Postagens

Mostrando postagens de maio 13, 2014

HĆ” limite para a pauta negativa?

Imagem
VenĆ­cio Lima  Em ano eleitoral, Ć s vĆ©speras da realizaĆ§Ć£o de um evento de repercussĆ£o global, o que motivaria esse jornalismo que sĆ³ enxerga pautas negativas? (*) Publicado originalmente no ObservatĆ³rio da Imprensa . No dia em que fiz o “depĆ³sito” da minha tese, exultante por ter conseguido chegar ao final de uma jornada de mais de trĆŖs anos, caminhei orgulhoso atĆ© a Biblioteca Central da Universidade de Illinois, onde era bolsista na seĆ§Ć£o de AmĆ©rica Latina, para contar a boa nova e mostrar o trabalho aos colegas. Uma amiga querida, rigorosa e exigente, bibliotecĆ”ria da ColeĆ§Ć£o

Fel-ha de SP abre o “ManifestĆ“metro”

Imagem
O incentivo Ć s arruaƧas contra o ItaquerĆ£o foi um fracasso retumbante O Conversa Afiada avisou que ia lanƧar este “ ManifestĆ“metro “: um instrumento para medir a intensidade com que o PiG incentiva, organiza, anaboliza e cobre as manifestaƧƵes para derrubar a Dilma. Clique aqui para ler “Dilma nĆ£o assiste Ć  Globo” e adicione Ć  lista do que ela nĆ£o lĆŖ, o PiG cheiroso (*), o jornal Valor. O “ManifestĆ“metro” faz parte do mesmo arsenal tecnolĆ³gico do “ DataCaf ” , pesquisa de intenĆ§Ć£o de voto com 50% de margem de erro e amostragem mĆ³vel e flexĆ­vel, que o Conversa Afiada publica toda semana.

A “Marselhesa” Ć© racista? Por que cresce o movimento para mudar o hino nacional da FranƧa

Imagem
Diario do Centro do Mundo A seleĆ§Ć£o francesa Publicado originalmente no Cran. A famosa “Marselhesa” serĆ” cantada de cor por toda a FranƧa durante a Copa do Mundo. Se os prĆ³prios jogadores vĆ£o se juntar ao coro de um hino que remonta ao tempo das guerras revolucionĆ”rias francesas Ć© outra questĆ£o. Alguns jogadores, nomeadamente Karim Benzema, que Ć© de origem argelina, foram criticados no passado, principalmente por gente mais Ć  direita, por nĆ£o estufar o peito para cantar a letra poderosa.

Como entender a ida do editor da Veja para a equipe de AĆ©cio

Imagem
por : Paulo Nogueira Cabral Uma pequena notƭcia que circulou hoje na internet Ʃ reveladora do que se passa na mƭdia. O jornalista OtƔvio Cabral, editor executivo da Veja, deixou a revista para se juntar Ơ campanha de AƩcio Neves. A pergunta que emerge Ʃ: quando, em outros tempos, um editor executivo deixaria a Veja para fazer uma campanha que, muito provavelmente, vai terminar em lƔgrimas?

CrĆ©dito rural: o triplo, em valor real, do Ćŗltimo ano de FHC

Imagem
Autor: Fernando Brito Soube que a senadora Ana AmĆ©lia (PP-RS) , cortejada por AĆ©cio Neves, anda fazendo campanha no Rio Grande do Sul dizendo que os agricultores fizeram a sua parte, na grande safra gaĆŗcha, mas  que o Governo nĆ£o fez a dele. A senadora poderia recordar que foi jornalista e informar-se melhor.

GetĆŗlio: tĆ£o "isento" e "didĆ”tico" quanto um filme das organizaƧƵes Globo

Imagem
Mais competente do que a mĆ©dia, um tanto enfadonho e longo, GetĆŗlio, longa-metragem de JoĆ£o Jardim, Ć© um filme nada inocente na sua tomada de posiĆ§Ć£o.  RogĆ©rio Dultra dos Santos, Professor de Teoria da ConstituiĆ§Ć£o da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense Visto o filme, a tentaĆ§Ć£o de escrever sobre o que ele nĆ£o conta Ć© grande – afinal, e para ficar em um singelo exemplo, onde estĆ£o as forƧas polĆ­ticas e os interesses norte-americanos na deposiĆ§Ć£o de GetĆŗlio, onde estĆ” o discurso anticomunista, motor dos golpes todos, de 1930 a 1964? Vou tentar, ao invĆ©s, falar apenas do que considero que o filme mostra atravĆ©s de seus personagens, sem deixar de me posicionar diante de alguns lugares-comuns que tĆŖm circulado acerca do mesmo.

