Postagens

Mostrando postagens de junho 16, 2014

Globo inicia nova campanha contra Abreu Lima

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O Globo de hoje inicia uma nova campanha contra a Petrobrás, através de manipulações de dados sobre a refinaria Abreu e Lima. O centro da mentira consiste em afirmar, com ênfase sensacionalista, que o custo inicial do projeto da refinaria era de US$ 2,3 bilhões. A estatal já respondeu, inúmeras vezes, e o jornal se recusa sequer a publicar, nem que seja apenas para constar, a resposta da Petrobrás. A teoria de “dar o outro lado” só vale quando o investigado é tucano. Quando se trata de estatal federal, esquece.

O que pensam os eleitores que avaliam o governo Dilma como regular

Imagem
A maior diferença entre os que consideram o governo regular e os que consideram o governo ótimo/bom reside na percepção da inflação. Antônio David Se junho de 2013 representa uma virada na conjuntura política do país, a marca dessa virada parece ser o meio-termo. Pelo menos a se considerar a avaliação do Governo Dilma. No início daquele mês (7/6), segundo o Datafolha, o governo da presidente Dilma era avaliado como ótimo ou bom por 57% dos eleitores, como regular por 33% e ruim ou péssimo por 9%. Três semanas depois (28/6), a popularidade do governo despencou, segundo o mesmo instituto, mas não a ponto de inverter o quadro. Desde então, a marca do governo Dilma tem sido o predomínio do "regular", como mostra o gráfico:

STF julga quarta-feira trabalho externo de condenados no mensalão

Imagem
André Richter -  Agência Brasil O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para quarta-feira (25) o julgamento dos recursos dos condenados na Ação Penal 470, o processo do mensalão, que tiveram o trabalho externo cassado pelo presidente da Corte, Joaquim Barbosa.  A próxima semana também será marcada pela despedida de Barbosa, que vai se aposentar e deixar a Corte. Com a liberação dos recursos para julgamento pelo novo relator do processo, ministro Luís Roberto Barroso, o plenário vai julgar os recursos do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, do ex-deputado federal Romeu Queiroz e do ex-advogado Rogério Tolentino. Também será julgado o pedido do ex-deputado José Genoino para voltar a cumprir prisão domiciliar.

Cidades ocupadas: A presença militar permanente na América Latina

Imagem
A presença militar estadunidense na América Latina tem uma longa história e diversos paradigmas: invasões, golpes de Estado, ações de contrainsurgência. Não obstante, as condições transformadoras da região (resistências dos povos, governos progressistas, presença de outras potências) impõem a necessidade de replanejar a forma que assume a intervenção estadunidense. Por Por Sandy E. Ramírez Gutiérrez*, na  Alai A estratégia do Comando Sul para 2018 estabelece quais são os perigos que enfrenta a região: já não se trata de conflitos entre Estados, mas de corrupção, pobreza, terrorismo, crime, tráfico de drogas, desastres naturais.

JUDICIALIZAÇÀO IMPERIAL

Imagem
Através da Suprema Corte dos EUA, bancos querem impor política de ruína e austeridade à Argentina  Ao rejeitar o pedido do governo da Argentina para renegociar o pagamento de uma dívida com o Banco de Nova York, a Suprema Corte dos Estados Unidos tomou uma decisão grave, do ponto de vista financeiro, e absurda, do ponto de vista das relações entre países soberanos.  O caso é gravíssimo e, se for conduzido pelos caminhos definidos pela Suprema Corte, onde os conservadores do Partido Republicano têm maioria, pode jogar a economia mundial, que sequer se recuperou do colapso de 2008, em novo pântano.

Doutor não enxerga veneno no jornal que lhe paga salário

Imagem
 Elio Gaspari Não, doutor, não é a mesma coisa O discreto ódio de Elio Gaspari por Antonio Machado* O discurso da direita é obtuso, sinuoso, embiocado. Ora mais, ora menos, mas inevitável e necessariamente. Afinal, de que outra forma defender uma injustiça, justificar o indefensável? Em sua coluna de quarta-feira na Folha de S.Paulo, o jornalista Elio Gaspari resguarda os xingadores da presidente da República – a doutora Dilma, como ele a chama –, já tão repreendidos pela mídia independente. “Argumente-se que o grito foi típico da descortesia dos estádios”, pondera. A intenção já se define pelo título: “O ódio ao PT e o ódio do PT” (http://naofo.de/g0r). Gaspari, experimentado, não endossa o coro dos desaforados.

