse processo não chegou aos meios de comunicação, que seguem controlados pelos mesmos grupos monopolistas da época da ditadura. E não haverá democracia no Brasil enquanto não houver democratização dos meios de comunicação, enquanto não houver um processo democrático e pluralista de formação da opinião publica.

VideoClip Oficial 7 Cajas - Revolber - Huye Hermano

Imagem

O STF pós-Barbosa

Imagem
por :   Paulo Nogueira Agora, o desafio é reconstruir a credibilidade É o início da era pós-JB no STF, e recuperar a credibilidade será um desafio de anos. Sob Barbosa, o Supremo politizou de tal forma a justiça que você sabia o voto de cada um dos juízes muito antes que fosse proferido. A reconstrução do STF terá que se dar também nos detalhes. Que sentido faz, por exemplo, o palavreado pomposo, solene, muitas vezes indecifrável e ridículo dos juízes? Eles têm que se expressar num português compreensível para todos. Nas sociedades mais avançadas, não se admite que um juiz use uma linguagem que não seja entendida pela voz rouca das ruas.

Camille Claudel: Uma resposta ao espanhol que detonou a Copa

Imagem
Ate onde essa lógica fascista num uso indevido da linha lmaginária de “Terceiro Mundo ” é a herança de uma gente CORTEZ? por Camille Helena Claudel, via Facebook Hoje eu vi o desabafo do sr. Ruiz , não vi um jornalista, mas um torcedor e um trabalhador amargurado como tantos que andejam pelas ruas da Espanha. Morei por algum tempo entre esses trabalhadores e estudantes quando ainda não havia a “CRISE” tão falada. No entanto, já via a necessidade, o descontentamento, coisa antiga, dores do sistema, dores remotas e recorrentes de uma guerra interna nos idos de 30, dores palpitantes de não saber seu lugar na invenção da UE. Me acostumei a ver, Sr. Julián Ruiz, na prática, europeus que em dias quentes sequer conseguem pensar, não trabalham e não estudam e maldizendo a preguiça dos outros, se retiram à própria ‘siesta’.

COPA: A VITÓRIA DOS EMERGENTES

Imagem
E o Brasil, anfitrião, na liderança, modestamente … Onde já se viu uma Copa morena e islâmica ? (Porque a Nigéria também é...) Alguém já escreveu que o futebol imita a vida e vice-versa.  Não é mais assim: o futebol imita a nova Economia e a nova Geografia. A Copa das Copas inverteu os papeis de atores coadjuvantes e principais. É assim no mundo que ganha novas vozes com países que crescem e ganham relevância. E é assim, também, no futebol.

Sínodo sobre a família deve abrir caminho a Igreja mais acolhedora

Imagem
ANA FONSECA PEREIRA   26/06/2014 - 17:53 Documento de trabalho para a reunião de Outubro excluiu mudanças na doutrina, mas propõe nova atitude pastoral em relação aos divorciados e homossexuais. Francisco quer uma Igreja que condene menos e perdoe mais  ALBERTO PIZZOLI/AFP A Igreja deve julgar menos e ser mais acolhedora com os fiéis que vivem em situações contrárias à sua doutrina, sejam os casais homossexuais ou os divorciados que voltam a casar, adianta o documento de trabalho que servirá de base ao Sínodo dos bispos sobre a família que vai realizar-se em Outubro no Vaticano. Mas ao mesmo tempo que propõe uma nova atitude pastoral, o documento deixa claro que não haverá espaço para mudanças doutrinais. O  Instrumentum Laboris  parte da análise ao inquérito enviado no ano passado às dioceses de todo o mundo para perceber como os fiéis encaram os ensinamentos da Igreja sobre a família e a moral sexual – uma iniciativa inédita que permitiu confirmar o fosso que existe, so

Dilma Rousseff sanciona sem vetos Plano Nacional de Educação

Imagem
Segundo ministro da Educação, José Henrique Paim, destinação dos recursos da exploração do petróleo para a educação ajudará no cumprimento das metas do plano A presidente Dilma Rousseff sancionou sem vetos o Plano Nacional de Educação , que inclui entre as 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos o investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) no setor. “Nós sabemos que vamos precisar sim de mais reforço na educação e a destinação dos recursos dos royalties do petróleo e do fundo social do pré-sal para a educação são muito importantes para dar condições de tornar realidade essa meta”, disse o ministro da Educação, José Henrique Paim.

