Postagens

Mostrando postagens de maio 1, 2014

A ALEGRE PROPOSTA DO SANTANDER

Imagem
  Postado por Mauro Santayana (HD) - Quando estavam no auge as expulsƵes de milhares de brasileiros da Espanha, de aeroportos nos quais ficavam, Ć s vezes, por dias, trancados em salas insalubres, sem contato com nossas autoridades consulares, os espanhĆ³is sonhavam em entrar para o G-7 e diziam ser a oitava potĆŖncia econĆ“mica do mundo. Foi com esse tipo de conversa, e graƧas a bilhƵes de euros em ajuda dos fundos da UniĆ£o EuropĆ©ia, e a outros bilhƵes de euros em dĆ­vida, que suas companhias e seus “empresĆ”rios”, chegaram ao Brasil nos anos 1990, para aproveitar o desmonte de vastos setores da economia brasileira. Naquele momento teria feito fortuna quem tivesse comprado a Espanha pelo que ela realmente valia, e vendido pelo valor que boa dos espanhĆ³is lhe atribuĆ­a.

Cardozo alega convocaĆ§Ć£o de Dilma para fugir de mais um conflito

Imagem
  Jornal GGN – JosĆ© Eduardo Cardozo, ministro da JustiƧa, cancelou a viagem que faria ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (7) para mediar uma disputa agrĆ”ria entre agricultores e uma comunidade indĆ­gena. O conflito de anos jĆ” resulta na morte de dois agricultores, registradas em abril passado. No lugar de Cardozo, o MinistĆ©rio da JustiƧa enviou uma equipe a Porto Alegre para discutir o assunto ao lado de um destacamento da Secretaria-Geral da RepĆŗblica e de representantes da Funai (FundaĆ§Ć£o Nacional do ƍndio).

A ofensiva simultĆ¢nea do destemido Obama contra RĆŗssia e China

Imagem
Enquanto planeja um enfrentamento direto com a RĆŗssia na UcrĆ¢nia, Obama visita seus aliados asiĆ”ticos no marco de sua polĆ­tica para conter avanƧo da China.  NazanĆ­n Armanian (*) Nem em seus melhores anos de imperialismo Washington tinha se atrevido a atuar como um suicida: enquanto planeja um enfrentamento direto com a RĆŗssia na UcrĆ¢nia, Barak Obama visita seus aliados asiĆ”ticos (JapĆ£o, Coreia do Sul, MalĆ”sia e Filipinas), no marco de sua polĆ­tica de “Volta Ć  Ɓsia”, para conter o avanƧo da China no mundo. A batalha ocorre entre China e JapĆ£o (ou EUA?), pelo controle do estratĆ©gico Mar Oriental da China (reclamado por Pequim quase em sua totalidade) que, alĆ©m de ser rota do fornecimento de energia e de outras mercadorias, Ć© o depĆ³sito de grandes recursos naturais, de gĆ”s e de petrĆ³leo; pela soberania das rochas militarizĆ”veis Diaoyu/Senkaku, e tambĆ©m pelo Estreito de Malaca, que une o Mar da China Oriental com o oceano Indico e a E

Uma receita para a desigualdade

Imagem
 Os gĆŖmeos ideolĆ³gicos e a mĆ­dia complacente desconversam sobre os efeitos indigestos da receita que anunciam como se fosse um biscoito fino para o paĆ­s. por: Saul Leblon   O conservadorismo costuma se declarar  vĆ­tima do maniqueĆ­smo que regularmente carimbaria na testa de seus candidatos  rĆ³tulos  depreciativos aos olhos da populaĆ§Ć£o. Elitistas  e entreguistas, por exemplo. O problema real parece ser outro. Candidaturas conservadoras mostram dificuldade  para conciliar o discurso de palanque com a identidade do projeto que defendem para o paĆ­s. Na histĆ³ria recente tornou-se emblemĆ”tico o caso do governador Geraldo Alckmin. PresidenciĆ”vel tucano em 2006, ele se fantasiou com adesivos de estatais brasileiras  na vĆ£ tentativa de afastar compreensĆ­veis suspeitas do eleitor.

