Postagens

Mostrando postagens de maio 30, 2014

Pesquisa ComScore: Blogs brasileiros em segundo lugar no mundo

Imagem
por Miguel do Rosário Pesquisa  divulgada há pouco  pela Comscore traz estatísticas atualizadas sobre a internet no Brasil, com dados comparativos para a América Latina e o mundo. Os números mostram que os brasileiros são um dos povos mais entusiásticos por internet e redes sociais no mundo. Pensando nisso, não posso deixar de lamentar a decisão da presidenta de ter abandonado as redes quando assumiu o governo. E lamento também a falta de visão do governo ao não usar mais a internet para estabelecer um diálogo diretamente com a população. Até hoje, o blog da presidenta é apenas um depósito de sua vida analógica. Não oferece um mísero conteúdo exclusivo, um editorial, um vídeo próprio. Não tem instrumentos de interação direta com o usuário.

Mordida N° 145 − Bourbon? Um, mas com gelo, façavôr!

Imagem
Ayman El Kayman −  Coups de dent - Le blog de Ayman El Kayman “ N° 145- Et un Bourbon, un, mais on the rocks, SVP ! ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Juan Carlos I Sua Majestade Católica Juan Carlos I, de Bourbon, rei de Espanha, de Castela, de Leão, de Aragão, das Duas Sicilias, de Jerusalén, de Navarra, de Granada, de Toledo, de Valência, de Galícia, de Cerdeña, de Córdoba, da Córsega, de Múrcia, de Jaén, dos Algarves, de Algeciras, de Gibraltar, das Ilhas Canárias, das Índias Orientais e Ocidentais, da terra firme e das ilhas do Mar Oceano, Arquiduque da Áustria, duque de Borgonha, de Brabante, de Milão, de Atenas, de Neopátria, conde de Habsburgo, de Flandres, do Tirol e de Barcelona, senhor de Biscaia e de Molina, marquês de Oristán e Gociano, Soberano Grão-Mestre da Insigne Ordem do Tosão de Ouro, Grão-Mestre da Real Ordem de Isabel a Católica, abdicou dia 2 de junho de 2014 , em favor de Sua Alteza Real Don Felipe Juan Pablo Alfonso

Ruas de Manaus (AM) viram atração depois de decoradas para a Copa

Imagem
Serão escolhidas dez ruas que serão contempladas com telão e som para exibição pública de um dos jogos do Mundial por  Portal Brasil Faltando uma semana para o início da Copa do Mundo, as ornamentações vão tomando conta da capital amazonense, com pitadas de cores, criatividade e uma boa dosagem de amor ao futebol. Na Rua Santa Isabel, no centro, é tradição colorir as ruas na época da Copa. O asfalto ganha vida e de um telhado a outro das casas as bandeirolas formam bandeiras de países e homenageiam a Seleção Brasileira. “Nós somos 500 aqui na comunidade. Todos ajudam como podem e aí você vê o resultado. Ainda falta muito até o dia 7, quando vamos inaugurar o trabalho finalizado”, afirma o coordenador da campanha de ornamentação, Alfredo Prado.

LIBERDADE PARA EDWARD

Imagem
Ao contrário do que diz o governo norte-americano, Snowden não é criminoso nem traidor Marcelo Zero (*) No Blog do Paulo Moreira Leite Snowden não é um desertor, um traidor e um criminoso, como afirma o governo norte-americano. Snowden é um jovem que entrou na “guerra contra o terrorismo” por amor ao seu país e por idealismo, e dela saiu pelos mesmos motivos. Ele percebeu claramente a monstruosidade em que se transformou a NSA e os perigos que as agências de inteligência sem controle representam para a democracia. Qualquer democracia.

Prefeito tucano e vice do partido de Eduardo Campos, são cassados por caixa dois

Imagem
Diego De Nadai teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela acusação de "caixa 2" durante a campanha Por:  Helena™ Do Blog Os Amigos do Presidente Lula O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, em sessão desta terça-feira (24),  o mandato do prefeito de Americana (SP), Diego De Nadai (PSDB), e do vice Seme Calil (PSB). Eles foram condenados por gastos ilícitos durante a campanha eleitoral e, com isso, a corte também declarou a inelegibilidade de ambos por 8 anos. Segundo a assessoria do TRE, eles só permanecerão no cargo caso a defesa consiga um efeito suspensivo da decisão.

Cidade de soldado americano libertado cancela festa de boas-vindas

Imagem
MARIA JOÃO GUIMARÃES   05/06/2014 - 16:17 Do Público-PT Responsáveis de Hailey, no Idaho, recebem mensagens de ódio contra festa de boas-vindas planeada para o regresso de Bowe Bergdahl, suspeito de ser um desertor. Bowe Bergdahl já não vai ter uma festa à sua espera  PATRICK SWEENEY/REUTERS Hailey, uma pequena cidade do estado norte-americano do Idaho, cancelou a festa de boas-vindas que tinha planeado para o regresso de Bowe Bergdahl, o soldado libertado dos taliban, dizendo que o evento estava a concitar demasiada atenção e que a cidade não tinha meios para lidar com a multidão. As mensagens de ódio chamando-lhe desertor deixaram assustados responsáveis de Hailey.

Globalização Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá.

Imagem
                Sugerido por:        Claudio Roberto Bastos

BOMBA! FBI DIRIGE ANONYMOUS CONTRA O BRAZIL

Imagem
zé, quem é o Sabu ? Vai extraditá-lo ? Ou é “teoria da conspiração”? Sugestão do amigo navegante Luis: EXCLUSIVE: HOW AN FBI INFORMANT HELPED ANONYMOUS HACK BRAZIL Written by DANIEL STUCKEY AND ANDREW BLAKE June 5, 2014 // 07:55 AM EST In early 2012, members of the hacking collective Anonymous carried out a series of cyber attacks on government and corporate websites in Brazil. They did so under the direction of a hacker who, unbeknownst to them, was wearing another hat: helping the Federal Bureau of Investigation carry out one of its biggest cybercrime investigations to date. (No começo de 2012, membros do coletivo Anonymous atacaram sites na internet do Governo e de empresas brasileiras. Os ataques eram dirigidos – sem que eles soubessem – por alguém que usava um outro chapéu: alguém que ajudava o FBI a realizar uma das maiores investigações de sua história sobre crimes na internet.)

Quem mesmo tinha medo de CPI?

Imagem
Autor: Fernando Brito Não era o Governador Geraldo Alckmin quem estava indo à Justiça “recuperar” cada centavo tomado de São Paulo pelo cartel dos trens? Matéria do Painel, da Folha, hoje, daquelas que, como diz o José Simão, é “piada pronta”.

Guerra psicológica nos mercados financeiros: o acordo sino-russo do gás

Imagem
  [*] Madhi Darius Nazemroaya  − Global Research “ The Sino-Russian Gas Deal: Psychological Warfare in Financial Markets ” Traduzido por  Mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO Presidentes da Rússia, Vladimir Putin e da China, Xi Jinping (em pé), na cerimônia de assinatura do Acordo Santo Graal (21/5/2014) entre a Gazprom e a CNPC  Já havia negociações há tempos para um acordo de gás natural entre a Rússia e a China. Por que a gritaria quando finalmente aconteceu? Quanto aos acontecimentos mundiais, é prudente que a pessoa olhe para além das manchetes. Muitos destes acontecimentos são, de forma sensacionalista, grosseira e tacanha, desarticuladas e mal interpretadas por uma espécie de novilíngua, combinadas a uma visão estreita. O anúncio de um mega acordo (também chamado de “Acordo Santo Graal” [Nrc])  energético que representa cerca de 36.8 bilhões de metros cúbicos (1.3 trilhões de pés cúbicos) de gás natural fechado entre a Federação Russa e a República Popular

O relato do correspondente da BBC sobre seu encontro com Dilma

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo Com o presidente da Fifa O texto abaixo foi publicado na  bbc . A presidente Dilma Rousseff rebateu as críticas às obras de infraestrutura inacabadas para a Copa do Mundo, afirmando que a demora ocorre “em todo lugar do mundo” e que estes são “projetos essenciais para todo o país e não apenas para a Copa”. A cerca de uma semana para a abertura do torneio, a presidente recebeu para um jantar no Palácio da Alvorada um seleto grupo de correspondentes estrangeiros, entre eles, o correspondente da BBC no Rio, Wyre Davis. “Você não consegue terminar um metrô em dois anos. Pelo menos não no Brasil”, disse a presidente aos repórteres. “Talvez só na China.”

David Harvey sobre o Capital de Piketty

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO Maio, 2014,  [*] David Harvey  −  Reading Marx's Capital with David Harvey “ Afterthoughts on Piketty’s Capital ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Thomas Piketty e o “Capital” Thomas Piketty escreveu um livro intitulado   Capital   que causou furor. Advoga a taxação progressiva e um imposto sobre a riqueza global como único modo para conter a tendência na direção de criar-se uma forma “patrimonial” de capitalismo, marcado por – como diz ele – desigualdades “aterrorizantes” de riqueza e renda. Também documenta, em detalhes dolorosíssimos e difíceis de retrucar, o modo como a desigualdade social de riqueza e de renda evoluiu ao longo dos dois últimos séculos, com especial atenção ao papel da riqueza. Tomas Piketty também demole a visão amplamente disseminada segundo a qual o capitalismo de livre mercado distribuiria riqueza e que seria o grande instrumento para defender as liberdades e direitos individuais. O capitalismo de

Bolsa Família: Presidente da CDH considera projeto de Aécio um retrocesso

Imagem
Para presidente, a proposta tem caráter puramente eleitoreiro. Outros senadores ainda desconhecem a matéria ou têm posições divergentes. Najla Passos Brasília  - Presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, a senadora Ana Rita (PT-ES) quer promover um amplo debate sobre o projeto de lei do senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato tucano à presidência, que muda os critérios de concessões de benefícios do Programa Bolsa Família. Aprovado pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da casa na semana passada, a matéria agora será apreciada em caráter terminativo na CDH: se passar, segue direto para a Câmara, sem ser submetido ao plenário. “Eu considero um grande retrocesso a aprovação deste projeto que, para mim, tem um caráter puramente eleitoreiro. É uma irresponsabilidade mexer em um programa que está dando certo, que já tirou 50 milhões de brasileiros da miséria, que é referência nacional e internacional, sem fazer nenhum estudo sociológico, nenhuma pesquisa d

Revelações de Bowe Bergdahl: E-mails mostram extensão do fracasso dos EUA no Afeganistão

Imagem
  [*]  Patrick Cockburn   −   The Independent , UK e   ICH Bowe Bergdahl Release: Email Exchange Reveals Extent of US Failure In Afghan War Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Para os EUA, receber de volta o único prisioneiro norte-americano que ainda havia naquele país os afasta ainda mais do Afeganistão. Para os afegãos, receber de volta os seus cinco comandantes prisioneiros em Guantánamo é sinal de reconhecimento da força e da legitimidade dos Talibã. Sargento Bowe Bergdahl O exército dos EUA é a maior piada que há hoje para o mundo rir  – escreveu o sargento Bergdahl num  e-mail  depois publicado pela revista  Rolling Ston e . É dura condenação para qualquer exército em dificuldades. E foi escrita por um soldado norte-americano, Bowe Bergdahl, no último  e-mail  para o pai e a mãe, enviado pouco antes de ele abandonar sua base no leste do Afeganistão, dia 30/6/2009. Em questão de horas Bergdahl foi capturado pelos Talibã, que o mantivera

Quebrando mitos: Bolsa Família reflete no empoderamento e independência das mulheres

Imagem
Em reportagem recente,  o jornal inglês The Guardian destacou o impacto do Bolsa Família nas relações de gênero . Uma das questões fundamentais do programa é a emissão do cartão, prioritariamente, em nome da mulher. Hoje elas somam 93% das titularidades. “O benefício empodera as mulheres. É única fonte de renda em muitos dos casos, então elas estão mais independentes dos maridos, compartilham mais na tomada de decisões da casa e têm mais autoestima”, afirmou ao jornal a ministra do  Desenvolvimento Social e Combate à Fome , Tereza Campello. Ela destacou que muitas esposas, antes submetidas à violência doméstica, agora se sentem livres para pensar em divórcio.

O tamanho de Aécio Neves

Imagem
Do Blog da Cidadania Por Eduardo Guimarães Ainda que estejam tentando criminalizar críticas de cidadãos ao PSDB e aos seus expoentes na política, esse é um direito democrático do qual abrir mão significa consentir com uma legítima ditadura, na qual um partido político – que, inclusive, governa o país – pode ser execrado, acusado de tudo e mais um pouco, muitas vezes sendo caluniado, e outro partido, de oposição ao primeiro, trata como “crime” qualquer crítica que receber. A política comporta jogo sujo desde sempre. Na era da internet, há quem use e abuse do anonimato para difamar, ameaçar, enfim, fustigar de todas as formas os adversários políticos. Alguns casos são realmente criminosos.

Netanyahu perde prestígio e força política em Israel

Imagem
Para contrapor seu maior rival político, o premier tentou lançar o escritor Elie Wielsen para a presidência, que se recusou. Por Walter Maierovitch Gali Tibbon / AFP Netanyahu durante reunião de gabinete em 28 de maio. O todo poderoso político vem perdendo prestígio por  Wálter Maierovitch   No próximo dia 10, os 120 deputados eleitos em janeiro de 2013 para a Assembleia Nacional de Israel, o Knesset, escolherão o novo presidente do estado hebreu, proclamado em 14 de maio de 1948, em substituição a Shimon Peres, no cargo desde 29 de junho de 2007. Até agora, seis candidatos concorrem ao cargo de chefe de Estado. A “jogada de mestre” tentada pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, não deu certo   e, para ele, resultou desmoralizante e a revelar desespero político.

O “submundo” de Aécio Neves

Imagem
por :   Kiko Nogueira Ele O submundo a que gosta de se referir Aécio Neves — responsável, segundo ele, pela disseminação de boatos acerca de sua pessoa — é uma resposta padrão a tudo o que ele não controla. Não que Aécio não esteja acostumado a operar num submundo. O fogo cruzado entre ele e Serra, através de dossiês, tráfico de influência e outras práticas, gerou alguns dos capítulos mais sujos da vida pública nacional.

Ucrânia: Sobre os “mas e se...” e “nesse caso então” de uma intervenção russa direta no Donbass

Imagem
The Saker , The Vineyard of the Saker Considering the “what ifs” and “then whats” of a direct Russian intervention in the Donbass Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho The Saker Tenho-me esforçado recorrentemente nesse blog tentando explicar as razões prováveis pelas quais a Rússia ainda não interveio, até agora, na guerra entre o Banderastão e a Novorosiia . Observo que os que veem sinais de “traição” e de “vendeu-se” na atitude de Putin sempre falam muito quando acusam, mas pouco falam se se exigem detalhes objetivos e especificações. Bem diferente do excelente artigo que postei recentemente e recomendei como “ leitura obrigatória ” , o pessoal que muito se dedica a acusar Putin por traição detém-se sempre no curtíssimo prazo: quer que Putin mandasse armas, mandasse tanques, impusesse uma zona aérea de exclusão, atacasse essa ou aquela unidade, etc.. Ótimo. Mas... e daí? E nossos patriotas de sofá fogem espavoridos quando ouvem, p

Thiago Lacerca e Paulo Betti brigam por causa de Aécio Neves

Imagem
Thiago Lacerda irritou-se com postagem de Paulo Betti que ironizava reunião de artistas na casa de Luciano Huck para discutir apoio à candidatura de Aécio Neves Paulo Betti e Thiago Lacerda trocaram farpas por causa de Aécio Neves ( Pragmatismo Político ) Divergências políticas fizeram com que Thiago Lacerda e Paulo Betti entrassem em conflito no Facebook. Thiago Lacerda mostrou-se irritado com uma publicação de Paulo Batti que ironizava uma reunião de artistas na casa de Luciano Huck e Angélica, apresentadores da Rede Globo, em apoio ao candidato do PSDB à presidência, Aécio Neves. “Reunião de apoio a Aécio na casa de Luciano Huck e Angélica. Presentes Marcelo Adnet, Kaká, Andrucha Waddington, Fernanda Torres. Sem comentários… (risos)”, publicou Paulo. Lacerda resolveu responder em sua própria página, mas decidiu mandar uma indireta.

ALCKMIN FECHA O METRÔ. ELE NÃO QUER ABRIR A COPA !

Imagem
Tem governo no Estado de São Paulo ? Da  Fel-lha  (*): METROVIÁRIOS REJEITAM ACORDO E DECIDEM PARAR NESTA QUINTA-FEIRA Os metroviários de São Paulo decidiram na noite desta quarta-feira parar as atividades por tempo indeterminado a partir da 0h desta quinta. A categoria rejeitou a proposta de 8,7% feita nesta tarde pelo Metrô –a proposta anterior era de 7,8%. Com isso, todas as linhas devem ser afetadas, com exceção da 4-amarela,que é atendida por uma concessão e tem funcionários representados por outro sindicato.

MARCHAS E GREVE ANUNCIADA NO METRÔ TENSIONAM SP

Imagem
Maior cidade do país amanhecerá nesta quinta-feira 5 com greve no metrô; nesta noite, marcha em curso de sem teto na avenida Radial Leste, uma manifestação de policiais militares em frente ao estádio do Itaquerão e um conflito entre favelados do Parque Novo Mundo e policiais militares tensionam a populosa Zona Leste da cidade; cinegrafista da Rede Bandeirantes agredido por policial militar aumentou carga dramática da situação, a oito dias da abertura da Copa do Mundo; metroviários querem 35% de reajuste, mas companhia do metrô oferece 8,7%; policial agressor de profissional foi preso 4 DE JUNHO DE 2014 ÀS 18:33 247 -

Pepe Escobar: “A volta dos mortos (neoconservadores) vivos”

Imagem
[*] Pepe Escobar ,  Asia Times Online − The Roving Eye “ Return of the living (neo-con) dead ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Barack Obama em West Point (29/5/2014) Recebida com muita histeria, logo se divulgou a noção de que a “nova” doutrina de política exterior dos EUA que o presidente Obama anunciou semana passada em West Point rejeitaria neoconservadores e neoliberais e seria, essencialmente, pós-imperialista e demonstração de  realpolitik . Muita calma nessa hora. Embora se afastando dos excessos do regime Cheney – tipo bombardear nações inteiras para “democratizá-las” – o “desejo de mandar” ainda lá está; poder é direito.

A ridícula ânsia da mídia pelo “padrão Fifa”

Imagem
Autor: Fernando Brito Os ingressos dos principais jogos da Copa, obvio, estão esgotados. Só não aconteceria isso se a Copa fosse mesmo um fracasso, como canta a nossa mídia, riquíssima de dinheiro e paupérrima de espírito. O Globo tem, neste momento, uma manchete sobre “a confusão de torcedores revoltados” com o esgotamento dos ingressos. No site do  Globo Esporte , porém, há um vídeo da tal “confusão”. Há, obvio, frustração de quem tentou comprar seu ingresso na última hora e não conseguiu. Confusão, nenhuma. Em São Paulo ,quase o mesmo, apenas um desentendimento por causa de cambistas, o que iria acontecer com jogos de Copa do Mundo em qualquer lugar do planeta, talvez apenas não na Groenlândia. E a venda de ingressos, todo mundo sabe, é da Fifa. Com seu padrão, seus métodos e seus prazos. “Muvucão” no  Rock in Rio  é sucesso. Ingresso esgotado na Copa, porém, é fracasso.

Passageiros poderão avaliar aeroportos da Copa do Mundo

Imagem
por  Portal Brasil A partir desta quarta-feira (4), os passageiros podem avaliar os aeroportos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. É a segunda edição do Prêmio Boa Viagem, que vai até o dia 21 de julho. Nesse período os passageiros vão avaliar as áreas de check-in, restituição de bagagem, inspeção de segurança (raio-X), controle migratório, alfândega e ambiente aeroportuário. Também será escolhido o aeroporto que presta o melhor apoio ao turista e o melhor aeroporto no quesito satisfação geral do passageiro.

Revalidem sua humanidade, por favor

Imagem
Autor: Fernando Brito O fotógrafo Luís Carlos Marigo, que morreu ontem sem atendimento médico na porta o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras, foi   meu parceiro profissional há 32  anos, numa matéria para a Revista de Geografía Universal, editada no México, de maio de 1982, da qual guardo aqui um exemplar. Era sobre Ouro Preto, feita antes que ele se dedicasse exclusivamente a ser fotógrafo de natureza, acertada no apartamento em que morava, no bairro de  Vila Isabel, onde era meu vizinho.

Edward Snowden, o criminoso mais procurado do mundo

Imagem
Nos últimos meses, recebemos aulas instrutivas sobre a natureza do poder do Estado e as forças que impulsionam a sua política. Noam Chomsky - La Jornada A fonte da instrução, como é óbvio, é o conjunto de documentos relativos ao sistema de vigilância da Agência Nacional de Segurança (NSA, pelas siglas em inglês) dado a conhecer pelo valoroso lutador pela liberdade Edward J. Snowden, habilmente resumidos e analisados pelo seu colaborador Glenn Greenwald no seu novo livro No place to hide (Sem lugar para se esconder). Os documentos revelam um projeto notável destinado a expor ao escrutínio estatal informação vital a respeito de todas as pessoas que caiem nas garras do colosso - à partida, de todas as pessoas integradas na moderna sociedade eletrónica. Nada tão ambicioso foi imaginado pelos profetas distópicos que descreveram sombrios mundos totalitários.