Postagens

Mostrando postagens de abril 23, 2014

Os barões da banca e da droga

Imagem
Na última década, o HSBC colaborou com os cartéis da droga do México e da Colômbia na lavagem de dinheiro num montante de cerca de 880 bilhões de dólares.   Eric Toussaint O caso do banco britânico HSBC constitui um exemplo suplementar da doutrina «demasiado grandes para serem encarcerados». Em 2014, o grupo mundial HSBC emprega 260.000 pessoas, está presente em 75 países e declara 54 milhões de clientes. No decurso do último década, o HSBC colaborou com os cartéis da droga do México e da Colômbia – responsáveis por (dezenas de) milhares de assassinatos com armas de fogo – na lavagem de dinheiro num montante de cerca de 880 bilhões de dólares.

A saúde na Grécia: crise humanitária

Imagem
Um terço da população grega não tem segurança social. 40% não tem acesso ao sistema público de saúde e a mortalidade infantil aumentou.  Sonia Mitralias (*) - Esquerda.net Durante estes últimos quatro anos, padecemos na Grécia de uma política que tem consequências trágicas para as nossas vidas. O desmantelamento das estruturas da saúde pública e a mercantilização da Saúde são os resultados - talvez os piores - da aplicação das políticas impostas pelos memorandos (da troika) dos governos destes últimos anos. O objetivo destas políticas de austeridade é transladar, de forma automática e prioritária, o dinheiro público ao pagamento da dívida e não à satisfação das necessidades básicas da população grega.

Partido de extrema-direita lidera pesquisa no Reino Unido

Imagem
O anti-Europa, homófobo e racista UKIP tem hoje uma intenção de voto de 31%, 3 pontos acima dos trabalhistas e 12 acima dos conservadores.  Marcelo Justo Londres - No Reino Unido, a banana que jogaram no lateral do Barcelona, Daniel Alves, na partida entre o Villarreal e o Barcelona no domingo, poderia ter sido lançada por um dos candidatos do partido que lidera as pesquisas para as eleições europeias de 22 de maio. O anti-Europa, homófobo e racista UKIP (UK Independence Party) tem hoje uma intenção de voto de 31%, três pontos acima dos trabalhistas e doze pontos acima dos conservadores.

Dilma e cisternas: o que fez o Alckmin ?

Imagem
Dona Eliana: "“A gente bebia água do chão, ia de madrugada para chegar antes dos bichos"   Nesta terça-feira (29), ao lado da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e do Governador da Bahia, Jacques Vagner,  no evento Sertão Vivo, em Feira de Santana, a Presidenta Dilma Rousseff anunciou novos investimentos para ações de enfrentamento aos efeitos da estiagem na região do Semiárido brasileiro e lembrou os avanços conquistados, em detrimento a outros Estados, mais ricos, que sofrem hoje com a escassez de chuva. Somente para o programa de cisternas mais de R$ 442 milhões serão liberados para garantir captação e armazenamento de água.

Franklin Martins: "Avanço da democracia não chegou à comunicação"

Imagem
   O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social Franklin Martins detecta “crescente mal-estar” da sociedade em relação aos meios de comunicação, setor que, segundo ele, não acompanhou a evolução democrática do país. Ao mesmo tempo, Franklin afirma que a questão deve ser assumida pela sociedade e que é preciso ter “competência política” para formar maioria e realizar as mudanças. “Não adianta botar toda a culpa na Dilma”, disse Franklin, durante seminário promovido pela CUT São Paulo, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, como parte das atividades do 1º de Maio.

Dilma diz que coro 'Volta, Lula' não a preocupa

Imagem
A presidenta Dilma Rousseff em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (28) à noite, no Palácio Alvorada, em Brasília falou pela primeira vez sobre o movimento "volta Lula". Segundo Dilma, apesar das especulações, esse coro não a preocupa. "Ninguém vai me separar do Lula ", disse Dilma nesta segunda-feira (28). Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula Dilma está sendo alvo de perguntas dos jornalistas a respeito das declarações do deputado federal Bernardo Santana (PR-MG), da base aliada do governo, que encampou o movimento "volta Lula".

