Postagens

Mostrando postagens de junho 7, 2014

Colômbia: 917.088 mortos não são o bastante?

Imagem
São suficientes esses mortos? Ou ainda faltam mais? É essa, e não outra, a pergunta que os colombianos vão responder neste domingo, Patricia Lara Salive Um informativo veiculado pela imprensa disse que o conflito armado na Colômbia  deixou 34.813 sequestros, 792.382 homicídios e 124.696 desaparecimentos forçados, números da Unidade de Vítimas que, somadas, equivalem a 917.088 mortos.  São suficientes esses mortos? Ou ainda faltam mais?  É essa, e não outra, a pergunta que os colombianos vão responder neste domingo! 

Eduardo Galeano: a Copa do Mundo e a 'empresarialização' do futebol

Imagem
Guerras coreografadas e outros aspectos do maior esporte do mundo. Eduardo Galeano [As passagens seguintes foram extraídas pela TomDispatch do livro de Galeano "Futebol ao Sol e à Sombra."]   O Estádio Você já entrou em um estádio vazio? Tente. Fique no meio do campo e escute. Não há nada mais vazio do que um estádio vazio. Não há nada mais mudo quando está desprovido de espectadores.   Em Wembley, gritos da Copa de 1996, que a Inglaterra ganhou, ainda ressoam, e se escutar com cuidado ainda irá ouvir os murmúrios de quando a Inglaterra cedeu aos húngaros.  

O que Aécio e Campos ganham ao justificar as vaias e ofensas no Itaquerão?

Imagem
por :   Kiko Nogueira José Alencar e Aécio no Mineirão em 2008 Eduardo Campos e Aécio Neves perderam uma oportunidade dourada de exercer e estimular a civilidade em meio a um debate político eivado de ódio e intolerância. A respeito dos xingamentos a Dilma num Itaquerão lotado de gente que daria orgulho às multidões do Coliseu, Campos poderia e deveria ter dito, entre trezentas coisas, o óbvio: isso não se faz com uma senhora. Preferiu uma saída covarde. “Quanto às manifestações dentro do estádio, a gente sabe que há na sociedade um mau humor, uma insatisfação, que se revela nesses momentos”, afirmou. “Talvez a forma possa não ter sido a melhor de expressar esse mau humor, essa discordância, mas o fato é que vale o ditado: na vida a gente colhe o que a gente planta”.

Bomba! Vídeo de certo senador revoltado com mídia negativa

Imagem
por Miguel do Rosário Olha que babado!

LULA E DILMA: FIZEMOS EM 11 ANOS O QUE ELES LEVARAM 100

Imagem
“Eles pensam que o povo não tem memória” Dilma: "lideranças daqui falam que esgotou o modelo de consumo. Eles não sabem" O Presidente Lula e a Presidenta Dilma Rousseff estiveram nesta sexta-feira (13), em Recife (PE), na  plenária do PT e do PTB. Ministros também marcaram presença no evento, que contou com o pré-candidato ao governo do estado, o senador Armando Monteiro (PTB), e do pré-candidato ao Senado, o deputado federal João Paulo (PT). Após os repentistas Sebastião Dias e Rogério Menezes comandarem o show, João Paulo, Humberto Costa e Armando Monteiro destacaram os avanços do Brasil nos governos do PT para, logo em seguida, Lula tomar a palavra:

G77 reúne-se na Bolívia neste fim de semana

Imagem
O Grupo dos 77 nas Nações Unidas, uma coalizão de nações em desenvolvimento e que visa promover os interesses econômicos coletivos de seus membros, inicia sua reunião em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, neste sábado (14), com a presença de mais de uma centena de representantes nacionais e chefes de Estado.   O nome do grupo deve-se à composição acertada por 77 países que fundaram a organização, mas desde então o número do membros expandiu-se para 131 países. A China comparecerá à reunião deste fim de semana como membro convidado. Em 2011 a Argentina esteve na presidência do grupo. Outros países sul-americanos já presidiram o Grupo dos 77: o Peru (1971-1972), a Venezuela (dois mandatos: 1980-1981 e 2002), a Bolívia (1990), a Colômbia (1993) e a Guiana (1999). O grupo foi fundado em 15 de junho de 1964 pela "Declaração Conjunta dos Setenta e Sete Países" emitida na Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD).