Sucesso da Copa faz Ronaldo amarelar e nega ter vergonha do Brasil .Vergonha não é mesmo com ele

Imagem
Autor: Fernando Brito Depois do “ suguem, suguem ” de Aécio Neves – o colunista do UOL, Josias Rodrigues,  comparou a declaração à mordida do chileno Luiz Suárez  – foi a vez de Ronaldo “Nazário Neves” dar a cara a tapa nas redes. Na exata metade de uma Copa do Mundo que, tirando pequeníssimos incidentes, está se provando a mais bem organizada e alegre de todos os tempos, Ronaldo  vem dizer que nunca se disse “envergonhado” da Copa no Brasil , há um mês atrás. “Tá” certo, Ronaldo.

A. DIAS, A MARIONETE DO “NÃO VAI TER COPA !”

Imagem
E a Arena da Baixada, senador, ficou pronta ? O  Conversa afiada  reproduz entrevista-bomba do Catão dos Pinhais sobre o fracasso retumbante da Copa ! Quá, quá, quá !

A sombra de Barbosa levou o STF a fazer “contas de chegar”

Imagem
Autor: Fernando Brito Só num mundo ideal a Justiça decide a partir de uma nuvem de pureza apolítica. Mas como seria bom a a Justiça brasileira estivesse um tico mais elevada do que o chão a que a levou Joaquim Barbosa, quando a transformou em palco dos linchamentos midiáticos no caso do chamado “mensalão”. Está claro que a dupla decisão de ontem – permitir o trabalho externo dos apenados e negar a prisão domiciliar de José Genoíno, por razões de saúde –  foi uma espécie de “conta de chegar”.

O lugar da batalha

Imagem
A visão dos acadêmicos sobre a questão política e social no país onde a Argentina deve negociar com os fundos abutres. Por Martin Granovsky Barack Obama, Thomas Griessa, Paul Singer. Três nomes que não conseguem explicar como funciona hoje o país onde é decidida a sorte da negociação com os abutres. O império. O imperialismo. Dois conceitos que parecem dizer tudo e, sem dados, não dizem nada. Frequentemente, os Estados Unidos aparecem pintados com a imagem de uma potência declinante e agônica, como se seu poder fosse evaporar na semana que vem. Naturalmente, a situação atual não é a de 1950, quando o país detinha praticamente o monopólio das armas nucleares e contava com a metade da produção mundial de bens e serviços, uma cifra que hoje oscila em torno dos 27%.

Dilma anuncia mais 100 mil bolsas para o exterior e programa de incentivo à inovação

Imagem
O objetivo é alavancar a pesquisa e a inovação no Brasil, gerando resultados que influam na qualidade de vida das pessoas e no país Brasília   - A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta (25) duas ações de incentivo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia no país: mais 100 mil bolsas para estudantes brasileiros que queiram se qualificar no exterior e o inédito Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento que, pelos próximos dez anos, vai estimular a pesquisa em 20 áreas do conhecimento, como agricultura, saúde, energia e defesa.

Merval escreve o epitáfio de Joaquim Barbosa

Imagem
por Miguel do Rosário Exatamente como eu pensei. Pode-se até discordar que a decisão do STF de negar prisão domiciliar à Genoíno tenha sido um “acordo político”, como eu acho que foi, mas que teve este significado, isso está claro. Prendeu-se Genoíno para se soltar Dirceu. Os ministros entenderam que não tinham força ainda para enfrentar as duas arbitrariedades ao mesmo tempo. Barroso lembrou que Genoíno terá cumprido um sexto da pena até final de agosto, e que poderá passar do regime semi-aberto para o aberto. E voltar para casa. O caso Genoíno é o mais emblemático, neste momento, para Joaquim Barbosa, por causa do entrevero que aconteceu entre ele e o advogado do réu, Luiz Fernando Pacheco.

