Postagens

Mostrando postagens de maio 22, 2014

ILHADO NO MEIO JURÍDICO, BARBOSA TRAÇA SAÍDA

Imagem
Joaquim Barbosa consegue feito inédito para um presidente do Supremo: está completamente isolado; da Procuradoria Geral da República à Ordem dos Advogados do Brasil, passando pelo STJ e as maiores associações de magistrados, ele é visto como elemento de "insegurança jurídica", "vingativo", "desrespeitoso" e "premeditadamente agressivo"; ministro violou entendimento do STJ de 2009 para derrubar direito ao trabalho externo de presos em regime semiaberto; a cinco meses do final de seu mandato, Barbosa pode, a qualquer momento, sair fazendo barulho; porta dos fundos da história da Justiça está aberta para ele 28 DE MAIO DE 2014 ÀS 20:36 247 –  Num feito inédito para um presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa conseguiu: está completamente ilhado em relação a seus colegas do Poder Judiciário. Do Procurador Geral da República ao presidente da Ordem dos Advogados, passando pelo plenário do Superior Tribunal de Justiça e to

Em dia sem gasolina, novos PMs passam frio em frente ao Palácio Iguaçu

Imagem
Postado por  esmael  em 28 mai 2014  Coração de pedra, governador Beto Richa deixa 2,5 mil novos policiais e bombeiros passando frio em frente ao Palácio Iguaçu na manhã desta quarta (28), quando os termômetros marcavam 10°C; segundo um desses oficiais ouvidos pelo Blog do Esmael, formandos ainda não receberam equipamentos como armas, coletes a prova de balas e jaquetas para frio; nesta manhã, também em frente a sede do executivo estadual, bombeiros foram flagrados empurrando uma viatura da corporação por falta de gasolina; a pergunta é: esses moços e moças terão condições de combater o crime e outros sinistros sem gasolina, sem armas, sem ração, sem uma mísera jaqueta para aquecer o frio? O governador Beto Richa (PSDB) anunciou na manhã desta quarta-feira (28) reforço de 2,5 mil novos policiais e bombeiros militares. Desses, segundo o Palácio Iguaçu, 917 irão atuar em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Até aí nada demais.

A primeira contradição histórica do Papa Francisco

Imagem
O processo de canonização de João Paulo II, que passará à história como o Papa carrasco da modernidade e do Concílio Vaticano II é uma vergonha. Federico Fasano (*) Há poucos dias, o Papa Francisco, furacão das mudanças estratégicas na segunda religião do planeta Terra, cometeu seu primeiro erro histórico. Deu aval à canonização simultânea do “Papa bom”, como chamavam o Papa João XXIII, o Papa da mudança renovadora, o dirigente pontífice que voltou às raízes se inspirando na Igreja primitiva das primeiras centúrias; e a de João Paulo II, o Papa do status quo, artífice da restauração termidoriana na Igreja dos pobres, aquela comunidade espiritual fundada há dois mil anos por um humilde carpinteiro hebreu de Nazaré – a mesma que Francisco pretende refundar com sagacidade e cautela, resgatando as sementes igualitárias dos primeiros cristãos. 

Patrocinador do golpe na Ucrânia é parceiro de assessor de Aécio Neves

Imagem
Armínio (à esq.), em uma reunião social com o sócio George Soros (à dir.), em Nova York, EUA Parceiro de Armínio Fraga neto, ex-presidente do Banco Central e homem de confiança do presidenciável tucano, o senador Aécio Neves (PSDB/MG), o multimilionário norte-americano George Soros reconheceu, nesta quarta-feira (28), sua responsabilidade sobre o golpe de Estado na Ucrânia, aplicado pela ultradireita, com apoio de forças neonazistas.  Fraga, que se propõe a colaborar na campanha de Neves, baseia-se na sua experiência como sócio de Soros em fundos de investimento. Soros admitiu ter contribuído com a extrema direita para a derrubada do regime democrático ucraniano e a implantação do governo de facto que assumiu em seguida.