Dilma terá cenário mais favorável exatamente no período de campanha

Imagem
Em termos políticos e econômicos, com todos os percalços, Dilma tem um cenário que caminha do estável para o positivo. O vento está virando. Antonio Lassance (*) É bom olhar além das pesquisas de opinião para dar um passo à frente na análise de conjuntura e perceber seus impactos na futura campanha eleitoral. O vento está virando a favor de Dilma. Em termos políticos e econômicos, com todos os percalços, Dilma tem um cenário que caminha do estável para o positivo. Como já se imaginava, PMDB e PDT oficializaram apoio à sua reeleição. PSD, PP, PTB, PROS e outros estão a caminho de fazer o mesmo, sem surpresas.  As resistências que a presidenta ainda encontra nesses partidos têm muito a ver com as disputas pelos governos estaduais. Mas, como em 2006 e 2010, é preciso olhar não só os candidatos a governador, mas a relação direta que o Planalto tem com prefeitos, inclusive os da oposição.

A direita brasileira virou o fio. E vai se isolar.

Imagem
Autor: Fernando Brito Numa das viagens de Leonel Brizola na campanha em 1989, provocado por uma pergunta de uma repórter do Mato Grosso do Sul, sobre se tinha saído do Brasil vestido de mulher, em 64, ele perdeu a paciência e disse a ela que sim, que tinha pedido as calcinhas dela emprestado e fugido. Não é preciso mais do que o que me disse ao telefone, ainda de lá: - Brito, fiz uma cagada sem tamanho. Imediatamente fizemos um comunicado público que não dizia nada, senão um pedido de desculpas.

Houve dois ajustes de contas e a Espanha perdeu ambos

Imagem
TIAGO PIMENTEL   (em Salvador da Bahia)   13/06/2014 - 21:51 A defesa do título de campeã mundial começou da pior maneira possível: humilhação às mãos da Holanda, na reedição da final de 2010. Foi mesmo sexta-feira 13 para Espanha. A selecção campeã da Europa e do mundo iniciou a defesa do título a viver um pesadelo: estreou-se no Mundial 2014 com uma esclarecedora derrota (1-5) frente à Holanda, numa reedição do encontro de há quatro anos, na África do Sul. A equipa de Vicente del Bosque esteve em vantagem, mas não conseguiu travar a reacção da formação holandesa. Após uma primeira parte pouco entusiasmante, a formação orientada por Louis van Gaal foi arrasadora e teve a desforra de 2010. As contas do Grupo B ficam baralhadas e até podem ditar um Brasil-Espanha logo nos oitavos-de-final.

Quem é a turma do vai tomar no c...

Imagem
Por Renato Rovai, em seu blog: O Brasil é um país complexo e muito difícil de explicar, mas a sua elite não. Ela é previsível e está sempre no mesmo lugar. As elites do mundo não costumam ser muito diferentes, mas a brasileira é das piores. Não à toa o Brasil foi o último país do planeta a acabar com a escravidão, não à toa somos um dos poucos países que só agora está vivendo um ciclo democrático de três décadas. Todos os outros nossos períodos de democracia duraram menos do que isso.

Como é que o Iraque perdeu um terço do território para o EIIL em três dias?

Imagem
O Exército Islâmico do Iraque e o Levante, também conhecido por EIIL, capturou um terço do território do Iraque em poucos dias. Ali Mamouri, do portal The Conversation O EIIL é uma amálgama de paramilitares sunitas ativos no Iraque e na Síria. É o mais recente e bem sucedido grupo extremista a aparecer na região e junta antigos militares do tempo do Partido Baath, ex-membros da Al-Qaeda e fundamentalistas de países estimulados pela Primavera Árabe. Muçulmanos afastados do Ocidente também foram atraídos pelos feitos do EIIL na guerra civil síria.