Três palpites sobre como fazer campanha política

Imagem
Por Ze Gomes No GGN A irmã da mulher do meu irmão, pessoa humilde, moradora do interior profundo de Goiás, esteve conosco, em Brasília, há uns dois meses. Ganhou uma casa do Minha Casa Minha Vida e está pagando as prestações, muito satisfeita. Estávamos todos em uma roda conversando quando o papo tomou o rumo das eleições. Ela se manifestou muito timidamente: “O povo fala tanto, diz coisa, mas mesmo assim eu acho que vou votar é na Dilma”. E contorcia o corpo, olhava pro chão, olhava com rabo de olho prá nós, como se estivesse envergonhada de dizer aquilo.

‘Eu, o Direitista Raivoso’

Imagem
por :   Paulo Nogueira Eu não vou cumprimentar ninguém porque estou com raiva. Então vamos direto. Eu sou o DIRAI. O Diretista Raivoso. Eu tenho raiva. Eu vivo da raiva. Eu morro de raiva. Eu  sou  a raiva. Odeio pobre. Odeio negros. Odeio cotas.

A direita urra de dor com megacampo da Petrobras

Imagem
Autor: Fernando Brito Como era previsível, a mídia vocaliza o urro dolorido do entreguismo com o fato de ter ficado exclusivamente com a Petrobras o maior campo de petróleo já descoberto neste século. A  Folha  e  O Globo  abrem suas baterias contra a operação. Procuram avidamente “razões eleitorais” para algo que está previsto há cinco anos, desde que foi formulada a Lei de Partilha do Petróleo e a que permitiu a capitalização da Petrobras pelo mecanismo de “cessão onerosa”. Ali, em 2009, foram previstas a dispensa de licitação para a adjudicação de áreas petrolíferas para a Petrobras e a revisão dos valores do contrato de cessão onerosa, justamente, no prazo de cinco anos, que vence em dois meses.

Tomgram: Michael Schwartz, A NOVA GUERRA DO PETRÓLEO NO IRAQUE

Imagem
24/6/2014,  [*] Michael Schwartz  –  TomDispatch blog “ Tomgram: Michael Schwartz, The New Oil Wars in Iraq ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Apresentação de  Tom Engelhardt TomDispatch blog Obama falando sobre o Iraque em 19/6/2014 Imaginem o presidente Obama,  falando sobre o Iraque   diretamente da Sala de Imprensa da Casa Branca, dia 19/6/2014, 5ª-feira passada, com ar de cervo surpreendido de cara para os faróis do caminhão – e não é difícil adivinhar de que caminhão e de que faróis se tratava. Pode-se dizer que se tratava e trata-se de Benghazi super-inchada de esteroides.

DERROTA DE UMA VERGONHA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Vitória de Dirceu deve ser comemorada mas derrota de Genoíno mostra que não é preciso exagerar nos festejos    Deve-se comorar a  votação de 9 a 1 que garantiu a José Dirceu o direito de trabalhar fora da Papuda. Quem ainda não perdeu a capacidade de reconhecer o valor da liberdade e a importância da Justiça, deve sentir-se um pouco mais feliz desde ontem. Respire: há  oxigênio no ar.     Não se deve exagerar nos festejos, porém. Basta recordar a derrota de José Genoíno em seu pedido de prisão domiciliar para compreender isso.

Dilma anuncia R$ 2,6 bilhões em investimentos em São Paulo

Imagem
Programa de Aceleração do Crescimento "Transporte, saneamento e habitação são essenciais para uma vida adequada nas grandes cidades", discursou presidenta em cerimônia na capital paulista Nesta quinta-feira (26), a presidenta Dilma Rousseff anunciou R$  2,6 bilhões em investimentos para obras do Programa de Aceleração do Crescimento de Mobilidade Urbana (PAC 2)  e obras contra enchentes em São Paulo, Mauá e Ribeirão Pires. Durante a solenidade, a presidenta discursou sobre a importância do investimento em mobilidade urbana, saneamento e habitação, os três pilares necessários para uma vida adequada nas grandes cidades, como classificou.