Imprensa inglesa estranha “elite branca” nos estádios

Imagem
 Autor: Miguel do Rosário O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa.  Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.

A perseguição a Trajano

Imagem
por :   Paulo Nogueira Os velhos truques contra Trajano Colocam, no Facebook, mais um artigo de Reinaldo Azevedo contra Trajano. É uma perseguição ao mesmo tempo selvagem, pela intenção de quem a faz, e inútil, porque fora dos círculos dos analfabetos políticos ninguém leva a sério Reinaldo Azevedo. Por isso, Trajano pode receber as agressões com suspiros de tédio, ou simplesmente com estrepitosa indiferença. O que eu gostaria de sublinhar, aqui, é o método de RA de polemizar. São sempre os mesmos truques, que conheço desde que se manifestou, há alguns anos, sua obsessão por mim.

Brasil x Camarões: 10 comparações importantes para saber o que está em jogo

Imagem
Dentro e fora de campo, Brasil e Camarões têm muito em comum, assim como grandes diferenças. Carta Maior separou dez delas que são muito importantes. Da Carta Maior Dentro e fora de campo, Brasil e Camarões têm muito em comum, assim como grandes diferenças. Carta Maior separou dez delas que são muito importantes para se entender o que está em jogo nesses países, além da Copa do Mundo. 1. Camarões tem pouco mais de 20 milhões de habitantes e mais de 200 grupos étnicos distintos. O Brasil tem uma população 10 vezes maior, pois já ultrapassa os 202 milhões de habitantes. De todo modo, Camarões tem uma população equivalente à do estado de Minas Gerais. Suas duas principais cidades, Douala (1,4 milhão de habitantes) e a capital,  Yaundê (1,25 milhão de habitantes) correspondem às populações de Porto Alegre-RS e Guarulhos-SP, respectivamente;

A hora e a vez dos corações valentes

Imagem
Sem politizar a discussão dos modelos em disputa no país, a dinâmica do ajuste deslizará inevitavelmente para a chave do arrocho, ganhe quem ganhar em outubro. por: Saul Leblon   O discurso da Presidenta Dilma na convenção do PT,  que ratificou sua candidatura  à reeleição, neste sábado,  merece mais do que a atenção dispensada  normalmente  à retórica  eleitoral. Há ali, talvez, o sinal de uma importante transformação. O economicismo perde espaço  como ferramenta central da luta pelo desenvolvimento na concepção  petista e no projeto de reeleição. Essa primazia passa a ser agora da questão política. A  pavimentação do  ‘novo ciclo histórico’ que se almeja construir, conforme as palavras da candidata, recai sobre uma democracia tonificada por reformas e pela ampliação de canais com a sociedade. 

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 20/6/2014, Mindfriedo

Imagem
20/6/2014, T he Saker  −  The Vineyard of the Saker “ June 20th IRAQ SITREP by Mindfriedo ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu         POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker ● 19/6: Obama vacila e adia a decisão de bombardear forças antirregime no Iraque. John Simpson diz na   BBC : “A fala do presidente Obama não foi a corda de salvação pela qual o governo do Iraque esperava. O Iraque contava com ataques aéreos imediatos para pôr fim aos ataques pelo   ISIS / ISIL . ● 19/6: O Exército do Iraque diz ter retomado o controle de cidades na província de Diyala e que estaria retomando o controle da vizinha província Salahuddin.

Pepe Escobar: “Ardei, Homens de Preto, ardei”

Imagem
  [*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Burn, Men in Black, burn ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   “O que realmente interessa ver em tudo isso é que Teerã identificou o desfile do ISIS / ISIL  em sua passarela do deserto, pelo que ele de fato é: uma armadilha.” ISIS/ISIL  cruza o deserto do Iraque e da Síria Vamos logo ao que interessa. Como a coleção primavera-verão Zara, completa, com rifles de assalto último tipo, tênis de passeio Nike branquinhos novinhos em folha e Toyotas-zero-quilômetro com o tanque cheio, cruzando o deserto sírio-iraquiano: os  BBJB ,  Bad-Boys  Jihadistas  in Black . Era uma vez (faz pouco tempo!), o governo dos EUA só ajudava “terroristas do bem” (na Síria), em vez de “terroristas do mal”. Era eco de outro tempo (menos recente) quando os EUA só apoiavam “Talibã do bem”, não “Talibã do mal”.