Transporte da qualidade do BRT transforma riqueza do país em conforto, afirma Dilma

Imagem
Presidenta Dilma no BRT Expresso DF, inaugurado nesta sexta (13). Foto: Roberto Stuckert Filho/PR Durante inauguração do  Bus Rapid Transit (BRT)  do Distrito Federal, conhecido como Expresso DF, nesta sexta-feira (13), a presidenta  Dilma Rousseff  destacou que o investimento do governo está sendo distribuído para o povo em forma de segurança e conforto no transporte público. Ela se disse impressionada com a qualidade dos ônibus que fazem o trajeto das cidades do Gama e Santa Maria até o centro de Brasília e ressaltou que o povo brasileiro merece o melhor possível. “Não é algo fácil de ver. Aqui são 42 quilômetros de via contínua, exclusiva, sem sinaleira. A gente sabe a quantidade de tempo que uma pessoa que mora no Gama ou em Santa Maria, que mora nas estações intermediárias até o Plano Piloto, o tanto de tempo que se demora no trânsito na hora da manhã e da noite, quando vai para o trabalho e quando volta. É essa a questão que está aqui colocada quando se faz uma obra des

DILMA RESPONDE AOS COXINHAS E SUAS LOURAS

Imagem
“Nem as crianças podem ouvir vocês”. O  Conversa Afiada  reproduz trechos da resposta da Presidenta Dilma Rousseff aos coxinhas, em cerimônia de inauguração da primeira etapa do BRT do Distrito Federal: - Eu não vou me deixar perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias; - Na minha vida, enfrentei situações que chegaram ao limite físico. (Durante a ditadura militar) eu suportei não foram agressões verbais, foram agressões físicas. Suportei agressões físicas que são quase insuportáveis. E nada me tirou do meu rumo, nada me tirou do meus compromissos nem do caminho que tracei para mim mesma. Não serão xingamentos que vão me intimidar e atemorizar. Eu não vou me abater por isso; - Nada me tirou dos meus compromissos, nem do caminho que tracei para mim mesma; - O povo brasileiro não age assim e não pensa assim. Sobretudo, o povo não sente da forma como esses xingamentos expressam.

“Finlândia” vaia Dilma, colunista adere ao coro no camarote do Itaú e Copa é palco central da campanha antecipada

Imagem
Contra o poder da imagem acima, as manchetes abaixo ( montagem do 247 ) O problemão que Lula criou para Dilma por Juca Kfouri 13/06/2014 06:55, em seu blog Ao trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2007, num momento em que o país bombava e tudo dava certo, o ex-presidente Lula não calculou que sete anos depois as coisas poderiam estar diferentes. Mais: não se ligou que Copas do Mundo não são para o povão, mas apenas para quem pode pagar caro por um ingresso nos novos estádios erguidos a peso de ouro para recebê-las.

Majub’s Journey: holofotes no coadjuvante

Imagem
Mohamed era sempre coadjuvante, quase parte do cenário. por  Mia Macedo Após assistir à Majub’s Journey, da alemã Eva Knopf, saí do cinema extremamente encantada com a forma que a diretora nos apresentou uma história que estava há muito tempo escondida. O documentário fez parte da 3ª edição do festival Olhar de Cinema e foi exibido logo depois de um curta cearense. O longa me inseriu em um universo extremamente sensível e relevante que conta a história do africano Mohamed Husen, ator que aparece em diversos filmes produzidos na Alemanha da década de 1930, mas sempre em papéis como ascensorista, motorista e empregado. “Parte humano, parte cenário”, como descreve a diretora, Mohamed era lembrado quando precisavam de um personagem negro.

Iraque em chamas: o fracasso dos EUA no Oriente Médio

Imagem
Com as tropas inimigas a cerca de 110 quilômetros de Bagdá, depois de mais de cem mil nortes, Obama deve refletir sobre como não terminar seu governo na solidão Por Francisco Carlos Teixeira Na Carta Maior Mesmo antes de sua ascensão ao poder, em 2001 (governará até 2009), George Bush imaginou as possibilidades ilimitadas de construção de novas bases de poder americano. Um dos pilares, deste poder renovado, seria a reconstrução da presença política, militar e econômica no coração do Oriente Médio. Assim, tendo um largo tripé de força na região, formado pela Turquia (membro da OTAN), Israel e Egito, com a presença financeira da Arábia Saudita, acreditavam poder tomar um país médio, rico em recursos, com uma posição central e uma boa elite formada (e vivida) nos exílios norte-americano e britânico, como “região-pivô” para a renovação da hegemonia norte-americana. Este país seria o Iraque. Uma ditadura laica, com veleidades passadas de tipo “socialismo árabe” (do Partido Baa

