Postagens

Mostrando postagens de junho 2, 2014

Dilma tenta conter protestos com fórmula inédita: atendendo-os

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Taí uma coisa que a mídia e oposição sequer imaginaram fazer para esvaziar os protestos de rua que vem ocorrendo em São Paulo. Atendê-los. Antes de tomar a decisão, a imprensa já trata de pintá-la como eleitoreira, oportunista, etc. Quiçá os governos fossem mais eleitoreiros assim! Antes de reproduzir a matéria abaixo, publicada na Folha, queria dar um link para um reportagem , publicada há algumas semanas, na mesma Folha.

À sombra das chuteiras milionárias

Imagem
Em nome de um nacionalismo maroto, querem que entremos em um clima pré-histérico e amnésico, que só a paixão consegue manter em pé. Jacques Gruman Tutto nel mondo è burla (da ópera Falstaff, de Verdi) Paixão gruda feito asfalto quente. Quem experimentou, sabe como é difícil largar uma. Passa o tempo e estilhaços grudados, persistentes, teimam em marcar presença. Como disse o Mário Quintana:  Eu, agora – que desfecho !/Já nem penso mais em ti .../Mas será que nunca deixo/De lembrar que te esqueci ?  Boleiros sabem do que estou falando. Apesar da mercantilização do futebol, é praticamente impossível ignorar o clube ao qual nos ligamos na infância. A razão mostra um mundo de cifrões e lógica empresarial, camisa transformada em adereço de aluguel. A fibra cardíaca, no entanto, é cega e onírica. Prefere evocar tempos que já passaram. O Menino ia ao Maracanã sem medo, não precisava olhar para os lados, temer arrastões. Via Almir Pernambuquinho enfiar a cara na lama para marcar

Datafolha cheira mal: Alckmin despencou na espontânea. Números de Padilha foi ocultado.

Imagem
Por:  Zé Augusto Bem escondidinho, a Folha citou a pesquisa espontânea, quase que em tom de ressalva. Nenhum infográfico, nenhuma manchete, e nem mesmo os dados dos outros candidatos foram publicados. Tudo para passar despercebido, só lá no final do texto:

Um anônimo Eduardo Campos pelas ruas de Porto Alegre

Imagem
Pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos caminha despercebido pelo centro de Porto Alegre Eduardo Campos caminha pelo centro de Porto Alegre (Foto: Cleidi Pereira / Agência RBS) Eduardo Campos caminhou 600 metros pelas ruas de Porto Alegre entre um compromisso e outro, percorridos em aproximadamente 10 minutos. Ninguém o cumprimentou, ninguém o parou para tirar uma “selfie”. Espantada com o tamanho da comitiva que subia a Rua da Praia na tarde desta quarta-feira, uma senhora bem que tentou, mas a memória não ajudou: “Ele é aquele cara… aquele…” disse para a amiga, observando o grupo de 20 pessoas passar.

A queda da desigualdade de renda no Brasil é uma falácia ?

Imagem
Alô jornalista! As variações observadas na distribuição funcional da renda são compatíveis com a redução na desigualdade da distribuição pessoal da renda! José Carlos Peliano (*) No melhor dos casos o jornalista Clóvis Rossi está equivocado. Na Folha de São Paulo, de 8 de junho, em seu texto Dilma se engana sobre desigualdade, ele argumenta que a presidente Dilma engana-se e por extensão engana o público ao afirmar que a desigualdade está diminuindo no Brasil na contracorrente do que ocorre no resto do mundo. No pior dos casos ele, além de equivocado, julga o comentário da presidente sem ter informações e conhecimento suficientes a respeito. Apressou-se ainda em afirmar que parcela majoritária da intelectualidade apoia essa “falácia” por omissão ou covardia.

Eleições na União Europeia vistas por dentro

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 7/6/2014,  [*] John Catalinotto ,  Workers World “ A look inside the European Union vote ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Parlamento europeu - Eleições 2014 As eleições para o Parlamento da União Europeia realizadas dia 25/5 refletiram a crescente rejeição, pelas massas, contra os partidos de centro que comandaram a maioria dos governos na Europa Ocidental e a própria União Europeia – sobretudo contra o modo como a União Europeia enfrentou a grave crise capitalista em 2008 e daí em diante, com a crise continuada, até hoje. No continente europeu, só 43% dos eleitores habilitados compareceram para votar. Desde 1945, os partidos de centro-direita ou conservadores e a social-democracia ou partidos ditos socialistas de centro-esquerda vinham-se alternando na administração dos governos ocidentais imperialistas. A partir de 2008, partidos de centro-esquerda e de centro-direita passaram a colaborar para impor austeridade à classe tra

AÉCIO É TUDO E NADA. E O TESTE DA COCAÍNA ?