A Folha de São Paulo pode filmar José Dirceu Dentro do Presidio?

Imagem
Dirceu, em vídeo: "problema é o regime fechado" Vídeo publicado na noite desta terça (29) no site da Folha mostra o ex-ministro José Dirceu, dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, queixando-se, aos deputados da Comissão de Direitos Humanos que lhe visitaram mais cedo, sobre as condições da sua prisão; "Nós nunca questionamos o regime carcerário. O meu problema é o regime prisional, regime fechado", diz; "A rigor, sábado e domingo, saio duas horas aqui. Durante a semana, eu saio sete horas. Na verdade, não é semi-aberto, eu não tenho a classificação para trabalhar", afirma 29 de Abril de 2014 às 22:14

Nota de Joaquim Barbosa revela que ele não sabe de nada

Imagem
Uma autoridade do Estado que se utiliza do cargo para conclamar o repúdio a pessoas e a opiniões mostra que não sabe o que é ser um democrata.    Antonio Lassance Irritado com as declarações do ex-presidente Lula à Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), contrárias à condução do processo do mensalão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, soltou uma nota em defesa do processo e externando sua visão sobre o STF. Nela, afirma que Lula tem “dificuldade em compreender o extraordinário papel reservado a um Judiciário independente em uma democracia verdadeiramente digna desse nome” e arremata dizendo que o STF é um "pilar essencial da democracia brasileira".

Quem tem medo do Lula?

Imagem
   Ninguém é mais atacado do que Lula, ninguém causa mais temor nas elites tradicionais do que o Lula, pela força política e moral que ele adquiriu. por Emir Sader  Lula incomoda. Basta ele falar sobre algo, que as que se creem “autoridades” deitam falação para contestá-lo, criticá-lo, acusá-lo, denunciá-lo, homenageando-o como a ninguém se homenageia, com sua atenção, sua energia, seu rancor, suas insônias. Lula nasceu do nada, do quase nada, de uma região que era para não dar nada ao país, de uma mãe amorosa, que lutava para que seus filhos sobrevivessem e, se pudessem, chegassem à escola – como o extraordinário filme sobre o Lula recorda. Ele foi chegando: da sobrevivência à escola, da formação profissional ao emprego industrial, do operário metalúrgico ao líder sindical, do desafio à vida para sobreviver ao desafio aos patrões e à ditadura. Se houve um milagre brasileiro, foi ele.

Israel construiu mais de 14 mil casas ilegais durante diálogo de paz, diz ONG

Imagem
  Do Opera Mundi Em comunicado, ONU afirmou que prática de desalojamento praticada por Israel “viola a lei humanitária internacional” Denúncia realizada nesta terça-feira (29/04) pela ONG israelense Peace Now (Paz Agora) revela que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, aprovou a construção ilegal de 14 mil novas casas em assentamentos judaicos na Cisjordânia durante os últimos nove meses em que durou o processo de paz, realizado com o apoio dos Estados Unidos. Hoje venceu o prazo iniciado em julho do ano passado para que Israel e a Palestina alcançassem um acordo para solucionar o conflito.

Ustra soube antes da morte de Malhães

Imagem
Site de torturador noticiou 31 minutos ​na frente ​ Do infatigável Stantley Burburinho:​ Rio – Entre as primeiras pessoas que souberam da morte do coronel reformado do Exército Paulo Malhães na sexta-feira está o também coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi de São Paulo (1970-1974). O DIA descobriu no Twitter do site de Ustra “A Verdade Sufocada” uma postagem sobre o assassinato de Malhães às 13h08 — 31 minutos antes da primeira notícia em página de empresa jornalística, às 13h39. O site “A Verdade Sufocada” tem o mesmo nome do livro escrito por Ustra, com sua versão sobre a repressão.