O sentimento nacional

Imagem
A operação anti-brasileira em curso atualmente, aqui dentro e desde fora do país, tem o objetivo de destruir a imagem do Brasil do Lula. por Emir Sader  O Brasil só começou a se pensar como pais, como nação, como povo, a partir da chegada do Getúlio ao poder. Antes, vivíamos para fora e desde fora. Economia exportadora e importadora, sem produção nacional, sem mercado interno importante. Se pensar como país é concomitante a ter sentimento nacional, ter auto estima. Não foi por acaso que Fernando Collor e FHC atentaram fortemente contra a nossa autoestima, para poder implementar o modelo econômico mais antinacional e antipopular: o modelo neoliberal, que escancarava o país para a exploração externa.

Governante ucraniano quer erguer muro de 2000 quilómetros na fronteira com a Rússia

Imagem
AGÊNCIAS   13/06/2014 - 12:07 Forças governamentais ucranianas recuperaram esta quinta-feira Mariupol, cidade portuária ocupada por separatistas pró-russos Forças pró-russas na fronteira da Ucrânia  REUTERS/SHAMIL ZHUMATOV Igor Kolomoïski, dono da quarta maior fortuna da Ucrânia, - estimada em cerca de 1,3 mil milhões de euros - apresentou esta quinta-feira um projecto à presidência onde propõe a construção de um muro de 2000 km com arame farpado na fronteira com a Rússia. Nomeado governador da região de Dnipropetrovsk (este da Ucrânia) em Março, o milionário ucraniano diz que o muro é uma protecção necessária "para evitar todo o tipo de incursões que visem uma política agressiva em relação à Ucrânia". As autoridades de Dnipropetrovsk dizem que a obra  pode ficar completa em seis meses, com um custo total que ronda os 75 milhões de euros. 

Iraque: a hora mais solene de Maliki

Imagem
               POSTADO POR  CASTOR FILHO 11/6/2014,  [*] Paul Mutter ,  The Arabist “ Maliki's most solemn hour ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Com o governo de Bagdá enfrentando essa semana a perda humilhante de Mosul para terroristas, o que se vê é que o grupo Estado Islâmico do Iraque e Levante [orig.  Islamic State of Iraque and the Levant (ISIS) ] começa a dar-se bem, onde a al-Qaeda fracassou no Iraque. Veículos e jihadistas da ISIS já estacionados nos arredores de Mosul (9/6/2014) Durante a 2ª Guerra do Golfo, analistas disseram que a  al Qaeda deixaria o Afeganistão ,   se pudesse trocá-lo por base segura no Iraque. Bem pensado, mas pensamento talvez prematuro: entre 2007 e 2010, os iraquianos rejeitaram amplamente aquele destino para o país deles e aplicaram golpe no plexo dos jihadistas sunitas estrangeiros que entraram no país. Mas, então, começou a guerra na Síria. Jihadistas não sírios entraram na Síria em grandes n

COPA 1, ANTI-COPA 0

Imagem
Abertura da Copa mostrou como é difícil contrariar vontade da maioria da população numa democracia Quando se lembra que, até muito recentemente, dizia-se que o governo deveria render-se se a uma incorrigível  incompetência tropical para  devolver a Copa para a FIFA, o dia de ontem é digno de festa. Verdade que foi apenas o início de uma jornada complicada, que terá varios momentos imprevisíveis.  Espalhada por vários pontos do país, mobilizando platéias e populações diversas, a Copa irá prolongar-se por um mês inteiro, quando podem ocorrer surpresas, imprevistos e até coisa pior.

