Postagens

Mostrando postagens de junho 11, 2014

Retratos Capitais (desrespeito à Presidenta)

Imagem
Dilma Rousseff.  É muita torcida  (JF Diorio/Estadão Conteúdo)

Luís Roberto Barroso é novo relator do processo do mensalão no Supremo

Imagem
O processo foi redistribuído após Joaquim Barbosa, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos c André Richter - Agência Brasil Brasília  - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi escolhido hoje (17) como novo relator da Ação Penal 470, o processo do mensalão. O processo foi redistribuído após o presidente da Corte, Joaquim Barbosa, renunciar à relatoria. A partir de agora, caberá a Barroso analisar os pedidos de trabalho externo dos condenados. Os benefícios foram cassados pelo presidente, que vai se aposentar da Corte no final deste mês. 

No Recife, a nova política é o velho arbítrio

Imagem
A operação da PM no Cais Estelita exemplificou mais uma vez a forma pela qual o governo de Eduardo Campos se relacionou com a sociedade nos últimos 8 anos. Luiz Carlos Pinto Recife  - Na madrugada de terça-feira a Polícia Militar do estado de Pernambuco fez mais uma vez uso da força e expulsou os manifestantes que ocupavam, pacificamente, o Cais José Estelita. O caso foi  objeto de matéria na Carta Maior  no dia 4 de junho. A operação da PM exemplificou mais uma vez a forma pela qual o governo de Eduardo Campos se relacionou com a sociedade civil nos últimos oito anos e também o legado na administração municipal, cujas ações tem sido marcadamente orientadas pelo interesse privado. A desocupação forçada aconteceu contrariando a negociação entre o Movimento Ocupe Estelita, o Ministério Público e as Secretarias estaduais de Direitos Humanos e Defesa Social. A ordem de remoção partiu do governador João Lyra, sucessor do pré-candidato Eduardo Campos e dependente de seu capital p

Japão abate 30 baleias na costa do país

Imagem
Terra O Japão abateu 30 baleias minke na costa nordeste do país durante a primeira caça realizada desde que o Tribunal Penal Internacional ordenou que Tóquio suspendesse a caça desses mamíferos na Antártida. A informação é da AFP.

O Irã não pagará pelos pecados dos EUA no Iraque

Imagem
17/6/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Iran won’t bite American bullet in Iraq ” Traduzido p[elo pessoal da  Vila Vudu                   POSTADO POR  CASTOR FILHO Irã, 1979 - Revolução Islâmica No que tenha a ver com o Irã, há história muito, muito longa, tão longa quanto a revolução islâmica de 1979, da propaganda ocidental contra Teerã, sempre pintada em espessos tons de fantasia. Apesar do “bem-estar” que reina nas conversações do P5+1 e Irã, essa propaganda mal-intencionada prossegue sempre. O Irã dá de ombros; diz que não passa de guerra psicológica [guerra-psi], mas a influenciável opinião pública quase sempre acaba enrolada no “conto-do-vigário” da propaganda do dia.

Chico Buarque completa 70 anos e se mantém revolucionário

Imagem
 EM 17 JUNHO 2014 Ao pisar profissionalmente num palco pela primeira vez em 1964, Chico Buarque não poderia imaginar que se tornaria o que se tornou para a cultura brasileira. Muito menos quando aos 9 anos de idade escreveu num bilhete para a avó. Na época em que morava na Itália acompanhando o pai - o historiador Sérgio Buarque de Holanda -, o menino escreveu dizendo que se ele não encontrasse mais a avó por aqui ela poderia "ligar a rádio do céu" para ouvi-lo cantar.

Escancaradamente torcendo contra o Brasil, tucanos vão à imprensa se explicar.

Imagem
Por:  Zé Augusto Enquanto ninguém duvida que Lula e Dilma torcem apaixonadamente pelo Brasil (dentro e fora de campo), os demotucanos estão divididos. Muitos acham que seria bom para eles se o Brasil perdesse a Copa do mundo. Estão dando tanta bandeira, que  alguns deputados tucanos estão indo na imprensa se explicar que "não estão torcendo contra" .