O verdadeiro discurso do medo

Imagem
No Chile, o primeiro ato da derrubada de Salvador Allende desenrolou-se com uma paralisação de transportes seguida de um lock-out do comércio de alimentos. Wanderley Guilherme dos Santos Também seguimos inseguros, os empenhados existencialmente nesse fluxo histórico de espetacular transformação da comunidade brasileira. Também seguem meio desorientados os que apostaram na capacidade de um punhado de políticos de boa cepa ensinar ao país que é possível perseguir uma sociedade justa, não obstante os entulhos de um passado oligarca e suas reencarnações tatibitati. Mas incomoda vê-los hesitar diante das vociferações dos antidemocratas de todas as cores. A imagem de meia dúzia de desatinados, entre os quais índios sem teto ou sem oca, expostos a selfies na marquise do Congresso não prenuncia nada engraçado.

Advogado que levou PT à derrota no STF é ligado a Gilmar

Imagem
Luis Nassif qua, 28/05/2 014 - 19:10  - Atualizado em 28/05/2014 - 21:23 Luis Nassif Embora tenha sido atacado nas redes sociais, por não conceder a medida impetrada pelo PT para conseguir que os presos da AP 470 tenham direito à prisão no semi-aberto, é consenso no STF (Supremo Tribunal Federal) que o Ministro Marco Aurélio de Mello agiu acertadamente. O advogado do PT, Rodrigo Mudrovitsch valeu-se de um instrumento legal chamado de ADPF (Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental) criado pela Constituição de 1988.

PAULISTA VAI TER ÁGUA DE CANEQUINHA !

Imagem
Padilha vem aí de jaleco branco Do  Estadão : SE CRISE PIORAR, VAMOS DISTRIBUIR ÁGUA COM CANEQUINHA, DIZ DIRETOR DA SABESP SÃO PAULO – O diretor metropolitano da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato, negou nesta quarta-feira, 28, que haja racionamento de água na Grande São Paulo e disse que se a crise de estiagem do Sistema Cantareira se agravar vai “distribuir água com canequinha” aos moradores atendidos pela concessionária. “Nós já economizamos a retirada do Cantareira em 9 mil litros por segundo. Para obter o mesmo resultado seria necessário implantar rodízio de um dia e meio com água e cinco dias sem água. Se houver alguma crise maior, nós vamos distribuir água com canequinha. Porque não é possível ter alguma coisa mais drástica do que nós já estamos praticando”, disse Massato. (…)

Por que regular a mídia é um passo essencial para o avanço do Brasil

Imagem
por :   Paulo Nogueira Poder e dinheiro muito além do razoável O argumento mais imbecil contra a regulamentação da mídia é a que a associa com “censura”. Na grande definição de Eça, há aí uma mistura de má fé cínica com obtusidade córnea. Todas as sociedades desenvolvidas regulam sua mídia. Estabelecem regras para diversas questões que são simplesmente ignoradas no vale tudo nacional. Por exemplo: direito de resposta. Na Dinamarca, se você comete uma injustiça cabal, é obrigado a se retratar rapidamente e em espaço nobre.

Franklin Martins diz que “não houve” mensalão e que a Globo quer “comandar o país”

Imagem
por  Miguel do Rosário A  entrevista foi publicada , em outubro do ano passado, numa revista de Porto Alegre, chamada  Bastião , cujos editores eu tive o privilégio de conhecer em Brasília na semana passada. Mas eu só li há alguns dias e logo constatei duas coisas: 1) ela ainda é super atual; 2) não circulou quase nada pela blosgosfera. Então ela é quase inédita! Franklin Martins faz observações atiladas sobre a democratização da mídia. Ele observa que o Brasil promove mudanças lentas, porque a construção de maiorias costuma se formar mais vagarosamente no Brasil. Somos grandes demais, diversos demais. O processo de formar maiorias é mais difícil aqui. Mas quando estas se formam, duram muito. Permanecem consolidadas com mais firmeza do que em outros países, que conseguem construir maiorias com mais agilidade, como a Argentina, onde tudo é mais rápido por ser o debate político muito concentrado apenas em Buenos Aires.

