Postagens

Mostrando postagens de junho 14, 2014

Chance perdida

Imagem
Aécio e Eduardo ganhariam ao verberar as manifestações da tribuna vip do Itaquerão. Mas quem odeia quem? Por Mino Carta  Na Carta Capital Aécio Neves e Eduardo Campos perderam uma oportunidade de puro diamante para mostrar maturidade política, elegância e até mesmo astúcia. Senhoras e senhores da tribuna vip do Itaquerão, na estreia da Seleção Canarinho, primeiro dia da Copa, encenaram um espetáculo que envergonha o Brasil diante do mundo. Quase todos ali são, obviamente, eleitores dos candidatos da oposição, e estes desperdiçaram a chance de condenar o clamoroso, selvagem desrespeito a quem chefia o Estado e o governo.

A Europa ameaçada

Imagem
Todo economista de bom senso está aterrorizado com o deslizamento da Eurozona para a deflação Existe uma coisa notável na Europa em que as vozes críticas não são ouvidas por Paul Krugman Acabo de escrever uma resenha do novo livro de Tim Geithner, Stress Test (Teste de Estresse). Uma coisa que não mencionei nela foi algo surpreendente e revigorante: Geithner faz piada com a síndrome de Simpson-Bowles! “Havia muita política boa em Simpson-Bowles”, escreve ele, “incluindo cortes em subsídios agrícolas exagerados e gastos maiores em infraestrutura para reforçar o crescimento, mas os cortes de benefícios e as reformas fiscais foram bastante regressivos e a economia em assistência à saúde, muito modesta. No entanto, o plano atingiria uma posição mítica entre as elites de Washington como símbolo de nobre seriedade bipartidária.”

Porque o ISIL não se chama ISIS

Imagem
             O grupo salafista quer muito mais, além de Iraque e Síria 19/6/2014,  Peter Mühlbauer  ( پتر   مولباور )  −  Tlaxcala “ Pourquoi l’ISIL ne s’appelle pas ISIS ” Traduzido de    alemão p/francês por  Michèle Mialane  e p/ português por  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO População xiita acorre para defender o governo Maliki O grupo de terroristas salafistas que tomou o controle de vastas áreas do norte da Síria e do noroeste do Iraque, e que se dispõe agora a tomar Bagdá, leva, em árabe, o nome de  ad-dawla al-islāmīya fī l- ‘irāq wa-sch-schā m . A tradução literal não é “Estado Islâmico do Iraque e Síria”, mas “Estado Islâmico do Iraque e do norte do Iraque”. Tomado em sentido estrito, esse “Norte” compreende “o Levante de cultura árabe” – quer dizer: não é só a Síria; é também o Líbano, a Jordânia, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e sobretudo Israel.

Como a ira de colunistas e humoristas alimenta a desinformação

Imagem
Cíntia Alves Jornal GGN –   “É oficial, a caça às bruxas começou” , pontua Danilo Gentili em sua página pessoal no Facebook.  “O PT está encorajando seus eleitores a me agredirem e hostilizarem pelas ruas” , diz o humorista seguido por 7,4 milhões de pessoas só na rede social de Mark Zuckerberg. Nesta quinta (19), o apresentador que fez carreira criticando políticos em shows de Stand Up Comedy decidiu disparar  –  em defesa própria, diria ele  –  contra o partido do ex-presidente Lula. “O PT colocou em seu site que quer a minha cabeça – e também a de outros jornalistas e artistas que cometeram o terrível crime de discordar deles” , afirma.

Propaganda pró-ISIS na Arábia Saudita

Imagem
19/6/2014,  Al-Manar TV  − Beirute, Líbano “ L’EIIL fait son apparition en Arabie ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Nouri al-Maliki, Primeiro-Ministro do Iraque Parece que começam a se comprovar as acusações do primeiro-ministro do Iraque, Nouri al-Maliki contra a Arábia Saudita, que estaria sustentando os terroristas no Iraque. Pela primeira vez, o grupo Estado Islâmico no Iraque e no Levante (ing.   ISIS ; ár.   Daash   e   Daesh ) apareceu no Reino Saudita, diz um analista saudita, Hachem al-Wahili, em matéria distribuída pela agência iraquiana al-Nakhil de notícias. Acompanhando como estamos eventuais manifestações do   ISIL pela Arábia Saudita, encontramos cartazes com slogans de propaganda do grupo, que começam a surgir em lugares públicos e instituições governamentais sauditas”, como revelou Louwayhi, para quem essa seria uma prova de que o movimento terrorista é mantido pela Casa de Saud.