Disputa no DF assombra os eleitores

Imagem
Eleição no Distrito Federal tem governador impopular, candidatos com longas fichas corridas conhecidas e uma terceira via que não consegue se viabilizar por  Rodrigo Martins   José Cruz/ Agência Brasil O ex-governador do Distrito Federal deixa a Superintendência da Polícia Federal em abril de 2010. Ele foi condenado, mas recorre em liberdade A quatro meses das eleições, a grande maioria dos eleitores brasilienses não definiu seu candidato para a sucessão do governo do Distrito Federal. O desencanto captado pelas pesquisas não causa estranheza aos analistas políticos. De um lado da disputa está o governador Agnelo Queiróz, do PT, com um dos piores índices de aprovação do País. De outro, a oposição articula-se em torno do ex-governador José Roberto Arruda, preso em 2010 após ser flagrado em vídeo recebendo propina de Durval Barbosa, delator e um dos operadores do “mensalão do DEM”, esquema de corrupção com distribuição de mesadas a parlamentares.

O papa dos pobres entre os lobos

Imagem
Um livro aponta os inimigos de Francisco e ele incomoda até a máfia O papa Francisco traz ao Vaticano Peres e Abbas para que orem pela paz por   Wálter Maierovitch De Roma O papa Francisco, sem se intrometer em questões geopolíticas, acaba de marcar internacionalmente um novo tento. O convite feito durante sua visita em 25 de abril à Palestina e a Israel produziu no primeiro domingo de junho um desarmado encontro, para orações pela paz, com Shimon Peres, presidente de Israel, e Mahmoud Abbas, líder da Autoridade Palestina. Não faltou a oração de São Francisco e uma oliveira plantada nos jardins do Vaticano.

Para os que amam Nova York mas detestam o Brasil

Imagem
Autor: Fernando Brito Se a nossa elite  mentalmente colonizada tivesse um pingo de lucidez e um grama de compaixão (ou apenas um dos dois) olharia  para o Brasil com um sentimento de paz e esperança, em meio a um mundo que regride à miséria das primeiras décadas do século passado. Mas teimam em ver o exterior como um mundo ideal, onde tudo é limpo, lindo e tecnológico. O mundo, em todas as partes, é simplesmente feito de pessoas. Quando elas vivem reduzidas à condição de bichos, nem a cosmopolita Nova York é civilizada.

Perdemos uma genial mulher de visão antecipadora: Rose Marie Muraro

Imagem
Rose Marie Muraro partiu. Mulher fora de todos os parâmetros, lúcida, implacável, sempre atualizada, leitora incansável, superando as limitações da visão. Luiz Alberto Gómez de Souza Rose Marie Muraro partiu. Mulher fora de todos os parâmetros, lúcida, implacável e sempre atualizada, leitora incansável, superando as limitações de sua visão (“nasci quase cega”). Infatigavelmente acompanhando os  temas emergentes e abrindo  novos e surpreendentes horizontes. Nos anos sessenta reformulou , com Leonardo Boff, a Editora Vozes e transformou uma insossa revista franciscana, na então moderna Painel Brasileiro. Ali tive minha coluna internacional, com Alceu Amoroso Lima, Heloneida Studart e tantos outros. Durante anos lutara pelo feminismo, na sua Editora Rosa dos Tempos. Em  Seis meses em que fui homem  (Rosa dos Tempos, 1990), candidata a deputado, denunciava uma maneira de fazer política masculina e excludente. Com Leonardo Boff escreveu,  Feminino e Masculino: uma nova maneira de

O impacto das propinas nas eleições para governador de SP

Imagem
Publicado em   7 de agosto de 2013 por   Notícias&fatos DIARIO DO CENTRO DO MUNDO  6 DE AGOSTO DE 2013 O escândalo do metrô vai ser um assunto indigesto para Alckmin em sua campanha E então aparece um nome graúdo do PSDB no caso das propinas da Alstom: Andrea Matarazzo. A Polícia Federal indiciou Matarazzo, segundo a Folha. Andrea Matarazzo, hoje vereador pelo PSDB de São Paulo, ocupou posições importantes sob a presidência de FHC e nos governos de Serra e Alckmin. Ele nega, e seria de estranhar que admitisse. Agora finalmente a mamata parece que chegou ao fim, e também a impunidade abjeta que a marcou.