Um jogo sujo: para entender a Fifa e o futebol, Ć© preciso ler o novo livro de Andrew Jennings

Imagem
por : Mauro Donato Jennings “Agora que este livro estĆ” concluĆ­do, vamos aguardar para ver se o FBI vai indiciar os principais membros da famĆ­lia Fifa-Blatter. As investigaƧƵes do esquadrĆ£o do FBI contra o crime organizado, com sede em Nova York, comeƧaram em 2010.” Assim Ć© o prefĆ”cio de “Um jogo cada vez mais sujo”, livro do inglĆŖs Andrew Jennings que chegarĆ” nas livrarias na prĆ³xima segunda-feira (12 de maio).

O flagrante do fariseu

Imagem
Autor: Fernando Brito Deprimente o gesto do senador AloĆ­sio Nunes Ferreira, lĆ­der do PSDB, d e assinar e depois riscar seu nome na lista para a criaĆ§Ć£o de uma CPI para apurar a corrupĆ§Ć£o na compra dos trens do MetrĆ“ e da CTPM paulistas . Dizer que assinou “por engano” depois de seu chefe, AĆ©cio Neves, ter feito farol dizendo, no plenĆ”rio, que iria assinar o requerimento Ć© de total indignidade. Ferreira jĆ” tinha protagonizado cenas deplorĆ”veis, ao partir para a agressĆ£o verbal – e quase Ć  fĆ­sica – um rapaz que lhe perguntar porque os tucanos enterraram todas as CPIs em SĆ£o Paulo. Vai o senador querer agora posar de moralista na CPI da Petrobras, quando sua honradez e vigilĆ¢ncia do uso do dinheiro pĆŗblico tem rigor seletivo?

Ministro da JustiƧa compromete Dilma Rousseff

Imagem
  qua, 07/05/2014 - 21:01 - Atualizado em 07/05/2014 - 21:31 Luis Nassif A presenƧa do Ministro da JustiƧa JosĆ©  Eduardo Cardozo era aguardada em uma regiĆ£o conflagrada, em guerra entre fazendeiros e Ć­ndios. Ao abrir mĆ£o de mediar um conflito que jĆ” custou vidas humanas, e poderĆ” provocar mais mortes, Cardozo cria um fato polĆ­tico potencialmente grave. HĆ” trĆŖs hipĆ³teses para sua ausĆŖncia e apenas uma justificĆ”vel. A justificĆ”vel Ć© que a convocaĆ§Ć£o de Dilma nĆ£o poderia esperar, devido a algum tema relevante e inadiĆ”vel de Estado.

Nos Ćŗltimos anos de mandato, Obama se prepara para esmagar o grupo BRICS

Imagem
[*] Wayne Madsen , Strategic Culture Foundation “ Obama prepares to smash BRICS during his last few years in office ” Traduzido por mberublue Postado por Castor Filho Bases da OTAN cercando a RĆŗssia e a China (Clique na imagem para aumentar) A acumulaĆ§Ć£o de forƧas aĆ©reas e terrestres pela OTAN ao longo da fronteira russa no leste europeu e a viagem de poder e influĆŖncia do presidente Barack Obama Ć  Ɓsia tem um Ćŗnico objetivo. As forƧas visĆ­veis e invisĆ­veis que comandam de fato e ditam a polĆ­tica aos fantoches em Washington, Londres, Paris, Bruxelas, Berlim e outras capitais vassalas decidiram esmagar o grupo BRICS – o emergente e poderoso bloco financeiro que engloba Brasil, RĆŗssia, ƍndia, China e Ɓfrica do Sul. As discussƵes bilaterais e multilaterais entre os cinco poderes econĆ“micos emergentes, destinadas a dissociar as economias BRICS do dĆ³lar americano como moeda de reserva e comĆ©rcio vĆ£o de encontro ao Ćŗnico poder que Washington pode reunir a favor tanto

Guerra nos bastidores da CiĆŖncia: o que hĆ” por trĆ”s da previsĆ£o de fracasso do esqueleto-robĆ“ da Copa

