Postagens

Mostrando postagens de junho 12, 2014

Londres promete lutar “até ao fim” contra substituição de Barroso por Juncker

Imagem
ISABEL ARRIAGA E CUNHA   (Bruxelas)   18/06/2014 - 18:34 Nomeação do luxemburguês para a presidência da Comissão Europeia está praticamente assegurada A decisão sobre aescolha de Juncker deverá ser tomada durante uma cimeira a 26 e 27 de Junho,  PETER  A nomeação de Jean-Claude Juncker para presidente da Comissão Europeia, em substituição de Durão Barroso, está praticamente assegurada, apesar da promessa constantemente renovada do primeiro-ministro britânico, David Cameron, de que a combaterá “até ao fim”. A decisão, que deverá ser tomada pelos líderes dos 28 países da União Europeia (UE) durante uma cimeira a 26 e 27 de Junho, está dependente praticamente apenas do assentimento do Governo italiano, que está a impôr algumas condições ligadas à flexibilização das regras de disciplina orçamental da zona euro e ao abrandamento das políticas de austeridade dos últimos anos.

ALCKMIN DO LÉRO-LÉRO

Imagem
O  Conversa Afiada  reproduz vídeo do  twitter do ComPadilhando :

Quem é o eleitor de Eduardo Campos?

Imagem
A quem se dirige a estratégia de focar a crítica em Dilma e reivindicar o governo Lula? Antônio David Nesse artigo, procuramos traçar um perfil do eleitor da chapa Eduardo Campos/Marina Silva. Para tanto, utilizamos duas pesquisas recentes de  intenção  de voto: a pesquisa nacional do Datafolha (junho/2014) e a pesquisa Ibope realizada em Pernambuco (maio/2014).   Em primeiro lugar, convém assinalar que o perfil do eleitor de Eduardo Campos é muito semelhante ao perfil do eleitor de Aécio Neves em quesitos importantes, tais como gênero, escolaridade e renda.  No voto de ambos, há uma pequena maioria de eleitores homens: em torno de 55%. Além disso, predomina em ambos o eleitor com ensino médio (Aécio, 46%; Campos, 50%) e o restante divide-se mais ou menos por igual entre eleitores com ensino fundamental e eleitores com ensino superior. Não menos importante é que tanto em Campos como em Aécio predomina o eleitor com renda familiar de 2 a 10 salários mínimos. 

Democracia Participativa 4 x 0 Obscurantismo da Mídia

Imagem
Os decretos dos presidentes Mujica e Dilma fazem parte do irresistível avanço da democracia, tendência apontada pelos liberais do século XIX. José Renato Vieira Martins e Federico Gomensoro (*) O fraco desempenho da Celeste no início da Copa do Brasil contrasta com os golaços marcados pelo Uruguai em outros gramados. Isto é mais uma prova da autonomia do futebol e da política, fenômeno que setores da direita e da “extrema esquerda” (seja lá o que isso for!) decidiram contrariar com essa bobagem do #NÃOVAITERCOPA.

As coisas no Brasil da Copa não estão perfeitas – mas estão sensacionais

Imagem
por :   Adriano Silva Imagina na Copa? Nunca imaginei que veria uma Copa no Brasil. E jamais imaginaria uma Copa por aqui nessas circunstâncias. Escrevi essas duas frases na semana passada, impressionado com o sentimento médio de bode, ou de indiferença, ou de antagonimos dos brasileiros diante da Copa, que começaria em São Paulo dali a poucas horas. Escrevi isso aqui aqui também: acho que a ausência de ufanismo e o fim da ditadura do futebol significam amadurecimento do país. Mas a inapetência para a maior festa do planeta é muito surpreendente. (E não estou falando do movimento anticopa, isso é outra coisa, de que venho tratando no  Manual ). Falo do jeito blasé com que os brasileiros, mesmo os loucos por futebol, os que se indignaram em 78, choraram em 82, vibraram em 94 e em 2002, estão tratando o evento. Há mais sinais de festa junina na cidade do que de Copa. Talvez seja coisa de país que está se acostumando a integrar o circuito global dos megaeventos e deixand

