Postagens

Mostrando postagens de junho 5, 2014

Para Alckmin, greve no metrô é mel na chupeta

Imagem
Por Eduardo Guimarães Deu na versão online do Correio Brasiliense: “ Metrô aceitou readmissão de demitidos, mas governo vetou ”. É sintomático, na grande mídia, como o nome do governo some das manchetes quando esse governo é do PSDB e faz besteira ou safadeza. E o que faz o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao endurecer com os grevistas metroviários justamente quando há possibilidade de interromper o confronto, é as duas coisas – entre várias outras qualificações possíveis. Diz a linha fina da reportagem do jornal supracitado que “ A principal reivindicação dos trabalhadores, a readmissão de 42 metroviários demitidos, chegou a ser parcialmente aceita pelo Metrô, mas foi recusada pelo Palácio dos Bandeirantes ”.

JB perdeu a última chance de provar que sua valentia física não é seletiva

Imagem
por :   Paulo Nogueira Pois eu acho que Joaquim Barbosa perdeu uma esplêndida oportunidade de provar se sua valentia física é seletiva ou não. Em 2008, ele se desentendeu com um velho integrante do STF, Eros Graus, e só não o agrediu porque foi contido. Eros era um quase septuagenário, e disse que JB depois de bater em mulher bem que podia bater também num velho. A primeira mulher de Barbosa lavrou um boletim de ocorrência em que se queixava de haver apanhado do marido.

Dudu e Marina: um casamento de inconveniências

Imagem
11 de junho de 2014 | 22:36  Autor: Fernando Brito Poucos artigos na grande imprensa descreveram tão bem a relação do “estranho casal” formado por Eduardo Campos e Marina Silva quanto o escrito hoje, no Valor , pela jornalista Rosangela Bittar. Poucas vezes vi tão bem descrito como um”casamento de conveniência” se transforma nas “inconveniências de um casamento de conveniência”. Ou de como tudo o que pe falso e oportunista se esboroa na realidade da política. Está claro que a soma Eduardo + Marina, por falsa, tirou de ambos. Nem Campos consegue se oferecer como conservador, nem Marina o consegue fazer um “revolucionário”. Porque nem um nem outro são isso.

JB RECEBE O QUE MERECE: REPÚDIO DA SOCIEDADE

Imagem
Instituto dos Advogados Brasileiros, presidido por Técio Lins e Silva, emitiu nota de repúdio contra a atitude do ministro Joaquim Barbosa, que nesta quarta (11) expulsou do plenário do STF, com uso de segurança, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que faz a defesa de José Genoino; de acordo com o presidente do IAB, Técio Lins e Silva, "trata-se de uma página lamentável da Justiça brasileira e uma mancha insuportável na historia do Supremo Tribunal Federal"; entidades e advogados das mais variadas áreas também criticaram atitude de Barbosa 11 DE JUNHO DE 2014 ÀS 22:07

Joaquim Barbosa tenta incriminar advogado que o enfrentou

Imagem
qua, 11/06/2014 - 21:06  - Atualizado em 11/06/2014 - 22:04 Luis Nassif Joaquim Barbosa não é uma pessoa confiável. É capaz de qualquer subterfúgio para defender suas posições. Até armar uma acusação improvável contra o advogado Luiz Pacheco - que cobrou dele a colocação na pauta de recurso sobre a prisão domiciliar de José Genoíno. O desempenho do advogado no plenário do STF foi firme e perfeitamente normal. Existem as gravações para comprovar. Conversei com ele logo após o incidente estava com pleno domínio de suas faculdades mentais.

Pacheco x Joaquim Barbosa: o advogado que enfrentou o tirano

Imagem
Luis Nassif e Patricia Faermann O advogado Luiz Fernando Pacheco levou o presidente Joaquim Barbosa ao momento mais baixo de sua atuação à frente do STF (Supremo Tribunal Federal). Pacheco representa o réu José Genoino. Quando a sessão abriu pediu a palavra, que lhe foi concedida. Solicitou, então, a Joaquim Barbosa que colocasse na pauta o pedido de prisão domiciliar para Genoíno, por motivo de doença grave.

O advogado que enfrentou a toga irada

Imagem
Desde o início do julgamento da ação penal 470, Luiz Fernando Pacheco, expulso do STF por Joaquim Barbosa, se destacou pelo estilo diferenciado. Najla Passos Brasília  - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ordenou aos seguranças da corte, nesta quarta (11), que expulsassem do plenário o advogado Luiz Fernando Pacheco, que exercia seu direito constitucional de representar o seu cliente, o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoino, condenado pela ação penal 470. Veja o vídeo abaixo: Pacheco aproveitou o início da sessão de julgamento da mudança no número de deputados das bancadas dos estados para pedir que o presidente colocasse em pauta o recurso em que pleiteia a transferência de Genoino para a prisão domiciliar, por motivos de saúde. “Processos penais, execuções penais têm procedência sobre qualquer outro assunto”, justificou.