Bachelet assina primeiro projeto de reforma educacional no Chile

Imagem
 Proposta apresentada hoje prevĆŖ fim do lucro e da seleĆ§Ć£o de estudantes; crĆ­tico, movimento estudantil convoca manifestaĆ§Ć£o A presidente do Chile, Michelle Bachelet, assinou nesta segunda-feira (19/05) o primeiro projeto da reforma educacional no paĆ­s, um dos principais pilares do programa de governo. A reivindicaĆ§Ć£o por uma educaĆ§Ć£o pĆŗblica, gratuita e de qualidade Ć© a principal bandeira do movimento estudantil chileno, que, desde 2011 tem realizado diversos protestos em todo o paĆ­s. AgĆŖncia Efe "Estamos fazendo aquilo que tanto repetiram nossos estudantes, a educaĆ§Ć£o Ć© um direito, e nĆ£o um privilĆ©gio", disse Bachelet "Estamos comeƧando a reforma educacional mais significativa dos Ćŗltimos 50 anos", disse a governante socialista ao assinar o projeto. A iniciativa propƵe a eliminaĆ§Ć£o do lucro, da seleĆ§Ć£o de alunos por parte dos colĆ©gios e dos copagamentos nos estabelecimentos particulares subvencionados pelo Estado. Bachelet ressaltou a &q

Paulo Coelho chama Ronaldo de imbecil por frase

Imagem
  Terra A declaraĆ§Ć£o de Ronaldo em 2011 defendendo os gastos em estĆ”dios com a Copa do Mundo ainda provoca crĆ­ticas ao ex-jogador. Em entrevista ao jornal francĆŖs Le Journal du Dimanche, publicada na Ćŗltima semana, o escritor brasileiro Paulo Coelho disse que o membro do ComitĆŖ Organizador Local (COL ) nĆ£o deveria ter feito a comparaĆ§Ć£o de gastos com hospitais. “NĆ³s poderĆ­amos usar o dinheiro para construir algo diferente de estĆ”dios em um paĆ­s que precisa de tudo: hospitais, escolas, transportes... O Ronaldo Ć© um imbecil ao dizer que nĆ£o Ć© papel da Copa do Mundo construir infraestrutura”, afirmou ao jornal. Ao assumir o posto no COL, em 2011, Ronaldo disse que era preciso construir estĆ”dios, pois nĆ£o se fazia Copa com hospitais.

NĆ£o existia combate Ć  corrupĆ§Ć£o polĆ­tica antes do governo Lula

Imagem
A corrupĆ§Ć£o ainda Ć© um grave problema no Brasil porque o combate Ć  corrupĆ§Ć£o ainda estĆ” em sua infĆ¢ncia. Tem pouco mais de 10 anos. Por Antonio Lassance*, no Correio do Brasil CorrupĆ§Ć£o: Lula e Dilma sĆ£o hoje acusados de fazerem pouco justamente por aqueles que nĆ£o fizeram nada alĆ©m de aparelhar o Estado para fins partidĆ”rios. Ɖ a partir do governo Lula que se cria a Controladoria Geral da UniĆ£o; a PolĆ­cia Federal multiplica seu efetivo e o nĆŗmero de operaƧƵes; e as demissƵes de servidores envolvidos em ilĆ­citos se tornam regra, e nĆ£o exceĆ§Ć£o. Ɖ bem verdade que, antes, jĆ” existiam a PolĆ­cia Federal, o MinistĆ©rio PĆŗblico e uma Corregedoria-Geral da UniĆ£o. Mas alguĆ©m conhece alguma estatĆ­stica relevante dessa Ć©poca? NĆ£o existe. O combate Ć  corrupĆ§Ć£o no governo FHC Ć© traƧo.

