Postagens

Mostrando postagens de maio 27, 2014

O pesado passivo sino-russo

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 26/05/2014,  [*] Philippe Grasset ,  Blog DeDefensa “ Notes sur un monde à mille temps ” (Le lourd passif sino-russe) Excerto traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo - 22 a 24/5/2014 Foi semana agitada e quase histórica, se não plenamente histórica, pelas regras dos eventos humanos. Veremos o que a história fará dessa semana. Navegamos da reunião de cúpula Putin+Xi às eleições europeias, com um pouco mais de exotismo achocolatado de uma Ucrânia que fez sua eleição presidencial, enquanto, um pouco antes, a partir de 23 de maio, o Fórum Econômico de São Petersburgo (espécie de Fórum de Davos à moda russa) reunira uma elite do mundo econômico globalizado na qual não se via – ausência proclamada e anotada – a parte americanista. (...)

Justiça eleitoral suspende caravanas de Padilha em SP

Imagem
AE A caravana "Horizonte Paulista", do pré-candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, foi suspensa liminarmente pela Justiça Eleitoral. A decisão atende à representação da Procuradoria Regional Eleitoral protocolada na última quinta-feira, 29, acusando o petista de propaganda antecipada.  Na ação, a Procuradoria pedia ainda o pagamento de multa de R$ 750 mil por parte de Padilha e do PT. Para o juiz Mathias Coltro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que acatou o pedido liminar, há indício de que a caravana estaria antecipando a propaganda eleitoral, o que é proibido pela lei eleitoral. A concessão da liminar também foi justificada pela possibilidade de uma disputa desigual entre os candidatos, "diante da possível influência causada nos eleitores."

Agenda nacional: Lei brasileira contra o trabalho escravo é referência para OIT

Imagem
Nesta semana, o Congresso deve promulgar a PEC contra o trabalho escravo, que desapropria áreas e bens onde se verifique o de regime de escravidão. Antonio Lassance Nesta semana, o Congresso deve promulgar a PEC contra o trabalho escravo, que desapropria áreas e bens onde se verifique o de regime de escravidão. Com a proposta, o Brasil deve ser o destaque na 103ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho, Suíça (Genebra, 28 de maio a 12 de junho), que discute o tráfico de pessoas e o trabalho escravo . Tanto a PEC quanto a chamada "Lista Suja", que impede que condenados pela prática de trabalho escravo recebam financiamentos governamentais, são considerados avanços que poderiam ser disseminados por outros países.

Relator da CPMI da Petrobras sugere convocação de Paulo Roberto Costa e Yousseff

Imagem
Mariana Jungmann -  Agência Brasil O relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, deputado Marco Maia (PT-RS), apresentou hoje (2) o plano de trabalho das investigações. Maia dividiu as apurações em quatro eixos que coincidem com os pontos especificados no requerimento de criação da comissão e sugeriu a convocação da presidenta da empresa, Graça Foster, do ex-presidente José Sergio Gabrielli, dos ex-diretores Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, além do doleiro preso Alberto Yousseff.

PSDB GANHA NO 3.º TURNO. POR CAUSA DO MALUF

Imagem
Perdeu o primeiro turno ? Perdeu o segundo turno ? Tem sempre a Justiça … ​   Saiu na Fel-lha (*) (cuidado com o mau hálito que provém do fel): http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1463807-juiz-suspende-caravanas-de-alexandre-padilha-em-sao-paulo.shtml Em decisão liminar, o TRE de São Paulo acolheu denuncia da Procuradoria Eleitoral do Estado contra as caravanas “Horizonte Paulista” do Alexandre Padilha, que vem aí de jaleco branco. Foi uma decisão provisória do tipo “perigo de gol”.

Número de deputados que prefere se informar pela internet cresce de 28% para 41% em apenas 1 ano!

Imagem
por Miguel do Rosário Bem que eu estranhei. A Folha  publicou hoje  uma matéria com pesquisa da FSB sobre as fontes de informação preferidas pelos deputados. A Folha ganha disparado entre os jornais, com 73% na resposta espontânea, contra 36% de Globo e 31% de Estadão. Só que a matéria aparece meio escondida. A chamada na capa é discreta demais para um material que, em tese, valoriza tanto a Folha. E aparece no pé de página A7. Aí entendi. É que um outro dado da pesquisa deve ter apavorado os folhudos. O percentual de deputados que afirmou preferir se informar pela internet, ao invés de jornais, cresceu de 28% em 2013 para 41% este ano, enquanto aqueles que se mantiveram fiéis aos jornais impressos caíram de 54% em 2013 para 46% este ano. Pelo jeito, os deputados estão curtindo cada vez mais tomar um Cafezinho! - See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/06/02/numero-de-deputados-que-prefere-se-informar-pela-internet-cresce-de-28-para-41-em-apenas-1-ano/#sthash.smC4pmn0

Soldado americano libertado das mãos dos taliban ia desertar?

Imagem
MARIA JOÃO GUIMARÃES   02/06/2014 - 09:16 Bowe Bergdahl, 28 anos, esteve cinco anos cativo e mal fala inglês. Os pais de Bowe ainda não falaram directamente com o filho, mas enviaram-lhe mensagens  SCOTT OLSON/AFP Do Público - Portugal Os pais de Bowe Bergdahl, o soldado norte-americano que foi libertado em troca de cinco prisioneiros taliban, agradeceram a sua libertação numa conferência de imprensa, no Idaho, numa altura em que as críticas dos republicanos ao acordo para a sua libertação se avolumam, assim como as palavras de outros militares que garantem que “Bowe não é um herói” e que se prepararia para desertar quando foi levado pelos taliban. Bowe está neste momento na Alemanha, onde está a ser avaliado. O seu pai enviou-lhe uma mensagem mas em pashtun, porque depois de cinco anos preso, tem dificuldade em falar em inglês (a razão não é clara, apontando-se trauma como provável causa) .

A censura maior que paira sobre o trabalho de combate à corrupção

Imagem
O que explica a maior capacidade da PF em combater a corrupção é fundamentalmente a estrutura sistêmica de combate à corrupção construída nos últimos anos. Juarez Guimarães Desde o início do governo Lula e durante o governo Dilma, os grandes meios de comunicação empresarial do país têm praticado uma implacável e sistemática censura no plano editorial, opinativo e informativo sobre o amplo, contínuo e inovador trabalho de construção de um sistema de combate à corrupção no Estado brasileiro. Esta censura absurda  e implacável ao maior esforço republicano anti-corrupção  da história do país  serve na medida  ao discurso da oposição neoliberal de que nunca houve tanta corrupção no Brasil e que o PT é o partido mais corrupto.  Este ensaio é dedicado a todos os brasileiros que nestes anos foram e continuam sendo injustamente caluniados como corruptos. 

O PSDB não entende nem de povo, nem de rede

Imagem
Luis Nassif A atitude do deputado Antonio Imbassahy (PSDB-Ba), um dos braços armados de José Serra na Câmara, de impedir o decreto de regulamentação da participação popular nas políticas públicas, mostra a enorme dificuldade do PSDB em entender de povo. Do alto de seu enorme conhecimento sobre o povo, Imbassahy foi definitivo: "Esse tipo de medida está fora de sintonia com o que a sociedade deseja". Não adianta! Desde junho de 2013 havia uma bola quicando na área da política, conforme cansei de apontar: o aprofundamento da democracia direta, de outras formas de participação.

As mentiras da Veja sobre gravidez e partos no Brasil

Imagem
Parto normal vs. cesárea: desmascarando as mentiras do menino maluquinho da revista Veja Colunista da Veja, Rodrigo Constantino (foto) produziu um texto histérico e mentiu deliberadamente sobre estudo “Nascer Brasil” (Pragmatismo Político) Carolina Brulher, Mãe em Treinamento Há alguns dias, a Fiocruz publicou o estudo “Nascer Brasil”  onde acompanhou 24 mil mulheres e analisou alguns dados importantes sobre gravidez/parto. Concluiu o que todos já sabemos: embora o índice de cesarianas no Brasil seja de 56% (46% na rede pública e 88% na rede privada) a maior parte das mulheres iniciam o pré-natal desejando o parto normal (70%). Veja também: “Na hora de fazer, não gritou”

De Masi: o Brasil tem um destino próprio

Imagem
Autor: Fernando Brito Meus bons amigos e ótimos jornalistas Paulo Noronha e Octávio Costa fazem hoje, no  Brasil Econômico , um bela entrevista com o sociólogo italiano Domenico De Masi, que andou apanhando na nossa mídia por uma primária (ou deliberada) confusão entre sua admiração pelos brasileiros e sua crença no poder criativo do ócio, que a idiotia confunde com preguiça. De Masi nada mais faz que repetir, sociologicamente, a observação brechtiana expressa em  Galileu Galilei : “Eu sustento que a única finalidade da ciência está em aliviar a canseira da existência humana”.

Uruguai zera mortes ligadas ao comércio de maconha após regulamentação

Imagem
 O Uruguai conseguiu zerar as mortes ligadas ao comércio e ao uso de maconha desde que o país regulamentou o cultivo e a venda da substância em dezembro passado, como afirmou o secretário nacional de Drogas do país, Julio Heriberto Calzada. Ele participa nesta segunda-feira (2) de um debate sobre o tema na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, em Brasília. Por Sarah Fernandes, da  Rede Brasil Atual Geraldo magela/ Agência Senado   O secretário disse ainda que acredita que a implementação de políticas públicas relacionadas ao uso de maconha poderão modificar a forma de consumir a substância, levando à redução no número de usuários. O Uruguai assegura o autocultivo de maconha, com até seis pés por moradia, a participação em clubes de cultivo de 15 a 45 membros, e a aquisição a partir de um registro controlado pelo governo.

O que significa(ria) o excepcionalismo sem o excepcional?

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 31/5/2014,  [*]  Moon of Alabama “ Exceptionalism Without Exceptional Means? ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Barack Obama O governo de Obama quer conseguir seu “pivô para a Ásia” – é o plano dele para reagir ao crescimento da China – sem usar força militar. Não vai funcionar. Países locais, que os EUA querem usar como “procuradores”, temem que, sem ameaça crível de que os EUA darão cobertura militar aos respectivos rabos deles, com as bombas atômicas norte-americanas, não haverá limite ao que a China pode fazer e fará para proteger o próprio quarteirão. Estão cobertos de razão.

O rei de Espanha não é a rainha de Inglaterra

Imagem
JORGE ALMEIDA FERNANDES   02/06/2014 - 22:36 Do Público - Portugal Juan Carlos abdica para salvar a monarquia. Em Fevereiro, o historiador Santos Juliá aconselhou-o a “dissociar a instituição da sua própria pessoa”. A Espanha atravessa uma grande crise de confiança nas instituições, agravada pela quebra da confiança no rei. Argumentava Juliá: “O perigo principal da forte e originária vinculação da instituição à pessoa do rei é que a perda de confiança nele arraste a maciça deslegitimação daquela.”

Brasil produzirá o dobro de petróleo em 10 anos, diz ANP

Imagem
Para diretor da agência, País "tem contribuição fundamental no equilíbrio do mercado mundial" Agência Brasil Com a perspectiva de dobrar as reservas provadas, atualmente em 15,6 bilhões de barris de petróleo, o País "tem contribuição fundamental no equilíbrio do mercado mundial de petróleo". A avaliação é do diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Helder Queiroz, que participa na manhã desta segunda-feira, 2, do Seminário de Matriz e Segurança Energética Brasileira, no Rio de Janeiro. "O País está numa fase de crescimento acelerado da produção, o que vai fazer com que ele mude sua posição no cenário mundial petrolífero", afirmou Queiroz. A expectativa, segundo ele, é de que as reservas e também a produção total no País dobrem em cerca de oito a dez anos.

Nunca houve um volume tão grande de recursos para a Agricultura Familiar na história

Imagem
A  presidenta Dilma Rousseff  afirmou que os R$ 24,1 bilhões representam o maior investimento que o  Plano Safra 2014/2015  já fez para financiar a atividade de  milhões de brasileiras e brasileiros que vivem da Agricultura Familiar . No programa semanal  Café com a Presidenta  desta segunda-feira (2), ela destacou que o valor é dez vezes maior do que o aplicado na safra 2002/2003. “Os recursos do novo plano são para o custeio da safra, para comprar, por exemplo, a semente, o adubo, para pagar o combustível das máquinas, também para investimento, para comprar máquinas e equipamentos agrícolas, modernizando as pequenas propriedades rurais e, assim, produzindo alimentos de forma sustentável”, explicou. Sobre esta modernização das pequenas propriedades, Dilma ressaltou que o Plano Safra 2014/2015 reservou R$ 12 bilhões justamente para financiar a compra de máquinas e equipamentos. Com isso, aumenta a produtividade do agricultor e, consequentemente, a renda que ele recebe.

Como o “terrorismo jurista” pode virar um tiro no pé da direita

Imagem
 Autor: Fernando Brito É evidente para qualquer um que o Brasil está a anos-luz de uma crise econômica. Mas seria auto-ilusão achar que a intensa campanha política desenvolvida pela dupla mídia+mercado não produziu, ao lado de uma persistente política de elevação de juros,  pisou fortemente o freio da economia brasileira. Esse resfriamento, ironicamente, pode se tornar um tiro no pé dos objetivos eleitorais mídio-mercadistas.

Faustão ataca a Copa e esquece a Globo

Imagem
Por Altamiro Borges O apresentador Fausto Silva anda muito revoltado. Não deve ser por causa do salário, já que ele recebe uma fortuna da TV Globo e ainda tira uns “trocados” dos bilionários anunciantes. Nos últimos tempos, ele transformou o seu programa Domingão do Faustão num verdadeiro palanque, com duros ataques ao governo Dilma. Neste domingo (1), segundo o site UOL, ele aproveitou para “criticar a incompetência e a corrupção no Brasil”, reforçando o complexo de vira-latas das elites tão em moda nas vésperas da abertura da Copa do Mundo. Vale conferir alguns trechos da reportagem: ***** “País da Copa do Mundo, mas que não conserta enchente, que dá serviço péssimo de saúde, escola de quinta categoria, que não oferece segurança. Esse é o país que quer fazer Copa do Mundo com 17 [12] cidades, mas que não faz nem com cinco”, entrou no assunto Fausto Silva, durante o ‘Domingão’, deste domingo (1). O apresentador prosseguiu com as críticas, mas pediu uma trégua à população br

Agenda internacional da semana: 1º a 8 de junho de 2014

Imagem
Repercute na mídia internacional a entrevista de Edward Snowden, hoje asilado na Rússia, dada ao Fantástico, em que confirma que pediu asilo ao Brasil. Flávio Aguiar, de Berlim FIFA e a Copa do Mundo Em sua edição de 1º de junho o jornal inglês Sunday Times apresentou denúncia de que houve possivelmente suborno de membros da comissão da FIFA que indicou o Qatar como sede da Copa de 2022. Segundo a denúncia, o príncipe Mohamed bin Hammam, que já foi membra da comissão, teria pago 5 milhões de dólares em propinas, presentes e outras transferências legais em troca de votos a favor daquele país. Nesta segunda-feira, 2 de junho, um enviado da FIFA, Michael Garcia, se reúne com membros da comissão esportiva do Qatar para tratar do tema, e a direção da FIFA também vai tratar do tema em reunião, em São Paulo.

E José Eduardo Cardozo convalidou o terrorismo do Estadão

Imagem
Luis Nassif Chama-se de "suite" a repercussão que o  jornal dá a uma reportagem própria, visando manter o assunto no ar. No domingo, o Estadão produziu uma manchete terrorista, dentro da campanha para desmoralizar a Copa. Sem evidências maiores na reportagem, a manchete mencionava acordo entre os Black Blocs e o PCC para aprontar na Copa. Uma leitura superficial da reportagem mostraria tratar-se apenas de bazófia de um suposto integrante dos Black Blocs, sobre supostos contatos entre membros da seita que foram presos e integrantes do PCC e uma suposta conversa onde teria havido uma suposta intenção de apoio do membro do PCC (que não pertence à cúpula) às manifestações. Era o mesmo que entrevistar um cabo da PM e ele anunciasse em off, da sua cabeça, a estratégia da cúpula.

Juan Carlos abdica porque “uma nova geração reclama o papel de protagonista”

Imagem
quando disse que no seu país a monarquia faz parte da estabilidade. Juan Carlos novamente com Hugo Chavez: “Por qué no te calas?”, pediu o rei  AFP 8  /  29 ANA GOMES FERREIRA   02/06/2014 - 09:40 (actualizado às  18:25 ) Em poucos minutos, o rei despediu-se de 39 anos de trono. Explicou que sai de cena porque Espanha precisa de “um impulso de renovação”. E pediu apoio para o filho, o futuro Felipe VI, quando disse que no seu país a monarquia faz parte da estabilidade. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, convocou os jornalistas, no início da manhã desta segunda-feira, para uma declaração de emergência para anunciar que o rei Juan Carlos abdicou a favor do príncipe Felipe.