Imagem
publicado em 6 de maio de 2014 Ć s 19:09 O ex-presidente Lula em visita recente ao laboratĆ³rio do projeto  Andar de Novo  montado na AACD – AssociaĆ§Ć£o Ć  CrianƧa com DeficiĆŖncia, em SĆ£o Paulo. Fotos: Ricardo Stuckert/Instituto Lula e Facebook de Nicolelis por  ConceiĆ§Ć£o Lemes Se vocĆŖ pensa que jogo bruto, rasteiras e tentativas de assassinato de reputaĆ§Ć£o sĆ£o coisas da polĆ­tica, prepara-se para conhecer os bastidores de uma guerra na ciĆŖncia de ponta. Vai se surpreender como nĆ³s. DivergĆŖncias sĆ£o comuns no mundo acadĆŖmico. Fazem parte da evoluĆ§Ć£o do conhecimento cientĆ­fico. Certas disputas, porĆ©m, viram carnificina. Em 12 de junho, na abertura da Copa do Mundo, no ItaquerĆ£o, em SĆ£o Paulo, o mundo assistirĆ” ao vivo a demonstraĆ§Ć£o de um salto da ciĆŖncia: um jovem paraplĆ©gico, “vestindo” uma  “roupa robĆ³tica” (exoesqueleto), darĆ” o chute inaugural na cerimĆ“nia. Ɖ apenas a primeira etapa do projeto  Andar de Novo , liderado pelo o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e do

MP diz que Sabesp nĆ£o pode operar o Cantareira. E daĆ­?

Imagem
 Autor: Fernando Brito O  G1  divulga que um parecer tĆ©cnico do Grupo de AtuaĆ§Ć£o Especial de Defesa do Meio Ambiente do MinistĆ©rio PĆŗblico de SĆ£o Paulo diz que a Sabesp descumpriu diversas das condiƧƵes estabelecidas no contrato de outorga de operaĆ§Ć£o das Ć”guas dos rios Piracicaba, Capivari e JundiaĆ­, que formam o sistema de abastecimento do Cantareira. Teve dez anos para fazer estudos, monitoramentos, melhorias na operaĆ§Ć£o e obras para captar Ć”gua em outros lugar e nada…

John Kerry e uma causa para o otimismo: a regra do “Ćŗltimo recurso”

Imagem
The Saker El Saqr Š‘Š°Š»Š¾Š±Š°Š½ Ų§Ł„ŲµŁ‚Ų± Traduzido por    Roberto Pires Silveira Ao ouvir John Kerry hoje, uma sĆ©rie de emoƧƵes contraditĆ³rias me dominaram. Em primeiro lugar, fiquei enojado e esse desgosto se transformou em raiva, que evoluiu para a surpresa absoluta e finalmente, me senti atĆ© um pouco feliz. Deixem-me explicar os motivos:

Linhas vermelhas na UcrĆ¢nia e em todos os lugares

Imagem
A crise atual na UcrĆ¢nia Ć© sĆ©ria e ameaƧadora, tanto que alguns comentaristas a equiparam Ć  crise dos mĆ­sseis em Cuba, em 1962. Noam Chomsky A crise atual na UcrĆ¢nia Ć© sĆ©ria e ameaƧadora, tanto que alguns comentaristas a equiparam Ć  crise dos mĆ­sseis em Cuba, em 1962. O colunista Thanassis Cambanis resume o Ć¢mago da questĆ£o no  Boston Globe : “A anexaĆ§Ć£o da Crimeia pelo (presidente russo Vladimir) Putin Ć© uma ruptura de uma ordem em que os Estados Unidos e seus aliados confiam desde o fim da guerra fria, na qual as grandes potĆŖncias sĆ³ intervĆŖm militarmente quando hĆ” consenso internacional a seu favor ou, na ausĆŖncia dele, quando nĆ£o cruzam as linhas vermelhas de uma potĆŖncia rival”.   Portanto, o crime internacional mais grave desta era, a invasĆ£o do Iraque pelos Estados Unidos e pelo Reino Unido, nĆ£o foi uma ruptura da ordem mundial porque, apesar de nĆ£o terem apoio internacional, os agressores nĆ£o cruzaram as linhas vermelhas russas ou chinesas. 

