Postagens

Mostrando postagens de junho 10, 2014

Poeta Augusto de Campos acusa Folha de usar poema seu sem autorização

Imagem
Augusto de Campos Viralizou na internet uma carta que o poeta concretista Augusto de Campos, 83 anos, enviou à Folha. Ele ficou incomodado com o uso não autorizado de um poema seu como ilustração numa matéria sobre as vaias a Dilma. A carta não foi publicada pelo jornal, mas a internet se incumbiu de divulgá-la. O texto: “Prezados Senhores. Esse jornal utilizou, em 14 de junho de 2014, com grande destaque, o poema VIVA VAIA, de minha autoria, como ilustração de matéria ambígua sobre os insultos recebidos pela presidente Dilma, na partida inicial da seleção. Utilizou-o, sem minha autorização e sem pagar direitos autorais: sem me dar a mínima satisfação. Poupo-me de comentar a insólita atitude da FOLHA , a quem eu poderia processar, se quisesse, pelo uso indevido de texto de minha autoria.

43% dos eleitores de Aécio não votam em candidato apoiado por FHC

Imagem
O ex-presidente tucano foi apontado pela pesquisa Datafolha como o pior cabo eleitoral do país, com 57% de rejeição. Já Lula, é o melhor cabo eleitoral. Najla Passos Brasília  - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) é o cabo eleitoral que mais tira votos na corrida presidencial deste ano, conforme atestou a última pesquisa Datafolha, concluída em 5 de junho. Dos 4.337 eleitores ouvidos em 207 municípios de todas as regiões do país, 57% afirmaram que não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por ele. A rejeição ao ex-presidente tucano é tão alta que apenas 12% do eleitorado votaria, com certeza, em um candidato indicado por ele, enquanto 24% talvez votasse e 8% não tem opinião a respeito.  

Pacheco, advogado de Genoino, na mira vingativa de Joaquim Barbosa

Imagem
seg, 16/06/2014 - 22:16 do Estadão Barbosa quer ação penal contra advogado de Genoino Mariângela Gallucci - Agência Estado O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, pediu ao Ministério Público que tome providências contra o advogado Luiz Fernando Pacheco, defensor do ex-deputado federal José Genoino. Na semana passada, Pacheco cobrou de Barbosa que colocasse em julgamento um pedido para que Genoino volte para prisão domiciliar. Na ocasião, houve bate-boca e o presidente do STF determinou a seguranças que expulsassem o advogado do plenário do tribunal.

Dilma e Gleisi visitam vítimas de enchentes do rio Iguaçu em União da Vitória às 13h30 desta terça

Imagem
  Do blog do Esmael Dilma Rousseff visitará áreas atingidas pelas enchentes do rio Iguaçu nesta terça, às 13h30, a partir do município de União da Vitória, região Sul do Paraná; presidenta estará escudada pela senadora Gleisi Hoffmann e pelo presidente estadual do PT do Paraná, deputado Enio Verri, durante acompanhamento de resgate de vítimas pela Defesa Civil; chuvas dos últimos dias castigaram 52 mil moradores da região e deixaram 12 mil desabrigados, segundo o Ministério da Integração Nacional.

Com a ajuda de Putin, os jovens russos sonham com a glória perdida da União Soviética

Imagem
ABIGAIL HAUSLOHNER   (Moscovo)   16/06/2014 - 08:46 Nunca viveram os dias de Estaline, mas afirmam que antigamente é que a Rússia se dava ao respeito. E agradecem ao Presidente por estar a recuperar a força do seu país. Oksana Chernisheva, uma estudante no primeiro ano de jornalismo na Universidade Internacional de Moscovo, partilha da opinião do seu Presidente, Vladimir Putin. O colapso da União Soviética foi um desastre. A União Soviética dava-se ao respeito no palco internacional. Batia-se taco a taco com os Estados Unidos. E estendia a sua influência por todos os cantos do mundo. “Eramos grandes e fortes, e depois tudo ruiu”, diz a futura jornalista.

Elite sonha com Maracanazo, mas "Itaquerazo" foi um tiro no pé

Imagem
Maradona está escandalizado diante da prepotência dos brancos contra Dilma: "o que essa gente fez é coisa de cretinos", disse. Dario Pignotti, do Página 12 Dizem que o "futebol é a pátria de chuteiras". Essa frase se encaixa perfeitamente na fúria branca despertada nos espectadores (um tanto descafeinados para serem torcedores) por conta da presença da presidenta Dilma Rousseff no jogo inaugural da Copa, disputado na Arena Corinthians. A arena foi construída em uma luta contra o relógio em um dos bairros mais humildes de São Paulo, onde o Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto assentou 5 mil pessoas demandando moradias populares.  