Pepe Escobar: “Estratégia” de Obama contra Rússia “pária”

Imagem
[*] Pepe Escobar , Asia Times Online Obama’s “strategy” against “pariah” Russia     Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu   Postado por Castor Filho O governo de Barack Obama parece amar o som  (vídeo em inglês acima)  de sanções unilaterais pela manhã. Talvez lhe soem com som de “ vitória ” .   Sanções reais, duras à vera, se algum dia vierem a ser aplicadas, serão mais devastadoras para os poodles da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), não para Moscou. Enquanto isso, os adultos (da energia) continuam no business normal de sempre . Não há como compreender a Guerra Fria 2.0, sem um flashback até novembro de 2010, quando Vladimir Putin falou diretamente à indústria/ business da Alemanha, propondo uma comunidade econômica de livre mercado, “ de Lisboa a Vladisvotok ” .

Três homens e uma sentença: a absolvição de Gentili no caso em que ofereceu bananas a um negro

Imagem
    Postado em 29 abr 2014 por : Kiko Nogueira 1) Na Espanha, o torcedor do Villarreal que atirou uma banana para Daniel Alves foi banido do estádio El Madrigal. O time liberou um boletim oficial: “O Villarreal quer comunicar que lamenta e rechaça profundamente o incidente ocorrido ontem (domingo) na partida contra o Barcelona, na qual um torcedor atirou um objeto sobre o campo de jogo. Obrigado à equipe de segurança e à estimável colaboração exemplar da torcida amarela. O clube já localizou o autor e decidiu retirar o carnê e proibir o acesso ao estádio El Madrigal por toda a vida”. O Villarreal ainda corre o risco de ser punido pela federação espanhola de futebol.

O vídeo: Padilha depena Alckmin e jornalistas demotucanos em entrevista na TV.

Imagem
Por:  Zé Augusto O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao governo de São Paulo Alexandre Padilha (PT) participou do Programa ‘Roda Viva’, transmitido pela TV Cultura.  A TV Cultura é do governo do Estado de São Paulo, em mãos tucanas, e escalou um grupo de jornalistas para fazer perguntas contra Padilha, em vez de vez perguntar sobre temas do interesse do cidadão telespectador, como o bom jornalismo deve fazer. 

Como os grandes grupos de mídia recebem publicidade oficial sem a Certidão Negativa de Débitos

Imagem
por :   Kiko Nogueira Recebo de um colega que trabalhou como secretário de um município rico no estado de São Paulo um relato que reproduzo aqui. FLM me contou de sua rica experiência com alguns grandes grupos de mídia e de sua surpresa com um dado: eles não precisam de Certidão Negativa de Débitos, a CND, para receber verbas públicas — no caso, de publicidade. A CND é necessária para qualquer fabricante de, digamos, pregos. Como isso é possível? Porque eles usam agências com fichas limpas como intermediários. A seguir, o relato de FLM:

LULA, JOAQUIM E CHACRINHA

Imagem
Paulo Moreira Leite Diretor da Sucursal da ISTOÉ em Brasília, é autor de "A Outra História do Mensalão". Foi correspondente em Paris e Washington e ocupou postos de direção na VEJA e na Época. Também escreveu "A Mulher que Era o General da Casa". Joaquim Barbosa reclama de Lula mas já definiu STF como "maioria de circunstância" com "argumentos pífios"  A irritação do STF com as declarações de Lula sobre a AP 470 é compreensível. Ninguém gosta de ser criticado, muito menos por um político – o mais popular do país -- que falou palavras claras e duras sobre o julgamento. Palavras que devem ser compreendidas como uma opinião política, direito fundamental assegurado pela Constituição. Imaginar que uma decisão do STF não pode ser criticada e deve ser sacralizada contraria o comportamento do próprio tribunal, a começar pelo presidente do STF. Não custa lembrar.

Ucrânia: Por que Odessa levanta-se em protesto?