IRAQUE: Relatório de Situação, SITREP − 17/6/2014

Imagem
17/6/2014,  [*] Mindfriedo ,  The Saker  −  The Vineyard of the Saker “ June 17th IRAQ SITREP by Mindfriedo ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker – 16/6: Forças Aéreas do Iraque atacam alvos do  ISIL  (orig.  Daash , sigla de “Estado Islâmico no Iraque e Levante”, em árabe transliterado). – 16/6:  ISIL  transferiu de Mosul todo o equipamento militar pesado. A maior parte do equipamento pesado foi levado para a Síria. – 16/6: O governador baathista de Mosul, Coronel Hashem al-Jammas, está dando 20 horas de eletricidade a mais para os moradores de Mosul, diferente de antes, quando eram só duas horas. – 16/6: Arábia Saudita culpou o atual governo pela rebelião sunita. Culpam as políticas sectárias de Maliki como principal causa da insatisfação dos sunitas.

Merval e as supostas ameaças a Barbosa

Imagem
Por Motta Araujo Comentário ao post "A s justificativas de Barbosa e do juiz da VEP: movimentos combinados " http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/merval-pereira/2014/06/17/... MERVAL PEREIRA, consagrado porta-voz, patrono e aliado do Ministro Joaquim Barbosa, se supera no comentário da CBN de ontem. Faz um enrolado passeio por supostas "ameaças" de quem? De advogado dos réus? Quem ameaçou quem? Merval insinua, mas não diz o como, o quem, o porque. Um comentário de tolices sem pé nem cabeça. Fala em casos de traficantes que ameaçam juízes, quem é o traficante na AP 470?  Diz sobre juízes sem rosto por causa de ameaças, esse jornalista está DELIRANDO como seu apadrinhado, pedir para pautar um agravo regimental é ameaça? Qual advogado ameaçou o Relator?

Dilma: Medidas acertadas com Fórum da Indústria melhoram a competitividade do setor

Imagem
  Ministro mantega e presidenta Dilma durante Fórum Nacional da Indústria no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou ter convocado a reunião com o Fórum Nacional da Indústria, nesta quarta-feira (18), para responder à pauta de propostas reivindicada na audiência realizada em maio deste ano. Ela citou exemplos de medidas acertadas com o fórum da Confederação Nacional da Indústria (CNI), tais como o Reintegra, recomposto e instalado permanentemente pelo governo federal. “Começamos a fazer essa discussão no dia em que estávamos discutindo a questão da desoneração da folha de pagamento ser ou não permanente. Reconhecemos a importância dela ser permanente. Achamos fundamental a prorrogação e manutenção do Programa de Sustentação do Investimento até 2015, que era um pleito deles. Eles pediam também um PSI do Leasing, nós adotamos. Eles reivindicavam também o marco da biodiversidade, também completamos o processo interno e divulgamos

Os “certinhos” estão fora da Copa.

Imagem
Autor: Fernando Brito Escrevi aqui, outro dia, que se devia torcer pelo Chile, para evitar a Espanha nas oitavas-de final. Um querido amigo, entendedor de futebol – destes de dormir de radinho  de pilha no ouvido – criticou-me: - (se você) tá com medo da Espanha, e ainda por cima acha que o Chile pode fazer alguma coisa nessa Copa, concluo que você é um inocente… Nem tanto.

Der Spiegel publica novas denúncias de Snowden

Imagem
O portal alemão Der Spiegel online divulgou mais documentos recebidos do ex-técnico da National Security Agency (NSA), Edward Snowden. Capa da revista alemã Der Spiegel Ao todo, na rede mundial foram postados 53 arquivos de um “dossiê alemão”. O termo tem sido usado pela mídia local para denominar fatos e informações relativos à espionagem eletrônica praticada na Alemanha. Entre os documentos figura uma lista de localidades em que se encontram os “postos informativos” da NSA no território alemão. Foram igualmente divulgadas informações sobre a colaboração dos EUA com os serviços secretos da Alemanha.