Cinco derrotas e um lance decisivo

Imagem
Da ampliação da democracia depende a sorte das famílias assalariadas, a repartição da renda e a cota de sacrifícios em um novo ciclo de crescimento. por: Saul Leblon   Muitas vezes,  a janela  mais panorâmica de uma época não se  materializa no indispensável esforço conceitual para descortinar  a sua essência,  mas em um evento simbólico catalisador. O passo seguinte da história brasileira carece  ainda dessa síntese que contenha as linhas de passagem para um novo ciclo de desenvolvimento. A  simplificação analítica,  o simplismo  ideológico  são incompatíveis com essa sinapse entre o velho e o novo, projetando-se mais por aquilo que dissipam do que pelo que agregam.

Iraque paga o preço da intervenção sectária dos EUA

Imagem
               POSTADO POR  CASTOR FILHO   18/6/2014,  [*] Ramzy Baroud ,  Asia Times Online “ Iraq pays price of US sectarian meddling ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Guerreiros xiitas preparam-se para a luta em Bagdá - 13/6/2014 Xiitas armados cantavam “ Labeiki ya Zaynab ”, brandindo os rifles frente às câmeras de TV em Bagdá, dia 13/6/2014. Aparentemente, se preparavam para a luta difícil que tinham pela frente. Para eles, seria como se um canto de guerra respondesse ao chamamento de Zaynab, filha do Imã Ali, o grande califa muçulmano que viveu em Medina há 14 séculos. Foi o período durante o qual a seita xiita emergiu lentamente, baseada numa disputa política cujas consequências se sentem ainda hoje. O canto, só ele, basta para demonstrar a feia natureza sectária da guerra no Iraque, que nos últimos dias atingiu ponto sem precedentes. Menos de mil combatentes do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ing.   ISIL ) avançaram contra a maior cidade do

Baile neoliberal de Aécio e Campos ficou para trás: Europa estuda moratória da dívida.

Imagem
Em jantar para banqueiros e megaempresários, Aécio prometeu "medidas amargas" para o povo, seguindo a cartilha neoliberal (leia-se desemprego, arrocho salarial e nas aposentadorias). Apresentou como garantia de cumprir o arrocho que o banqueiros pedem, o financista Armínio Fraga, a seu lado, apresentado como czar da economia, caso fosse eleito. Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) abriram a sanfona para tocar a balada do neoliberalismo quando o baile já acabou. Enquanto os dois demotucanos só falam em aplicar "medidas amargas" neoliberais, na União Européia já se estuda exatamente o contrário. Um plano de reestruturação da dívida dos países membros do Banco Central Europeu para ser paga em 100 anos. A proposta é uma forma de moratória que seria conduzida pelo próprio Banco Central Europeu. Eis a notícia do portal português  Público :

Pepe Escobar: “Tony Blair, Fantasma da Ópera”

Imagem
18/6/2014,  [*] Pepe Escobar ,  RT −Russia Today “ Tony Blair, Phantom of the Opera ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   Tony Blair (real) O Fantasma da (trágica) Ópera Oriente Médio voltou. Matador que não deixa pegadas, não pode ser acusado de algum dia ter deixado de ser o sempre mesmo assassino insistente. Sua mais recente obra fala por ela mesma: como uma máscara Kabuki empapada de chá Earl Grey, o Fantasma está sendo destripado com sua própria caneta, de fato, espada. O fato de que o Fantasma mais uma vez, como sempre, consegue safar-se com seu vasto deserto de mentiras enroladas – em vez de ser mandado apodrecer em algum daqueles buracos de ‘entrega extraordinária’ – é eloquente do muito que ainda nos falta saber sobre as chamadas ‘elites’ ocidentais, das quais o Fantasma é lambe-botas fiel e prodigamente recompensado.

A sagração dos idiotas

Imagem
Autor: Fernando Brito Algumas vezes, desanimo. O tempo pesa e nos faz procurar o que é mais confortável para o corpo e a mente doídos pelos anos. Não vivo para lutar, porque não sou um selvagem. A civilização tem, entre suas virtudes, permitir a contemplação, o encantamento, a tolerância.