Imagem
29/4/2014,  Alexander DONETSKY ,  Strategic Culture What Makes Odessa Rise in Protest? Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   O povo de Odessa manifesta-se contra a junta de Kiev em 23/3/2014 O povo das regiões de Donetsk e Lugansk   ocupou prédios do governo golpista de Kiev, armou-se e  declarou sua independência da Ucrânia . Estão combatendo contra o regime de Kiev. A atenção do mundo está focada no que acontece ali. Mas há outros pontos em efervescência na Ucrânia. Diferente do Donbass, a região de Odessa não tem fronteira com a Rússia e não há ali qualquer porto de ancoragem da Frota Russa no Mar Negro. Mas o povo de Odessa está nas ruas, com bandeiras russas; e manifestou o desejo de separar-se da Ucrânia.

Ucrânia: Relatório de Situação (SITREP), 28/4/2014, 1447 UTC/Zulu

Imagem
 The Saker,  The Vineyard of the Saker “ Ukraine SITREP-update April 28, 1447 UTC/Zulu ” Tradução de  mberublue POSTADO POR  CASTOR FILHO The Saker • Insurgentes de fala russa tomaram sob seu controle os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal (Conselho do Município) da cidade de  Konstantinovka , no oeste da Ucrânia. Os insurgentes declararam que estão nos prédios para proteger as autoridades locais (que são contrárias ao regime “revolucionário” de Kiev), contra qualquer ataque pela Junta.

Conhecimento e voto

Imagem
Mesmo com o apoio recebido pela Imprensa, Eduardo Campos (imagem) e Aécio Neve não mostraram crescimento expressivo nas pesquisas O vagar no crescimento de Eduardo Campos e Aécio surpreende tanto mais diante do apoio midiático que recebem por  Marcos Coimbra   A tomar pelas pesquisas, a eleição presidencial de 2014 é peculiar em um aspecto importante. Nela, o nível de conhecimento dos candidatos cresce lentamente e parece ter pouca relação com a evolução das intenções de voto. Não estamos, é claro, falando de Dilma Rousseff. Há três anos e meio no cargo, todo mundo sabe quem ela é. A novidade é o que acontece com Aécio Neves e Eduardo Campos. O conhecimento a respeito de ambos avança de forma diferente do que vimos em eleições passadas.

Governo Alemão só assiste a GLOBO.

Imagem
Brasil é um país de alto risco, segundo a Alemanha A apenas seis semanas para o começo da Copa, um relatório do Ministério de Assuntos Exteriores alemão oferece uma imagem desoladora do país ENRIQUE MÜLLER   Berlim Um homem caminha por uma rua suja de Copacabana. /  ANTONIO LACERDA (EFE) Quando faltam apenas seis semanas para o começo da grande festa esportiva que representa o  campeonato mundial de futebol no Brasil , o ministério de Assuntos Exteriores alemão divulgou um novo relatório sobre um tema muito sensível: a segurança que o país oferece aos milhares de turistas que chegarão à nação para aproveitar a grande festa e, ao mesmo tempo, torcer pelos seus times. O relatório do ministério, em sua seção “serviços ao cidadão”, que é lida com atenção por todas as grandes agências de turismo do país e pelos turistas que compram pacotes de férias, oferece uma imagem desoladora do Brasil: uma nação onde não as leis não são respeitadas e onde o turista corre o risco de ser

Mais um desastre do Governo: Empresas de ônibus reclamam porque o povo pode andar de avião

Imagem
Autor: Fernando Brito Não é só a Eliane Cantanhêde que está irritada com o fato de o povão passado a ter podido viajar de avião no Brasil . A Folha traz hoje uma matéria sensacional . A chiadeira das empresas de ônibus por estarem perdendo passageiros. Depois de décadas cobrando caro, atendendo mal às pessoas e investindo pouco ou nada, os empresários agora culpam o governo pela perda de passageiros para os aviões. Que em nove anos (2005-2013) aumentaram 51,2 milhões (de 38,7 milhões para 90 milhões de viajantes domésticos, ou 132,5% a mais).