Para Correa, "prisão" de Assange na embaixada do Equador é "atentado"

Imagem
O presidente do Equador, Rafael Correa, denunciou nesta terça-feira que a "prisão" do fundador do Wikileaks, Julian Assange, na embaixada do Equador em Londres, que na próxima quinta-feira (19) completará dois anos asilado na missão diplomática, representa um "atentado contra os direitos humanos".  Revista Time Julian Assange completará 2 anos sem sair da embaixada do Equador. "Estão atentando contra os direitos humanos de uma pessoa", disse Correa em um encontro com jornalistas em Guayaquil, no sudoeste do país, no qual lembrou que Assange vive "fechado em pequenos quartos" e "talvez" só receba a luz do sol durante "meia hora em uma varanda". Assange permanece na embaixada equatoriana em Londres desde 19 de junho de 2012. Se o ativista deixar o local, as autoridades britânicas o deterão para entregá-lo às suecas, que o reivindicam por supostos crimes sexuais.

Novas palhaçadas de “Merval Barbosa”

Imagem
por Miguel do Rosário Merval Pereira e Joaquim Barbosa são a mesma pessoa. Ambos formam um ser híbrido que mescla o setor vendido do STF e o golpismo clássico da Globo. Ambos exploraram, com sucesso, os preconceitos populares, insuflando o espírito linchatório que é uma característica triste mas presente em qualquer povo. Chamarei este ser híbrido, esse ornitorrinco político, de “Merval Barbosa”. A última palhaçada desse bicho estranho, autoritário, antidemocrático, truculento, é tentar se vitimizar.

Como desvalorizar o que tem valor

Imagem
O consumo familiar aumenta não só no primeiro quadrimestre do ano quanto no período de um ano expressando uma melhoria na disponibilidade de renda José Carlos Peliano (*) É comum e usual ler as informações dispensadas pela mídia desde sua ótica, avassaladoramente crítica, parcial e, quase sempre, negativa. Ao leitor acostumado resta a tarefa de resgatar o trigo do joio esparramados sobre uma lavoura preparada artificialmente de maneira arcaica, conservadora e reacionária.

“Não me preocupo com pesquisas agora”: Alexandre Padilha fala ao DCM

Imagem
por :   Mauro Donato Aos 42 anos, o médico e ex-ministro da saúde Alexandre Padilha concorrerá ao governo do estado de São Paulo pelo PT. Quando recém formado, Padilha   trabalhou na Amazônia coordenando um núcleo da USP no combate à malária e outras epidemias. Ter vivenciado a importância do médico em comunidades isoladas foi, segundo o candidato, fundamental para poder ajudar Dilma Rousseff a implantar o programa Mais Médicos. Num café na rua Avanhandava, Padilha falou sobre suas propostas com exclusividade ao DCM. DCM: Vamos começar abordando a ausência de Dilma no ato de confirmação de sua candidatura no último domingo. A mídia andou disseminando boatos de falta de prestígio.

Vip’s blocs, Ilha Fiscal, camarote da vaia. Não foi à toa que não tocou a Marselhesa

Imagem
Autor: Fernando Brito Sensacional a  vídeo-reportagem de Lígia Mesquita e Ana Virgínia Baloussier   sobre o pessoal do “agrega valor” vendo o jogo do Brasil nas festas de luxo em São Paulo. Inacreditável. O maior coeficiente de babaquice por metro quadrado que se viu desde Maria Antonieta.

Joaquim Barbosa, o que poderia ter sido grande, mas foi apenas mau

Imagem
qua, 18/06/2014 - 00:32  - Atualizado em 18/06/2014 - 15:08 Luis Nassif Quando o outsider entrou no STF (Supremo Tribunal Federal), os senhores formais aceitaram com superior condescendência. O outsider tinha currículo, falava várias línguas, desenvolvera teses importantes sobre inclusão. Mas era outsider. Não vinha de família de juristas, gostava do ambiente informal dos botecos, era de pouquíssimos amigos e nunca fez média na vida. Conquistou tudo na porrada, dependendo dele e só dele. Tinha tudo para entrar para a história, derrubando conchavos, despindo o formalismo e a hipocrisia de muitas togas, subvertendo formas de ver o mundo, trazendo para o Supremo os ares da contemporaneidade e a marca altiva de sua cor e dos que conquistaram tudo sem nunca ceder. Mas faltava-lhe algo, uma peça qualquer no sistema emocional que o tornou uma espécie de Mike Tyson com toga, uma força gigantesca e incontrolável assombrada por mil demônios internos que o impediram definitivame

Sexo, Drogas e Contas Marotas: Nova Estratégia de Crescimento da Espanha

Imagem
15/6/2014,  [*] Don Quijones  −  Testosterone Pit “ Sex, Drugs and Dodgy Accounting: Spain's New Growth Strategy ” Traduzido por  Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO   Espanha? A milagrosa recuperação econômica da Espanha é uma miragem, uma ilusão coletiva engendrada nas mentes febris, porém altamente imaginativas dos ministros do governo, economistas e contabilistas que projetam na consciência coletiva “realidades” oficiais.