As Ɣguas e os tucanos: Sabesp segue Sanepar e privilegia acionistas

Imagem
Governo tucano privilegia acionistas da Sabesp e populaĆ§Ć£o paulista fica sem Ć”gua Segundo especialista, a principal causa do racionamento Ć© a falta de investimentos em novos mananciais porque o dinheiro foi repartido entre acionistas da empresa Por LĆŗcia Rodrigues, especial para o Viomundo A falta de Ć”gua em SĆ£o Paulo nĆ£o pode ser atribuĆ­da Ć  ausĆŖncia de chuvas no Ćŗltimo perĆ­odo. A principal causa para o esvaziamento do sistema Cantareira, maior reservatĆ³rio da regiĆ£o metropolitana, se deve Ć  falta de investimentos do governo do Estado na ampliaĆ§Ć£o de novos mananciais. Essa Ć© a conclusĆ£o do professor aposentado da Escola PolitĆ©cnica da USP e engenheiro de hidrĆ”ulica e saneamento Julio Cerqueira Cesar, um dos maiores especialistas na Ć”rea.

Tambores de Ć”gua e banho de canequinha voltam Ć  cena em SĆ£o Paulo

Imagem
Em Pirituba, o tambor d’Ć”gua foi incorporado ao cenĆ”rio, como forma de escapar do impacto da falta de Ć”gua (Fotos e vĆ­deo Mohamad Hanjoura ) Racionamento afeta moradores de SĆ£o Paulo e faz preƧos de alimentos subir A falta de Ć”gua prejudica populaĆ§Ć£o da regiĆ£o metropolitana e do interior do Estado Por LĆŗcia Rodrigues , especial para o Viomundo A falta de Ć”gua em SĆ£o Paulo Ć© um problema que estĆ” longe de ser resolvido. Nem mesmo a forte chuva que caiu sobre a cidade neste domingo, 18, vai amenizar o sofrimento da populaĆ§Ć£o que convive com o corte no fornecimento de Ć”gua potĆ”vel nas torneiras, devido Ć  falta de investimentos do governo do Estado na ampliaĆ§Ć£o de novos mananciais e novas estaƧƵes de tratamento.

RĆŗssia e China prestes a anunciar o fim da era do dĆ³lar americano?

Imagem
Semana que vem, o mundo talvez jĆ” seja TOTALMENTE OUTRO! 18/5/2014, [*] Jeffrey Berwick , The Daily Bell Are Russia and China About to Announce the End of the US Dollar Era? TraduĆ§Ć£o mberublue Postado por Castor Filho A queda do poder de compra (inflaĆ§Ć£o) do US$ (dĆ³lar americano) ao longo do tempo Por todo o mundo estĆ£o acontecendo reuniƵes de paĆ­ses, com uma meta comum que tem muito a ver com vocĆŖ, seja vocĆŖ ou nĆ£o cidadĆ£o dos EUA: abandonar o dĆ³lar americano. Desde o inĆ­cio da crise da UcrĆ¢nia, o fim do dĆ³lar americano estĆ” cada vez mais perto. Movimento apĆ³s movimento, RĆŗssia e China estreitaram relaƧƵes e tornaram-se aliadas mais prĆ³ximas. Exemplos abundam. Para encurtar, aĆ­ vĆ£o dois exemplos recentes que chamam a atenĆ§Ć£o. A Gazprom ( maior empresa russa, dĆ©cima maior do mundo e a maior exportadora mundial de gĆ”s natural – controlada pelo Estado, embora tenha aƧƵes no mercado [NT]) acaba de lanƧar tĆ­tulos na moeda chinesa, o Yuan. RĆŗssia