Agenda internacional: os novos movimentos da crise na Ucrânia

Imagem
Prosseguem as manobras russas na fronteira, a presença do exército ucraniano no leste do país, a movimentação de grupos armados nas províncias desta região    Flavio Aguiar, de Berlim/Marcelo Justo, de Londres. Quatro papas e uma multidão Prossegue a repercussão da canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, com a presença de mais de 800 mil fiéis em Roma, um grande número destes vindos da Polônia em ônibus e aviões fretados, e na presença de dois papas, o atual, Francisco I, e o seu antecessor, Bento XVI. A canonização de João Paulo II despertou alguma controvérsia pois, enquanto ele é visto por alguns como herói anti-comunista, também é apontado por outros como um verdadeiro carrasco para a América Latina, onde lutou por desmantelar as Comunidades Eclesiais de Base e a Teologia da Libertação, além de ter deixado no desamparo bispos e padres comprometidos com as lutas por direitos humanos, como o arcebispo Romero, de El Sa

Jornais omitem o real contexto da fala de Lula sobre condenados do mensalão

Imagem
Cíntia Alves   Do Jornal GGN –   A entrevista que Luiz Inácio Lula da Silva concedeu à RTP (Rádio e Televisão de Portugal) repercutiu nos portais noticiosos e nas páginas dos jornais impressos brasileiros nesta segunda-feira (28). O Estado de S. Paulo e Folha decidiram dar destaque à avaliação do petista em relação à Ação Penal 470, mais conhecida como mensalão. Para ele, o caso, no futuro, será recontado, pois “o julgamento teve 80% de decisão política e 20%, jurídica”. “Esse massacre visava destruir o PT, mas não conseguiu” , disse, de fato.

PT e PCdoB lançam Frente com Lindbergh ao Governo

Imagem
O Partido dos Trabalhadores (PT) convidou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) a ocupar a vaga de Senado com o nome da deputada federal (PCdoB-RJ) Jandira Feghali. Comunistas irão estudar o convite. Esta segunda-feira (28), foi um dia marcante para a política do estado do Rio de Janeiro, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) anunciou a decisão de apoiar a candidatura de Lindbergh Farias (PT) para governador. O PCdoB, por decisão de sua direção estadual, retirou a pré-candidatura ao governo da deputada federal e líder da bancada comunista em Brasília, Jandira Feghali. E mais uma vez, os comunistas compõem uma aliança, já histórica, com o Partido dos Trabalhadores, em defesa dos interesses do povo e das reformas estruturais, ou como chama Jandira, “as reformas de base do século 21”.

Como a Copa do Brasil deve virar a Copa da Banana. Tchau, Fuleco

Imagem
Autor: Fernando Brito As grandes ideias são assim. Ficam dias, meses, anos brotando, despercebidas dentro da cabeça e, uma hora, saem parecendo – e sendo – um improviso. O lateral Daniel Alves comer a banana ofensiva que lhe atiraram foi uma destas, genial porque não premeditada. E deu margem a transformar em fato o que muita gente não percebe. Que a Copa no Brasil é a oportunidade de nosso país servir de símbolo para algo muito além de ser o “país do futebol”. Para ser o país da miscigenação, para cá e para o mundo. Daniel Alves percebeu isso melhor do que ninguém, na hora e depois.

A bravata chantagista de Datena

Imagem
por : Paulo Nogueira Fanfarrão Circula na internet um vídeo em que Datena declara solidariedade a Sheherazade e desafia, numa bravata assombrosa, o governo a mexer na publicidade que coloca em seu programa na Band. É um vídeo que mostra o absurdo que Datena é e a situação ainda mais absurda que cerca as bilionárias verbas publicitárias do governo. Primeiro, há na fanfarronice de Datena uma chantagem, uma intimidação. “Não mexam em mim”, ele está dizendo, na verdade. Há também uma enorme petulância. Ele fala no direito de Sheherazade de ter suas opiniões – como se o incitamento ao crime fosse aceitável.