Imagem
Aécio não tem uma ideia, um projeto, um discurso, um sonho. A repórter Malu Delgado traça em nove páginas da revista piauí (com caixa baixa, de propósito …) o perfil de Aécio Neves, também conhecido como Arrocho,  aquele que vai tomar “as medidas impopulares” que estão na cabeça do Armínio Naufraga e do  Príncipe da Privataria .

Precisamos falar sobre a Globo

Imagem
por :   Paulo Nogueira Está num artigo da Economist sobre a Globo. A revista diz que o governo trata a Globo com “docilidade”. Tenho minhas restrições ao tom professoral da Economist ao falar do Brasil. Ora, se as fórmulas da revista fossem tão boas assim, o Império Britânico estaria mais vigoroso que nunca ainda hoje. Notemos também que, a rigor, a Economist não tem sido capaz de resolver sequer os próprios problemas, quanto mais os da humanidade. Na Era Digital, a Economist é uma fração do que foi. Feitas todas essas ressalvas, a revista acertou em cheio ao usar a palavra “docilidade”.

“Vai ter Coca, Aécio”, escreve coordenador de mídias sociais da campanha de Eduardo Campos

Imagem
Extraído do DCM Do Radar, da Veja: “A equipe de comunicação social de Eduardo Campos vem se especializando em trapalhadas, enquanto a candidatura do ex-governador segue patinando na casa dos 7% das intenções de voto. Depois de publicar no Instagram uma foto de Campos rindo dentro de um jatinho no dia em que a greve da polícia convulsionava o Recife, hoje a turma desceu ao último nível da baixaria. O coordenador de mídias sociais da campanha de Campos, Marco Bahé, publicou há pouco no Facebook uma frase insinuando que Aécio Neves é usuário de cocaína. Diz Bahé no desastroso post: “Vai ter Coca”, Aécio Neves.” Saiba Mais:  veja

Devemos ser ativos em nossa própria informação

Imagem
Informar-se não pode ser uma atitude passiva. Os meios de comunicação não são confiáveis: o cidadão tem que aprender a verificar, ele mesmo, que fonte usar No blog L’Ombelico de Mondo, o fundador do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, analizou o papel da mídia no panorama internacional e as novas formas de informação da era digital.   Em uma sociedade “hipermidiatizada”, o papel ativo de quem consome a informação é preponderante. Esta é a conclusão que o escritor e jornalista Ignacio Ramonet traz sobre as práticas dos grandes meios de informação aos quais estamos diariamente exposto.   “Informar-se não pode ser uma atitude passiva”, explicou Ramonet, em uma nova entrevista da série que o  L’Ombelico del Mondo  leva adiante com os principais protagonistas do jornalismo internacional em espanhol.

E sobre FHC no Datafolha, ninguém vai falar nada?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Até agora, não li nenhuma análise na mídia sobre o desempenho catastrófico de Fernando Henrique Cardoso na pesquisa Datafolha, que continua um espantalho. FHC espanta; Barbosa é a salvação! Por Altamiro Borges, em  seu blog . Ele não pode ser candidato, já que o prazo de filiação partidária, condição obrigatória para disputar as eleições, expirou. Mas pode voltar a ocupar os holofotes midiáticos no apoio a algum oposicionista

O que acontece se você colocar Coca-Cola para ferver?

Imagem
Postado em   08 jun 2014 por :   Kiko Nogueira Sobre o Autor Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

CELSO DANIEL E O SHOW PÓS-COPA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Em muitos aspectos, investigação sobre morte de Celso Daniel foi ensaio geral para desvios da AP 470  Doze anos depois da morte do prefeito Celso Daniel, de Santo André, as investigações sobre o caso  podem ser estudadas como um ensaio geral para a Ação Penal 470.

O inimigo íntimo: Cuidado... não vá cutucar o Dragão ou o Urso!