Dilma lanƧa maior Plano Safra da histĆ³ria

Imagem
BrasĆ­lia  - A presidenta Dilma Rousseff lanƧou nesta segunda (19), em cerimĆ“nia no PalĆ”cio do Planalto, o maior plano safra da histĆ³ria do paĆ­s. SĆ£o R$ 156 bilhƵes em investimentos - 14,7 % a mais do que no ano passado - para aumentar a competitividade do agronegĆ³cio no exterior, segurar o superĆ”vit da balanƧa comercial e manter os 30 milhƵes de empregos abertos no campo. E mais: com a garantia expressa de que, se precisarem, os produtores poderĆ£o dispor de mais recursos. “NĆ³s iremos garantir integralmente que nĆ£o faltarĆ” crĆ©dito para os produtores da agricultura e da pecuĆ”ria”, afirmou a presidenta. No seu discurso, a presidenta revisitou o cenĆ”rio do campo brasileiro antes do ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva chegar Ć  presidĆŖncia, para dar a dimensĆ£o das transformaƧƵes do setor avanƧou nos 12 anos de governo petista. “Na safra anterior Ć  chegada do presidente Lula, nĆ³s tĆ­nhamos colhido 96 milhƵes toneladas de grĆ£os, em uma Ć”rea de 40,2 milhƵes de hectares. Hoje, sĆ£o 191

Stedile: Juristas estĆ£o acovardados diante dos desmandos de Barbosa

Imagem
JoĆ£o Pedro Stedile: ”O imperador Joaquim Barbosa estĆ” passando por cima da lei e fazendo clara perseguiĆ§Ć£o a JosĆ© Dirceu, JosĆ© Genoino, DelĆŗbio Soares e JoĆ£o Paulo Cunha” por  ConceiĆ§Ć£o Lemes Existe em SĆ£o Paulo um comitĆŖ unitĆ”rio, de carĆ”ter nacional, que acompanha o desenrolar da AĆ§Ć£o Penal 470 (AP 470), o chamado mensalĆ£o. Formado por representantes de movimentos sociais, entidades de defesa dos direitos humanos, PT, CUT e militantes histĆ³ricos, ele Ć© voltado apenas aos quatro rĆ©us petistas: JosĆ© Dirceu, JosĆ© Genoino, DelĆŗbio Soares e JoĆ£o Paulo Cunha. Pois esse comitĆŖ, criado desde as prisƵes em novembro do ano passado, estĆ”  muito preocupado com os desdobramentos do processo, que tĆŖm como protagonista o ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

PrisƵes e aƧƵes penais da operaĆ§Ć£o Lava-Jato foram suspensas

Imagem
Ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki seg, 19/05/2014 - 17:36  - Atualizado em 19/05/2014 - 17:40 Jornal GGN -   Todos os inquĆ©ritos e aƧƵes penais da OperaĆ§Ć£o Lava-Jato, assim como os mandados de prisĆ£o, foram suspensos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. Entre eles, os do doleiro Alberto Youssef. O ministro tomou a decisĆ£o diante da ReclamaĆ§Ć£o 17623 da defesa do ex-diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, que questionou a competĆŖncia do juiz da 13ĀŖ Vara Federal do ParanĆ” que pediu a sua prisĆ£o preventiva.

Direito, polĆ­tica e a vedaĆ§Ć£o ao trabalho externo de Dirceu

Imagem
Barbosa parece querer impor a Dirceu tratamento mais gravoso do que aquele que a lei lhe reservaria, com o bĆ“nus de agir quase sempre monocraticamente. Quando hĆ” aproximadamente um mĆŖs, em entrevista Ć  emissora de TV Portuguesa RTP, o ex-presidente Lula afirmou que o julgamento da AĆ§Ć£o Penal 470 – o chamado processo do "mensalĆ£o" – havia tido muito mais de polĆ­tico que de jurĆ­dico, integrantes do Supremo Tribunal Federal trataram de reagir de maneira rĆ”pida e desqualificadora.   "Fato grave, que merece o mais veemente repĆŗdio," redarguiu Joaquim Barbosa, no tom em que se acostumou a fazĆŖ-lo sempre que se viu questionado, fosse no PlenĆ”rio da Corte, fosse nas pĆ”ginas de jornais, por sua conduta como relator daquele caso. "TroƧo de doido," disse Marco AurĆ©lio, alegando ser impossĆ­vel medir o jurĆ­dico e o polĆ­tico em uma decisĆ£o judicial. "Muito engraƧado," disse Gilmar Mendes, seguindo na mesma linha de Marco AurĆ©lio.

Agenda internacional para a semana de 18 a 25 de maio de 2014.