Se insistir nos ‘almoços’ com a mídia, PT pode virar sobremesa

Imagem
Rodrigo Vianna: Se insistir nos ‘almoços’ com a mídia, PT pode virar sobremesa Padilha e o “diálogo” com a imprensa: até onde vão as ilusões petistas? por  Rodrigo Vianna, no Escrevinhador , sugestão de Robson Moreno O PT deveria ter aprendido – com Lula – que esses almoços com representantes da velha mídia não servem pra nada. O então candidato petista foi à sede da “Folha”, em 2002. Lá pelas tantas, o herdeiro do jornal, Otavinho Frias, fez uma insinuação de que Lula não estaria preparado para ser presidente porque não sabia falar inglês. Lula levantou-se e foi embora. O velho Frias (que emprestava carros para torturadores durante a ditadura, mas não era tolo a ponto de confrontar um futuro presidente) saiu andando atrás do candidato, tentando se desculpar pela arrogância do filho.

Collor critica Barbosa e ataca MP ao comemorar absolvição

Imagem
No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País Terra O senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) criticou nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e atacou o Ministério Público ao comemorar sua absolvição no último processo contra ele da época em que exerceu a Presidência da República. No plenário do Senado, Collor disse ter sido o homem mais investigado do País e questionou: “quem poderá me devolver tudo aquilo que perdi? A começar pelo meu mandato presidencial”.

Mantega: com mais crédito, PIB cresceria perto de 3%

Imagem
Ministro disse que, apesar do cenário, queda na inadimplência deve propiciar uma tendência de melhora da concessão de financiamentos AE O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que "o crédito para o consumo no Brasil nunca esteve tão escasso", embora a inadimplência esteja baixa, pois está ao redor em 4,5%. "Sem restrição do crédito, o PIB estaria crescendo perto de 3%", comentou. O ministro participa de seminário em São Paulo. De acordo com Mantega, a queda da inadimplência deve propiciar uma tendência de melhora da concessão de financiamentos pelas instituições financeiras privadas. "Pedimos aos bancos públicos que na falta de crédito privado, eles entrassem em ação", destacou. "Quero

Absolvição de Collor confirma julgamento político de exceção do mensalão

Imagem
A ministra Cármem Lúcia, durante sessão que julgou e absolveu o ex-presidente Collor  Se ex-presidente foi absolvido por falta de provas e se beneficiou do entendimento de que é frágil a teoria do Domínio do Fato, os réus da AP 470 teriam de ser absolvidos pelo mesmo motivo   por Helena Sthephanowitz Na semana passada, o ex-presidente Fernando Collor de Mello foi absolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação por desvios em contratos de publicidade ocorridos durante seu governo. A ministra relatora Cármen Lúcia rejeitou a teoria do Domínio do Fato apresentada pelo Procuradoria-Geral da República (PGR) alegando falta de provas concretas de que o ex-presidente tivesse conhecimento de atividades criminosas. Também rejeitou testemunhos que confirmaram o envolvimento do então presidente no esquema de corrupção durante o inquérito policial, mas não o reiteraram em juízo. Na Ação Penal 470, o chamado "mensalão", o ex-deputado federal Roberto Jeffe

Os arautos do caos e a sua tempestade em copo d'água

Imagem
Os arautos do caos não param de profetizar sobre a tempestade perfeita que estaria prestes a desabar sobre o Brasil. Os números, porém, dizem outra coisa  Cláudio Puty (*) Os arautos do caos – a oposição neoliberal e conservadora – não param de profetizar sobre a “tempestade perfeita” que estaria prestes a desabar sobre a economia brasileira. Dia e noite, eles nos bombardeiam, pela mídia, com previsões catastrofistas. Dizem que a inflação está à espreita, que as expectativas de crescimento econômico são pífias, que o desemprego está aumentando, as contas públicas estourando e a dívida crescendo. Quem lê tanta notícia negativa tem razão para se assustar. Mas, quando se olha de perto os números reais da economia, percebe-se facilmente que estamos diante de uma situação totalmente diversa, com estabilidade, crescimento e queda do desemprego, mesmo dentro de um quadro de crise internacional persistente.