Imagem
Andre Vltchek   Traduzido por    mberublue   -   Coletivo de tradutores Vila Vudu   Não é prudente nem seguro enfiar uma barra de ferro em brasa na boca de um dragão. Digam o que disserem no ocidente sobre dragões, aqui na Ásia, o dragão é venerado como a maior lenda da terra e do céu. Paciente e sensato, ele quase nunca usa a força em primeiro lugar. Mas se desrespeitado ou agredido, o dragão é muito capaz para revidar de forma perigosa, mortal, determinada e forte.

Quem venceu a guerra pelo Dia-D?

Imagem
MK Bhadrakumar   As celebrações pelo 70º aniversário do Dia-D na Normandia  [1]  bem poderiam ter marcado um grande dia a favor da paz no mundo. Mas a estratégia de contenção dos EUA contra a Rússia fez fracassar qualquer ideia de paz e estragou a festa. O presidente Barack Obama deu verdadeiro show de petulância – sequer quis encontrar-se com o presidente da Rússia Vladimir Putin na Normandia. E aquela conversa escandalosa, comparando Putin a Adolf Hitler?! Durante as celebrações  do Dia-D na Normandia Há enorme ambiguidade moral aqui. O ocidente celebra os desembarques na Normandia, com o mesmo empenho com que obra para ocultar – ou finge que não vê – que essa guerra poderia ter sido vencida pela União Soviética, só ela. 

Lula defende divulgação dos avanços no Brasil nos últimos 11 anos

Imagem
Foto: Heinrich Aikawa/Instituto Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidenta Dilma Rousseff, o governador Tarso Genro e o ex-governador Olívio Dutra participaram nesta sexta-feira (6) do 21º encontro estadual do PT do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Lula contou estar impressionado com a falta de conhecimento da juventude sobre os avanços ocorridos no país nos últimos 11 anos. “Eu vou chamar a atenção de uma coisa que está acontecendo nesse país: eu acho que por conta do tratamento que a imprensa tem dado ao governo, o povo brasileiro não sabe 30% do que o governo da presidenta Dilma está fazendo.”

Imprensa e jornalismo, nada a ver

Imagem
Por Luciano Martins Costa do  Observatório de Imprensa Por mais arriscado que seja fazer diagnósticos em situações de alta complexidade, pode-se afirmar que o motor da sucessão de tumultos que assola o Brasil desde o ano passado é a desinformação. Já se afirmou aqui que pior do que a mentira é a meia-verdade, e pode-se comprovar essa assertiva com a observação do processo pelo qual a imprensa brasileira tem contribuído para a construção do mau humor coletivo que vai se espalhando de forma avassaladora pela sociedade. O processo é clássico e seu exemplo maior continua sendo a estratégia de comunicação que Joseph Goebbels (1897-1945) desenvolveu na Alemanha nos anos 1930 e que em uma década fez com que a insanidade de um pequeno grupo de ativistas contaminasse o país onde a modernidade havia plantado suas raízes no século anterior. No entanto, é preciso fazer uma retificação importante no paradigma central da propaganda nazista: a frase segundo a qual “uma mentira contada mil v

Dilma inaugura maior fábrica de semicondutores do hemisfério sul

Imagem
Parceria estratégica com empresa sulcoreana pode estruturar o Vale do Silício brasileiro, destacou Dilma ao inaugurar fábrica em São Leopoldo. São Leopoldo (RS)  - A presidenta Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro inauguraram neste sábado (7), em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, a maior fábrica de encapsulamento e testes de semicondutores do Hemisfério Sul. Localizada dentro do complexo Tecnosinos, o empreendimento é resultado de uma parceria entre uma empresa brasileira (HT Micron), uma empresa coreana (Hana Mícron), a União, o Estado e o município de São Leopoldo.

Quem tem medo da participação popular?

Imagem
Quem tem medo da participação popular é quem consegue neutralizar o poder da democracia mediante sua perversão pelo poder do dinheiro, do monopólio da mídia. por Emir Sader A proposta do governo da formação de Comitês de Participação Popular foi seguida por editoriais furibundos da mídia, como se se estivesse atentando contra os fundamentos essenciais da democracia brasileira. Os mesmos editoriais e colunistas que passam todos os dias desqualificando os políticos e a política, o Congresso e os governos, reagem dessa forma quando se busca novas formas de participação da cidadania.