Os neonazistas aumentam dramaticamente as provocações (querem-que-querem intervenção russa)

Imagem
The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ The neo-Nazi junta in Kiev dramatically increases its efforts to provoke Russian into an intervention ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Agora, vocês provavelmente já ouviram: o presidente da Gazprom,  Alexei Miller, já anunciou  que a Rússia está trabalhando em regime de “pagamento no pedido” para venda de gás para a Ucrânia; e  Lavrov anunciou   que “não tem o que conversar” com o  palhaço  Ukie  atualmente no papel de Ministro de Relações Exteriores, Andrii Deshchytsia, e que “não se encontrará com ele”. Alexei Miller Diferente do sempre calmo e impecavelmente diplomático Lavrov, Miller não fez esforço algum para disfarçar desgosto e desprezo pela junta em Kiev que, para ele, não passa de bando de chantagistas e assaltantes. Foi particularmente visível, quando disse que a quantidade de gás que os  Ukies  têm como “reservas” é exatamente igual à quantidade de gás pelo qual se re

O que os bonecos de papelão de Aécio Neves dizem sobre o PSDB

Imagem
Postado em   17 jun 2014 por :   Kiko Nogueira “Vamos conversar?” A convenção do PSDB que sagrou o nome de Aécio Neves candidato à presidência teve o de sempre: discursos exaltados, abraços e juras de amor eterno, Fernando Henrique Cardoso, críticas ao PT, José Serra falando em união, Geraldo Alckmin sorrindo etc etc. Mas houve pelo menos uma inovação que ficará para a crônica política como um dos símbolos do PSDB: bonecos em tamanho natural de Aécio, feitos de papelão, armados para os militantes tirarem fotos. Foram colocados num saguão do Expo Center Norte, de acordo com assessores de Aécio que falaram ao jornal Extra, “como recurso para uma brincadeira”. A ideia era “fingir uma foto” e não “tapear as pessoas”.

Globo insiste em “ovacionar” Joaquim Barbosa

Imagem
Ancelmo Goes  por Miguel do Rosário Enquanto até mesmo a conservadora OAB começa a se posicionar duramente contra os arbítrios de Joaquim Barbosa, o Globo continua blindando o ministro e tratando-o como uma celebridade. Observe essas duas notinhas  no Ancelmo : JB ovacionado Joaquim Barbosa foi ovacionado, sábado, no Venga Tapas Bar, no Leblon. Será a tal da elite branca? Dilma vaiada Acredite. Sempre que aparece a imagem de Dilma na ESPN, no bar da Nascar, na Universal, em Orlando, a nossa presidente é vaiada e… xingada. Será a tal da elite branca? Venga Tapas Bar, onde JB foi “ovacionado”, segundo o Ancelmo

Declaração sobre Eventos Recentes em Mosul e Outras Cidades no Iraque

Imagem
(Esta DECLARAÇÃO foi publicada originalmente em árabe e traduzida para o inglês por Ali Issa) Federação dos Conselhos de Operários e Sindicatos do Iraque − Jadaliyya 16/6/2014,  [*] Falah Alwan , Presidente da  Jadaliyya “ On Recent Events in Mosul and Other Cities in Iraq ” Traduzido do inglês pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO   Mosul e outras cidades no Iraque passam por mudanças dramáticas, perigosas, terríveis. A imprensa-empresa, sobretudo a que é aliada ao governo do Iraque e a estados ocidentais, tem-se concentrado no Estado Islâmico no Iraque e Levante/Síria ( ISIS ) e o controle que estabeleceram sobre várias cidades iraquianas, para induzir a opinião pública contra aquele grupo militante.

17 anos depois, repórter da Folha reconta história da compra de votos para reeleição de FHC

Imagem
O jornalista da Folha que investigou a compra de votos no Congresso para que FHC pudesse se reeleger, Fernando Rodrigues, voltou hoje ao assunto em seu blog, diante da “troca de chumbo” entre Lula e FHC a respeito. Trechos: “O mais importante a respeito desse episódio de 1997 é que nada foi investigado como deveria. Dessa forma, restam apenas os fatos em torno da revelação do fato –trata-se de fato, pois houve provas materiais periciadas a respeito. Uma cronologia dos acontecimentos: 1) 28.janeiro.1997 – a Câmara aprova a emenda constitucional da reeleição: dispositivo passa a permitir que prefeitos, governadores e presidente disputem um segundo mandato consecutivo.