Iration - No Time (New Song 2013 - Automatic Album)

Imagem

70 vezes Chico Buarque

Imagem
Uma seleção com alguns dos mais belos versos do aniversariante do dia. Por Matheus Pichonelli Antes de assistir o vídeo leia a matéria abaixo... por   Matheus Pichonelli   Tem o Chico político. O Chico romântico. O Chico cronista. O Chico trovador. E uma multidão de Chicos e Beatrizes e Bárbarbas e Genis e tantos personagens sem nome que não cabem nas caixas de CDs em homenagem a um dos maiores, se não o maior, nomes da música popular em todos os tempos – aquele que, segundo Caetano Veloso, artista do mesmo quilate, nos fez ver “melhor e com mais calma o quanto já tínhamos Noel, Haroldo Barbosa, Caymmi, Wilson Batista, Ary, Sinhô, Herivelto”. Cada um tem o Chico que merece, e o verso favorito para costurar entradas e saídas para a fossa, o riso, o suspiro. (Nas palavras de Maria Bethânia, ele produz emoções só em pensar).

FMI pressiona BCE a usar "artilharia pesada" para combater deflação

Imagem
JOSÉ MANUEL ROCHA   19/06/2014 - 11:32 Lagarde defende mais poder de fogo no BCE  CHIP SOMODEVILLA/GETTY IMAGES/AFP O Fundo Monetário Internacional (FMI) irá propôr, na reunião dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo), que se realiza esta quinta-feira no Luxemburgo, que o Banco Central Europeu (BCE) assuma um papel mais activo para apoiar a recuperação económica no espaço da moeda única. Um documento do FMI que será analisado no encontr e a que o Financial Times teve acesso defende que, no caso de manutenção da taxa de inflação a níveis baixos na zona euro, o BCE deve considerar a aquisição, "em larga escala", de obrigações soberanas, num lógica como a que tem sido seguida pela reserva Federal dos Estados Unidos. 

MEC estuda criar política nacional de conteúdos digitais

Imagem
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar uma política nacional de conteúdos digitais para as escolas. A secretária de Educação Básica do MEC, Maria Beatriz Luce, adiantou à Agência Brasil que a ideia é incentivar as universidades a produzir esses conteúdos. Reprodução Para que o recurso seja implementado, a secretária destaca a necessidade de mais recursos, o que já está previsto no Plano Nacional de Educação (PNE), "O nosso foco é pensar como podemos estimular as universidades, estudantes universitários, grupos de pesquisa para desenvolver esses conteúdos", disse Beatriz. O MEC trabalha em conjunto com outros ministérios como o da Ciência, Tecnologia e Inovação e o do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. "Creio que não será complicado avançarmos bastante nos próximos meses. Espero que sim", disse ela. Para a secretária, o ensino precisa de inovações; de desenvolvimento científico e tecnológico. "Precisamos trabalhar na formação de pessoas e fome

COPA: CADÊ A AUDIÊNCIA DA GLOBO QUE ESTAVA AQUI ?

Imagem
O da poltrona foi às compras, Kamel …   Do “Outro Canal” de Keila Gimenez, na Fel-lha (*) de SP: (…) Onde, então, as pessoas estão vendo os jogos? Em bares, nos celulares, nos tablets? Nem o Ibope nem os canais sabem ao certo. O fato é que a torcida na poltrona de casa está menor.

Para os aficionados da série “Game of Thrones”

Imagem
12 questões que Game of Thrones precisa responder na 5ª temporada Postado em   19 jun 2014 por :   Pedro Nogueira A série terminou no domingo deixando muitos mistérios no ar. Para onde a história de George RR Martin vai rumar em 2015? Alerta, este texto contém spoilers do último episódio (Spoilers) E então terminou a quarta temporada de “Game of Thrones”, com muitas dúvidas no ar. O que Arya Stark vai fazer em Braavos? Para onde Tyrion fugirá? Quem será a nova Mão do Rei? Estas são algumas das questões que queremos ver respondidas na quinta temporada da série, que deve estrear em abril de 2015. Mas há outros mistérios que também têm tirado o nosso sono. Eis os principais deles:

Gilberto Carvalho e os xingamentos à Presidenta Dilma

Imagem
por Miguel do Rosário É impressionante o cerco da mídia, e especialmente do Globo, a qualquer tentativa do governo de promover algum tipo de avanço democrático. E ela joga sujo. Criminaliza o governo, criminaliza a política e criminaliza os movimentos sociais. O ministro Gilberto Carvalho, da secretaria geral da Presidência da República, organizou ontem mais uma rodada de conversas com ativistas sociais, jornalistas (que por acaso são blogueiros) e representantes da sociedade civil. Eu participei da primeira, há algumas semanas, quando o decreto da presidência da república ainda não tinha virado polêmica. Eu mesmo nem sabia direito o que era. Hoje entendo melhor. Eu queria comentar a forma como o Globo se referiu hoje aos participantes do encontro com o ministro.