As discussões sobre a futura Lei da Mídia

Imagem
Luis Nassif O an úncio do Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, sobre uma nova Lei da Mídia, veio acompanhado de cautela excessiva, mas pelo menos abre o debate. H á alguns pontos a se considerar na discussão. 1. A Lei da M ídia engloba apenas concessões públicas, não a mídia escrita.  Mas ela deve ser considerada dentro do conceito da propriedade cruzada (uma pessoa ou grupo dono de vários meios de comunicação em uma mesma região. 2. O conceito de propriedade não é suficiente para identificar o monopólio.

Joaquim Barbosa: o ministro que naturalizou o ódio na vida pública

Imagem
O exemplo de Joaquim Barbosa Ele não deixa nenhum legado digno deste nome. Nada há de construtivo no seu protagonismo. Ao contrário: o ministro naturalizou o ódio na vida pública por Marcos Coimbra  A respeito de Joaquim Barbosa podem-se discutir várias coisas. Suas motivações, por exemplo: o que teria levado um jovem frustrado no sonho de ser diplomata a jogar para o alto a carreira e querer se tornar promotor? Era mesmo a Justiça seu objetivo?  Podem-se discutir os atos e comportamentos como ministro e presidente do Supremo Tribunal Federal. Depois do anúncio da aposentadoria precoce, diversos especialistas o fizeram. Se há, entre eles, quem tenha aprovado a “obra” de Barbosa, ficou calado. O máximo que se obtém é uma defesa entortada: “Agiu errado, mas queria o bem”. Era mesmo o bem o seu norte?  

Por que Padilha vai vencer Alckmin e o Datafolha.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Que se dane o Datafolha sobre a pesquisa para governador de São Paulo. Não abaixem a cabeça, não caiam na armadilha dessa pesquisa feita para esfriar a militância, porque Padilha vai vencer o Alckmin e o Datafolha.  Não é papo de torcedor. Será suado, em dois turnos, mais vencerá.

Rodrigo Vianna: Lindberg pode ter apoio da classe média do Rio

Imagem
Autor: Miguel do Rosário A disputa complicada no Rio de Janeiro por Rodrigo Vianna, em  seu blog . A pesquisa eleitoral sobre a eleição para governador (e também para presidente) no Rio de Janeiro,  divulgada pelo jornal “O Dia” , mostra um quadro curioso – de muita pulverização e incerteza.

O resgate do soldado Ivã

Imagem
11/6/2004,  [*] Mike Davis  -  The Guardian , UK “ Saving Private Ivan ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO Lembrança da Vila Vudu:  1944- 2014 - Havia mineiros do Donbass, na resistência contra o nazismo em 1944. Há mineiros do Donbass na resistência contra o neonazismo e os EUA, em 2014. Longa vida aos mineiros do Dombass. Entreouvido na Tenda do Galo Cego na Vila Vudu: Quem algum dia suporia, em 2004, ao criticar George W. Bush por converter a comemoração do Dia D em “solenidade de apoio aos seus crimes no Iraque e no Afeganistão” [como se lê no artigo abaixo], que, em 2014, Obama estaria, também, convertendo a MESMA comemoração do Dia D em “solenidade de apoio” aos seus próprios crimes, na Síria, no Irã e na Ucrânia?! General Georgy Zhukov, comandante do Exército Vermelho durante a IIa. Guerra Mundial A batalha decisiva pela libertação da Europa começou há 60 [hoje, já 70] anos, em junho, quando um e

A RETIRADA DO REI

Imagem
                                   Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia|) - A abdicação de Juan Carlos do trono,  em favor de Felipe  de Astúrias, faz lembrar, de pronto, a tentativa frustrada de golpe de 17 de fevereiro de l977, pelo coronel Enrique Tejero, da Guarda Civil. Durante muito tempo, pairaram dúvidas sobre o papel do Rei naquela noite, até hoje não de todo esclarecido. O certo é que os golpistas, durante o episódio,  falaram como se obedecessem a suas ordens, e que seu nome foi proposto, por eles, para assumir o poder, depois de passar pela eventual aprovação de um plenário cercado por tropas, e sob a mira de um louco, com uma pistola automática na mão.