A vaia da área vip é como nossa elite: padrão Fifa

Imagem
Autor: Fernando Brito A melhor coisa do jogo de ontem, para mim, foi a vaia dada à Presidenta Dilma Rousseff. Partiu, como registra o Painel da Folha, da área VIP do estádio, embora, claro, tenha tido gente nas arquibancadas acompanhando, como também teve gente que fez “a vaia da vaia”. Normal, nada demais. O famoso “vaia-se até minuto de silêncio” de que falava Nélson Rodrigues.

O mais emocionante Hino Nacional Brasileiro

Imagem
Luis Nassif Quando o som do estádio terminou a abertura do Hino e o público em peso continuou, cantando até o final, o mundo viu um dos mais belos momentos da história de um país que não perdeu a fé. A mídia não conseguiu destruir o mais belo sentimento do país: o amor próprio, a união nacional em torno do futebol VÍDEOS

Marqueteiros aconselham Aécio e Eduardo Campos a pararem de torcer contra a Brasil.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Agora a Copa já é um sucesso e com o povo bombando de verde e amarelo em todo o Brasil,  tardiamente o senador Aécio Neves publicou em seu facebook "... O Brasil vai vencer dentro e fora do campo". Eduardo Campos ao lado de Marina Silva, que chegou a apostar na volta de manifestações golpistas para melhorar suas chances eleitorais, agora praticamente implora para convencer que torce para o Brasil. Campos disse em seu facebook: "Torço, de coração, para que seja uma bela festa dentro e fora de campo".

MARINHO SECA, MAS VAI VER O BRASIL

Imagem
Afinal, ele tem que entregar audiência aos patrocinadores Do  facebook  de Rodrigo Vianna: “O bilionário João Roberto Marinho (dono da Globo) chega ao estádio em Itaquera – ele torce contra o Brasil todos os dias, mas usufrui da festa.” Um dos filhos do Roberto Marinho - ele não tem nome próprio: e se a Dilma cobrar o DARF ?

Uma imagem...

Imagem

Mensagem de Lula ao Blog da Cidadania

Imagem
Por Eduardo Guimarães, no  Blog da Cidadania : No escritório modesto, no segundo andar da modesta casa no bairro do Ipiranga, em São Paulo, encontro um Lula sorridente e afetuoso, como é do seu feitio. Após o indefectível abraço, sentamo-nos para cerca de uma hora e meia de papo sobre conjuntura política e até sobre amenidades. Após 25 anos de espera, chegou o dia do tête-à-tête com a lenda viva, Luiz Inácio Lula da Silva. Presenteio o presidente com um calendário em papel contendo, em cada mês, uma foto diferente de minha filha Victoria, de 15 anos, ao lado de cada um dos seus terapeutas – Victoria é “especial”, tem Síndrome de Rett (paralisia cerebral). A página do calendário que aparece na foto é de Victoria com sua enfermeira, Michelle.

Paraplégico chuta bola em abertura da Copa com ajuda de exoesqueleto

Imagem
Portal EBC 12.06.2014 - 07h34 | Atualizado em 12.06.2014 - 19h45 O Projeto  Andar de Novo ( Walk Again ) permitiu que um paciente paraplégico voltasse a mover a perna para chutar uma bola durante a abertura oficial da Copa do Mundo. O movimento foi possível com o uso de um exoesqueleto acoplado a um computador e ao cérebro de Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores. Anteriormente, Nicolelis teria anunciado que o paciente daria alguns passos no campo, o que não aconteceu. Contudo, a maior crítica de internautas nas redes sociais refere-se ao tempo de exibição da atividade, que se resumiu a alguns segundos.

GLOBO TEM A PIOR AUDIÊNCIA EM JOGOS DA COPA

Imagem
Nao vai ter é a Globo … 35 pontos não pagam a conta                               Estão rindo de quê ? No  Noticias da TV , de Daniel Castro: BRASIL ESTREIA NA COPA COM PIOR AUDIÊNCIA DE TODOS OS TEMPOS Globo e Band dominaram a audiência com a transmissão de Brasil x Croácia, na abertura da Copa do Mundo de 2014, nesta quinta (13). Segundo dados preliminares, a Globo marcou 35,1 pontos na Grande São Paulo e a Band, 9,1, enquanto a bola rolou na Arena Corinthians. Foi a maior audiência da Globo desde fevereiro, nas primeiras semanas da novela Em Família, mas o menor ibope de um jogo do Brasil em Copa do Mundo na TV aberta em todos os tempos. Em relação ao Mundial de 2010, a queda foi significativa, de 22%. No primeiro jogo do Brasil na Copa da África do Sul, a Globo cravou 45 pontos e a Band, 10. Na abertura da Copa daquele ano, entre África do Sul e México, a Globou somou 22 e a Band, 5.  O destaque negativo foi a Record. A emissora jogou a toalha e, com a série Todo Mund