A 'Nova Aurora' dos Estados Unidos no Iraque (I)

Imagem
É possível que, do Iraque, Washington esteja planejando aplicar a solução final na Síria, aproveitando para castigar a Rússia pela crise na Crimeia? Nazanín Armanian (*) O que exatamente fazem os 55 mil soldados norte-americanos, e mais um número desconhecido de efetivos da missão da OTAN, que permanecem no Iraque mesmo após o anúncio da retirada das tropas norte-americanas em 2011, em uma operação batizada de “Nova Aurora”? Que tipo de trabalho eles realizam nos 104 hectares da embaixada dos EUA em Bagdá, e em seus outros 9 consulados, enquanto milhares de terroristas avançam em direção à capital com suas bandeiras negras? Enquanto esses terroristas matam centenas de civis, provocam a fuga de quase um milhão de pessoas em apenas algumas semanas e deixam sem água, alimentos e serviços básicos outros tantos, sem provocar um só arranhão nos ocupantes ocidentais? Essa é a paz e a prosperidade prometida pelo trio dos Açores.

Da moda à arquitetura, tudo é música para David Byrne

Imagem
Ex-vocalista do Talking Heads fala a CartaCapital sobre livro no qual descreve suas opiniões sobre a criação artística e que acaba de ser lançado no País Autor do livro é ex-vocalista dos Talking Heads por   Piero Locatelli   Existe um clichê nas autobiografias de grandes nomes do rock. Primeiro vem o amor pela música desde cedo. Depois, o sucesso, o vício nas drogas, as brigas na banda, etc. Foi dessa fórmula que o  músico britânico David Byrne afirma ter fugido a o escrever  Como a Música Funciona  (ed. Manole, 348 págs., R$ 124,20) . " Já há muitos desses livros, e todos parecem iguais." Lançado em maio deste ano no Brasil, o livro é um amplo trabalho sobre as dinâmicas do seu ofício.

Mainardi X A diretora da BBC Brasil

Imagem
por :   Paulo Nogueira Antigamente, Diogo Mainardi era intensamente comentado pelos artigos raivosos que escrevia na Veja contra Lula. No jornalismo pós-Lula, Mainardi foi o primeiro “sicário da plutocracia”, para usar a feliz expressão do economista americano Paul Krugman. Hoje, Mainardi é notícia quando leva surras de mulheres no Manhattan Connection, o programa da Globo que lhe deu ocupação quando sua coluna na Veja acabou.

EUA enfrenta vaga sem precedentes de clandestinos menores

Imagem
YEMELI ORTEGA E NOE LEIVA   19/06/2014 - 16:52 Tentam dar o salto sozinhos, do México para “o sonho americano”. São crianças e adolescentes dispostos a arriscar tudo para ganhar um punhado de dólares. São cada vez mais. São milhares. Gabriel, um jovem mexicano, não sonha um dia vir a ser um grande jogador de futebol ou uma estrela da música pop. Aos 17 anos, ele só quer trabalhar nos Estados Unidos para ajudar a sua família e, para fazer isso, arrisca a vida em perigosas peregrinações clandestinas. “Tens que dormir na montanha, andar sem parar, descer, subir. As patrulhas fronteiriças podem ver-te ou perceber por onde passaste, e, se te apanham, tudo isto não serviu para nada”, conta Gabriel, poucas horas depois de ter sido expulso dos Estados Unidos para a cidade fronteiriça mexicana de Tijuana, acusado de tentativa de passagem ilegal da fronteira.

Chomsky, Galeano e Zizek associam-se ao manifesto de apoio ao Podemos

Imagem
Documento diz que ante a paisagem desoladora que as políticas de austeridade desenharam para o sul da Europa, é acalentador que surjam novas alternativas. Esquerda.Net Noam Chomsky, Eduardo Galeano, Naomi Klein, Antonio Negri e Slavoj Zizek figuram entre os 36 intelectuais que subscrevem o manifesto “Apoio Internacional ao Podemos”. Os subscritores do documento frisam que “ante a paisagem desoladora que as políticas de austeridade desenharam para o sul da Europa, é acalentador que surjam novas alternativas dispostas a batalhar pela democracia, direitos sociais e soberania popular”.