OAB repudia Barbosa: nem a ditadura chegou tão longe

Imagem
Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidente do Supremo Tribunal Federal não é intocável e deve dar explicações à advocacia brasileira Redação da Carta Maior Brasília  - O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) emitiu nota de repúdio à atitude do Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, de expulsar do plenário, mediante coação, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que representa o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoino, na ação penal 470. De acordo com a entidade, o advogado apresentava uma questão de ordem, no limite da sua atuação profissional, nos termos da Lei 8.906. “O advogado é inviolável no exercício da profissão”, diz o documento. Ainda segundo a nota, o presidente do STF traiu seu compromisso de cumprir Constituição: “sequer a ditadura militar chegou tão longe no que se refere ao exercício da advocacia”.

OAB SOBRE BARBOSA: PIOR QUE OS DITADORES !

Imagem
OAB: O presidente do STF, que jurou cumprir a Carta Federal, traiu seu compromisso ao desrespeitar o advogado O  Conversa Afiada  reproduz nota de repúdio da Ordem dos Advogados do Brasil direcionada a Joaquim Barbosa, presidente do STF,  que expulsou o advogado de José Genoíno do Plenário , nesta quarta-feira (11): OAB EMITE NOTA DE REPÚDIO A PRESIDENTE DO STF, QUE EXPULSOU ADVOGADO

Separados no nascimento: Aécio Neves e Eduardo Campos

Imagem
por :   Kiko Nogueira Eles Os dois concorrentes de Dilma ao Planalto, Eduardo Campos e Aécio Neves, são, na verdade, um só. Há gente que acredita que eles sejam a mesma pessoa, embora já tenham sido fotografados juntos. Dilma, no final das contas, está combatendo apenas uma ideia, se é que podemos chamar assim. Amigos há mais de uma década, Campos e Aécio são qualquer coisa, menos novidade. Representam tradições políticas enraizadas em seus estados, feudos que duram gerações.

Vão jogar o jogo da provocação de Alckmin?

Imagem
Autor: Fernando Brito A pior coisa em qualquer movimento — social ou político – é o momento em que as apenas suas próprias razões tomam conta de suas atitudes e decisões. A esta altura, eu já me julgo dispensado do dever de policiar-me em excesso, para não ferir suscetibilidades. Outro dia li que os blogueiros progressistas, por governismo, estariam contra os metroviários. Negativo. Alckmin é quem está adorando. Que é melhor para ele que jogar um movimento sindical contra a população?

Dilma: Estamos mostrando para a população que fazer metrô é possível

Imagem
Presidenta Dilma faz viagem inaugural no metrô de Salvador, da Estação Acesso Norte à estação Campo da Pólvora. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quarta-feira (11), durante cerimônia de inauguração do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (BA), que, apesar dos impedimentos, fazer metrô é possível. Depois de mais de uma década de problemas na implementação, o trecho Lapa-Acesso Norte foi entregue à população, em um “dia histórico para Salvador”. “O que interessa é que depois de 14 anos nós colocamos esse metrô para andar, para rodar, para servir à população. Tem dois efeitos estar lançando aqui hoje. Tem essa importância simbólica da Copa, mas eu acho que o efeito maior é mostrar para as pessoas que é possível construir esse metrô, é possível colocar a serviço da população de Salvador.”

O fascismo ucraniano reciclado/reciclável

Imagem
Fascismo: um “ismo” para o século 21 6-8/6/2014,  [*] Peter Lee ,  Counterpunch “ Fascism: an “Ism” for the 21st Century − The Durability of Ukrainian Fascism ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Fascistas (neonazistas) desfilam  com suástica estilizada e efígie de Stepan Bandera Leitores não europeus talvez não saibam, mas a primavera é a estação preferida para as marchas dos fascistas nas repúblicas do Báltico. Na Estônia, é dia 16 de fevereiro; na Lituânia, 16 de fevereiro e 11 de março (aniversários das declarações de independência); e 16 de março, na Letônia (dia 16/3/1944, pela primeira vez a Legião Letoniana lutou ao lado da  Wehrmacht  contra o Exército Vermelho), os fascistas locais desfilam para celebrar seus grandes fascistas e seus fascistas heróis, a maior parte dos quais colaboraram com a Alemanha nazista durante a IIª Guerra Mundial, em guerra contra a União Soviética.