Imagem
O 3Āŗ. Congresso da ConfederaĆ§Ć£o Sindical Internacional, em Berlim, vai atĆ© o dia 23, com o lema 'Construir o poder das trabalhadoras e dos trabalhadores'. FlĆ”vio Aguiar, de Berlim EleiĆ§Ć£o na ConfederaĆ§Ć£o Sindical Internacional   ComeƧou no dia 18, domingo, o 3Āŗ. Congresso da ConfederaĆ§Ć£o Sindical Internacional em Berlim. O Congresso vai atĆ© o dia 23, com o lema “Construir o poder das trabalhadoras e dos trabalhadores”. A CSI reĆŗne 325 confederaƧƵes nacionais de 161 paĆ­ses, num conjunto estimado entre 170 e 180 milhƵes de trabalhadores.  Ɖ a maior confederaĆ§Ć£o sindical internacional.   Na quarta-feira, 21, o plenĆ”rio, de mais de mil delegados, elege o Conselho e o SecretĆ”rio Geral da entidade. Na sexta-feira, 23, o Conselho eleito escolhe o presidente. O candidato mais cotado Ć© o brasileiro JoĆ£o FelĆ­cio, atual SecretĆ”rio de RelaƧƵes Internacionais da CUT, de que jĆ” foi presidente. Seria a primeira vez que um sindicalista brasileiro e latino-americano ocuparia um cargo

Editor da Veja assume campanha de AĆ©cio. SĆ³ falta contratar o Cachoeira.

Imagem
Andrea matarazzo e  MĆ”rcio Aith Por:  ZĆ© Augusto Repetindo a fĆ³rmula usada por JosĆ© Serra (PSDB-SP) em 2010, o tucano AĆ©cio Neves (PSDB-MG) contrata um jornalista editor da revista Veja para a Ć”rea de comunicaĆ§Ć£o de sua campanha. AĆ©cio contratou agora OtĆ”vio Cabral, editor-executivo da revista. Em 2010, Serra  contratou MĆ”rcio Aith . Nenhuma surpresa, jĆ” que a revista Veja Ć© tucana atĆ© a medula, portanto a afinidade Ć© total. Agora sĆ³ falta AĆ©cio contratar o bicheiro Carlinhos Cachoeira para integrar oficialmente a equipe, jĆ” que ele foi durante anos uma espĆ©cie de colaborador informal da revista, por um lado, alĆ©m das relaƧƵes que mantinha com o alto escalĆ£o do governo Marconi Perillo, tambĆ©m tucano. 

Vladimir Putin: “RelaƧƵes com a China sĆ£o prioridade da polĆ­tica exterior russa”

Imagem
  Entrevista de Vladimir Putin  –  RT-TV en espaƱol VladĆ­mir Putin: “Las relaciones con China son la prioridad de la polĆ­tica exterior rusa” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO ƀs vĆ©speras de sua visita Ć  China, o presidente russo, Vladimir Putin, concedeu entrevista aos principais veĆ­culos da imprensa russa. Aqui, a transcriĆ§Ć£o da conversa, de   RT . I. O que o senhor espera de sua prĆ³xima visita Ć  China? Que resultados espera da ConferĆŖncia sobre InteraĆ§Ć£o e Medidas de ConfianƧa na Ɓsia (na sigla em ing.   CICA ,   Conference on Interaction and Confidence-Building Measures in Asia ), que se celebrarĆ” em Xangai? Vladimir Putin:   Ampliar nossos laƧos com a China, naĆ§Ć£o amiga de confianƧa, Ć© definitivamente prioridade da polĆ­tica exterior russa. Atualmente a cooperaĆ§Ć£o bilateral estĆ” entrando numa nova etapa de ampla associaĆ§Ć£o e cooperaĆ§Ć£o estratĆ©gica.