Ganhar para avanƧar

Imagem
Dilma deve se comprometer com as transformaƧƵes estruturais que abram uma segunda etapa de governos do PT. Trata-se de ganhar para mudar as estruturas de poder. por Emir Sader O que se estĆ” esgotando nĆ£o Ć© o governo do PT, mas sua primeira fase. A prioridade das polĆ­ticas sociais Ć© amplamente vitoriosa, foi e continua sendo a responsĆ”vel pelo imenso processo de democratizaĆ§Ć£o social por que passa o Brasil desde 2003. Ɖ assim que diminuĆ­mos a exclusĆ£o social, a desigualdade, a pobreza e a misĆ©ria – objetivo fundamental de um paĆ­s que sempre carregou esses carmas -, mesmo em meio a uma profunda e prolongada recessĆ£o internacional. A polĆ­tica externa que  prioriza os processos de integraĆ§Ć£o regional e os intercĆ¢mbios Sul-Sul se confirmou como a melhor forma de inserĆ§Ć£o internacional do Brasil e de contribuiĆ§Ć£o para o desenvolvimento das Ć”reas sempre exploradas e subordinadas e de construĆ§Ć£o de um mundo multipolar. Essas polĆ­ticas tĆŖm Ć© que avanƧar muito, especialmente no Mercos

O que ameaƧa os tucanos

Imagem
Alckmin, que jĆ” administrava o escĆ¢ndalo do desvio de verba em obras de metrĆ“ e trem, agora tem de lidar com o fantasma do racionamento O escĆ¢ndalo sobre trilhos, a crise da Ć”gua em SĆ£o Paulo e o passado de Pimenta da Veiga em Minas turvam as perspectivas do PSDB por  AndrĆ© Barrocal   No primaveril domingo de 5 de outubro, 140 milhƵes de brasileiros estarĆ£o aptos a ir Ć s urnas. Um a cada trĆŖs vai votar em SĆ£o Paulo ou em Minas, as maiores massas eleitorais do PaĆ­s. SĆ£o estados sob controle do PSDB hĆ” longo tempo, fato aparentemente destinado a garantir a sobrevivĆŖncia do partido e a sustenta-lo como principal forƧa anti-PT. Mas a vida do tucanato em seus bastiƵes jĆ” foi mais fĆ”cil. ƀs vĆ©speras da campanha, seus postulantes aos governos locais estĆ£o enrolados em acontecimentos do presente e do passado que exigirĆ£o um bocado de esforƧo verbal e propagandĆ­stico para nĆ£o contaminarem o humor do eleitorado.

Henrique Ć© a surpresa; confira os 23 convocados para a Copa

Imagem
TĆ©cnico FelipĆ£o divulgou lista nesta quarta-feira Terra Com Henrique como surpresa, o tĆ©cnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta quarta-feira, na casa de espetĆ”culos Vivo Rio, no Rio de Janeiro, a SeleĆ§Ć£o Brasileira para a Copa do Mundo de 2014. O zagueiro nĆ£o estava sendo convocado por FelipĆ£o. Para chegar aos 23 nomes, FelipĆ£o testou 48 jogadores na SeleĆ§Ć£o principal - sem contar amistosos com atletas locais. Todos os chamados nesta quarta vestiram a camisa da SeleĆ§Ć£o com FelipĆ£o anteriormente.   Oito nomes jĆ” tinham sido adiantados por FelipĆ£o em evento na Ćŗltima semana: David Luiz, Oscar, Ramires, Willian, Paulinho, Thiago Silva, JĆŗlio CĆ©sar e Fred. Outros nomes eram Ć³bvios, como Neymar, Jefferson, Daniel Alves, Marcelo, Luiz Gustavo e Hulk.  

Teoria da conspiraĆ§Ć£o: Globo soube antes do “Serra vice de AĆ©cio”

Imagem
Da redaĆ§Ć£o, direto de nossos humoristas Para acompanhar a notĆ­cia de que a nova novela da Globo faz propaganda do “45″, do PSDB, o fato de que a Globo, no programa de Marcelo Adnet, anunciou antes que ninguĆ©m que JosĆ© Serra seria o vice de AĆ©cio Neves.

O Brasil Ć© a Geni? Ou como nos voltaram a fazer de “vira-latas”

Imagem
Autor: Fernando Brito A imprensa brasileira conseguiu – em boa parte pela inaĆ§Ć£o do Governo e o acoelhamento da esquerda – transformar o Brasil numa espĆ©cie de Geni. “Ela Ć© boa de apanhar, ela Ć© boa de cuspir”. A imprensa brasileira e nossas elites legitimaram qualquer desaforo que se diga contra o nosso paĆ­s. A economia Ć© um desastre, ainda que nĆ£o haja sequer um Ćŗnico indicador desastroso em todos eles.