De Kiev a Bogotá, eleitores levaram é um chocolate

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 27/5/2014, Coups de dent n. 144 [Ayman, o Crocodilo, Mordida n° 144] Coups de dent N° 144 − De Kiev à Bogotá, les électeurs sont chocolat Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Eleições na Europa - 2014 No mesmo domingo, votaram os eleitores ucranianos, colombianos e da União Europeia. Nesse começo de semana, é a vez dos egípcios se achegarem às urnas. De Kiev a Bogotá, passando por Bucareste, Toulouse, Manchester, Rovaniemi, Kaunas, Wuppertal, Port-Saïd e Gizé, essa efervescência eleitoral não trouxe nem trará nenhuma verdadeira surpresa. No Egito, o marechalíssimo Si SS i com certeza papará uma eleição-trapaça-burla-mistificação, cuja única função é aplicar um verniz de legalidade ao seu golpe de estado contra presidente eleito. Na Colômbia, onde 6 de cada 10 eleitores não saíram de casa para meter o pedacinho de papel no buraquinho da urna, saberemos dia 15 de junho quem vencerá o segundo turno, se Santos, aluno e sucessor do U(bu)ribe,

Dilma anuncia medidas para aumentar o percentual de biodiesel no óleo diesel

Imagem
Presidenta Dilma discursa na cerimônia de anúncio de medidas de fomento à produção e ao consumo de biodiesel. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR A presidenta  Dilma Rousseff  anunciou edição de Medida Provisória que aumenta a adição obrigatória do biodiesel no óleo diesel, durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (28). O percentual de mistura aumenta de 5% para 6% a partir de 1º de julho, e para 7% do dia 1º de novembro em diante. Cada ponto percentual representa aumento de 600 milhões de litros na demanda pelo biocombustível, o que, para Dilma, mostra a maturidade do  Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel . “Nós conseguimos assegurar que 24 horas por dia, 365 dias do ano, B6 e B7 serão atingidos com tranquilidade, sem estresse. A nossa produção na pequena agricultura familiar e na grande agricultura de soja sustenta esse programa. Daí porque saímos de uma situação em que na escala dos países produtores de biodiesel, nós não existíamos. Nós saím

Não testem a paciência da população…

Imagem
Autor: Fernando Brito Quem perde o contato com o povo não consegue perceber certos sinais de mudança nos sentimentos da população. E já ficou claro que o povão está de saco cheio de situações que estão sendo provocadas com o aproveitamento oportunista da aproximação da Copa do Mundo. Nenhuma manifestação está sendo proibida ou reprimida, salvo quando tenta invadir eventos públicos ou privados, o que não é direito de nenhum manifestante.

Francischini escondeu um dos suspeitos da Lava Jato

Imagem
qua, 28/05/2014 - 12:56  - Atualizado em 28/05/2014 - 14:29 Jornal GGN  - Considerado um dos canais de vazamento da Operação Lava Jato da Polícia Federal - que investiga a atuação do doleiro Alberto Youssef -, o ex-delegado e deputado federal Fernando  Francischini, do partido Solidariedade (ex-PSDB), deixou de divulgar um dos nomes que surgiram nos grampos da polícia: ele próprio. Seu nome foi diretamente envolvido nas negociações entre Yousseff e o deputado Luiz Argolo, também do Solidariedade. Lá pelas tantas, Argolo diz a Yousseff que está fechando um acordo "que acho que vai dar certo". "Francisquini fica na liderança fazendo o papel combinado com a gente e eu farei como primeiro vice-líder o encaminhamento em prol do governo e do Palácio. Já falou comigo."

Na Itália foi simples: a esquerda reaprendeu a vencer

Imagem
REDACTOR PRINCIPAL Jorge Almeida Fernandes Do Público - Portugal O Movimento 5 Estrelas (M5S), de Grillo, recuou para 21 e a Força Itália, de Silvio Berlusconi, caiu para 16,8. Para encontrar uma vitória desta dimensão é preciso recuar a 1958, em que a Democracia Cristã obteve o mesmo score. Na Europa, foi a única grande vitória do centro-esquerda numas eleições marcadas pelo populismo. Houve também eleições regionais: o PD ficou à frente em 107 das 110 províncias. O grande derrotado foi Grillo que via nas europeias o seu terreno ideal. “Renzi ganhou e ganhou em grande, demolindo a noção de que a vaga anti-sistema de Bepe Grillo era imparável”, resumiu o Financial Times. Disse alguém que “para curar o populismo é preciso curar a nossa democracia”. É o que Renzi se propôs fazer: “reformar a política”. A Itália volta a ser olhada como um laboratório.

O uribismo da direita latinoamericana

Imagem
Esse é o projeto que tem direita latino-americana: a restauração conservadora, antipolular, de submissão externa e de submissão interna às elites tradicionais. por Emir Sader  Parecia que a Colômbia tinha virado a pagina terrível da sua história de 50 anos de violência, de guerras civis, de terrorismo. Mas de repente o uribismo volta a projetar o fantasma de todo esse cenário como um passado que não passa. Caso triunfe Oscar Zuluaga no segundo turno do dia 15 de junho, já anunciou que no mesmo dia de sua posse, 7 de agosto, suspenderá as negociações de paz com as Farc, com o que se pode supor que, de imediato, se restabelecerá uma espiral de enfrentamentos militares, com a guerrilha buscando demonstrar o que se está perdendo sem as negociações de paz e com as FFAA buscando demonstrar que a violência seria a única forma de enfrentar as guerrilhas. Seria um retorno terrível a um passado que se acreditava superado pelas negociações políticas para terminar de vez com esse passad

O emprego e a urna

Imagem
O avanço da extrema direita numa Europa com 26 milhões de desempregados mostra o quanto é perigosa a agenda que pretende replicar aqui o arrocho praticado lá. por: Saul Leblon   Berço do Renascimento e das ideias libertárias, a Europa se transformou em um enorme depósito de desempregados. Vinte e seis milhões de trabalhadores foram cuspidos do mercado de trabalho pelo arrocho neoliberal que se arrasta por seis anos. Vinte e cinco por cento dos eleitores do continente responderam à desordem dando seus votos às ideias xenófobas, de extrema direita, eurocéticas e fascistas nas eleições deste domingo, na renovação do parlamento  europeu. O conservadorismo brasileiro faz olhar de paisagem. A mídia trata o terremoto como um sismo em terras distantes. Um assunto estranho a sua pauta. Não é.

“Não é mole não, o Neymar ganha menos que o Galvão”

Imagem
Autor: Fernando Brito Léo Dias,  colunista de  O Dia ,  revelou ontem  que o narrador Galvão Bueno, uma das maiores “malas sem alça” da televisão brasileira, ganha – de salário – R$ 5 milhões mensais da Globo. Neymar, o craque da Seleção, ganha,  segundo a Folha , cerca de R$ 3 milhões por mês do Barcelona. Nem os valores de Galvão nem os de Neymar incluem o que ganham com publicidade e  merchandising  dentro e fora de suas funções.

Conflicts Fórum: Comentário semanal de 16 a 23/5/2014

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO [*]  Conflicts Forum “ Conflicts Forum’s Eeekly Comment 16 − 23 May 2014 ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Medvedev e Putin assistem TV no refeitório dos atletas durante as olimpíadas de Sochi Estamos a caminho de um quente “verão de descontentamento ”?  [1]  Parece que sim. A situação política geoestratégica certamente empurra as próprias agulhas na direção de mais e mais tensões, e está andando na direção do “vermelho” em vários  fronts . Claramente, a imprevisibilidade volátil, caótica da crise ucraniana continua como possível gatilho a disparar uma confrontação dos EUA contra a Rússia – conflito “não desejado e desnecessário” como observa com amargura o primeiro-ministro russo e atlanticista muito empenhado, Dmitri Medvedev.