Obama tergiversa sobre a odisseia iraquiana

Imagem
  [*] M K Bhadrakumar ,  Asia Times Online “ Obama broods over an Iraqi odyssey ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO O que se desdobra hoje no Iraque é a culminação do que Paul Bremer, pau-mandado escolhido a dedo pelo presidente George W Bush (Paul Bremer presidiu o Governo Provisório de Coalizão em Bagdá, de 2003-2004), perpetrou contra o povo iraquiano, quando desenvolveu com chicana e implementou com deliberação a atual Constituição, que é baseada num sistema político que representa confissões religiosas, com o objetivo de matar o nacionalismo iraquiano. Dia 28/6/2008, Bremer disse em seu discurso de despedida, quando transferiu formalmente ao governo provisório iraquiano a soberania já limitada do Iraque: “Uma parte do meu coração permanecerá para sempre aqui, nessa bela terra entre dois rios”. De fato, estava dizendo: uma parte   dos EUA . Paul Bremer (de terno) no Iraque Ao final de uma semana de críticas ferozes contra suas

Presente de aniversário para FHC: fosfosol de “alto nível” para sua memória

Imagem
 Autor: Fernando Brito Como amanhã é dia de aniversário de Fernando Henrique Cardoso, meu gentil amigo Apio Gomes, o mais implacável arquivo do Brasil, mandou-me a imagem acima. Com um pedido singelo: “Já que você ajudou Fernando Henrique a se lembrar de seu passado sombrio, acho que cabe também relembrar o famoso telefonema de seu todo-poderoso ministro Mendonça de Barros”.

A Desordem das “Forças da Ordem” pós-Modernas

Imagem
14/6/2014,  [*] Philippe Grasset ,   Blog DeDefensa , Bélgica Le Déssordre des “Forces de l’Ordre” post Modernes Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Guarda Nacional da Ucrânia está alistando neonazistas do Pravy Sektor (Setor Direita) Aqui aproximaremos dois episódios concernentes às forças armadas de dois países nessa situação pós-moderna intermediária que mistura  (i)  a conquista ou a influência pelo   Sistema ,   que vêm do exterior; e a  (ii)  desestruturação de todos os quadros de princípios que daí decorrem, e com essas forças confrontadas a conflitos de contestação daquela situação. Não se trata de julgar pelas orientações ideológicas, políticas, militares e outras desses países, mas, sim, de aproximá-las conforme o estado de desestruturação – se não de dissolução – de cada uma, depois da intervenção do Sistema.

Personalidades lançam manifesto criticando conduta de Joaquim Barbosa

Imagem
Cerca de 300 intelectuais, artistas e lideranças políticas e dos movimentos sociais lançaram manifesto que critica a conduta do presidente do STF. Cerca de 300 intelectuais, artistas e lideranças políticas e dos movimentos sociais lançaram manifesto que critica a conduta do presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, à frente da execução penal dos réus da AP 470, nesta segunda-feira (16/6). A manutenção por sete meses em regime fechado dos condenados ao regime semi-aberto no processo do mensalão sensibilizou lideranças, que criaram o Comitê por Democracia, Justiça e Solidariedade. A iniciativa partiu de um grupo que articulou o presidente da nacional da CUT, Vagner Freitas; o coordenador do MST, João Pedro Stedile, o presidente Nacional do PT, Rui Falcão; o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo; a dirigente do PT, Misa Boito; o ativista dos direitos humanos, Aton Fon Filho; o dirigente da Consulta Popular, Ricardo Gebrim; o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh e o jornalist

A 'turma dos anos 90' e a pigarra da história

Imagem
O maior desafio de Aécio Neves reside naquilo que fez a convenção do PSDB parecer uma daquelas tertúlias de aposentados gabolas. por: Saul Leblon   A convenção do PSDB  que oficializou  Aécio Neves como candidato  tucano, no último sábado, foi tão marcante que o  principal destaque ficou por conta do que não houve.   O partido adiou, mais uma vez,  o anúncio do  vice em sua chapa.   A 19 dias de esgotar o prazo para o registro das candidaturas, o problema de Aécio é saber quem desagrega menos.   Não é uma escolha  fácil.

Nota sobre coluna de Míriam Leitão

Imagem
Jun 17, 2014 Infográfico: Ilustre Bob Nesta terça-feira (17), a jornalista Míriam Leitão da TV Globo, do jornal O Globo, da Globonews, da CBN e do portal G1 escreveu em sua coluna que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria, em sua fala de sexta-feira (13), reduzido a importância da educação e do estudo. É importante esclarecer que isso não é verdade e que a jornalista deturpou a fala do ex-presidente com uma interpretação incorreta. A frase de Lula foi: “comeram demais, estudaram demais e perderam a educação”, claramente dizendo que anos de estudo não significam, necessariamente, bons modos e respeito, visto que muitas pessoas com recursos se comportaram de forma desrespeitosa e mal-educada ao xingarem a presidenta na abertura da Copa.