Collie Buddz - Blind To You (Special Ed Rmx)

Imagem

UB40 Kingston Town [3:51] UB40: Greatest Hits

Imagem

Collie Buddz - Won't Be Long

Imagem

Para ler em companhia 
dos Buendía

Imagem
ILUSTRAÇÕES CARYBÉ Descompassos amorosos permeados de incesto e mortes convergirão em solidão No romance sobre 
a secular família de Cem Anos 
de Solidão, o autor cria um mundo 
louco, poético, histórico e real Por Joana Rodrigues Na Carta Capital-Escola Caro leitor, é chegado o momento. Você se encontra aí, diante das páginas ou da tela, à espera de Cem Anos de Solidão. Tanto melhor é deixar-se levar pela porta de entrada que García Márquez nos propõe com o título do romance. Ao apontar algo bastante real, a cronologia, e ao mesmo tempo a proposta de uma extensão tão vasta que somente o ser humano poderá avaliar, um século de solidão. Assim, com a ausência de um verbo no título, o leitor se permitirá configurar à sua leitura a palavra de ação ou o verbo que melhor lhe convier.

Barack Obama, o novo profeta do Destino Manifesto

Imagem
Barack Obama confessou que acredita com cada fibra de seu ser no excepcionalismo de seu país sobre qualquer outra nação no mundo. Gilberto López e Rivas - La Jornada Na cerimônia de formatura da Academia Militar de West Point, no último dia 28 de maio, o presidente Barack Obama confessou que acredita com cada fibra de seu ser no excepcionalismo de seu país sobre qualquer outro no mundo e enfatizou, num exaltado discurso nacionalista, que os Estados Unidos “é e continua sendo a nação indispensável. Isso foi certo no século passado e será certo no próximo século”. Essa mentalidade abertamente imperial – que se assenta na crença quase religiosa de que os Estados Unidos constituem um Estado-nação escolhido e predestinado, com direitos e responsabilidades em âmbito planetário autorreferenciados e acima do marco jurídico internacional, estabelecido particularmente no último pós-guerra – se expandiu em outros dogmas e sofismas, transformados em políticas de Estado, igualmente revel

Quem tem ódio de Miguel Nicolelis?

Imagem
Enquanto Miguel Nicolelis é achincalhado por Veja e seus leitores, as principais publicações científicas do mundo exaltam o seu trabalho Roger, Reinaldo e Mainardi, os novos PHDs em neurociência do    Brasil (Ilustração: Pragmatismo Político ) Jornalismo Wando “Estou muito feliz em ver que o investimento de tantos anos resultou nessa aplicação da Ciência. É assim que a Ciência funciona. É maravilhoso.” “Estou muito satisfeito em ver que um investimento que o NIH fez em pesquisa básica nos EUA, durante 25 anos, no laboratório do doutor Nicolelis, deu frutos no Brasil, com a pesquisa clínica financiada pelo governo brasileiro. A Ciência é global” “Estou muito encantado, porque uma quantidade muito grande de gente, num evento esportivo, vai poder ver, pela primeira vez, uma demonstração do que a Ciência é capaz de fazer e dar esperança para milhões de pessoas no mundo todo”

Coleção BBB de Darcy Ribeiro: O Brasil apresentado aos brasileiros

Imagem
O projeto da Coleção Biblioteca Básica Brasileira, idealizado por Darcy Ribeiro, está lançando, este ano, 49 novos títulos em 100 mil volumes.    Léa Maria Aarão Reis Retomado com uma nova configuração, o projeto da Coleção Biblioteca Básica Brasileira - BBB, conjunto de livros de leitura fundamental idealizado pelo antropólogo, professor, escritor e político mineiro Darcy Ribeiro, em 1962, na época (primeiro) Reitor da Universidade de Brasília, está lançando, este ano, 49 novos títulos em 100 mil volumes distribuídos gratuitamente pelas bibliotecas públicas do país a partir de um seminário realizado em Belo Horizonte, este mês, no Museu Abílio Barreto.