Por que a guerra é inevitável

Imagem
  [*] Paul Craig Roberts  −  Institute for Political Economy “ Why War Is Inevitable ” Traduzido por    mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO Memorial Day Memorial Day   é o dia no qual os EUA comemoramos nossos mortos na guerra. Como o 4 de Julho, o   Memorial Day   está transformando-se em glorificação da guerra. As pessoas que perderam familiares ou amigos queridos para a guerra não conseguem suportar a ideia de que morreram em vão. Então a guerra torna gloriosos os atos daqueles nossos nobres soldados, que sacrificaram a vida lutando pela verdade, pela justiça e pelo modo americano de ser. Inflamados, patrióticos discursos nos reafirmam o quanto devemos àqueles que deram a vida para que os EUA permaneçam livres! Apesar da boa intenção das falas, esse tipo de discurso apenas cria uma realidade falsa que apoia mais e mais guerras. Digam o que disserem os discursos, nenhuma das guerras travadas pelos EUA teve nada a ver com nos manter livres. Ao contrário, essas

A Europa não saiu do mato

Imagem
Enquanto a Alemanha cresce, os países periféricos ficam ainda mais para trás por  Paul Krugman                                            CLEMENS BILAN / AFP O único país que cresce economicamente na Europa é a Alemanha. Na imagem, a chanceler Angela Merkel Em  2013 , houve muitas declarações de que a crise do euro terminou e que a economia da Europa estava em recuperação. Por trás dessas afirmações há algo muito real – uma enorme convergência nas taxas de juro e uma confiança crescente de que os riscos políticos do euro recuaram – e algo mais duvidoso: um modesto aumento no crescimento dos países devedores. Por isso, os últimos números do PIB da Zona do Euro são decepcionantes. Não é só porque o crescimento em geral permanece lento. É também porque o crescimento está nos lugares errados. Precisamos ver convergência entre os países assolados pela austeridade na periferia da Zona do Euro e os países no núcleo. A Alemanha é a principal fonte de crescimento, com os países

FHC NU E CRU: “MEU TEMPO PASSOU”

Imagem
“Sou eu mesmo a única oposição, mas eu estou me lixando para o que Lula faz.” Amigo navegante envia exemplar da revista piauí (com caixa baixa …), de agosto de 2010. Traz uma reportagem sobre “O Andarilho”, na rubrica “o poder passado” e a apresentação:  “Em dez dias, 19 compromissos, duas palestras, sete aeroportos, seis aviões, dois continentes e dez mil quilômetros: a vida do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso longe do poder”, assinada por João Moreira Salles. É a mais perfeita exposição da alma do andarilho: no exterior, diante de uma revista de banqueiros para banqueiros e por banqueiros. À vontade. Como ele se mostraria,  num reality-show. Por sugestão do amigo navegante, aqui vai uma breve seleção de  pérolas do Príncipe :

Energia eólica: boas notícias, mas cuidado com as ilusões

Imagem
Autor: Fernando Brito O Brasil está avançando, e muito, na produção de energia elétrica a partir do vento. Um boletim da Câmara de Comercialização de Energia, divulgado hoje, registra que  capacidade instalada das usinas eólicas em operação no Brasil passou de 2.250 MW para 2.758 MW entre fevereiro e março de 2014 – um crescimento de 22,6% em apenas um mês. Só em março, entraram em operação 21 parques eólicos. Em um ano, o aumento  foi de 36% frente aos 2.027 MW instalados em março de 2013. Nos próximos meses, este total subirá para perto 3.400 MW, equivalentes à usina de Belo Monte, no período de seca, ou a um terço dela, nas chuvas.

Fantasma de Cacciolla faz Aécio fugir da CPI-Petrobras. FHC/PSDB "compraram" prejuízo de R$ 2bi na Argentina.

Imagem
Por:  Zé Augusto Do blog Os Amigos do Presidente Lula Fantasma do passado: Em 7 de março de 2002, o jornal Estadão noticiava  "Subsidiária da Petrobras na Argentina tem prejuízo de R$ 790 milhões" . Da notícia tratada com discrição (e inexplicavelmente escondida no caderno "cidades") extraímos as informações e complementamos:

Eduardo Campos no Roda Viva: cadê a novidade?

Imagem
por :   Paulo Nogueira Discurso descalibrado Não me é fácil enfrentar o Roda Viva pelo histrionismo pseudojornalístico do apresentador Augusto Nunes, mas ontem fui para o sacrifício quando vi que o entrevistado era Eduardo Campos. A impressão geral que me ficou foi de despreparo geral – entrevistado e entrevistadores. Desconto aqui a representante do Valor, Maria Cristina Fernandes. Ela foi a única pessoa a trazer algo novo no debate: perguntou a Eduardo Campos o que ele achava do livro sensação de Thomas Piketty sobre a desigualdade social.