Papa Francisco: "O sistema econômico já não aguenta mais"

Imagem
Papa falou sobre "uma cultura do descarte" e observou que "agora também está na moda descartar os jovens com o desemprego". Redação do Página 12 O Papa Francisco assegurou ontem que o sistema econômico mundial "já não aguenta mais". Em uma entrevista concedida ao jornal espanhol La Vanguardia, o Sumo Pontífice afirmou que, no centro de todo sistema econômico, devem estar o homem e a mulher, mas, em contrapartida, "nós colocamos no centro o dinheiro, o deus dinheiro". O líder da Igreja Católica, de 77 anos, falou sobre uma "cultura do descarte" e observou que "agora também está na moda descartar os jovens com a desocupação. Fico muito preocupado com o índice de desemprego dos jovens, que em alguns países supera os 50%", afirmou o Papa argentino.

Imagina depois da Copa

Imagem
Do blog da Cidadania Por Eduardo Guimarães Está passando batida a progressiva consolidação de uma possibilidade que, até há poucos dias, enorme parcela de brasileiros descartava peremptoriamente, mas que vai se impondo: a possibilidade de a organização da Copa continuar sendo o sucesso que tem sido desde a abertura até o dia em que este texto está sendo escrito – o quinto dia do evento. A menos que este país em peso tenha tomado alguma droga muito forte que o esteja impedindo de enxergar um palmo diante do nariz, ao que me consta não estamos passando vergonha com a organização da Copa, como a grande mídia martelou, incessantemente, que iríamos passar.  E isso não é pouco, do ponto de vista político.

O jogo fora do campo

Imagem
Dirigentes ávidos por recompensas econômicas e políticas seguem controlando um dos maiores negócios comerciais do planeta por LALO LEAL  Respira-se futebol nos ares brasileiros e o aroma traz memórias longínquas. A mais remota é de um final de tarde de domingo. Meu pai desliga o rádio de cabeceira e comenta: “O Brasil perdeu”. A data: 16 de julho de 1950. Nas páginas dos jornais e nas cabeças dos cartolas aquela Copa já estava ganha antes da final. O jogo com o Uruguai era só para comemorar o título e deu no que deu. Flávio Costa, técnico da seleção, concluiu: “O futebol brasileiro só evolui do túnel para dentro do campo”.

Como a elite propaga o DNA de sua selvageria: meninos, os croatas são “viadinhos”, repitam…

Imagem
 Autor: Fernando Brito Um bom texto para que a gente reflita sobre nossa elite rica e mal-educada, escrito por Sabine Righetti, colunista de Educação da Folha. Um retrato da “lavagem cerebral” que torna seus filhos cheios de ódio e de ignorância. Curiosamente, vindo de pais que “investem” (odeio este termo para definir o que se gasta em educação, porque educar é um sentimento de generosidade inverso, completamente, ao desejo de lucrar) fortunas na “educação” de seus filhos, nos melhores colégios particulares.

Valor investido em educação e saúde é 212 vezes maior que o investido nos estádios

Imagem
Com R$ 1,7 trilhão, o total de recursos aplicado nas áreas de  Educação  e  Saúde , de 2010 até 2013, supera em 212 vezes o investimento em estádios da  Copa do Mundo . Esta foi a  mensagem do pronunciamento  da presidenta  Dilma Rousseff , reforçado no Café com a Presidenta desta segunda-feira (16), em que ela rebate críticas sobre o investimento no mundial. “Vale lembrar ainda que os orçamentos da saúde e da educação estão entre os que mais cresceram no meu governo. É preciso olhar os dois lados da moeda, a Copa não representa apenas gastos, ela traz também receitas para o país. É fator de desenvolvimento econômico e social, gera negócios, injeta bilhões de reais na economia, cria empregos”, analisou.