EM CLIMA DE COPA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Profetas do caos perderam mais uma vez e só vira-latas não podem comemorar  A Copa do Mundo não completou uma semana e já é possível perceber um novo fiasco hlstórico dos profetas do caos. Os aeroportos não ficaram um inferno nem os vôos atrasaram – na média, o número de atrasos e cancelamentos é um dos melhores do mundo. Os estádios estão aí, alegrando visitantes e torcedores. Os números de gols mostram matematicamente que esta pode ser uma das melhores Copas de todos os tempos. O transito não está melhor nem pior.

A VISITA DO IRMÃO CARA DE PAU

Imagem
(Hoje em Dia) - O Vice-Presidente Joe Biden visitou ontem a Presidente Dilma, e afirmou que os Estados Unidos estão revendo a metodologia de trabalho da NSA. É certo que todo grande país espiona, e mais ainda se está em situação de conflito ou tem sua sobrevivência ameaçada por inimigos externos. A União Soviética ficou famosa pela qualidade de seus espiões e de suas redes de espionagem, tanto na luta contra a Alemanha Nazista, quanto com relação ao Ocidente.

A ESTRADA PARA BAGDÁ

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Enquanto o mundo acompanha os jogos da Copa 2014, disputada no Brasil, as agências internacionais informam, em despachos urgentes, que rebeldes islâmicos sunitas se encontram há apenas algumas dezenas de quilômetros da capital iraquiana. Há poucos dias, combatentes do EIIL - Estado Islâmico do Iraque e do Levante, capturaram Tikrit e Mossul, no norte do país, e em rápido avanço, tomaram em seguida Raqqa, Tal Afar, Suleiman Beg e Falluja. Ontem pela manhã, eles  cercavam Baquba, que, se cair também em suas maõs, lhes dará acesso à estrada que, ao longo de 60 quilômetros, os separa dos subúrbios de Bagdá.

“A noite do Iraque é longa”

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 17/6/2014,  [*] Vijay Prashad  (de Beirute),  Counterpunch   [1] “ ISIS Seeks Its Throne − Iraq’s Night is Long ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu “A noite do Iraque é longa A aurora só raia para os assassinados, rezando meia reza e sem terminar de dizer um bom-dia a alguém” Mahmoud Darwish,  Athar al-Farasha .  [2] A noite do Iraque - Bagdá Norte do Iraque, entre a região dos curdos e Bagdá, convulsionado antes da blitzkrieg  de três formações – o Estado Islâmico do Iraque e Síria Expandida ( ISIS ), o Exército Islâmico Iraquiano (comandado por ex-ba’athistas) e elementos do ex-Conselho  Shura Mujahedin . Como os mongóis, o  ISIS  – a força principal – corre livremente pela paisagem. Não demorou muito para que soldados do exército iraquiano despissem os uniformes e se unissem às caravanas de iraquianos que fugiam do norte e do sul, deixando para trás cidades do rio Tigre, Mosul e Tikrit, e também outras, do oeste, como Tal

O “marketing” jurídico de Joaquim Barbosa

Imagem
Autor: Fernando Brito Qualquer pessoa equilibrada – e equilíbrio é pilar para quem desempenha função pública e, especialmente, a judicial – triplica sua dose de moderação quando está prestes a deixar suas funções. Faz parte dos ritos a que se obriga quem sabe que é transitório na função, mas que é permanente e institucional a função que vai deixar. O ministro Joaquim Barbosa, como não é uma pessoa equilibrada, faz o inverso.

COPA: CLASSE C DÁ BYE-BYE À GLOBO !