"Nem sob a ditadura militar"

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Truculência de Joaquim Barbosa constrange o país. Mas foi apenas mais uma cena.  Só uma preocupação absoluta com o marketing pessoal pode explicar a cena truculenta ocorrida ontem a tarde, no Supremo Tribunal Federal. Numa reação que evitou uma nova derrota no momento em que está deixando o STF na condição de estátua, o presidente Joaquim Barbosa livrou-se – ao menos temporariamente – de uma situação contrangedora: ser obrigado, pelo plenário, a debater o pedido de prisão domiciliar de José Genoíno, direito elementar reconhecido até pelo Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, e que vários ministros, favoráveis a solicitação, gostariam de discutir e resolver de uma vez por todas.

Renan e a mídia: uma história de amor

Imagem
Luis Nassif O que os grupos de mídia, Renan Calheiros, Henrique Alves, Álvaro Dias e Pedro Taques têm em comum? Tudo. Representam a face da mesma moeda: um modelo político velho, superado e que resiste em dar espaço ao novo. Junte-se ao grupo o atual formato do Executivo, e se terá todos os protagonistas de uma estrutura de poder que já se esgotou. Nela, as demandas da sociedade – de grupos sociais mas, principalmente, de grupos econômicos – ainda passam por sua intermediação. É por isso mesmo que, inimigos cordiais, todos se irmanaram no combate à Política Nacional de Participação Social – o decreto que Dilma Rousseff assinou a contragosto, pressionada pela necessidade de dar uma resposta às manifestações de junho de 2013.

IIª Guerra Mundial: A Guerra Desconhecida

Imagem
              POSTADO POR  CASTOR FILHO 9/6/2014,  [*] Paul Craig Roberts  –  Institute for Political Economy “ World War II: The Unknown War ” Traduzido por  mberublue David Cameron "poodle" de Barack Obama Em minha coluna de seis de junho,  “ As mentiras tornam-se mais e mais audaciosas... ”  mencionei que Obama e o primeiro ministro britânico, o “poodle” de Obama, da mesma maneira que Bush tinha seu “poodle” britânico, Tony Blair, conseguiram celebrar a derrota do nazismo alemão no aniversário dos setenta anos da Normandia sem mencionar os russos. Salientei o fato de que, como bem sabem os historiadores e pessoas instruídas, o Exército Vermelho já tinha derrotado o nazismo alemão bem antes que os Estados Unidos sequer estivessem aptos a participar da guerra. Com certeza a invasão da Normandia não foi o fato que derrotou os nazistas. O que na realidade a invasão da Normandia evitou foi que o Exército Vermelho se derramasse por toda a Europa.

Talibã festeja com curry de bode e arroz

Imagem
                  POSTADO POR  CASTOR FILHO 4/6/2014,  [*] MK Bhadrakumar ,  Indian Punchline “ Taliban feast on goat curry and rice ” Traduzido pelo pessoa da  Vila Vudu Ler também: 4/6/2014, Patrick Cockburn,  ICH , redecastorphoto em:  “ Revelações de Bowe Bergdahl:  E-mails  mostram extensão do fracasso dos EUA no Afeganistão ” . Bode assado com arroz ao curry, prato típico do Afeganistão O chefe Talibã, Mullah Omar, está coberto de razão, ao declarar uma “grande vitória” a troca de Prisioneiros de Guerra com os EUA.  Muitos bodes foram carneados , e a tradicional ceia celebratória está sendo servida, nos vales e vilas de montanhas do Hindu Kush —  curry  de bode e arroz. Fato é que os Talibã venceram em quatro diferentes modalidades: