Postagens

Mostrando postagens de junho 4, 2014

Governo e cooperativas discutem plano para desenvolver a economia solidária

Imagem
Foto Ilustrativa  A partir das sugestões dos estados, o governo federal vai formular um plano nacional por Vinícius Lisboa, da Agência Brasil Brasília – Representantes de cooperativas e empreendimentos ligados à economia solidária se reúnem hoje (10) e amanhã (11) para discutir e elaborar um plano estadual para o setor, que será levado a Brasília em novembro. A partir das sugestões dos estados, o governo federal vai formular um Plano Nacional de Economia Solidária. "O plano que vamos desenvolver aqui é embrionário, é uma política que a gente vai submeter a Brasília, como outros estados, para depois sair um plano nacional. Evidentemente, esse plano nacional não é fixo, é adaptável em cada estado dependendo da suas especificidades", disse o secretário de Trabalho e Renda do estado do Rio, Sergio Romay.

Inflação também despenca: não vai ter estouro de meta

Imagem
Autor: Fernando Brito Este modesto blog, alguns dias atrás, disse a seus leitores que a inflação de junho iria chegar perto de zero. No mesmo dia – e ainda ontem – os jornais falavam em “estouro da meta de inflação”. Não há, neste momento, qualquer sinal neste sentido. Ao contrário.

Monsanto, a semente do diabo

Imagem
Do TLAXCALA Esther Vivas Έστερ Βίβας إستر فيفاس  “A semente do diabo”, foi assim que o popular apresentador do canal norte-americano HBO Bill Maher batizou a multinacional Monsanto,  num dos seus programas  e em referência ao debate sobre os Organismos Geneticamente Modificados. Porquê? Trata-se de uma afirmação exagerada? Que esconde esta grande empresa da indústria das sementes? No passado domingo, celebrou-se a jornada global de luta contra a Monsanto. Milhares de pessoas em todo o planeta manifestaram-se contra as políticas da empresa. A Monsanto é uma das maiores empresas do mundo e a número um em sementes transgénicas, 90% das culturas modificadas geneticamente no mundo contam com os seus traços biotecnológicos.  Um poder total e absoluto . Além disso, a Monsanto está à cabeça da comercialização de sementes, e controla 26% do mercado. A mais distância, segue-se a DuPont-Pioneer, com 18%, e a Syngenta, com 9%. Só estas três empresas dominam mais de metade, 53%, das sement

Rússia inicia manobras militares de envergadura em Kaliningrado

Imagem
Com a participação da frota do Mar Báltico e tropas do Exército e da Força Aérea, o ministério da Defesa da Rússia iniciou nesta terça-feira (10) manobras em Kaliningrado, as de maior envergadura nos últimos tempos no flanco ocidental. Helicópteros Mi-24 estão sendo usados nos exercícios militares russos Os exercícios acontecem paralelamente aos jogos militares internacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa, denominados Saber Strike 2014 e Baltops 2014, informaram fontes militares citadas pelas principais agências russas. Para as manobras russas se congregaram nos polígonos de Kaliningrado os agrupamentos de artilharia antiaérea, unidades do Exército, infantaria de marinha, flotilhas da armada do Báltico, além dos bombardeiros SU-34, os estratégicos TU-22M3 e os helicópteros de combate Mi-24.

Mulheres negras debatem seu papel no cenário político brasileiro

Imagem
Mulhreres negras do PCdoB que ocupam cargos legislativos: Leci Brandão, deputada estadual (SP); Luciana Santos, deputada federal (SP) e Olívia Santana, deputada estadual (BA). A Unegro realiza entre os dias 25, 26 e 27 deste mês, no Espírito Santo, seu Encontro Nacional de Mulheres Negras. O foco do debate este ano é o papel da mulher negra no cenário político brasileiro e a organização da Marcha das 100 mil mulheres negras, que será realizada em 2015. O encontro começa no dia que marca a luta das Mulheres Negras Latino-afro-caribenhas, a data foi instituída em 1992 como símbolo da resistência das mulheres. O Encontro das Mulheres Negras da Unegro também será um espaço de intercâmbio de ideias, análises, reflexões, e troca de experiências sobre a atual condição socioeconômica das mulheres negras no Brasil. A atividade também tem o intuito de fortalecer o vínculo entre as mulheres negras da entidade.

O Estado e a mídia: uma relação nada republicana

Imagem
Há algo de podre no reino do escândalos é o fato de que boa parte das denúncias provém de relações promíscuas entre agentes públicos e a mídia. Antonio Lassance Informação pública, lucro privado Há algo de podre no reino do escândalo, além do próprio escândalo. É o fato de que boa parte das denúncias, sejam elas contra gregos ou troianos, provém de relações promíscuas entre agentes públicos e os veículos de imprensa. O caso mais gritante é certamente o dos processos que deveriam correr em sigilo. O segredo de justiça tornou-se uma instituição das mais desmoralizadas. A mídia não lhe dá a mínima bola, já se sabe disso faz tempo, mas ela é culpada mais por cumplicidade que por autoria.

Conservador da linha dura eleito Presidente de Israel

Imagem
ÚBLICO   10/06/2014 - 16:41 Rueven Rivlin, cujo projecto político assenta na criação do "Grande Israel", nunca escondeu a sua hostilidade à criação de um Estado palestiniano. Rueven Rivlin, o novo Presidente que sonha com a construção do "Grande Israel"  GALLI TIBON/AFP O conservador da linha dura Reuven Rivlin foi esta terça-feira eleito novo Presidente de Israel. Na votação no Knesset (Parlamento), recebeu 63 votos, quando o seu adversário, o centrista Meir Sheetrit, não passou dos 53. "Penso que os deputados ouviram o sentimento do povo", disse o Rivlin na televisão depois da votação.

Paulo Roberto da Costa teria negociado ilha para as Organizações Globo

Imagem
Valor Econômico Costa: “Aceitei carro de Youssef porque estava precisando trocar" Por  André Borges | Valor   BRASÍLIA  -   O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse nesta terça-feira em depoimento à CPI da Petrobras no Senado que adquiriu um veículo Range Rover do doleiro Alberto Youssef como pagamento por consultoria. O carro, com blindagem, custou R$ 300 mil. “Já que eu estava precisando trocar de carro, aceitei o carro”, comentou. Costa disse que conheceu o doleiro por meio do ex-deputado José Janene (PP-PR), que morreu em 2010. Janene era um dos réus do mensalão. Segundo Costa, o ex-deputado tinha relações de negócios com Alberto Youssef.

Não vai ter Copa na Globo.

Imagem
#CalaBocaGalvãoeRonaldo #NãoVaiTerCopaNaGlobo Por:  Zé Augusto do blog  Os Amigos do Presidente Lula Na TV aberta, a Band também vai transmitir a Copa. Na TV por assinatura: A  ESPN  transmitirá. A  Fox Sports . A  Band Sports . Tem também o SporTV (mas este é das Organizações Globo, sem o Ronaldo e sem o Galvão). E vocês, onde vão ver?

Dilma: lei de cotas no serviço público é celebração da diversidade racial

Imagem
Às vésperas da Copa, presidenta Dilma Rousseff reforça a campanha mundial de combate ao racismo e a todas as demais formas de discriminação. Najla Passos Brasília  - A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta segunda (9) a lei que assegura 20% das vagas nos concursos públicos do executivo federal aos negros, reafirmando o compromisso do país com o combate ao racismo, bandeira que ela irá levantar durante a Copa do Mundo, que começa na quinta (12). “Queremos uma copa que afirme, sem dúvidas e sem hesitações, um combate ao racismo e a todo tipo de discriminação. A sanção da lei de cotas no serviço público é mais uma oportunidade de mostrar ao mundo o orgulho e respeito que nós temos pela diversidade da nossa nação. Ela é uma celebração da diversidade racial de nosso país”, afirmou Dilma.

O ridículo “filma eu, Galvão” dos tucanos.

Imagem
 Autor: Fernando Brito O Brasil é o país do inacreditável. Leio que os tucanos entraram no STF – e justo nas mãos de Gilmar Mendes –   para garantir “protestos ideológicos” nos jogos da Copa . Tradução: para que tucaninhos, devidamente preparados, exibam cartazes contra o Governo Dilma para que sejam generosamente focalizados pelas câmaras da Rede Globo.

UMA COPA COM SARTRE

Imagem
A elite Brasileira prefere assim... Críticas à Seleção mostra preconceito diante do prestígio de brasileiros pobres, em especial negros, com futebol Pensei que poderíamos esperar um pouco – quem sabe um jogo mais difícil, ou mesmo uma eventual derrota da Seleção numa partida – para assistir às conhecidas manifestações de preconceito contra nossos jogadores de futebol. Você sabe. Se os títulos mundiais ajudam a criar uma celebração nacional que permite perdoar temporariamente as diferenças gritantes entre os brasileiros e mascarar o nosso racismo, as derrotas costumam abrir a lata de lixo dos piores instintos.

Grande Projeto Geopolítico: A empresa russa Gazprom assina acordos para abandonar o dólar!

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO ,   [*] Umberto Pascali   −   Global Research “ Grand Geopolitical Project: Russia’s Gazprom signs Agreement to Abandon the Dollar ” Traduzido por  mberublue Trata-se apenas da ponta do iceberg. Um grande projeto geopolítico começa a se materializar... Alexander Dyukov Em 06 de junho de 2014, a agência russa oficial Itar Tass anunciou o que já era esperado pelo menos desde o início da crise ucraniana: a maior empresa russa de energia, Gazprom Neft finalmente “assinou acordo com seus consumidores” para trocar de dólares para euros (em uma transição para o rublo) “para pagamentos por força de contratos”. Na verdade, o anúncio é de que o acordo foi assinado e não apenas discutido, conforme informou o CEO  ( Chief Executive Officer   →  Diretor Executivo  [NT] )  da Gazprom, Alexander Dyukov.

Recursos do Pronaf são contratados por 98% dos agricultores

Imagem
Índice foi identificado pelo MDA ao analisar a origem dos contratos firmados somente na safra 2013/2014 por  Portal Brasil As linhas de créditos oferecidas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) já foram acessadas por produtores agrícolas de 98% dos municípios brasileiros. O índice foi identificado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) ao analisar a origem dos contratos firmados somente na safra 2013/2014, ainda em vigência até o fim do mês de junho.

Rebelution- Lazy Afternoon

Imagem

A Copa das Copas

Imagem
A Copa das Copas, como carinhosamente a batizamos, será também a Copa pela paz e contra o racismo, pela inclusão e contra todas as formas de preconceito. Dilma Rousseff (*) Brasília  -  O artigo assinado pela presidente Dilma Rousseff, no domingo, em defesa da Copa do Mundo no Brasil repercutiu na imprensa estrangeira, com a publicação do texto em jornais dos países que enviaram atletas para o mundial esportivo, além de China e África do Sul.   Já foram relatadas ao governo brasileiro, pelas respectivas embaixadas nos países, as publicações feitas por jornais de Nigéria, Argélia, Grécia, Alemanha, Suíça, Colômbia, Argentina, Holanda, Portugal, Inglaterra, Espanha, Méxic o, Uruguai, Rússia, França, China, Itália, Honduras, Japão, Estados Unidos, Chile e Bósnia e Herzegovina.

DUDU NÃO ENGANOU O DIRCEU

Imagem
Dudu concretiza em São Paulo a traição ao cubo                                        Esse sorriso não me engana José Dirceu, que Barbosa condenou à prisão perpétua, foi o primeiro de quem o ansioso blogueiro ouviu: esse já traiu. Dirceu comparou uma foto de Dudu ao lado de Lula e de Aécio, na mesma época, e comparou os sorrisos: qual o autêntico ? O apoio de Dudu a Alckmin é a máxima traição ao PT, porque, como demonstra Saul Leblon, de  forma irretorquíve l , é em São Paulo – como sempre – que se trava a batalha entre o progresso e o atraso.

Joaquim Barbosa se irrita com declarações de FHC

Imagem
FHC disse que é "difícil imaginar Joaquim Barbosa na vida partidária" e que o ministro não tem as "características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises". Declaração incomodou Barbosa Joaquim Barbosa cogitou dar resposta pública a FHC (Ilustração:  Pragmatismo Político ) Em participação no programa “Manhattan Connection”, o ex-presidente FHC criticou o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Segundo o tucano disse ser “difícil imaginar Joaquim Barbosa na vida partidária”. Sobre eventual candidatura à Presidência do ministro, ele afirmou que ele não tem as “características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises”.

Papa diz a Peres e Abbas para terem “coragem” para fazer a paz

Imagem
Francisco disse que não é um mediador. Ofereceu "a sua casa", o Vaticano, para uma tarde de orações pelo Médio Oriente. O israelita pediu a "paz entre iguais". O palestiniano um "Estado soberano e independente". Uma iniciativa de fé e não política, baseada apenas no poder da oração – é assim que o Vaticano apresenta o encontro deste domingo, uma reunião sem precedentes de três líderes para rezar pela paz no Médio Oriente. O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, e o líder israelita, Shimon Peres, juntaram-se ao Papa Francisco nos jardins do Vaticano (onde não há símbolos religiosos visíveis) para rezar pela paz. O Papa pediu a ambos os líderes “coragem” para fazer a paz, dizendo que “é preciso mais coragem para fazer a paz do que a guerra”. “É preciso coragem para dizer sim às negociações e não às hostilidades, sim ao respeito dos acordos e não às provocações, sim à sinceridade e não à duplicidade”, disse Francisco. “Senhor, desarma a língua e

Obama e o desdém/desprezo ilimitado

Imagem
O desdém para o desdenhável O desprezo para o desprezível   [*] Andrew Levine ,  Counterpunch Contempt to the Contempible - Obama’s Boundless Contempt  [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Governos mentem – uns aos outros e aos próprios cidadãos. Não é novidade; sempre foi assim. Não é novidade tampouco que governos tratam com desdém/desprezo os seus próprios cidadãos. Tampouco é novidade que as “democracias” do mundo real têm pouca semelhança com as democracias que os filósofos políticos imaginam e defendem. Esqueçam a conversa de governo do, pelo e para o  demos , o povo (o que se opõe às elites); esqueçam cidadãos a deliberar coletivamente sobre o que é melhor para a entidade política que eles encarnam; esqueçam até sobre procedimentos para harmonizar preferências populares em escolhas coletivas.

Vai ter Copa, vai ter cota e vão ter convenções partidárias

Imagem
Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições. Antonio Lassance Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo de Futebol e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições deste ano. Dilma sanciona a lei das cotas no Serviço Público Federal. O Projeto de Lei foi de iniciativa da própria presidenta e garante 20% das vagas dos concursos aos candidatos negros.

O ataque do Financial Times

Imagem
Thomas Piketty A crítica do jornal ao trabalho de Piketty é obra da indústria de negação da desigualdade por  Paul Krugman O economista Thomas Piketty respondeu extensamente à tentativa de derrubar seu trabalho em  O Capital no Século XXI , feita por Chris Giles, o editor de economia do  Financial Times , e o fez com muita eficiência. Basicamente, Giles tentou comparar maçãs com laranjas, e o resultado foi um limão.

Aécio “desova” Eduardo Campos. Ele já cumpriu seu papel

Imagem
Autor: Fernando Brito Aécio Neves diz que “não vai perder tempo com indelicadezas” de Eduardo Campos. A reação, segundo a Folha, foi os comentários do ex-governador de Pernambuco de que o mineiro não gostaria de trabalhar. E ainda teve o (ex?) assessor de Campos fazendo graça, na linha Serra, como o  “Vai ter Coca” , divulgado nas redes sociais. Em São Paulo, não vai ter Marina e, em Minas e no Rio, talvez nem candidato tenha, do jeito que a coisa vai e se o Governo e Lindberg Faria tiverem a inteligência de não fazerem de Garotinho um inimigo, porque ele sabe perfeitamente que nem Aécio nem Campos são capazes de reduzir suas dificuldades com a classe média e a zona sul. Não é nisso que Garotinho aposta, mas no interior, na periferia e nas áreas pobres do Rio de Janeiro.

A guerra medieval do Estadão contra a democracia participativa

Imagem
O jornal abraça um discurso medieval, retomando um debate que já foi superado inclusive no âmbito de organismos como a ONU e o Banco Mundial. Da Carta Maior O jornal Estado de São Paulo abriu guerra contra a Política Nacional de Participação Social, anunciada no final de maio pela presidenta Dilma Rousseff. Há dias, o jornal vem bombardeando a proposta, afirmando que a “ instituição de conselhos populares abriria o risco de criação de um poder político paralelo ” no país. O Estadão recorreu a juristas afinados com sua tese para reforçar esses ataques: “A lista de críticos inclui o ministro do STF Gilmar Mendes, que chama o decreto de autoritário, e o ex-ministro da Corte Carlos Velloso, que vê na iniciativa uma coisa bolivariana, com aparência de legalidade”, afirma matéria publicada no último sábado. As críticas do jornal beiram o ridículo ao sugerir que Dilma estaria criando espécies de soviets para acabar com o Parlamento.

Imprensa alemã critica apelo de Ronaldo para "secar" Klose

Imagem
Jornais do país classificam brincadeira de ex-jogador durante festa em Fortaleza como "inusitada". Atacante alemão tem 14 gols em Mundiais, um a menos que o recorde histórico registrado pelo Fenômeno. Do DW -    http://dw.de/p/1CF53 O ex-jogador Ronaldo foi criticado na mídia alemã nesta segunda-feira (09/06) por ter pedido em Fortaleza para a torcida local "secar" o atacante alemão Miroslav Klose, que tem 14 gols em Copa e pode alcançar os 15 gols que atualmente garantem ao brasileiro o posto de maior artilheiro da história dos Mundiais. "Que sujeira é essa?" questiona o site do tabloide Bild. "Ronaldo torce para Klose se machucar", intitula o diário sensacionalista, citando o pedido do Fenômeno aos cearenses. Klose comemora seu aniversário de 36 anos exatamente nesta segunda-feira.

Brasil Sorridente devolve sorrisos a 80 milhões de pessoas

Imagem
No programa de rádio  Café com a Presidenta  desta segunda-feira (9), a presidenta  Dilma Rousseff  celebrou os avanços em 10 anos do Brasil Sorridente. Ela lembrou que, em 2004, antes da criação do programa, o atendimento dentário no  SUS  era insuficiente e precário. “Hoje, o SUS já tem 1.013 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente, e mais 23.100 equipes de saúde bucal que trabalham nos postos de saúde espalhados pelo país. Antes, pouquíssimas pessoas conseguiam atendimento. Hoje, podem ser atendidas cerca de 80 milhões. Essa é a capacidade atual de assistência odontológica gratuita do SUS, oferecido em 89% dos municípios do país, mais de 4.900 municípios”, afirmou.

Governo Alckmin é investigado por racionamento clandestino de água

Imagem
Ministério Público apura se governo estadual está cortando água de bairros na calada da noite por Helena Sthephanowitz Quando uma notícia contra o governo federal é publicada por um jornal, todos os demais a replicam. No entanto, quando traz alguma informação contra um governo tucano, a situação é inversa. Foi o que ocorreu na última sexta-feira (6), quando apenas o portal  iG publicou nota sobre o fato de o Ministério Público (MP) de São Paulo ter aberto um inquérito para investigar o governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e a Sabesp (empresa estadual de águas) por racionamento e rodízio ilegal no fornecimento de água na cidade de São Paulo. A imprensa não repercutiu a informação.

Rosalba confirma: “DEM tende a sumir”

Imagem
http://www.ivancabral.com/ Por Altamiro Borges Em entrevista aos jornalistas Murilo Ramos e Leandro Loyola, da revista Época, a única governadora do DEM no Brasil, Rosalba Ciarlini, do Rio Grande Norte, confirmou o que muitos já previam: os demos rumam celeremente para o inferno – isto se o diabo permitir tamanha esculhambação! Rifada pelo presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia – que oportunisticamente se bandeou para apoiar a candidatura do peemedebista Henrique Alves –, ela não vacilou na resposta: "O DEM tende a sumir" nas eleições de outubro. Reproduzo trechos da entrevista e retorno na sequência: ***** Qual é a importância para o DEM da sua não-candidatura? A senhora é a única governadora do partido. Eu acho que você tem de perguntar a eles.

SP: o espírito de 32 em 2014

Imagem
A alta finança hoje é a cafeicultura do século XXI. Vencê-la implica desmontar sua dominância sobre o desenvolvimento. E romper limites impostos à democracia. por: Saul Leblon   O PSDB  governa o Estado de São Paulo há 20 anos. Mário Covas foi eleito governador em 1994, seis anos depois de criada a sigla que completa 26 anos de existência  neste 25 de junho. Geraldo Alckmin, o plantonista atual do bunker concorre à reeleição em outubro, depois de ter participado diretamente de quatro das cinco gestões tucanas no estado. Alckmin foi vice de Covas em 1994 e 1998.

Agenda internacional: eleições na Colômbia definem futuro do processo de paz

Imagem
No domingo, 15, realiza-se o segundo turno da eleição presidencial colombiana, que se transformou num plebiscito sobre o processo de paz com as FARC.  Por Flávio Aguiar, de Berlim. Paquistão    Depois de ataque suicida no Paquistão, que deixou  24 mortos no aeroporto Jinnah, de Karachi, o governo do país começa investigação. Todos os atacantes morreram, em número de dez. Porta-vozes do Taliban assumiram a responsabilidade, dizendo que tratava-se de uma represália pela morte de seu líder Hakamullah Mehsud.   Fifa e Qatar

Não imagine na Copa, porque ela é uma realidade

Imagem
Autor: Fernando Brito Tomei um avião, hoje de manhã, do Rio para Brasilia. Duas cidades-sede da Copa. Tranquilidade completa. O avião era da Azul, destes que tem TV a bordo. Assisti, portanto, o esforço da Globo em tentar mostrar algum problema na estrutura de recepção aos estrangeiros.

Vice-presidente do PSB destoa de Eduardo Campos

Imagem
               Por:  Helena™ Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Vice-presidente nacional do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral não quer saber de vincular seu partido à oposição a Dilma Rousseff e rejeita qualquer aproximação com o PSDB.

George Friedman e a Alemanha

Imagem
7/6/2014,  [*] Natalia MEDEN,   Strategic Culture “ George Friedman and Germany ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO George Friedman , diretor do  think-tank  norte-americano Stratfor, entende que alguns países da OTAN devem aumentar os gastos militares. No caso da Polônia, cujo gasto militar é próximo de 2% do PIB, deve ser aumentado para 5%.  [1]   A “ameaça russa” em torno da qual Freedman e tantos deliram está sendo usada para impor aumento no gasto militar dos países que compõem a OTAN. “Os gastos de defesa russos cresceram mais de 10% em termos reais anualmente ao longo dos últimos cinco anos” – disse o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, numa conferência de segurança em Bratislava, Eslováquia (15/5/2014). Comparou os investimentos crescentes de Moscou, com os números declinantes em vários países europeus membros da OTAN – vários dos quais cortaram gastos em 20% (até mesmo, 40% – imaginem só!),