Economist: hegemonia da Globo não tem comparação no mundo!

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Essa  matéria da Economist  faz algumas comparações arrepiantes entre o tamanho da Globo no Brasil e o tamanho das principais TVs norte-americanas. Arrepiante por duas razões: 1) eu, que escrevo há anos sobre mídia, nunca tive acesso a essa informação; 2) agora temos noção melhor do papel nocivo da Globo na democracia brasileira. A parte da reportagem que mais me interessou, como eu disse acima, foi a comparação entre Brasil e EUA, feita nos dois primeiros parágrafos. Eu mesmo traduzo:

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO ITALEAKS

Imagem
Postado por Mauro Santayana (Jornal do Brasil) - Os “hackers” que se identificam como “anonymous”, envolvidos na espionagem contra o Itamaraty, colocaram em circulação, na internet, cerca de 100 mensagens de e-mail, trocadas por diplomatas brasileiros. Elas estão sendo analisadas pela PF e pelo próprio ministério, para determinar sua origem e autenticidade.   O fato de o Itamaraty ter sido escolhido como alvo de espionagem é significativo  - e exige rigor na identificação da origem e do propósito dos autores da operação.

STF manda investigar os deputados Rodrigo Garcia (DEM) e José Aníbal (PSDB)

Imagem
Por:  Helena Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Relator do inquérito que apura   pagamentos de propinas  no propinão tucano de  trens a politicos tucanos, o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, determinou ontem que os deputados federais José Aníbal (PSDB) e Rodrigo Garcia (DEM), ex-secretários de Estado do governo Geraldo Alckmin (PSDB), passem a constar como "investigados" no caso.  Em despacho publicado nesta semana, o ministro diz que "há indícios do envolvimento dos requerentes Rodrigo Garcia e José Anibal".  Ainda segundo o documento, o envolvimento dos parlamentares foi apontado por um depoimento do ex-diretor da Siemens, Everton Rheinheimer

Complexo de vira-latas: Como a elite brasileira enfiou isso na sua cabeça

Imagem
Maringoni, um dos entrevistados: relembrando a teoria de Gobineau  Do Viomundo

Sobre o extraordinário crescimento do PT nos últimos 12 anos

Imagem
Registrando crescimento de 91% nos últimos 12 anos, PT é o partido preferido em todas as idades, regiões, religiões e níveis de escolaridade no Brasil. "Quantidade não é qualidade", já diz o provérbio. O número de filiados de um partido político tem grande importância, mas não diz tudo. Sobretudo, não implica necessariamente em força política. Há partidos com baixa expressão eleitoral e significativo leque de correligionários e vice-versa. Enquanto a conjuntura muda e com ela muda a influência do partido na sociedade, em geral os filiados permanecem filiados por inércia, mesmo quando na prática não guardam mais vínculo algum com o partido.   Ademais, há partidos pequenos cuja força reside na influência que exercem na sociedade ou em ramos dela, como o meio sindical ou entre a população evangélica. Por tudo isso, a mera quantidade de filiados de um partido não é um retrato fiel de sua força. Para aferi-la, há que se considerar outros fatores.   Feita a advertê

Governo gaúcho passa a reservar 20% das verbas publicitárias para mídias locais, regionais e comunitárias

Imagem
Da Carta Capital sobre um movimento que para muitos é o início da regulação da mídia: “O Rio Grande do Sul sancionou uma nova lei que reserva 20% das verbas publicitárias do Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado para as chamadas mídias locais, regionais e comunitárias. A medida redistribui a aplicação do dinheiro público, antes direcionada, prioritariamente, ao oligopólio midiático.

A política e a economia de Aécio

Imagem
por :   Paulo Nogueira Idéias décadas atrasadas Me pedem que analise as propostas de Aécio em si tal como formuladas no Roda Viva. Ao trabalho. Mais que tudo, Aécio me pareceu tomado por idéias atrasadas em algumas décadas. Essencialmente, ele repete clichês do thatcherismo num momento em que nem os conservadores ingleses se atrevem a fazer isso. “Medidas impopulares” é a expressão acabada do thatcherismo – a doutrina consagrada por Margareth Thatcher nos anos 1980. Significa você favorecer o 1% em detrimento dos 99%. Armínio Fraga, o guru de Aécio na economia, é um thatcherista fanático.