Como o ‘Senhor X’ descreveu a compra de votos para que FHC pudesse se reeleger

Imagem
por :   Paulo Nogueira FHC comemora a emenda da reeleição, em 1997 Quando me lembro de algumas coisas que disse, sinto inveja dos mudos, escreveu Sêneca, o grande estoico. Pensei nisso quando li agora a resposta de FHC a Lula sobre a conhecida compra de votos no Congresso em 1996 para que ele, FHC, pudesse ser reeleito. FHC, como o legítimo udenista que se tornou ao abraçar o moralismo cínico e calculado consagrado por Carlos Lacerda, acusou Lula de ter “vestido a carapuça”. Na convenção que consagrou a candidatura de Aécio, FHC afirmou que já era hora de o país de livrar dos “corruptos”. Lula evocou, então, a compra de votos. “Falsidade”, disse FHC sobre as acusações.

Embaixada russa em Kiev sob ataque, possível ataque químico no leste hoje e situação no Iraque

Imagem
14/6/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker Russian Embassy in Kiev under attack - possible chemical attack in the East tonight - situation in Iraq Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker Juan acaba de informar, por  e-mail , que a Embaixada da Rússia em Kiev está sendo atacada por gangues de neonazistas. O ataque pode ser visto em: Broadcast live streaming video on Ustream e em: Há também 90% de probabilidade de que aconteça ataque com gás tóxico em Novorossiya hoje à noite, durante a invasão e o incêndio na Embaixada da Rússia em Kiev, com a atenção de “O Mundo” focada em Kiev.

Quem são os bandidos?

Imagem
Seria o trabalhador que luta por melhores condições e salários ou um governo com integrantes acusados de receber propina? por  Vladimir Safatle   Greve dos metroviários em São Paulo. Funcionários presos, demitidos e ameaçados de demissão A história tem lá sua ironia. Pense em um governo acusado de, durante décadas, alimentar um dos piores casos de corrupção do Brasil por meio do desvio de dinheiro de obras do Metrô de sua capital caótica. Como ele controla a Assembleia Legislativa e tem influência sobre certos integrantes do Poder Judiciário, o caso parece nunca andar até que tribunais internacionais começam a julgar as multinacionais envolvidas em esquemas milionários de propina.

EUA gaguejam sobre o Iraque. O Irã põe a boca no mundo

Imagem
14/6/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline US cagey on Iraq events, Iran upfront Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama, presidente dos EUA De uma perspectiva de longo prazo, não é possível discordar de que o presidente dos EUA, Barack Obama, tomou a decisão certa, de não mandar tropas norte-americanas contra o grupo afiliado da al-Qaeda “Estado Islâmico do Iraque e Síria” [ing.  ISIS ] que atacou regiões do norte do Iraque no início dessa semana. A declaração de Obama na 6ª-feira (13/6/2014) pode ser assim resumida, em  palavras dele mesmo : Quero ter certeza de que todos entendem essa mensagem – os EUA simplesmente não se envolverão em ação militar na ausência de plano dos próprios iraquianos, que nos dê alguma garantia de que os iraquianos estão preparados para trabalhar em conjunto. Não vamos nos deixar arrastar de volta para uma situação na qual enquanto lá estivermos seguramos alg

Colômbia votou pela paz

Imagem
por Emir Sader Com pouco mais de 50% dos votos e uma abstenção um pouco menor do que no primeiro turno, Juan Manuel Santos conseguiu reeleger-se presidente da Colômbia. A polarização na reta final revelou como o tema da paz e da guerra foi finalmente o central nas mais renhidas eleições colombianas. Santos triunfou sobre o seu ex-líder, Álvaro Uribe, transformado em seu principal adversário. A diferença de 5% a favor de Santos dificulta que Uribe siga denunciando fraudes no processo eleitoral, mas ele seguirá como uma presença central na vida política colombiana. Uribe foi a expressão mais direta, na América Latina, da política de Georges Bush. Sua linha de enfrentar os conflitos bélicos que a Colômbia vivia já há meio século pela sua militarização, correspondia à mesma estratégia norte-americana no Afeganistão e no Iraque.

Ucrânia: Os Tais Tanques ... E MAIS MENTIRAS do Departamento de Estado dos EUA

Imagem
14/6/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Ukraine: These Tanks ... And The State Department Lies Again ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO O governo golpista da Ucrânia diz   que tanques russos teriam cruzado a fronteira e estariam sendo usados por federalistas no leste da Ucrânia. Primeiros comentários falavam de três tanques T-72s russos; na sequência, mudaram o tipo dos tanques para T-64s. Os tanques podem ser vistos em vários vídeos.   Assista a seguir: Agora, o Departamento de Estado dos EUA está  repetindo essa “notícia” :

CANINOS BRANCOS

Imagem
Ofensas inaceitáveis a Dilma confirmam natureza predadora da "elite branca" que sempre governou o país Marcelo Zero No blog do  Paulo Moreira Leite Ao contrário de muitos, não me surpreendi com o comportamento selvagem da nossa elite branca no Itaquerão. Os irreproduzíveis xingamentos da turma vip à presidenta da república em evento transmitido para o mundo todo envergonhariam qualquer pessoa minimamente civilizada de outro país.