A Conexão Clinton − Pinchuk: uma oligarquia ucraniano−norte-americana

Imagem
[*] Manlio Dinucci , Il Manifesto , Itália “ La Clinton-Pinchuk Connection, una oligarchia ucraino-americana ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho Bill Clinton cumprimenta Viktor e Olena Pinchuk  Na mesa em Kiev, onde estava sendo negociado o acordo formal entre o governo, a oposição, a União Europeia e a Rússia [acordo que, logo no dia seguinte foi rompido pelos doidos neofascistas em Kiev], oficialmente não havia representante da poderosa oligarquia internacional que – com laços mais íntimos com Washington e a OTAN, que com Bruxelas e a União Europeia – está empurrando a Ucrânia na direção do Ocidente. Caso exemplar é Viktor Pinchuk, magnata do aço, 54 anos, classificado pela revista Forbes como um dos homens mais ricos do mundo. Pinchuk começou a acumular sua fortuna em 2002, quando se casou com Elena, filha de Leonid Kuchma, o segundo presidente da Ucrânia (1994-2005). Em 2004 o ilustre sogro privatizou a siderúrgica Kryvorizhstal,

Síria hoje, e EUA há 150 anos: Eleições em tempo de guerra civil

Imagem
[*] Caleb Maupin , Russia Today , “ Elections in a time of civil war: America 150 years ago, and Syria today ” Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu Postado por Castor Filho O mais provável é que, em 2014, Bashar al-Assad seja reeleito presidente da República Árabe Síria. A história síria o recordará para sempre, como governante civilizado e herói do seu povo. (14/9/2013, redecastorphoto : “ Uma breve história da guerra dos EUA contra a Síria: 2006-2014 ” , Moon of Alabama , traduzido) Membro da Defesa Civil e residente afastam-se de local bombardeado por terroristas - Aleppo, Distrito de al-Shaar  em 24/4/2014 (foto: Hosam Katan) A Síria terá eleições presidenciais dia 3 de junho. A imprensa-empresa ocidental “midiática” zomba da ideia de haver eleições em tempo de guerra civil que já fez mais de 100 mil vítimas, entre mortos e refugiados. Toda a imprensa-empresa já se prepara para pôr-se a tentar desqualificar o resultado – que, como tantos sí

Documento prova: STF protegeu Dantas !​

Imagem
O sumiço do Inquérito 2474 teve o efeito de ​ ​esconder o “esquema criminoso” !!!​ O blogueiro Alexandre Cesar Teixeira, do valente Blog da  Megacidadania​ acessou documentos do Ministério Público que reabrem o “mensalão”do PT, porque o dos tucanos jamais será julgado ! Como disse o Lula : 80% do julgamento no STF foi político, porque o mensalão não existiu !​ ​É o que o Alexandre agora demonstra inequivocamente: No exato momento em que o ex presidente Lula declara à imprensa internacional que o julgamento do ‘mensalão’ teve “80% de decisão política e 20% jurídica”, o blog Megacidadania apresenta documento inédito no qual se comprova que Joaquim Barbosa sabia da existência do Laudo 2828 e que ele serviu de base para o ainda sigiloso inquérito 2474. INFORMAÇÕES PRELIMINARES

Valor contabil de Pasadena pode chegar a US$ 3 bi

Imagem
Luis Nassif Continuo não entendendo a política de comunicação da Petrobras. As informações saem a conta-gotas, são entregues a bons repórteres de veículos com viés político que dão destaques apenas às informações negativas. Hoje saiu uma boa matéria em  O Globo  sobre Pasadena, com informações exclusivas. Em geral O Globo  e o  Estadão  tem uma preocupação maior com o conteúdo, mas valem-se do mesmo viés político na edição. A manchete diz: "Despesas da Petrobras com Pasadena já chegam a US$ 1,93 bilhão”. Esse será o próximo número mágico a ser brandido como dinheiro jogado no lixo, já que nada se diz sobre as receitas nem sobre o valor atual da companhia. Há um atenuante na foto em primeiro plano com a presidente da Petrobras Graça Foster informando sobre os resultados positivos deste ano.