O teto do antipetismo

Imagem
Posted by  eduguim Por Eduardo Guimarães Desde 2006, a cada eleição presidencial a cantilena oposicionista-midiática é a mesma: dessa vez, vai. Em 2006, o terremoto do mensalão fez a mídia e seu aparato político, a dita oposição, acreditarem que tinham “matado” Lula – politicamente, por mais que a vontade fosse literal. Em 2010, as teorias eram sobre como o mesmo Lula não conseguiria transferir votos a Dilma. Em 2014, a aposta é na queda da aprovação a Dilma e ao seu governo. Uma queda que de fato ocorreu. Porém, o que os entusiastas dessa teoria parecem não enxergar – ou não querer enxergar – é que essa queda não se resume a Dilma; a classe política perdeu aprovação de forma generalizada, tanto à direita quanto à esquerda, passando pelo centro.

Presidência da Comissão Europeia: uma decisão alemã

Imagem
A eleição de Jean-Claude Juncker para a presidência da Comissão Europeia, pode ser o começo da recuperação do projeto de Angela Merkel para a Europa. Flávio Aguiar Nesta terça-feira, 27, as manchetes proclamam que Martin Schulz, o candidato social-democrata à presidência da Comissão Europeia, decidiu apoiar seu rival, Jean-Claude Juncker, que concorre ao cargo pelo Bloco Conservador. Estas manchetes se sucedem a uma reunião realizada ontem, segunda, entre a chanceler Angela Merkel e representantes do SPD alemão e à rotunda crítica feita por Daniel Cohn-Bendit a Schulz, acusando-o de ter feito uma campanha baseada num “nacionalismo disfarçado”. Cohn-Bendit, que se notablizou pelas jornadas de maio de 68 na França, é hoje deputado no Parlamento Europeu pelo Partido Verde alemão. E elas antecedem a reunião do Conselho Europeu – de chefes de estado – que começa hoje com um jantar oficial em Bruxelas. Cabe a este Conselho indicar o nome do candidato a presidente da Comissão ao P

UKIP leva 24 eurodeputados para Estrasburgo, trabalhistas ficam em segundo

Imagem
JOÃO RUELA RIBEIRO   26/05/2014 - 15:58 Ninguém parou o UKIP de Farage. Partido eurocéptico venceu em metade das regiões eleitorais britânicas e ainda conseguiu eleger deputados na Escócia e em Gales. Nigel Farage, um "político consumado" ou apenas "um tipo normal"?  LEON NEAL / AFP É preciso recuar mais de cem anos para assistira a algo assim na política britânica. O UKIP (Partido da Independência do Reino Unido) venceu as eleições europeias e os partidos tradicionais tentam gerir as diferentes derrotas. A contagem dos votos, concluída esta segunda-feira, confirmou a vitória do partido eurocéptico, que garante a eleição de 24 eurodeputados, mais 11 do que em 2009. Das 12 regiões eleitorais do Reino Unido, o UKIP venceu em seis e conseguiu até eleger eurodeputados na Escócia e no País de Gales.

FEIRÃO VENDE 90 MIL IMÓVEIS ! CRISE … É A DA GLOBO !

Imagem
É, Kamel, 90 mil navegantes com banda larga, que não vão mais ver o jn … Do amigo navegante Coyotte O  Conversa Afiada  reproduz noticia que não saiu nem sairá jamais na  Globo Overseas , ainda que a Caixa faça publicidade nela – e no C Af – dois produtos de audiência de massa  (sorry, periferia). O 10º Feirão Caixa da Casa Própria comercializou 90.410 imóveis, dentre residenciais e comerciais. As negociações alcançaram R$ 15,6 bilhões, valor que superou em 11,72% os negócios fechados em 2013. O evento da Caixa Econômica Federal, finalizado no último final de semana (dias 24 e 25), aconteceu em 13 cidades e recebeu 434.417 mil visitantes.