FHC acusa o golpe, reage a Lula e vem para a campanha

Imagem
 Autor: Fernando Brito Nada dói tanto quanto tocar numa ferida. Isso é o que explica  a reação de Fernando Henrique Cardoso às declarações de Lula , dizendo que  não ia “vestir a carapuça”  em relação a corrupção da compra de votos na emenda que, no governo tucano, instituiu a reeleição. Nem a mais simpática imprensa tem qualquer dúvida de que  houve um “mercado do voto” para instituir a releição  sem, ao menos, fazer disso uma regra válida para o futuro, mas beneficiando diretamente ao então ocupante do Palácio do Planalto.

Juan Manuel Santos é reeleito presidente da Colômbia

Imagem
O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos foi reeleito neste domingo (15) para mais um mandato de quatro anos (2014-2018). Ele obteve 50,90%, contra 45,04% do seu contendor, Óscar Iván Zuluaga. Santos recebeu 7.784.916 votos, e Zuluaga 6.888.639. A partir do encerramento da votação, às 16h00, horário local, começaram a chegar centenas de partidários do presidente ao espaço reservado para acompanhar a apuração. A bandeira da campanha de Santos foi o processo de paz que seu governo leva a efeito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que pode tomar ainda mais força se forem iniciados os diálogos também com o Exército de Libertação Nacional (ELN). 

TEM MAIS NEGROS NO CAMAROTE DO ITAÚ QUE NO PSDB

Imagem
FHC mente: diz que não queria privatizar a Petrobrax ! São Paulo parou ! Assistiu à apoteótica convenção do PSDB, o partido da  Privataria tucana . Arrocho Neves entrou no recinto – quase vazio – de m ã os dadas  ao  Principe da Privataria  . (O Cerra e o Alckmin, que não são bobos, esconderam o FHC na campanha.) Os dois vestiam calça americana (FHC de calça americana só não é mais engraçado do que a  colonista social do Estadão  com bijouteria da rua José Paulino…)

Pikettismos: a desigualdade na mira

Imagem
Thomas Piketty, com a força da juventude e uma saudável distância das polarizações ideológicas que tanto permeiam a análise econômica, abriu novas janelas. Ladislau Dowbor O livro de Thomas Piketty está nos fazendo refletir, não só na esquerda, mas em todo o espectro político. Cada um, naturalmente, digere os argumentos, e em particular a arquitetura teórica do volume, à sua maneira. Achei interessante comunicar em pequenas notas as reflexões que a leitura me trouxe. Inclusive como tira-gosto para que leiam o original.  Os números de páginas se referem ao original francês.

Política F.C.: exposição mostra relações entre o futebol e a ditadura

Imagem
Exposição Política F.C. O futebol da ditadura será inaugurada no Memorial da Resistência de São Paulo, no dia 14 de junho, e se estende até 28 de setembro Redação da Carta Maior O ano de 2014 é importante para o povo brasileiro: marca a realização da segunda Copa do Mundo no Brasil, os 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, os 20 da conquista do tetracampeonato, os 30 da campanha pelas Diretas Já e os 50 anos do golpe civil-militar de 1964. Foram eventos marcantes, que envolvem duas grandes paixões do povo brasileiro: a Política e o Futebol. Esse foi o mote da exposição Política F.C. O futebol da ditadura, que será inaugurada no Memorial da Resistência de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura, no dia 14 de junho de 2014.

FELIPÃO E A GEOPOLÍTICA

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Desde a formação dos primeiros grupos humanos, no alvorecer da história, o poder das tribos, das cidades, dos povos, nações e civilizações, esteve ligado a competições de caráter físico e de habilidade. Originado na caça e na guerra, a que substituiu, em tempos de paz, o esporte sempre foi, desde a Grécia antiga, um veículo para a afirmação do orgulho individual e nacional, projetado na disputa e na competição.