Poeta Augusto de Campos acusa Folha de usar poema seu sem autorização

Imagem
Augusto de Campos Viralizou na internet uma carta que o poeta concretista Augusto de Campos, 83 anos, enviou à Folha. Ele ficou incomodado com o uso não autorizado de um poema seu como ilustração numa matéria sobre as vaias a Dilma. A carta não foi publicada pelo jornal, mas a internet se incumbiu de divulgá-la. O texto: “Prezados Senhores. Esse jornal utilizou, em 14 de junho de 2014, com grande destaque, o poema VIVA VAIA, de minha autoria, como ilustração de matéria ambígua sobre os insultos recebidos pela presidente Dilma, na partida inicial da seleção. Utilizou-o, sem minha autorização e sem pagar direitos autorais: sem me dar a mínima satisfação. Poupo-me de comentar a insólita atitude da FOLHA , a quem eu poderia processar, se quisesse, pelo uso indevido de texto de minha autoria.

43% dos eleitores de Aécio não votam em candidato apoiado por FHC

Imagem
O ex-presidente tucano foi apontado pela pesquisa Datafolha como o pior cabo eleitoral do país, com 57% de rejeição. Já Lula, é o melhor cabo eleitoral. Najla Passos Brasília  - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o cabo eleitoral que mais tira votos na corrida presidencial deste ano, conforme atestou a última pesquisa Datafolha, concluída em 5 de junho. Dos 4.337 eleitores ouvidos em 207 municípios de todas as regiões do país, 57% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele. A rejeição ao ex-presidente tucano é tão alta que apenas 12% do eleitorado votaria, com certeza, em um candidato indicado por ele, enquanto 24% talvez votasse e 8% não tem opinião a respeito.  

Pacheco, advogado de Genoino, na mira vingativa de Joaquim Barbosa

Imagem
seg, 16/06/2014 - 22:16 do Estadão Barbosa quer ação penal contra advogado de Genoino Mariângela Gallucci - Agência Estado O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu ao Ministério Público que tome providências contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-deputado federal José Genoino. Na semana passada, Pacheco cobrou de Barbosa que colocasse em julgamento um pedido para que Genoino volte para prisão domiciliar. Na ocasião, houve bate-boca e o presidente do STF determinou a seguranças que expulsassem o advogado do plenário do tribunal.

Dilma e Gleisi visitam vítimas de enchentes do rio Iguaçu em União da Vitória às 13h30 desta terça

Imagem
  Do blog do Esmael Dilma Rousseff visitará áreas atingidas pelas enchentes do rio Iguaçu nesta terça, às 13h30, a partir do município de União da Vitória, região Sul do Paraná; presidenta estará escudada pela senadora Gleisi Hoffmann e pelo presidente estadual do PT do Paraná, deputado Enio Verri, durante acompanhamento de resgate de vítimas pela Defesa Civil; chuvas dos últimos dias castigaram 52 mil moradores da região e deixaram 12 mil desabrigados, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Com a ajuda de Putin, os jovens russos sonham com a glória perdida da União Soviética

Imagem
ABIGAIL HAUSLOHNER   (Moscovo)   16/06/2014 - 08:46 Nunca viveram os dias de Estaline, mas afirmam que antigamente é que a Rússia se dava ao respeito. E agradecem ao Presidente por estar a recuperar a força do seu país. Oksana Chernisheva, uma estudante no primeiro ano de jornalismo na Universidade Internacional de Moscovo, partilha da opinião do seu Presidente, Vladimir Putin. O colapso da União Soviética foi um desastre. A União Soviética dava-se ao respeito no palco internacional. Batia-se taco a taco com os Estados Unidos. E estendia a sua influência por todos os cantos do mundo. “Eramos grandes e fortes, e depois tudo ruiu”, diz a futura jornalista.

Elite sonha com Maracanazo, mas "Itaquerazo" foi um tiro no pé

Imagem
Maradona está escandalizado diante da prepotência dos brancos contra Dilma: "o que essa gente fez é coisa de cretinos", disse. Dario Pignotti, do Página 12 Dizem que o "futebol é a pátria de chuteiras". Essa frase se encaixa perfeitamente na fúria branca despertada nos espectadores (um tanto descafeinados para serem torcedores) por conta da presença da presidenta Dilma Rousseff no jogo inaugural da Copa, disputado na Arena Corinthians. A arena foi construída em uma luta contra o relógio em um dos bairros mais humildes de São Paulo, onde o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto assentou 5 mil pessoas demandando moradias populares.  