Vitória do Tea Party provoca onda de choque no Partido Republicano

Imagem
ALEXANDRE MARTINS   11/06/2014 - 08:29   (actualizado às  16:21 ) Derrota do líder do partido na Câmara dos Representantes é vista como uma viragem ainda mais à direita, mas também como uma revolta contra a forma de se fazer política em Washington. John Boehner e Eric Cantor ficaram em choque com os resultados das primárias  AFP A política norte-americana foi abalada esta semana por uma das maiores surpresas das últimas décadas, com a derrota do republicano Eric Cantor nas eleições primárias do seu partido no estado da Virginia. Cantor, actual líder da maioria republicana e forte candidato a presidente da Câmara dos Representantes, foi ultrapassado pela direita por David Brat, um professor de Economia apoiado pela ala mais radical do Partido Republicano, e já não poderá sequer candidatar-se a um novo mandato nas eleições de Novembro. Numa primeira leitura, a vitória de David Brat é um sério aviso aos que pensavam que o Tea Party tinha saído ferido de morte da luta int

Maria da Conceição Tavares: Resistir para avançar

Imagem
Em conversa com Carta Maior, Maria da Conceição Tavares adverte para o risco de soluções supostamente redentoras e faz uma exortação: 'Resistir para avançar. por: Saul Leblon   Cautelosa, quase reticente em falar  de  economia, ‘numa hora em que tem tanta gente falando bobagem’, Maria da Conceição Tavares, a decana dos economistas brasileiros, voz   sempre ouvida com atenção quando o horizonte se anuvia, como agora, rejeita  as soluções miraculosas oferecidas  na praça para destravar os nós do crescimento brasileiro. A campanha eleitoral antecipada na queda de braço em torno da Copa do Mundo  exacerbou a divisão do país em duas visões de futuro, diz a voz cautelosa. Uma valoriza os avanços obtidos na construção da democracia social  nos últimos  doze anos. Não considera  o caminho concluído, mas é o que está sendo construído.

DILMA NA TV

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Em 2014, tempo no horário político pode ser mais importante do que em outras eleições A vitória de Dilma na convenção do PMDB só pode ser minimizada por quem tem interesse em ampliar as dificuldades de sua campanha e reforçar o ânimo da oposição. Dilma conseguiu o que queria: garantir um bom tempo na TV para defender seu governo, onde pode ficar com metade do horário disponível. Este fato não deve ser desprezado.

Renan, Henrique Alves e os grupos de mídia montam o arco do atraso

Imagem
Luis Nassif O presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Henrique Alves, aderiram à campanha da mídia contra a Política Nacional de Participação Social. Nenhuma surpresa. Tanto os grupos de mídia quanto a oligarquia partidária estão na mesma camada arqueológica da política, representando o velho. Em 2009, o então presidente do Senado José Sarney já ensinava como se dá essa atração dos opostos. Grupos de mídia e políticos sempre disputaram a primazia de ser a voz da opinião pública. As organizações sociais tiraram a legitimidade dos políticos. Hoje em dia, dizia Sarney, qualquer ONG tem muito mais representatividade que o político na defesa de suas bandeiras. A próxima etapa serão os blogs e redes sociais reduzindo a legitimidade da mídia, dizia ele. O futuro se faz presente de olho no passado. Ao aderir à campanha contra a participação social, Renan e Alves agem da mesma maneira que os grupos de mídia, defendendo seu território, de unicos representantes da op

Para esclarecer minha posição sobre as opções dos russos

Imagem
Riscos e abismos de manifestar sentimentos em blogs 10/6/2014,  The Saker ,  The Vineyard of the Saker “ One more attempt at clarifying my position on Russian options ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                      POSTADO POR  CASTOR The Saker Meu recente postado, que escrevi em estado de fúria –  “ Me digam, por favor, que meus piores medos não se realizarão ”  – saiu muito mal escrito; na sequência, minha tentativa para  explicar o que eu quisera dizer pouco ajudou a esclarecer a confusão que aparentemente criei. Para ser bem franco, nunca frequentei “escola de bloguismo” e estou aqui, aprendendo dolorosamente esse negócio, por tentativa e erro, incluindo muitos, muitos erros. Supus, ingenuamente, que pôr lá vários “atenção!”, “cuidado!” (coisas como “Sendo o caso, admitirei que me excedi” e “o cérebro me diz uma coisa, mas as vísceras me dizem outra”) bastaria para deixar claras minhas intenções. O que mais teria eu de fazer para dei

TRE manda Folha retirar de suas páginas textos de propaganda eleitoral para Aécio Neves

Imagem
Que o Jornal Folha de São Paulo é um dos jornais tucano, você já sabe. Que a Folha faz campanha eleitoral para o PSDB, você também já sabe há muito tempo. A nota, “Justiça Eleitoral manda Folha retirar texto de Aécio da internet”, bem escondida, em letras minúscula, apenas para o olhar mais atento do leitor,  publicada nessa quarta feira (11), no jornal, prova o que nós sempre falamos. Porém, só agora, depois de anos,  a Justiça Eleitoral resolveu entrar em ação pedindo a retirada dos textos em 48 horas. A Folha avisa que não retirou os textos da coluna do Aécio  e que vai recorrer da decisão

As mentiras dos EUA tornam-se mais e mais audaciosas...

Imagem
6/6/2014,  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ The Lies Grow More Audacious ” Traduzido por  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO G7 - Obama e seus "poodles" adestrados Se por acaso ainda houvesse alguma dúvida de que os líderes do ocidente vivem em um mundo de faz-de-conta fantasioso elaborado a partir de suas mentiras, a reunião do G-7 e a celebração do 70º aniversário do desembarque na Normandia acabou com a dúvida. As besteiras que foram gritadas nessas ocasiões bastam para explicitar quem é quem. Obama, com seu “poodle”, Cameron, ao lado, descreveu o desembarque da Normandia em 06 de junho de 1944 como sendo “a maior força de liberação que o mundo já conheceu” e fez com que os Estados Unidos e a Grã Bretanha ficassem com todo o crédito da derrota de Hitler. Nem a mais leve menção sobre a União Soviética e o Exército Vermelho, que por três anos, ainda antes do desembarque da Normandia já estavam lutando e derrotando

A Copa do Mundo, agora, é nossa

Imagem
 Autor: Fernando Brito Muito bom, pela serenidade e pelas informações, o pronunciamento de Dilma Rousseff. Absolutamente necessário e pertinente, embora seja tão certo que, como o dia há de clarear daqui a pouco, a oposição vá criticá-lo como de “eleitoral”. Só há duas coisas a lamentar. A primeira, incrível, é que algo assim tenha de ser feito.

Vox Populi: Aécio sobe, mas Dilma ainda venceria no primeiro turno

Imagem
Pesquisa Vox Populi / CartaCapital Pesquisa encomendada por CartaCapital mostra salto do tucano de 16% para 21% na corrida presidencial. A presidenta tem 40% e Eduardo Campos segue com 8% por Redação —  publicado  11/06/2014  A nova rodada da pesquisa Vox Populi / CartaCapital sobre as eleições presidenciais mostra que a intenção de voto  no candidato do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), teve uma alta de cinco pontos porcentuais em dois meses, enquanto a presidenta Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, e o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), permanecem no mesmo patamar.

É guerra mundial entre classes, não entre países

Imagem
9/6/2014,  [*] Ismael Hossein-zadeh ,  Speaking Freely, Asia Times Online “ A world war between classes, not countries ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO É a essência do imperialismo metido a golpista-espertalhão característico do governo Obama,  versus  o imperialismo de delinquente juvenil do governo Bush (filho). Guerra é negócio Muitos dos especialistas em desenvolvimentos históricos tendem a considerar outra guerra mundial como deslocamento em grande escala de meios militares, para forçar a derrota, a destruição ou a subjugação de oponentes desafiantes. Embora não se deva descartar a possibilidade desse cenário terrível, já há motivos para começar a trabalhar com a possibilidade de que a muito discutida IIIª Guerra Mundial será guerra diferente: mais guerra entre classes, que entre exércitos.

O que a ilha dos Marinhos mostra sobre eles e sobre o Brasil

Imagem
por :   Paulo Nogueira A casa premiada e contestada Os três irmãos Marinhos dividiram o poder assim. Roberto Irineu, o primogênito, é o presidente. João Roberto, o segundo, é o editor, e dele emanam as diretrizes a serem seguidas por todas as mídias do grupo. José Roberto, o caçula, cuida da Fundação Roberto Marinho, e é tido, nas Organizações, como um cruzado do ambientalismo. Mas parece que seu cuidado com o meio ambiente vale para o mundo, mas não para a família Marinho.

Governo e cooperativas discutem plano para desenvolver a economia solidária

Imagem
Foto Ilustrativa  A partir das sugestões dos estados, o governo federal vai formular um plano nacional por Vinícius Lisboa, da Agência Brasil Brasília – Representantes de cooperativas e empreendimentos ligados à economia solidária se reúnem hoje (10) e amanhã (11) para discutir e elaborar um plano estadual para o setor, que será levado a Brasília em novembro. A partir das sugestões dos estados, o governo federal vai formular um Plano Nacional de Economia Solidária. "O plano que vamos desenvolver aqui é embrionário, é uma política que a gente vai submeter a Brasília, como outros estados, para depois sair um plano nacional. Evidentemente, esse plano nacional não é fixo, é adaptável em cada estado dependendo da suas especificidades", disse o secretário de Trabalho e Renda do estado do Rio, Sergio Romay.

Inflação também despenca: não vai ter estouro de meta

Imagem
Autor: Fernando Brito Este modesto blog, alguns dias atrás, disse a seus leitores que a inflação de junho iria chegar perto de zero. No mesmo dia – e ainda ontem – os jornais falavam em “estouro da meta de inflação”. Não há, neste momento, qualquer sinal neste sentido. Ao contrário.