Os ateus são ‘mais pacíficos’

Imagem
por :   Paulo Nogueira A religião é uma das mais eficazes e sanguinolentas fontes de guerras, discórdias e matanças. Torcedoras dinamarquesas na Copa de 2010 OS ATEUS  são mais pacíficos? É uma questão que emerge de uma das listagens mais interessantes que existem. É o GPI , Global Peace Index, fruto de um centro de estudos baseado em Londres. Think tank, como são comumente chamados tais centros no mundo globalizado. Tratei já do GPI  neste espaço .  Especialistas trabalham com mais de 20 indicadores econômicos e sociais de 144 países e montam uma lista da paz e riqueza  mundiais. Uma das coisas que impressionam, e têm despertado uma discussão vibrante, é a alta colocação dos países “ateus”, aqueles em que a maior parte das pessoas não acredita em Deus.  A Suécia, com 85% de ateus, cintila no GPI e em todas as análises comparativas de desenvolvimento  econômico, humano e social.  Bem como a Dinamarca, a Noruega , a Islândia e a Finlândia.

Fantástico muda para ficar mais chato (e passa sufoco no Ibope)

Imagem
Do DCM O colunista Daniel Castro publicou sua análise sobre o novo formato do programa Fantástico,  UOL . Em busca de renovação, o quarentão Fantástico estreou neste domingo novo formato. Ficou mais bonito, moderno, informal. Passou a ser apresentado em uma redação-estúdio, com minipalco, microautidório, supertelão, sofá da Hebe, cavalinhos falantes, robô do Sheldon da série The Big Bang Theory e até trilha de The Office. Muita tecnologia, bastidores das reportagens, sonolentas reuniões de pauta, velha abertura repaginada e logotipo redesenhado compõem o pacote. Novidades todas que vazaram na internet, com a transmissão de um resumo de 45 minutos há três semanas, inclusive “a esperada entrevista” com Luiz Felipe Scolari.

Cláusula Marlim: a partilha da Petrobras no Governo FHC. E a Globo estava lá…

Imagem
Autor: Fernando Brito Todo mundo já ouviu falar da tal “Cláusula Marlim”, sobre a qual se diz o diabo nestas denúncias sobre a compra da refinaria de Pasadena pela Petrobras. Mas porque ela tem este nome? Um artigo do engenheiro Pedro Celestino Pereira , no site do Clube de Engenharia, dá pistas para entender a razão e, procurando um pouquinho, contar uma história escabrosa.

Democracia social X oligarquia argentária

Imagem
A prostração política e ideológica nas fileiras progressistas é talvez o mais grave desafio à reeleição da Presidenta Dilma. O PT topa virar esse jogo? por: Saul Leblon   O jogo de 2014:  democracia social X oligarquia argentária. O PT topa? A prostração política e ideológica nas fileiras progressistas é talvez o mais grave desafio à reeleição da Presidenta Dilma. Sem superá-lo -- ao menos mitigá-lo--  fica difícil esperar da sociedade a compreensão mais que nunca necessária sobre o que está em jogo em outubro de 2014. A dissipação que reduz  tudo a uma grande noite dos gatos pardos é a lenha na fornalha do conservadorismo. A isso se dedica em tempo integral a emissão conservadora.

Somos todos macacos

Imagem
por Emir Sader Depois da enésima vez que jogaram bananas contra jogadores negros na Europa, Daniel Alves resolveu comer a banana e Neymar declarou: “Somos todos macacos”. É o começo da reação, que os próprios europeus parecem incapazes de fazer, contra a discriminação nos campos de futebol, que é apenas a extensão da vida cotidiana em países que se consideram  “brancos e civilizados”.  A Europa “civilizada” se enriqueceu às custas da escravidão e do seu corolário – a discriminação e a redução dos negros a “bárbaros”. Vieram com a cruz e a espada a “civilizar-nos”,  isto é, destruir as populações nativas e submete-las ao jugo da dominação colonial. Tiraram milhões de  africanos do seu mundo para trazê-los como animais a trabalhar como escravos para explorar as riquezas daqui e enviá-las para enriquecer a Europa  “civilizada”.