Extremistas do ISIS divulgam imagens de execuções em massa de soldados iraquianos

Imagem
Foram divulgadas nas redes sociais da organização jihadista ISIS e mostram, aparentemente, soldados iraquianos a serem executados em massa. São imagens chocantes que já estão a correr mundo. "Este é o destino dos xiitas que Nouri al-Maliki mandou combater os sunitas” AFP/Getty Images As imagens foram divulgadas através de uma conta de twitter ligada aos jihadistas e surgem numa altura em que estes reivindicam a execução de 1700 militares iraquianos. Inicialmente houve algumas dúvidas sobre a autenticidade destas imagens, mas o porta-voz do exército iraquiano, general Qassim al-Moussawi, acabou por confirmar que eram verdadeiras.

Andressa Mendonça, mulher de Cachoeira, posta foto com acusado de ser mandante de assassinato de jornalista

Imagem
Do DCM Andressa Mendonça, mulher de Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, postou na última quinta-feira (12/6) uma foto mostrando seu novo brinco. Ao fundo, está o réu Maurício Sampaio, denunciado como mandante do assassinato do cronista esportivo Valério Luiz de Oliveira, sorrindo distraído.

A “coragem” de Danilo Gentili ao engrossar o coro do Itaquerão pelo Twitter

Imagem
por :   Kiko Nogueira Enquanto no Itaquerão 65 mil pessoas se comportavam como Danilo Gentili, o próprio Danilo Gentili estava reproduzindo, nas redes sociais, o comportamente daquela multidão. Com quase 6 milhões de seguidores no Twitter, ele escreveu “Ei, Dilma, vai tomar no c…” durante a partida de estreia do Brasil. A frase foi retuitada mais de 1 400 vezes. Como Gentili foi orientado pelo SBT para maneirar com a presidente, o PT, Lula, Genoino, Dirceu etc, ele usa outros meios para extravasar sua “coragem”. A sugestão foi no bojo do veto aos comentários de Sheherazade.

Lula: a esperança vai vencer o ódio

Imagem
Autor: Fernando Brito Lula, que trouxe, literalmente, de fábrica uma capacidade extraordinária de perceber a reação das pessoas, qualidade que, nos últimos anos, burilou ao extremo, à medida em que suas responsabilidades o colocaram numa posição política de liderança que sublima a própria natureza humana, definiu bem o embate que se dará na fase final das eleições, que começa em um mês. “Nós provamos que somos mais competentes que eles. O ódio deles contra nós é porque pela primeira vez na historia deste país provamos para a elite que somos mais competentes”. “Se em 2002 fizemos campanha para esperança vencer o medo, agora vos fazer a campanha para a esperança vencer o ódio”.

Triste fim de um udenista

Imagem
Autor: Miguel do Rosário O Congresso tem mil, quiçá milhões, ou se quiserem, bilhões de defeitos, vícios, problemas, mas recentemente aprovou algumas das leis mais importantes e modernas do mundo, como o Marco Civil, e a Lei do Trabalho Escravo. Ambas já se tornaram referências internacionais. Também já aprovou o Bolsa Família, as cotas sociais e raciais, programas para reforma agrária, enfim, já fez algumas coisas realmente boas para a sociedade, apesar da campanha midiática para mostrar apenas o seu lado negativo.

A queda de Mosul − Quem é Abu Bakr al-Baghdadi?

Imagem
  [*] Patrick Cockburn ,  Information Clearing House The Fall Of Mosul − Who Is The Jihadi Leader Abu Bakr al-Baghdadi? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Entreouvido na Tenda do Barrossorto na Vila Vudu: A única coisa certa é que toooooooda a imprensa-empresa mundial já começou a inventar oooootro Bin Laden, cuja caçada justificará ooooooootra invasão ao Iraque.   A  matéria mais completa , nessa direção está sendo distribuída pela Reuters, já repetida, de cabo a rabo, por exemplo, pelo   Huffington Post   dentre vários outros jornais em todo o mundo.Vê-se claramente, também, que tooooooda a imprensa-empresa mundial já voltou a repetir o mantra de que a guerra na Síria seria efeito de “luta sectária” entre sunitas e xiitas – o que já se sabe que não é, mas é a ficção em que investem EUA-e-canalha-aliada.   A Síria enfrenta ataque de vários grupos terroristas. Entre os terroristas há sunitas, sim, mas provavelmente mui