As esferas surreais de Alexandre Bordereau

Imagem
Por Janah Esferas surreais Do artista francês alexandre Bordereau

Uruguaios da Ala Vip do Itaquerão xingam Mujica

Imagem
21 de junho de 2014 | 22:10  Autor: Miguel do Rosário Olha só que interessante. As elites latino-americanas são muito parecidas entre si. Todas elas desprezam governos populares e sua única preocupação é com impostos, que elas sonegam mais que qualquer outra elite de outros lugares do mundo. E sua postura truculenta e falta de educação também são bastante similares. Na Venezuela, Equador, Chile, Argentina, Uruguai, a irritação contra governos de esquerda é a mesma.

Ayres Britto liberou geral para campanha política dos humoristas

Imagem
Ayres Britto  Luis Nassif No post "O  desafio de monitorar a propaganda eleitoral " descrevo as formas de atuação política histórica dos grupos de mídia. Nela, artistas, humoristas, celebridades em geral podem ser transformados em cabos eleitorais, já que o status de figura pública lhes confere poder de influência sobre segmentos do seu público.   Qualquer observador minimamente antenado sabe - há anos - que o maior cabo eleitoral dos grupos de mídia são os humoristas, inicialmente com sua capacidade de desmoralizar figuras públicas e, mais recentemente, caindo de cabeça na campanha eleitoral.

Chico, samba, setenta e poesia

Imagem
por :   Emir Ruivo Chico Buarque fez setenta anos ontem e esta é uma boa oportunidade para falar um pouco sobre sua obra. Chico é vítima da “maldição” da língua portuguesa. É a mesma sofrida por Machado de Assis, Fernando Pessoa ou outros poucos autores, poetas e compositores que estão, qualitativamente, entre os maiores da história da humanidade, mas ficam um degrau abaixo no reconhecimento universal. A poesia é especialmente difícil de ser traduzida, o que torna tudo ainda mais injusto. Mas independentemente do reconhecimento, Chico é equivalente a Bob Dylan, amplamente reconhecido como o maior poeta da música.

PABLO NERUDA

Imagem
BIOGRAFIA  .paralerepensar.com.br Neftalí Ricardo Reyes , dito Pablo Neruda. Poeta chileno (Parral 1904 - Santiago 1973). Cônsul do Chile na Espanha e no México, eleito senador em 1945, foi embaixador na França (1970). Suas poesias da primeira fase são inspiradas por uma angústia altamente romântica. Passou por uma fase surrealista. Tornou-se  marxista e revolucionário, sendo, primeiramente, a voz angustiada da República Espanhola e, depois, das revoluções latino-americanas. Esteve no Brasil em diversas oportunidades, e, numa delas, declamou poemas seus perante grande massa popular concentrada no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

A disputa pela versão oficial sobre a carreira de Barbosa no STF

Imagem
O protagonista, com o apoio da imprensa monopolista, tenta vender a imagem do homem destemido que enfrentou forças poderosas e hoje é perseguido por isso. Najla Passos A versão oficial sobre os 11 anos de carreira de Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF) está em disputa. De um lado, o protagonista, com o apoio da imprensa monopolista, tenta vender a imagem do homem destemido que enfrentou forças poderosas e hoje é perseguido por isso.   Do outro, juristas, intelectuais, acadêmicos, políticos e representantes dos movimentos sociais escancaram com cada vez mais intensidade que os arbítrios cometidos pelo presidente da mais alta corte de justiça do país podem ter efeitos devastadores para a democracia brasileira.  

Requião candidato; Beto Richa é derrotado

Imagem
Este resultado representa um duro baque aos tucanos, que perdem preciosos minutos no programa eleitoral de rádio e tv e já dão como inevitável o 2º turno. Altamiro Borges Com transmissão ao vivo por sete horas ininterruptas, o blog de Esmael Morais foi um dos primeiros a dar a péssima notícia ao tucano Beto Richa: “O senador Roberto Requião será candidato ao governo do Paraná. A decisão foi da convenção estadual do PMDB nesta sexta-feira (20) pelo placar de 350 votos. A coligação com o PSDB do governador Beto Richa foi derrotada por 250 votos. Pelo Twitter, Requião opinou: ‘Venceu a dignidade e as bases do PMDB’. O clima no Clube da Urca, em Curitiba, é de vitória do Brasil na Copa em disputa com a arquirrival Argentina”.

Esclarecimentos importantes sobre decreto presidencial

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Esse é o melhor texto que vi, até o momento, sobre o decreto da presidenta sobre participação social. É importante nos esclarecermos sobre este assunto porque a mídia conservadora tem radicalizado críticas despolitizantes e desinformantes, invertendo o sentido da lei. Trata-se de uma lei que amplia a democracia, mas para nossa mídia qualquer movimento para aprofundar nossa democracia é algo negativo. Na verdade, até faz sentido, porque movimentos pró-democráticos retiram poder da mídia, na medida em que empodera parcelas maiores da população.