Papa Francisco: "O sistema econômico já não aguenta mais"

Imagem
Papa falou sobre "uma cultura do descarte" e observou que "agora também está na moda descartar os jovens com o desemprego". Redação do Página 12 O Papa Francisco assegurou ontem que o sistema econômico mundial "já não aguenta mais". Em uma entrevista concedida ao jornal espanhol La Vanguardia, o Sumo Pontífice afirmou que, no centro de todo sistema econômico, devem estar o homem e a mulher, mas, em contrapartida, "nós colocamos no centro o dinheiro, o deus dinheiro". O líder da Igreja Católica, de 77 anos, falou sobre uma "cultura do descarte" e observou que "agora também está na moda descartar os jovens com a desocupação. Fico muito preocupado com o índice de desemprego dos jovens, que em alguns países supera os 50%", afirmou o Papa argentino.

Imagina depois da Copa

Imagem
Do blog da Cidadania Por Eduardo Guimarães Está passando batida a progressiva consolidação de uma possibilidade que, até há poucos dias, enorme parcela de brasileiros descartava peremptoriamente, mas que vai se impondo: a possibilidade de a organização da Copa continuar sendo o sucesso que tem sido desde a abertura até o dia em que este texto está sendo escrito – o quinto dia do evento. A menos que este país em peso tenha tomado alguma droga muito forte que o esteja impedindo de enxergar um palmo diante do nariz, ao que me consta não estamos passando vergonha com a organização da Copa, como a grande mídia martelou, incessantemente, que iríamos passar.  E isso não é pouco, do ponto de vista político.

O jogo fora do campo

Imagem
Dirigentes ávidos por recompensas econômicas e políticas seguem controlando um dos maiores negócios comerciais do planeta por LALO LEAL  Respira-se futebol nos ares brasileiros e o aroma traz memórias longínquas. A mais remota é de um final de tarde de domingo. Meu pai desliga o rádio de cabeceira e comenta: “O Brasil perdeu”. A data: 16 de julho de 1950. Nas páginas dos jornais e nas cabeças dos cartolas aquela Copa já estava ganha antes da final. O jogo com o Uruguai era só para comemorar o título e deu no que deu. Flávio Costa, técnico da seleção, concluiu: “O futebol brasileiro só evolui do túnel para dentro do campo”.

Como a elite propaga o DNA de sua selvageria: meninos, os croatas são “viadinhos”, repitam…

Imagem
 Autor: Fernando Brito Um bom texto para que a gente reflita sobre nossa elite rica e mal-educada, escrito por Sabine Righetti, colunista de Educação da Folha. Um retrato da “lavagem cerebral” que torna seus filhos cheios de ódio e de ignorância. Curiosamente, vindo de pais que “investem” (odeio este termo para definir o que se gasta em educação, porque educar é um sentimento de generosidade inverso, completamente, ao desejo de lucrar) fortunas na “educação” de seus filhos, nos melhores colégios particulares.

Valor investido em educação e saúde é 212 vezes maior que o investido nos estádios

Imagem
Com R$ 1,7 trilhão, o total de recursos aplicado nas áreas de  Educação  e  Saúde , de 2010 até 2013, supera em 212 vezes o investimento em estádios da  Copa do Mundo . Esta foi a  mensagem do pronunciamento  da presidenta  Dilma Rousseff , reforçado no Café com a Presidenta desta segunda-feira (16), em que ela rebate críticas sobre o investimento no mundial. “Vale lembrar ainda que os orçamentos da saúde e da educação estão entre os que mais cresceram no meu governo. É preciso olhar os dois lados da moeda, a Copa não representa apenas gastos, ela traz também receitas para o país. É fator de desenvolvimento econômico e social, gera negócios, injeta bilhões de reais na economia, cria empregos”, analisou.

Como o ‘Senhor X’ descreveu a compra de votos para que FHC pudesse se reeleger

Imagem
por :   Paulo Nogueira FHC comemora a emenda da reeleição, em 1997 Quando me lembro de algumas coisas que disse, sinto inveja dos mudos, escreveu Sêneca, o grande estoico. Pensei nisso quando li agora a resposta de FHC a Lula sobre a conhecida compra de votos no Congresso em 1996 para que ele, FHC, pudesse ser reeleito. FHC, como o legítimo udenista que se tornou ao abraçar o moralismo cínico e calculado consagrado por Carlos Lacerda, acusou Lula de ter “vestido a carapuça”. Na convenção que consagrou a candidatura de Aécio, FHC afirmou que já era hora de o país de livrar dos “corruptos”. Lula evocou, então, a compra de votos. “Falsidade”, disse FHC sobre as acusações.