Imagem
Quem mandou o Nunca Dantes levar a Classe C à tevê paga… Culpa dele …​ Se a  Globo Overseas  tivesse consultado o Renato Meirelles, do Data Popular, tinha antecipado as férias do Galvão, aquele que disse que o goleiro do México decidiu não deixar o Brasil vencer ! (Na Copa da África do Sul, ele já tinha cometido aquela “a situação já esteve melhor para o Brasil”, depois que a Holanda empatou.) O que teria dito o Renato ? (O Renato é desses poucos analistas que tem número para sustentar o que diz. A maioria dos “especialistas” pigais (*) “acha”: “acho que…”, “na minha opinião”…)  O Renato teria dito, por exemplo,  como já cansou de dizer no Data Popular :

Minha Casa, Minha Vida completa cinco anos com 3,4 milhões de unidades contratadas

Imagem
O programa  Minha Casa, Minha Vida  comemora cinco anos em 2014 e nesse período contratou 3,4 milhões de unidades, beneficiando mais de seis milhões de pessoas. Os números consolidam o programa como a maior política pública habitacional da história do Brasil. Até final de abril, programa entregou 1,7 milhões de casas. A meta do governo, segundo o vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, José Urbano Duarte, é chegar a dois milhões de unidades entregues até o final de 2014 e com investimentos da ordem de R$ 234 bilhões.

Retratos Capitais (desrespeito à Presidenta)

Imagem
Dilma Rousseff.  É muita torcida  (JF Diorio/Estadão Conteúdo)

Luís Roberto Barroso é novo relator do processo do mensalão no Supremo

Imagem
O processo foi redistribuído após Joaquim Barbosa, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos c André Richter - Agência Brasil Brasília  - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido hoje (17) como novo relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão. O processo foi redistribuído após o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos condenados. Os benefícios foram cassados pelo presidente, que vai se aposentar da Corte no final deste mês. 

No Recife, a nova política é o velho arbítrio

Imagem
A operação da PM no Cais Estelita exemplificou mais uma vez a forma pela qual o governo de Eduardo Campos se relacionou com a sociedade nos últimos 8 anos. Luiz Carlos Pinto Recife  - Na madrugada de terça-feira a Polícia Militar do estado de Pernambuco fez mais uma vez uso da força e expulsou os manifestantes que ocupavam, pacificamente, o Cais José Estelita. O caso foi  objeto de matéria na Carta Maior  no dia 4 de junho. A operação da PM exemplificou mais uma vez a forma pela qual o governo de Eduardo Campos se relacionou com a sociedade civil nos últimos oito anos e também o legado na administração municipal, cujas ações tem sido marcadamente orientadas pelo interesse privado. A desocupação forçada aconteceu contrariando a negociação entre o Movimento Ocupe Estelita, o Ministério Público e as Secretarias estaduais de Direitos Humanos e Defesa Social. A ordem de remoção partiu do governador João Lyra, sucessor do pré-candidato Eduardo Campos e dependente de seu capital p

Japão abate 30 baleias na costa do país

Imagem
Terra O Japão abateu 30 baleias minke na costa nordeste do país durante a primeira caça realizada desde que o Tribunal Penal Internacional ordenou que Tóquio suspendesse a caça desses mamíferos na Antártida. A informação é da AFP.

O Irã não pagará pelos pecados dos EUA no Iraque

Imagem
17/6/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Iran won’t bite American bullet in Iraq ” Traduzido p[elo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Irã, 1979 - Revolução Islâmica No que tenha a ver com o Irã, há história muito, muito longa, tão longa quanto a revolução islâmica de 1979, da propaganda ocidental contra Teerã, sempre pintada em espessos tons de fantasia. Apesar do “bem-estar” que reina nas conversações do P5+1 e Irã, essa propaganda mal-intencionada prossegue sempre. O Irã dá de ombros; diz que não passa de guerra psicológica [guerra-psi], mas a influenciável opinião pública quase sempre acaba enrolada no “conto-do-vigário” da propaganda do dia.

Chico Buarque completa 70 anos e se mantém revolucionário

Imagem
 EM 17 JUNHO 2014 Ao pisar profissionalmente num palco pela primeira vez em 1964, Chico Buarque não poderia imaginar que se tornaria o que se tornou para a cultura brasileira. Muito menos quando aos 9 anos de idade escreveu num bilhete para a avó. Na época em que morava na Itália acompanhando o pai - o historiador Sérgio Buarque de Holanda -, o menino escreveu dizendo que se ele não encontrasse mais a avó por aqui ela poderia "ligar a rádio do céu" para ouvi-lo cantar.