AÉCIO POSTA FOTO COM TASSO, QUE É "QUASE VICE"

Imagem
Com a tentativa frustrada de atrair Henrique Meirelles, do PSD, de Gilberto Kassab, para a vaga de vice, tucano Aécio Neves deve tentar uma chapa puro-sangue com o cearense Tasso Jereissati; paulistas ficam mais distantes da briga; Aloysio Nunes, em razão do temperamento irascível (ele mandou um blogueiro à PQP); José Serra, por conta das dificuldades de relacionamento com o próprio Aécio 247 -

GLOBO PERDE 28 PONTOS DE AUDIÊNCIA NA COPA

Imagem
Do 247 e Muda Mais O perfil do telespectador brasileiro está mudando e suas escolhas também. Nas duas últimas Copas, a Globo, que sempre contou com a hegemonia da audiência, perdeu quase metade de seus telespectadores. No jogo de abertura da Copa de 2006, na Alemanha, a audiência da vênus platinada foi de 65,7 pontos. No primeiro jogo da Copa de 2010, na África do Sul, caiu para 45,2 pontos. Já na estreia do Brasil na Copa deste ano, a audiência da Globo foi de 37,5 pontos, de acordo com a coluna Outro Canal, da  Folha de S. Paulo (link is external) , baseada em dados do  Ibope (link is external) .

Após piada sobre drogas e futebol, embaixadora holandesa na Unicef gera revolta na Colômbia

Imagem
Redação | São Paulo - 19/06/2014 - 16h29 Imagem postada no Twitter mostra jogadores “cheirando” linha da barreira; governo exigiu que a representante seja removida do cargo Uma piada de mal gosto feita pela embaixadora holandesa na Unicef e atriz, Nicolette van Damm, na qual os jogadores colombianos Falcao García e James Rodríguez aparecem inalando a espuma usada por árbitros para marcar o limite da barreira em jogos de futebol causou revolta no país. No meme postado por ela lê-se “o muro colombiano”. Reprodução "Muro colombiano", dizia a mensagem compartilhada pela embaixadora O governo colombiano, por meio de sua chanceler, María Ángela Olguín, expressou “rechaço e indignação” e pediu a todos os embaixadores, “sobretudo o da Holanda, que vá à chancelaria holandesa” e a embaixadora em Nova York “que vá à Unicef”. Para “nós as desculpas não servem, isso tem que ir além, é um desrespeito a um povo e uma juventude que está cheia de ilusões e de sonho”.

Exclusivo: MP decide processar Perrellas por uso de dinheiro público no Helicoca

Imagem
por :   Joaquim de Carvalho Deborah Secco e Zezé Perrella: carona no helicóptero A família Perrella tem negócios em Minas Gerais que vão da produção de carne e cultivo de sementes de feijão, arroz e milho a negociação no mercado de futebol profissional. Donos de avião e de helicóptero, mantêm amizades com famosos e são conhecidos pelas festas que oferecem na Fazenda Guará, propriedade cinematográfica no município de Morada de Minas. A família tem poder e dinheiro, mas, analisada a declaração de bens do senador Zezé Perrella, disponível na Justiça eleitoral, o que se vê é um cidadão de patrimônio relativamente pequeno: R$ 490 mil.

Pesquisas para todos os gostos e desgostos

Imagem
Autor: Fernando Brito O “mercado” das pesquisas de mercado, digo, de intenção de voto para presidente perdeu seus últimos resquícios de pudor. Como nada tem coerência, todo mundo pode comemorar os resultados da Ibope/CNI divulgada hoje. Dilma, por exemplo, melhora porque piora ou piora porque melhora?

Israel reforça ocupação da Palestina alegando "ameaça securitária"

Imagem
Israel tem focado no desaparecimento de três jovens de colônias ilegais na Cisjordânia. Radicais acusam o Hamas, que reintegra o governo palestino após o esperado acordo de reconciliação, mas o presidente Mahmoud Abbas tem garantido a dedicação da Autoridade Palestina na busca pelos colonos e denuncia a "punição coletiva". A postura de Israel é agressiva: invasões, prisões, toques de recolher e, nesta quinta-feira (19), fundo adicional para a ocupação. Por Moara Crivelente, da Redação do  Vermelho AFP Soldados israelenses prendem palestino em Hebron, durante operação militar nesta semana. O desaparecimento de três israelenses do Gush Etzion - bloco de 22 colônias ilegais, com mais de 70 mil habitantes - em território palestino, há exatamente uma semana, abriu um período de maiores tensões entre o gabinete do premiê Benjamin Netanyahu – repleto de representantes dos colonos e da extrema-direita – e o novo governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), órgão de autogov