Esse é um dos incendiários?

Imagem
Um alerta: apertem os cintos pós-Copa, por André Singer sab, 21/06/2014 - 16:03  - Atualizado em 21/06/2014 - 16:50 Da Folha de S.Paulo Por André Singer Enquanto o espetáculo da Copa do Mundo se desenrola a olhos vistos, distraindo um pouco dos problemas cotidianos, no mundo menos glamouroso da política real desenha-se um cenário preocupante. Se nada mudar, quando o país sair do sonho futebolístico vai se ver em meio a uma turbulência de longa duração.

Amor, ódio, esperança e radicalidade na luta política-eleitoral

Imagem
Editorial do Vermelho A campanha eleitoral propriamente dita ainda nem começou, mas o enfrentamento entre as principais candidaturas é cada vez mais duro e radicalizado. A oposição neoliberal e conservadora, encabeçada pelo candidato Aécio Neves, da coalizão PSDB-DEM-Solidariedade, expressão partidária da nova direita nacional, optou por duros ataques ao governo e à pessoa da presidenta da República, num discurso em que se misturam falsas denúncias e insultos, uma mixórdia de preconceito e ódio.  A fórmula adotada pelo consórcio oposicionista neoliberal e conservador tem dois sentidos muito precisos. 

Rui Falcão: “Mídia golpeia, falseia, manipula e distorce para derrotar o PT”

Imagem
Do Blog do Escrevinhador Da Folha O presidente nacional do PT, Rui Falcão, primeiro a discursar na convenção nacional do PT, enfatizou neste sábado (21) críticas à imprensa, defendeu a regulação da mídia e atacou opositores da “direita”, a quem chamou de “neoliberais da herança maldita”. Disse que enfrentaram um “ataque feroz dos que desejam o retorno ao passado” e que a ofensiva agora aumentou. “Juntaram-se em bloco à direita de sempre, hostil e truculenta, os neoliberais da herança maldita (…) e no papel de porta-voz o oligopólio da mídia, que golpeia, falseia, manipula, distorce, censura e suprime fatos no intento de nos derrotar”.

Melhores momentos de Dilma e Lula na Convenção Nacional do PT

Imagem
#DilmaMudaMais   #MaisMudançaMaisFuturo

O verdadeiro pecado de Mario Sergio Conti

Imagem
por :   Paulo Nogueira Felipão foi o de menos A entrevista com o falso Felipão entra na crônica do jornalismo brasileiro como uma das maiores besteiras já cometidas. A pergunta que emerge para o autor, Mario Sergio Conti, é a seguinte: em que planeta ele vive? Mas é algo no terreno da anedota. Conti tem razão quando diz que ninguém morreu por conta do erro, e nem a bolsa se movimentou, ou coisas do gênero. Conti, é verdade, vai passar para a história como aquele jornalista do Felipão. Mas seu real pecado, na carreira, é algo muito mais sério.

Exoesqueleto do Professor Nicolelis deu um chute no traseiro dos detratores do Brasil

Imagem
De vez em quando, torcer contra o Brasil chega ao limite do ridículo e faz vítimas improváveis. O mais recente alvo dessa babaquice foi Miguel Nicolelis. Dizem os mais espirituosos que, no jogo de abertura da Copa, Brasil x Croácia, quando o lateral Marcelo (tricolor) viu a bola e o goleiro Júlio César (flamenguista) à sua frente, não resitiu e pensou: "quer saber, isso aqui é Fla-Flu" - e mandou a bola para dentro do gol brasileiro. A piada é ótima porque explora o absurdo de uma situação improvável. Improvável? Torcer contra o Brasil, por razões que vêm de outros carnavais, é algo mais comum do que se imagina. Há, de tudo, um pouco. Comemorar o gol da  Croácia é o de menos. Dizer que #NaoVaiTerCopa e queimar nossa bandeira em praça pública mostraram-se atos isolados, que acabaram surtindo efeito contrário.

PSB e suas alianças “pragmáticas”

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A decisão do PSB de Eduardo Campos de se aliar à Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, e a Lindberg Farias (PT), no Rio, ambos candidatos a governador, confundiu a cabeça de analistas. Entretanto, nada melhor para estimular um analista do que uma confusão desse tipo. Permitam-me, portanto, dar alguns pitacos sobre o significado desse movimento.