Dilma: aeroportos estĆ£o preparados para receber turistas na Copa

Imagem
Ana Cristina Campos - RepĆ³rter da AgĆŖncia Brasil EdiĆ§Ć£o: Talita Cavalcante A presidenta Dilma Rousseff destacou hoje (19) que os aeroportos estĆ£o preparados para receber os turistas na Copa do Mundo e que os brasileiros vĆ£o sentir orgulho dos terminais que estĆ£o sendo construĆ­dos, pois vĆ£o ficar como legado do Mundial. “Quem passar hoje pelos aeroportos da maioria das nossas capitais vai notar que a poeira e o barulho estĆ£o diminuindo, e os tapumes estĆ£o sendo retirados para dar lugar a instalaƧƵes modernas e confortĆ”veis. Ɖ claro que eles vĆ£o servir Ć  Copa, mas, alĆ©m de tudo, eles sĆ£o investimentos no bem-estar do nosso passageiro, no bem-estar desses milhƵes de brasileiros que passaram a ter renda suficiente para comprar sua passagem de aviĆ£o e viajar. Garanto que nossos aeroportos estĆ£o preparados para a Copa do Mundo. Vamos receber todos muito bem.”

RecessĆ£o? FeirĆ£o da Caixa vende 6,5% a mais de imĆ³veis no Rio

Imagem
 Autor: Fernando Brito Em apenas trĆŖs dias, 9.602 imĆ³veis vendidos, 6,5% a mais que no ano passado. O movimento do “FeirĆ£o da Casa PrĆ³pria”  da Caixa, encerrado ontem, no Rio, Ć© o maior desmentido de que esteja havendo uma forte retraĆ§Ć£o no Ć¢nimo econĆ“mico da populaĆ§Ć£o. E olha que, no caso do Rio, tem muita gente adiando a decisĆ£o de compra de imĆ³vel na esperanƧa de que o tĆ©rmino da Copa dĆŖ uma aliviada nos preƧos.

O porquĆŖ das desigualdades: uma crĆ­tica do livro de Thomas Piketty

Imagem
O elevado crescimento do capital (via benefĆ­cios empresariais) estĆ” diretamente relacionado ao estancamento e Ć  diminuiĆ§Ć£o dos salĆ”rios. VicenƧ Navarro (*) A publicaĆ§Ć£o da traduĆ§Ć£o para o inglĆŖs do livro de Thomas Piketty, professor de Economia PolĆ­tica na Universidade de Paris (originalmente publicado em francĆŖs hĆ” um ano), foi um fenĆ“meno em si. Ɖ a primeira vez nos Ćŗltimos trinta anos que um livro econĆ“mico gerou tanto interesse nos lados do AtlĆ¢ntico Norte, chegando inclusive a ser best seller na lista do New York Times. Com uma escrita amena, o livro explica e documenta a enorme concentraĆ§Ć£o da riqueza, isto Ć©, da propriedade do capital que existiu durante os Ćŗltimos trinta anos, alcanƧando nĆ­veis praticamente sem precedentes. Com uma narrativa facilmente acessĆ­vel, explica de forma detalhada as caracterĆ­sticas dessa concentraĆ§Ć£o nos paĆ­ses capitalistas mais ricos, fornecendo abundantes informaƧƵes sobre a evoluĆ§Ć£o das distintas formas de propriedade, e observando que o

Desigualdade no Brasil

Imagem
"A mobilidade de renda entre geraƧƵes no  Brasil  Ć© bastante baixa. Durante os perĆ­odos de maior  crescimento econĆ“mico  os filhos de famĆ­lias mais pobres conseguem atĆ© alcanƧar ocupaƧƵes melhores do que seus pais (mobilidade ocupacional), mas dificilmente conseguem ascender Ć  elite. E os filhos nascidos em famĆ­lias ricas dificilmente acabam pobres, mesmo que nĆ£o se esforcem muito durante a vida. Porque recebem a heranƧa dos pais. Esse Ć© o ponto principal de  Piketty : a desigualdade por heranƧa e nĆ£o por mĆ©rito", escreve   Naercio Menezes  Filho , coordenador do Centro de PolĆ­ticas PĆŗblicas do Insper e professor associado da FEA-USP, em artigo publicado pelo jornal  Valor , 16-05-2014. Segundo ele, "enquanto o  Brasil  arrecada somente 2% do PIB com impostos diretos sobre as pessoas fĆ­sicas, os  EUA arrecadam 8%. Nossa alĆ­quota mais alta de imposto de renda para pessoas fĆ­sicas Ć© de 27,5%, comparada com 40% nos EUA  e 50% na  FranƧa . NĆ³s compensamos essa diferenƧ