O fogo eterno

Imagem
 Neonazistas do Pravy Sektor por  Mauro Santayana   O primeiro-ministro interino da UcrĆ¢nia foi obrigado a reconhecer a responsabilidade das forƧas de seguranƧa de seu governo pela morte de 46 pessoas. No dia 27 de abril, em Lvov, na UcrĆ¢nia, um grupo de centenas de pessoas – a maioria de jovens “arianos” - se reuniu para prestar homenagem Ć  DĆ©cima Quarta DivisĆ£o Waffen SS Grenadier. A unidade foi criada pelos nazistas em 1943, com “voluntĆ”rios” ucranianos, que cometeriam depois diversas atrocidades contra seu prĆ³prio povo. Foi nesse paĆ­s - tomado pela estupidez e a loucura - que, premido pelas circunstĆ¢ncias, o “primeiro-ministro” “interino”, Arseni Yatseniuk, foi obrigado a reconhecer, hĆ” trĆŖs dias, a responsabilidade das “forƧas de seguranƧa” de seu “governo” pela morte, em Odessa,  de 46 pessoas.

A silenciosa sovietizaĆ§Ć£o dos Estados Unidos

Imagem
por :   Diario do Centro do Mundo O artigo abaixo foi publicado no site  Outras Palavras . O autor, Paul Craig Roberts, foi secretĆ”rio assistente do Tesouro dos EUA e editor associado do Wall Street Journal. Seu Ćŗltimo livro Ć© “Como os Estados Unidos se perderam”. A propaganda americana no perĆ­odo da Guerra Fria teve pouco, ou nada, a ver com o colapso da UniĆ£o SoviĆ©tica. No entanto, ao dramatizar as mentiras soviĆ©ticas o mundo ficou cego com as de Washington.

VOCƊ SABE OQUE ESTA BEBENDO?

Imagem
MUNDO Coca-Cola e Pepsi retiram ingrediente polĆŖmico de bebidas Empresas anunciaram que seus produtos comercializados nos EUA nĆ£o conterĆ£o mais o azeite vegetal bromado (BVO). SubstĆ¢ncia, normalmente utilizada para conter chamas, Ć© proibida na UniĆ£o Europeia. A Coca-Cola Company e a PepsiCo Inc. anunciaram na segunda-feira (05/05) que estĆ£o trabalhando para retirar de todas as suas bebidas o azeite vegetal bromado (BVO, na sigla em inglĆŖs). A mudanƧa ocorre depois de campanhas feitas na internet para alertar sobre os perigos da substĆ¢ncia.

China: AƧƵes da concessionĆ”ria da Nike tĆŖm queda recorde

Imagem
Empresa Yue Yuen Industrial Holdings diz que perdeu 27 milhƵes de dĆ³lares com a greve e ainda vai ter de pagar mais 31 milhƵes aos trabalhadores. O valor das aƧƵes da fĆ”brica de calƧado Yue Yuen Industrial Holdings Ltda caiu para o nĆ­vel mais baixo dos Ćŗltimos cinco meses na Bolsa Valores de Hong Kong, como consequĆŖncia de uma das maiores greves realizadas na China, que envolveu mais de 30 mil operĆ”rios e durou quase duas semanas. A empresa, que Ć© controlada pela bilionĆ”ria famĆ­lia de Tsai Chi Jui, de Taiwan, disse ter perdido 27 milhƵes de dĆ³lares com a greve e que, depois do acordo com os trabalhadores, vai gastar mais 31 milhƵes de dĆ³lares devido ao aumento das contribuiƧƵes patronais para o fundo de seguranƧa social e de moradia dos empregados, informa a Xinhua.

Governo federal libera R$ 2,8 bilhƵes para saneamento

Imagem
Ministro Arthur Chioro em cerimĆ“nia de liberaĆ§Ć£o de recursos do PAC 2 PAC 2 Recurso do Programa de AceleraĆ§Ć£o de Crescimento serĆ” repassado a 635 municĆ­pios com atĆ© 50 mil habitantes selecionados pela Funasa por  Portal Brasil A presidenta da RepĆŗblica, Dilma Rousseff, lanƧou, nesta terƧa-feira (6), em BrasĆ­lia, a terceira etapa do Programa de AceleraĆ§Ć£o do Crescimento (PAC 2) para obras de abastecimento de Ć”gua e esgotamento sanitĆ”rio. SerĆ£o repassados R$ 2,8 bilhƵes aos 635 municĆ­pios com populaĆ§Ć£o de atĆ© 50 mil habitantes selecionados pela FundaĆ§Ć£o Nacional de SaĆŗde (Funasa), que Ć© vinculada ao MinistĆ©rio da SaĆŗde. A iniciativa beneficia mais de 5,2 milhƵes de pessoas em 26 estados.