Petroleiros celebram prioridade de Dilma à Petrobras

Imagem
publicado em 25 de junho de 2014 às 18:56 Dilma fortalece o Brasil no pré-sal Contratação direta da Petrobrás para explorar reservas de 15 bilhões de petróleo atende à soberania e aos interesses nacionais Por João Antônio de Moraes, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e Vagner Freitas, presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Nesta terça-feira, 24, o governo da presidenta Dilma Rousseff deu um importante passo para a retomada da soberania nacional sobre uma das maiores reservas de petróleo do planeta, que é o pré-sal brasileiro. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizou a Petrobrás a explorar as reservas de óleo que excederem os cinco bilhões de barris que foram contratados em 2010 através de Cessão Onerosa feita pela União durante a capitalização da empresa.

Projeto de Reforma Política: Lula bloqueia o discurso “antipolítica”

Imagem
Autor: Fernando Brito Embora muito mal-feito –  o que não pode acontecer a esta altura da luta política – o vídeo gravado pelo ex-presidente Lula pregando a reforma política e incentivando a coleta de assinaturas para a apresentação de um projeto de iniciativa popular que leve adiante a ideia de plebiscito que o Congresso engavetou tem um grande mérito. Está reproduzido abaixo e veja se você concorda com o que observei. Coloca Lula em harmonia com o crescente sentimento de rejeição das práticas políticas brasileiras, que acabam por colocar a vontade popular de joelhos diante dos arranjos e apetites dos grupos que controlam a vida de partidos que vão perdendo – se já não perderam – qualquer outra identidade que não seja a de buscar posições e vantagens  na máquina pública.

Resposta de Obama para a crise na fronteira: mais deportações

Imagem
Mais centros de detenção e juízes para audiências de deportação são o plano para crise humanitária. Max Ocean, do Common Dreams Em resposta à pressão política sobre a crise dos centros de detenção na fronteira México-Estados Unidos, a administração Obama age com planos para acelerar as deportações.   Entre os esforços para atingir as deportações mais rapidamente estão a aceleração dos julgamentos de imigração e a abertura de centros de detenção adicionais, assim como a incrementação do uso de aparelhos de busca – exemplo são os braceletes nos tornozelos que noticiam o paradeiro do imigrante quando está em liberdade esperando para ser julgado, relata o The New York Times.

Produtividade ou arrocho?

Imagem
Democracia, organização popular e produtividade compõem a alternativa à agenda de arrocho e desemprego preconizada pelo conservadorismo. por: Saul Leblon   O entusiasmo do ex-presidente Lula com um  programa de fomento tecnológico a ser anunciado pelo governo --Plataformas do Conhecimento, cuja existência ele antecipou em palestra a empresários, nesta 3ª feira--  reflete  a ansiedade do campo progressista  diante de uma corrida contra o tempo  que pode decidir  o futuro brasileiro.   ‘Há dois modelos em jogo, um prega a volta ao passado, com arrocho salarial e a alienação do patrimônio. Nós propomos maior distribuição de renda' , resumiu a Presidenta Dilma em discurso quase simultâneo ao  de Lula,  na mesma 3ª feira.

DIRCEU DERROTA BARBOSA POR 9 A 1

Imagem
Sem Barbosa no plenário, Ministros votaram pelo direito de Dirceu ao trabalho externo Em sessão na tarde desta quarta-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que José Dirceu tem direito ao trabalho externo. A defesa do ex-ministro da Casa Civil alegou que negar trabalho externo a quem cumpre pena no semiaberto equivale a igualá-lo a quem está em regime fechado. O novo relator, Luís Roberto Barroso,  discordou do antigo, Joaquim Barbosa,  ao afirmar que a exigência de cumprimento de 1/6 da pena para fins de trabalho externo não se aplica a quem cumpre regime semiaberto.

Aécio age como um idiota e diz para seus aliados “sugarem” o Governo

Imagem
Autor: Fernando Brito Do  Estadão , agora há pouco: “ O senador Aécio Neves (MG), candidato do PSDB à Presidência, afirmou nesta quarta-feira, 25, que novos dissidentes da base de apoio do governo vão aderir à sua candidatura. Segundo o tucano, o governo não percebeu ainda esse movimento porque esses aliados ainda vão “sugar um pouco mais” antes de anunciarem sua adesão à sua campanha. Aécio disse concordar com a estratégia desses supostos futuros aliados.  “ Eu digo: façam isso mesmo. Suguem mais um pouquinho e depois venha para o nosso lado” , disse essa tarde, em Brasília “.