Um assessor de Santos renuncia por escĆ¢ndalo com traficantes

Imagem
O capo extraditado aos Estados Unidos, Javier A. Calle Serna, assegura que pagou a ele para que intercedesse pelos seus perante a justiƧa colombiana O presidente Juan Manuel Santos, em um ato polĆ­tico. /  MAURICIO DUEƑAS (EFE) ELIZABETH REYES L.   BogotĆ”  6 MAI 2014 - 08:44   BRT O polĆŖmico estrategista venezuelano, Juan JosĆ© RendĆ³n renunciou esta noite Ć  campanha de reeleiĆ§Ć£o do presidente  Juan Manuel Santos  depois que o traficante extraditado aos EUA, Javier Antonio Calle Serna, contasse que o contatou para mediar uma possĆ­vel entrega de vĆ”rios mafiosos Ć  justiƧa colombiana em 2011. O grave da denĆŗncia Ć© que o traficante garantiu que deu a RendĆ³n 12 milhƵes de dĆ³lares (27 milhƵes de reais).

Lula visita projeto de agricultura familiar em Angola

Imagem
Foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula O ex-presidente Luiz InĆ”cio Lula da Silva visitou, nesta terƧa-feira (6), a regiĆ£o de Malanje, no interior de Angola, onde conheceu uma sĆ©rie de iniciativas para o desenvolvimento local: visitou o projeto Kukula Ku Maxi, de apoio Ć  agricultura familiar no PĆ³lo Agro-Industrial de Capanda, um centro de formaĆ§Ć£o do Senai no municĆ­pio de Cacuso e uma usina de produĆ§Ć£o de aƧĆŗcar, etanol e energia de biomassa no mesmo municĆ­pio. O governador de Malanje, Norberto dos Santos, acompanhou todo o dia de visita Ć  regiĆ£o.

Os balƵes de ensaio sobre a candidatura de Serra a vice de AƩcio

Imagem
Luis Nassif O estilo JosĆ© Serra Ć© suficientemente conhecido do mundo polĆ­tico. AlĆ©m do uso indiscriminado de dossiĆŖs, hĆ” um estilo inconfundĆ­vel de Serra, como se fossem impressƵes digitais, nos balƵes de ensaio plantados na mĆ­dia. Consiste em conversar com jornalistas aliados - ou jornais - e plantar uma notĆ­cia de seu interesse, mas a prĆ³pria notĆ­cia o retratando desinteressado no tema, como se nĆ£o tivesse nada a ver com o balĆ£o.

IBGE mostra sinal de enfraquecimento da inflaĆ§Ć£o no perĆ­odo prĆ©-eleitoral

Imagem
Autor: Fernando Brito Saiu hoje uma pesquisa muito mais preocupante para a oposiĆ§Ć£o que as de intenĆ§Ć£o de voto. Que, aliĆ”s, adotaram a tĆ”tica da metralhadora: uma por semana, para manter o clima de “queda” do favoritismo de Dilma Roussef.

VocĆŖ acredita no que lĆŖ nos jornais?

Imagem
Por uma infeliz coincidĆŖncia, o anĆŗncio sobre a credibilidade dos jornais aparece apenas um dia apĆ³s a divulgaĆ§Ć£o da morte de Icushiro Shimada. (*)   Artigo publicado originalmente no  ObservatĆ³rio da Imprensa . Por VinĆ­cio Lima Credibilidade, no dicionĆ”rio AurĆ©lio, Ć© a “qualidade do que Ć© crĆ­vel”, isto Ć©, “que se pode crer, acreditĆ”vel”. Ɖ uma construĆ§Ć£o, tanto para pessoas como para instituiƧƵes e, claro, tem a ver com compromisso reiterado com a verdade e coerĆŖncia, no longo prazo.